domingo, 13 de novembro de 2022

Reportagem: Decorreu o Festival da Castanha 2022 em Arouca

 

A 11.ª edição do Festival da Castanha decorreu entre os dias 10 e 13 de novembro. Uma organização da Câmara Municipal de Arouca em parceria com a Associação Florestal de Entre Douro e Vouga, a AGA – Associação Geoparque Arouca e a Casa do Povo de Arouca.

O evento pretendeu celebrar o castanheiro e a castanha, o mel e o cogumelo, promovendo a sua produção e incentivando o seu uso na gastronomia regional. Este evento esteve inicialmente previsto para o último fim de semana de outubro, tendo sido adiado em virtude das condições meteorológicas adversas.

O Litoral Centro (Diário Online) esteve presente e registou as imagens que anexamos. Bons produtos regionais, com muitos agricultores presentes, com quem trocámos algumas conversas sobre as dificuldades que agricultura atravessa e a consequente falta de apoios.

Admiravelmente, encontrámos alguns casais de jovens com a exposição dos seus produtos regionais, entre eles uma jovem de S. Bernardo.

O atual concelho de Arouca é composto por dezasseis freguesias e resultou de uma evolução que se processou ao longo de alguns séculos. Arouca herdou freguesias de concelhos suprimidos no século XIX e até concelhos na sua globalidade.


História

O concelho de Vila Meã do Burgo deu origem à freguesia do Burgo quando, em 1817, foi anexado ao de Arouca. Com a extinção dos municípios de Alvarenga (1836) e Fermêdo (1855), Alvarenga acrescentou a Arouca as freguesias de Santa Cruz de Alvarenga, Canelas, Janarde e Espiunca e Fermêdo as freguesias de S. Miguel do Mato, Fermêdo, Escariz e Mansores. A freguesia de Covêlo de Paivó, que pertencia ao concelho de S. Pedro do Sul, foi anexada em 1917 ao concelho de Arouca.

O antigo couto de Arouca, que congregava a maior parte das atuais freguesias, era constituído pelas freguesias de S. Bartolomeu – em 1846 foi desdobrada nas de S. Bartolomeu de Arouca e Santo Estêvão de Moldes – Cabreiros, Albergaria da Serra, parte da de S. Salvador do Burgo, Santa Eulália, S. Miguel de Urrô, Várzea, Rossas, Santa Marinha de Tropêço e Chave.

O território de Arouca foi povoado desde tempos remotos, como o comprovam múltiplos vestígios pré-históricos encontrados. É, contudo, difícil determinar e estudar os vários períodos da sua ocupação pelos nossos antepassados mais longínquos.

Da época da presença e domínio dos romanos na Península Ibérica, há pouca informação disponível. Pelos vestígios arqueológicos encontrados, deve ter sofrido uma romanização tardia, talvez por estar localizada já fora das zonas mais próximas do litoral das vias de circulação Norte/Sul.

Pela toponímia é atestada a permanência de populações de origem germânica (resultante das chamadas invasões bárbaras). Nomes como Sá, Saril, Alvarenga, Burgo, Escariz, Friães, Melareses, são exemplificativos.

De períodos mais recentes, como as incursões muçulmanas, há mais informações. Neste período, os núcleos habitacionais de Arouca ficaram quase desertos de população cristã, que se refugiou em locais pouco acessíveis ou noutras paragens mais a Norte, donde só terá regressado quando, mais tarde, com os avanços da Reconquista Cristã para Sul, a instabilidade se afastou. (A lenda da Sr.ª da Mó refere-se a este período).

No entanto, a história de Arouca só ganha destaque entre outras terras, a partir da fundação e posterior crescimento do seu Mosteiro e, sobretudo, após o ingresso, na sua comunidade de religiosas, de D. Mafalda, filha do nosso segundo rei, D. Sancho I.

A história de Arouca não pode, por isso, dissociar-se da história do seu Mosteiro. Foi à sua sombra e à sua volta que, durante muitos séculos, grande parte do povo arouquense viveu, trabalhou, rezou e gozou alguns dos seus poucos tempos livres.

O Mosteiro de Arouca foi erigido no século X e o seu primeiro padroeiro foi S. Pedro.

Foram seus fundadores Loderigo e Vandilo, nobres de Moldes.

O primitivo edifício não seria mais do que uma pequena moradia, abrigando no seu interior um pequeno número de professos de ambos os sexos.

Já no século XII, com o domínio da congregação religiosa por parte de D. Toda Viegas e família, a sua riqueza e engrandecimento tornaram-se notáveis.

D. Afonso Henriques, ainda antes da independência nacional, concedeu a esta fidalga e às monjas de Arouca vários privilégios e doações. Entre eles constam as cartas de couto de 1132 e de 1143.

Nos primeiros anos do século XIII, o Mosteiro de Arouca passou para a posse da Coroa e D. Sancho I deixou-o em testamento a sua filha D. Mafalda.

O seu ingresso na comunidade religiosa de Arouca deu-se entre 1217 e 1220.

D. Mafalda levou o Mosteiro a uma época de esplendor, que o marcou para sempre, não só pela honra de nele se ter recolhido, como pelos benefícios materiais que consigo trouxe e lhe atribuiu.

O Mosteiro, já apenas feminino, era o principal polo de dinamização económica do vale de Arouca.

Após a morte de D. Mafalda, em 1256, o prestígio do mosteiro continuou evocando a sua passada proteção, a sua memória, a sua fama de santa e o seu culto.

Foi beatificada em 1792. O seu corpo repousa numa urna, executada em ébano, cristal, prata e bronze, numa das alas da Igreja do Mosteiro, para onde foi trasladada em 1793.

Não faltou animação musical. Após a libertação dos condicionalismos impostos pelo Covid-19 eventos desta natureza cultural são lenitivo para a lama do Povo.


Contactos:
Praça do Município,
4540-001 Arouca, Portugal
geral@cm-arouca.pt
Telf. 256 940 220 





Cantanhede | Imóvel cedido pelo Município à Junta de Freguesia. Associação Cantanhede Cycling instala-se na escola primária da Pena

A antiga escola primária da Pena vai ganhar nova vida, com a cedência de parte do imóvel à Associação Desportiva Cantanhede Cycling (ADCC), que aí vai instalar-se no âmbito de um protocolo que envolve ainda o Município de Cantanhede, União de Freguesias de Portunhos e Outil e Fábrica da Igreja Paroquial de Portunhos.

O acordo de cedência e utilização foi concretizado esta semana e permitirá à associação desportiva instalar no local a sua sede social e desenvolver diversas atividades.

O Município não quer que o seu património se degrade por falta de utilização, daí a importância da concretização destas parcerias”, explicou a presidente do Município, Helena Teodósio, congratulando-se com o facto de se tratar de “uma associação desportiva tão dinâmica e com provas dadas” a dinamizar “um espaço repleto de histórias e memórias”.

Estas antigas escolas refletem a identidade de muitas freguesias e representam um período de aprendizagem inesquecível para muitas pessoas, daí que não as possamos deixar ao abandono. Dá-se a feliz coincidência de ser uma associação desta freguesia a promover a adesão das crianças e jovens à atividade desportiva”, enfatizou a autarca, que se fez acompanhar na sessão pelo vice-presidente Pedro Cardoso e o vereador Adérito Machado.

O objeto do protocolo refere a “cedência gratuita da totalidade das instalações da Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Pena à Freguesia a qual, por sua vez, as cede à ADCC e à Fábrica da Igreja, passando a ser destas entidades a inteira responsabilidade das atividades a desenvolver”.

A parte das instalações cedida à ADCC compreende uma sala grande, duas casas-de-banho e uma sala de menor dimensão, que corresponde à ala direita do edifício.

Ainda segundo o protocolo, a União de Freguesias de Portunhos e Outil suportará os encargos decorrentes e as despesas inerentes à utilização do imóvel, nomeadamente os serviços de energia elétrica e água, enquanto a ADCC e a Fábrica da Igreja suportarão os encargos com gás, seguros, limpeza e outras despesas inerentes à utilização das instalações que lhe são cedidas, caso existam.

Salvaguardada está a cedência das instalações, nomeadamente as salas de maior dimensão, sempre que se realizem atos eleitorais.

Associação transfronteiriça defende certificação do Caminho da Geira

Uma assembleia de peregrinos portugueses e galegos reunida em Caldelas, no Concelho de Amares, acaba de nomear um grupo de trabalho com o objetivo de constituir a Associação Transfronteiriça do Caminho da Geira e dos Arrieiros (ATCGA).

O grupo de trabalho, constituído pelo presidente União das Freguesias de Caldelas, Sequeiros e Paranhos, José Manuel Almeida, e pelos peregrinos António Devesa, Luís Miguel Sampaio e Vítor Cunha, tem como missão contactar os municípios portugueses por onde passa este itinerário jacobeu, “com a intenção de perceber o seu interesse e motivá-los a envolverem-se no projeto”.

Em face dos resultados obtidos, que esperamos possam corresponder às nossas melhores expetativas, será criada a comissão instaladora da ATCGA”, explica o moderador da assembleia de peregrinos, Carlos Ferreira, adiantando que a associação “poderá integrar pessoas coletivas ou individuais, como peregrinos, municípios ou coletividades, sejam portugueses ou galegos”.

A ATCGA terá como objetivos representar e defender os interesses dos peregrinos e do Caminho, mas sem descorar os relacionados com a cultura, património, economia, ambiente, tradições e outros valores das povoações por onde passa”, refere Carlos Ferreira.

Para melhor responder a estes desafios, as pessoas envolvidas na iniciativa “entendem que é muito importante a certificação deste itinerário pelas autoridades governamentais portuguesas e galegas, das áreas da Cultura e do Turismo, à semelhança do que já fez o Arcebispado de Santiago, e vão empenhar-se nesse sentido”, destaca o moderador da assembleia de peregrinos.

No entanto, o trabalho da ATCGA não está “exclusivamente dependente da homologação pelas autoridades civis e deverá manter-se para além disso, embora se reconheça que é um dos aspetos fundamentais”.

Além dos membros do grupo de trabalho e, naturalmente, do moderador, participaram na assembleia, que decorreu no sábado, dia 12, no Auditório da Vila de Caldelas, o vereador do Município de Amares com o pelouro do Turismo, Delfim Rodrigues, e os peregrinos Abdón Fernández (Plataforma Berán no Caminho/ACJMR), Carlos de Barreira (Associação Codeseda Viva), Manuel Rocha (Confrade Maior da Archicofadía Universal del Apostol Santiago), Leonel Pereira e Paulo Silva.

O Caminho da Geira e dos Arrieiros começa na Sé de Braga e passa pelos municípios de Amares, Terras do Bouro, Castro Laboreiro e Melgaço, entrando em território galego pela Portela Homem. Nos últimos cinco anos foi percorrido por mais de três mil peregrinos, um terço dos quais no corrente ano;  sobretudo de Portugal e Espanha, mas também de Itália, Inglaterra, Alemanha, Croácia, Ucrânia, Rússia, Polónia, Brasil, EUA, Austrália ou Países Baixos.

Este itinerário foi apresentado em 2017 em Ribadavia (Galiza) e Braga, reconhecido pela Igreja em 2019, reconhecido pela associação de municípios transfronteiriços Eixo Atlântico em 2020 e é um itinerário oficial da Peregrinação Europeia de Jovens do Ano Santo Jacobeu 2021/22.

O percurso tem 240 quilómetros e destaca-se por incluir patrimónios únicos no mundo: a Geira Romana, a via do género mais bem conservada do mundo, e a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés. Além disso, o seu traçado é um dos escassos cinco que ligam diretamente à Catedral de Santiago de Compostela.



Tribunal de Hong Kong nega fiança a português acusado do crime de sedição

Um tribunal de Hong Kong negou pela segunda vez fiança a um cidadão português de 40 anos, detido por suspeitas do crime de sedição, avançou a imprensa da região chinesa.
Segundo notícias divulgadas no sábado, um juiz do tribunal do distrito de West Kowloon, Peter Law Tak-chuen, negou o pedido de fiança, apresentado diretamente pelo suspeito, numa sessão realizada na sexta-feira.
O suspeito, que já tinha visto o mesmo tribunal negar-lhe fiança a 04 de novembro, não esteve presente na sessão, dispensou o advogado de defesa e disse ao tribunal não precisar de um advogado oficioso.
O homem, professor no Royal College of Music no Reino Unido, disse ainda não ter intenção de pedir novamente fiança após oito dias, pelo que ficará detido de forma preventiva até ao julgamento, marcado para 26 de janeiro do próximo ano.
A sessão contou com a presença de representantes da Delegação da União Europeia em Hong Kong.
O juiz Peter Law é um dos juízes nomeados pelo governo de Hong Kong para lidar com casos ligados à lei de segurança nacional promulgada em 2020.
No entanto, o cidadão português foi acusado ao abrigo de uma outra lei, da era colonial britânica, que tem sido cada vez mais utilizada para silenciar vozes críticas.
As autoridades de Hong Kong acusam o homem de “trazer ódio e desprezo” e “estimular o descontentamento” contra o governo, promover a “desobediência” civil e “incitar à violência” através de publicações em redes sociais feitas entre 09 de outubro e 01 de novembro.
Em resposta enviada à Lusa a 04 de novembro, o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) português disse ter “conhecimento da detenção de um cidadão portador de passaporte português em Hong Kong”.
“De momento, o MNE, através do consulado-geral de Portugal em Macau, está a diligenciar junto das autoridades de Hong Kong para apurar mais elementos sobre este caso, bem como informar em conformidade a família, da qual foi recebido contacto”, referem as autoridades portuguesas.
A região vizinha de Macau, onde está instalado o consulado-geral de Portugal responsável também por Hong Kong, impõe ainda restrições, incluindo quarentena obrigatória em local designado, à entrada de pessoas, por motivos de controlo da pandemia de covid-19.

Fonte/Foto: MadreMedia/Lusa

Universidade do Minho ajuda a preservar monumento indígena dos EUA

 Uma equipa da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) aplicou uma mistura natural de pedra e terra para preservar parte do Monumento Nacional de Wupatki, um ícone da cultura nativa dos EUA. A aplicação é inovadora nos EUA e num caso de estudo desta importância, pois a maioria das aplicações do género é laboratorial. O trabalho insere-se num projeto de 1.3 milhões de dólares financiado pela Fundação Getty e pode vir a ser aplicado no futuro a outros patrimónios culturais e naturais em risco devido às alterações climáticas.
A par dos monumentos vizinhos de Sunset Crater Volcano e Walnut Canyon, Wupatki destaca-se pela preservação das ruínas, pela importância ancestral e pela diversidade geográfica. Além da paisagem de rocha vermelha povoada por coelhos, coiotes e águias, o parque de 90 quilómetros quadrados no Arizona possui mais de 5000 sítios arqueológicos indígenas. O coração deles, Wupatki Pueblo, é um complexo de 900 anos com paredes em alvenaria de pedra, que abrigou as tribos Hopi, Zuni, Navajo, Yavapai, Havasupai, Hualapai, Apache e Paiute. Recebe 200.000 visitantes por ano, mas está vulnerável face a séculos de instabilidade sísmica, inundações, deslizamentos e, hoje, eventos climáticos extremos.
“O aquecimento global acelerou a deterioração do monumento, que revela uma significativa experiência humana na terra”, diz Paulo Lourenço, que é professor catedrático do Departamento de Engenharia Civil da EEUM e diretor do Instituto de Sustentabilidade e Inovação em Engenharia de Estruturas (ISISE). A sua equipa é uma referência mundial na alvenaria histórica e no risco sísmico e foi chamada para avaliar os sistemas construtivos de Wupatki. É curioso ver, por exemplo, impressões digitais com quase um milénio na argamassa, um lintel de janela ou uma viga de madeira. O trabalho de campo iniciou-se em 2022 e, até 2024, junta professores, estudantes e indígenas para desenvolver métodos sustentáveis de mitigação do risco.
Assim, utilizou-se tecnologia laser e modelos 3D para avaliar as paredes, algumas delas frágeis. Depois, a equipa da UMinho, que inclui os investigadores Rui Silva e Laura Gambilongo, injetou argamassa fluida em fendas e juntas onde a água encontrou caminhos para erodir o material. A nova mistura natural aplicada baseia-se em solos locais, com adição de pó de calcário. Nas últimas décadas, tinham-se ali tentado vários tipos de estabilização e pareciam funcionar por um tempo, como o cimento Portland e aditivos, mas nem sempre ambientalmente e estruturalmente adequados. Agora retoma-se os materiais naturais e menos invasivos. Ali, eventos extremos como as chuvas intensas de 2018 são uma ameaça maior do que o calor e a seca, pois sobrecarregam os sistemas terrestres de rocha e solo de Wupatki.

Comboio Vintage do Tejo entre 19 e 26 de Novembro

O Comboio Vintage do Tejo, composto por locomotiva e carruagens Schindler, vai voltar a circular durante a campanha de outono 2022 que a CP – Comboios de Portugal decidiu lançar, nos dias 19 e 26 de novembro e que inclui dois programas alternativos, de Lisboa Santa Apolónia até Castelo Branco - programa Castelo Branco - ou apenas até Entroncamento - programa Entroncamento.
 Assim, os clientes que optem pelo programa Castelo Branco, partem de Lisboa Santa Apolónia às 09h00 a bordo das carruagens panorâmicas e, após as paragens nas estações Lisboa Oriente, Vila Franca de Xira e Entroncamento têm hora prevista de chegada a Castelo Branco às 12h12.
Já em Castelo Branco, após o almoço livre, os clientes podem visitar a cidade, beneficiando de 50% de desconto, em diversos pontos de interesse, dos quais se destacam: Museu Cargaleiro, Centro de Interpretação do Bordado de Castelo Branco, Centro de Cultura Contemporânea, Museu dos Têxteis na freguesia de Cebolais de Cima e Retaxo, Casa da Memória Judaica, Centro de interpretação do Jardim do Paço, Museu Francisco Tavares Proença Júnior, Museu da seda e o Museu do Canteiro em Alcains.
 Os clientes que escolham o programa Entroncamento têm hora prevista de chegada ao Entroncamento às 10h06. Nesta cidade o programa oferece também diversas atividades: uma visita guiada ao Museu Nacional Ferroviário, com 50% de desconto na entrada no Museu, que inclui, entre outras atrações, a possibilidade de viagem no minicomboio (circuito de modelismo tripulado), experiência de condução de uma locomotiva (simuladores de condução ferroviária).
Existe ainda a possibilidade de os clientes almoçarem no Museu Nacional Ferroviário, mediante pré-reserva.
 No regresso, a partida de Castelo Branco é pelas 16h45 e a partida do Entroncamento pelas 18h24, sendo a hora prevista de chegada a Lisboa às 19h50.
O preço varia com o programa escolhido, sendo 40 euros para adulto e 20 euros para crianças (4 a 12 anos inclusive), caso a escolha seja pelo programa Castelo Branco e de 25 euros para adulto e 15 euros para criança (4 a 12 anos inclusive), caso a opção recaia no programa Entroncamento.

Está a chegar a Campanha “Viajar sem pressa”

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, a Guarda Nacional Republicana e a Polícia de Segurança Pública lançam no dia 14 de novembro, a Campanha de Segurança Rodoviária “Viajar sem pressa”, inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2022.
A decorrer entre os dias 14 e 21 de novembro, a campanha tem como objetivo alertar os condutores para os riscos da condução em excesso de velocidade, dado que esta é uma das principais causas dos acidentes nas estradas e é responsável por mais de 50% das infrações registadas.
Num atropelamento, a probabilidade de existirem vítimas mortais aumenta em função da velocidade a que circulam os veículos. Se um veículo circular a 30 km/h, a probabilidade das consequências de um atropelamento serem mortais é de 10%. Aumentando a velocidade para 50 km/h, a probabilidade passa a ser de 80%.
A campanha “Viajar sem pressa” integrará:
Ações de sensibilização da ANSR em território continental e dos serviços das administrações regionais da Região Autónoma dos Açores e da Região Autónoma da Madeira; Operações de fiscalização, pela GNR e pela PSP, com especial incidência em vias e acessos com elevado fluxo rodoviário e de acordo com o Plano Nacional de Fiscalização
2022, de forma a contribuir para a diminuição do risco de ocorrência de acidentes e para a adoção de comportamentos mais seguros por parte dos condutores no que respeita à condução em excesso de velocidade.
As ações de sensibilização ocorrerão em simultâneo com operações de fiscalização nas seguintes localidades:
Dia 14 de novembro, às 8h00: A8 - Portagens Bombarral sentido S/N;
Dia 15 de novembro, às 9h45: EN 10, Km 42,3, Setúbal;
Dia 16 de novembro, às 8h00: Localidade das Faias EN4- KM 33+600 (Loja Nova);
Dia 17 de novembro, às 10h15: Rotunda do E.Leclerc (Rotunda das Oliveiras) – Zona norte do Entroncamento próximo do acesso à A23;
Dia 18 de novembro, às 8h00: EN 118 Km 24 (Porto Alto);
Dia 21 de novembro, às 13h30: IP 7 sentido Sul/Norte, junto à saída para a rotunda da Ameixoeira.
A ANSR, a GNR e a PSP relembram que a condução em excesso de velocidade é um risco para a sua segurança e dos outros:
A velocidade é a principal causa de um terço de todos os acidentes mortais;
Quanto mais rápido conduzimos, menos tempo dispomos para imobilizar o veículo, quando algo de inesperado acontece;
Numa viagem de 10 km, aumentar a velocidade de 45 para 50 km/hora permite ganhar apenas 1 minuto e 20 segundos. Viaje sem pressa.
A sinistralidade rodoviária não é uma fatalidade e as suas consequências mais graves podem ser evitadas através da adoção de comportamentos seguros na estrada.
 

MARLENE LEAL VISITOU A SOCIEDADE COLUMBÓFILA

 

Aproveitando a sua deslocação a Portugal, Marlene Leal, acompanhada do seu marido, esteve na cidade de Cantanhede, no passado dia 12 de novembro, de visita à Sociedade Columbófila e à cidade de Cantanhede. 

Recorda-se que a Marlene, integrou, a comitiva da Associação Dinamizadora de Jovens do Pico, sediados na Vila das Lajes do Pico, no arquipélago dos Açores, que no âmbito do programa Infante D. Henrique, realizou com a Sociedade Columbófila, na cidade de Cantanhede, em novembro de 1996 e em agosto de 1997, um projecto de intercâmbio associativo, que à época, através da coordenação do Instituto Português da Juventude, proporcionava aos jovens do continente e das ilhas um intercâmbio de conhecimento e de partilha de experiências.

Recebida ao fim da tarde, por Magda Silva, Marco Bessa, Lurdes Silva, Inês Santos e por Catarina Picado, que naquela data acolheu a Marlene, todos da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, teve a oportunidade de conhecer a nova sede da Columbófila de Cantanhede, onde teve a oportunidade de “reviver” os dois intercâmbios realizados, através de desfolhear os albuns que “retratam” os dois eventos.

Aproveitando a presença da Marlene Leal, Lurdes Silva, deu a conhecer o trajecto associativo, mais recente da Columbófila Cantanhedense e em particular as actividades desenvolvidas, no âmbito dos projectos de cooperação, que também envolve o Município de Cantanhede e a União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça. 

Antes da visita, e também, na companhia dos seus amigos da cidade de Cantanhede, reuniram-se para celebrar o “reencontro” à mesa do Restaurante A Cabana do Pastor, na freguesia de Murtede, sendo recebida por Bruno Gomes, que também à época participou no intercâmbio.

Marlene Leal, aproveitou o momento para agradecer reconhecidamente o acolhimento prestado pela Sociedade Columbófila e pelos restantes jovens, na visita efectuada no âmbito do projecto de intercambio, que possibilitou, na data uma abertura de novos horizontes e novas vivências, que ainda, nos dias de hoje são recordados na vila das Lajes do Pico.


Funcionária dos CTT suspeita de falsificar certificados de aforro e roubar milhares de euros

Um dos lesados tem 64 anos e ficou sem 36.000 euros.
Uma funcionária do posto dos CTT da Guarda é suspeita de ter falsificado certificados de aforro e assim roubar milhares de euros.
Quem entretanto descobriu o embuste queixou-se aos CTT ,que já enviaram um perito. Foi logo confirmado que os certificados de aforro entregues à população eram fotocópias grosseiras.
A funcionária visada foi substituída, mais ainda está por apurar o número global de lesados. Alguns já morreram e outros poderão não ter detetado que foram enganados.
A visada sem negar os factos, limitou-se a dizer que está a tentar devolver o dinheiro que reteve indevidamente. O Ministério Público está a reunir provas dos crimes de burla, peculato e infidelidade.

SIC Notícias

Portugal com 5.291 casos de covid-19 e 44 mortes entre 01 e 07 de novembro

 Portugal registou, entre 01 e 07 de novembro, 5.291 infeções pelo coronavírus SARS-CoV-2, 44 mortes associadas à covid-19 e um novo aumento dos internamentos, indicou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Segundo o boletim epidemiológico semanal da DGS, em relação à semana anterior, registaram-se menos 602 casos de infeção, verificando-se ainda menos 12 mortes na comparação entre os dois períodos.
Quanto à ocupação hospitalar em Portugal continental por covid-19, a DGS passou a divulgar às sextas-feiras os dados dos internamentos referentes à segunda-feira anterior à publicação do relatório.
Com base nesse critério, o boletim indica que, na última segunda-feira, estavam internadas 571 pessoas, mais 46 do que no mesmo dia da semana anterior, com 34 doentes em unidades de cuidados intensivos, o mesmo número do que na semana anterior.

Fonte: MadreMedia/Lusa

Porto eleito melhor destino de cidade do mundo em 2022

"Óscares do Turismo" foram anunciados esta sexta-feira.
A cidade do Porto foi eleita o Melhor Destino de Cidade do Mundo 2022 na cerimónia dos "World Travel Awards", que decorreu na sexta-feira, em Mascate, Omã, revelou este sábado a Câmara Municipal do Porto.
Em comunicado, a autarquia avança que o Porto foi considerado o Melhor Destino de Cidade do Mundo de 2022, ficando à frente de cidades como Acapulco, Cancún e Mazatlán (México), Bogotá (Colômbia), Quito (Equador), Cidade do Cabo (África do Sul), Nairobi (Quénia), Dubai (Emirados Árabes Unidos), Las Vegas, Miami e Nova Iorque (Estados Unidos da América), Hanoi (Vietname), Hong Kong (China), Melbourne e Sydney (Austrália), Queenstown (Nova Zelândia), Londres (Inglaterra), Lyon (França), Marraquexe (Marrocos) e Lisboa.
A cerimónia dos "World Travel Awards", cujos prémios são "considerados os "Óscares" do turismo", reuniu os principais decisores, figuras de relevo e de destaque do seto
A vereadora com o pelouro do Turismo e Internacionalização da Câmara do Porto, Catarina Santos Cunha, recebeu o prémio em representação do município, tendo também marcado presença na cerimónia o presidente da Associação de Turismo do Porto, Luís Pedro Martins.
As votações para os "World Travel Awards" estiveram abertas ao público até 20 de novembro, tendo o Porto também concorrido como Melhor Destino de Cidade Patrimonial do Mundo.
Os "World Travel Awards" incluem todo o setor turístico, desde hotéis, destinos, companhias aéreas e operadoras de turismo.

Fonte: Lusa