segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Raul Almeida fez balanço positivo da viagem a Paris

Como é do conhecimento público uma delegação da CIM - Comunidade Intermunicipal de Coimbra - esteve em Paris no passado sábado, a convite das autoridades parisienses.
O Presidente da Câmara Municipal de Mira esteve presente nos diversos encontros bilaterais que ali ocorreram. Desta forma, o Jornal Mira Online procurou saber da sua visão sobre este importante acontecimento e as persepctivas que encontrou.
O edil mirense fez questão de realçar que estes encontros "reverteram-se de grande importância dado que foram feitos protocolos com várias regiões francesas".
Sendo a França um enorme viveiro de autarcas lusodescendentes, estes tiveram uma reunião com a comitiva nacional, onde ficou acordado "um princípio de acordo com empresas de toda esta vasta região que forma a CIM, onde pontuam 19 municípios".
Para além disso, aconteceu um encontro com associações portuguesas, o que tornou possível "uma excelente troca de experiências", tendo sido encerrado o dia proveitoso com uma gala onde foi apresentado um vídeo promocional que acabará por produzir efeitos, no conjunto de atividades desempenhadas.
Raul Almeida, naturalmente satisfeito, finalizou transmitindo a ideia clara de que "o Concelho de Mira acabará, também ele, por sair beneficiado desta ação... pois o que agora foi plantado... mais para a frente será colhido!"
raul
Mira Online
Mira Online | Outubro 10, 2016 às 8:40 pm

Município premeia os melhores alunos do ano letivo 2015/2016

A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha vai atribuir os Prémios de Mérito Escolar aos melhores alunos do Concelho no ano letivo 2015/2016 na manhã de 15 de outubro, sábado. A cerimónia faz parte do programa das III Jornadas do Professor, que têm início às 10h00, no Cineteatro Alba.

Os Prémios de Mérito Escolar foram instituídos em 2004 e visam premiar os melhores alunos residentes no Concelho de Albergaria-a-Velha do 6.º, 9.º, 10.º, 11.º e 12.º ano das escolas da rede pública e privada. A seleção dos premiados cabe às instituições de ensino, que têm em consideração a classificação média final de cada aluno. O prémio atribuído pela Autarquia corresponde a um valor pecuniário, que varia entre os 150 euros, para os alunos do 6.º ano, e os 400 euros, para os alunos do 12.º ano. No total, o valor dos prémios ascende a 4350 euros.

No ano letivo 2015/2016, os melhores estudantes do 6.º ano foram Rafael Barreto Morais, da Escola Básica de Albergaria-a-Velha, Henrique Miguel Oliveira Santos, da Escola Básica 2,3 da Branca, e Inês Geraldo Martins, do Colégio de Albergaria. Cada aluno irá receber um prémio monetário de 150 euros.

Em relação ao 9.º ano, cujo prémio corresponde a 250 euros, os distinguidos são Érica Alexandra Pisco, da Escola Secundária de Albergaria-a-Velha, João Miguel Ramalho de Bastos, da Escola Básica 2,3 da Branca, e Diogo Miguel Pereira Dias, do Colégio de Albergaria.

Adália Martins Almeida, da Escola Secundária de Albergaria-a-Velha, Maria Miguel Mortágua e Silva, do Colégio de Albergaria, e Miguel Vidal Henriques, do Conservatório de Música da Jobra foram os melhores alunos do 10.º ano e cada um irá receber 300 euros.

No 11.º ano, os premiados são Francisco Miguel Santos, da Escola Secundária de Albergariaa-Velha, Inês Andrade Rainho, do Colégio de Albergaria, e João Pedro Ramos Bastos, do Conservatório de Música da Jobra. Para este ano, o valor do prémio é 350 euros.

Finalmente, os melhores alunos do 12.º ano, que recebem 400 euros, são Eliandro Coxe Dias Santos, da Escola Secundária de Albergaria-a-Velha, Raquel Andrade Rainho, do Colégio de Albergaria, e Bruna Filipe Vidal Herculano, do Conservatório de Música da Jobra.


Sessão de colheitas de sangue dia 15 de Outubro entre as 9 horas e as 13 horas no Posto Fixo da ADASCA, localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso, Rua de Ovar. Os interessados podem consultar outras datas no site www.adasca.pt



Projeto “Heróis da Fruta” quer chegar a todas as escolas do Município

O projeto “Heróis da Fruta– Lanche Escolar Saudável”, promovido pela APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, quer alcançar todas as escolas do 1º ciclo e jardins de infância do Município de Estarreja no ano letivo 2016-2017. As inscrições para a 6ª edição desta que é já considerada a maior iniciativa gratuita de educação para a saúde em Portugal decorrem até 14 de outubro de 2016. Podem inscrever-se todos os estabelecimentos de ensino interessados, públicos e privados, através do endereço www.heroisdafruta.com ou do telefone 210961868.
Depois do sucesso das edições anteriores que envolveram no total 236.227 alunos de todos os concelhos do país, «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável» é atualmente o maior programa gratuito de educação para a saúde de âmbito nacional com uma das maiores taxas de sucesso de sempre em reeducação alimentar infantil.
Em Estarreja, desde o ano letivo 2014/2015, estiveram envolvidos 600 participantes num programa cujos benefícios são por “demais evidentes para um crescimento saudável e que se reflete nas aprendizagens. Responsabiliza, em primeiro lugar, os alunos e depois as famílias. Para além disso, tem-se conseguido através deste projeto, o envolvimento de vários parceiros do comércio local, o que acrescenta a participação da comunidade educativa”, salienta o Vereador da Educação da Câmara Municipal, João Alegria.
Está comprovado que a aplicação do modelo pedagógico dos heróis da fruta aumenta em pelo menos 42% o consumo de fruta no lanche escolar das crianças que nele participam”, afirmou Mário Silva, presidente e fundador da APCOI, sublinhando ainda que “nas últimas edições tivemos participações de todos os distritos e regiões autónomas, mas a nossa meta é chegar a todas as escolas do país”.
A Câmara Municipal de Estarreja aderiu a esta iniciativa tornando-se “Autarquia Parceira” da 6ª edição do projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável” e lança a partir o desafio a todas as escolas do município para se inscreverem gratuitamente e implementarem este programa educativo no ano letivo 2016-2017.
Depois de fazer a inscrição, a escola recebe acesso aos materiais pedagógicos que necessita, sem qualquer custo. “Trata-se de um modelo chave-na-mão que qualquer estabelecimento de ensino poderá colocar em prática de uma maneira simples e eficaz”, referiu Mário Silva.
O projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável” regressa às escolas para prevenir uma realidade preocupante: 74% das crianças portuguesas não ingere fruta na quantidade recomendada diariamente, das quais 7% não consome qualquer porção de fruta por dia. Este baixo consumo de fruta provoca carências nutricionais e tem efeitos muito negativos para a saúde: diminui os níveis de energia, de concentração, de aprendizagem e das defesas do organismo, tornando as crianças mais sujeitas a doenças como a obesidade ou a diabetes tipo 2, logo desde a infância. Portugal está entre os países europeus com maior número de crianças afetadas por esta epidemia mundial: uma em cada três crianças portuguesas tem excesso de peso. 

A adesão a esta iniciativa de educação para a saúde está disponível para jardins de infância, escolas de 1º ciclo do ensino básico, bibliotecas escolares, ATL's, públicos ou privados, sendo apenas necessária uma inscrição gratuita através do endereço www.heroisdafruta.com ou do telefone 210961868 até 14 de outubro de 2016.

Sobre o Projeto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável»
«Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável» é atualmente o maior programa gratuito de educação para a saúde de âmbito nacional, com uma das maiores taxas de sucesso de sempre em reeducação alimentar infantil em Portugal: está comprovado que a aplicação do modelo pedagógico dos «Heróis da Fruta» aumenta em pelo menos 42% o consumo de fruta diário das crianças que nele participam. Além do incentivo ao consumo de fruta nas quantidades recomendadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde), o projeto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável» leva também às crianças lições importantes sobre alimentação saudável, higiene oral, atividade física, economia e poupança, respeito pelo ambiente e bem-estar emocional, que as ajudam a crescer saudáveis, ativas e felizes. Site oficial do projeto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável»:www.heroisdafruta.com

Sobre a APCOI
A Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 2010, cuja missão é ajudar a criar um mundo melhor para as futuras gerações, através de iniciativas que valorizem a saúde das crianças, promovam o combate ao sedentarismo ou à má nutrição e previnam a obesidade infantil e todas as doenças associadas. A APCOI é composta por um grupo de voluntários preocupados com a saúde infantil, que se mobilizam em torno da responsabilidade de transmitir melhores hábitos de vida às crianças, ajudando-as a escolher as opções mais saudáveis. Desde Dezembro de 2010, a APCOI já beneficiou 255.570 crianças através das seguintes iniciativas: «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável», «Corrida da Criança – Por um futuro mais saudável» e sessões gratuitas de aconselhamento personalizado com nutricionistas. Saiba mais em www.apcoi.pt

Para mais informações, por favor, contactar:
APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil
Tel: 210 961 868 | Telm: 960 47 47 00
E-mail: geral@apcoi.pt

Carla Miranda
Gabinete de Comunicação, Relações Públicas e Turismo

CÂMARA MUNICIPAL DE ESTARREJA


Praça Francisco Barbosa - 3864-001 Estarreja
Tel. 
(+351) 234 840 612 (Ext. 404)
Tlm. 925651656 | Web www.cm-estarreja.pt



Sessão de colheitas de sangue dia 15 de Outubro entre as 9 horas e as 13 horas no Posto Fixo da ADASCA, localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso, Rua de Ovar. Os interessados podem consultar outras datas no site www.adasca.pt

NO IPDJ DE AVEIRO | Workshop “Que apoios tens para criar o teu próprio negócio?”

O IPDJ e a MD Form promovem o Workshop “Que apoios tens para criar o teu próprio negócio?” a realizar no dia 3 de novembro das 19h às 21h30, nas instalações do IPDJ - Aveiro.

Destinatários: pessoas que que pretendam criar o seu próprio negócio; empreendedores em geral.

Conteúdos:
- Quais são as medidas /apoios para a criação do próprio emprego;
- A quem se destinam estas medidas?;
- Condições de Elegibilidade;
- Requisitos do Projecto;
- Despesas Elegíveis;
- Apoios.

Objectivo geral:
- Saber que apoios tenho para criar o meu próprio negócio.
Objectivos específicos:
- Informar e esclarecer os participantes sobre os apoios para a criação do seu negócio;
- Analisar os incentivos e programas para a criação do próprio negócio.
Formadora: Florbela Borges (MD - FORM)

Workshop gratuito, mas sujeito a inscrição até 31 de outubro:
aveiro@md-form.com

A Diretora Regional do Centro

Catarina Durão

Câmara Municipal assina contratos para a criação de novas empresas

A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha vai assinar amanhã, 11 de outubro, os contratos dos novos projetos aprovados no âmbito do Regulamento de Incentivos à Criação do Próprio Emprego. A cerimónia vai ter lugar na Biblioteca Municipal, pelas 18h00.

Este ano, a Câmara Municipal recebeu 26 candidaturas, tendo sido selecionados 14 projetos, mais dois do que no ano passado. Através do programa municipal, as novas empresas vão poder usufruir de uma bolsa de incentivos mensal e de um conjunto de apoios à contratação de serviços externos. No total, os empreendedores que instalem as suas empresas no Concelho de Albergaria-a-Velha podem beneficiar até 4000 euros num ano, não reembolsáveis. Os incentivos atribuídos no âmbito do programa são cumuláveis com outros de natureza pública ou privada.


O Regulamento de Incentivos à Criação do Próprio Emprego foi criado em 2015 e visa atrair ideias de negócio e novas empresas para o Concelho, contribuir para desenvolvimento da economia local e dinamizar as condições de empregabilidade. O programa é pioneiro em Portugal e foi objeto de um parecer positivo por parte da Associação Nacional de Municípios Portugueses. 

Sessão de colheitas de sangue dia 15 de Outubro entre as 9 horas e as 13 horas no Posto Fixo da ADASCA, localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso, Rua de Ovar. Os interessados podem consultar outras datas no site www.adasca.pt

Trazer a escola para dentro do Eco Parque Empresarial?

Modelo único em Portugal funciona no Centro de Negócios de Estarreja

À pergunta “Porque não trazer a escola para dentro do Eco Parque?" foi dada uma resposta concreta cujo desfecho ocorreu com a abertura da escola UniEST no Centro de Negócios de Estarreja, localizado no Eco Parque Empresarial. Fruto do trabalho conjunto desenvolvido pela EPA – Escola Profissional de Aveiro e Câmara Municipal de Estarreja, envolvendo as empresas ali localizadas e a SEMA – Associação Empresarial, o projeto educativo inovador implica três cursos frequentados por 90 alunos.
A UniEST – Unidade de Especialidades Tecnológicas é uma escola de qualificação profissional que vem responder às necessidades reais, em muitas áreas de formação, das empresas do Município de Estarreja e da Região de Aveiro. Os primeiros alunos inauguraram “neste momento histórico”,realçou o diretor da EPA, Jorge Castro, “aquela que é porventura a melhor escola do mundo em Estarreja porque a UniEST pretende uma coisa única que nunca se fez em Portugal”, afirmou na sessão que marcou o primeiro dia de aulas, no passado dia 3 de outubro. 

Se um “espaço empresarial de excelência e pujante”, como o de Estarreja, tem dificuldades em encontrar mão-de-obra qualificada, “porque não trazer a escola para dentro da zona industrial”, adaptando o programa curricular e trabalhando com as empresas? “Faz-se qualificação profissional nas empresas, com as mãos na massa”, elucida Jorge Castro. Nestes cursos, aprovados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, mais de metade da formação é feita em realidade de contexto de trabalho.

Com uma durabilidade de 3 mil horas, estes cursos de qualificação profissional são destinados a jovens e desempregados, entre os 18 e os 25 anos, conducentes à obtenção do 12º ano de escolaridade, possibilitando a inserção imediata no mercado de trabalho mas também abrindo as portas à progressão de estudos qualificantes nas escolas politécnicas da Universidade de Aveiro. A UniEst arrancou com 60 alunos de duas turmas dos cursos de Manutenção Industrial de Metalurgia e Metalomecânica e Multimédia (vertente empresarial). A terceira turma a ser preenchida do curso de Química Industrial “irá iniciar a breve trecho”, totalizando os 90 formandos, informou o diretor da EPA.  

Jorge Castro encontrou na Câmara Municipal de Estarreja o parceiro ideal, com “capacidade de mobilização para nos ajudar a construir isto. Não é fácil encontrar câmaras, por vezes até é raro, encontrar entidades como esta Câmara que de uma forma ágil, capacitada e capacitante acabou por nos ajudar a chegar hoje aqui”.
A lógica de criar especialidades à medida das necessidades do tecido empresarial tem em vista empregabilidade e por isso Jorge Castro acredita que neste projeto educativo, “os 90 jovens serão perfeitamente absorvidos pelo nosso tecido empresarial de proximidade. Facilmente esta mão-de-obra vai ser absorvida”, reforça.
Propiciando as melhores condições para o desenvolvimento desta escola, a Câmara Municipal de Estarreja disponibiliza espaços no Centro de Negócios no Eco-Parque para o desenvolvimento da formação em contexto de sala de aula e prática simulada.

Esta unidade é uma mais-valia para Estarreja”, fez questão de sublinhar o Vereador da Educação, João Alegria. A UniEST “vem de encontro a uma das necessidades diagnosticadas no nosso concelho. Uma das grandes linhas de ação do Plano Estratégico Educativo Municipal é adequar a nossa qualificação e formação ao mercado de trabalho. Esta é uma dessas respostas”, lembrando que “os empresários perguntam por mão-de-obra qualificada e estamos quase incapacitados para darmos uma resposta válida”. João Alegria deu o exemplo do investimento de 75 milhões de euros de duas empresas que se estão a instalar no Eco Parque e onde serão criados mais de 200 postos de trabalho. “É preciso gente qualificada para dar resposta a estas necessidades. As empresas precisam de vocês”, transmitiu aos jovens formandos. “Têm aqui uma oportunidade única, a possibilidade de ter um mercado de trabalho à vossa espera.”
Do lado de cá está a escola, do lado de lá estão as empresas. Este binómio nunca pode andar dissociado, tem que estar sempre interligado” e por isso o Presidente da SEMA, José Valente, deposita uma “esperança absoluta do sucesso desta iniciativa”, lembrando que “as empresas vão ter um papel fundamental no trajeto dos alunos”. “Interessa-nos qualificar pessoas e este trabalho feito em contexto empresarial, que defendo há anos, vem colmatar essa necessidade.”

Carla Miranda
Gabinete de Comunicação, Relações Públicas e Turismo

CÂMARA MUNICIPAL DE ESTARREJA

Praça Francisco Barbosa - 3864-001 Estarreja
Tel. 
(+351) 234 840 612 (Ext. 404)
Tlm. 925651656 | Web www.cm-estarreja.pt

Infiltração da mentalidade comunista em meios católicos

Plinio Corrêa de Oliveira
Blasfemo crucifixo com a foice e o martelo que o presidente da Bolivia, Evo Morales, deu ao Papa
Blasfemo crucifixo com a foice e o martelo que o presidente da Bolívia, Evo Morales, deu ao Papa Francisco
O mito das massas famintas e revoltadas vai sumindo em diversos setores da opinião pública. Quando ojanguismo levantou entre nós o estandarte de sua reforma agrária e a TFP lhe opôs o livro Reforma Agrária – Questão de Consciência, muitos dos arditi do agro-reformismo acenaram com a ameaça de uma revolta geral dos trabalhadores rurais, caso a partilha de terras não viesse logo.
Ouvi, em gravação, as conferências feitas no Chile por um agro-reformista insigne e abrasado, D. Helder Câmara. Ele não fala mais da revolta das massas como um perigo iminente. Pelo contrário, diz que as massas são átonas em relação às reformas, porque são famintas… Assim, a fome, que outrora servia para dar certa verossimilhança ao espantalho da revolução social, hoje serve para explicar a notória atonia do povo!
É necessário voltar sempre a essa tese básica da impopularidade do credo vermelho, se se quiser compreender algo sobre os reais problemas da propaganda comunista.
Se, pregando-o às escâncaras, o comunismo causa horror, como fazê-lo vencer? Evidentemente, é ensinando-o sorrateiramente. Como se faz isto? Lançando movimentos com rótulo não comunista, que se infiltrem em meios anticomunistas e ali transformem furtivamente as mentalidades.
Conforme a psicologia do ambiente a ser infiltrado, varia o rótulo. Assim, para uma infiltração em meios católicos, o rótulo há de ser necessariamente religioso. O objetivo do movimento infiltrante será, então, uma metamorfose ideológica dos pacientes, que os deixe a dois dedos do comunismo, quando não os faça propriamente comunistas.
O que acabamos de enunciar caracteriza os organismos altamente suspeitos — é o menos que se pode dizer — de serem instrumentos a serviço da obra diabólica de “comunistizar” os milhões de católicos.

_______

(*) Trechos do artigo publicado na “Folha de S. Paulo”, 21 de maio de 1969.
Fonte: ABIM

Protesto de taxistas: Ânimos (muito) exaltados, violência e detenções

Três detidos é o balanço atual resultante dos confrontos na manifestação de taxistas.
Protesto de taxistas: Ânimos (muito) exaltados, violência e detenções
PAÍS MANIFESTAÇÃOHÁ 5 HORASPOR LUSA
Centenas de taxistas estavam às 13h15 concentrados em protesto junto ao aeroporto de Lisboa, bloqueando o trânsito até à rotunda do Relógio, enquanto os dirigentes do setor eram recebidos no Ministério do Ambiente, numa tentativa de desbloquear a situação.

O presidente da Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL) e o seu congénere da Federação Portuguesa do Táxi (FPT) foram chamados para uma "reunião de urgência" no Ministério do Ambiente, que às 13h00 estava a decorrer, depois de confrontos entre taxistas e a polícia junto ao aeroporto de Lisboa.

Um grupo de taxistas que participa na manifestação que hoje decorre em Lisboa saiu dos carros e bloqueou o acesso ao aeroporto, registando-se confrontos com a polícia, que tentou impedir o bloqueio, perto das 11h00, junto à Rotunda do Relógio (por baixo do viaduto da Segunda Circular).

Os ânimos exaltaram-se e os taxistas acabaram por atirar à polícia garrafas de água e sumos. Os agentes responderam atirando petardos e 'very lights' e afastando os manifestantes.
Até ao final da manhã, a PSP deteve três pessoas que participavam na manifestação, na zona do aeroporto, disse à agência Lusa fonte oficial da PSP.
Os taxistas que estavam na Rotunda do Relógio, em Lisboa, deixaram os carros para tentar cortar a estrada de acesso ao aeroporto por verem outros profissionais, alegadamente da Uber, a fazer o transporte de passageiros e a regressarem ao aeroporto.
Metro de Lisboa registou na manhã de hoje "um aumento da procura", devido à manifestação dos taxistas, disse à agência Lusa fonte da empresa, acrescentando que houve um reforço do serviço prestado aos utentes.
Já o serviço de autocarros da Carris verificou perturbações "nos troços e carreiras que passam pela zona em que a manifestação se encontra parada", junto ao aeroporto Humberto Delgado.
O presidente da ANTRAL, Florêncio Almeida, disse que os taxistas vão manter-se junto à Rotunda do Relógio, em Lisboa, por tempo indeterminado, até que alguém do Governo encontre uma solução para os problemas do setor.
Florêncio Almeida atribuiu a responsabilidade do "descontrolo da situação" às autoridades, por terem constantemente atrasado a marcha de protesto.
O líder da FPT, Carlos Ramos, pediu a intervenção do Presidente da República no diferendo entre a Uber e os profissionais do setor, acusando o Governo de incapacidade de resolver o problema.
Os taxistas começaram hoje, às 09h00, no Parque das Nações uma marcha lenta em Lisboa, quase seis meses depois de terem feito um protesto idêntico, em luta contra a regulação, proposta pelo Governo, da atividade das plataformas de transportes de passageiros como a Uber ou a Cabify. O fim previsto da manifestação era a Assembleia da República.

As plataformas Uber e Cabify permitem pedir carros descaracterizados de transporte de passageiros através de uma aplicação para 'smartphones', mas estes operadores não têm de cumprir os mesmos requisitos - financeiros, de formação e de segurança - do que os táxis.
Foto:noticiasaominuto

SE O LEITOR É DOS QUE ACREDITA, QUE A

UNIÃO FAZ A FORÇA - AJUDE A PARTILHAR ESTA

NOTÍCIA COM OS SEUS AMIGOS

Litoral Centro – Comunicação e Imagem

Faça a sua subscrição gratuita

INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS!

Lusodescendente liderava gangue que assassinou o próprio tio

Resultado de imagem para Lusodescendente liderava gangue que assassinou o próprio tio

As autoridades venezuelanas detiveram dez pessoas, entre elas um luso-descendente, acusado de liderar um gangue que sequestrou e assassinou o seu próprio tio, na cidade venezuelana de Los Teques, 30 quilómetros a sul de Caracas.
Segundo fontes policiais, Anderson Iván Ramos Vega, 25 anos, conhecido pela alcunha de "El Lolo", é acusado de ter sequestrado, assassinado e enterrado o tio, Roberto Ramos (64 anos), um conhecido comerciante de Los Teques.
O sequestro no passado dia 07 de junho, quando a vítima foi intercetada por sete homens armados ao sair da sua residência.
A viatura de Roberto Ramos foi encontrada abandonada horas mais tarde pelas autoridades.
Os raptores terão efetuado um único contacto telefónico com a família.
O rastreio de telefonemas permitiu à polícia deter nove pessoas alegadamente envolvidas no sequestro, entre elas a mãe e um irmão do luso-descendente, que foi capturado há uma semana, pela Guarda Nacional Bolivariana (polícia militar) quando assaltava os passageiros de um autocarro em Las Adjuntas (zona oeste de Caracas).
Alguns dos detidos disseram às autoridades que a vítima foi entregue ao sobrinho ainda viva que o tio esteve dois meses em cativeiro, antes de ser assassinado.
O lusodescendente acabou por confessar e indicar às autoridades a zona arborizada onde enterrou o cadáver do tio.
A vítima era proprietária de uma loja de artigos musicais Disco Roylu, um dos estabelecimentos mais antigos de Los Teques.
Fonte: JN
Foto:  Carlos Garcia Rawlins/REUTERS/Arquivo


Neste Centro de Explicações os dadores associados da ADASCA, como ainda seus familiares mais directos, podem beneficiar de excelentes descontos, mediante a apresentação do Cartão de Sócio.


Expertos internacionales impartirán talleres gratuitos de arte y tecnología

by Yesica Flores
Los talleres serán impartidos por Gilberto Esparza, ganador del Golden Nica 2015 del concurso internacional Prix Ars Electrónica y Melanie Smith, quien ha expuesto en el MOMA de Nueva York
• México será el primer país de Latinoamérica donde se impartirán de manera gratuita estos cursos, mismos que buscan implementarse en trece países de la región
• Los talleres contribuirán al fortalecimiento del programa académico del Cenart

Morelia, Michoacán, 10 de octubre, 2016. Desde el 26 de agosto y hasta el 25 de octubre, Fundación Telefónica, en colaboración con la Secretaría de Cultura, puso en marcha el Ciclo de Arte y Tecnología Fundación Telefónica, una serie de talleres enfocados a estudiantes e interesados en la producción artística, que tiene como objetivo incentivar el desarrollo de proyectos de arte y tecnología.
La sexta sesión se realizará en el Centro Mexicano de la Música y las Artes Sonoras de Morelia, este 17 y 18 de octubre, con el taller “Imagen movimiento, espaciamiento y cuarta dimensión” y la conferencia “La imagen después del film: cinema digital expandido”, que serán impartidas por Melanie Smith, cuyo trabajo ha sido expuesto en numerosas instituciones nacionales e internacionales.
Otros artistas consolidados que participarán en el ciclo, en seis estados de la República, son especialistas en ramas como arte, ciencias naturales y sociales, medios digitales y tecnología, entre los que destacan Marta de Menezes (Portugal), Daniel Andujar (España), Emilio Chapela (México), Everardo Reyes (México-Francia), José Luis Barrios (México), Joaquín Barriendos (México) y Fran Ilich (México).
Como parte de los objetivos de este proyecto, está el contribuir al fortalecimiento del programa académico del CENART enfocado en tecnología, y sus cruces con las diversas manifestaciones artísticas.
El ciclo se documentará en una investigación que formará parte de los más de 220 títulos gratuitos de Fundación Telefónica y Editorial Ariel que están disponibles enhttp://www.fundaciontelefonica.com.mx
Las conferencias serán de entrada libre y tendrán un aforo de hasta 250 personas. Los talleres son de cupo limitado y los interesados deberán registrarse previamente en la página: http://www.fundaciontelefonica.com.mx

Despertando ideas se despierta el futuro
En Fundación Telefónica impulsamos la educación e innovación, el arte y la cultura digital a través de foros, publicaciones, exposiciones y concursos internacionales. Colaboramos con la comunidad educativa dando formación y acompañamiento a maestros de educación pública implementando el uso de las Tecnologías de la Información y la Comunicación en los modelos pedagógicos. Mantenemos vínculos con organizaciones de la sociedad civil, gobierno y academia, además de contar con el apoyo de una red de colaboradores de Telefónica que participan en favor de la sociedad a través de un programa de voluntariado corporativo internacional.
Llevamos 15 años implementando acciones que luchan por el desarrollo social en 14 países de América Latina y seis de Europa, donde Telefónica tiene presencia a través de sus marcas comerciales Movistar y O2.

Síguenos en:
Yesica Flores | octubre 10, 2016 a las 12:41 pm | Etiquetas: arte y tecnología 

SINISTRO! Bebê levou 14 facadas, foi enterrado vivo e sobreviveu.

Sobrevivência de Aidin, um bebê de apenas sete meses de idade, vem comovendo pessoas do mundo todo. Encontrado em uma cova em Khon Kaen, na Tailândia, e com 14 facadas pelo corpo, o então recém-nascido foi levado para um hospital e se recuperou milagrosamente. Na ocasião, em fevereiro deste ano, ele estava com apenas alguns dias de vida.
Antes de ser jogado e enterrado na vala, o bebê tinha sofrido cortes profundos de faca, e possivelmente foi deixado no local para morrer. Quem o encontrou foi a pastora de gado Kachit Krongyut, que primeiro viu algo diferente embaixo de uma árvore e, na sequência, ouviu choros e gritos.

Rapidamente Krongyut desenterrou a criança, com as próprias mãos, e a levou para o hospital. Por incrível que pareça, foi justamente o fato de ter sido enterrado que impediu que Aidin morresse, já que a pressão da terra sobre seu corpo interrompeu o sangramento dos ferimentos.
Final feliz
Em um primeiro momento, Krongyut achou que a criança era um animal, e só percebeu que era um bebê quando o desenterrou completamente – ele estava de cabeça para baixo.
Após se recuperar, o bebê foi encaminhado a um orfanato e agora, meses após a tragédia, finalmente vai ser adotado por um casal da Suécia. De acordo com os responsáveis pela adoção, Supachai Pathimchart e Kaen Thong, foram tomadas todas as medidas de segurança para garantir que a criança será encaminhada para uma família estruturada e com boas referências.
A notícia também agradou Krongyut e seu marido Pornchai, responsáveis pelo resgate do bebê. Eles se dizem felizes ao saber que o pequeno Aidin finalmente vai ter uma família da qual receber carinho, atenção e cuidados.
A polícia local chegou ao paradeiro da mãe biológica de Aidin, logo após o crime, por meio de pegadas e de uma trilha de moto encontradas na região onde a criança tinha sido enterrada. A mulher foi acusada de tentativa de homicídio e de abandono.


FONTE(S)

DAILY MAIL/JENNIFER NEWTON - MEGACURIOSO

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Hora de Fecho: Em direto/ Sem acordo. "Não vamos arredar pé daqui!"


Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Na rotunda do Relógio houve confrontos. Polícia lançou gás pimenta e já há três detidos. Acabou a reunião com o governo, os representantes dos taxistas sairam sem dizer uma palavra.
A marcha lenta dos taxistas esta manhã em Lisboa está a ficar marcada por alguns momentos de violência entre a polícia e os manifestantes. Veja aqui as imagens dos confrontos ao longo do dia.
Explicador. São dois anos de luta em 25 perguntas para saber o que querem os táxis, o que oferece o Governo, o que se passa esta segunda e como a guerra que divide taxistas, Governo e Uber chegou aqui
A rede social já conta com várias piadas à manifestação que envolve 6 mil táxis. "Aposto que nesta manifestação, os táxis vão pelo caminho mais longo só para cobrar mais."
O primeiro-ministro reiterou que a sobretaxa de IRS vai desaparecer totalmente em 2017 mas não esclarece se o imposto é eliminado de imediato, a 1 de janeiro, para todos os contribuintes.
O presidente do Eurogrupo disse que não é "grande adepto de sanções" e que estas devem ser aplicadas apenas "em último recurso". O vice-presidente do Parlamento Europeu assume-se "firmemente" contra.
Prémio de Ciências Económicas foi anunciado esta manhã. Dupla de investigadores de Harvard e do MIT são os premiados, pela sua contribuição para a teoria dos contratos.
Dupla de laureados com o Prémio Nobel da Economia, esta segunda-feira, explicaram porque é que a sociedade e a economia se regem por contratos. Desde contratos com o Estado até contratos de trabalho.
Regulador deixou o banco alemão contabilizar a venda de uma empresa que ainda não tinha sido concluída no final de 2015 (na data da "fotografia" aos balanços). Aliás, transação ainda está pendente.
Os desastres naturais, o movimento Flower Power, as injustiças. O mundo já tem rugas e estas são as que o tempo deixou. Veja 36 imagens que marcaram o mundo, mas que estão a cair no esquecimento. 
Opinião

Alexandre Homem Cristo

Os taxistas protestam em nome de uma reivindicação impossível: a proibição da Uber. Isto é, travar a inovação e exigir ao Estado a perpetuação artificial de um monopólio. É uma posição indefensável.

João Carlos Espada

O que distingue a reputação de Portugal nas últimas décadas é o facto de ter liderado com sucesso a chamada terceira vaga de democratização à escala mundial.

Djaimilia Pereira de Almeida

Dentro da cidade e das instituições há por vezes um talhão de terra ou uma sala que não importam a ninguém salvo a dois ou três amigos. Enquanto duram, acolhem conversas, sonhos, bebedeiras, orações.

João Muñoz de Oliveira

A reacção dos partidos da "geringonça" a qualquer debate sobre Educação diz tanto sobre o modelo que querem impor, assente exclusivamente na estatização, como sobre o respeito por opiniões diferentes.

Helena Matos

O cidadão que cumpre com as suas obrigações é uma espécie de parvo ao dispor de quem governa. Para ele há códigos e multas. Para os outros perdões. E se o cumpridor se perguntar: cumprir compensa?

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa