sábado, 19 de outubro de 2019

Coimbra | FCTUC conclui instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica em todos os edifícios do Polo II

Está concluída a instalação de sistemas fotovoltaicos em todos os edifícios da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC) no polo II da Universidade de Coimbra.
Ao todo são 1812 painéis, correspondentes a uma potência combinada de 432 kW, distribuídos pelo edifício central da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra/Departamento de Ciências da Terra e pelos seus cinco departamentos de engenharia (Eng. Civil, Eng. Eletrotécnica e de Computadores, Eng. Informática, Eng. Mecânica e Eng. Química).
Com a conclusão do projeto de instalação de sistemas de produção de energia “verde”, iniciado em 2013 com apoio financeiro do Banco Santander-Totta, a FCTUC, além de poupar na fatura da eletricidade, já que é esperada uma produção de 678 mil kWh de energia por ano (678 mWh), vai igualmente reduzir significativamente a sua pegada de carbono. Estima-se uma redução de emissões de CO2 em 182 toneladas por ano.
Para dar a conhecer os benefícios da instalação da tecnologia solar fotovoltaica no polo II da UC, realiza-se uma conferência de imprensa, na próxima terça-feira, dia 22 de outubro, pelas 12 horas, no auditório Laginha Serafim do Departamento de Engenharia Civil, com a presença do Reitor, Amílcar Falcão.
A instalação de sistemas fotovoltaicos no polo II faz parte de um conjunto de medidas que a UC está a implementar apostando em soluções eficientes e sustentáveis.


Cristina Pinto

Religião | Grande milagre de Lourdes


Plinio Maria Solimeo

Em 1858 Nossa Senhora aparecia a Santa Bernardette Soubirous [foto abaixo] numa gruta nos arredores da cidade de Lourdes. Entre outras coisas, Ela pediu à vidente que se lavasse numa fonte que estaria no interior da gruta. A adolescente só encontrou uma massa barrenta, que começou a cavar com as mãos. Nasceu assim a fonte milagrosa que operou e continua a operar tantos milagres.

Assim, até hoje, ocorreram mais de sete mil curas milagrosas, tanto na gruta como para quem usou sua água em lugares distantes. Isso levou a Igreja a criar o Departamento Médico de Lourdes para avaliar os numerosos casos de curas milagrosas relatados então.

Tal departamento é dirigido por conspícuos médicos e cientistas que só admitem um milagre quando um fato relatado não pode ser explicado pela ciência — depois de todas as hipóteses possíveis —, ademais de considerarem a cura total, duradoura e sem interferência da medicina. Assim, são relativamente poucas as declarações de milagre do referido departamento.

Ele é constituído por 20 profissionais da saúde, mas qualquer médico ou cientista desejoso de fazer sua própria investigação ou contestar algum caso específico reconhecido como “milagroso” é sempre bem-vindo.

Vamos analisar um dos milagres mais famosos ocorridos em Lourdes, e que teve muita repercussão em sua época. Trata-se da cura de um soldado inglês ferido na I Guerra Mundial. Ele ficou sem poder andar, com um braço paralisado, uma ferida aberta na cabeça e sujeito a ataques de epilepsia.

O caso é narrado pelo Pe. Patrick O’Connor, missionário de São Columbano, que conheceu o miraculado e compilou toda uma farta documentação sobre a sua cura, a fim de demonstrar que ela foi realmente sobrenatural.

John Traynor ou “Jack” [fotos], o miraculado, era de origem irlandesa, residente em Liverpool. Ficou órfão muito jovem, mas conservou desde a infância a sua fé católica, o amor à Sagrada Eucaristia e a devoção a Nossa Senhora. Esses três pilares de nossa fé o ajudaram muito a enfrentar a vida muito dura que teve pela frente.

Convocado em 1914 para lutar na I Guerra Mundial na marinha britânica, Jack foi ferido várias vezes durante os combates. Em Antuérpia, na Bélgica, foi atingido na cabeça por uma metralha, ficando inconsciente durante cinco semanas. Recuperado, no ano seguinte lutando na Turquia, ele quase foi massacrado pelos otomanos, mas salvo por um inesperado socorro de seus compatriotas.

Ainda na Turquia, no dia 8 de maio, realizando uma carga de baioneta, Jack foi novamente atingido pelos disparos de uma metralhadora, sendo ferido na cabeça, no peito, em um braço e na clavícula.

Levado para a Inglaterra, passou por várias intervenções cirúrgicas. Seu braço direito ficara destroçado e queriam amputá-lo. Ele perdeu também a mobilidade nas pernas de maneira a não poder caminhar, mas principalmente uma parte de seus órgãos estavamuito atingida.

Voltando a Liverpool, passou a ser cuidado por sua esposa, levando uma vida muito modesta com o que recebia do governo.

Peregrinação a Lourdes
No ano de 1923 ocorreu algo que mudaria totalmente a sua vida. Uma vizinha comunicou aos Traynor que haveria uma peregrinação diocesana a Lourdes. Apesar da dificuldade financeira em que o casal vivia, decidiram ir venerar a Virgem Maria. O sacerdote encarregado da romaria não queria recebê-lo, temendo que morresse no caminho. Mas Nossa Senhora tinha planos para Jack. De maneira que o religioso, sorteando os pretendentes, teve que aceitar o casal.

Na viagem de trem, várias vezes quiseram que o enfermo ficasse em algum hospital do caminho, porque estava realmente muito doente. Entretanto, Nossa Senhora velava por seu devoto, e ele conseguiu chegar a Lourdes no dia 22 de julho, sendo logo levado para o hospital próximo à gruta.

Jack afirma no testemunho que entregou ao Pe. O’Connor que, ao chegar, “estava em terríveis condições, uma vez que minhas feridas e chagas não tinham sido vendadas nem trocadas desde que saí de Liverpool”.

O doente ficou seis dias em Lourdes. No início esteve muito mal, com hemorragias e ataques epiléticos constantes, de maneira que todos aguardavam a sua morte, exceto ele, que insistia em banhar-se nas piscinas do manancial, alimentadas com água da fonte milagrosa, o que fez por oito vezes.

O início da cura
Na tarde do dia 25, como não sentisse sinal de melhora, Jack insistiu que o levassem mais uma vez à piscina. Ele afirma que “chegou meu turno, e quando eu estava na água, minhas pernas paralisadas se agitaram violentamente. Os voluntários se alarmaram uma vez mais, supondo que eu estava tendo outro ataque. Lutei para pôr-me de pé, sentindo que podia fazê-lo facilmente, e perguntei-me por que todo mundo parecia estar contra mim. Quando me tiraram da piscina, chorei de pura debilidade e esgotamento”.

Em seguida os voluntários o vestiram rapidamente para colocá-lo no carrinho e levá-lo para participar da procissão dos doentes.

Naquele dia era o arcebispo de Reims que levava o Santíssimo Sacramento. Quando passou por Jack, parou e o abençoou com o Ostensório. Jack afirma que nesse momento o bispo “acabava de passar, quando me dei conta de que se havia produzido em mim uma grande mudança. Meu braço direito, que estava morto desde 1915, estava violentamente agitado. Rompi as ataduras e me persignei com ele pela primeira vez em anos”.

Quis então se levantar, mas os voluntários e outros enfermos, que conheciam seu fogoso temperamento, temerosos de que ele pudesse provocar alguma cena, levaram-no para o hospital, dando-lhe algo para tranquilizá-lo. Nessa noite Jack, excitado com o que estava ocorrendo consigo, quase não pôde dormir. Por isso rezou longamente, sobretudo o Rosário.

Quando amanheceu, ele recorda: “Saltei da cama. Primeiro, ajoelhei-me no solo para terminar o Terço que estava rezando, e logo corri para a porta, afastei os voluntários e saí correndo pelo pátio, para o ar livre”.

Ora, ele não caminhava desde 1915 e estava muito magro. Entretanto correu velozmente para a gruta, a uns 300 metros de distância. Ali voltou a se ajoelhar ainda de pijama, e começou a rezar e a dar graças à Virgem Maria. Diz ele: “Tudo o que sabia era que devia agradecer a Ela, e a gruta era o lugar para fazê-lo”.

O sucedido com ele começou ato contínuo a circular por toda Lourdes, e terminada a sua oração havia uma multidão atrás dele, olhando-o fixamente. Voltando ao hospital, “fui ao banheiro lavar-me e fazer a barba. Havia lá outros homens que tinham chegado antes que de mim. Eu lhes desejei um bom dia, mas nenhum deles me respondeu; só me olhavam assustados, e eu me perguntava a razão”.

No dia seguinte, ao voltar à gruta antes de retornar à Inglaterra, Jack arrancou suas ataduras, e verificou que praticamente todas as chagas tinham cicatrizado.

Encontrou-se então com o sacerdote encarregado da peregrinação, que num primeiro momento não queria que ele dela participasse por temor de que pudesse morrer no caminho. Quando o viu completamente curado, o religioso começou a chorar de emoção.

Pouco antes de Jack voltar à Inglaterra, ele foi cuidadosamente reexaminado por três médicos. Estes confirmaram que ele podia andar perfeitamente, havia recuperado o uso do braço direito e a sensibilidade das pernas, que a abertura do crânio havia diminuído consideravelmente e que ele não tinha mais crises epiléticas.

No trem de volta, Jack estava ainda meio aturdido por tudo quanto lhe sucedera. Aconteceu de numa das paradas a porta do seu compartimento se abrir e nele entrar o arcebispo Keating, de Liverpool, que também estava na peregrinação. Diz ele: “Ajoelhei-me para obter sua bênção. Ele me levantou e me disse: ‘João, creio eu é quem deveria receber a sua bênção’. Eu não podia entendê-lo. Sentamo-nos e ele, ao olhar-me, disse: ‘João, você se dá conta do mal que estava, e de que a Virgem Santíssima o curou milagrosamente?’ Então, tudo ficou claro para mim, a lembrança de meus anos de enfermidade, os sofrimentos da viagem a Lourdes e como eu encontrava antes. Comecei a chorar, e o arcebispo também, e ali ambos nos sentamos, chorando como crianças. Dei-me então conta do que me havia sucedido”.

Quando o miraculado chegou a Liverpool, fora precedido pela notícia do assombroso milagre. De modo que havia tanta gente na estação de trem para esperá-lo que a polícia teve que entrar em ação.
John Traynor no centro
Uma vez curado, John abriu um comércio de transporte de carvão, tendo 12 trabalhadores às suas ordens. Diz ele, para mostrar que estava totalmente são: “Levanto sacos de carvão que pesam quase 200 libras, e posso fazer qualquer outro trabalho que faz um homem são. Entretanto, ainda oficialmente estou classificado como incapaz 100% e permanentemente inválido!”. Pois era tal a segurança dos médicos tinham de que ele nunca seria curado de sua invalidez, que os funcionários do Ministério de Pensões de Guerra nunca quiseram revogar sua pensão por invalidez completa…

Fiel à Senhora de Lourdes, John ia todos os anos em peregrinação à Gruta de Massabielle, a fim de agradecer à Santíssima Virgem pelo portentoso milagre de que fora objeto.

ABIM


Região Norte | Inundações e carros meio submersos em Braga e no Porto

Resultado de imagem para Inundações e carros meio submersos em Braga e no Porto
JN

A Proteção Civil registou 60 ocorrências no Porto e 34 em Braga.

A chuva forte que cai neste sábado de manhã no Norte do país está a causar inundações várias.
A situação no Porto é a mais grave, com inundações em casas e na via pública. Para já, a Proteção Civil já registou 60 ocorrências, segundo disse à Renascença o comandante Pedro Araújo.
“Estamos neste momento a assistir a um período de estabilidade meteorológica com precipitação localizada fundamentalmente nos distritos de Braga e Porto. Porto é no momento o que regista maior número de ocorrências associadas maioritariamente a inundações, tanto no Parque Urbano como na via pública”, refere.
Prevê-se que a chuva se prolongue até às 15h00.
Em Braga, as inundações ocorrem sobretudo junto a um complexo industrial e perto do Altice Fórum Braga. O aumento do nível das águas submergiu alguns veículos e pelo menos uma pessoa ficou presa dentro do carro (na freguesia de Lomar).
Segundo o comandante Pedro Araújo, houve “o transbordo de uma linha de água com comportamento torrencial”, levando à submersão de “alguns veículos e habitações, nomeadamente aquelas que se encontram abaixo da quota zero em relação ao solo”.
Em Ferreiros, numa rua totalmente inundada, foram afetados cerca de 15 automóveis.
Na freguesia de Mire de Tibães, junto ao mosteiro, a chuva forte provocou a queda de um muro.
Face ao mau tempo, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), colocou 11 distritos “do Norte e Centro com aviso amarelo de precipitação”.
Os avisos vigoram “entre as primeiras horas e o final da tarde de sábado”, afirma Joana Sanches à Renascença.
“Em relação ao vento, temos três distritos com aviso de rajada – Coimbra, Leiria, Lisboa – entre as 12h00 e as 19h00”, avança ainda.
Há possibilidade de nevar na Serra da Estrela.
RR

Mundo | Brexit: Parlamento britânico trava Boris Jonhson e adia decisão sobre o acordo de saída da UE

Resultado de imagem para Brexit: Parlamento britânico trava Boris Jonhson e adia decisão sobre o acordo de saída da UE
Sapo 24
A Câmara dos Comuns votou hoje a favor de uma proposta que força o primeiro-ministro britânico a pedir um adiamento do 'Brexit' até ser aprovada no parlamento britânico a legislação que regulamente o acordo de saída. Boris Johnson já adiantou que recusa negociar um adiamento da saída com a UE e comprometeu-se a avançar com a legislação necessária na próxima semana.
A proposta de adiamento da decisão — conhecida como emenda Letwin — foi aprovada por 322 votos a favor e 306 votos contra, devido ao apoio do Partido Democrata Unionista (DUP) da Irlanda do Norte e de antigos deputados conservadores atualmente a exercer como independentes.
A iniciativa para suspender os efeitos da votação ao acordo foi apoiada pelo Partido Trabalhista e pelos outros países da oposição, apesar dos pedidos do governo para ser retirada.
O objetivo, explicou o primeiro subscritor, Oliver Letwin, que reiterou o apoio ao acordo apesar de ter sido expulso do partido Conservador em setembro juntamente com 20 colegas, "é manter em vigor a rede de segurança prevista na 'lei Benn', que nos impede de sair automaticamente se não houver acordo até 31 de outubro".
A "lei Benn" determina que o primeiro-ministro tenha de escrever uma carta até às 23:00 horas a solicitar uma extensão do processo de saída da UE por três meses, até 31 de janeiro, se a Câmara dos Comuns não aprovar um acordo ou autorizar uma saída sem acordo até 19 de outubro.
Em resposta, Boris Johnson informou que o governo vai introduzir na próxima semana a legislação necessária para um Brexit até 31 de outubro. "Não vou negociar um adiamento com a UE, nem a lei me obriga a isso", sinalizou. A próxima votação sobre esta legislação deverá ter lugar na terça-feira da próxima semana.
No seu discurso de abertura, Boris Jonhson argumentou que, "quaisquer que sejam as cartas que eles tentem forçar o governo a escrever, não posso mudar a minha opinião de que mais atrasos são inúteis, caros e profundamente corrosivos para a confiança pública".
O parlamento encontra-se reunido numa sessão extraordinária para debater e aprovar o acordo revisto para a Saída do Reino Unido da União Europeia, cujas negociações foram concluídas na quinta-feira.
As principais alterações incidiram no protocolo relativo à Irlanda do Norte, removendo o mecanismo de salvaguarda para evitar uma fronteira física com a vizinha República da Irlanda designado por ‘backstop'.
O novo protocolo mantém a província britânica no território aduaneiro do Reino Unido, apesar de ficar alinhada com leis da UE que facilitam o movimento de mercadorias na ilha inteira.
Este modelo foi criticado pelo DUP, que anunciou também a sua determinação em votar contra o acordo.
Na Declaração Política que acompanha o acordo e que contém orientações para as futuras relações entre o Reino Unido e UE, foram feitas alterações que substituem a ambição de criar uma "zona de comércio livre" por negociar um "acordo de comércio livre".

Fonte: MadreMedia/Lusa
Foto:  Jessica Taylor - EPA

Região Centro | 14 escolas da Mealhada receberam bandeira verde

São 14 as escolas do Município da Mealhada que receberam a bandeira verde – galardão Eco- Escolas, numa cerimónia que decorreu em Guimarães.
À semelhança da edição de 2018, são 14 os estabelecimentos de ensino que mereceram o galardão Eco-Escolas e às quais foi reconhecido o trabalho para tornar mais sustentável o dia-a-dia da escola e da comunidade onde esta se insere: Centro de Assistência Paroquial de Pampilhosa (CAPP), Centro Educativo da Pampilhosa, Centro Escolar da Mealhada, Centro Escolar do Luso, Escola Básica de Barcouço, Escola Básica de Casal Comba, Escola Básica 1 de Antes, Escola Profissional Vasconcellos Lebre, Jardim de Infância da Pampilhosa, Jardim de Infância de Antes, Jardim de Infância do Canedo, Jardim de Infância da Quinta do Valongo, Jardim de Infância do Carqueijo e Jardim de Infância Drª Odete Isabel.
Na cerimónia de atribuição dos prémios, esteve presente a autarquia da Mealhada, representada pelo vice-presidente, Guilherme Duarte, e por uma comitiva de alunos, professores e técnicos envolvidos no projeto.
O Eco-Escolas é um programa internacional da "Foundation for Environmental Education", desenvolvido em Portugal desde 1996 pela Associação Bandeira Azul. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Trata-se de um programa coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola.
O programa culmina, anualmente, com a atribuição da bandeira verde, constituindo um galardão de qualidade do trabalho realizado pela escola na área da sustentabilidade.

SAÚDE| Retirar amianto é 50 vezes mais barato do que tratar doente de cancro

A Quercus alertou hoje que retirar uma cobertura de amianto de uma escola fica 50 vezes mais barato do que tratar um doente com mesotelioma, o cancro da pleura do pulmão provocado pela exposição àquela substância.
Segundo os ambientalistas, que cita dados da Organização Mundial da Saúde, para retirar 500m2 de amianto, uma cobertura média de uma escola, os custos rondam os 5.000 euros, incluindo as análises e gestão dos resíduos, enquanto tratar um mesotelioma custa em média ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) 262.939 euros.

“De fora destes números ficam todos os gastos que esta situação provoca no seio das famílias e, em particular, na vida destes doentes”, sublinham os ambientalistas, que dizem que o Governo teria de gastar 300 mil euros para retirar este material das 63 escolas referenciadas pelo Ministério do Ambiente.
A Plataforma da Quercus SOS AMIANTO considera positiva ”toda a mobilização que tem vindo a ser feita em torno das escolas” e espera que sirva para “alertar o Estado Português e os Portugueses em geral para este problema”.
“A existência de amianto nestes e noutros edifícios e equipamentos, bem como o risco que esta situação pode acarretar para a saúde daqueles que frequentam estes espaços deve ser avaliada e é fundamental ponderar o tipo de intervenção que será realizada para a remoção” do material, alerta a Quercus, que diz que “a falta de conhecimento pode ser desastrosa se o processo for mal executado”.
Em comunicado, a associação lembra que é na altura do manuseamento deste material que existe um dos momentos de maior risco dada a exposição à libertação de fibras de amianto.
Por isso, a SOS AMIANTO diz já ter contactado algumas ordens profissionais e forças políticas com representação na Assembleia da República para apresentar esta preocupação e mostrar disponibilidade em trabalhar em parceria para informar e sensibilizar para este assunto.
“Por mais urgente que seja a necessidade de intervir os espaços, é muito importante realizar a remoção de forma ponderada. É nesta fase que existe maior risco, quer para os trabalhadores que removem o amianto, quer para os utilizadores dos espaços, bem como para a população que reside na envolvência do edifício intervencionado”, sublinha.
Os ambientalistas dizem que o processo deve envolver sempre empresas especializadas neste tipo de intervenção e que a remoção deve ser realizada garantindo a não ocupação do espaço intervencionado por outras pessoas que não sejam os trabalhadores devidamente credenciados.
Numa fase posterior – explicam -, os resíduos, já depois de embalados, são geralmente encaminhados para aterros licenciados, por empresas também licenciadas para o efeito, para que não apresente qualquer risco ambiental.
“Os aterros industriais estão legalmente autorizados a receber este tipo de resíduos”, recordam.
A plataforma SOS AMIANTO diz ainda já ter recebido mais de 100 denúncias referentes a escolas e outros edifícios públicos e privados e recorda que mantém contactos com vítimas que trabalharam em fábricas de produção de fibrocimento, indústria naval e estaleiros, bem como da construção civil.
“Para estes é preciso uma atenção especial, na medida em que não existe um programa de rastreio médico precoce para prevenir o desenvolvimento de doenças provocadas pela anterior exposição ao amianto, facto para o qual a SOS AMIANTO já pediu atenção ao Ministério da Saúde”, afirma.

“Sendo que a vida humana não tem preço e não podemos quantificar e qualificar o efeito na qualidade de vida das pessoas e dos seus familiares, bem como atribuir um valor económico ao sofrimento, fica bem patente que agir na prevenção fica também mais barato ao erário público”, defendem os ambientalistas.
NDC

Sul | III Jornadas da Rede de Museus do Algarve


Sul | Algarve volta a ser o ‘Melhor Destino de Golfe do Mundo’

O Algarve obteve mais um importante prémio internacional ao ser eleito o ‘Melhor Destino de Golfe do Mundo’ para o ano 2020.
O galardão foi entregue ontem em Marrakech, no jantar de gala da IGTM – International Golf Travel Market, em que são atribuídos os IAGTO Awards (IGTM). Este ano só foi atribuído um prémio, na sequência de uma votação entre cerca de 700 operadores turísticos de golfe, de 64 países emissores. O reconhecimento internacional distingue essencialmente um “destino excecional que colocou e coloca a experiência dos visitantes que vão jogar golfe, no topo da sua agenda”.
Esta é a terceira vez que o Algarve é distinguido pela IAGTO, tendo em 2006 e 2014 alcançado o título de Melhor Destino de Golfe da Europa.
Entre os diversos fatores que permitiram chegar ao topo da votação contam-se a qualidade e a diversidade das infraestruturas que o Algarve oferece para a prática de golfe, a facilidade de acesso ao destino através da existência de ligações frequentes com o aeroporto de Faro e a relação custo/benefício.
A estes juntam-se outros argumentos como a ampla seleção de opções de alojamento, a beleza natural da região, o bom clima que permite jogar golfe ao longo de todo o ano e ainda a enorme variedade de atrações e motivações adicionais que permitem enriquecer a estadia dos jogadores que visitam a região, na companhia de família e amigos.
O galardão foi ontem entregue a João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve, que afirmou estar muito orgulhoso por receber este prémio em nome de todos os que trabalham na indústria do turismo de golfe no Algarve, deixando um agradecimento à IAGTO e a todos os operadores turísticos que votaram neste destino.
Na ocasião, o responsável máximo pelo turismo algarvio referiu, ainda, que “o Algarve é não só um local de passagem obrigatória para o golfista amador, como tem atraído os melhores profissionais mundiais, fruto da diversidade e reconhecida qualidade dos 40 campos de golfe e da já célebre hospitalidade e profissionalismo dos agentes da região.”
João Fernandes aproveitou a oportunidade para convidar “todos a conhecerem o Algarve já na próxima semana, em que se realizará o Portugal Masters 2019 (prova do European Tour), que este ano decorre de 23 a 27 de outubro, em Vilamoura”.

Algarve | Vítor Aleixo ‘corre’ para a liderança da AMAL

O presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, anunciou publicamente que é candidato ao cargo de presidente da AMAL – Conselho Intermunicipal do Algarve, na sequência da eleição de Jorge Botelho para deputado da Assembleia da República pelo círculo de Faro, deixando o lugar em aberto.
Segundo Vítor Aleixo, os pressupostos programáticos desta candidatura e que pretende ter como bandeiras passam por “dar visibilidade aos grandes temas da região”: a área da saúde com a criação de estruturas públicas, com destaque para a construção do tão aguardado Hospital Central do Algarve; a adaptação às alterações climáticas que tem sido, de resto, uma das suas prioridades enquanto autarca de Loulé; a mobilidade regional; e a coesão territorial e os problemas que afetam o interior. 
Vitor Manuel Gonçalves Aleixo nasceu em Loulé, em 7 de fevereiro de 1956. É empresário livreiro e foi eleito presidente da Câmara Municipal de Loulé para os mandatos de 2013/2017 e 2017/2021. A sua liderança tem sido marcada por um trabalho apontado como muito positivo em áreas como a cultura, a educação, o desenvolvimento económico ou o ambiente e as alterações climáticas, tem sido reconhecida por vários atores regionais e nacionais.

Algarve | Inscrições abertas para a Mostra Silves Capital da Laranja

Decorre até ao próximo dia 11 de novembro o período de inscrições para participação na 4.ª Mostra Silves Capital da Laranja, que vai ter lugar entre 14 e 16 de fevereiro de 2020.
Os interessados poderão efetuar inscrição numa das modalidades de participação existentes (agricultura, produtos agroalimentares, máquinas / equipamentos, artesanato, restauração e entidades diversas), devendo formalizar a mesma através do preenchimento de formulário próprio disponível no portal da Câmara Municipal de Silves, aqui, e do seu envio para o email capitaldalaranja@cm-silves.pt, ou através de correio postal, dentro do período mencionado.
No portal do Município de Silves estão, também, disponíveis para consulta e download as normas de organização e funcionamento da 4.ª Mostra Silves Capital da Laranja.

Moçambique | Observadores estrangeiros consideram Eleição em Moçambique “ordeira”, “calma”, “satisfatória”, “pacífica” e até “transparente”

Foto do Centro de Integridade Pública
Convidados pelo Governo da Frelimo, hospedados em hotéis de luxo à beira mar, sem problemas de credenciação, alimentados com camarões frescos e direito a escolta policial para abrir caminho das viaturas de luxo em que se fazem transportar as oito missões estrangeiras que observam as Eleições Gerais do passado dia 15 em Moçambique consideraram que a votação foi “ordeira”, “calma”, “satisfatória”, “pacífica” e até “transparente”. Só faltou saudarem a reeleição de Filipe Nyusi.
Acatando o aviso do seu anfitrião, que através do ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco, deixou claro que estavam em Moçambique para “testemunhar eleições livres, justas, transparentes e credíveis”, os observadores internacionais legitimaram nesta quinta-feira (17) mais um pleito inquinado por fraudes, intimidação e assassinatos.
Para a Missão de Observação da Comunidade dos Países da África Austral(SADC) “o ambiente em torno das assembleias de voto foi na generalidade pacífico, delegados de partidos e candidatos, observadores nacionais e estrangeiros estiveram presentes na maioria das assembleias de voto observadas”.
A zimbabweana Oppah C.Z. Muchinguri- Kashiri disse que a SADC concluiu que “o período pré-eleitoral e a votação das eleições de 2019 foi na generalidade pacífico e conduzido de maneira ordeira”.
Já a Missão de Observação da União Africana (UA) “notou melhorias na legislação e gestão eleitoral por forma a garantir que decorresse em linha dos padrões regionais e internacionais de uma eleição democrática”.

“Apesar dos desafios políticos e o ambiente de segurança a votação foi no geral calma e bem administrada” avaliou o nigeriano GoodLuck Jonathan que chefiou a Missão de Observação da UA.
Outro antigo chefe de Estado africano, o ganês John Dramani Mahama, que a Missão de Observação do Instituto Eleitoral para a Democracia Sustentável em África (EISA), saudou Moçambique “por conduzir eleições regularmente e o seu compromisso de manter uma paz sustentável”.
“Embora o processo ainda não esteja concluído a Missão de Observação eleitoral do EISA nota que o dia da votação decorreu de forma satisfatória”, avaliou o EISA.
Comissão Nacional de Eleições cumpriu “missão de organizar as eleições Presidenciais, Legislativas e Provinciais de modo transparente”
A Missão de Observação da Commonwealth considerou que “o dia da votação foi largamente pacífico”.
O queniano Kalonzo Musyoka, que chefiou a Missão, chamou atenção para “alguns casos onde a presença policial nas proximidades das assembleias de voto ultrapassou a barreira dos 300 metros, determinados pela lei eleitoral, mas ficamos impressionados com a confiança e entusiasmo dos membros das assembleias, na sua maioria jovens de ambos os sexos”.
Na óptica da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) “o acto eleitoral do passado 15 de Outubro decorreu, na generalidade, em consonância com as práticas internacionais de referência, no respeito pelos princípios democráticos e políticos consagrados na Constituição da República de Moçambique e de acordo com o estabelecido na lei eleitoral do país”.
O coordenador da Missão de Observação Eleitoral CPLP, Mário Mendão, enfatizou “o excelente trabalho desenvolvido pelas autoridades eleitorais sem prejuízo da possibilidade de aperfeiçoamento do processo”.
André da Silva Neto, Chefe da Missão do Fórum Eleitoral Comunidade dos Países da África Austral (SADC-ECF), reconheceu “que a Comissão Nacional de Eleições de Moçambique cumpriu com a sua missão de organizar as eleições Presidenciais, Legislativas e Provinciais de modo transparente”.

Até a Missão da União Europeia, único Parceiro de Cooperação que comparticipou nos custos das Eleições deste ano, “entende que se realizou uma votação bem organizada”, embora tenha sido “precedida por uma campanha marcada por violência, limitações as liberdades fundamentais e dúvidas sobre a qualidade do recenseamento eleitoral”, declarou o eurodeputado Sánchez Amor que chefia a equipa.
Avaliação contrária têm as Organizações da Sociedade Civil moçambicanas cujos observadores, enfrentando inimagináveis dificuldades para obterem uma simples acreditação da Comissão Nacional de Eleições, reportam inúmeras tentativas de fraude, intimidações e pelo menos dois baleamentos mortais protagonizados por agentes da Polícia da República de Moçambique.
Tentativas de fraude, intimidações e pelo menos dois baleamentos mortais por agentes da polícia
Uma pessoa morreu baleada e espancada pela Polícia, no Distrito de Nacala-Porto, na Província de Nampula, durante a contagem de votos, reportam nossos correspondentes. O caso deu-se na Escola Secundária São Vicente de Paulo, bairro de Ontupaia. Às 19h50 havia disparos de armas de fogo pela Polícia e a população a acender pneus, reportam nossos correspondentes.
No mesmo posto, quatro pessoas foram baleadas nos membros inferiores quando a Polícia tentava dispersar as pessoas aglomeradas de acordo com o do Centro de Integridade Pública (CIP).
Foto do Centro de Integridade Pública
No Distrito de Angoche, a Polícia disparou granadas de gás lacrimogéneo para dispersar dezenas de eleitores que pretendiam controlar voto na EPC de Namaripe. Após a votação, eleitores apoiantes da Renamo permaneceram perto do posto de votação.

A confusão começou quando simpatizantes da Renamo suspeitaram que os presidentes de mesas das assembleias de votos estavam munidos de boletins de votos preenchidos a favor da Frelimo. A Polícia não permitiu a revista dos presidentes o que gerou confusão no local. A população nas proximidades do posto de votação aproximou-se do local. Face à eminente confusão, a Polícia disparou 7 tiros ao ar e granadas de a gás lacrimogéneo para dispersar a multidão aglomerada.
Ainda neste distrito costeiro da Província de Nampula um cidadãos foi baleado mortalmente alegadamente após ter-se apoderado de uma arma das mãos de um agente da Lei e Ordem. No local, três salas de aulas foram incendiadas pela Polícia. Não houve desaparecimento de urnas. Já na EPC Eduardo Mondlane um membro da Frelimo foi espancado por simpatizantes da Renamo por ter sido encontrado com uma faca e uma catana no interior do posto de votação.
Na Ilha de Moçambique, especificamente no Gulamo, a Polícia disparou três tiros para o ar por volta das 19h00 para dispersar a população que se amotinou no local para assistir a contagem.
Na Província da Zambézia, no Distrito de Namacurra, alguns simpatizantes da Renamo não abandonaram o recinto de votação na Escola Primária Saciana e não havia disparos da Polícia ainda.
Foto do Centro de Integridade Pública
No Distrito de Morrumbala, três agentes da Unidade de Intervenção Rápida (UIR), quatro agentes da Polícia de Proteção e seis militares das Forças Armadas de Defesa de Moçambique, todos altamente armados, impedindo a população de aproximar-se da EPC de Sabe, onde decorria a contagem de votos.

O CIP apurou neste Distrito da Província da Zambézia evidências que o partido Frelimo distribuiu dinheiro a Membros das Mesas de Voto na véspera do dia da votação. Presidentes das assembleias de voto terão recebido envelopes com 20 mil Meticais na Administração distrital para distribuírem pelos integrantes das mesas.
No distrito de Derre, o presidente de uma mesa de voto invalidou votos do candidato da Renamo, colocando tinta indelével com o dedo polegar em cada boletim com voto válido para a Renamo. O caso registou-se na Escola Primária de Guerissa.
Na Província de Sofala, no Distrito de Dondo, o presidente da assembleia de voto número 08, na EPC Samora Machel, foi agredido por um membro da mesa indicado pelo MDM. O MMV do MDM teria notado suposta movimentação de mochilas no interior da mesa de voto. Informado sobre o assunto, o presidente não quis colaborar, o que originou uma confusão. A Polícia foi chamada a intervir para repor a ordem.
Na Província de Manica, no Distrito de Sussundenga a Polícia expulsou eleitores das proximidades do posto de votação da EPC de Munhinga. Era simpatizantes do MDM e da Renamo que depois de votar decidiram permanecer no local para evitar enchimento de urnas.
Na Cidade de Chimoio, um cidadão foi detido por fazer campanha pela Frelimo durante a votação. O caso deu-se na Escola Secundária Eduardo Mondlane. Ainda em Chimoio foi detido um delegado de candidatura da Renamo na Escola Secundária 7 de Abril acusado de fazer campanha durante a votação.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Moçambique | Bancos que com a crise ganharam mais de 100 biliões dão “esmola” para reconstrução de Hospital na Beira


Catorze Bancos filiados na Associação Moçambicana de Bancos (AMB) contribuíram com um donativo de 34,5 milhões de Meticais para a reabilitação do Hospital Central da Beira gravemente afectado pelo Ciclone Idai. Este montante é quase uma esmola comparando com mais de 100 biliões que estas instituições financeiras facturaram com a crise da dívida pública de Moçambique.

O Banco de Sangue, o Bloco de Imagiologia, a Psiquiatria, o Centro Ortopédico, o Banco de Socorro, a Ginecologia e os serviços administrativos da maior unidade sanitária do Centro de Moçambique foram gravemente danificados pelo Ciclone Idai que em Março massacrou a Cidade da Beira.

Nesta quinta-feira (17) os bancos Millennium bim, Standard Bank, Mozabanco, Barclays, BCI, Letsengo, Bayport, Banco Único, Banco Mais, SOCGEN, My Bucks, First Capital Bank, Socremo e UBA contribuíram com um donativo de 34,5 milhões de Meticais, para a reabilitação do Hospital Central da Beira.

Este montante é uma “esmola” quando comparado com os lucros bilionários que estas instituições financeiras obtiveram apenas desde que a crise económica e financeira iniciou em Moçambique.

Apenas os lucros do Millennium bim, BCI e Standard Bank entre 2016 e 2018 ascende a 80 biliões de Meticais, montante equivalente a ajuda prometida pelos Parceiros de Cooperação internacional na Conferência Internacional de Doadores para a reconstrução de infra-estruturas públicas e privadas, danificadas pelos ciclones Idai e Kenneth no Centro e Norte de Moçambique.

Aliás os ganhos facturados pelos bancos comerciais derivam da subida das taxas de juro e principalmente de investimentos na Dívida Pública Interna de Moçambique.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

ADVOGADOS | Ordem dos Advogados garante que voto eletrónico é seguro e confidencial

A Ordem dos Advogados (OA) garantiu hoje que o sistema de voto eletrónico para as próximas eleições cumpre “os mais elevados requisitos de segurança e integridade no tratamento de dados pessoais”, sendo um procedimento “célere, seguro e confidencial”.
“A Ordem dos Advogados está em condições de assegurar que todos os elementos técnicos do procedimento do voto eletrónico cumprem os mais elevados requisitos de segurança e integridade no tratamento de dados pessoais, assegurando um procedimento célere, seguro, confidencial e auditável”, refere o conselho geral da OA, em comunicado.
A garantia da OA surge após a Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) ter concluído que a Ordem dos Advogados “não demonstrou que o sistema de voto eletrónico” para as próximas eleições “assegure a confidencialidade” e recomendou que “demonstre garantias” dos dados pessoais.
A CNPD, cuja deliberação surge após uma participação apresentada pela candidata a bastonária Isabel da Silva Mendes, recomenda à Ordem que “procure demonstrar perante o respetivo universo eleitoral que o sistema de voto eletrónico que vai utilizar oferece garantias adequadas de segurança das credenciais e de confidencialidade do voto”.
Nas suas conclusões, recomendou igualmente que “seja garantido o direito de informação aos advogados quanto aos diferentes aspetos das operações de tratamento de dados pessoais associados à base de dados eleitoral”.
O Conselho Geral da AO refere ainda que “o detalhe da informação de natureza técnica que a CNPD entende dever ser divulgado junto dos membros do respetivo colégio eleitoral será facultado à CNPD e a todos os membros da Ordem dos Advogados”.
O sistema de voto eletrónico para as próximas eleições dos órgãos da OA, que se realizam em novembro, foi aprovado em assembleia-geral a 29 de julho passado, com 988 votos a favor e 757 contra.
Após ter conhecimento da deliberação, a candidata Isabel da Silva Mendes esclareceu que é a favor do voto eletrónico, mas não concorda com este sistema colocado a sufrágio, uma vez que é “claramente uma ameaça a um dos princípios mais sagrados e fundamentais para os advogados”, que é “a confidencialidade”.
Também num comunicado hoje divulgado, o candidato a bastonário Luís de Menezes Leitão exigiu à comissão eleitoral da OA “uma urgente tomada de posição sobre as garantias de confidencialidade do voto eletrónico”, considerando tratar-se de “uma polémica medida”.
“Nas últimas eleições europeias aplicou-se, em algumas mesas eleitorais, o voto eletrónico. Mas tal ocorreu em modo de teste, em complemento de experiências complexas que vêm ocorrendo há mais de uma década, visando o desenvolvimento gradual de um sistema que se quer seguro e, sobretudo, acima de todas as suspeitas”, referiu Luís Menezes Leitão, sublinhando que “não existem as mínimas condições de segurança e de fiabilidade no sistema informático da OA”.
A Ordem dos Advogados tem seis candidatos a bastonário para as próximas eleições para o triénio 2020-2022: Luís Menezes Leitão, atual presidente do Conselho Superior da Ordem dos Advogados, António Jaime Martins, atual presidente do Conselho Regional de Lisboa da OA, Isabel de Silva Mendes e Varela de Matos, tendo este último concorrido já ao cargo nas anteriores eleições, a quem se juntam Guilherme Figueiredo, atual bastonário, e ainda Ana Luísa Lourenço, jurista em Alcochete.
NDC

Região Centro | Município de Anadia celebra protocolo com Universidade de Coimbra

Resultado de imagem para Município de Anadia celebra protocolo com Universidade de Coimbra
A Câmara Municipal de Anadia aprovou, na sua última reunião, no passado dia 16 de Outubro, celebrar um protocolo entre o Município e a Universidade de Coimbra com vista ao ensino das disciplinas de Língua (Mandarim) e Cultura Chinesas, na Universidade Sénior da Curia (USC), através do Instituto Confúcio.
Para além do ensino da língua está previsto a promoção de outras iniciativas para dar a conhecer a cultura chinesa, nomeadamente as suas artes marciais e as milenares técnicas de medicina tradicional aos munícipes de Anadia.A USC é um serviço disponibilizado pelo Município de Anadia dedicada à promoção do ensino não formal, através da atualização de conhecimentos sobre diferentes matérias, em contexto de formação ao longo da vida e à criação e dinamização regular de atividades nos domínios da cultura, da recreação e da atividade física.
Promove a integração e participação plena dos seniores na vida social e cultural, através da aquisição e do desenvolvimento de saberes e de competências numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida, contribuindo para um envelhecimento ativo e saudável e para a melhoria da qualidade de vida.
De salientar que o ano letivo na USC arrancou, no passado dia 7 de outubro, contando com cerca de 100 alunos inscritos, disponibilizando unidades curriculares em diversas áreas formativas, nomeadamente “Sociedade, Línguas e Culturas”, “Saúde, Motricidade e Bem-Estar”, “Expressões”, “Projetos”, “Oficinas” e “Atividades Extracurriculares”.
Fonte: Mira Online