quinta-feira, 11 de novembro de 2021

DIA DO ARMISTÍCIO ASSINALADO NA MARINHA GRANDE

O presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, participou na manhã desta quinta-feira, 11 de novembro, nas comemorações do 103.º aniversário do Dia do Armistício, a convite da direção do Núcleo da Liga dos Combatentes da Marinha Grande.
A cerimónia realizou-se junto ao Monumento da Grande Guerra, situado na Avenida D. Dinis, na Marinha Grande e contou com a presença do presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; da presidente da Junta da Marinha Grande, Cristina Sousa; do comandante da Base Aérea nº 5, João Vicente; do comandante da Esquadra da Marinha Grande da PSP, Fábio Camelo; e dos representantes do Regimento de Artilharia nº4 de Leiria e do Núcleo da Liga.
Foram depositadas coroas de flores no Monumento da Grande Guerra e respeitado um minuto de silêncio em memória dos combatentes. Seguiu-se a leitura de uma mensagem alusiva à data, que assinala o fim simbólico da Primeira Guerra Mundial ocorrido a 11 de novembro de 1918, e de homenagem à memória dos combatentes.

Castelo de Paiva | Tardes Palacianas com música barroca e romântica

IGREJA DE S. JOÃO BAPTISTA DA RAIVA RECEBE ESPECTÁCULO CULTURAL
Neste mês de Novembro, os Domingos são marcados pelas Tardes Palacianas, e depois dos espectáculos nas igrejas de S. Cristóvão, em Cinfães e Santa Maria de Veade, em Celorico de Basto, a Igreja de São João Baptista da Raiva, em Castelo de Paiva, vai receber na tarde do próximo dia 21 a partir das 16h00, a iniciativa cultural denominada “ Tardes Palacianas na Rota do Românico “, com um concerto de Jacinto Neves e do ConcentusPerTempora-Ensemble.

Uma tarde palaciana, com um “ Concerto Real pelos sons da Corte de D. João V”, onde serão interpretados temas da época barroca e romântica, levemente comentados para uma maior aproximação ao público presente, em que se visualiza o Rei Magnânimo regozijado com obras dos compositores ao seu serviço, como Pedro António Avondano, Alessandro e Domenico Scarlatti, em harmonia com os europeus de relevo da época, tais como Antonio Vivaldi, Tomaso Albinoni e o incontornável Johann Sebastian Bach.

O ConcentusPerTempora-Ensemble, formação de constituição flexível, procura difundir variados períodos e estéticas musicais às mais abrangentes massas culturais que emergem nos nossos tempos, sendo que o Ensemble tem vindo a realizar inúmeros concertos em monumentos e museus nacionais, oferecendo ao público o prazer de escutar compositores portugueses e internacionais.

Promovidos pela Rota do Românico, estes eventos enquadram-se no projecto EEC PROVERE Turismo para Todos: valorização, dinamização e promoção turística da região, sendo cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia.

Recorde-se que, a Rota do Românico reúne, actualmente, 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos Vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende), sendo que, as principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.

A entrada neste concerto na Igreja da Raiva, em Castelo de Paiva, é gratuita, mas será condicionada à lotação do espaço, por ordem de chegada.

Carlos Oliveira

Marinha Grande | MUNICÍPIO ASSINALA O DIA MUNDIAL DA DIABETES

A Câmara Municipal da Marinha Grande vai assinalar o Dia Mundial da Diabetes, que se celebra no dia 14 de novembro, através da iluminação da fachada do edifício dos Paços do Concelho, durante a noite de 13 para 14 de novembro, com cor azul.
A cor azul, cor da diabetes, representa o símbolo universal da Vida e da Saúde. Representa também a cor do céu que une todas as Nações da Terra.
De acordo com a vereadora do pelouro da saúde, Ana Laura Baridó, “a Diabetes continua a ser uma das patologias com maior responsabilidade nas doenças cardiovasculares que, por sua vez, continuam a ser a principal causa de morte no nosso país. Devemos pensar nos nossos hábitos de vida com grande responsabilidade, por forma a prevenir a Diabetes”.

Ana Laura Baridó acrescenta que  “o município da Marinha Grande integrará na sua estratégia municipal para a saúde programas preventivos desta doença”.

São sugeridos alguns comportamentos preventivos da Diabetes, como:
- Manter a glicemia controlada,
- Manter-se hidratado e com uma alimentação saudável,
- Manter-se ativo no domicílio,
- ter fármacos e material para o tratamento da Diabetes para um a dois meses.

Para prevenir a Diabetes Tipo 2, a população deve:
- Ingerir diariamente vegetais e fruta,
- Praticar atividade física regular,
- Fazer abstenção tabágica,
- Prevenir a obesidade.

PARCERIAS COM CABO VERDE PARA FORMAÇÃO PROFISSIONAL

O CENFIM - Centro de Formação Profissional da Industria Metalúrgica e Metalomecânica e a Câmara Municipal da Marinha Grande são parceiros num projeto de formação profissional na área da metalomecânica, destinado a jovens de Cabo Verde.

A reunião de trabalho para fazer o ponto de situação do projeto ocorreu no dia 10 de novembro, a convite deste Centro de Formação do setor da metalomecânica. Contou com a presença do presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; do diretor nacional do CENFIM, Manuel Grilo; do diretor do Núcleo da Marinha Grande do CENFIM, Carlos Silva; do técnico do departamento de formação do CENFIM, Luciano Santos; e do responsável do Gabinete de Apoio ao Empresário e Empreendedorismo do Município, Luis Barreiros Oliveira.

O encontro visou avaliar o ponto de situação relativamente a um projeto comum, assumido em parceria com outros parceiros nacionais e o Governo de Cabo Verde, para concessão de formação profissional (teórica e prática), a partir de janeiro de 2022, a 20 jovens daquele País de Língua Portuguesa, na área do CNC.


Foi ainda feita uma breve apresentação do percurso mais recente e de projetos futuros do núcleo da Marinha Grande do CENFIM.


O Núcleo do CENFIM da Marinha Grande foi implementado no início do mês de novembro de 1985, tendo sido o primeiro Núcleo do CENFIM a iniciar a sua atividade, de forma a apoiar e responder às contínuas e crescentes necessidades de formação da indústria metalomecânica da Região, nomeadamente a de moldes, abrangendo cerca de 250 empresas.


A Região de influência deste Núcleo é hoje das mais competitivas a nível nacional, apostando no seu desenvolvimento tecnológico, no correto planeamento da produção e controle da qualidade, na modernização constante dos equipamentos e na formação profissional.


12 de novembro, Dia Mundial da Pneumonia, MOVA deixa o alerta

 Gravidade da época gripal pode despoletar aumento de casos de Pneumonia

Segundo o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças, esta época gripal deverá ser particularmente grave, especialmente para os grupos de risco. Entre as múltiplas complicações que podem chegar com uma Gripe, a Pneumonia é uma das mais graves e é particularmente incidente nesta altura do ano. No Dia Mundial da Pneumonia, o MOVA – Movimento Doentes Pela Vacinação lembra que a Pneumonia pode deixar sequelas irreversíveis ou mesmo levar à morte. Reforça a importância de apostarmos na sua prevenção através da vacinação antipneumocócica, um ato com ganhos quantitativos e qualitativos, transversais à sociedade. Investir na vacinação individual é também investir em saúde pública, prevenir internamentos e contribuir para a diminuição do recurso aos serviços de saúde, nesta fase, sobrecarregados.

A estatística mostra que a interação entre o vírus da Gripe e o pneumococo – a bactéria responsável pela maioria dos casos de Pneumonia – aumenta em dezenas de vezes o risco de contrairmos a doença. Num ano em que se espera um agravamento da gravidade dos casos de Gripe, devemos estar particularmente atentos e proteger-nos também contra a Pneumonia, uma doença grave e potencialmente fatal. Apesar de ser prevenível através de vacinação, a Pneumonia ainda mata, todos os dias, uma média de 13 pessoas no nosso país. 4,2% da mortalidade ocorrida em 2019, segundo o INE.

“Trabalhamos diariamente para alterar esta tendência – sobretudo porque a maioria dos casos pode ser evitada. Contrair uma Pneumonia é sempre grave, qualquer que seja a altura do ano, mas se a contrairmos em pleno pico de Gripe e em contexto de pandemia, será francamente pior. Não devemos arriscar. Façamos a nossa parte, apostando na vacinação”, afirma Isabel Saraiva, fundadora do MOVA.

Para assinalar o Dia Mundial da Pneumonia, o MOVA reforça que devemos ter especial atenção aos mais propensos a contrair a doença: as crianças pequenas, as pessoas com mais de 65 anos, e os adultos portadores de doenças crónicas como diabetes, asma, DPOC, outras doenças respiratórias crónicas, doença cardíaca, doença hepática crónica, doentes oncológicos, portadores de VIH e doentes renais.

A Pneumonia pode deixar sequelas permanentes, que reduzem drasticamente a qualidade de vida de quem a contraiu. Bronquiectasias (deformação dos brônquios) e compromisso da função pulmonar são apenas dois exemplos, tal como a permanência de tosse, expetoração ou falta de ar. Podemos evitar grande parte das Pneumonias e respetivas sequelas através de vacinação.

Para o MOVA, a vacinação deve ser uma prioridade em todas as fases da vida. No caso particular da Pneumonia, a vacinação antipneumocócica está recomendada pela Direção Geral da Saúde a todos os adultos com idade igual ou superior a 65 anos e a todos os adultos pertencentes aos grupos de risco – idosos, pessoas com doenças crónicas como diabetes, asma, DPOC, outras doenças respiratórias crónicas, doença cardíaca, doença hepática crónica, doentes oncológicos, portadores de VIH e doentes renais.

A vacina é gratuita para as crianças e alguns segmentos de adultos, para quem já se encontra em PNV, e é parcialmente comparticipada pelo estado para a restante população. A sua eficácia está comprovada em todas as faixas etárias, incluindo na prevenção das formas mais graves da doença.

A proteção dos grupos de risco através de imunização é uma das grandes causas do Movimento Doentes pela Vacinação. Composto por especialistas e associações de doentes, o movimento de cidadania apela à acessibilidade da vacina a pessoas que se encontrem em situações de maior fragilidade.

Sobre o MOVA

A vacinação ao longo da vida é um dos objetivos do MOVA. Movimento de cidadania fundado há 4 anos pela Respira, com o apoio da Fundação Portuguesa do Pulmão e do GRESP, é composto por um total de 15 entidades que incluem a AADIC – Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca, a Associação Ares do Pinhal, a ANTDR - Associação Nacional da Tuberculose e Doenças Respiratórias, a Associação Portuguesa de Asmáticos, APER - Enfermeiros de Reabilitação, a Associação Portuguesa de Insuficientes Renais, a Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão (Pulmonale), a Europacolon Portugal - Apoio ao Doente com Cancro Digestivo, a FPAD – Federação Portuguesa das Associações de Pessoas com Diabetes, a Liga Portuguesa Contra o Cancro, a Liga Portuguesa Contra a Sida e a MYOS – Associação Nacional Contra a Fibromialgia e Síndrome de Fadiga Crónica.


FONTES:

(1) Shrestha S, et al. Identifying the interaction between infl uenza and pneumococcal pneumonia using incidence data. Sci Transl Med 2013. 5(191):191ra84.

Roménia desloca pacientes para Itália e Alemanha com 50 mil novos casos

 Com o sistema de saúde romeno a anunciar uma situação de pré-colapso, há já pacientes de Covid em estado crítico a serem mobilizados para Itália. A Polónia enviou médicos e enfermeiros para a Roménia, onde os números do governo apontam uma morte relacionada com o coronavírus em cada cinco minutos, sendo que a taxa de vacinação não ultrapassa os 37%.

Na Croácia, as filas para receber a inoculação são engrossadas por muitos russos, que se dirigem a este país à procura das vacinas aprovadas pelas autoridades europeias e pela Organização Mundial de Saúde, em detrimento da Sputnik. Assim poderão viajar por grande parte do globo.

"Não são só russos, há outros estrangeiros a vir. Há até uma fila especial. Mas a maior parte, sim, vem da Rússia por um dia e, duas semanas depois, recebe o certificado europeu", explica Valentino Rajkovic, coordenador da Proteção Civil de Zagreb.

Chegou ao fim esta quinta-feira o prazo para os cuidadores dos lares de idosos no Reino Unido receberem a imunização, sob pena de perderem o trabalho. É a chamada política "No Jab, No Job". Receia-se, no entanto, a penúria de pessoal, quando as estimativas apontam para mais de 30 mil trabalhadores sem esse requisito. Todos os trabalhadores dos serviços de saúde têm de seguir o mesmo caminho até abril do próximo ano.

E, pelo segundo ano consecutivo, os célebres mercados de Natal na Alemanha não deverão abrir face a números galopantes: em 24 horas, o país registou mais de 50 mil novos casos de infeção.

Euronews

Escolas da Região Centro integram programa de educação alimentar “Os Super Saudáveis” no ano letivo 2021/22

 O programa de educação alimentar “Os Super Saudáveis”, da Liga Portuguesa Contra o Cancro, no ano letivo 2021/22, fez chegar às escolas da Região Centro, até ao momento, 10.880 kits (distribuídos entre alunos e professores), através do Núcleo regional do Centro (NRC) da Liga.

A iniciativa é dirigida a crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico e conta com o apoio institucional da Direção-Geral da Educação, Direção-Geral da Saúde e Associação Portuguesa de Nutrição, tendo sido vencedor do Food & Nutrition Award 2018, na categoria de educação alimentar. No ano letivo que agora se inicia, o NRC já regista a participação de cerca de 6 mil alunos, das 188 escolas intervenientes no projeto, localizadas nos distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu.

O programa educativo alimentar contempla a realização das duas fases do projeto: Fase 1 (que inclui 15 cartas, de almoço e lanche), e a Fase 2 (que acrescenta 5 novas cartas de lanche). Está também prevista a realização de uma cerimónia final de entrega de diplomas.

Até ao momento, a apresentação do programa englobou a realização de 76 reuniões com Câmaras Municipais; 28 reuniões de implementação do programa; e a realização de 4 ações de formação acreditada, destinada a professores e assistentes operacionais (com nova ação já agendada para Oliveira de Frades).  De salientar, ainda, a importante fase de preparação dos voluntários do NRC sobre “Os Super Saudáveis”, realizada entre março e maio de 2021, através de 12 sessões de formação online, onde participaram 189 formandos (voluntários).

O papel mais ativo dos voluntários comunitários na apresentação do projeto "Os Super Saudáveis” nos diversos contextos regionais do Centro, vem na senda da promoção de sinergias que permitam aumentar o impacto desta iniciativa, e no sentido de fortalecer a presença voluntários do NRC nas comunidades locais.

Apesar do projeto poder iniciar em qualquer altura do ano, algumas escolas optaram por associar o lançamento do projeto ao Dia Mundial da Alimentação, que se assinala a 16 de outubro, enquanto outras, preferiram associar o projeto, ao dia 8 de novembro, Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis.

As inscrições estão disponíveis em https://www.ligacontracancro.pt/servicos/detalhe/url/supersaudaveis-fase1

Concelhos com a totalidade de alunos do 3º e 4º ano a participar

  • Agrupamento de Escolas de Anadia – 365 alunos
  • Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal – 200 alunos
  • Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova            - 250 alunos
  • Agrupamento de Escolas de Figueiró dos Vinhos – 62 alunos
  • Agrupamento de Escolas de Meda – 60 alunos
  • Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho- 333 alunos
  • Agrupamento de Escolas da Murtosa – 200 alunos
  • Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade, Oleiros- 77 alunos
  • Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades – 201 alunos
  • Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital – 275 alunos
  • Agrupamento de Escolas de Pampilhosa da Serra – 88 alunos
  • Agrupamento de Escolas de Pedrogão Grande – 80 alunos
  • Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo – 80 alunos
  • Agrupamento de Escolas de Pinhel – 90 alunos
  • Agrupamento de Escolas de Pombal, Agrupamento de Escolas da Guia, Agrupamento de Escolas Guardim Pais – 753 alunos
  • Agrupamento de Escolas Tenente Coronel Adão Carrapatoso, Vila Nova de Foz Côa – 75 alunos
  • Agrupamento de Escolas de Vouzela e Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia – 226 alunos
  • Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Poiares – 85 alunos

Outras escolas inscritas por concelho

- Águeda

Agrupamento de Escolas de Águeda, EB Fernando Caldeira

Agrupamento de Escolas de Águeda, EB de Assequins

Agrupamento de Escolas de Águeda, EB da Borralha

Agrupamento de Escolas de Águeda, EB de Recardães

Agrupamento de Escolas de Águeda Sul, EB de Aguada de Cima

Agrupamento de Escolas Águeda Sul, EB António Graça-Barrô

Agrupamento de Escolas Águeda Sul - EB Professor Artur Nunes Vidal

Agrupamento de Escolas de Águeda Sul, EB de Aguada de Baixo

Instituto Duarte de Lemos

- Arganil

Agrupamento de Escolas de Arganil, EB1 de Coja

- Albergaria-a-Velha

Agrupamento de Escolas Albergaria-a-Velha, Escola Básica de Albergaria-a-Velha

Agrupamento de Escolas Albergaria-a-Velha, Escola Básica de Alquerubim

Agrupamento de Escolas Albergaria-a-Velha, Escola Básica de Angeja

Agrupamento de Escolas Albergaria-a-Velha, Escola Básica de Cruzinha

Agrupamento de Escolas Albergaria-a-Velha, Escola Básica de Igreja

Agrupamento de Escolas Albergaria-a-Velha, Escola Básica de Santo António

Agrupamento de Escolas Albergaria-a-Velha, Escola Básica de São João de Loure

Agrupamento de Escolas Albergaria-a-Velha, Escola Básica de Sobreiro

- Aveiro

Agrupamento de Escolas de Oliveirinha, EB1 da Costa do Valado

- Cantanhede

Agrupamento de Escolas Gândara Mar, EB1/JI de Tocha

Agrupamento de Escolas Gândara Mar, EB1/JI de Tocha

Agrupamento de Escolas Gândara Mar, EB1/JI de Tocha

Agrupamento de Escolas Gândara Mar, EB1 de Gesteira

Agrupamento de Escolas Gândara Mar, EB1 da Sanguinheira

- Castelo Branco

Jardim-Escola João de Deus, Castelo Branco

- Coimbra

Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, EB1 de Sargento Mor

Agrupamento de Escolas Coimbra Centro - EB1 do Ameal

- Figueira da Foz

Agrupamento de Escolas Figueira Mar, EB 1 Castelo

Agrupamento de Escolas Figueira Mar, Figueira Mar, EB1 Infante D. Pedro

Agrupamento de Escolas Figueira Mar, Figueira Mar, EB1 Serrado

Agrupamento de Escolas Figueira Mar, Figueira Mar, EB 1 Vila Verde

Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz, EB S. Julião

Agrupamento de Escolas do Paião, Eb do Paião

Agrupamento de Escolas do Paião, EB1 Sobral

Agrupamento de Escolas do Paião, EB 1 do Alqueidão

Agrupamento de Escolas do Paião, EB1 das Regalheiras

Agrupamento de Escolas do Paião, EB1 Leirosa

Agrupamento de Escolas do Paião, EB1 Santana

Agrupamento de Escolas do Paião, EB1 Costa de Lavos

Agrupamento de Escolas Figueira Norte, EB1 Santana

2º Jardim Escola João de Deus

- Fundão

Agrupamento de Escolas do Fundão, Escola EB Santa Teresinha Fundão

- Leiria

Agrupamento de Escolas de Marrazes, Escola Básica de Regueira de Pontes

Agrupamento de Escolas de Marrazes, Escola Básica Quinta da Alçada

- Marinha Grande

Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente EB Várzea

- Miranda do Corvo

Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo - Escola Básica da Lamas

 

- Ovar

Agrupamento de Escolas de Esmoriz/Ovar Norte, Escola EB1 do Gavinho

- Sever do Vouga

Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga – Escola Básica

- Viseu

Agrupamento de Escolas de Mundão, EB1 de Mundão

Agrupamento de Escolas de Mundão, Travassós de Cima

Agrupamento de Escolas de Mundão - EB1 de Sanguinhedo de Cota

 

Banco de Voluntariado de Anadia precisa de voluntários

 

O Banco Local de Voluntariado de Anadia, coordenado pela Câmara Municipal dAnadia, está à procura de voluntários para apoio ao estudo acompanhado (áreas de Matemática/Físico-Quimíca Português e Inglês) e para apoio à terceira idade em contexto institucional.

O BLVA é dinamizado pela Câmara Municipal de Anadia, juntamente com o Centro Social, Cultural e Recreativo da Freguesia de Avelãs de Cima e com o Centro Social, Cultural e Recreativo de Poutena, e conta, neste momento, com o apoio de 45 voluntários, que face ao contexto de pandemia Covid 19, não se encontram na sua maioria a exercer voluntariado. Com sede no Centro Cultural de Anadia, no Vale Santo, o banco é um espaço de encontro entre pessoas que expressam vontade de ajudar o próximo em regime de voluntariado, bem como de entidades promotoras que reúnam condições para integrar estes voluntários.

No que respeita ao apoio ao estudo, que o banco vem dinamizando há já alguns anos, tem procurado contribuir para a promoção do sucesso escolar de alunos oriundos de contextos socioeconómicos desfavorecidos. No presente ano letivo, o BLVA precisa da colaboração de voluntários que se proponham dar continuidade a esta tarefa, e aceita o apoio dado por profissionais com conhecimentos em diversas áreas, que irão integrar ações que o banco se propõe concretizar em vários pontos do concelho de Anadia.

Na área da terceira idade o exercício de voluntariado torna-se imprescindível para potenciar diversas atividades lúdicas que potenciam o envelhecimento ativo e o combate à solidão.

As informações sobre o BLVA estão disponíveis em www.cm-anadia.pt (Serviços > Ação Social) e os interessados em aderir a mais esta iniciativa solidária deverão contactar o banco através do endereço de correio eletrónico : redesocial.m.anadia@gmail.com

Cinco detidos por furtos em lares de idosos

 A Unidade de Intervenção, através da Secção de Investigação Criminal do Grupo de Intervenção de Operações Especiais, no dia 08 de novembro de 2021, realizou uma operação policial no âmbito de um inquérito criminal, que culminou na detenção de quatro homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 25 e os 54 anos, nos concelhos de Pombal e Amadora.

No decorrer da monitorização e análise da atividade criminal, detetou-se vários furtos em lares de terceira idade, centros de apoio social e edifícios similares, cujo objetivo do crime seria a extração dos cofres ali existentes, que em regra continham avultadas quantias em dinheiro e vários bens.

Pela dispersão territorial do fenómeno, com maior incidência nas regiões Centro e Norte do país, foi o inquérito e a investigação centralizada na Unidade de Intervenção, em coordenação com todo o dispositivo policial.

Através das diversas diligências de investigação, foi possível apurar a estrutura hierárquica do grupo e o respetivo modus operandi, que consistia em realizar reconhecimentos para explorarem as vulnerabilidades de vários lares e instituições e posteriormente, em regra durante a noite, fazerem a intrusão nas instalações através de arrombamento ou escalamento, para se apoderarem dos cofres e dos valores de alguns utentes.

Os suspeitos encontravam-se organizados, com tarefas bem definidas na sua atuação, desde a pesquisa dos alvos, à condução dos veículos usados e ao manuseamento de ferramentas para o arrombamento.

Três dos detidos já tinham antecedentes criminais, sendo que um deles já tinha cumprido pena de prisão por homicídio e outros dois por furtos, burlas e detenção de arma proibida.

Após as diligências policiais, foi dado cumprimento a 12 mandados de busca, sete domiciliárias e cinco não domiciliárias, em viaturas, nos concelhos de Pombal, Coimbra, Famalicão e Póvoa de Varzim, das quais resultaram, entre outras, as seguintes apreensões:

  • 4 veículos automóveis e 1 reboque;
  • Cerca de 13.800 euros em numerário;
  • 1 arma de fogo 6.35mm e 6 munições;
  • 188 doses de folhas de canábis;
  • 994 doses de haxixe;
  • Diversos objetos em ouro e joalharia;
  • 3 computadores portáteis;
  • 16 Telemóveis
  • 2 aparelhos GPS;
  • 3 cofres;
  • 2 carros de transporte de objetos;
  • 3 Walkie-Talkies;
  • 1 câmara endoscópica;
  • 1 máquina fotográfica;
  • Diverso material de corte e arrombamento;
  • 1 escada telescópica;
  • Várias cordas;
  • Vestuário, várias luvas e gorros passa-montanhas;
  • 3 lanternas.

As detenções ocorreram no decorrer da operação policial, que contou com a colaboração de várias Unidades da GNR, nomeadamente com o reforço das equipas dos Núcleos de Investigação Criminal dos Destacamentos Territoriais de Pombal, Leiria, Barcelos, Santo Tirso e Anadia bem como o apoio da Polícia de Segurança Pública.

Os detidos foram presentes no Departamento de Investigação e de Ação Penal (DIAP) de Lisboa no dia 09 de novembro, tendo sido aplicadas as seguintes medidas de coação:

  • 4 detidos em prisão preventiva ;
  • 1 dos detidos com termo de identidade e residência .

Vivo num País em que uma garrafa de gás butano custa 31,70€.

Vivo num País em que uma garrafa de gás butano custa 31,70€. Que maravilha, melhor do que isto onde podemos encontrar?

Aumentar os ordenados, nem pensar nisso, a classe empresarial manifesta-se logo a alegar das suas razões.
É caso para dizer: vivemos num paraíso à sua espera. Senhores da política não me peçam mais o meu voto. Vamos fazer daqui a pouco 50 anos que não possamos da cepa torta.
Já nada se faz neste País sem o apoio dos outros países? Ao ponto que chegámos. Sinto VERGONHA. Essa expressão que o estado somos todos nós... não a aceito. Analisando a situação o Estado são meia-dúzia de demagogos. Ainda pedem para os portugueses votarem em maiorias absolutas! Ganhem vergonha.

Joaquim Carlos

JAZZ NAS ADEGAS SILVES RECEBE MARTIN TEUSCHER QUARTETO NAS ÚLTIMAS SESSÕES DE 2021


O Jazz nas Adegas terá as suas últimas sessões de 2021, nos dias 26 e 27 de novembro, pelas 21h00 e 17h00 respetivamente. O espetáculo terá lugar na Quinta do Francês, Odelouca, em Silves, e conta com a atuação do grupo Martin Teuscher Quarteto.

Natural da Holanda, Martin Teuscher está radicado em Portugal há mais de 20 anos e tem atuado por todo o país.

Um espetáculo imperdível com um repertório cheio de Groove e energia, com Martin Teuscher_Saxofone, Sónia little B_Bateria, João Galante_piano e Pedro Silva_piano.

O evento organizado pela Câmara Municipal de Silves, conta com a parceria dos Produtores de Vinhos de Silves aderentes, do Agrupamento de Escolas Silves Sul e da Associação Barmen Algarve.

Os ingressos têm um custo associado de 15 euros (inclui, para além do concerto, prova de vinhos do produtor, degustação de tapas de produtos locais, voucher de visita ao Castelo e Museu Municipal de Arqueologia e a oferta de uma garrafa de vinho), encontrando-se já à venda os bilhetes do The Tavares Jazz Quartet na plataforma BOL em: https://cmsilves.bol.pt/ ou num dos seguintes locais: FNAC, Worten, El Corte Inglés, CTT Correios. O evento destina-se a maiores de 18 anos.

+ Info: Sector de Turismo da CMS | tel.: 282 440 800 | email: turismo@cm-silves.pt

COP26 muito longe dos objetivos

Não é preciso ir muito longe para perceber a inspiração de um dos mais recentes protestos na Cimeira do Clima: o ministro do Tuvalu discursou com os pés dentro de água e o mesmo fizeram os manifestantes em Glasgow, que envergavam retratos de dirigentes como Jair Bolsonaro ou Boris Johnson.

O facto é que, na reta final da COP26nenhum dos grandes objetivos parece ter sido atingido e quem o afirma são mesmo os responsáveis do Programa da ONU para o Meio Ambiente.

Especialistas como Niklas Hohne, do Instituto NewClimate, salientam que mesmo que se cumpram as promessas feitas neste encontro, as emissões de gases com efeito de estufa em 2030 serão o dobro do necessário para limitar o aquecimento global.

Na verdade, segundo um relatório da ONU, a manter-se o contexto atual, as emissões em 2030 ficarão cinco vezes acima da linha vermelha para impedir que o planeta aqueça 2,7 graus até ao final do século 21.

Ao fim de duas semanas de conversações, até o presidente da cimeira, Alok Sharma, lança o apelo para que os governos definam objetivos mais ambiciosos.

Uma das promessas por cumprir é a atribuição de 50 mil milhões de dólares por parte das nações mais ricas para ajudar os países em desenvolvimento a adaptar-se ao equilíbrio entre crescimento económico e desafios climáticos.

Fonte: euronews

CASTELO DE PAIVA | Vereadora Liliana Vieira congratulou-se com os bons resultados

ADC CJ CLARK ALCANÇOU SUCESSO NO CAMPEONATO DISTRITAL DE CORTA MATO

 


No passado dia 6 de Novembro, a ADCCJ Clark - Fornos fez deslocar até à Quinta do Ega, no concelho de Vagos, diversos atletas juvenis, juniores, seniores e veteranos da para disputarem estes campeonatos distritais de Corta Mato Longo.

 

Os resultados conseguidos pelos atletas desta agremiação desportiva paivense foram excelentes, alcançando cinco medalhas individuais, registando-se um Campeão Distrital e quatro Vice-Campeões Distritais, assim como dois pódios colectivos e vários atletas no Top 10, destacando-se a prestação de Adélia Tavares, que se sagrou campeã distrital em +F50.


Ao tomar conhecimento destes bons resultados nos campeonatos distritais, a Vereadora do Pelouro da Cultura e Desporto, Liliana Vieira, congratulou-se com este sucesso desportivo e endereçou os parabéns à colectividade, expressando orgulho pelo trabalho desenvolvido, e que tão bem representa a Associação Desportiva, Cultural, CJ Clark.


Ainda no fim de semana, os atletas Carina Ferreira e André Pereira, participaram no 7º. Challenge de Leira, em Marcha, um prestigiado evento desportivo, destacando-se o mérito da vitória de Carina Ferreira.


A autarca paivense aproveitou ainda, para endereçar os parabéns aos restantes atletas da ADCCJ Clark - Fornos que participaram nesse evento, e que rubricaram uma excelente prestação, como a Ana Pereira, Helena Rodrigues, Carina Ferreira, Érica Duarte, André Pereira, Sara Sousa, Fátima Barbosa, Andreia Teixeira, Filipa Martins, Ana Paula Pinto, Manuela Rodrigues, Maria Nunes, Marta Sousa, Rui Martins e Armindo Rodrigues, desejando que continuem sempre, com este empenhamento e dedicação a servir o concelho de Castelo de Paiva.


Carlos Oliveira

Castelo de Paiva | EDIL DE CASTELO DE PAIVA SERÁ VICE-PRESIDENTE

NUNO FONSECA ASSUME A LIDERANÇA DA ASSOCIAÇÃO DE MUNICIPÍOS DOS VALE DO SOUSA
Nuno Fonseca, presidente da CM de Felgueiras é o novo presidente da Associação de Municípios do Vale do Sousa (VALSOUSA), e o jovem autarca José Rocha, presidente da CM de Castelo de Paiva será o Vice-Presidente para o próximo mandato. A cerimónia de instalação do Conselho Directivo, a que se seguiu a primeira reunião do órgão executivo para efeitos de eleição dos seus dirigentes realizou-se ontem, na sede em Lousada.

De acordo com as suas disposições estatutárias, e sob a condução do presidente cessante, Humberto Brito, foi submetida a sufrágio secreto a proposta de que o cargo de Presidente do Conselho Directivo, para o mandato de 2021-2025, seja exercido pelo Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Nuno Fonseca, e o de Vice-Presidente, pelo Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, José Rocha, assim como a continuidade de Luís Monteiro, no exercício das funções de Secretário-Geral, tendo estas propostas sido aprovadas por unanimidade.

O Conselho Directivo da Valsousa será ainda composto pelo presidente da Câmara Municipal de Lousada, Pedro Machado, pelo presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Humberto Brito, pelo presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, e pelo presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino Sousa.

Ao iniciar-se um novo mandato autárquico, o presidente agora eleito realçou a importância desta Associação de Municípios na promoção do desenvolvimento integrado e sustentável do espaço regional do Vale do Sousa, e dos seus mais de 300.000 habitantes, através das áreas prioritárias de intervenção da VALSOUSA, nomeadamente, do Ambiente, da Modernização Administrativa e da Transição Digital, e da Cultura e Turismo, nomeadamente pela projecção da Rota do Românico, a nível interno e externo, e do trabalho de parceria com os restantes municípios integrantes do projecto e com os atores sociais, económicos e culturais desta região.

Também o autarca de Castelo de Paiva, José Rocha, evidenciou vontade de trabalhar pelo interesse comum de uma região, que tem condições e potencialidades para se continuar a afirmar pela positiva no contexto da Região Norte, possibilitando mais progresso e desenvolvimento para os municípios do Vale do Sousa.

Carlos Oliveira