terça-feira, 25 de janeiro de 2022

HUMOR - SÓ RIR, SÓ RIR!

http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/

Grupo Banza - Pica pica

http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/

Grupo Banza (30 Anos) - Rosa Branca Perfumada

http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/

Grupo Banza - Banza fado (nova versão)

http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/

Grupo Banza - Anedota + Açorda Alentejana

http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/

Grupo Banza o melhor de: 3ª Parte

http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/

Fado, Nani Nadais, "Ramaldeiras (à moda do Minho)" (2)

http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/

Algarvie Marafade, Nani Nadais, Armando e Laginha - Medley Tradiconal

http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/

Gil e Ricardo Laginha - Mãe o Tempo Passa

http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

MUNDO Ameaça militar russa põe EUA e União Europeia de acordo

 Apesar de a Europa questionar a "dramatização" da situação na Ucrânia, pelos Estados Unidos, com o anúncio de uma possível invasão russa "a qualquer momento" e a decisão de retirar as famílias dos diplomatas destacados em Kiev, Joe Biden garantia, após falar ao telefone com responsáveis da União Europeia, que há total acordo sobre a forma de lidar com a ameaça militar russa.

"Tive uma reunião muito, muito boa, unanimidade total com todos os líderes europeus. Falaremos sobre isto mais tarde".
Joe Biden 
Presidente dos EUA

A UE apelava a que se evitassem declarações alarmistas sobre as tensões entre Rússia e Ucrânia. Moscovo criticava a ação europeia que considerava desproporcionada e desproporcional. Yury Filatov, Embaixador da Rússia na Irlanda afirmava que "em vez de desperdiçar esforços na procura de uma resposta à inexistente invasão russa, a Europa deveria preocupar-se em encontrar uma resposta responsável e madura às propostas sobre garantias de segurança na Europa".

Na Ucrânia parece que há menos tensão. O Presidente Volodymyr Zelensky, e no final de uma sessão do Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia, afirmava que as conclusões não seriam de fazer vibrar os meios de comunicação social, mas que eram "muito importantes" para a "sociedade" e "cidadãos ucranianos". Parecem muito simples, garantia, "está tudo sob controlo, não há razões para pânico".

O porta-aviões dos EUA, USS Harry S Truman, juntou-se às atividades de patrulhamento no Mar Mediterrâneo, é a primeira vez, desde a guerra fria, que a frota completa de um porta-aviões dos EUA passou a estar sob o comando da NATO.

Fonte: euronews

Proença-a-Nova recebe fases finais de Basquetebol este domingo


O Pavilhão Municipal de Proença-a-Nova será palco de alguns jogos das fases finais de basquetebol de formação dos Campeonatos do Centro de Sub-14, Sub-16, Sub-18 e também do Campeonato Nacional de Seniores Masculinos, este domingo, no dia 30 de janeiro de 2022.
Gustavo Matos, presidente da ABA - Associação Basquetebol Albicastrense – explica que a escolha do Pavilhão Municipal surgiu como uma “boa alternativa aos pavilhões de Castelo Branco, ocupados neste dia pelas mesas de voto das eleições Legislativas, pelo facto do Pavilhão Gimnodesportivo de Proença-a-Nova estar homologado pela Federação e permitir a realização de partidas oficiais, não só de formação, como também seniores”. O presidente aponta ainda a “boa relação entre a ABA e o Município de Proença-a-Nova”, relembrando colaborações anteriores, como outro dos fatores que facilitou a decisão. De recordar ainda que o Município de Proença-a-Nova recentemente recebeu a Final Four da Taça de Portugal de BCR 2021, o IIº Torneio Internacional de Proença-a-Nova e albergou estadia a 160 jovens basquetebolistas federados, com idades entre os 11 e os 17 anos, em vários campos de férias, numa parceria efetuada entre o Município e a ABA.

Para domingo, existem já horários definitivos confirmados para a realização espaçada de cada um dos confrontos: o segundo jogo da Final Regional do Campeonato do Centro em sub-18 será o primeiro duelo do dia, às 11h45, com a ABA a defrontar o CD Covilhã, numa final constituída por dois clubes do distrito de Castelo Branco. Pelas 14h15h, ABA e União de Leiria no primeiro jogo da Final para o 3º e 4º lugar do Campeonato do Centro de Sub-14 Masculinos. De seguida, às 16h15, a formação Sénior do ABA recebe a equipa de Rio Maior na condição de visitado, em jogo a contar para o Campeonato Nacional de Seniores Masculinos. A fechar a tarde, disputa-se a meia-final entre ABA e Guimarães de Viseu a contar para o Campeonato do Centro de Sub-16 Masculinos.

Todos os jogos serão abertos ao público, com necessidade de apresentação de Certificado digital ou teste negativo à Covid-19. A organização garante ainda que todos os atletas envolvidos nas partidas serão também testados horas antes das partidas de domingo.


LEGISLATIVAS ESTÃO A DECORRER COM NORMALIDADE NA MARINHA GRANDE

 O Município da Marinha Grande, em colaboração com as freguesias do concelho, está a assegurar todos os procedimentos para que o ato eleitoral para a Assembleia da República decorra com normalidade e cumprindo as normas da Direção-Geral de Saúde.

O presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, congratula-se “com a forma como tem decorrido a preparação do processo eleitoral, num envolvimento com as juntas de freguesia e demais entidades que supervisionam a administração eleitoral. A sinergia entre todos tem sido fundamental, para que as eleições decorram com normalidade e a segurança para todos”.

Aurélio Ferreira agradece “a todas as pessoas que se disponibilizaram para assegurar o funcionamento das secções de votos, num contexto particularmente exigente e de maior risco, devido à pandemia. De modo a garantirmos a segurança e saúde de todos, vamos realizar testes rápidos de antigénio aos membros de secções de voto, à semelhança do que já aconteceu para o voto antecipado, em articulação com a Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde da Marinha Grande, a quem muito agradecemos”.

O exercício do voto antecipado em mobilidade, decorreu no passado dia 23 de janeiro, tendo sido disponibilizadas quatro mesas de voto, o dobro das mesas disponibilizadas nas eleições presidenciais, que funcionaram no Edifício da Resinagem. Dos 1036 eleitores inscritos, votaram 966 pessoas, o que correspondeu a 93%.

No dia 26 de janeiro, a Câmara Municipal da Marinha Grande vai recolher 36 votos antecipados para internados em estruturas residenciais e um voto correspondente a uma pessoa confinada.

Para o dia 30 de janeiro, serão disponibilizadas 28 secções de voto para a Freguesia da Marinha Grande (26 - Marinha Grande, 1 - Pilado e 1 - São Pedro de Moel), 6 secções de voto para a Freguesia de Vieira de Leiria (4 - Vieira de Leiria, 1 - Praia da Vieira e 1 - Passagem, sendo de assinalar a alteração do local de voto em Vieira de Leiria, que passa a ser efetuado nas instalações da Junta de Freguesia, em vez de ser na Escola Básica António Vitorino, como acontecia no passado) e 1 secção de voto para a Moita.

Mantêm-se assim, as 35 secções de voto, já existentes nas eleições para o Presidente da República e Autárquicas 2021. Relativamente às eleições legislativas de 2019, há um acréscimo de duas mesas de voto na Freguesia da Marinha Grande. No processo eleitoral do próximo domingo estarão envolvidas 175 pessoas nas secções de voto.

À semelhança de anteriores atos eleitorais, o espaço será devidamente sinalizado, tendo presente o momento de pandemia que continuamos a atravessar. Ainda que tenha sido administrada a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 aos membros das mesas que o pretendessem, todos os membros serão testados antes do ato eleitoral, procedimento que foi também aplicado às pessoas que estiveram de serviço no âmbito do voto antecipado.

BE reuniu com Conselho Regional de Saúde Mental da Região Centro

A candidatura do BE por Coimbra reuniu com a coordenação do Conselho Regional de Saúde Mental da Região Centro. A urgência do robustecimento duma política de saúde mental para opaís - e para a região centro em especial - foi objeto de grande convergência na reunião. 

Nela o Coordenador Regional, Professor João Redondo, deu conta da estratégia de instalação do novo ciclo de políticas de saúde mental, com foco especial em grupos sociais vulneráveis e apostando numa articulação com a rede de cuidados de saúde primários. Por seu turno, o BE sublinhou a importância da sua proposta de criação de um Serviço Nacional de Cuidados para a implementação daquela estratégia de promoção da saúde mental no país.

Ansião | Dr. Travassos homenageado no seu centenário


O Município de Ansião irá prestar uma especial homenagem ao Dr. Fernando Travassos no dia em que completaria 100 anos de vida.
No próximo dia 1 de fevereiro, algumas iniciativas irão ser levadas a cabo para assinalar o centenário do Dr. Travassos, o “médico do povo” ansianense, defensor das tradições e apoiante da força associativa do concelho que o acolheu e onde desenvolveu a sua carreira profissional e um exemplar humanista que perdurará na memória de todos quantos tiveram o privilégio de com ele partilhar alguns momentos.

A partir das 10h30, o Consultório da Memória, inaugurado em 2019, abrirá as suas portas, no âmbito do “Dia Aberto”, para receber todos os que queiram visitar e revisitar o espaço de perpetuação da atividade clínica desta figura ímpar.

No período da tarde, terá lugar, no Auditório da Câmara Municipal, o Colóquio “Dr. Travassos, O Médico do Povo”, a que se seguirá, na Praça do Município, às 17h00, a inauguração do busto do Dr. Fernando Travassos, cerimónia que finalizará com a atuação da Cantata do Rancho Típico de Alvorge.

O local escolhido para a implantação do busto do Dr. Travassos, junto à Praça do Município, foi aquele que, no dia da inauguração do espaço dedicado ao seu espólio, 10 de agosto de 2019, acolheu também a “Oliveira SNS”, plantada numa parceria entre o Município de Ansião e a Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra, em reconhecimento ao criador do Serviço Nacional de Saúde, António Arnaut. Nele passará a evocar-se também outra personalidade de relevo assinalável a nível da saúde e ao serviço do SNS local, muito acarinhada pela comunidade ansianense.

Campanha promocional da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura arranca dia 25 de janeiro

 “CURAR O COMUM” VAI AO ENCONTRO DO TERRITÓRIO E DOS CIDADÃOS

“Este é o momento em que se materializam intenções, se definem eixos de ação e se comprovam as bases de sustentabilidade desta candidatura. O momento em que se diz, orgulhosamente, Somos Candidatos”. As palavras do Coordenador do Grupo Executivo da Rede Cultura 2027, Paulo Lameiro, marcam a chegada do momento eliminatório de pré-seleção antes da decisão final, com a defesa da candidatura da Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027 a acontecer em março, entre os dias 7, 8 e 9, em Lisboa.  No sentido de envolver o território e todos os habitantes na mensagem da candidatura “Curate the Commons/Curar o Comum” vai arrancar uma campanha de comunicação que divulga o mote da candidatura e aponta para os seus eixos essenciais. A campanha irá acompanhar a fase de avaliação e defesa do Bidbook ao longo de um mês, lançando vários temas, a começar com a imagem do Castelo de Leiria, em anexo, de 25 de janeiro até final de fevereiro.

 

Partindo do mote da candidatura – CURAR O COMUM - já anunciado com a apresentação do Bidbook e o lançamento do filme, a campanha desdobra o seu significado e os temas centrais da candidatura nas diferentes mensagens da campanha, que vai cruzar os meios tradicionais locais com os meios digitais, que inclui Mupis, Cubos, Outdoors, Campanha Digital, Imprensa local, Rádio Local, Autocarros e Peças de comunicação exterior.

 

“Esta é uma candidatura de escuta e auscultação do território.  Esta é uma candidatura feita em rede, plural, inclusiva, a candidatura de um território de encontro, que acolhe, cuida, cura. Esta é uma candidatura que parte de um património cultural, natural e humano único para afirmar uma Europa participativa, diversa e sustentável. Este é um território capaz de ser protótipo de uma ideia de Europa, o território onde o Menino do Lapedo nos ensinou que neandertais e sapiens coabitaram e criaram juntos. O envolvimento de todas as entidades da Rede2027 na campanha da candidatura será crucial para afirmar a pertença da candidatura a todo o território, multiplicar a visibilidade da campanha, criar uma maior identificação do território e das pessoas com a candidatura”, conclui Paulo Lameiro.

 

Calendário da Candidatura

 

Encerramento do convite para apresentação de candidaturas 

23 de novembro de 2021 

Reunião de pré-seleção em Lisboa 

1.º trimestre de 2022 

Publicação do relatório de pré-seleção 

1.º trimestre de 2022 

Encerramento do prazo de apresentação das candidaturas revistas para a seleção final 

A definir 

Possíveis visitas às cidades pré-selecionadas 

A definir 

Reunião de seleção final em Lisboa 

4.º trimestre de 2022 

Publicação do relatório de seleção final 

Dezembro de 2022/janeiro de 2023 

Designação da Capital Europeia da Cultura / Portugal 2027 

IPO de Coimbra: Novo acelerador Linear entra em funcionamento. A partir desta quarta-feira, os doentes já podem ser tratados num novo acelerador linear


Após a entrada em funcionamento de um novo acelerador linear em junho passado, inicia-se, amanhã, atividade no segundo equipamento.

O IPO de Coimbra fica, assim, capacitado com dois novos aceleradores lineares, correspondentes a um investimento superior a 5,8 milhões de euros.
Desde o dia da sua receção, no passado dia 11 de setembro, este equipamento esteve em processo de testes de aceitação e controlo de qualidade (commissioning), com o objetivo de o disponibilizar para o tratamento clínico, cumprindo todos os requisitos de qualidade e segurança.
Trata-se de um acelerador linear dotado de características tecnológicas e especificidades que permitirão realizar tratamentos com recurso a técnicas avançadas de radioterapia, sempre guiadas por imagem (IGRT), tais como radioterapia de intensidade modulada (IMRT), arcoterapia volumétrica, também, com intensidade modulada (VMAT), radioterapia estereotáxica de fração única (também designada por radiocirurgia) e com hipofracionamento (SBRT). Por último, este equipamento permite, ainda, a realização de radioterapia com técnicas de sincronização respiratória (gating).
A maioria destas técnicas são já realizadas no IPO de Coimbra nos equipamentos que têm vindo a ser instalados desde 2016, primeiro a Tomoterapia e, mais recentemente com o acelerador linear que entrou em funcionamento em 2021.

Estes novos equipamentos permitem aumentar a capacidade de resposta às necessidades dos doentes de toda a Região Centro, particularmente no que diz respeito à complexidade das técnicas de tratamento, com tradução quer na precisão, quer na segurança da radioterapia prescrita, garantindo a capacidade de tratamento de forma eficiente, clinicamente efetiva e de acordo com os mais elevados padrões de qualidade técnica e científica.

Reforça-se, assim, o posicionamento do IPO de Coimbra, como instituição de referência, nos tratamentos de radioterapia, fortalecendo e consubstanciando a rede assistencial em radioncologia.

Incêndio em habitação deixa três pessoas desalojadas no concelho de Soure

Três pessoas ficaram hoje desalojadas no concelho de Soure, na sequência de um incêndio que consumiu uma habitação, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra.

De acordo com a fonte, o alerta para o incêndio numa habitação de Lousões, no distrito de Coimbra, foi dado por volta das 10:00.

A habitação ardeu na totalidade, ficado três pessoas desalojadas. As três pessoas foram acolhidas em casas de familiares", descreveu.

No local estiveram 13 elementos dos Bombeiros Voluntários de Soure, apoiados por cinco viaturas.

RTP/Lusa

Imagem: Notícias de Coimbra

COVID-19: Centros de Testagem Municipal funcionam em Vagos e na Vagueira

No âmbito da pandemia de COVID-19, e atendendo ao princípio da prevenção, o Município de Vagos encetou parcerias no sentido de ​criar condições para que a população possa ter ​acesso à realização de testes gratuitos, nomeadamente na Vila de Vagos e na Praia da Vagueira.

Neste contexto, no que à vila de Vagos diz respeito, o Centro de Testagem situa-se no Pavilhão Municipal Dr. João Rocha, com a operacionalização da testagem a ser feita pelo Laboratório Joaquim Chaves que, a par dos testes antigénio gratuitos administra, também, testes PCR sob credencial médica. O processo realiza-se por ordem de chegada, entre as 9h00 e as 13h00, de segunda-feira a sábado.

Relativamente ao Centro de Testagem da Praia da Vagueira, a Câmara Municipal de Vagos estabeleceu uma parceria com a Farmácia Giro e com a SEGMAZ, entidades que operacionalizam todo o processo sendo que, neste caso concreto, o horário de funcionamento é das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00, de segunda-feira a sábado e ao domingo das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, sendo necessária marcação prévia através dos seguintes contactos: 234 747 295 (SEGMAZ) e 234 797 846 (Farmácia Giro).

Esta é mais uma forma de apoio às entidades que o solicitaram no sentido de prover à população vaguense todas as condições técnicas e logísticas para que a testagem gratuita possa ser realizada.

Reforma da Saúde Mental

 Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental já se encontra constituída.

Miguel Xavier foi designado coordenador nacional das políticas de saúde mental, de acordo com um despacho da Ministra da Saúde, publicado esta segunda-feira, dia 24 de janeiro, em Diário da República.

O diploma, que designa também os outros membros da Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental, refere que esta estatura fará o acompanhamento da execução do Plano Nacional de Saúde Mental.

Esta designação surge no seguimento do Decreto-Lei n.º 113/2021, que estabelece os princípios gerais e as regras de organização e funcionamento dos serviços de saúde mental, e é um passo essencial para a concretização da Reforma da Saúde Mental, nomeadamente no que se refere ao modelo de organização dos serviços, em que se integram estruturas de coordenação de âmbito nacional e regional, com funções de planeamento, promoção e avaliação das políticas de saúde mental.

Para saber mais, consulte:

Saúde – Gabinete da Ministra
Designa o coordenador nacional das políticas de saúde mental e outros membros da Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental, prevista no Decreto-Lei n.º 113/2021, de 14 de dezembro

INSA integra consórcio europeu

 Grupo vai avaliar a efetividade e impacto das vacinas contra gripe e Covid-19

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através dos seus departamentos de Epidemiologia e de Doenças Infeciosas, integra o consórcio que coordenará o projeto “Vaccine Effectiveness, Burden and Impact Studies of COVID-19 and Influenza” (VEBIS), do qual fazem também parte instituições de França (Epiconcept), Irlanda (Health Protection Surveillance Centre) e Espanha (Instituto de Salud Carlos III e Instituto de Salud Pública y Laboral Navarra).

O VEBIS tem como principal objetivo a avaliação da efetividade e impacto das vacinas contra gripe e Covid-19 em diversos contextos.

Financiado pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), este projeto tem a duração de quatro anos, sendo constituído pelos seguintes eixos: Avaliação da efetividade e impacto das vacinas contra gripe e Covid-19 em contexto hospitalar e vigilância de infeções agudas respiratórias; Avaliação da efetividade da vacina contra Covid-19 em profissionais de saúde; Avaliação da efetividade e impacto das vacinas Covid-19 em estruturas residenciais para pessoas idosas; Avaliação da efetividade e impacto das vacinas Covid-19 através de registos eletrónicos; Avaliação da efetividade e impacto das vacinas contra gripe e COVID-19 em contexto de cuidados de saúde primários.

O grupo de trabalho formado pelo INSA e pelos restantes parceiros coordena quatro destes cinco eixos e, adicionalmente, o INSA, através do seu Departamento de Doenças Infeciosas, assume a cocoordenação da componente laboratorial de todos os estudos, em parceria com o Instituto Carlos III de Espanha. Os diferentes projetos a desenvolver no âmbito do trabalho do VEBIS tiveram início em dezembro de 2021.

Através deste consórcio, será dada continuidade às redes já estabelecidas pelo INSA a nível dos cuidados de saúde primários e contexto hospitalar (Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central, Centro Hospitalar Universitário São João, Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, Centro Hospitalar Tondela Viseu e Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra), permitindo, entre outros, avaliar a proteção conferida pelas vacinas contra a gripe e Covid-19, bem como o impacto da vacinação a nível nacional.

Para saber mais, consulte:

INSA – http://www.insa.pt/

IPO Lisboa integra rede de cancro hereditário

 Rede de Referenciação GENTURIS estuda a predisposição familiar para o cancro

Desde novembro de 2021 que o Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa) integra a rede de Referenciação Europeia GENTURIS, que tem entre os seus objetivos o aperfeiçoamento da identificação de pessoas com predisposição familiar para o cancro. Estas apresentam um risco muito elevado de desenvolver cancros comuns, geralmente localizados em múltiplos sistemas de órgãos.

A GENTURIS junta prestadores de cuidados de saúde e centros de referência com o objetivo de melhorar o acesso ao diagnóstico, tratamento e cuidados de saúde a doentes e pessoas com síndromes hereditários com risco aumentado para cancro. No caso de diagnóstico oncológico, estes doentes necessitam de tratamento e seguimento diferenciado do dos doentes oncológicos não hereditários.

Para a Diretora do Serviço de Gastrenterologia do IPO Lisboa, Isabel Claro, a entrada na rede “vem reconhecer a atividade desenvolvida nas consultas de risco familiar ao longo dos anos e a excelência da prestação de cuidados neste âmbito”.

O IPO Lisboa obteve reconhecimento para os grupos síndrome de Lynch e poliposes, cancro da mama e ovário hereditário e outros, “onde se incluem síndromes hereditários de cancro gástrico e melanoma maligno”. Para os doentes e portadores de mutações hereditárias, a inclusão na rede “garante que a vigilância, diagnóstico e tratamento das suas doenças estão em linha com as melhores práticas internacionais”, prosseguiu Isabel Claro, que coordena a Consulta de Risco Familiar de Cólon e Reto.

Fátima Vaz, coordenadora da Clínica de Risco Familiar, acrescentou que a integração nesta rede “reforça a nossa responsabilidade face às crescentes solicitações que recebemos”. A médica oncologista, que também coordena a Consulta de Risco Familiar de Cancro e Ovário considerou ainda que a avaliação positiva alcançada pelo IPO Lisboa, que permitiu o acesso à rede GENTURIS, “serve de reconhecimento pelo trabalho de todas as equipas multidisciplinares do Instituto que, em articulação com a Clínica de Risco Familiar, contribuem para a gestão integrada do risco acrescido de cancro dos doentes e suas famílias.

A candidatura do IPO Lisboa foi avaliada pela Agência de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA). No relatório final foi atribuído à instituição 97,12% (em 100%) nos critérios gerais e 97,86% (em 100%) dos critérios específicos.

Leiria | Estudo | Exercício físico

 CHL e Politécnico de Leiria avaliam efeitos em doentes hipertensos e diabéticos.

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) e o Politécnico de Leiria iniciaram em janeiro um estudo denominado «Efeito da implementação de consulta de prescrição de exercício e mudança comportamental na saúde e qualidade de vida em doentes hipertensos e/ou diabéticos», que deverá terminar em dezembro de 2023.

Este estudo integrará 123 participantes com o objetivo de avaliar os efeitos do exercício físico e da mudança comportamental na situação clínica, aptidão física e saúde mental.

Os participantes voluntários serão recrutados para este estudo nas consultas de diabetes e de hipertensão arterial no Hospital de Santo André (HSA), devendo ter mais de 18 anos e estar clinicamente aptos e estáveis.

Os participantes serão divididos em três grupos de acordo com a motivação para realizar exercício: grupo de controlo (não fazer exercício); grupo home-based (fazer exercício em casa de forma autónoma) e grupo center-based (fazer exercício com acompanhamento presencial). Os participantes do grupo de controlo receberão as recomendações da Organização Mundial de Saúde para a atividade física e comportamento sedentário, e serão incentivados a adotar um estilo de vida saudável, mantendo as consultas e acompanhamento. Quanto aos participantes dos restantes dois grupos será prescrito um plano de exercício específico e personalizado, de acordo com as necessidades identificadas.

O projeto prevê que os participantes realizem, em primeiro lugar, uma avaliação clínica, em contexto de consulta médica de acompanhamento hospitalar, e serão então encaminhados para uma consulta de mudança comportamental com um psicólogo. Por fim, serão orientados para a consulta de prescrição do exercício com um fisiologista do exercício.

O estudo decorre nas instalações do HSA e os programas de exercícios serão supervisionados clinicamente pela equipa médica definida do Serviço de Medicina Interna. Os participantes realizarão o seu plano de exercício físico entre dois a três dias por semana, não consecutivos, durante os dois anos do estudo, sob a supervisão de fisiologistas do exercício de modo remoto.

Para saber mais, consulte:

CHL > Notícias

Évora | Endocrinologia no HESE

 Hospital de Évora inicia uma nova especialidade para a região.

O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) disponibiliza, neste momento, a especialidade médica de Endocrinologia, para os utentes da região.

De acordo com o HESE, “a Endocrinologia é o estudo das hormonas endócrinas e das doenças que afetam os órgãos que as produzem e segregam na corrente sanguínea- as glândulas endócrinas – e que controlam as mais variadas funções do organismo, como sejam: o metabolismo, a resposta ao stress, o crescimento, a reprodução, a lactação e o funcionamento de outros tecidos tão importantes como o cardíaco, por exemplo.

Segundo o responsável pela nova Unidade Funcional de Endocrinologia, José Marçalo, que iniciou funções no HESE no final de 2021, a importância da Endocrinologia prende-se com o facto de estas hormonas coordenarem e regularem uma grande parte das função corporais, e portanto, a desregulação do sistema endócrino, para além de justificar uma abordagem individualizada, pode influenciar a abordagem a muitas patologias normalmente afetas a outras especialidades, seja a Medicina Interna, a Cardiologia, ou a Neurologia”.

Assim, o HESE dispõe agora consultas de Endocrinologia, bem como o acompanhamento no internamento a todos os doentes referenciados internamente.

Para saber mais, consulte:

HESE – https://www.hevora.min-saude.pt/

Guarda | Requalificação do edifício hospitalar

 Obras no Pavilhão 5 do Hospital Sousa Martins já foram adjudicadas.

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda informa que foi adjudicada, esta semana, a empreitada de Requalificação do edifício 5 do Hospital Sousa Martins para instalação do Departamento da Criança e da Mulher (DCM), com um valor de 7 milhões 877mil euros, acrescido de IVA.

Recorde-se que o anúncio do concurso público internacional, foi publicado no mês de agosto em Diário da República, sendo o valor do preço base do procedimento de 8.024.078,17 euros e o prazo de execução do contrato de 18 meses.

De acordo com a ULS da Guarda, a requalificação do edifício hospitalar para instalação do DCM (com os serviços de Pediatria, Obstetricia, Urgência Pediátrica e Obstétrica, Neonatologia e Ginecologia) tem sido um dos objetivos prioritários do atual Conselho de Administração.

As obras de requalificação devem começar em breve e prevê-se que estejam concluídas no verão de 2023.  

Para saber mais, consulte:

ULS Guarda > Notícias

IPO do Porto: Covid-19 | Estudo clínico

 IPO do Porto estuda resposta imunológica da dose de reforço da vacina.

O Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO do Porto) vai realizar um estudo clínico para avaliar a resposta imunológica à dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em doentes oncológicos que se encontram sob tratamento de quimioterapia ou imunoterapia.

O estudo, que está a ser realizado em parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte, arrancou na semana passada e já incluiu mais de 100 doentes.

Em comunicado, IPO do Porto, refere que o objetivo é avaliar a resposta imunológica à dose de reforço da vacina para a Covid-19 em doentes oncológicos e perceber por que motivo alguns doentes não conseguem adquirir defesas suficientes para combater a infeção.

De acordo com Júlio Oliveira, médico especialista em oncologia e farmacologia clínica e coordenador da Unidade de Ensaios Clínicos em fase precoce no IPO-Porto, os investigadores pretendem descobrir quais são as características dos doentes que têm menor capacidade em “montar” esta resposta imunológica e que população de doentes está em maior risco.

Para já, o que se sabe é que a resposta não é igual em todos os doentes, uma vez que pacientes com tumores do sangue, assim como os doentes que se encontram em tratamentos ativos de quimioterapia/imunoterapia, parecem ter tendência a desenvolver uma menor resposta à vacina, no entanto, ainda existem poucos dados disponíveis sobre o impacto da dose de reforço.

A amostra esperada para este estudo são 400 doentes, por isso o IPO do Porto apela à colaboração dos doentes oncológicos nesta investigação, em particular nas próximas duas a três semanas.

Numa primeira fase, o estudo vai incluir doentes do IPO do Porto, mas há a expectativa de alargar a doentes de outros hospitais.

Para saber mais, consulte:

IPO Porto – http://www.ipoporto.pt/

Covid-19: Portugal regista 57.657 novos casos e 48 mortes. Internamentos descem

Portugal registou 57.657 novas infeções com o coronavírus SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, mais 48 mortes associadas à covid-19 e uma ligeira diminuição dos internamentos, indicam os números divulgados hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Resumo do boletim epidemiológico (últimas 24 horas):

Novos casos: + 57.657
Óbitos: + 48
Recuperados: + 54.666
Internados: 2.320 (- 28)
Internados em UCI: 158 (-14)
Casos ativos: 512.571 (+ 2.943)

Como está a matriz de risco em Portugal?

Madremedia

Proença-a-Nova reforça promoção junto do mercado espanhol com presença na FITUR

Os visitantes da 42ª edição da FITUR - Feira Internacional de Turismo de Madrid tiveram a oportunidade de sentir o que é estar em cima de uma ponte suspensa, tendo em conta que o stand de Proença-a-Nova acomodava uma estrutura que simulava alguns degraus em tudo semelhantes aos existentes na Via Ferrata das Talhadas. Muitas foram as pessoas que pretenderam recolher mais informações sobre este desporto de aventura com o objetivo de posteriormente percorrerem os onze sectores daquela que é, até ao momento, a maior via ferrata do país. “O mercado espanhol é essencial para as regiões do interior pela maior proximidade a Espanha e por este ser um dos principais mercados de turismo para Portugal”, considera João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, justificando a presença naquela que é uma das maiores feiras de turismo da Europa. “Temos consciência de que não é com três participações na FITUR com um stand em nome próprio que vamos aumentar consideravelmente o número de visitantes espanhóis ao nosso território, mas é com este tipo de ações que começamos a criar um maior conhecimento no país vizinho de que existe muito território para descobrir para além dos grandes centros urbanos e polos turísticos, com turismo diferenciador que merece ser visitado”, adianta o autarca.

Para além do stand de Proença-a-Nova, foram 52 as instituições e empresas portuguesas que participaram neste certame, entre os dias 19 e 23 de janeiro, a que se junta o espaço ocupado pelo Turismo de Portugal e as sete regiões turísticas do país. “Por ocasião deste certame será apresentado ao mercado espanhol o projeto Viagem a Portugal Revisited que, no âmbito das comemorações do Centenário de Saramago e com a curadoria do escritor José Luís Peixoto, propõe a revisitação aos itinerários da obra do autor e convida escritores contemporâneos a inspirarem-se nesses locais”, revela o Turismo de Portugal. A Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, marcou presença na FITUR, tendo visitado também o stand de Proença-a-Nova, ficando a conhecer parte do projeto de requalificação da Serra das Talhadas, nomeadamente a Torre de Vigia da autoria do Arquiteto Siza Vieira, apoiado pelo projeto Valorizar do Turismo de Portugal.

Ainda de acordo com esta instituição, “apesar da atual conjuntura e da redução dos níveis da procura internacional, em 2020 Espanha posicionou-se como o 1.º mercado turístico para Portugal pelo indicador hóspedes e em 3.ª posição no indicador de dormidas. Em 2021 a tendência ​de crescimento mantém-se e​ de acordo com os números disponíveis, referentes a novembro de​ 2021, o número de hóspedes elevou-se a 1,1 milhões (mais 35,7% que em novembro de 2020) e as dormidas ascenderam a 2,4 milhões​, num acréscimo de 41,7%, comparado com o mesmo período em ​2020”.

A próxima feira em que o Município estará presente será a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, de 16 a 20 de março ​​de 2022, reforçando-se a comunicação sobre o desporto de aventura e o turismo de natureza, com convite à descoberta de Proença-a-Nova.

Fotografias da presença de Proença-a-Nova na FITUR 2022 na página do Facebook do Município.

Proença-a-Nova | Ano em Revista: o que aconteceu em 2021 no concelho

O Município de Proença-a-Nova proporcionou ao longo de 2021 uma vasta oferta de eventos de carácter social/comunitário, humanitário, cultural ou desportivo. O primeiro semestre do ano foi em grande parte marcado pelas restrições de prevenção e combate à pandemia da Covid-19 com a predominância da realização de eventos online. Numa fase posterior, no segundo semestre de 2021, com o avançar da vacinação no país, as medidas começaram a ser atenuadas, altura em que que se voltaram a poder realizar eventos de forma física.
No mês de janeiro destaca-se a realização do VI Encontro de Associações, via online; o arranque das obras de construção da Torre de Vigia da Serra das Talhadas e a apresentação do livro “Da Raia Seca ao Pinhal”, de Álvaro Carvalho. Em fevereiro foi iniciado o processo de vacinação; o Grupo de Desporto disponibilizou uma vasta lista de aulas de ‘Ginástica em casa’; o interior do leito da Ribeira da Fróia foi alvo de investimento, havendo também a aprovação de mais de 20 mil euros para apoio a agentes económicos do concelho, na sua maioria a área da restauração. Em março o Município entregou mais de 70 mil euros a empresas do concelho da área da restauração e também empresários do setor do comércio e dos serviços; decorreu a 1ª Edição da Corrida Virtual de Primavera e o Viveiro Municipal bateu recorde de recolha de resíduos. Em abril a Biblioteca Municipal celebrou 26 anos ao serviço da cultura e foi iniciado o processo de renovação do Largo do Patacão, em Montes da Senhora. Em maio conta-se a realização do Festival da Cereja; distinção da Praia Fluvial do Malhadal e da Praia Fluvial da Fróia como praias ‘Qualidade de Ouro’, pela Quercus, e a apresentação do livro "O Menino, o burro e a couve", por João Gabriel Batista;
Já na segunda metade do ano, junho foi mês em cheio com vários destaques para se assinalar: o Proença ON Festa, contou com transmissão online, houve o primeiro passeio noturno de bicicleta, os Bombeiros receberam duas novas viaturas, foi inaugurada a reconversão da antiga escola do Vale da Ursa, regressou a Taça do Município, e foram inaugurados a Menina dos Medos, no Sobral Fernando, Magma Cellar, nos Cunqueiros e a Torre de Vigia, na Serra das Talhadas. Julho foi mês de se dar o lançamento da ampliação do CCV da Floresta, registou-se a Ultramaratona PT281+ e a Eco Race, a apresentação do livro “Proença-a-Nova: Arqueologia e Património Construído”, em estágio estiveram no concelho ainda 65 jovens basquetebolistas e vários investigadores do Campo Arqueológico. Agosto ficou marcado pelo regresso das atividades abertas ao público, decorreu com sucesso o Festival da Tigelada, o Campo Senhora das Neves teve o arranque das obras de reabilitação e foi inaugurado o novo mural de Silvia Mathys e Cavalheiro Cardoso, nas Cimadas. Em setembro inicia-se com o registo a conclusão da Via Ferrata da Serra das Talhadas, da realização do Festival dos Sabores Caprinos e da Aldeia Djembe Camp, na Aldeia Ruiva. 
Outubro trouxe o regresso à atividade da Universidade Sénior, equipamentos renovados no Campo de Tiro Nave à Metade, o Aniversário da Marca é Capaz e lançamento de produtos, e ainda o Festival de Arte Urbana. Novembro a gastronomia e a literatura estiveram de mãos dadas na apresentação do Prémio Literário Pedro da Fonseca, foi acolhido o Congresso Internacional de Animação Sociocultural e inaugurado o novo espaço BUPi. Em dezembro, David Antunes deu concerto no Auditório Municipal, procedeu-se a assinatura de protocolo com a Federação Portuguesa de Futebol, decorreu o Mercado dos Sabores de Natal e por fim, as Seleções Nacionais de sub-21 de futsal estagiaram no nosso concelho.

Pelo menos seis mortos e mais de 50 feridos durante jogo da CAN entre os Camarões e Comores

Uma multidão tentou forçar a entrada no estádio na capital dos Camarões, que estava com capacidade limitada a 80%.

Pelo menos seis pessoas morreram e dezenas ficaram feridas depois de terem sido esmagadas à entrada do estádio onde decorreu a partida da Taça das Nações Africanas (CAN) entre os Camarões e Comores.

O incidente ocorreu quando uma multidão tentou forçar a entrada no Estádio Olembe, na capital dos Camarões, país anfitrião da prova continental africana. De acordo com a imprensa local, citada pela Associated Press e pela BBC, além das vítimas mortais, mais de 50 pessoas ficaram feridas.

O estádio com capacidade para 60 mil espetadores estava limitado a 80% da lotação devido à pandemia. Contudo, as autoridades indicaram que 50 mil pessoas queriam comparecer no estádio e não conseguiram controlar as entradas.

A seleção dos Camarões, treinada pelo português António Conceição, venceu o jogo frente aos Comores por 2-1, apurando-se para os quartos de final da CAN.

TSF