terça-feira, 10 de outubro de 2023

Marinha Grande | ANIMAIS DE COMPANHIA TRAZEM BENEFÍCIOS À SAÚDE MENTAL

 No Dia Mundial da Saúde Mental, 10 de outubro, o Município da Marinha Grande reuniu, no Teatro Stephens, um ilustre painel de oradores, para debater “O impacto dos animais de companhia na Saúde Mental das Pessoas”.
A conferência contou com a presença do presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, que salientou que a iniciativa pretendeu refletir sobre a preocupação com a saúde mental das pessoas e a importância dos animais de estimação no seio das famílias e das pessoas que vivem sozinhas.
A sessão foi moderada pelo especialista em saúde mental e psiquiátrica, José Carlos Gomes, que nos desafiou a sermos arquitetos da nossa saúde mental e da dos outros.
A conferência começou por abordar o tema “Famílias Multiespécies: O Impacto dos animais na Saúde Mental das Pessoas e vice-versa”, pela psicóloga Maria Batista, da Universidade de Évora.
O representante da Ordem dos Psicólogos Portugueses e psicólogo forense, Mauro Paulino, apresentou evidências sobre os benefícios da convivência com animais para a saúde mental.

O Provedor do Animal da Câmara Municipal de Lisboa, Pedro Paiva, falou sobre “Animais e Promoção da Saúde Mental das Crianças Vítimas de Maus-Tratos”, que se interligou com a intervenção da veterinária e Provedora Nacional do Animal, Laurentina Pedroso, sobre “Uma só Saúde e Um só Bem-Estar – Animais e Pessoas”.

Foi ainda realizada uma dinâmica de grupo, dirigida pelo Conselho de Enfermeiros Especialistas em Saúde Mental e Psiquiátrica do ACES Pinhal Litoral.

Gabinete de Comunicação e Imagem

Iniciativa da ADEP voltou a ter grande adesão. Recriação histórica em Castelo de Paiva na Feira do Século XIX no Parque das Tílias

 
Bailes à Moda Antiga animaram o certame
Em tempo de estio em pleno Outono, a ADEPAssociação de Defesa do Património Histórico e Cultural de Castelo de Paiva voltou a garantir no fim-de-semana a realização de mais uma edição da Feira do Século XIX, uma iniciativa de referência, que voltou a merecer o apoio da Câmara Municipal e a ter uma enorme adesão de visitantes no Parque das Tílias, em Sobrado, procurando recriar um evento que, a nível concelhio, já é uma referência cultural e etnográfica, envolvendo sempre associações locais e procurando mostrar, com algum rigor, uma época através da representação de valores e tradições de outrora.
Em tempo de colheitas, junto ao edifício da antiga Casa do Povo, na zona da Frutuária, a história repetiu-se e a realização continua a assumir as vertentes pedagógicas, cultural e social, sendo recriado, através dos trajes, dos artesãos, dos comerciantes dos produtos agrícolas e animais domésticos, da música tradicional, dos bailaricos e da representação teatral, e da animação de rua, em síntese, do próprio ambiente vivido numa verdadeira feira de tempos já recuados.
Esta 24ª edição teve várias surpresas e novidades, desde logo o arraial nocturno na noite de Sábado, com as barracas do vinho verde e da gastronomia tradicional, assim como a presença da excelente Orquestra Típica de Vilar de Arca, que proporcionou um baile á moda antiga muito participado.
No Domingo, durante a tarde, para além do grande destaque de novo Baile à Moda Antiga, com a participação da Orquestra Tradicional de Nespereira, das Concertinas de Cucujães, e do desfile do Rancho Folclórico de Alpendorada, os responsáveis da direcção da ADEP, liderada por Martinho Rocha, percorreram o recinto do certame na entrega dos Certificados de Presença a todos os participantes desta edição da feira.
O presidente da Câmara Municipal, José Rocha, e o vice-presidente José António Vilela, passaram no certame e saudaram os expositores presentes, tendo ambos os autarcas enaltecido esta iniciativa da ADEP, referindo a propósito que, “ ao tentar caracterizar-se algumas actividades que faziam parte do quotidiano das pessoas da época, importa realçar estas acções culturais, gizadas para recuperar velhos costumes e reconstruir cenários já há muito esquecidos, mas que nos identificam como povo e fazem reviver o passado, permitindo respeitar as nossas verdadeiras origens e memórias, merecendo, por isso, sempre o melhor apoio municipal, até porque, esta iniciativa já é uma referência turística e cultural do concelho “.
A comercialização de produtos agrícolas, a presença de diversos artífices, a venda do artesanato regional e dos animais domésticos, a mostra dos utensílios agrícolas, as danças e costumes de outrora, o vinho novo, a desfolhada, a gastronomia tradicional da época e os bailes à moda antiga com Orquestras Típicas, foram argumentos de peso e de grande interesse deste certame que, continua a ter boa adesão popular e impacto cultural, onde a animação e a componente etnográfica, com a participação e envolvimento do folclore da região, grupos de tocadores de concertina e de cantares ao desafio continuam a merecer particular destaque, atraindo milhares de visitantes, numa contagiante alegria e entusiasmo que marca positivamente este evento anual.
Uma representação que se traduz num emblemático e cativante quadro pitoresco, da vivência rural dos antepassados paivenses, destacando-se de novo, a presença de um grupo, trajado a rigor, de antigos trabalhadores das Minas do Pejão, que demonstraram no espaço da feira como se fazia o escoramento das galerias na mina, fazendo assim, recordar uma das actividades que outrora teve maior peso na economia do concelho.
De realçar também, a presença na feira do conhecido ferreiro da Cêpa, e muita gente também a ver a Atafona do Linho a moer numa demonstração protagonizada pelo Grupo do Linho de Real, entre outros destaques, como as barracas de vinhos e petiscos, com destaque para a broa caseira cozida na hora e bolos com carne, que fizeram a delícia dos visitantes.   
O programa desta edição teve início com música tradicional de Nel Marçal, e Estátuas Vivas, bem como os Cantares ao Desafio e uma arruada com o Grupo de Concertinas do Museu Regional de Cucujães, seguindo-se na eira do parque, algumas danças e actividades etnográficas protagonizadas pelo Rancho Folclórico de Alpendorada, com baile no terreiro com uma Orquestra Tradicional, para além da representação do “ Conde de Castelo de Paiva a falar ao Povo “ no palco da feira, assim como a visita a algumas das valências da ADEP, designadamente as Artes Gráficas, o museu "Primeiras Artes" e a "Casa dos Engenhos", que estiveram abertas ao público.
Em dia soalheiro, registou-se uma boa adesão de visitantes no cenário do Parque das Tílias, acolhendo as tradições locais, os costumes de outrora, e potenciando muita animação de rua, também atraídos pela oportunidade das compras de produtos agrícolas de boa qualidade, e pelos saborosos petiscos regionais, pela gastronomia local e doçaria tradicional e também pelo excelente vinho doce da ultima colheita.



Carlos Oliveira
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas
Assessor de Imprensa

Águeda vence Prémio Portugal Smart Cities António Almeida Henriques

 Município conquistou a primeira edição deste prémio na categoria “Neutralidade carbónica”
O Município de Águeda é o primeiro grande vencedor do Prémio Portugal Smart Cities António Almeida Henriques, na categoria “Neutralidade carbónica”, criado pela Fundação AIP em homenagem ao antigo autarca e defensor das políticas de smart cities em Portugal.
“O reconhecimento que Águeda tem recebido nesta área é notório, pelas boas práticas e projetos que promove. É reflexo do trabalho intenso e em várias dimensões que promovem o desenvolvimento sustentável, entre a eficiência no uso dos recursos, a promoção da descarbonização e a criação de soluções de inteligência urbana”, disse Jorge Almeida, que agradeceu à Fundação AIP por mais este galardão.
Foi com “orgulho e sentimento de responsabilidade” que o Presidente da Câmara Municipal de Águeda subiu, hoje, ao palco do Portugal Smart Cities Summit 2023, que está a decorrer na FIL, em Lisboa até quinta-feira, para receber o prémio desta primeira edição. “O Município e os aguedenses estão de parabéns”, declarou.
O Município venceu na categoria de neutralidade carbónica, com o Águeda Sm@rt City Lab - Laboratório Vivo para a Descarbonização de Águeda, um projeto cofinanciado pelo Fundo Ambiental, sendo distinguido como exemplo a nível nacional, elogiado por um painel de jurados especializados na área das cidades inteligentes pelo seu papel inovador e pioneiro.

Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro

Desenvolver escolas realizadoras do potencial de cada ser humano. Católica lança nova Pós-graduação em Lideranças Servidoras

 O que é uma liderança servidora? Liderança servidora e gestão de mudanças: qual a estratégia mais eficaz? Liderança servidora, ambientes inclusivos e desenvolvimento pessoal: que caminhos? Estes são alguns dos temas que vão ser abordados na nova Pós-graduação em Lideranças Servidoras, totalmente online, lançada pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa.
José Matias Alves, docente da Faculdade de Educação e Psicologia e coordenador da Pós-Graduação em Lideranças Servidoras, salienta que “esta formação é uma oportunidade de investir no desenvolvimento profissional e pessoal, promovendo práticas educativas mais eficazes, um ambiente escolar positivo e, consequentemente, um melhor desempenho académico.”
 
Ao longo desta nova formação, que decorre totalmente online, os participantes vão ter a oportunidade de desenvolver um projeto que conjugue as temáticas: Fundamentos da liderança servidora; Liderança servidora e gestão de mudanças; comunicação e empatia na liderança servidora; liderança ética e responsabilidade social; liderança servidora, ambientes inclusivos e desenvolvimento pessoal.
 
A nova Pós-graduação em Lideranças Servidoras destina-se a diretores de escolas, coordenadores de departamentos, técnicos de educação, gestores de organizações não governamentais, entre outros. De outubro de 2023 a julho de 2024, os participantes vão ser desafiados a aplicar os princípios da liderança servidora em situações do mundo real das escolas, salas de aula e projetos educativos, procurando a melhoria das aprendizagens e do desenvolvimento dos alunos.
 
PATRÍCIA GOMES
Senior Communication Consultant

Abate de Árvores na Serra da Lousã: são urgentes medidas imediatas!

 Desde 27 de setembro, a empresa de exploração de madeira Álvaro Matos Bandeira & Filhos, Lda. tem vindo a avançar com o corte raso e indiscriminado de árvores em plena Serra da Lousã, na zona da aldeia serrana da Silveira, inserida na Rede Natura 2000 e na Reserva Ecológica Nacional (REN).

A destruição de floresta está a ocorrer tanto em terrenos públicos, como privados. A empresa sediada em Góis teima em prosseguir com o abate, desafiando a sua ilegalidade e as ações judiciais já iniciadas.

O corte de árvores motivou dois embargos, um por parte do Município da Lousã e outro por parte da empresa local Silveiratech, ambos desrespeitados, o que levou o Município da Lousã a apresentar queixa-crime ao Ministério Público por furto. Também a GNR levantou um auto de contraordenação devido à abertura de caminhos e trilhos sem autorização em zona da Rede Natura 2000. Uma sucessão de acontecimentos que tem gerado uma onda de indignação na população.

A área em questão, onde existem 13 espécies protegidas em 15 habitats, tem um valor ecológico reconhecido pela classificação como Rede Natura 2000, uma rede de áreas designadas para conservar os habitats e as espécies selvagens raras, ameaçadas ou vulneráveis na União Europeia, e como REN, conjunto das áreas que, pelo valor e sensibilidade ecológicos ou pela exposição e suscetibilidade perante riscos naturais, são objeto de proteção especial. A destruição de floresta numa área com estas características implica um óbvio prejuízo ambiental, consistindo numa ameaça direta à biodiversidade, aumentando a erosão do solo e os riscos de desertificação.

Também nos preocupa que os trabalhos com maquinaria pesada e de corte a combustão tenham decorrido em dias classificados como de risco muito elevado e máximo pela ANEPC, colocando em risco não só toda a integridade da zona protegida, no imediato e no futuro, como também pessoas e bens no caso de serem responsáveis pela ignição de um incêndio rural.

O Bloco de Esquerda acompanha por inteiro a indignação da população da Lousã e irá questionar o Governo sobre o assunto. Reforçamos a exigência de que o abate de árvores não prossiga impune. São urgentes medidas imediatas das entidades competentes, designadamente o ICNF, no sentido de travar o corte de árvores e evitar um prejuízo ambiental ainda maior.

Comissão Coordenadora Distrital de Coimbra
Bloco de Esquerda

IPO de Coimbra | Conferência “Cuidar (COM)paixão” | 14 out.23 | Auditório

 Vem o IPO de Coimbra, levar ao vosso conhecimento a seguinte iniciativa, alusiva à comemoração do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, a celebrar no próximo dia 14 de outubro onde solicitamos a vossa colaboração na divulgação da mesma.
Para celebrar esse dia, o Serviço de Cuidados Paliativos do IPO de Coimbra organizou uma conferência para debater o assunto.
Assim:
IPO de Coimbra associa-se à World Hospice and Palliative Care Association, e seus parceiros, incluindo as pessoas que vivem com necessidades de cuidados paliativos, para amplificar o tema deste ano, "Comunidades Compassivas: Juntos pelos Cuidados Paliativos".
Dia Mundial dos Cuidados Paliativos visa apoiar as pessoas com sofrimento grave por doença, incluindo aqueles que se encontram em fim de vida, seus cuidadores e famílias.
As comunidades compassivas cuidam das pessoas, ajudam as pessoas a viver no lugar que consideram o seu lar, ligam as pessoas aos serviços, aumentam a consciencialização sobre as questões de fim de vida e capacitam todos os outros elementos da comunidade.
De acordo com o Atlas Global de Cuidados Paliativos, estima-se que mais de 56,8 milhões de pessoas necessitem de cuidados paliativos todos os anos, incluindo 31,1 milhões antes e 25,7 milhões perto do fim da vida. A maioria (67%) são adultos com mais de 50 anos e pelo menos 7% são crianças. A maioria (54%) são pessoas que necessitam de cuidados paliativos antes do último ano de vida. O peso da doença grave e do sofrimento relacionado, bem como a correspondente necessidade de cuidados paliativos, são imensos. No entanto, os cuidados paliativos ainda não são acessíveis à maioria das pessoas necessitadas.
Dia Mundial dos Cuidados Paliativos é um dia unificador para celebrar e apoiar os cuidados paliativos em todo o mundo, e tem lugar todos os segundos sábados de outubro. Para marcar esta campanha em 2023, milhares de pessoas em todo o mundo se reunirão no dia 14 de outubro para celebrar, mas mais importante, para falar sobre as suas experiências, vividas na preparação para o luto e a perda.
Este dia incentiva que comunidades, instituições e prestadores de cuidados de saúde se unam e levantem as suas vozes para defender políticas e programas de cuidados paliativos que apoiem o objetivo estratégico de desenvolvimento de um bom estado de saúde e melhor qualidade de vida.
O desenvolvimento dos cuidados paliativos segue um modelo de saúde pública desenvolvido pela OMS que enfatiza a necessidade de políticas, educação, disponibilidade de medicamentos, empoderamento da comunidade e investigação com vista à implementação de melhorias. 
Existem muitos obstáculos à concretização de cada uma destas componentes.
No IPO de Coimbra, durante a semana que antecede o dia 14/10/2023, terá lugar uma iniciativa “Cuidar (COM)paixão” para promover os cuidados paliativos, que culminará no Dia Mundial dos Cuidados Paliativos com uma CONFERÊNCIA, abrindo o auditório do IPO de Coimbra à população.
A entrada será livre, mas com inscrição obrigatória pelo FORMULÁRIO.
Segue o Programa:
09:00h
Boas vindas - Sessão de abertura
Dra. Margarida Ornelas (Presidente Conselho Administração IPOCFG)
09:15h
Observações Introdutórias
 “Comunidades Compassivas - Juntos pelos Cuidados Paliativos” – IPO Coimbra Compassivo
Dr. Rui Silva – Serviço de Medicina Interna e Cuidados Paliativos IPOCFG
9:30h
   “Compaixão: para quê e para quem?”
    Prof. Doutora Marina Cunha (ISMT/ CINEICC)
10:00h-10:15h - Coffee-Break
10:15h
“A Compaixão como Prática Espiritual”
Pe. Nuno Santos (Reitor do Seminário Maior de Coimbra)
11:00h- Interlúdio Musical
Músico Solo – Dr. Tiago Nogueira (Os Quatro e Meia/ Cirurgião Torácico IPOCFG)
11:15h
Cuidados Paliativos e Comunidades Compassivas - Encontros no Cuidar - Experiência de Coimbra
Prof. Doutora Teresa Almeida Santos (“Sim à Vida- Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Coimbra)
11:45h - Debate
  Considerações Finais: Reiteração do Tema “Comunidades Compassivas - Juntos pelos Cuidados Paliativos”
Dr. Rui Silva – IPOCFG
  12:15h-13:00h
 Qual a cor da Compaixão?
Cerimónia de colocação das fitas

João Pereira Belo
Assessor de Imprensa / Gabinete de Comunicação

Marinha Grande | COMPANHIA DE DANÇA DE PAULO RIBEIRO ATUA NO TEATRO STEPHENS

 O Teatro Stephens, na Marinha Grande, é palco do espetáculo de dança “Ceci n'est pas un film”, da Companhia de Paulo Ribeiro, no dia 27 de outubro, pelas 21h30.
“Ceci n'est pas un film”, mas são vários filmes. O espetáculo aborda filmes de histórias a dois, pequenas frações que evocam a possibilidade do amor. Um amor que se torna possessivo, exigente, dependente, desesperado, exaltado e sufocante; mas também patético, cómico, trágico-cómico, lúdico, frívolo, virtuoso, sinuoso, cabotino e esvaziado.

A performance recria imagens a dois, que esboçam e concretizam danças como forma de exorcizar a ilusão ou a desilusão, sem nunca deixar de dançar.

FICHA ARTÍSTICA
Autoria, coreografia e espqço cénico: Paulo Ribeiro
Colaboração e seleção de filmes: Cine Clube de Viseu
Interpretação: Ana Jezabel, Francisco Rolo
Música: The Boys from Brazil - Segredo Suba; Balanescu Quartet - Unging Upsidedown, Autobhan; João Parahyba - Nightly Sins (tribute); Barbara - Ne Me Quite Pas; Nina Simone - Ne Me Quite Pas; Simone de Oliveira - Não Me Vais Deixar (Ne Me Quite Pas)
Figurinos: José António Tenente
Desenho de Luz: Cristóvão Cunha
Fotografia: Carlos Fernandes
Coordenação Geral: Pedro Jordão,
Comunicação: Patrícia Cuan
Produção Executiva: Rita Monteiro
Produção: Companhia Paulo Ribeiro

PREÇO
5€
Bilheteira: bol.pt ou Teatro Stephens, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Gabinete de Comunicação e Imagem

Covilhã | AMT organiza conferência a bordo do comboio Intercidades para debater os desafios da mobilidade no interior

 
A Conferência conta com as presenças da Ministra da Coesão Territorial, dos secretários de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território e da Mobilidade Urbana, da presidente da AMT, dos autarcas dos concelhos envolvidos e de especialistas na área do ordenamento do território e da mobilidade e dos transportes.

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes – AMT organiza, no dia 24 de outubro, a Conferência “Desafios da Mobilidade nos Territórios de Baixa Densidade”. O evento terá início às 8h15, numa viagem a bordo do comboio Intercidades, entre as estações de Lisboa - Santa Apolónia e da Covilhã, e conta com as presenças de Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, Carlos Miguel, secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território e Jorge Delgado, secretário de Estado da Mobilidade Urbana.
Os autarcas dos Municípios localizados neste percurso irão juntar-se na estação que serve o seu território e farão uma intervenção sobre os desafios da mobilidade nos seus territórios.
A Conferência terá depois continuidade numa sessão a decorrer durante a tarde, a partir das 13h30 horas, no Anfiteatro das Sessões Solenes da Universidade da Beira Interior (UBI).
A iniciativa, realizada em parceria com a Câmara Municipal da Covilhã e a UBI, tem como objetivo abrir um espaço de discussão sobre as especificidades das regiões de baixa densidade populacional e de ocupação dispersa em matéria de mobilidade e transportes, envolvendo o Governo, especialistas na matéria, as autoridades locais, a academia e os membros da sociedade civil.
A AMT, como regulador independente, assume a responsabilidade de contribuir para a definição e formulação de políticas públicas que promovam uma melhor mobilidade, em todo o território. Para isso, é importante dar voz a diversos intervenientes deste processo, por forma a conseguirmos encontrar soluções concretas e inovadoras para enfrentar os desafios, especialmente nas regiões de baixa densidade populacional e ocupação dispersa. Espero que esta Conferência seja um marco na jornada coletiva rumo a um sistema de transportes mais sustentável, eficiente e inteligente” diz Ana Paula Vitorino, presidente da AMT.
Na Conferência “Desafios da Mobilidade nos Territórios de Baixa Densidade” serão abordados temas como o ordenamento do território, a integração dos diferentes modos de transporte, a acessibilidade em áreas de baixa densidade, as infraestruturas flexíveis, o financiamento sustentável, e a promoção da investigação e inovação. Também serão debatidas questões relacionadas com a importância do diálogo contínuo com os utilizadores e beneficiários do sistema de transportes, para que as suas necessidades e preocupações sejam ouvidas e atendidas.
A Conferência tem entrada livre, mas sujeita ao número de lugares disponíveis e a inscrição prévia neste link.



Catarina Viçoso
*Comunicação e Relações Públicas

Para visitar, a partir de 19 de outubro, na Escola das Artes da Católica no Porto. SAAL Neon 2023 de Ângela Ferreira em exposição na Escola das Artes

Uma constelação de obras sobre o SAAL, programa estatal de construção habitacional criado após o 25 de Abril em Portugal, e uma escultura lumnica na fachada do Edifício das Artes. “SAAL Neon 2023”, da artista plástica portuguesa Ângela Ferreira, é o título da próxima exposição que vai estar patente na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa no Porto. A inauguração está agendada para o dia 19 de outubro, às 19h, e a entrada é livre.
 A temática do SAAL aqui escolhida como mote de trabalho foca-se no lado participativo dos habitantes que colaboraram na construção das suas casas,” esclarece a artista plástica Ângela Ferreira. SAAL (Serviço de Apoio Ambulatório Local) é o nome de um programa estatal de construção habitacional que emerge após a Revolução dos Cravos em Portugal e que tentou suprir as necessidades habitacionais de populações desfavorecidas. “A escultura anima uma imagem remanescente de um filme, que mostra o transporte de um balde de cimento entre personagens. O aspeto humano e colaborativo da construção de uma nova sociedade é aqui celebrado”, desvenda a artista plástica sobre a escultura lumnica que será instalada na fachada do Edifício das Artes.
 
Nuno Crespo, curador da exposição e diretor da Escola das Artes, salienta “a exposição de Ângela Ferreira a dois atos – na sala de exposições e na fachada do edifício – é uma enorme honra e demonstra o trabalho que temos feito para que a Escola das Artes seja para os artistas, mas também para os docentes e alunos, um espaço de co-criação.
 
A exposição “SAAL Neon 2023” é inaugurada dia 19 de outubro, às 19 horas, na Sala de Exposições da Escola das Artes da Universidade Católica, e estará patente até 5 de fevereiro de 2024. A entrada é livre e aberta a toda a comunidade.
 
PATRÍCIA GOMES
Senior Communication Consultant

Marinha Grande | MUSEU JOAQUIM CORREIA REPETE VISITAS LITERÁRIAS

 O Museu Joaquim Correia, na Marinha Grande, realiza uma visita literária, no dia 14 de outubro (sábado), pelas 15h00, cuja participação é gratuita, após o sucesso das primeiras sessões, que tiveram lugar no passado dia 23 de setembro.
Esta iniciativa visa dar a conhecer o património marinhense e os grandes nomes da literatura local e nacional. A visita itinerante explora a vida e obra dos grandes autores (nacionais e locais) retratados pelo mestre Joaquim Correia: Gil Vicente, Luís de Camões, Camilo Castelo Branco, Eça de Queirós, Fernando Pessoa, Afonso Lopes Vieira e Francisco Rodrigues Lobo.
O texto (investigação e dramaturgia) da representação é da autoria de Susana Rodrigues; encenação de Cristóvão Carvalheiro; interpretação de Cristóvão Carvalheiro, Jaqueline Figueiredo, Marco Paiva e Tânia Catarino; figurino e adereços da companhia “Teatro à Solta” e produção do Município da Marinha Grande.

Para além do dia 14 de outubro, a visita literária realiza-se nos dias 11 de novembro (15h00) e 5 de dezembro (18h30).

As inscrições (gratuitas) podem ser realizada através do email museu.jcorreia@cm-mgrande.pt ou do telefone 244 573 318.
Público-alvo: Público em geral (a partir dos 14 anos)
Duração: 60 minutos
Lotação: 25 pessoas

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Cantanhede | Envelope financeiro aumentou face a 2022 Câmara Municipal renova apoio às associações culturais do concelho

 
O Município de Cantanhede entregou esta segunda-feira, 9 de outubro, aos grupos e associações musicais, recreativas e culturais do concelho, um apoio financeiro que totalizou 58.606,00.
Este envelope financeiro contempla 35 entidades de âmbito cultural, musical, recreativo e artístico, nomeadamente bandas filarmónicas, escolas de música, grupos corais, de teatro e de projeção etnográfica, entre outras.
2023 foi o ano em que a atividade sociocultural retomou na sua plenitude, depois de enormes restrições e privações causadas pela pandemia. Também por isso, o apoio municipal aumentou face a 2022. Os subsídios traduzem-se, assim, num manifesto apoio à prossecução da atividade do movimento associativo concelhio, com inequívocas repercussões nas freguesias, mas também pela região e pelo país.
Apesar da conjuntura desfavorável que a administração local enfrenta, a Câmara Municipal valoriza o apoio ao associativismo, na perspetiva de que, ao fazê-lo, está a investir num fator decisivo para a coesão social das comunidades locais”, sustenta a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, que destaca “a vulnerabilidade a que o setor cultural está sujeito”.
Estaremos sempre atentos às dinâmicas desta área e, dentro dos limites orçamentais, apoiaremos o tecido associativo sempre que necessários”, garante a presidente do Município.
Já o vice-presidente Pedro Cardoso, que tutela o setor da Cultura, reiterou a importância destes apoios. “É uma forma de valorizar as iniciativas do forte tecido associativo e contribuir para a dinamização da sua intervenção direta numa perspetiva de desenvolvimento integrado e sustentável do concelho. No fundo, é uma aposta na valorização e reconhecimento do trabalho meritório que tantos voluntários dedicados a estas áreas realizam em prol do interesse coletivo, assim como do papel ativo do associativismo e da diversidade das áreas de intervenção que abrangem”, considera.
O autarca referiu ainda que “esta cooperação com as associações culturais não se circunscreve à atribuição de subsídios, pois a Câmara Municipal, enquanto parceiro estratégico forte, continua disponível para o apoio logístico que sempre prestou e a financiar projetos específicos de comprovado alcance cultural ou, ainda, comparticipando investimentos na valorização de instalações e aquisição de equipamentos”.
A cada uma das quatro bandas filarmónicas foi atribuído um montante 4.500 euros; o montante global para as escolas de música foi de 6.156,00€ - considerando os 228 agentes em formação e residentes no concelho envolvidos neste processo cultural, tendo em conta o valor por cada aluno do concelho, atribuindo-se a cada elemento 27,00€ -; às associações com grupos de teatro foi atribuído o valor total de montante de 9.900,00€, cabendo a cada entidade com expressão nas artes de palco um valor até ao montante de 550,00€; aos grupos de projeção etnográfica um valor total de 18.600,00€, para apoiar sua atividade de recolha, preservação, promoção e divulgação etnográfica e folclórica, a distribuir da seguinte forma: 2.000,00€ a cada grupo folclórico federado ou equiparado a federado e 1.100,00€ a cada grupo não federado.
As agremiações que evidenciaram manifesto interesse cultural e que não se enquadram nas categorias anteriormente mencionadas também receberam apoio. Assim, aos grupos corais foi atribuído um valor total de 2.200,00€, correspondendo 550,00€ a cada uma das formações constituídas; às coletividades que têm vindo a desenvolver um programa no âmbito das artes plásticas e visuais, o montante de 1.000,00€; às associações e grupos que evidenciaram interesse cultural com expressão musical e coreográfica, o montante de 1.000,00€; e às associações e grupos com expressão musical, o montante de 1.750,00€, cabendo até 350,00€ a cada.
A concessão do apoio municipal pressupõe a assinatura de um contrato-programa com todas as coletividades envolvidas.

*Paulo Cardantas
GABINETE DE COMUNICAÇÃO
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo

MANUEL CONCEIÇÃO ANUNCIA RECANDIDATURA À LIDERANÇA DA JS

Quer continuar à frente dos destinos da Concelhia. É a favor de um Concelho que aposte nos Jovens, no emprego e na sua fixação.
O atual Presidente da Juventude Socialista de Mira anunciou hoje aos órgãos de comunicação social que é recandidato à JS. O jovem de 29 anos, de Carapelhos, avança, desta forma, para aquele que será
o seu último mandato à frente dos destinos da estrutura para o biénio 2023/2025. Se cumprir a totalidade do mandato, terminará funções em 2025 (ano de eleições autárquicas), atingindo o limite de idade de militância na JS.
Licenciado em Administração Público Privada, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Manuel Conceição protagonizou uma carreira de destaque no Associativismo, tendo sido Coordenador Geral da Administração da Associação Académica de Coimbra (2017/2019). É desde o final de 2022, Mestre em Controlo de Gestão, pela Coimbra Business School, onde também exerceu funções no núcleo daquela escola. Por último, é Confrade da Confraria Nabos Companhia há praticamente 20 anos.
“Mais Emprego, Habitação e Ambiente” será o mote que acompanhará esta segunda candidatura de Conceição ao cargo de Presidente da estrutura, depois de um primeiro mandato em que reivindica ter alcançado “avanços e concretizações do programa” que tinha sido traçado.
A JS destaca a implementação do Conselho Municipal da Juventude, que permitiu eleger um membro para o Concelho Municipal da Educação, a Revisão da Carta Educativa, a recente implementação do Orçamento Participativo Jovem, não esquecendo a aproximação ao tecido empresarial e às escolas, bem como a comunicação com os militantes e a dinamização das suas plataformas digitais.
Em declarações à comunicação social, o agora recandidato diz que avança, com o objetivo de “terminar o projeto” e “colocar os problemas dos Jovens” no centro da discussão, explicando que estes dois anos que virão serão de uma enorme “importância” para “impor aquilo que é o nosso caderno reivindicativo”. A troca de Presidente na Câmara Municipal de Mira não “beneficiou em nada os interesses dos Jovens”, porque – segundo Manuel Conceição – o “atual Presidente não responde aos nossos e-mails, ironiza as nossas intervenções e desmente aquilo que vamos dizendo nas Assembleias
Municipais”.
Este mandato 2023/2025 é absolutamente decisivo, tendo em conta as eleições autárquicas em 2025, entende a Juventude Socialista de Mira, deve existir uma liderança experiente e uma estrutura unida para mostrar que existe um projeto alternativo aos nossos concidadãos.

Manuel Conceição

Orçamento municipal de Reguengos de Monsaraz vai receber propostas da população e das entidades locais

  
O Executivo da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz vai ouvir a população e as entidades locais no âmbito da elaboração do orçamento municipal para o próximo ano. Desta forma pretende-se incentivar a participação ativa da população e dos setores de atividade do concelho, para que o orçamento possa espelhar anseios e necessidades e promover a transparência e a democracia participativa.
As sessões de trabalho para auscultar as propostas e opiniões decorrerão sempre às 17h30 no Salão Nobre dos Paços do Concelho e estão incluídas na iniciativa Presidência Mais Próxima. No dia 11 de outubro pretende-se realizar o primeiro encontro, com o setor da ação social e Instituições Particulares de Solidariedade Social, enquanto no dia seguinte serão convidados a estar presentes os agricultores, as empresas e o comércio.
No dia 16 de outubro o Executivo municipal pretende ouvir os agentes locais de turismo e no dia 18 de outubro convidará os representantes do setor da educação. As farmácias, as clínicas e a Unidade de Saúde Familiar REMO serão chamadas a participar na sessão de trabalho que vai decorrer no dia 24 de outubro.
Para o dia seguinte vão ser convidadas as associações culturais, sociais e desportivas e no dia 26 de outubro os jovens vão apresentar os seus contributos para o orçamento municipal. A fechar, no dia 27 de outubro, o Salão Nobre dos Paços do Concelho receberá todos os munícipes que queiram dar a sua opinião e contributos para a elaboração deste importante documento de gestão municipal para 2024.
 
A autarquia pretende estimular o aparecimento de contributos para enriquecimento do processo decisório ao incorporar uma maior variedade de perspetivas e visões, tornando o orçamento mais representativo da diversidade da comunidade. Com a discussão aberta aos contributos, o processo de elaboração do orçamento municipal será mais transparente e assegura que os cidadãos sabem e compreendem como o dinheiro público está a ser utilizado no seu concelho.
 
 Carlos Manuel Barão
 *Comunicação e Imagem
 

Torrié inova e lança as primeiras cápsulas de café que se decompõem naturalmente e enriquecem os solos: COMPOSTÁVEIS EM CASA!

 Excluem qualquer derivado de combustíveis fósseis porque são produzidas exclusivamente a partir de componentes de origem 100% vegetal.
Chegaram as inovadoras cápsulas Torrié Home Compostable
São amigas do ambiente e representam a escolha consciente para os amantes do café de torrefação portuguesa. As novas e inovadoras cápsulas Torrié Home Compostable são produzidas exclusivamente a partir de componentes de origem 100% vegetal, excluindo qualquer derivado de combustíveis fósseis, e que, depois de usadas, contribuem para a produção de nutrientes, enriquecendo o solo e elevando a sua qualidade para usos futuros. Isto tudo em ambiente natural, sem necessidade de recurso a outros meios.
Torrié é a primeira marca a lançar este tipo de cápsulas no mercado.
 
A marca de café de torrefação portuguesa Torrié acaba de lançar as inovadoras cápsulas Home Compostable, compostáveis em casa e compatíveis com equipamentos Nespresso® em quatro tipos de café, o “Expresso Clássico”, o “Descafeinado”, o “Expresso Forte” e o “Expresso Suave”, com uma embalagem que explica todo o processo.
 
As novas cápsulas garantem todos os padrões de qualidade e ajudam numa escolha mais consciente dos consumidores. A marca assume assim a sua responsabilidade social na preservação do meio ambiente e evita o desperdício.
 
“Preocupação ambiental e dar resposta a um apelo dos consumidores”. É disso que trata a nova linha inovadora de cápsulas da Torrié. As cápsulas Home Compostable excluem qualquer derivado de combustíveis fósseis porque são produzidas exclusivamente a partir de componentes de origem 100% vegetal, como óleos vegetais, celulose e café. “Tendo em conta a sua constituição totalmente à base de plantas, são assim facilmente degradáveis de forma natural, sem necessidade de qualquer processo industrial ou semelhante. E é muito importante referir que, depois de usadas, as cápsulas podem ser colocadas num vaso de plantas, num jardim, num compostor doméstico, ou simplesmente, no depósito de lixo orgânico, onde, com o seu processo natural de decomposição, irão contribuir para a produção de nutrientes, enriquecendo o solo e elevando a sua qualidade”, sublinha a marca.
 
A Torrié não é apenas uma marca de café. A empresa tem consciência dos problemas ambientais que a Terra atravessa e pretende promover novas formas de evitar o desperdício e contribuir para a melhoria da qualidade dos solos. Estas cápsulas são ainda certificadas pela TÜV Áustria, entidade certificadora reconhecida internacionalmente, como cápsulas BIOBASED e HOME COMPOSTABLE, comprovando-se, assim, a sua origem 100% vegetal e a sua degradação em ambiente doméstico.
 
O perfil dos cafés é o tradicional e distinto de assinatura Torrié: torrefação portuguesa e diferenciada para cada blend. Falamos assim de cafés muito aromáticos, de torra média/leve, aveludados, encorpados, baixa acidez e com um creme abundante.
 
O PVP recomendado e não vinculativo é 3,99 euros / 10 cápsulas. 
 
Cápsulas compatíveis com equipamentos Nespresso®
*Nespresso® é uma marca registada por um terceiro não relacionada com a Torrié, mencionada a título meramente informativo para os consumidores.
 
Alexandra Magna
Communication Consultancy Director

Universidade de Coimbra participa em congresso “Farm to Fork: our food, our health, our future”

 
A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) vai participar no congresso “Farm to Fork: our food, our health, our future”, que se realiza de 16 a 18 de novembro, em Castelo Branco.
Este congresso é visto como uma plataforma para partilha de conhecimento, aprendizagem e oportunidades de networking entre investigadores, cientistas, decisores políticos, profissionais agroalimentares e de nutrição, estudantes e a indústria agroalimentar. Os interessados em participar podem submeter trabalhos até ao próximo domingo, 15 de outubro

A iniciativa “Farm to Fork” surge na sequência das redes colaborativas e atividades de investigação desenvolvidos no âmbito do programa integrado de IC&DT CULTIVAR, reunindo especialistas nacionais e internacionais nas áreas agroalimentar e nutricional, bem como líderes globais, para aprofundar os temas mais recentes que englobam a jornada do prado ao prato.

O projeto CULTIVAR, que pretendeu responder aos desafios que as fileiras do setor agroalimentar da região Centro enfrentam usando uma estratégia de desenvolvimento territorial alicerçada na caracterização, conservação e valorização dos recursos genéticos endógenos, foi liderado por Helena Freitas, coordenadora do Centro de Ecologia Funcional (CFE) da FCTUC, e teve como parceiros o Instituto Pedro Nunes(IPN), o Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar de Castelo Branco (CATAA) e o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB). O Programa Operacional Centro 2020 financiou o projeto.
Para detalhes sobre agenda, inscrição, submissão de resumos para póster/comunicação oral e outras informações relevantes, visite a página do congresso.

Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia