domingo, 28 de outubro de 2018

Russian famous accordion player earned more playing in metro than Americ...

WIESŁAWA DUDKOWIAK AKORDEON her most beautiful accordion melodies

Oesch's die Dritten "Vätu" ...Genuss pur!! IWS, 19.08.2018

La Banda della Musica - Ciao Amici

La Banda della Musica

Eu, Psicóloga | Efeito manada e medos: psicologia explica por que você vai votar em A ou B







As pesquisas eleitorais captam momento e tendências. Mas o resultado das eleições, com o perdão da obviedade, só se conhece no momento da contagem dos votos. E a psicologia e a neurociência tentam explicar fenômenos que levam o eleitor a confirmar ou a mudar esse voto.

Um estudo realizado pela Universidade McGill, do Canadá, publicado em 2015, mostrou que uma região do cérebro – o córtex orbitofrontal lateral – é acionada quando tomamos a decisão de votar neste ou naquele candidato.

O estudo identificou dois padrões: quem combina diferentes fontes de informação e toma decisão com base nelas (portanto, de maneira mais racional) apresentava essa área do cérebro em perfeitas condições. Já quem escolhe com base em apenas um atributo que considera mais atrativo tinha danos nessa região.

Mas além de fatores físicos ou neurológicos, há elementos psicológicos que influenciam a escolha diante da urna.

Nelson Destro Fragoso, professor de psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, cita três: necessidade de aprovação, necessidade de pertencer a um grupo e medo de castigo.

Aprovação e pertencimento

Fragoso explica que o humano, um ser social, precisa de apoio e reforço para saber que aquilo que fará é "a coisa certa". "Este fenômeno acontece psicologicamente em tomadas de decisão, inclusive com o voto", diz o psicólogo.

"Como as pessoas precisam sentir apoio da sociedade, votam naquele que está sendo mais propagado. Muita gente fala que vai votar no candidato A, quando na verdade está propenso a votar no B. É comum ter receio de assumir a posição", diz Fragoso.

É o que, na linguagem popular, se chama de "efeito manada". "Se os amigos são mais de direita ou esquerda, provavelmente a pessoa terá opinião parecida", exemplifica Fragoso.

Ele compara isso com hábitos da juventude. Se todo o grupo passa a fumar cigarro, por exemplo, é natural que aquele que não queira aderir ao hábito se sinta excluído. "Somos seres sociais, vivemos em grupo. E, para isso, precisamos da aceitação do grupo e isto interfere em nosso comportamento", explica.

O psicólogo Helio Roberto Deliberador, professor de Psicologia Social da PUC de São Paulo diz que o voto de manada "é da nossa cultura". "Tem parcelas que gostam de votar em quem ganha – e o faz indicado pelas redes e pelas pesquisas. A psicologia social explica isso", afirma.

Para ele, por isso, é pouco provável que haja surpresa nas urnas na eleição para presidente. "Salvo algum acontecimento muito bombástico, pouca mudança deve haver. Para os cargos executivos creio que o eleitor vai com seu voto definido", diz.

Por fim, a necessidade de fazer parte de um grupo explica o comportamento em bolhas e os resultados eleitorais que mostram que em determinadas regiões o voto é mais à esquerda, em outras, mais à direita.

Medos

Nem só de vontades se faz um voto. Os medos também exercem um papel importante na decisão do eleitor. No voto em manada, além da necessidade de apoio e aprovação, há também receio de errar sozinho: caso a decisão não se revele acertada, a 'culpa' deixa de ser individual e passa a ser coletiva.  Outros medos também têm papel importante.

Um estudo realizado pela Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos, expôs voluntários a imagens assustadoras, como um homem com uma aranha no rosto, e a ruídos altos As pessoas que tiveram mais reações físicas a esses estímulos (por exemplo, pele arrepiada) tenderam a ter opiniões mais conservadoras - apoiando, por exemplo pena de morte. E quem reagia menos a essas situações tinham posições mais progressistas.

Pesquisa realizada pelo psicólogo Yoel Inbar, professor da Universidade de Toronto, no Canadá, chegou a resultados semelhantes. Ele agrupou pessoas de acordo com uma escala de repugnância – ou seja, de acordo com o nível de nojo que essas pessoas sentiam. E submeteu esses voluntários a um questionário político. Concluiu que os mais conservadores politicamente são aqueles que têm mais nojo das coisas.

De acordo com o relatório da pesquisa, isso significa que tais pessoas são predispostas a "evitar conviver com aqueles com quem não estão familiarizadas" , "abdicar de uma maior liberdade sexual" e "aderir à práticas mais tradicionais da vida social". O nojo, portanto, evoca um tipo de medo.

O medo está tão presente nesta campanha eleitoral que, segundo Fragoso, isso explica por que as campanhas apostam tanto em "não vote em A" e "não vote em B" - em vez de "vote em mim".

A tendência de votar no "menos ruim" ou votar em um para que o outro não se eleja foi estudada pelo cientista político Jon Krosnick, professor da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Ele constatou que quanto mais uma pessoa não gosta de determinado candidato, mais ela se sente engajada a participar do debate eleitoral, mirando seus esforços para eleger aquele diametralmente oposto ao tido como "inimigo".

É isto que explica o fato de que os políticos tentem sempre enfatizar as características negativas de seus oponentes.

E por fim, há o medo da punição. "Fomos educados assim. A religião que diz que quem não viver corretamente será punido. Os pais que colocam a criança desobediente de castigo ou lhe tiram presentes. E assim por diante", argumenta Fragoso. "Na hora do voto, a mesma questão: se eleger A em vez de B, poderei ser punido pela minha escolha?"

Fake news e prazer

A todo o complexo sistema de tomada de decisões humana, soma-se um novo elemento nos últimos tempos: as fake news bombardeadas em massa pelas redes sociais.

"A sociedade passa por uma coisa muito difícil que é conseguir resolver quais informações são verdadeiras e quais são falsas", analisa Fragoso.

"Sempre existiu a notícia verdadeira e a paralela, que ganha força. Mas com as redes sociais, ganhou em amplitude e agilidade", diz.

Estudos apontam que as pessoas tendem a acreditar em teorias conspiratórias para reforçar pontos de vistas que elas já aprovam. Este viés cognitivo é chamado de "distorção da confirmação" e estudado por acadêmicos como o psicólogo Christopher French, professor da Universidade de Londres.

Uma outra razão que contribui na disseminação de teorias conspiratórias é a nossa predisposição de achar que grandes acontecimentos precisam de grandes causas. Assim, para qualquer notícia mais relevante, procuramos explicações fantásticas - o que, convenhamos, na vida real, nem sempre é verdade.


Eu, Psicóloga | 8 maneiras de melhorar a capacidade do seu cérebro


Já passou por aquela situação em que você tenta desesperadamente lembrar o nome de alguém ou de um lugar e simplesmente dá um "branco"? Ouvimos dizer muitas vezes que a memória diminui com a idade, assim como outras funções cognitivas - como o raciocínio. Mas, calma, há esperança. Existem maneiras de "religar" nosso cérebro. Então, se você quer aumentar sua capacidade cerebral, siga as dicas abaixo e se prepare para exercitar a mente:

1. Exercício aumenta o cérebro

É verdade - nosso cérebro cresce à medida que nos exercitamos. A atividade física aumenta as sinapses, cria mais conexões dentro do cérebro e ajuda na formação de células extras.

Uma boa saúde cardiovascular também significa que você transporta mais oxigênio e glicose para o cérebro, além de eliminar toxinas. Se você conseguir se exercitar ao ar livre, melhor ainda - terá o benefício adicional de absorver mais vitamina D.

Dica: combinar a prática de exercício à exploração de um ambiente diferente, a novas maneiras de fazer as coisas ou compartilhar ideias - dessa forma, você aumenta as chances das células nervosas novas formarem um circuito adequado.

Por exemplo, se você gosta de jardinagem, vale participar de uma horta comunitária para fazer amigos enquanto mexe na terra, ou se juntar a um grupo em vez de ir sozinho.

O mais importante é garantir que você esteja se divertindo - é o desejo de se envolver em algo que ajuda a impulsionar os efeitos do exercício e da interação social no cérebro.

2. Memória em movimento


Essa é uma técnica respaldada por cientistas e reconhecida há muito tempo no mundo da dramaturgia. Se você tentar decorar algo enquanto se movimenta, é muito mais provável que a informação seja retida.

Dica: na próxima vez que você tiver uma apresentação ou discurso para fazer, que tal dar uma volta ou dançar para ajudar a guardar o conteúdo?

3. Coma os alimentos certos para abastecer o cérebro

Cerca de 20% do açúcar e da energia que você consome vão para o cérebro, fazendo com que a função cerebral dependa dos níveis de glicose. Se os níveis de açúcar não forem controlados, sua cabeça pode ficar confusa.

Comer algo de que se goste libera dopamina, que ativa a área de recompensa do cérebro. E é por isso que você sente prazer em comer determinados alimentos.

Mas, além de nutrir os mecanismos de recompensa do cérebro, você precisa alimentar seu intestino com cuidado.

Existem mais de 100 trilhões de bactérias no sistema digestivo humano, que se conectam com o cérebro pelo eixo intestino-cérebro. E o equilíbrio desses micróbios é fundamental para o bem-estar da mente.

Na verdade, o intestino é muitas vezes chamado de "segundo cérebro". Uma dieta variada e saudável ajuda a manter essas bactérias em sincronia e o cérebro saudável.

Dica: as células do cérebro são compostas por gordura, por isso, é importante não erradicar a gordura da dieta. Ácidos graxos essenciais presentes em nozes, sementes, abacate e peixes são bons para desenvolver o cérebro, assim como o alecrim e açafrão.

Tente também fazer as refeições na companhia de outras pessoas quando puder - a socialização reforça os benefícios de uma boa dieta saudável no cérebro.

4. 'Desligue' e relaxe

Uma certa dose de estresse é necessária porque nos ajuda a responder rapidamente em situações de emergência. O estresse produz o hormônio cortisol que, ao ser liberado, nos dá energia e ajuda a concentrar.

Mas a ansiedade prolongada e os altos níveis de estresse desconfortável são realmente tóxicos para o cérebro. É importante, portanto, que a gente aprenda a "desligar" de vez em quando, para permitir que essa parte do cérebro descanse.

E, ao se desconectar, você exercita uma parte diferente do cérebro: a chamada rede neural de modo padrão, que nos permite sonhar e é importante para consolidar a memória.

Ao "desligar" do mundo externo, permitimos que essa parte do cérebro seja ativada e faça seu trabalho.

Então, da próxima vez que você for pego sonhando acordado no trabalho, explique ao seu chefe que você estava fazendo uma atividade cerebral crucial.

Dica: se você achar que é difícil relaxar, por que não tentar técnicas de relaxamento, como meditação, que podem ajudar a reduzir o nível dos hormônios do estresse?

5. Encontre novas formas de desafiar a si mesmo

Uma outra maneira de estimular o cérebro é se desafiar a fazer ou aprender algo novo. Atividades como aulas de arte ou cursos de idioma aumentam a flexibilidade do cérebro.

Dica: jogue uma partida online contra amigos ou familiares. Não apenas vai te desafiar, como vai estimular a interação social, o que ajuda o cérebro.

6. Ouça música

Pesquisas indicam que a música estimula o cérebro de um jeito muito peculiar. Quando você observa a imagem cerebral de alguém que está ouvindo ou tocando música, quase todo o órgão está ativo.

A música pode melhorar a cognição geral, e a memória musical é muitas vezes a última a desaparecer, quando somos afetados por certas condições, como a demência.

Dica: faça parte de um coral ou compre ingressos para ver sua banda favorita. 

7. Durma

Se você aprender algo novo durante o dia, será formada uma conexão entre células nervosas no cérebro. Quando você dorme, essa conexão é fortalecida e reforçada - e aquilo que você aprendeu vira uma lembrança.

O sono é, portanto, um momento realmente importante para a consolidação da memória.

Se você der uma lista para alguém memorizar antes de dormir, há uma grande chance da pessoa se lembrar na manhã seguinte - uma chance maior do que se você tivesse entregado a lista a ela pela manhã.

Dica: se estiver estudando para uma prova, tente repassar na cabeça as respostas em um simulado enquanto adormece.

Caso você tenha passado por um evento traumático ou tenha a memória ruim, tente não pensar nisso antes de dormir, pois pode pressionar a memória e fortalecer as emoções negativas associadas a ela.

Pela mesma razão, evite filmes de terror ou histórias assustadoras na hora de dormir.

Em vez disso, concentre-se em algo positivo que você aprendeu ou experimentou durante o dia para que seja consolidado.

8. Acorde bem

Todo mundo sabe que o sono é importante. Com menos de cinco horas de sono, você não fica tão forte mentalmente. Já se dormir mais de 10 horas, pode sentir os efeitos do "jet lag".

Mas a chave para ajudar você a ter um desempenho melhor ao longo do dia é como você acorda.

Idealmente, durma em um quarto escuro e acorde com luz natural, que vá aumentando gradualmente.

Essa luz penetra nas pálpebras fechadas e estimula o cérebro para que tenhamos uma resposta maior de cortisol ao despertar.

A quantidade de cortisol no corpo quando você acorda afeta o desempenho do cérebro durante o dia.

Dica: compre um despertador luminoso que simule a luz do sol para ajudar você a acordar naturalmente.

Para quem tem o sono profundo, vale a pena se certificar de que o despertador venha com um alarme de som tradicional acoplado.

Artimanhas da esquerda para dominar o Nordeste Cristão

Nordeste
♦  Carlos Vitor Santos Valiense
Realmente é muito triste ver que a região Nordeste encerra POR ORA a maior zona eleitoral esquerdista do nosso querido Brasil. Quando vi o resultado do primeiro turno da eleição, fiquei muito “retado” — aqui na Bahia não é “arretado”, como em outras partes do Nordeste. O que me fez parar para pensar foi ver a noticia de que o atual candidato petista teve o menor apoio no Nordeste desde 2002. Com isso, fiz uma breve reflexão sobre o assunto.
O nordestino é um povo inteligente, esperto, destemido, de cultura invejável, cercado de belezas naturais mundialmente reconhecidas que fazem da região o maior pólo turístico do País; um povo que encontra solução para tudo, mas que é principalmente um povo de fé.
Nordeste
Contudo, por ser um povo inteligente e de uma esperteza sem tamanho, a Revolução anticristã sempre viu o Nordeste brasileiro como uma ameaça a seus planos, e por isso utilizou suas armas para impedir que fôssemos uma potência intelectual e nos tornássemos um mero “curral eleitoral” e massa de manobra barata para a perpetuação de um futuro e eterno governo esquerdista.O atual caos por que passa a nossa região é fruto de uma investida das forças da esquerda para neutralizar sua potência e transformá-la em coisa própria. A revolução no Nordeste soube espalhar seu veneno em três pontos característicos do nosso povo nordestino: Fé, inteligência, gratidão. O ataque a esses três pontos foram fundamentais para a atual expressão da esquerda entre nós.

A fé é com toda certeza a marca mais bela do povo nordestino e por isso mesmo tornou-se a primeira vítima da esquerda. A presença forte da estrutura eclesiástica foi sem sombra de dúvida o empurrão para o presente caos. Nascido na sacristia da esquerda católica, o PT encontrou terreno fértil para propagar o “Cristo Libertador”, enquanto o clero da teologia da libertação trombeteava: “Este é o candidato dos pobres, da igreja dos pobres…”.
A inteligência é algo natural ao nosso povo. Temos grandes pensadores, escritores etc. Entretanto, não querendo aguçar algo que nos é tão natural, a esquerda simplesmente não investiu na formação intelectual do Nordeste, mas preferiu se dedicar à doutrinação ideológica, criando uma multidão de analfabetos e analfabetos funcionais, no pensamento de Paulo Freire.
Procissão de São Francisco no Canindé (CE)
Procissão de São Francisco no Canindé (CE)
O terceiro ponto — e o que poderá ter mais discordância por parte de quem leia este texto — é a gratidão. Somos um povo grato e isso tem muito a ver com fidelidade. Para as pessoas mais simples e leigas que se encontravam desoladas em meio aos maiores problemas sociais, esquecidas por todos, com déficit na educação, induzidas e formadas pela “Teologia da Libertação”, o sistema que se voltou para elas e lhes deu certa dignidade que até então lhes era negada pelo restante do País foi objeto de sua retribuição através do voto.
Por tudo quanto ficou dito, vê-se que o medo da esquerda é o Nordeste, razão pela qual se investiu tanto na sua destruição intelectual, tornando-o a maior vítima do processo revolucionário no Brasil e levando seus agentes a pensar que o tinham dominado por completo.
Procissão na Missa pelos vaqueiros, Canindé (CE)Procissão na Missa pelos vaqueiros, Canindé (CE)
No entanto, o espírito conservador, que faz parte da índole do nosso povo, se mostrou cada vez mais incompatível com o atual caos. Tirou ele assim a poeira dos olhos daqueles que estavam sendo instrumentos da barganha revolucionaria e reergueu algo que estava dormindo para se tornar cada vez mais pulsante no povo nordestino.
Vale ressaltar que o grande movimento conservador que vem surgindo no Brasil vem do Nordeste: o gigante do autêntico pensamento conservador se levantará e dissipará desta Terra de Santa Cruz o maledicente e destruidor caos causado pela esquerda, filha primogênita da Revolução anticristã.
Fonte: ABIM

Hora de Fecho: "Se tivesse 50 milhões teria ido para as Caraíbas" /premium

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
O livro novo e os críticos. O jornalismo e o trabalho na RTP. As transformações na televisão e as aulas na universidade. A política e os políticos. Entrevista com José Rodrigues dos Santos.
Últimos estudos de Ibope e Datafolha, publicados na véspera da eleição, confirmam tendência de vitória para o candidato da extrema-direita — mas também mostram recuperação do homem do PT.
A campanha eleitoral mais polémica de que há memória no Brasil foi feita de frases controversas e que só deixam dúvidas sobre o futuro. Da violência, às fake news, passando pelo indulto a Lula.
Capitão da Seleção pode já não fazer parte deste jogo histórico, mas não é por isso que que o Barcelona-Real Madrid deste domingo lhe passa ao lado. "Tenho o Real Madrid no coração", afirma.
Ainda não existe um comunicado oficial sobre o acidente da noite de sábado, contudo, a BBC cita fonte próxima da família de Vichai Srivaddhanaprabha para confirmar que o mesmo ia na aeronave
Comprou o Leicester na 2.ª Divisão, festejou o título da Premier League. Generoso e discreto, fez fortuna com a King Power Duty Free. Perfil de Vichai Srivaddhanaprabha, um líder diferente dos outros.
No livro "Eanes e a Democracia", o historiador David Castaño descreve a tensa relação entre Ramalho Eanes e Sá Carneiro, aquando da chegada da AD ao poder. O Observador pré-publica um dos capítulos.
O ministro da Defesa afirmou ser "fundamental ter a garantia que as lições foram aprendidas" com o caso "Tancos". Promete divulgar resultados da auditoria à PJ Militar nas próximas semanas.
Citrinos, castanhas, cogumelos silvestres e abóbora são os ingredientes que dominam a nova estação. Ao todo, o Vinum, em Gaia, apresenta 13 novos pratos, onde se incluem alguns clássicos reinventados.
Jeff Sessions, em comunicado divulgado este domingo, diz que vai pedir para Rob Bowers ser acusado formalmente de "crimes de ódio".
O anúncio foi feito pelo secretário da Defesa norte-americano, Jim Mattis, depois de uma reunião com o ministro dos negócios estrangeiros Adel al-Jubeir. 
Opinião

Alberto Gonçalves
Se tomarmos os espécimes à exacta medida do que valem, tudo o que envolve o dr. Louçã e o prof. Freitas – “intelectuais” na perspectiva de um maquinista da CP – contém inegável potencial humorístico.
Ruth Manus
Não sei que vai suceder. Mas continuarei aqui. Escrevendo o que julgo que precisa ser dito, defendendo as coisas nas quais acredito, sonhando com um futuro não tão horrível quanto está parecendo agora
José Manuel Fernandes
O antigo presidente FHC recusou apelar ao voto em Haddad para barrar o caminho a Bolsonaro. Fez bem. Nesta eleição não há nenhum mal menor, ambos os candidatos representam males maiores para o Brasil.
Jaime Nogueira Pinto
Desta vez não é a ameaça da revolução e do comunismo, mas são os efeitos perversos da globalização; é o descontrolo das migrações; é o terrorismo; é a imposição da contracultura agressiva das minorias
P. Gonçalo Portocarrero de Almada
A sociedade precisa de profissionais competentes e, sobretudo, de mulheres e homens que saibam fazer da sua profissão um serviço ao bem comum.
MAGG

Marta Gonçalves Miranda
Com que regularidade devemos então tomar banho? A temperatura importa? E é melhor usar sabonete? Uma dermatologista explica. 

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Fado de alta qualidade em Cantanhede, neste Domingo


Bombeiros localizaram os três jovens desaparecidos no Gerês

Resultado de imagem para Bombeiros localizaram os três jovens desaparecidos no Gerês
Os bombeiros já conseguiram chegar aos três jovens que estavam desaparecidos desde o final da tarde de sábado. As vítimas foram localizadas já na parte espanhola do Parque."Já conseguimos localizar as vítimas. Estão agora a ser levados para as ambulâncias", onde vão ser observados por uma equipa do INEM, disse o comandante dos Bombeiros Voluntários de Salto, Hernâni Carvalho, no sábado à noite.
Os jovens, com idades a rondar os 25 anos, foram localizados numa zona da Serra do Gerês já do lado de Espanha. "Estão molhados e debilitados, mas não têm ferimentos", disse Hernâni Carvalho. Segundo o comandante dos Bombeiros de Salto, as temperaturas estão baixas e, com o vento, a sensação térmica deve ser de cinco a seis graus negativos na zona onde os jovens foram resgatados.
Os homens andavam de bicicleta na área das Minas das Sombras e perdera-se quando "foram surpreendidos por queda intensa de neve e pelo nevoeiro", disse, ao JN, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Montalegre, David Teixeira.
O alerta foi dado pelos três homens, cerca das 18.20 horas, através de uma chamada telefónica para os Bombeiros de Montalegre. "Disseram estar desorientados e cheios de frio, mas que não estavam feridos", notou ainda David Teixeira. Para o local referenciado, próximo da fronteira com Espanha, seguiram duas equipas das corporações de bombeiros de Montalegre e Salto.
Os jovens, acrescentou, ficaram desorientados na sequência de um forte nevão, enquanto caminhavam na reserva junto às minas de Carris.
Segundo a descrição do comandante dos Bombeiros Voluntários de Montalegre, as coordenadas fornecidas pelos jovens não estavam corretas, o que dificultou o resgate, mas já perto da meia-noite os jovens foram localizados. Sem saber onde estavam, os jovens foram mantendo contacto com os bombeiros por mensagens no WhatsApp.
Nas buscas, que tiveram a ajuda da Guardia Civil espanhola, participaram operacionais dos bombeiros de Montalegre, da corporação de Salto e uma equipa da GNR, apoiados por uma viatura de socorro do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
Durante a tarde de sábado a temperatura baixou para dois graus naquela região do Barroso e registou-se queda de neve. Porém, não causou qualquer transtorno. As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera apontam para temperaturas próximas de zero em Trás-os-Montes na madrugada deste domingo.
JN

ANPC Extinta: Criada Uma Nova Proteção Civil

Resultado de imagem para ANPC Extinta: Criada Uma Nova Proteção Civil
A criação de uma nova unidade especializada dentro da GNR, que vem substituir o Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS), com competências mais alargadas, e a criação de uma nova Autoridade Nacional de Proteção Civil, que passa a integrar a componente de emergência. Estas são duas das muitas decisões tomadas no dia 25 de Outubro pelo Governo num Conselho de Ministros dedicado à temática dos incêndios florestais e Proteção Civil, que introduzem grandes mudanças.Nesta reunião dos membros do Governo, foram aprovados diversos diploma que mexem com a orgânica de várias entidades com responsabilidades ao nível de Proteção Civil.
Desde logo, a até agora Autoridade Nacional de Proteção Civil, que muda de nome, para Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), e terá uma «maior territorialização da estrutura operacional, ajustando-a à escala intermunicipal».
O diploma estabelece a orgânica da nova ANEPC também contempla a criação da Força Especial de Proteção Civil, «através da integração dos operacionais que atualmente desempenham funções na Força Especial de Bombeiros em carreira própria»
O reforço da estrutura e capacitação do Comando Nacional de Operações de Socorro, a consolidação e reforço da estrutura dirigente e da estrutura operacional, «sendo os lugares providos mediante concurso», e um «reforço das atribuições no âmbito da componente preventiva do sistema de proteção civil e maior capacitação técnica da nova Autoridade» são outras das resoluções que constam do diploma.
A maré de mudanças também chega à GNR, que verá Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) desaparecer, para dar lugar à Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da Guarda Nacional Republicana. Esta nova unidade especializada, de competência nacional, terá a missão de «proteger, socorrer e auxiliar os cidadãos e defender e preservar os bens que se encontrem em situações de perigo».
«Esta unidade terá responsabilidades no âmbito da execução de ações de prevenção e de intervenção em situações de acidente grave e catástrofe, designadamente nas ocorrências de incêndios rurais, de matérias perigosas, de cheias, de sismos, de busca, resgate e salvamento em diferentes ambientes, bem como em outras situações de emergência de proteção e socorro, incluindo a inspeção judiciária em meio aquático e subaquático», descreve o Governo.
Ainda ao nível da GNR, foi aprovado o decreto-lei que altera o estatuto e carreira de guarda-florestal. «O diploma prevê a continuidade da carreira, permitindo concretizar a decisão do Governo de recrutamento externo de 200 efetivos para reforço das equipas de guardas florestais do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente da GNR, tendo em vista o aumento da capacidade de vigilância e fiscalização no território florestal nacional», lê-se num comunicado do Conselho de Ministros.
Outra decisão que saiu da reunião de ontem, vista pelo Governo como uma «das mais importantes», diz respeito ao Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR), «cuja visão e objetivos foram hoje aprovados, procurando uma mudança de paradigma que potencia o compromisso, a colaboração e o envolvimento de todas as entidades cujas missões contribuem para prevenir e combater fogos rurais, assim como de todos os agentes privados e dos próprios cidadãos».
No Conselho de Ministros de ontem foi, ainda, decretada a mudança da orgânica do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), «visando a prossecução coordenada das prioridades nacionais na gestão integrada de fogos rurais, bem como a aproximação aos diferentes territórios e seus agentes, assente num organismo devidamente capacitado para esta nova etapa da sua missão, e dotado dos meios necessários para o efeito».
«É, assim, criada uma estrutura mais desconcentrada e orientada para os diferentes territórios, assente num profundo reforço do papel e competências dos serviços regionais, sem perda da necessária uniformidade na atuação, garantindo simultaneamente um aumento da proximidade territorial e capacidade de intervenção do organismo. Garante-se uma maior eficácia e agilidade para efeito do cumprimento das suas atribuições e articulação institucional, nomeadamente aquelas que resultam do novo SGIFR», segundo o Governo.
Bombeiros Para Sempre

António Guterres “profundamente chocado” condena ataque em sinagoga dos EUA

Resultado de imagem para António Guterres “profundamente chocado” condena ataque em sinagoga dos EUA
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, condenou ontem "veementemente" o tiroteio numa sinagoga, em Pittsburgh, manifestando-se "profundamente chocado" com o que considerou uma "lembrança dolorosa" do "contínuo antissemitismo".
A posição de António Guterres foi divulgada num comunicado assinado pelo seu porta-voz, Stéphane Dujarric, e no qual o secretário-geral das Nações Unidas exprime "profundas condolências" às famílias das vítimas. "O tiroteio de Pittsburgh é uma dolorosa lembrança do contínuo antissemitismo. Judeus em todo o mundo continuam a ser atacados por nenhuma outra razão que não a sua identidade. Antissemitismo é uma ameaça aos valores democráticos e à paz e não deve ter lugar no século XXI", é referido no comunicado.
O secretário-geral da Nações Unidas apela a "uma frente unida" que junte autoridades, sociedade civil, líderes comunitários e religiosos e o público em geral para "enfrentar as forças do racismo, antissemitismo, islamofobia e outras formas de ódio, fanatismo, discriminação e xenofobia que estão a ganhar força em muitas partes do mundo".
Onze pessoas morreram e seis ficaram feridas no tiroteio de hoje numa sinagoga em Pittsburgh, nos Estados Unidos, segundo o balanço oficial das autoridades.
A polícia identificou o atirador como sendo Robert Bowers, de 40 anos, adiantando que o suspeito, que se encontra detido, não estava referenciado pelas autoridades.
Relatos da imprensa dão conta de que o suspeito terá divulgado mensagens antissemitas nas redes sociais pouco tempo antes do ataque.
O ataque foi condenado por várias organizações, pela Administração norte-americana, pelo primeiro-ministro de Israel e pela chanceler alemã, Angela Merkel.
O Presidente norte-americano, Donald Trump, que hoje participa num comício em Illinois, anunciou que irá deslocar-se a Pittsburgh.
O Procurador-geral norte-americano, Jeff Sessions, anunciou, entretanto, a intenção de acusar o suspeito, entre outros, de crimes de ódio e antissemitismo, punidos nos Estados Unidos com pena de morte.
O suspeito será alvo de uma acusação federal e "algumas acusações poderão conduzir à pena de morte", disse Jeff Sessions num comunicado em que denuncia o crime como "extremamente repugnante".
Lusa

Manhã de domingo: Evangélicos. Fé em Deus e em Bolsonaro /premium

Manhã de domingo

As principais notícias do dia
Bom dia!
Desde 1989 que o candidato apoiado pela IURD vence as eleições — e este ano estão com Bolsonaro. Ninguém o apoia tanto como os evangélicos, que veem nele um híbrido de político e pastor.
Últimos estudos de Ibope e Datafolha, publicados na véspera da eleição, confirmam tendência de vitória para o candidato da extrema-direita — mas também mostram recuperação do homem do PT.
Ainda não existe um comunicado oficial sobre o acidente da noite de sábado, contudo, a BBC cita fonte próxima da família de Vichai Srivaddhanaprabha para confirmar que o mesmo ia na aeronave
Antisemita e anti-Trump: O homem que terá morto pelo menos onze pessoas este sábado utilizava as redes sociais para promover o ódio contra os judeus. E fez uma publicação duas horas antes do crime.
Durante oito dias, seguimos a nossa pegada digital pelo computador e telemóvel para descobrir quanto da nossa informação pessoal está exposta a terceiros. E conseguimos recuperar alguma privacidade.
Os "Portuguese Women in Tech Awards" elegeram pela primeira vez nove mulheres que se distinguiram pelo trabalho que estão a fazer no ecossistema de startups português.
Uma segunda fornada da série económica "5 Original Albums" traz nomes fundamentais do jazz das décadas de 1950 e 1960, em pequenas caixas que juntam discos históricos e raridades fora de catálogo.
O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal queria ser presidente da Liga de Futebol e, para isso, terá patrocinado ilicitamente o Guimarães para procurar o apoio do clube vimaranense.
Entre Seferovic, Rafa, Gedson, Pizzi, Jonas e um penálti de Salvio, Benfica teve oportunidades para golear o Belenenses. Perdeu (2-0), com 25 remates. Mas os números não mostram (nem escondem) tudo.
Empoli aproveitou a total apatia da Juventus para se colocar em vantagem mas Ronaldo carimbou a reviravolta (2-1) com um penálti e o melhor golo desde que chegou a Itália, num remate de fora da área.
A superestrela LeBron James, dos Los Angeles Lakers, tornou-se no sábado o sexto maior artilheiro de sempre da história da NBA durante o jogo entre a sua equipa e os San Antonio Spurs. 
Opinião

Alberto Gonçalves
Se tomarmos os espécimes à exacta medida do que valem, tudo o que envolve o dr. Louçã e o prof. Freitas – “intelectuais” na perspectiva de um maquinista da CP – contém inegável potencial humorístico.
Ruth Manus
Não sei que vai suceder. Mas continuarei aqui. Escrevendo o que julgo que precisa ser dito, defendendo as coisas nas quais acredito, sonhando com um futuro não tão horrível quanto está parecendo agora
José Manuel Fernandes
O antigo presidente FHC recusou apelar ao voto em Haddad para barrar o caminho a Bolsonaro. Fez bem. Nesta eleição não há nenhum mal menor, ambos os candidatos representam males maiores para o Brasil.
Jaime Nogueira Pinto
Desta vez não é a ameaça da revolução e do comunismo, mas são os efeitos perversos da globalização; é o descontrolo das migrações; é o terrorismo; é a imposição da contracultura agressiva das minorias
P. Gonçalo Portocarrero de Almada
A sociedade precisa de profissionais competentes e, sobretudo, de mulheres e homens que saibam fazer da sua profissão um serviço ao bem comum.
MAGG

Marta Gonçalves Miranda
Cristina Pombo, autora de um novo livro sobre homeopatia, defende a importância de ter febre e critica o excesso de medicação nos miúdos. 

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa