segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

URGENTE | Angariação de donativos


Apelos de ajuda chega-nos de diversos pontos do País... os apoios financeiros escasseiam. O material para a divulgação custa dinheiro, as chamadas idem. Não conseguimos fazer face aos compromissos com elogios, louvores de circunstância. Quem nos puder ajudar que o faça de coração aberto, solidário na certeza que será bem investido.

Por muito providos que estejamos de belas máximas e bons sentimentos, se não aproveitarmos todas as ocasiões concretas de agir, nenhum progresso moral realizaremos. De boas intenções está o inferno cheio, diz o provérbio: nada mais conforme ao que pensamos…

Não deixem de consultar este línk http://www.adasca.pt/como-ajudar

O Mapa de Brigadas para 2018 pode ser arquivado a partir do site www.adasca.pt | http://www.adasca.pt/node/972

FELIZ NATAL 2017 SUCESSOS 2018


“Bolo Rei Escangalhado” e “Trança de Natal” considerados os “Melhores dos Melhores” no Concurso Nacional de Bolo Rei e Concurso Nacional de Bolos Especiais de Natal

O “Bolo Rei Escangalhado” e a “Trança de Natal” produzidos pela Padaria e Pastelaria Flor de Aveiro obtiveram a distinção “Melhor dos Melhores” no 6º Concurso Nacional de Bolo Rei e 6º Concurso Nacional de Bolos Especiais de Natal que decorreram no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, a 29 e 30 de Novembro, respetivamente.
Estas iniciativas foram organizados pelo CNEMA em conjunto com a Qualifica/oriGIn Portugal – que assumiu a respectiva Direcção. O objectivo principal do Concurso foi premiar, promover, valorizar e divulgar o Bolo Rei Tradicional Português e os Bolos Especiais de Natal.
Estes Concursos enquadraram-se no âmbito de um conjunto de iniciativas promovidas pelo CNEMA, onde se incluem também os Concursos Nacionais  de Produtos Tradicionais Portugueses: Aguardentes não vínicas, Alheiras, Azeitonas e Aperitivos, Carnes, Chocolates, Conservas de Pescado, Doçaria Conventual, Doçaria popular, Doces de Fruta, Empadas e Pastéis Salgados, Enchidos, Ensacados e Presuntos, Ervas Aromáticas, Folares e Bôlas, Frutos Secos e Secados, Licores Conventuais e Tradicionais, Queijos, Sal e Condimentos, Sidras Tradicionais e Cervejas Artesanais, Gelados, Sumos e Concentrados de Fruta, Vinagres de Vinho e de outros Vinagres Tradicionais Portugueses, bem como os Concursos Nacionais de Mel e de Azeite Virgem Extra e o Salão Prazer de Provar.

Praça Natal é em Montemor-o-Velho

A magia da quadra natalícia está quase a chegar a Montemor-o-Velho!
Resultado de imagem para Praça Natal é em Montemor-o-Velho
Na próxima sexta-feira, dia 8 de Dezembro, às 14h, a Praça Natal volta a tomar conta do centro histórico de Montemor-o-Velho e, em frente à Câmara Municipal, a Pista de Gelo Ecológico ou a Casa do Pai Natal prometem fazer sonhar miúdos e graúdos.
O presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, deixa um convite à participação de todos e sublinha: “Em família ou com amigos, entre nesta viagem mágica pelo imaginário natalício e divirta-se na pista de gelo ecológico, encante-se com a casa do Pai Natal e participe nas inúmeras atividades que temos para si.
Este ano, fazer compras nas lojas das nossas freguesias compensa: por cada 10€ gastos recebe uma entrada na pista de gelo ecológico. Para isso, basta apresentar o talão na Praça Natal e o acesso à diversão é garantido!”
A iniciativa decorre até 6 de Janeiro, mas entre 8 e 16 de Dezembro a animação é reforçada e, este ano, os mais novos têm mais motivos para virem até à Praça Natal.

Nos dias 8, 9, 10, 16 e 17 de Dezembro, entre as 14h e as 20h, podem escrever a carta ao Pai Natal e receber uma lembrança em casa.
À semelhança do ano anterior, a vertente solidária não foi esquecida e, por isso, está de regresso a campanha de recolha de brinquedos e outros bens para oferecer às famílias do concelho que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
Passeios no trenó (charrete) do Pai Natal, animação de rua, modelagens de balões, pinturas faciais, a casa do Pai Natal e a “oficina dos duendes” que vai mostrar o melhor artesanato concelhio, e as barraquinhas de doçaria regional e conventual são alguns dos motivos que merecem a visita à Praça Natal.
De 8 de Dezembro a 6 de Janeiro, em família ou com amigos, Montemor-o-Velho faz sonhar e conta consigo para fazer crescer o espírito natalício.
O "trenó" já está a postos. Não falte e deixe-se encantar com a Praça Natal!
Praça de Natal
8 dezembro a 6 janeiro

Dias 8, 9, 10, 16 e 17 de dezembro, das 14h às 20h
Animação
Artesanato
Doçaria
Casa do Pai Natal
Muitas Surpresas

8 dezembro
6ª feira
17h                      | Chegada do Pai Natal e início dos passeios pela vila
17h/20h               | Passeio no 'Trenó' do Pai Natal
17h/20h               | Tira uma foto com o Pai Natal e ganha um brinde
15h                      | Hora do Conto
16h/18h               | Pinturas faciais, tatuagens e modelagem de balões
16h                      | Animação de Rua | Mãe Natal e Duende Trapalhão
18h                      | Circo Ambulante

09 dezembro
sábado
14h/20h               | Tira uma foto com o Pai Natal e ganha um brinde
14h/20h               | Passeio no 'Trenó' do Pai Natal
15h                      | Hora do Conto
16h/18h               | Pinturas faciais, tatuagens e modelagem de balões
16h                      | Animação de Rua | Mãe Natal e Duende Trapalhão
18h                      | Ilusionismo

10 dezembro
domingo
14h/20h               | Tira uma foto com o Pai Natal e ganha um brinde
14h/20h               | Passeio no 'Trenó' do Pai Natal
15h                      | Hora do Conto
16h/18h               | Pinturas faciais, tatuagens e modelagem de balões
16h                      | Animação de Rua | Menina Duende e Menina Sino
18h                      | Ventriloquia com Carminé e seu Amiguinho Trokas

16 dezembro
sábado
14h/20h               | Tira uma foto com o Pai Natal e ganha um brinde
14h/20h               | Passeio no 'Trenó' do Pai Natal
15h                      | Hora do Conto
16h/18h               | Pinturas faciais, tatuagens e modelagem de balões
16h                      | Animação de Rua | Menina Sino e Duende Trapalhão
18h                      | Pai Natal Orquestra | Teatro e música

17 dezembro
domingo
14h/20h               | Tira uma foto com o Pai Natal e ganha um brinde
14h/20h               | Passeio no 'Trenó' do Pai Natal
15h                      | Hora do Conto
16h/18h               | Pinturas faciais, tatuagens e modelagem de balões
16h                      | Animação de Rua | Prendas de Natal
18h                      | Duarte Santos Ilusionismo


“Idolíadas – A Arte da Maior Idade 2018” com apresentação marcada para esta quinta-feira na CCI

Vai ter lugar esta quinta-feira, dia 7 de dezembro, pelas 10h30, na Casa da Cultura de Ílhavo, a apresentação do Projeto “Idolíadas – A Arte da Maior Idade 2018”, promovido pela Câmara Municipal de Ílhavo.
Este momento vai integrar diversas atividades, promovendo a interação com todos os presentes. A receção será efetuada pela Tuna da Universidade Sénior do Centro Social e Paroquial da Nossa Senhora da Gafanha da Nazaré com “sons de fundo”, facilitadores da imaginação, a artista Eduarda Gaspar irá dinamizar um ateliê de traços artísticos dirigido especialmente aos seniores das IPSS’s que desenvolverão performances artísticas, sendo a quarta edição do projeto "Idolíadas - A Arte da Maior Idade" apresentada pela Vereadora Fátima Teles.
Esta quarta edição tem como novidade o facto de o projeto estar aberto a outros municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), Estruturas Residenciais Para Pessoas Idosas e comunidade, indo, assim, ao encontro das várias entidades que manifestaram o interesse em integrar as Ídolíadas.
"Idolíadas - A Arte da Maior Idade" irá proporcionar ao longo de meses, com os parceiros artíticos, a criação de performances no âmbito do teatro, música, dança, artes plásticas e fotografia/vídeo com a dinamização sessões com recurso a técnicas diversas tais como estimulação (cognitiva, multissensorial e ocupacional) e de reminiscência e terapia pelas artes (arteterapia, musicoterapia, dançaterapia e dramaterapia).O resultado de todo este trabalho será apresentado e avaliado no dia 28 de abril de 2018, na Casa da Cultura de Ílhavo.
“Idolíadas – A Arte da Maior Idade” promove junto dos seniores o desenvolvimento da inteligência espacial, o aumento da concentração e raciocínio lógico, a aquisição e troca de conhecimentos, a reativação da memória e o crescimento afetivo entre os participantes.
Se é técnico de uma IPSS ou autarquia, esperamos por si para afirmarmos juntos que nas “Idolíadas – A Arte da Maior Idade” é possível sonhar!

Campo de Férias “VAGOS EM AÇÃO” – Natal 2017

logoA Câmara Municipal de Vagos, em conjunto com o Agrupamento de Escolas de Vagos e a União de Freguesias de Vagos e Santo António, encontra-se a organizar o Campo de férias Vagos em Ação Júnior Natal 2017 (VEAJ).
O programa compreende duas semanas distintas, proporcionando às crianças e aos jovens um vasto leque de atividades visando novas aprendizagens, a aquisição de competências pessoais e sociais, bem como a promoção de estilos de vida saudáveis e fisicamente ativos.
Estão previstas diversas iniciativas, desde atividades aquáticas, jogos infantis, jogos desportivos, workshop´s, hip-hop, capoeira, visita à Natália, ao Museu do Brincar, à Óbidos Vila Natal, ao Museu do Quartzo e Palácio do Gelo, em Viseu, entre muitas outras atividades.
Com a presente atividade, o Município de Vagos pretende responder às necessidades de ocupação das crianças e dos jovens no período de interrupção letiva do natal, de 18 a 29 de dezembro.
O campo de férias destina-se, exclusivamente, a crianças e jovens dos 6 aos 15 anos de idade e funcionará em dias úteis, das 9h30 às 17h30. As inscrições devem ser realizadas na Piscina Municipal, de 2.ª a 6.ª feira, das 9h00 às 12h30 e 15h00 às 21h00, e sábados das 9h00 às 12h30 e 15h00 às 18h00, até ao dia 9 de Dezembro de 2017, para a 1ª semana e até 16 de Dezembro de 2017, para a 2ª semana.
No ato da inscrição deverão ser entregues a ficha de inscrição devidamente preenchida (fornecida pela CMV), fotocópia do cartão de cidadão ou de outro documento identificativo do participante, do Encarregado de Educação e da(s) pessoa(s) autorizada(s) a vir buscar o participante, fotocópia do cartão de utente do Sistema Nacional de Saúde do participante e declaração assinada pelo Encarregado de Educação a autorizar o regresso a casa sozinho ou com pessoa autorizada.
A realização das inscrições no VEAJ - natal 2017 é condicionada à existência de vagas (mínimo de 20 participantes e máximo de 120 participantes), podendo o processo ser encerrado previamente uma vez atingido o limite de vagas disponíveis.

INTERVENÇÃO NA RUA DA MARITONA E RUA CONSELHEIRO ARNALDO VIDAL


Está em curso a empreitada de reabilitação da Rua da Maritona e da Rua Conselheiro Arnaldo Vida (em Oliveirinha), num investimento de 268.763,53€ (acrescidos de IVA) e um prazo de execução de 6 meses, a executar pela empresa Paviazeméis – Pavimentações de Azeméis, Lda.

Além da alteração da solução do pavimento para betuminoso (eliminando o cubo de granito), existirá também intervenção ao nível da rede de drenagem de águas pluviais, criação de zonas de estacionamento e passeios, melhorando a segurança da circulação para peões e automóveis. Nesta intervenção, e resultado do acordo estabelecido entre a Câmara Municipal de Aveiro e a Lusitânia Gás, será instalada a rede de gás natural.


Após a elaboração do “Relatório do Estado de Conservação dos Arruamentos Municipais”, do qual foi dado conhecimento ao Executivo Municipal na Reunião de Câmara de 23 de abril de 2014, e considerando o elevado volume de investimento necessário para a realização da intervenção imediata de reparação/beneficiação de pavimentos e infraestruturas (15 milhões de euros), tornou-se necessário planificar o investimento, de acordo com a urgência da intervenção e a capacidade financeira de investimento da CMA.

Prossegue assim o investimento regular distribuído por todo o Município, devidamente planificado e com sustentabilidade financeira, visando a conservação das infraestruturas rodoviárias existentes, gerindo bem a opção de cumprirmos os compromissos que assumimos.

CONCURSO - HABITAÇÃO ARRENDAMENTO APOIADO


Considerando que a Câmara Municipal de Aveiro tem em fase final de execução a primeira empreitada de qualificação dos apartamentos de habitação social no Bairro de Santiago, ficando a dispor de 42 habitações em condições de serem atribuídas em regime de arrendamento apoiado, o Executivo Municipal deliberou aprovar a abertura do “Concurso por Classificação para Atribuição de Habitação em regime de arrendamento apoiado propriedade do Município de Aveiro”.

Recorde-se que esta primeira empreitada de qualificação de apartamentos no Bairro de Santiago representa um investimento da CMA de 321.000€ (acrescidos de IVA) estando a intervir ao nível dos revestimentos das paredes, tetos e pavimentos, janelas e portas, redes de esgotos e eletricidade e rede de distribuição de água, conferindo condições de habitabilidade a fogos que tinham perdido essas condições.

Toda a informação está disponível no Gabinete de Atendimento Integrado da Câmara Municipal para consulta e apresentação dos processos de candidatura. Pode também ser consultado AQUI

MUNICÍPIO DE AVEIRO | MUNICÍPIO MAIS AZU


A Câmara Municipal de Aveiro venceu, pelo segundo ano consecutivo, o galardão “Município Mais Azul” atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa – ABAE, destacando-se regionalmente na realização de Atividades de Educação Ambiental realizadas no âmbito do Programa Bandeira Azul.

Aveiro, a par com outros Municípios, Porto (Norte), Cantanhede (Centro), Mértola e Odemira (Alentejo), Horta (Açores), Vila Real de Santo António (Algarve), Lourinhã (Tejo), Funchal (Madeira), viu o seu trabalho desenvolvido na área da Bandeira Azul destacado.

Para incentivar à melhoria das atividades de educação ambiental e para estimular uma competição saudável entre os promotores de candidaturas ao programa Bandeira Azul, em 2016 começaram a ser distinguidos os municípios mais azuis, ou seja, os municípios que em cada região obtêm melhor pontuação nas atividades de educação ambiental. Este ano foram avaliadas 734 atividades de educação ambiental.

INTERVENÇÃO NO JARDIM DO BAIRRO DA GULBENKIAN E BAIRRO DA BELA VISTA (ESGUEIRA)


Estão a decorrer os trabalhos da empreitada de qualificação do Jardim do Bairro da Gulbenkian e intervenção paisagística no Bairro da Bela Vista, numa intervenção de 92.212 € (acrescidos de IVA) a realizar pela empresa Nobre Objetivo – Construções Lda. com um prazo de execução de quatro meses.

Após o investimento de 130.000€ na requalificação do Bairro da Gulbenkian realizado em 2016, no qual foram repavimentados os arruamentos, requalificadas as zonas de estacionamento e circulação pedonal e reformulada a rede de abastecimento de água (pela empresa AdRA – Águas da Região de Aveiro), a CMA segue agora com a qualificação do Jardim do Bairro da Gulbenkian visando a criação de um espaço mais acolhedor, criando novos percursos pedonais, instalando um Parque Infantil e substituindo algumas das árvores existentes.

Também com o objetivo de melhorar o ambiente urbano do Bairro da Bela Vista, com esta obra a CMA vai criar dois novos espaços públicos com Parque Infantil e Zona de Estar ocupando duas parcelas de terreno sua propriedade que ficaram livres após a demolição das habitações socias devolutas aí existentes em estado de ruína.

Com esta obra vamos também dar um contributo para a dinamização social e comunitária do Bairro da Bela Vista, o que se reveste de relevante importância para a vivência desta área urbana.

CANAL DO CÔJO | SUBSTITUIÇÃO DO DECK


Está em curso a empreitada de substituição do deck da esplanada do Canal do Côjo, um novo investimento da Câmara Municipal de Aveiro na valorização do espaço público, com o objetivo de potenciar o aparecimento de novas dinâmicas comerciais (como foram exemplo as esplanadas recentemente licenciadas para o local).

A obra está a ser realizada pela empresa TOSCCA – Equipamentos em Madeira Lda. e representa um investimento de aproximadamente 35.000€.

BOAS FESTAS EM AVEIRO

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) preparou, pelo quarto ano consecutivo, o programa “Boas Festas em Aveiro” que visa assinalar o Natal, a Passagem de Ano e as Festas de São Gonçalinho de Aveiro, reforçado este ano com um investimento maior em iluminação de Natal (aproximadamente 75.000€).
O programa do Boas Festas em Aveiro iniciou no dia 1 de dezembro, com um conjunto de ações que marcaram a sua abertura. Organizado pela CMA, o Boas Festas em Aveiro terminará a 15 de janeiro e inclui várias iniciativas
O Largo do Mercado Manuel Firmino acolhe o “Xmas Club Aveiro”. Trata-se de um projeto já com impacto nacional, inspirado nos mercados nórdicos de Natal e que pretende recuperar as tradições e a autenticidade desta época festiva. O “Coreto Xmas Club” será o meeting point dos aveirenses durante as semanas de Natal. É um coreto tradicional, um espaço mágico onde pelo terceiro ano consecutivo, teremos convidados a partilharem o seu talento com a cidade em troca de inesquecíveis momentos de boas festas.
Será ainda organizada a Passagem do Ano, promovida pela Câmara Municipal de Aveiro, com a colaboração da Mordomia de São Gonçalinho, que visa dinamizar a cidade, atraindo novos públicos e visitantes para a cidade. Haverá Fogo-de-artifício no Centro da Cidade (Rossio), com animação na movida aveirense (Programas próprios de hotéis, restaurantes e bares).
“Aveiro, Sabores com Tradição” realiza-se em janeiro, em tempos de São Gonçalinho os encontros gastronómicos em grupo e da diáspora aveirense já ganharam tradição nos restaurantes de Aveiro. Os restaurantes aderentes são convidados a criar um menu atrativo de pratos típicos a oferecer nas suas ementas e que perpetue na memória os sabores da cozinha tradicional aveirense. Este ano manteremos o mínimo obrigatório como bolos de bacalhau e espetadas de mexilhão, Sopa de enguias ou chora/canja de bacalhau, ovos Moles, e um destes: Cavacas, Alemães, Raivas de Aveiro; Bolacha Americana ou afins (tripa) e uma Bandeja de Digestivo “Aveiro” com os vários licores de Alguidar (vários tipos) e 1 aguardente da Bairrada de modo a reforçar o início de uma tradição a partir dos tempos atuais.
Salienta-se ainda as Festas de São Gonçalinho de Aveiro de 10 a 15 de janeiro que farão o encerramento do Boas Festas em Aveiro.
No sentido de reforçar a tradição do presépio na cultura e tradição portuguesa, neste período poderão ser visitados vários presépios em espaços públicos, museus e igrejas do centro histórico e turístico de Aveio. Neste âmbito, o Museu de Aveiro/Museu Santa Joana apresentará a exposição “Presépios de Portugal” - do antigamente à contemporaneidade.
"S. Gonçalinho de Aveiro” é uma exposição que estará patente no edifício da Antiga Capitania de 15 de dezembro a 15 de janeiro onde estarão  expostas todas as peças principais; todas as litografias; todos os cartazes/ outras peças/ todas as garrafas de licor. No dia 16 decorrerá a conferência “Vamos Falar de S. Gonçalinho: fonte de investigação” pelas 16h00.
“Natal e Artes de Rua” é uma iniciativa lúdica que irá apresentar concertos deambulantes e animação de rua, por vários espaços da cidade recriando o imaginário festivo natalício no centro histórico e comercial da cidade. As ações decorrerão com maior impacto no fim-de-semana anterior ou proximidade do natal.
“Mercados de Natal” irá integrar Artes no Canal nos dias 9 e 16, Artes no Canal & Feira das Velharias a 17. O Mercado Manuel Firmino volta a acolher o “Bazar de Natal” de apoio solidário, de 14 a 17 de dezembro. Neste fim-de-semana e em simultâneo ocorrerá a segunda edição do “Aveiro Xmas Beer”. Trata-se de um mercado de natal único em Portugal de cerveja artesanal.

Serão ainda apresentados vários concertos de Natal em diferentes espaços, organizados por diferentes entidades como sejam na Igreja da Misericórdia e a Igreja da Vera Cruz.
No Teatro Aveirense salienta-se o espetáculo de Ballet Clássico “Giselle”, o Concerto de Natal do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian e o Concerto Ano Novo e Reis da Orquestra Filarmonia das Beiras.
Para crianças e famílias terão lugar varias atividades de serviços educativos nos Museus de Aveiro e no Teatro Aveirense.
A 16 decorrerão atividades de Stand up Paddle no Canal Central – lago da Fonte Nova pelas 12h00.
O programa completo pode ser consultado AQUI.

FMI em Moçambique apenas para avaliar saúde da Economia, retoma do Programa pendente do esclarecimento das dívidas ilegais

Foto de Adérito Caldeira
Uma equipa do corpo técnico do Fundo Monetário Internacional(FMI) está em Moçambique desde a passada quinta-feira(30), mas não tenhamos ilusões eles não vêm discutir ou negociar a retomada do apoio suspenso por causa das dívidas ilegais. Trata-se de uma “Consulta do Artigo IV” que é na verdade uma avaliação regular da saúde da economia do nosso país, como o Fundo realiza noutros 188 Estados membros desta organização, que não é mais do que uma associação onde os membros pagam quotas e também empresta dinheiro.
Passaram cerca de cinco meses desde que a última equipa de economistas do FMI esteve em Maputo, após as consultas realizadas ao Governo, Sociedade Civil e sector Privado levou as perspectivas e os desafios da economia nacional que permitiram por um lado manter informado o Conselho de Administração da instituição mas ainda actualizar o World Economic Outlook assim o Regional Economic Outlook, relatórios de referência das finanças globais e da África Sub-sahariana.
Agora a equipa, que estará em Moçambique até ao próximo dia 13, voltou para novas consultas com o Executivo de Filipe Nyusi, e outros actores importantes da nossa sociedade, ao artigo IV do FMI, através do qual os Estados membros acordaram receber visitas regulares da instituição financeira global para “abrirem os seus livros” e mostrar o que realmente se passa no seu sistema financeiro.
A Secção 1 do artigo IV estabelece como “Obrigações gerais dos membros”, “(i) esforçar-se para direccionar as suas políticas económicas e financeiras para o objectivo de promover um crescimento económico ordenado, com uma estabilidade de preços razoável, considerando as circunstâncias; (ii) procurar promover a estabilidade, promovendo as condições económicas e financeiras ordenadas subjacentes e um sistema monetário que não tende a produzir perturbações erráticas; (iii) evitar a manipulação de taxas de câmbio ou do sistema monetário, com vista a prevenir o equilíbrio efectivo de ajustes de pagamentos ou para obter uma vantagem de concorrência desleal sobre outros membros; e (iv) seguir políticas de câmbio compatíveis com os compromissos nesta Secção.”
Basicamente a equipa do Fundo vai olhar para os mesmos dados económicos que o Instituto Nacional de Estatística, o Banco de Moçambique, o Ministério da Economia e Finanças e o sector Privado produzem e efectuar a sua própria análise e emitir a sua opinião independente. Por exemplo as projecções do FMI sobre o crescimento económico ou inflação são habitualmente menos optimistas do que as do país membro que visitam.
Moçambique é membro do FMI com poder de voto equivalente a 0,07%
O @Verdade foi elucidado, quando visitou a sede do FMI em Outubro último, que ao contrário de ser uma instituição que representa supostos interesses dos países denominados “ocidentais” para imporem o capitalismo, o Fundo é uma associação que reúne países que têm o interesse comum de salvaguardar o bom funcionamento do sistema monetário internacional assim como proporcionar uma estrutura que facilite a troca de bens, serviços e capitais entre países com o objetivo de sustentar um crescimento económico mundial sólido.
Foto de Adérito Caldeira
Moçambique é membro desta associação financeira, desde 24 de Setembro de 1984, e tem as suas quotas regularizadas o que lhe confere um poder de voto equivalente a 0,07% no Conselho de Administração dos Governadores do FMI, onde o nosso país é actualmente representado pelo ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, e pelo Governador do banco central, Rogério Zandamela.

Desde a criação do Fundo, em 1944, os Estados Unidos da América são o membro com maior poder de voto, 16,5%, pois na ocasião disponibilizaram o valor mais alto dentre os 29 Estados fundadores e continuam a pagar o valor muito alto de quota.
O Japão é o segundo membro com mais poder de voto, 6,15%, porém, no últimos anos, a China tem aumentando valor da sua quota, em linha com a sua influência na economia global, e tornou-se no terceiro membro com maior poder de voto, 6,07%, seguido pela Alemanha, 5,32%.
O @Verdade apurou que é das quotas dos seus Estados membros que o Fundo obtém o dinheiro que tem e o coloca a disposição dos associados, caso algum deles tenha problemas financeiros, como é o caso de Moçambique que estava a beneficiar de uma linha de financiamento de 282,9 milhões de dólares norte-americanos, ao abrigo da Facilidade de Crédito Stand-By do FMI, suspenso quando foram descobertas as dívidas ilegais da Proindicus e da MAM.
Recorde-se que em Julho último a equipa deixou, além de diversas recomendações para a melhoria do desempenho da nossa economia, indicações claras do que o Executivo deveria fazer para ser levantada a suspensão do apoio financeiro do Fundo Monetário Internacional.
Nada foi feito por isso não haverá novo Programa este ano, como aliás o @Verdade havia antecipado em há cinco meses, contrariando o discurso governamental.
Contudo o relatório que os economistas do Fundo irão produzir ao abrigo do artigo IV é muito importante, principalmente para os investidores, porque vai mostrar a sua apreciação sobre o que se passa na economia do nosso país, quais são as perspectivas, os desafios das políticas económicas em curso sem os “adornos” que o nosso Governo habilmente introduz nos seus documentos.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Sessão de atribuição de apoios às IPSS - amanhã, dia 5, às 18h

Sessão de atribuição de apoios às IPSS
 Resultado de imagem para Câmara Municipal de Estarreja
A Câmara Municipal de Estarreja procede amanhã, terça-feira, dia 5 de dezembro de 2017, pelas 18h00, no Edifício dos Paços do Concelho, à entrega de subsídios de ordem corrente e à assinatura de protocolos de apoio ao investimento com as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo.

É atribuída uma verba global de aproximadamente 122 mil euros (21.217€ de verbas correntes e 100.774,94€ de verbas de capital).

Apresentaram candidaturas aos diversos subprogramas de apoio e serão beneficiadas as seguintes instituições: Associação de Solidariedade Estarrejense, Associação Solidariedade Social Filantrópica Veirense, Centro Paroquial Social de Santa Marinha de Avanca, Centro Paroquial de Pardilhó, CERCIESTA, Fundação Benjamim Dias Costa, Fundação Cónego Filipe de Figueiredo e Santa Casa da Misericórdia de Estarreja.



CÂMARA MUNICIPAL DE ESTARREJA

Praça Francisco Barbosa - 3864-001 Estarreja

Tel. (+351) 234 840 612 (Ext. 404) 

Biblioteca Municipal expõe carros de competição em versão miniatura

A Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha inaugura na quinta-feira, 7 de dezembro, a exposição de miniaturas INTEMPORAL: o Automóvel e a Competição, do colecionador João Bela. No dia da inauguração, com início às 18h00, os visitantes serão “recebidos” por um Ferrari, um Lótus e um Mustang, em tamanho original, na Praça D. Teresa.

  A mostra é constituída por 422 miniaturas e alguns objetos relacionados com a competição automóvel, sendo de destacar o capacete e boné de Ayrton Sena, originais da Fundação Senna. O colecionador João Bela quer partilhar com o público “um repensar de memórias” com o conjunto de miniaturas em exposição. “Algumas delas remontam ao século passado, nomeadamente aos gloriosos anos 50 e 60, épocas essas de corridas excitantes e carros fantásticos, que ainda hoje nos fazem sonhar e que constituem verdeiros objetos de culto”, refere.

João Vicente da Cruz Bela nasceu a 16 de junho de 1949, em Verdemilho, e possui o curso de Pilotagem da Marinha Mercante da Escola Náutica Infante D. Henrique. Desde muito novo acompanhou o pai nas tertúlias dos automóveis e nos mais diversos circuitos da época, interessando-se assim pela competição. Na sua passagem pelo colégio de Tondela conheceu o filho de João Lacerda – fundador do Museu do Caramulo – que muito contribuiu para o desenvolvimento do seu gosto pelos automóveis clássicos e pela competição nas suas mais variadas categorias. Hoje, divide o seu tempo entre a Madeira e Albergaria-a-Velha, onde passa férias e se diverte “mimando” e colecionando os modelos dos seus temas preferidos. Atualmente, a sua coleção é composta por cerca de 700 peças.

 A exposição de miniaturas INTEMPORAL: o Automóvel e a Competição está patente até 30 de dezembro, podendo ser visitada durante o horário normal de funcionamento da Biblioteca Municipal.

Liz Consort em concerto no dia 15 de dezembro


O Auditório da Resinagem, situado na Praça Guilherme Stephens, na Marinha Grande,  recebe o concerto do grupo Liz Consort, no dia 15 de dezembro (sexta-feira), pelas 21h30, cuja entrada é gratuita.

A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal da Marinha Grande, no âmbito da iniciativa intermunicipal “Região de Leiria - Rede Cultural”.

O Liz Consort é um grupo de câmara português, fundado em setembro de 2013, constituído pela organista Rute Martins, pela flautista Carla Antunes e pelo trombonista Mário Teixeira.

Os seus concertos levam o público à descoberta de vários estilos de música e a uma viagem por diferentes épocas. A riqueza tímbrica desta formação torna os concertos únicos, pois não se tratando de uma formação comum, tem a capacidade de surpreender o público.

O repertório que irá apresentar neste concerto é uma viagem pela música do período barroco até ao romântico, dos compositores Georg Philipp Telemann, Georg Friedrich Händel, Wilhelm Popp, entre outros.

Ficha artística |
Rute Martins, órgão
Carla Antunes, flauta
Mário Teixeira, trombone.

Manifesto pelo Pinhal do Rei


Resultado de imagem para Câmara Municipal da Marinha Grande
A Câmara Municipal da Marinha Grande, em reunião ordinária ocorrida no dia 27 de novembro, e por proposta da Presidente, Cidália Ferreira, aprovou por unanimidade o manifesto pela defesa e salvaguarda da Mata Nacional do Pinhal do Rei, na sequência do incêndio florestal dos dias 15 e 16 de outubro que destruiu a quase totalidade da mesma.

O documento vai ser enviado ao Presidente da República; Presidente da Assembleia da República; Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural; Secretário de Estado das Florestas; Secretária de Estado do Turismo; Presidente da Comissão Parlamentar do Ambiente; e Presidente do Conselho Diretivo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

O manifesto tem o seguinte conteúdo:

“A Câmara Municipal, tendo em conta que o Secretário de Estado das Florestas no dia 19 de outubro exarou o despacho 9224-A/2017 no qual «determina que o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I. P. (ICNF, I. P.), elabore um relatório das ocorrências de incêndios que afetaram as matas nacionais de Leiria, Pedrógão, Urso, Dunas de Quiaios, Dunas de Vagos, Covilhã e Margaraça, com avaliação rigorosa da execução dos Planos de Gestão Florestal em vigor, bem como dos acontecimentos ocorridos e danos no património florestal, natural e edificado», decidiu solicitar ao Governo, na pessoa do Excelentíssimo Senhor Secretário de Estado das Florestas que:

1 - O Plano de Gestão da Mata vise o reforço dos meios técnicos e humanos da delegação do ICNF da Marinha Grande, transformando-a num verdadeiro serviço de gestão florestal, como o foi desde os tempos em que, por volta de 1790, se instalou aqui a primeira administração da Mata Real; 

2 - Que o Plano de Reflorestação contemple:
2.1 - Preservação dos elementos da história Florestal da Marinha Grande
2.2 - Reforce as espécies autóctones que complementem e reforcem a monocultura do Pinheiro Bravo;
2.3 - Que o reflorestamento junto às zonas habitacionais dos aglomerados seja feito com espécies vegetais resistentes ao fogo, uma vez que as povoações, neste fogo, estiveram muito ameaçadas dada a proximidade de mata de pinheiro bravo até às suas habitações;
2.4 -  Que o reflorestamento preserve e valorize habitats tradicionais da Mata (Ribeiro de S. Pedro, Samouco, Tremelgo, Fonte da Felícia, Fonte dos Pirilampos, Água Formosa) acentuando a sua singularidade e rara beleza, apontando projectos específicos de reflorestação, que visem reforçar o seu valor paisagístico, ambiental e lúdico;
2.5 - Que o plano de reflorestação contemple a reconstrução e recuperação do património florestal edificado;
2.6 - Que o plano de reflorestação contemple a reconstrução e recuperação do património de Posto de Vigia contra incêndios existentes e recuperando outros que se foram perdendo ao longo dos tempos;
2.7 - Que o Plano de reflorestação não contemple apenas os aspectos do domínio privado desta Mata, isto é, produzir Pinheiros Bravos para vender, mas que tenha em conta os aspectos, ambientais, lúdicos, sociais, culturais e turísticos que a Mata Nacional tem de ter inserida que está, na totalidade, no concelho da Marinha Grande.
2.8 - Que o Plano de reflorestação facilite e pugne pela rápida execução do Museu Nacional da Floresta, já que as componentes de educação ambiental, formativa e informativa da população portuguesa é, hoje, depois de todas as calamidades de fogos que assolaram o país, totalmente imprescindível e incontornável;

A Câmara Municipal aprovou ainda a proposta de criação de uma Unidade de Missão que:
1 - Reúna os principais agentes de investigação regionais e nacionais e outros Indivíduos e Entidades de relevo, tais como o Centro de Estudos Florestais do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa e o Instituto Politécnico de Leiria; 
2 - Garanta o acompanhamento científico do trabalho a ser realizado pelo estado, dando também o suporte técnico necessário à Câmara Municipal para a defesa e salvaguarda do Património natural e arquitetónico da Mata Nacional do Pinhal do Rei;
3 - Dê suporte técnico e científico aos interesses próprios da Câmara Municipal no processo de definição do futuro da Mata Nacional do Pinhal do Rei;
4 - Produza informação atualizada e acessível à população em geral, promovendo ainda regularmente colóquios e conferências com diversos especialistas e universidades.

A Câmara Municipal, juntamente com este manifesto, remete igualmente a Vossa Excelência, para conhecimento e demais efeitos, o Relatório de prejuízos e danos infligidos pelo incêndio de 15 e 16 de Outubro e o levantamento das necessidades identificadas junto das populações afetadas.

A Câmara Municipal da Marinha Grande manifesta por fim a sua inteira e total disponibilidade para cooperar, a todos os níveis, com as Entidades Públicas para encontrar as soluções mais ajustadas a curto, médio e longo prazo, quer para a reconstrução do Pinhal do Rei, quer para a normalização das condições de vida das populações afetadas, quer para a revitalização económica do território.”

A Câmara Municipal irá reunir extraordinariamente na próxima quinta-feira, 7 de dezembro, para discutir o presente e futuro do Pinhal do Rei.

Programa - Tertúlia "O Voluntariado como Promotor do Desenvolvimento"

________________________________________



Hora de Fecho: Em direto/ Centeno ganha Eurogrupo à segunda volta

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Ministros das Finanças da zona euro decidiram esta segunda-feira quem vai presidir ao Eurogrupo. Mário Centeno, o candidato favorito, ganhou a eleição à segunda volta.
Socialista, país pequeno, Governo com comunistas. Internamente tem o discurso do fim da austeridade. A Europa mudou para ter a liderar os ministros do euro, um país que foi resgatado?
O Tribunal de Instrução Criminal vai levar a julgamento 17 dos 18 polícias que estavam acusados de agressões a jovens na Cova da Moura. Estavam acusados dos crimes de tortura, racismo e injúria.
Militar da GNR foi condenado a uma pena suspensa de um ano pelo crime de insubordinação por ofensa à integridade física na forma tentada. Juiz diz que não mostrou arrependimento.
Depois de Francisco Pedro Balsemão ter pedido que a ERC volte a avaliar a compra da Media Capital pela Altice, a Autoridade da Concorrência diz ao jornal Eco que não tem obrigação de o fazer.
"110 milhões num dia? 140 milhões!". Da roupa ao discurso, Conor McGregor deu show em tribunal antes de pagar 400 euros por excesso de velocidade. Antes, andara ao soco num bar... com a pessoa errada.
Ainda no sábado, horas depois do funeral de Zé Pedro, Tim rumou até ao Algarve para um concerto com os Resistência. No final do espetáculo, cantaram "Não Sou o Único". Veja o vídeo.
Ao mesmo tempo que um novo míssil era lançado pela Coreia do Norte, vários aviões sobrevoavam o Japão. A tripulação de um deles viu o míssil. A companhia não tem intenções de alterar as rotas.
A mala que a noiva de Harry usou no primeiro compromisso oficial esgotou em 11 minutos. Meghan Markle está a fazer furor e até já ultrapassou Kate Middleton num ranking anual de moda.
Alana Martina, a filha mais nova de Ronaldo e Georgina, faz a capa da revista espanhola Hola juntamente com a mãe. São as primeiras imagens da recém-nascida.
O fenómeno da super-Lua aconteceu na noite de domingo. Poderá ver a "repetição" já nos próximos dias 1 e 31 de janeiro de 2018. 
Opinião

Alexandre Homem Cristo
A vitória de Mário Centeno é a derrota de um discurso político. Se não puder acusar a geringonça de ser irresponsável na gestão das contas públicas, que alternativa propõe a direita ao país? Nenhuma.

Helena Matos
O bolo rei já não tem brinde. A Bela Adormecida ficou sem beijo porque o príncipe foi acusado de abuso. A fruta não tem bicho. O Natal ficou sem Menino Jesus e tornou-se a festa do cone iluminado.

João Marques de Almeida
Um verdadeiro líder quando fala sobre um tema tem a última palavra e toma a decisão final. Mas Costa fala e não decide, recua e volta a falar. E já todos perceberam que o país tem um PM sem autoridade

João Carlos Espada
Recordar Francisco Suarez consiste também em recordar que a civilização ocidental da liberdade sob a lei não começou com as ideologias revolucionárias do século XVIII.

Rui Ramos
Belmiro de Azevedo foi, enquanto empresário, um dos agentes da democratização social e económica de Portugal. Como poderiam os comunistas perdoar-lhe?
b90d7ed2-70a7-41c4-947b-cb56e7c94d84.png
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Centeno é o novo presidente do Eurogrupo

O fórum de ministros das Finanças da zona euro elegeu, esta segunda-feira à tarde, em Bruxelas, Mário Centeno como presidente do Eurogrupo.
Resultado de imagem para Centeno é o novo presidente do Eurogrupo
"Serei apenas presidente do Eurogrupo, já que a função principal caberá a todos os estados-membros", afirmou Mário Centeno, na primeira declaração enquanto presidente eleito da instituição.
Na conferência de imprensa, o ministro das Finanças confessou estar com "grandes expectativas" em relação a janeiro, mês em que deverá assumir funções. "É uma honra (assumir o cargo de presidente) por causa da relevância deste grupo", destacou.
Antes de passar a palavra ao ainda presidente do Eurogrupo, o holandês Jeroen Dijsselbloem, que felicitou o sucessor, Centeno disse haver "uma janela de tempo muito curta para preparar as economias e as sociedades"
Os 19 membros da zona euro escolheram, esta tarde, o novo presidente do Eurogrupo, que sucede a Dijsselbloem, tendo quatro ministros apresentado, na semana passada, as suas candidaturas: o português Mário Centeno, o luxemburguês Pierre Gramegna, o eslovaco Peter Kazimir e a letã Dana Reizniece-Ozola.
Nenhum dos quatro candidatos conseguiu alcançar uma maioria simples (10 votos entre os 19 ministros das Finanças), na primeira volta, tendo a eleição seguido para a segunda volta, já sem a ministra letã e o ministro eslovaco, que desistiram da corrida.
Mário Centeno, que conseguiu oito votos na primeira volta, venceu Gramegna na votação final e assume funções a 13 de Janeiro, iniciando um mandato de dois anos e meio.
Lusa

Academia Portuguesa de Cinema promove masterclass e divulga nomeados

No âmbito dos Prémios Sophia Estudante 2017 a Academia Portuguesa de Cinema promove duas masterclass e exibe os vinte e sete filmes selecionados em quatro categorias, num evento que se realiza no dia 7 de Dezembro, no pequeno auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
As duas masterclass decorrem no período da manhã e serão orientadas pelo conceituado diretor de fotografia italiano, Vittorio Storaro, e pelo engenheiro português Carlos Alberto Henriques. Estão convidados a participar nesta ação profissionais de cinema, alunos, professores e alguns jornalistas.
Durante a tarde serão visionados vinte e sete filmes, selecionados por um júri da Academia Portuguesa de Cinema da qual fazem parte as atrizes Carla Chambel e Isabel Ruth, o produtor Pablo Iraola, o diretor de fotografia José Tiago e o realizador Jorge António.
Candidataram-se aos Sophia Estudante 2017 oitenta e seis filmes de dezoito escolas, tendo o júri selecionado sete ficções, sete documentários, seis animações e sete filmes experimentais.
A partir do dia 6 de dezembro, os bilhetes para assistir às masterclass e às sessões de visionamento dos filmes selecionados podem ser levantados gratuitamente na bilheteira do CCB. Cada pessoa poderá levantar no máximo até cinco bilhetes.
A 4ª edição dos Sophia Estudante será apresentada pelos atores Helena Canhoto e Diogo Amaral, ambos membros da Academia. Os três primeiros vencedores de cada categoria disputarão o Grande Prémio Sophia Estudante na cerimónia de entrega dos Prémios Sophia que irá decorrer no dia 25 de março do próximo ano.

Programa Prémios Sophia Estudante
7 de dezembro, pequeno auditório, CCB
Manhã: Masterclass
  • Masterclass com Vittorio Storaro
  • Masterclass “Preservação Cinematográfica… Os cristais são eternos” por Carlos Alberto Henriques
Tarde: Visionamento dos filmes selecionados no âmbito dos Sophia Estudante

FICÇÃO 
FilmeRealizadorEscola
FOIVasco Reis RuivoUniversidade Lusófona
Casas CaiadasKyle SousaUniversidade Católica do Porto
Estranho AmorJoão Silva SantosEscola Superior de Media Artes e Design (Politécnico do Porto)
ÍrisRenato ArroyoUniversidade Lusófona
LOOPManuel CaeiroEscola Profissional Val do Rio
SnoozeDinis Leal MachadoEscola Superior de Media Artes e Design (Politécnico do Porto)
Um Refúgio AzulJoão LourençoEscola Superior Artística do Porto
DOCUMENTÁRIO 
FilmeRealizadorEscola
Camel ToeFrancisco CortezEscola Superior Artística do Porto
Camel ToeAlexandra BarbosaEscola Artística Soares dos Reis
Navegando pelas Águas do LethesMónica CavacoETIC Algarve
Porque foi então que te roubaram o mundo? Quem to roubou?Inês DuarteEPAD - escola profissional de artes tecnologia e desporto
Ruma à Onda GrandeEva de WitETIC
SouMiguel Saraiva BragaWorld Academy
Vala ou o Espaço entre o Ser e o MundoRodrigo BarrosoEscola Artística Soares dos Reis
ANIMAÇÃO 
FilmeRealizadorEscola
A ClarabóiaAlícia MoreiraEscola Superior de Design - Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
A ViagemJoão Monteiro / Luís Vital / Ricardo LivramentoInstituto Politécnico de Portalegre - Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Outro RitmoElton Fortes, Felix Lima, Pedro Ferreira, Tiago NunesUniversidade Lusófona
The VoyagerJoão GonzalezEscola Superior de Media Artes e Design (Politécnico do Porto)
Vozes ao VentoElton Fortes, Felix Lima, Pedro Ferreira, Tiago NunesUniversidade Lusófona
WantedEduardo InácioETIC
EXPERIMENTAL 
FilmeRealizadorEscola
BambaraÂngela SilvaEscola Artística Soares dos Reis
Blondes Makes the Best VictimsRita VenturaEscola Superior de Media Artes e Design (Politécnico do Porto)
BrthrInma VeigaEscola Superior de Artes e Design do - Instituto Politécnico de Leiria
ColumbófiloKopal JoshyUniversidade Lusófona
La Boîte RougeJoão RodriguesETIC
NCarolina CoelhoUniversidade da Beira Interior
ReminiscênciaAmélia Urbano, Beatriz Mota e Lúcia PintoEscola Superior de Media Artes e Design (Politécnico do Porto)


Noite: Sessão de encerramento
  • 21:00 – 22:45 – Divulgação dos nomeados para os Prémios Sophia Estudante e entrega de Troféus.