domingo, 11 de dezembro de 2016

FERNANDO CARVALHO VOLTOU A CANTANHEDE PARA REPETIR A VITÓRIA NO TRAIL DO SARILHO”

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Superando as melhores expectativas dos elementos da comissão organizadora do 8º Trail do Sarilho, realizado no passado dia 11 de Dezembro, na cidade de Cantanhede, pela Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, prova integrada no Circuito Distrital de Trail de Coimbra da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra, compareceram no Pavilhão Marialvas 700 atletas que participaram nas provas K 35 - Trail Longo, K 19 - Trail Curto, K 12 Mini-Trail, K 12 Caminhada e no K4 – Kids Trail, contando com a presença de Helena Teodósio Vice Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede que acompanhada por Magda e Lurdes Silva da associação organizadora deu a partida ás mesmas.
A prova “rainha” Trail Longo teve como vencedor o atleta Fernando Carvalho que em representação da OzxTreme/RDA, gastou a percorrer os 35 km da prova, 02.59.33, classificando-se na 2ª posição, Tony Maia da Ourem Vida Team, realizando o tempo de 02.59.37 e na 3ª posição, Nuno Domingos da Formobike BTT & Trail Running, gastando o tempo de 3.00.09 para percorrer a distância da prova.
O Trail Curto na distância de 19 Km, Diogo Pinheiro da OzxTreme/RDA alcançou o primeiro lugar, percorrendo a distância em 01.21.33 seguido por Nelson Costa em representação do Mundo da Corrida, com 01.21.49 e de Gustavo Barandas da escola de Atletismo de Coimbra que fechou o pódio com o tempo de 01.45.27.
Para além destas provas, realizou-se igualmente o Mini Trail, na distância de 12 km, tendo como vencedor Diogo Pimenta da DCI CCRD da Pedrulha que gastou o tempo de 00.57.37 seguido de Jorge Pimenta também do DCI CCRD da Pedrulha, que gastou 00.5740, e de Fernando Santos dos Escaravelhos Team com 00.5812.
No sector feminino percorrendo em simultâneo e nas mesmas distâncias na prova K35 na linha de chegada, cortou, a meta em 1º lugar Carla Cabral em representação do Ginásio Extreme Fit, com o tempo de 03.39.27, classificando-se na 2ª posição, Dina Rocha da Associação Académica de Coimbra, com 03.59.41 e fechar o pódio Ana Feteira em representação da ARSM S. Miguel de Poiares que alcançou o 3º lugar da classificação geral, com o tempo de 04.10.53.
Venceu o Trail Curto, Vera Bernado do ARCD Venda da Luisa com 01.43.31, seguida por Suvi Helena da Gensinserde, com o tempo de 01.52.30 e a fechar o pódio Claudia Lopes da Tarahumana que realizou o tempo de 01.54.55.
O Mini Trail, na distância de 12 km, Anabela Almeida da ARSM S. Miguel de Poiares com 01.11.14, foi a primeira classificada, alcançando o segundo lugar, Vera Nogueira da Gesinserde Team percorrendo a distância em 01.11.41, seguida por Catarina Quinteiro, que fechou o pódio com o tempo de 01.12.26.
Na prova dedicada ás crianças, participaram no Kids Trail/PNEUBOX, 55 atletas, também nos trilhos que foram acompanhados por técnicos de desporto e por alguns familiares, sendo um êxito a repetir.
Para além destas provas realizou-se ainda uma Caminhada, percorrendo os participantes 14 Km, pelos trilhos da Fregueisa de Cantanhede, Cordinhã e Portunhos Outil
A anteceder a partida e no acto do levantamento do dorsal os atletas participantes deixaram para a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, um conjunto de bens, nomeadamente, brinquedos, material desportivo e vestuário que reverterá a favor do Projecto de Cooperação que a Columbófila desenvolve de apoio ao Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros de Cabo Verde. Pese embora a organização desta prova tenha trazido enormes encargos para a Sociedade Columbófila, que para além de suportar os encargos da alimentação dos atletas, nomeadamente os abastecimentos durante a corrida, contando para o efeito com a colaboração do Sitio Biológico, Grupo Os Mosqueteiros, Fisiobaia, Batatas PelaPala, Grupo Mosqueteiros, Loja dos Sabores, Livraria Toca, Dechatlon quis com a organização de mais esta prova, honrar a parceria estabelecida com o Município de Cantanhede em realizar actividades de promoção naquele espaço e que foi objecto do aplauso da esmagadora maioria dos atletas e familiares presentes que ficaram bastantes satisfeitos com a beleza e paisagem oferecida.
No final da prova e após ser efetuada a entrega de prémios, estando presente Aidil Machado da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, José Torres adega Cooperativa de Cantanhede, Susana Baia da Fisiobaia, Helena Aniceto administradora da Pneubox, David Seco da ADAC, decorreu um almoço no Pavilhão Marialvas de Cantanhede. A segurança e vigilância dos atletas foram asseguradas pela Guarda Nacional Republicana, pelos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, contando a organização também com a colaboração de muitos voluntários, que ao longo do percurso e dos abastecimentos colaboraram com os atletas em prova, associando-se também à iniciativa o Município de Cantanhede, e a União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça, Portunhos Outil e Junta de Freguesia de Ançã e de Cordinhã.
Mira Online | Dezembro 11, 2016 às 6:33 pm

FC Porto vence confortavelmente em Santa Maria da Feira


Dragões ficam agora à espera do resultado que vai sair do dérbi lisboeta, torcendo obviamente por um empate.
O FC Porto goleou, este domingo, em Santa Maria da Feira por 4-0, com golos de André Silva (2), Brahimi e Marcano, em jogo da 13.ª jornada do campeonato português.
O FC Porto apresentou-se frente ao Feirense com o mesmo onze que goleou o Leicester (5-0) a meio da semana em partida da Liga dos Campeões. Equipa que ganha não se mexe e o técnico Nuno Espírito Santo adotou essa fórmula e acertou em cheio.
Logo aos dois minutos de jogo, André Silva apareceu isolado na área do Feirense e quando se preparava para rematar foi derrubado por Ícaro. O árbitro assinalou grande penalidade. Na conversão, o jovem André Silva não falhou e colocou os Dragões em vantagem bem cedo.
Perto da meia hora de jogo, o FC Porto chegou ao segundo golo. Maxi fez o lançamento de linha lateral para a área, a bola sofreu um desvio em Felipe e acabou nos pés de Brahimi, que rematou cruzado para o fundo das redes.
A jogar com dez jogadores e após os dois golos, a equipa de Santa Maria da Feira teve uma boa reação, mostrando que estava disposta a dar luta aos Dragões.
No segundo tempo, Brahimi bateu um canto na esquerda, Felipe desviou de cabeça ao primeiro poste e Marcano encostou em cima da linha de golo, fazendo o terceiro na partida aos 51 minutos.
Pouco depois, aos 66’, novamente Brahimi a lançar Alex Telles e este cruzou da esquerda para o segundo poste, onde apareceu André Silva a cabecear para o quarto do FC Porto, o segundo da conta pessoal.
Com este triunfo, os Dragões ultrapassam provisoriamente o Sporting e ficam a um ponto do líder Benfica, recordando que as duas equipas defrontam-se esta noite na Luz.
TSF

Praia de Mira teve noites incríveis!

A última noite das Festas em Honra de N. Sª da Conceição aconteceu com o espetáculo dos Topsom depois do magnífico espetáculo piromusical, do qual a Barrinha foi palco encantador.
Foi a última das noites destas grandiosas festas... sempre com excelente número de pessoas a quererem assistir os Grupos que por lá passaram.
Dançar, cantar, beber, comer, divertir... tantas vontades transformadas em realização por estes dias repletos de coisas boas e belas, muito por "culpa" de uma Organização que procurou não defraudar as expectativas e, acima de tudo, atender as muitas vontades de tanta gente.
É impossível agradar a todos, mas bastava uma rápida vista de olhos e um pouco de conversa, para perceber-se que a grande maioria dos que ali estiveram durante 5 dias, sentiram-se bastante satisfeitos.
Parabéns à todo o staff que durante semanas - meses, na verdade - não mediram esforços para que tudo corresse bem... Agora, é esperar por Dezembro de 2017!
Este slideshow necessita de JavaScript.
Veja aqui a um pequeno vídeo em direto, feito por Daniela Caramujo, a quem o Jornal Mira Online agradece a gentileza da disponibilização do mesmo:
Mira Online

Morreu ator Manuel Bola

Resultado de imagem para Morreu ator Manuel Bola

O ator Carlos Rodrigues, conhecido por Manuel Bola, morreu este domingo, em Setúbal, aos 72 anos, disse fonte próxima da família.
Nascido a 3 de setembro de 1944, Manuel Bola foi ator residente do Teatro de Animação de Setúbal (TAS) e entrou em várias séries de televisão, nomeadamente "Gente fina é outra coisa", "Os malucos do riso", "A banqueira do povo", "Nico d"obra", "Nós os ricos", "A loja do Camilo", "Jardins Proibidos" e "Inspetor Max".
Resultado de imagem para laços sobre lutoEm 1977, foi galardoado com o Prémio Melhor Ator Ibérico atribuído pelo III Festival de Cinema Ibérico.
Manuel Bola tinha estado hospitalizado no Hospital de S. Bernardo, em Setúbal, onde fora submetido a uma intervenção cirúrgica aos intestinos, mas tinha tido alta há seis dias.
Lusa
Foto: youtube

Agências de viagens elegem região Centro como destino turístico preferido

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) elegeu hoje a região Centro do país como o seu destino turístico preferido em 2017, foi hoje anunciado no seu 42.º Congresso Nacional, que decorre em Aveiro.

"É naturalmente com enorme prazer que informo que estabelecemos com o turismo do centro um protocolo que permitirá a esta região ser 'destino preferido da APAVT 2017'", disse o presidente da associação, Pedro Costa Ferreira, acrescentando que esta "é a simples evolução natural e o corolário do extraordinário trabalho que esta região tem desenvolvido com a APAVT" e "ainda mais importante, com todas e cada agência de viagens deste país".
Pedro Costa Ferreira mencionou ainda "os excelentes resultados que têm sido alcançados por este programa" em conjunto com o presidente da Região de Turismo do Centro, Pedro Machado, nos últimos anos.
A APAVT termina assim o programa 'destino preferido 2016' com a região autónoma da Madeira, enumerando também os "resultados significativos" que foram alcançados, e já antes mencionados pelo secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura da Madeira, Eduardo Jesus, nomeadamente no trabalho feito na inversão da queda de turísticas nacionais na região.
A Cidade de Aveiro acolhe desde o dia 08 e até 11 de dezembro, o 42.º Congresso Nacional da APAVT, coorganizado pela Entidade Regional de Turismo Centro de Portugal e pela Câmara Municipal de Aveiro, contando com 670 profissionais do setor de vários ramos de atividade, o maior número de inscritos dos últimos 15 anos.
'Turismo: Liberdade de Escolha e Fatores de Competitividade' foi o tema escolhido para a reunião anual dos agentes de viagens.
Fonte: Lusa
Foto:Diário de Leiria

Hora de Fecho: O dérbi visto da Argentina com saudades do Barbas

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Este domingo, é o 96.º dérbi na casa do Benfica, entre campeonatos e taças. É um jogo com barbas, vá. Por isso mesmo, convidámos dois ilustres argentinos para esgrimir argumentos: Bossio e Acosta.
Antes de a bola começar a rolar, o Sporting está a dois pontos e o Benfica a quatro. Uma vitória aproximará o FC Porto da liderança. Depois, é só esperar que algum dos rivais (ou ambos) "escorregue".
Em dia de Benfica-Sporting fazemos a pré-publicação do livro "Bola ao Ar - As Histórias Mais Insólitas do Futebol Português", de Rui Miguel Tovar. E escolhemos o dérbi, pois claro.
Um ano depois de deixar a pasta da Educação, Nuno Crato -- "um dos ex-ministros", como se refere a si mesmo -- fala sobre o trabalho do Governo PS. "Nós, ministros, temos um papel bastante limitado".
Abrir um bar na Baixa do Porto são favas contadas. Mas há 10 anos não era assim. A 7 de dezembro de 2006, numa rua onde não havia viv'alma, quatro amigos abriram o Plano B. Falámos com ele (a sério).
Foi o ano do regresso do Pokémon, das identificações no Facebook e da crise dos refugiados. E por isso ficou repleto de estratégias publicitárias muito comoventes. Veja as melhores.
Paolo Gentiloni, ministro dos Negócios Estrangeiros e próximo do primeiro-ministro demissionário, foi convidado a suceder ao atual primeiro-ministro italiano.
Os extremistas do Estado Islâmico abandonaram o centro da cidade de Palmira, onde tinham entrado no sábado, após ataques aéreos russos, avançou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.
Bruno Vieira Amaral foi ao concerto do cantor francês, depois de ter perdido o de 2008: "Teria valido a pena mesmo que Aznavour só tivesse cantado 'Comme Ils Disent'".
Enquanto a maioria das camisolas natalícias se produzem, compram e desfazem a uma velocidade alucinante, a Tom Cridland criou uma com garantia de 30 anos. E tudo começou na Serra da Estrela.
Não se trata de assaltar uma bomba de combustível e muito menos de abastecer sem pagar. É apenas um simples truque para ter mais gasolina (ou, já agora, gasóleo, GPL e Gás Natural) pelo mesmo valor. 
Opinião

Lucy Pepper
Os gatinhos e as outras tretas constituem uma força imparável na internet. Estão a fazer tudo declinar para o menor denominador comum, e hoje é o menor denominador comum que mantém vivos os media. 

João Marques de Almeida
Em 2017 só há uma forma de combater a revolução política feita à esquerda em 2015: PSD e CDS apoiarem Cristas e Moreira. Não será fácil, mas não será mais difícil do que uma aliança entre PS, PCP e BE

André Azevedo Alves
O que é porventura distintivo no actual contexto da UE é que as suas contradições internas e pouca robustez institucional levam as elites dirigentes a tremerem perante toda e qualquer consulta popular

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
É pena que a arrogância e irresponsabilidade de uns deputados afecte tão negativamente o bom nome de Portugal. O modo fracturante de estar na política é a antítese do modo cristão de exercer o poder.

Ruth Manus
Não existe ninguém melhor para falar sobre as qualidades de um país do que seus próprios nacionais. Mas me disseram que em Portugal essa lógica não funciona. Não deveria ser assim.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Escola da Filarmónica de Mira apresentou espetáculo

dsc_0219
A Escola de Música da Filarmónica Ressurreição de Mira aproveitou a época natalícia para mostrar o trabalho dos seus miúdos e miúdas, com a apresentação de "Presépio".
Durante pouco mais de uma hora eles estiveram em cena, interpretando, cantando e tocando para o público que, mais uma vez, encheu por completo o espaço da Casa do Povo de Mira.
Para além de mostrar trabalho feito, crianças e jovens procuraram levar ao palco, a energia que esta quadra transmite, onde sobressai o que há de melhor no ser humano.
Ficam aqui, fotos e vídeos do que se passou na Casa do Povo...
Mira Online
Mira Online | Dezembro 11, 2016 às 4:23 pm 
______________________________________________________

Lamas “virou a três e acabou a seis”

Os seniores do Domus Nostra, em dia de ver o sonho de ter as camadas jovens sob novos patrocinadores, recebeu o forte Lamas Futsal no seu Pavilhão e foi, justamente, derrotado por 2-6.
Numa primeira parte fraca, jogada em ritmo de treino, não espantou que a supremacia forasteira se fizesse sentir, num resultado de 1-3 ao fim dos primeiros 20 minutos. Dominando praticamente durante todo aquele período, o Lamas aproveitou-se de erros individuais e de marcação, para converter em golos quase todas as oportunidades que dispôs, ao contrário da equipa da casa que, quando conseguia rematar (bem mais na segunda parte) não contou com a estrelinha, que tantas vezes faz a diferença!
Já a segunda parte teve o mesmo número de golos para cada equipa dos primeiros 20 minutos, mas foi bastante mais mexida, com as chances a acontecerem em maior número, um maior trabalho dos guarda redes, e (o que de melhor aconteceu durante todo o encontro) a colocação de juniores do Domus, em maior número, o que veio a dar outra imagem. Com ganas de mostrar aos seus de que são realmente um futuro assegurado, apertaram o adversário com marcações altas que são sempre um risco, mas que deve ser assumido... para isto, estavam lá atrás Rafa e depois, Barreiras para tentar evitar que o adversário aumentasse ainda mais a diferença no marcador!
Vêm aí as Festas de Natal e fim de ano, mas fica a certeza de que o Domus tem, ainda, uma boa margem de manobra pois a segunda volta da primeira fase ainda agora teve início. É preciso, sim, que estes jogadores joguem sempre como já jogaram algumas vezes neste campeonato, para além de encerrar esta longuíssima fase de lesões que tanto tem apoquentado o plantel.
O Domus mostrou ontem, a espaços, o que dele se espera e deixou mais uma vez, a convicção de que é equipa para militar na segunda divisão nacional.
P.S. - Foram apresentados, ao intervalo, os novos equipamentos das camadas jovens. Tal facto será assinalado na reportagem referente ao Jantar de Natal do clube, que aconteceu ontem a noite, após o jogo.

Mira Online


Quer que o combustível dure mais? Este ‘truque’ científico ajuda

Pode parecer absurdo, mas a simples decisão de escolher uma hora diferente para encher o depósito pode fazer toda a diferença nos gastos mensais.

Resultado de imagem para Quer que o combustível dure mais? Este ‘truque’ científico ajuda
Encher o depósito, andar na estrada, voltar ao posto de abastecimento, ver os preços mais altos e encher na mesma o depósito porque não existe alternativa. Este é o ciclo infindável da vida mensal dos portugueses, criado pela necessidade de cumprir as obrigações profissionais e pela falta de alternativas viáveis ao clássico carro.
As dicas para poupar combustível são muitas, mas a pressa e as longas filas são quase sempre inimigas fatais da vontade de gastar menos; para fugir aos clássicos truques, o Economia ao Minuto partilha consigo uma forma mais simples de fazer 'esticar' os combustíveis, que não depende da condução.
De acordo com os especialistas em combustíveis citados pela NDTV, se abastecer durante as manhãs, principalmente quando está frio, os combustíveis vão durar mais. A razão é científica e bastante simples: os derivados de petróleo ficam mais densos quando está frio e menos densos quando está calor.
De manhã, quando os combustíveis tiveram mais tempo para arrefecer nos depósitos e quando a temperatura exterior é mais baixa, a gasolina, o gasóleo e até o GPL expandem-se menos e consegue obter mais combustível com a mesma quantidade de litros comprados.
A diferença vai aumentando com a quantidade de combustível e portanto a diferença será mais significativa para as empresas que adquirem grandes quantidades de gasolina e gasóleo, como os transportadores rodoviários. Para o consumidor privado, a diferença em cada tanque é muito mais pequena, mas ainda assim poderá ajudar a poupar muito dinheiro a longo prazo.
Fonte: Economia ao minuto
Foto: © Reuters

Reveillon no “Alpendre”, para depois ir até a Praia de Mira…

001
Alpendre Tapas & Bar tem uma proposta para si: Faça da sua Passagem de Ano, um momento incrível e, depois, vá à Praia de Mira para a Festa de Fim de Ano!
Com uma ementa de dar água na boca, para além da habitual qualidade dos serviços prestados, Ricardo Madaleno e sua equipa tudo farão para que o último jantar de 2016 seja um bom prenúncio para um ano novo que se espera, cheio de saúde, alegria e boa disposição!
Não demore muito a fazer a sua reserva, pois... pode não chegar a tempo!
Mira Online

Portuguesa é sucesso de vendas no Brasil. “Foi uma surpresa”

Resultado de imagem para livro ‘Sorrisos Quebrados
Sofia Silva tem 29 anos, nasceu em Vila Nova de Gaia, no Porto, e está a tornar-se um fenómeno no Brasil, depois de o seu livro ‘Sorrisos Quebrados’ ter alcançado o sexto lugar do top de vendas da Amazon Brasil em apenas seis horas. Depois disso chegou ao 1.° lugar em Romance e Literatura & Ficção de Língua Portuguesa na Amazon.com, além de estar entre os 10 mais vendidos da Amazon.com.br e na lista dos e-books mais vendidos da Revista Veja.

Em entrevista ao Notícias ao Minuto, a professora formada em Ensino Básico do 1.º Ciclo pela Universidade de Aveiro recordou que a ideia de escrever um livro “surgiu há precisamente dois anos”. A “paixão pela leitura foi crescendo até ao momento em que senti que poderia contar histórias que a imaginação foi criando”, o que a levou a integrar-se no Wattpad como um “passatempo”, e “sem imaginar que um dia iria lançar como profissional”.
O livro ‘Sorrisos Quebrados’ faz parte da série ‘Quebrados’, uma compilação que tem um tema em comum: “pessoas que não encaixam nos padrões impostos por esta sociedade de perfeição utópica”. “Nos livros abordo a deficiência, bullying escolar, violência psicológica e doméstica, entre variados temas. Cada livro foca sobre uma problemática da sociedade que espelha o que acontece em muitas escolas e casas” conta.
O livro em causa foca-se no “trauma” e “é sobre duas pessoas que sofreram com as relações anteriores, trazendo consigo marcas exteriores e interiores da violência a que foram sujeitas”, sendo que o desenrolar da história se foca nas “dificuldades que as personagens principais têm em refazer a vida após a vivência em relações destrutivas”.
Quanto ao nome do livro, a alusão a ‘sorrisos’ é simples. “Quando pessoas passam por momentos tão dolorosos, sorrir é tão raro e difícil que quando tentam, ele não sai com naturalidade”, disse, acrescentando ainda que há outro motivo, mas que esse é “um dos segredos da leitura”.
Questionada sobre a falta de uma editora associada à sua obra, Sofia Silva explicou que começou “sem pretensões”, na plataforma gratuita Wattpad, mas com o “aumento dos leitores, sendo 80% brasileiros, os pedidos de publicação foram acontecendo e alguns convites”. Contudo, o acordo acabou por não acontecer e a jovem resolveu fazê-lo sozinha.
A chegada ao top de vendas foi recebido com “completa surpresa”. “Não imaginava que passadas apenas seis horas o e-book estaria em sexto lugar dos mais vendidos. Sendo portuguesa e tendo publicado aqui em Portugal é mais difícil”, explicou, frisando que “a vida é uma incógnita que tentamos desvendar dia após dia” e que a escrita tem ocupado cada vez mais tempo na sua vida.
A escritora acredita que o sucesso no Brasil possa torná-la mais conhecida em Portugal, principalmente porque pode “existir curiosidade em perceber como alguém que vive em Portugal conseguiu ter um pequeno espaço literário do outro lado do mundo”.
Fonte: Noticiasaominuto
Foto: © DR

No dia 18 de Dezembro a União Músicos de Mira celebrará o seu 5º aniversário.

umm_concerto_natal2016_cartaz
A Associação Allegr’Arte tem o prazer de convidar toda a comunidade da vila de Mira a estar presente nas celebrações do 5º aniversário da União Músicos de Mira (UMM) que se irá realizar no dia 18 de Dezembro, na Igreja Matriz de Mira pelas 17h30.
As celebrações iniciar-se-ão com a participação da UMM na missa dominical pelas 11h30 e continuarão durante a tarde com a realização de um brilhante Concerto de Natal pelas 17h30 que contará com a participação especial do Grupo Coral da Barra, do Grupo Coral de Mira e da escola de música da Allegr’arte - a Academia de Artes, no qual também se procederá ao sorteio do Cabaz de Natal.
A União de Músicos de Mira é uma banda de música que nasceu em Dezembro de 2011, pela vontade de um grupo de jovens em se juntar novamente para vivenciar em conjunto a Música. É um grupo misto, constituído por cerca de 30 elementos, que alia a energia dos mais jovens à experiencia dos mais velhos, e possui como objetivos a divulgação da música, a preservação do património cultural da Região, a formação e o incremento da criatividade musical. Ao longo destes cinco anos tem vindo a desenvolver a sua atividade em arruadas, procissões, concertos, missas, inaugurações, animação de eventos, casamentos e batizados.
No ano de 2012 nasceu um outro projeto muito desejado pela Allegr’Arte: a Academia de Artes. É uma escola de música direcionada a toda a população, desde bebés até à idade sénior, que se destina ao ensino de aulas de formação e teoria musical, classe de conjunto vocal e instrumental, aulas de instrumento e atualmente engloba aulas de violino e de expressão dramática.
Ao longo destes cinco anos, o projeto que estava inicialmente num berço, agora já começa a ganhar forma e a dar mais do que os seus primeiros passos. Com agenda cheia ao longo de todo o ano e durante as festividades de Verão, verifica-se um sucesso crescente desta banda e de que tanto nos orgulha. A UMM destaca-se não só pela sua presença assídua em diversas festas e eventos do município, e participação em atividades a convite de outras associações, bem como pelas suas iniciativas de formação musical exteriores como workshops e masterclass e pela procura incansável por uma qualidade musical de excelência tanto a nível profissional como pessoal para cada um dos seus músicos, maestrina e elementos da associação.
Contudo, nada disto seria possível se não tivéssemos o público, o apoio das diversas instituições municipais e locais, as famílias das nossas crianças, os nossos músicos, os jornais locais e ainda o apoio de pessoas externas à associação que demonstram vontade em colaborar connosco. É por todas estas pessoas que temos vontade de realizar mais e melhor para levar a nossa cultura e as nossas raízes a cada um de vós.
Contamos com a vossa presença no dia 18 de Dezembro, na missa dominical e no concerto de natal para vos presentear com o melhor que sabemos fazer: a Música!

A Direção,
                                                                                                                      Allegr’Arte!