sexta-feira, 1 de abril de 2022

Massa de ar frio que chega a Portugal este sábado já causa estragos pela Europa

Sábado será o dia mais frio, com as regiões norte e centro a registarem temperaturas negativas.

Uma massa de ar frio está a invadir toda a Europa. O vento e a neve já causaram estragos em várias cidades. Em Portugal, o dia mais frio será sábado, com o regresso das temperaturas negativas ao norte e centro do país.

Depois de um mês de março primaveril, as temperaturas registadas na Europa contrariam a efetiva entrada nessa estação do ano. Neve, chuva e ventos fortes têm causado estragos em várias cidades europeias.

Em Espanha, a chegada da tempestade Ciril, esta sexta-feira, motivará a queda de neve no País Basco. Na Catalunha, uma chuva intensa de granizo chegou de surpresa a várias cidades, incluindo Barcelona.

Em França, 22 regiões do país encontram-se em alerta meteorológico devido à queda de neve e formação de gelo. Também na Bélgica, a neve chegou depois de se terem registado temperaturas amenas.

Em Itália, na região de Palermo, a corporação de bombeiros esteve a reparar os danos causados pelos ventos fortes durante oito horas. Só esta sexta-feira, foram registadas 130 ocorrências devido ao mau tempo.

O frio também vai chegar a Portugal: o norte e centro do país vão registar temperaturas negativas e há possibilidade de formação de gelo. Sábado será o dia mais frio.

SIC Notícias

ABRIL “INSPIRA LIBERDADE” NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SILVES

 O Município de Silves promove, durante o mês de abril, a exposição temática “INSPIRA LIBERDADE”, na Biblioteca Municipal de Silves.

Os leitores têm ao seu dispor, na Sala António Lobo Antunes, sugestões no âmbito da promoção do livro e da leitura, que apelam ao valor da democracia e da liberdade.

 

Em abril destacamos para si:

 

“A hora da Liberdade: o 25 de Abril, pelos protagonistas”, de Joana Pontes, Rodrigo de Sousa Castro e Aniceto Afonso.  Material acompanhante: 1 DVD

Sinopse

Para comemorar, em 1999, os 25 anos do 25 de Abril de 1974, a SIC produziu e transmitiu um filme evocativo dos diversos passos do golpe militar que repôs a democracia em Portugal. Para o efeito, fizeram-se inúmeras entrevistas aos protagonistas para tentar compreender, quase minuto a minuto, a evolução dos acontecimentos. Das entrevistas que fundamentaram esse trabalho nasceu este livro, que nos revela, pela voz dos protagonistas, como nasceu, se afirmou, organizou e decorreu a «Revolução dos Cravos». Um trabalho notável e um tributo único a todos os que contribuíram para este acontecimento que devolveu a liberdade a Portugal.
Um testemunho histórico imperdível.

 

“Ensaio geral: passado e futuro do 25 de Abril”, Ana Drago... [et al.] , org. Francisco Louçã e Fernando Rosas

Sinopse

«O livro que a leitora ou o leitor tem entre mãos constitui uma reflexão sobre o 25 de Abril e os trinta anos que decorreram desde então. Com esse conjunto de análises e perspetivas, não pretendem os autores propor uma discussão exaustiva das circunstâncias históricas em que decorreu o golpe ou em que se desenvolveram os movimentos e conflitos sociais que se lhe seguiram. Não pretendem por isso escrever uma história oficial nem muito menos apresentar uma interpretação definitiva, porque seria inútil e impossível.
O que, em contrapartida, unifica as diferentes abordagens, análises e testemunhos deste livro é o ângulo de reflexão: pensar as grandes ruturas que ocorrem em 1974 e a sua herança na sociedade portuguesa da viragem do século.
Começamos pelo princípio, pela exigência de pensar uma sociedade atrasada que vive no tempo moderno, um país injusto que teve a esperança da última revolução do século XX e um mundo que se está a transformar.»

 

“Grândola Vila Morena: a canção da liberdade”, de Mercedes Guerreiro, Jean Lemaître

Sinopse

Este livro, ideia original de Gilles Martin da editora ADEN e da autoria de Mercedes Guerreiros e Jean Lemaître, escrito com saber e paixão e que tem contributos de muitos dos intervenientes no desencadear da conspiração que levou ao 25 de Abril, tem o mérito de nos revelar os bastidores dos dias que antecederam a madrugada dos Cravos.
Quem decidiu que Grândola seria o sinal para os militares marcharem sobre Lisboa e quem na Rádio Renascença estava incumbido de, com muita perícia e coragem, contornar a censura interna naquele momento. Hoje, 40 anos depois, Grândola, Vila Morena, continua a ouvir-se em todo o País.
A canção mantém uma força telúrica que irmana homens e mulheres num abraço solidário de esperança, de revolta e de anseio de igualdade e de justiça para a humanidade. A mensagem e os ideais de Zeca Afonso ultrapassam fronteiras e muitos outros Povos, fazem desta canção a sua bandeira de luta por um mundo melhor.

 

“Uma fragata no 25 de Abril: a verdadeira história da Almirante Gago Coutinho”, de Noémia Louçã

Sinopse

É verdade que no dia 25 de Abril o comandante da fragata Gago Coutinho deu ordem para disparar sobre as forças de Salgueiro Maia?
Em 25 de Abril de 1974, o Estado-Maior da Armada deu ordens ao comandante da fragata Gago Coutinho para preparar o bombardeamento dos blindados de Salgueiro Maia no Terreiro do Paço. Durante muitos anos, teve livre curso a versão romântica de que os jovens oficiais da guarnição impediram o comandante de cumprir a ordem, impedindo assim um banho de sangue em Lisboa, uma guerra civil no país todo e o malogro da revolução.
Neste livro, a autora repõe a verdade sobre um oficial com uma vida de empenhamento antifascista. A ordem de preparar para fazer fogo nunca passou do comandante para qualquer subordinado, porque Seixas Louçã logo respondeu ao Estado-Maior que não podia cumpri-la.
Como pode comprovar-se pela análise dos factos e pelos documentos que lhe junta a autora, a verdade sobre a Almirante Gago Coutinho é a antítese absoluta da lenda que tem circulado durante décadas.

 

“A história da PIDE”, de Irene Flunser Pimentel

Sinopse

Um importante trabalho sobre a nossa história mais recente, a levar-nos aos calabouços da PIDE, aos meandros do poder político, ao lado mais negro da ditadura. A Polícia Internacional de Defesa do Estado (PIDE), criada em 1945, a partir da Polícia de Vigilância e Defesa do Estado (PVDE, 1933-1945), e a sua sucessora, Direção Geral de Segurança (DGS), instituída em 1969, constituíram a polícia política do regime ditatorial que vigorou em Portugal até 1974.
A PIDE/DGS serviu, por um lado, para intimidar e, deste modo, prevenir a contestação pública ao regime e, por outro lado, para destruir toda a oposição organizada contra o Estado Novo.

Na presente obra analisa-se a forma como a polícia política reprimiu todos aqueles que revelavam qualquer dissidência social, política e até religiosa; como se estruturava e quais eram os seus métodos; quantos e quem foram os detidos políticos; como era a vida nas prisões da PIDE/DGS e o julgamento político nos tribunais plenários; quais eram as relações entre a polícia política e o aparelho judicial político; e, por fim, descreve a forma como a DGS soçobrou no dia 25 de Abril de 1974.

 

“A revolução nos média”, de João Figueira... [et al.]

Sinopse

Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com a História de Portugal no Ensino Secundário.
Quando a ditadura portuguesa foi derrubada, depois de mais de quatro décadas de censura, aboliram-se de imediato a censura e o exame prévio e impôs-se a liberdade de expressão e de pensamento. Mas os novos poderes desejavam ardentemente aceder à opinião pública, e depressa se instalaram novas formas de controlo dos meios de comunicação social.
Entre acusações de colaboracionismo e purgas de administrações e de jornalistas, comissões de trabalhadores, nacionalização dos órgãos de informação, casos República e rádio Renascença - a rádio e os jornais portugueses transformaram-se numa peça decisiva do processo revolucionário desencadeado pelo Movimento das Forças Armadas, a 25 de Abril de 1974.
A Revolução nos Média procura fornecer novas respostas sobre este período histórico: De que forma lidaram os média e o seus profissionais com as liberdades conquistadas a 25 de Abril de 1974? Como se adaptaram ou resistiram às transformações em curso na sociedade portuguesa? Qual o seu grau de envolvimento e participação nas lutas do Portugal revolucionário? E que mudanças ocorreram nos próprios órgãos de comunicação social em 1974-1975?

 

Viver e morrer em nome das FP-25”, de António José Vilela

Sinopse

Toda a história de um processo polémico que marcou o país no pós-25 de Abril. Escrito como se de uma grande reportagem se tratasse, este livro é o resultado de um longo trabalho de investigação (judicial e policial) que envolveu a consulta de mais de 250 volumes e a realização de um importante conjunto de entrevistas, incluindo o juiz Martinho de Almeida Cruz e a magistrada Cândida de Almeida (instrutores do processo); António Coutinho, antigo inspector da Judiciária e Paulo Bernardino que urdiu o plano para acabar com as FP; ou, ainda, o Juiz Adelino Salvado, presidente do colectivo que procedeu ao julgamento. Trata-se, no caso, de uma autêntica "viagem" ao interior de um processo que, pontuado por ameaças, discussões, medos e situações mais ou menos rocambolescas, se arrastou ao longo de quase 25 anos.O desenlace final aconteceu realmente só em 2004, quando o Tribunal Constitucional deu por extinta a Força de Unidade Popular (FUP).

 

“Os sonhos da revolução dos cravos”, de Maria José Maurício

Sinopse

Neste Livro Maria José Maurício revelou, com mestria, factos pouco conhecidos de como o Movimento das Forças Armadas preparou e concretizou, a acção libertadora do 25 de Abril de 1974; de como um Povo Inteiro não hesitou em fazer parte activa desse Movimento; e de como um grito de Alegria - O Povo está com o MFA! - um outro se sentia como resposta imediata - O MFA está com o Povo!. (...)

A grandiosa manifestação do 1.º de Maio confirmava a adesão do povo ao 25 de Abril e legitimava o poder militar revolucionário instituído, abrindo horizontes de acção transformadora, cimentando a esperança nascida cinco dias antes. (...) Abril abriu as portas da liberdade e os portugueses assim o mostravam. Queriam ser cidadãos inteiros, falar sem medo, exercer o direito de livre expressão e de pensamento. À igualdade de direitos (cívicos, laborais e sociais) para as mulheres, discriminadas durante séculos. (...) Abril abriu as portas por onde passariam as grandes transformações políticas, económicas, sociais e culturais que ficariam na História como as «Conquistas da Revolução». (...) Era o sonho tornado realidade para muitas gerações de democratas e antifascistas que, durante quase meio século, foram perseguidas, torturadas e, por vezes,perdendo a vida por defenderem as suas convicções políticas ou por lutarem pelos mais elementares direitos humanos.

 

“Até amanhã camaradas”, realização de João Leitão, atores: Gonçalo Waddington... [et al.]

[registo Vídeo: 4 DVDs}

MGN Filmes: 2005

Obra baseada no livro "Até amanhã Camaradas" da autoria de Manuel Tiago, pseudónimo de Álvaro Cunhal.

Sinopse

Portugal, 1944. Num país oprimido por uma ditadura retrógrada, servida por uma polícia política implacável (a PVDE), há quem resista e se organize para mobilizar o povo para a luta pelo pão e pela liberdade. Mesmo que isso lhe possa custar a prisão, torturas, ou até a vida. Pessoas como Vaz, Ramos, António e Paula militantes e funcionários do Partido Comunista, que desenvolvem a sua ação na clandestinidade, reorganizando o Partido nas zonas dos arredores de Lisboa e do ribatejo, ao mesmo tempo que preparam uma grande jornada de luta, com greves e marchas contra a fome. Esta série, adaptada da obra homónima de Manuel Tiago (pseudónimo de Álvaro Cunhal), mostra o dia-a-dia dessa luta clandestina, vivida por dentro, no terreno. Os seus personagens são um retrato dos homens e das mulheres que dedicaram as suas vidas a essa luta. Dos seus ideais,das suas paixões e dos seus sacrifícios. Dos que mostraram fraqueza e dos que deram a vida pelo que acreditavam.

 

“O meu nome é…”, realização de Fernando Matos Silva, atores: Rui Mendes...[et al.]

[registo Vídeo: 1 DVD}

Lusomundo Audiovisuais: 2003

Sinopse

"O meu nome é..." é um filme ensaio sobre o combate político que, a partir do 25 de Abril, é conduzido por dois amigos, reconstituindo os locais, as atitudes, as conversas, as prisões que eles percorreram, usando o presente - a montagem de um documentário sobre uma campanha política - como estrutura dialéctica do filme. Através da reconstrução do passado destes personagens, chegar-se-á a uma representação dos amores, sofrimentos, angústias até à vitória sobre o passado quase clandestino.

O filme é forçosamente um documento de ficção, importante para a compreensão mítica do que foi o combate político português contra o fascismo, combate esse que nos é dado através de duas histórias paralelas: a vivência de um casal com dúvidas profundas sobre as suas diferentes opções políticas e a história de uma vingança - execução de um informador da polícia política, que vai sendo preparada até à sua concretização. "O meu nome é".. é um filme feito de personagens de uma época ainda em desassossego.

 

“Capitães de Abril”, realização de Maria Medeiros, atores: Maria Medeiros... [et al.]

[registo Vídeo: 1 DVD}

Lusomundo Audiovisuais: 2001

Sinopse

Em Portugal, na noite de 24 para 25 de Abril, uma canção desencadeia um golpe de Estado militar que irá mudar a face do país e o destinos dos Territórios que então dominada em África. Ao som do poeta Zeca Afonso, as tropas revoltosas tomam os quartéis. A Revolução Portuguesa distingue-se pelo carácter aventuroso, tanto como pacífico e lírico.

 

Cantanhede | Biblioteca Municipal participa na Semana da Leitura na EB2,3 da Tocha

Cerca de quarenta alunos e docentes do Agrupamento de Escolas Gândara-Mar, na Tocha, assistiram no passado dia 31 de março, a uma sessão de leitura promovida pela Biblioteca Municipal de Cantanhede.

Sob o tema Leitura a 3 vozes, a iniciativa foi realizada por técnicas da instituição, que acederam ao convite da Biblioteca Escolar deste agrupamento e deslocaram-se a este equipamento de ensino para apresentarem esta atividade de leitura. O conto selecionado para o efeito foi “O Príncipe feliz”, de Oscar Wilde, uma das obras que integra o Plano Nacional de Leitura recomendada no 4º ano de escolaridade.

Esta iniciativa integrou a Semana da Leitura que a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Gândara Mar assinalou no período de 28 de março a 1 de abril e que constou de várias atividades de promoção e incentivo à leitura.

A atividade Leitura a 3 vozes é uma das iniciativas que a Biblioteca Municipal de Cantanhede desenvolve com regularidade em Jardins de Infância, Escolas Básicas e IPSS do concelho, com o propósito de dar a conhecer a Biblioteca Municipal e os seus serviços, promover o gosto pelo livro e pela leitura junto deste público específico e, simultaneamente, descentralizar a oferta cultural.


BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SILVES RECEBE A APRESENTAÇÃO DO LIVRO “CRÓNICAS AO CORRER DO TEMPO”


A Biblioteca Municipal de Silves vai receber no dia 9 de abril, pelas 16h30, a apresentação do livro “Crónicas ao correr do tempo”, de João Miguel Cunha.
João Miguel Cunha é músico, natural do Porto - Formado em Violino, Composição e Viola-d’arco pelos Conservatórios do Porto e Nacional de Lisboa, iniciou a sua atividade como violetista na Orquestra Sinfónica do Porto. Depois, a música levou-o a variadas paragens. Como músico e professor, passou a viver na Ilha da Madeira. Seguiram-se Lagos, no Algarve, Dénia, em Espanha à borda do Mediterrâneo, Faro, Freiburg no sul da Alemanha e finalmente Portimão.
Desde jovem tem vindo a escrever impressões, crónicas e pequenas histórias. Se este não é um livro autobiográfico, contém, no entanto, muito de vivências ao correr de uma longa vida cheia de experiências pessoais, muito enriquecidas pelos contactos com diferentes gentes, diferentes mentalidades e diferentes conceitos de vida.

Agora, na serenidade da aposentadoria, João Miguel Cunha selecionou uma série de textos, escritos ao correr do tempo em diferentes locais.

[MANUELA SALVADOR CUNHA]
Mas a arte tem muitos materiais em que se apoia e um deles é a palavra. Pela palavra escrita o poeta, o narrador, o dramaturgo, o cronista dão àqueles que os lêem uma visão do mundo. Porquê tudo isto? Porque ao ler as crónicas de João Miguel vejo e sinto a maneira como ele olha o mundo de formas diferentes, como ele o avalia, como ele o julga, como ele se ri dele. E fá-lo descrevendo ambientes, fazendo dialogar personagens, provocando situações, criando enredos, assumindo muitas vezes a primeira pessoa. É fá-lo de muitas maneiras.

Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais de Proença-a-Nova realiza primeira reunião


A Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais do Município de Proença-a-Nova reuniu pela primeira vez no dia 30 de março, procedendo à instalação deste novo organismo, que substituiu a anterior Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, cumprindo as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei 82/2021 de 13 de outubro de 2021 – que estabelece o Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais no território continental e define as suas regras de funcionamento.

Composta pelo presidente da autarquia, pelos representantes das juntas e uniões de freguesia do concelho, pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), pelo Coordenador Municipal de Proteção Civil e por representantes da GNR, Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova e da Associação Produtores Florestais e Agrícolas do Concelho de Proença-a-Nova, a Comissão aprovou nesta primeira reunião o regulamento de funcionamento deste órgão que tem, entre outras funções, que emitir pareceres diretamente relacionados com a implementação do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios e relacionados com obras de construção e de ampliação e outros assuntos que envolvam esta temática.

Foi ainda aprovado, por unanimidade, emitir parecer favorável às candidaturas que o Município se encontra a preparar para o projeto Condomínios da Aldeia que se encontram integradas na rede secundária de faixas de gestão de combustível do PMDFCI, considerando que não há sobreposição de candidaturas para a mesma área. O Plano Operacional Municipal para 2022 – que define as ações de vigilância, deteção, fiscalização, primeira intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós-incêndio – foi igualmente aprovado por unanimidade.

Concurso de Fotografia "A VER Figueiró dos Vinhos " 2022


“Património Natural” é a temática da edição deste ano do Concurso de Fotografia "A VER Figueiró dos Vinhos", promovido pelo Município de Figueiró dos Vinhos.

O concurso que todos os anos desafia fotógrafos amadores e profissionais, é coorganizado com os Municípios de Saint Maximin (França) e Perkata (Hungria), e pretende fomentar, reconhecer, premiar e difundir a criatividade e originalidade dos concorrentes, bem como reconhecer novas formas de olhar o concelho, promovendo-o no âmbito regional e na sua geminação com Saint Maximin.

Os autores das três melhores fotografias receberão Vouchers Estadia “Aldeias do Xisto” (1 noite para 2 pessoas em Turismo Rural) e Vouchers “FNAC” no valor de 250€, 125€ e 75€ para o 1º, 2º e 3º lugar, respetivamente.

O Regulamento deste Concurso encontra-se na página online do Município figueiroense (www.cm-figueirodosvinhos.pt) e os interessados poderão participar até ao dia 30 de setembro de 2022 com um máximo de 3 fotografias.

GALARDÃO ECO-ESCOLAS AVEIRO 2021


Esta segunda-feira, 28 de março, o Parque da Cidade de Aveiro (Parque Infante D. Pedro) recebeu a cerimónia de entrega do Galardão Eco-Escolas 2021, sessão marcada pela plantação simbólica de 36 árvores e que contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Rogério Carlos e do Vereador João Machado. A cerimónia contou ainda com a presença de alunos, professores, educadores e encarregados de educação.

O Galardão Eco-Escolas 2021 faz o reconhecimento do trabalho de todos os que contribuíram para tornar mais sustentável o dia-a-dia da escola e da comunidade onde esta se insere.

A atribuição do Galardão Eco-Escolas em forma de Bandeira, resulta do desenvolvimento de um programa de Educação Ambiental, que valoriza a prática de uma Cidadania Ativa e a adoção de ações concretas, procurando garantir a participação das Crianças e Jovens na tomada de decisões, envolvendo-os assim na construção de uma Escola e de uma Comunidade mais sustentáveis.

Eco-Agrupamentos e novas Escolas

De notar que o Município de Aveiro possui ainda dois Eco-Agrupamentos (Rio Novo do Príncipe e José Estêvão), que têm todas as Escolas do Agrupamento galardoadas com a Bandeira Verde, tendo-lhes sido entregue um diploma.

Neste evento de comemoração da entrega das Bandeiras Verdes Eco-Escolas 2021, para além da presença das Escolas galardoadas, a Câmara de Aveiro convidou as sete novas escolas que se encontram inscritas no Programa Eco-Escolas neste Ano Letivo 2021/2022 a saber: Escola Básica de Eixo, Escola Básica de Requeixo, Jardim de Infância da Quinta do Picado, Escola Básica de Alumieira, Escola Básica de Esgueira, Escola Básica de Quinta do Simão e Jardim de Infância de Cabo Luís.

A CMA, na sequência da sua política de ambiente, apoia a implementação do Programa Eco-Escolas em todos os estabelecimentos escolares também neste ano letivo de 2021/2022. Pretendemos continuar promover, em cooperação com as escolas, ações na área temática do ambiente, da cidadania, entre outras, que constam do Programa de Ação Educativa do Município de Aveiro (PAEMA).

Foram distinguidas as seguintes Escolas:

  • Casa Vera Cruz;

  • Centro de Infância Arte e Qualidade;

  • Centro Escolar de Santiago;

  • Centro Social de Santa Joana Princesa;

  • Colégio D. José I;

  • Escola Básica de Aradas;

  • Escola Básica de Areais;

  • Escola Básica de Azurva;

  • Escola Básica de Barrocas;

  • Escola Básica de Cacia;

  • Escola Básica de Glória;

  • Escola Básica de Póvoa do Paço;

  • Escola Básica de Presa;

  • Escola Básica de Quintã do Loureiro;

  • Escola Básica de S. Jacinto;

  • Escola Básica de Sarrazola;

  • Escola Básica de Solposto;

  • Escola Básica de Taboeira;

  • Escola Básica de Vera Cruz;

  • Escola Básica de Verdemilho;

  • Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima;

  • Escola Básica e Secundária Dr. Mário Sacramento;

  • Escola Básica João Afonso;

  • Escola Básica n.º 1 de São Bernardo;

  • Escola Básica n.º 2 de São Bernardo;

  • Escola Básica Rio Novo do Príncipe;

  • Escola Profissional de Aveiro;

  • Escola Secundária José Estevão;

  • Florinhas do Vouga.

II – PROGRAMA DA SEMANA SANTA EM AVEIRO

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) promove de 9 a 17 de abril a celebração da Semana Santa em Aveiro, com a realização de várias atividades de cariz cultural, desde concertos, exposições, Roteiro dos Templos de Aveiro e visitas guiadas.

Depois da última edição se ter realizado em 2019, a Semana Santa em Aveiro irá proporcionar vários concertos ao Entardecer, pelas 17h30 e Concertos de Semana Santa às 21h30, nas Igrejas de Aveiro.

Do programa, destaque para o Grande Concerto de Páscoa pela Orquestra Filarmonia das Beiras na Sé de Aveiro no dia 13 de abril.

Órgãos de Aveiro – Concerto ao Entardecer

Por forma a valorizar o património organístico da Cidade, centrado nos órgãos em funcionamento nas Igrejas de Aveiro, serão realizados nos dias 9, 12, 13 e 16 de abril, quatro concertos de compositores portugueses, sempre às 17h30, com exceção para o dia 16, dia em que o concerto acontecerá pelas 15h30.

O programa “Órgãos de Aveiro” iniciará no dia 9, sábado, com o organista titular dos Clérigos Rui Soares na Sé de Aveiro. A 12 de abril, terça-feira, o concerto acontece na Igreja da Misericórdia com Paulo Bernardino, organista titular da Universidade de Coimbra. Na quarta-feira, dia 13, o concerto de órgão terá lugar na Igreja de Jesus com Gregório Gomes, organista titular da Sé do Porto. Este ciclo finaliza na Sé de Aveiro, a 16 de abril, às 15h30, sábado de Aleluia, com o concerto por Ricardo Toste e Ensemble Aveirenses Musicae.

Concertos: Semana Santa e Entardecer

Os Concertos da Semana Santa iniciam no dia 9 com “In Christum” pela Vox Angelis na Igreja da Vera Cruz. No dia 10, domingo de ramos, o concerto será dinamizado por Iberina Ensemble na Igreja de Santo António. Dia 11, segunda-feira, a proposta recai para Cantos da Quaresma pela Sons Vadios na Igreja das Barrocas. Na terça-feira, dia 12 a Banda Sinfónica de Aveiro apresentará “Via Crucis” na Igreja do Carmo. Este ciclo termina com Gonçalo Lélis (violocenlo) e Francisco Lourenço (Violeta) no dia 16 de abril na Igreja das Carmelitas.

No programa consta o Concerto ao Entardecer com a Associação Musical e Cultural de São Bernardo às 17h30 do dia 10 de abril na Igreja do Seminário de Santa Joana Princesa.

Quinta-feira Santa, 14 de abril, a Igreja da Misericórdia será palco de “Stabat Mater” pelo Ensemble de Música de Aveiro na Igreja da Misericórdia.

Artes no Canal e Artesanato

No fim de semana, 9 e 10 de abril, terá lugar a edição especial de Páscoa do Artes no Canal, das 9h30 às 19h00, com atividades na Rua Direita, Praça Joaquim Melo Freitas, Cais do Côjo, Rua Homem Christo, Largo do Mercado Manuel Firmino e outros espaços.

De 9 a 17 de abril, das 10h00 às 19h00, decorrerá no Mercado José Estevão a Edição Páscoa de Artes e Ofícios de Aveiro – Artesanato ao Vivo.

Roteiro dos Templos de Aveiro e visitas comentadas

Por fim, a celebração cultural da Semana Santa oferece a possibilidade de visitar gratuitamente as Igrejas de Aveiro, património histórico de relevância, nos dias 13, 14 e 16 de abril.

No dia 15 serão promovidas Visitas comentadas à Iconografia da Paixão das Coleções do Museu de Aveiro / Santa Joana.

Do programa consta ainda a Procissão do Enterro do Senhor no dia 15 de abril, sexta-feira santa.

A Procissão das Cinzas de Aveiro” estará patente nas Igrejas germinadas de Santo António e São Francisco. Trata-se de uma mostra evocativa promovida pela Câmara de Aveiro e Fraternidade Secular de Aveiro.


O programa completo da Semana Santa pode ser consultado no site da CMA, em: https://www.cm-aveiro.pt/visitantes/agenda-aveiro


ESEV recebeu “VIII Encontro de Jornalismo Especializado”


No passado dia 30 de março, no decorrer dos Dias da Comunicação Social, a Escola Superior de Educação de Viseu recebeu o “VIII Encontro de Jornalismo Especializado”, presidido pela coordenadora do curso de Comunicação Social, Joana Martins.

O encontro contou com a presença de João Nogueira, Kevin Santos e Regina Nunes, alunos do terceiro ano do Curso de Comunicação Social da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), que apresentaram o resultado dos seus trabalhos de investigação.

João Nogueira começou por abordar o tema da economia, focando a sua análise no chumbo do Orçamento de Estado, sobre o qual foram analisadas diversas capas de jornais generalistas e apresentados dados sobre a cobertura do processo que levaria à antecipação das eleições legislativas.

Kevin Santos introduziu o tema do desporto numa análise feita ao Jornal Record e retirou conclusões sobre a predominância do futebol em relação a todas as outras modalidades, destacando a supremacia dos “3 grandes” (Benfica, Sporting e Futebol Clube do Porto), mesmo em datas que coincidiram com grandes conquistas de outras modalidades.

Por fim, Regina Nunes incidiu a sua análise nas Eleições Autárquicas de 2021, tratadas pelo Jornal de Notícias, um jornal que tem a sua sede na cidade do Porto. Acerca desta particularidade, a aluna apresentou dados que relacionam a localização geográfica com a linha editorial do jornal.

O encontro terminou com um espaço aberto a questões por parte do público aos oradores.

Os Dias da Comunicação Social decorrem até 5 de abril na Escola Superior de Educação de Viseu.


ESAC acolhe X Congresso da APDEA e IV ESADR. 14 a 16 de setembro| Escola Superior Agrária de Coimbra


A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC - IPC) acolhe, entre os dias 14 e 16 de setembro de 2022, em sistema híbrido (presencial e online), o X Congresso da APDEA e o IV Encontro Lusófono em Economia, Sociologia, Ambiente e Desenvolvimento Rural, sob a organização da APDEA (Associação Portuguesa de Economia Agrária) e com o apoio da SOBER (Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural).

O evento, com o tema "Territórios, Agriculturas e Agroalimentar: desafios globais e riscos no século XXI", tem como objetivo refletir sobre os sistemas agroalimentares e florestais na coesão territorial numa fase de transição climática que a todos se coloca. A Política Agrícola Comum, a agricultura familiar, o desenvolvimento territorial, a problemática geracional, os desafios e oportunidades para a economia circular, passando pela digitalização do sector agroalimentar e florestal, serão alguns dos temas em foco.

Toda a informação sobre o evento em: https://apdeaesadr.wordpress.com/

Estudo revela que temperaturas elevadas e seca reduzem o crescimento de árvores tropicais

Cristina Nabais e Ana Carvalho, do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra (UC), participaram num estudo internacional que descobriu que o crescimento do tronco das árvores tropicais é menor em anos em que a estação seca é mais intensa e quente do que o normal.

Liderado por investigadores da Universidade de Wageningen (Países Baixos), Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (Brasil) e Universidade do Arizona (EUA), e acabado de publicar na revista Nature Geoscience, do grupo Nature, este estudo baseou-se numa nova rede global de anéis de crescimento, incluindo mais de 14 mil séries de dados de crescimento anual de árvores de 350 localidades nos trópicos.

Os cientistas observaram que «o impacto de anos mais quentes, ou áridos, é mais intenso nas regiões mais áridas, ou mais quentes. Estes resultados sugerem que as mudanças climáticas podem aumentar a sensibilidade das árvores tropicais a flutuações climáticas».

Durante muito tempo, explicam os autores do estudo, os ecólogos «assumiam que as árvores tropicais não produziam anéis de crescimento devido à falta de invernos frios nos trópicos. Nas últimas décadas, no entanto, a formação de anéis de crescimento já foi comprovada para centenas de espécies de árvores tropicais».

Segundo o coautor Peter Groenendijk, da UNICAMP, «os anéis de crescimento contêm uma riqueza de informações sobre a história do crescimento das árvores. Neste estudo, explorámos esse potencial. Pela primeira vez, obtivemos um panorama Pantropical de como o crescimento das árvores tropicais reage a flutuações climáticas».

Os resultados deste estudo, que foi um esforço de colaboração internacional, para o qual 100 autores contribuíram com dados de anéis de crescimento amostrados em 30 países tropicais e subtropicais, ajudam a compreender as grandes flutuações na absorção de carbono pela vegetação tropical a nível mundial.

Cristina Nabais, docente do Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e coautora do estudo, salienta que «é importante continuar o esforço de amostragem em regiões tropicais, alargando a cobertura geográfica das séries de anéis de crescimento. Nesse sentido, o laboratório de dendrocronologia do Centro de Ecologia Funcional da UC quer continuar a contribuir para um maior conhecimento da dinâmica de crescimento das árvores das regiões tropicais».

Os autores ficaram surpreendidos com a descoberta de que o clima durante a estação seca teve um efeito mais forte no crescimento das árvores do que o clima durante a estação chuvosa. Uma possível explicação é que a água está disponível por mais tempo durante os anos com estações secas mais húmidas, ou com temperaturas mais amenas. Ou seja, a estação de crescimento é mais longa, o que leva a um maior crescimento das árvores.

Ainda de acordo com os autores do estudo, os resultados obtidos preenchem uma importante lacuna nos dados de anéis de crescimento. Por isso, os dados de crescimento de árvores de mais de 100 localidades de estudo já foram disponibilizados na base de dados internacional de anéis de crescimento, International Tree-ring Databank (ITRDB; https://www.ncei.noaa.gov/products/paleoclimatology/tree-ring). Assim, a informação estará disponível gratuitamente para todos.

Considerando o aquecimento global, espera-se que a temperatura nas localidades de estudo aumente 0,5 graus a cada década no futuro. Os autores esperam que «estações secas mais quentes e áridas terão um efeito negativo no crescimento das árvores tropicais. Se o crescimento mais lento aumentar a probabilidade de mortalidade das árvores, as vegetações tropicais podem tornar-se mais frequentemente uma fonte de CO2 em vez de um sumidouro deste gás de efeito de estufa».

O artigo científico, intitulado "Tropical tree growth driven by dry-season climate variability", está disponível em: https://doi.org/10.1038/s41561-022-00911-8.


Cristina Pinto

Águeda vai ter uma 3.ª Equipa de Intervenção Permanente


Criação foi aprovada pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e entrará em funcionamento no próximo mês de julho

A população do Concelho de Águeda vai ter ao seu serviço uma 3.ª Equipa de Intervenção Permanente (EIP), que vai ficar instalada no quartel dos Bombeiros Voluntários de Águeda (BVA). A criação desta EIP resulta de uma manifestação de interesse apresentada pelo Município, em articulação com os BVA, e foi aprovada pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), sendo a única terceira equipa a ficar colocada no distrito de Aveiro.

De entre as 160 candidaturas apresentadas a nível nacional, sete respeitavam ao distrito de Aveiro, de entre as quais foram aprovadas quatro, sendo que as três restantes referem-se à constituição de uma 2.ª equipa, em concreto na Murtosa, Oliveira do Bairro e Vagos.

“Apresentámos, em conjunto com os Bombeiros de Águeda, a candidatura para a criação, em Águeda, de uma 3.ª EIP considerando que é uma necessidade premente o reforço da capacidade operacional do corpo de bombeiros locais”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, para quem a criação desta 3.ª EIP, a juntar-se às restantes duas, vem dotar o concelho de meios para um socorro ainda mais eficaz, seja em caso de incêndio ou qualquer outra ocorrência.

A constituição de uma terceira equipa no concelho é justificada ainda pelo facto de Águeda ser a quarta maior cidade da região de Aveiro, que, para além da sua extensa mancha florestal, enfrenta diversos riscos ao nível da proteção civil (incêndios, cheias/inundações, acidentes rodoviários, etc.), é um concelho em franco crescimento industrial, nomeadamente com a Área Empresarial de Nova Geração no PEC, que trouxe (e continua a trazer) para o concelho novos tipos de indústria com riscos associados.

“Esta equipa, para além de suprir uma necessidade e garantir os meios humanos e especializados de socorro, permite responder com eficácia e rapidez a qualquer situação emergente que possa ocorrer, melhorando o apoio que é prestado às populações”, sublinhou Jorge Almeida.

A ANEPC aprovou esta medida precisamente por considerar que uma das EIP existentes no concelho está numa secção destacada – e por isso mesmo mais longe do centro urbano – e que Águeda é um concelho com um grande número de ocorrências, o que justifica o apoio para a constituição deste meio de socorro às populações.

De recordar que, em maio do ano passado, foi criada a 2.ª EIP, que ficou afeta à secção de Agadão dos BVA; a 1.ª EIP está em funcionamento na sede dos BVA.

As EIP são equipas de bombeiros profissionais, são caracterizados pela elevada especialização, com conhecimentos em valências diferenciadas, para atuarem em diferentes cenários tendo em conta o cumprimento de missões da Proteção Civil.

Cada equipa é constituída por cinco elementos, sendo os custos suportados em 50% pela Câmara de Águeda e os restantes pelo Estado, através da ANEPC.

Alvaiázere | Município comemora a Hora do Planeta

O Município de Alvaiázere associa-se, uma vez mais, à Hora do Planeta, uma iniciativa da organização global de conservação de natureza WWF (World Wide Fund for Nature), com data marcada para o próximo dia 26 de março, entre as 20h30 e as 21h30.

O Município compromete-se, durante uma hora, a desligar a iluminação de vários edifícios públicos, como os Paços do Concelho, ???????

A Hora do Planeta afirma-se como sendo o maior movimento global contra as alterações climáticas e junta milhões de pessoas em todo o mundo nesta causa, para refletir o seu compromisso com a sua casa - o Planeta Terra.

O objetivo é conscientizar as pessoas para a necessidade de adquirir hábitos que não prejudiquem o meio ambiente.

Com a ambição de cumprir os objetivos, a organização faz um apelo a todos aqueles que se querem "ligar” ao Planeta: "Este ano, mais do que nunca, a união faz a força. A Natureza precisa da nossa ação. Move-te pela natureza e traz à luz a importância de a protegermos e restaurarmos”.

O município desafia todos os munícipes a aderirem a esta causa…

Alvaiázere | ABRIL MÊS DA PREVENÇÃO DOS MAUS TRATOS NA INFÂNCIA.

À semelhança dos anos anteriores, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Alvaiázere vai, mais uma vez, associar-se à Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens em Risco na dinamização da campanha ABRIL MÊS DA PREVENÇÃO DOS MAUS TRATOS NA INFÂNCIA. Esta iniciativa pretende alertar a comunidade para a importância da prevenção dos maus tratos na infância e juventude e para o fortalecimento das famílias no sentido de uma parentalidade positiva, empenhada e afetiva.

No sentido de dar visibilidade a esta campanha a CPCJ de Alvaiázere, em colaboração com o Município procedeu à colocação de um Laço Azul (símbolo da campanha) no edifício dos Paços do Concelho que aí permanecerá durante o mês de abril.

Para além desta iniciativa será distribuída informação sobre a temática a toda a comunidade escolar concelhia.

Também foram convidadas a participar nesta campanha as Juntas de Freguesia, Associações e Instituições do concelho.

Servirão as diversas iniciativas propostas para o mês de abril, para alertar a Comunidade da urgente necessidade de protegermos a infância e a juventude que são fases estruturantes do adulto de amanhã.

Alvaiázere | Semana da Educação 2022

O Município de Alvaiázere, em articulação com o Agrupamento de Escolas de Alvaiázere e o polo de Alvaiázere da ETP Sicó dinamizará entre os dias 04 e 09 de abril a AlvaEduca - Semana da Educação.

As atividades programadas foram orientadas com uma preocupação pedagógica que visa a sensibilização da população escolar para questões do seu interesse, desenvolvendo hábitos de convívio entre os jovens. Consideramos assim que estaremos a contribuir para a formação integral dos nossos jovens, dotando-os dos conhecimentos e valores necessários para se assumirem enquanto cidadãos conscientes e ativos.

O evento visa a sensibilização da população escolar para a igualdade de género e com particular cuidado a envolvência de toda a comunidade escolar, desde as creches ao ensino secundário.

A Educação e a Juventude são de extrema importância para o Executivo liderado por João Paulo Guerreiro merecendo assim toda a atenção, dedicação e investimento para um futuro educativo cada vez melhor para os jovens alvaiazerenses.

Consulte o programa em: www.cm-alvaiazere.pt

Figueiró dos Vinhos | Abril - Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância e Juventude

 “O Azul funciona para mim como um constante lembrete/alerta para lutar pela proteção das crianças”. Bonnie W. Finney

Em 1989, na Virgínia, E.U.A., Bonnie W. Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro para despertar a curiosidade das pessoas que o vissem. Bonnie Finney era avó de duas crianças vítimas de maus-tratos e o laço azul simbolizava as nódoas negras dos corpos dos seus netos. Nasce, assim, a Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon), cujo objetivo é a prevenção, a promoção e proteção dos direitos das crianças, no que respeita, sobretudo, aos maus-tratos.

Em Portugal, associado a esta campanha, realiza-se todos os anos, o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância e Juventude. A iniciativa, promovida pela Comissão Nacional de Crianças e Jovens em Risco, decorre durante todo o mês de abril e tem como principal propósito a consciencialização das famílias e de toda a comunidade para a importância da prevenção dos maus tratos na infância e juventude, contribuindo para um fortalecimento dos laços familiares, no sentido de uma parentalidade cada vez mais positiva.

Em Figueiró dos Vinhos, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e o Município associam-se novamente a esta iniciativa, organizando um conjunto de ações alusivas à temática da prevenção dos maus tratos na infância e juventude, nas escolas e na Comunidade.

Neste contexto, durante todo o mês de abril o edifício da Casa da Criança estará iluminado de azul, como forma de impactar a comunidade para esta causa. Será lançado, também, o “Calendário dos Afetos 2022”, um desafio digital, divulgado semanalmente na página de facebook do Município, composto por atividades diárias simples, convidativas à interação entre os pais e os seus filhos e ao reforço dos laços familiares. Decorrerão, ainda, as habituais exposições de Laços Azuis pelas diversas entidades do concelho, bem como ações de sensibilização nas escolas do concelho com distribuição de Laços e Pulseiras Azuis pelas respetivas crianças e jovens. A 29 de abril, pelas 10h30 horas, realizar-se-á o Laço Humano no Estádio Municipal, onde participarão os alunos das escolas do concelho e, no qual a comunidade em geral é convidada a associar-se.