terça-feira, 24 de maio de 2022

Confirmados 39 casos de varíola-dos-macacos em Portugal

A Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou a existência de 39 casos de varíola-dos-macacos em Portugal, todos eles em indivíduos do sexo masculino.
"A Direção-Geral da Saúde (DGS) informa que foram confirmados mais dois casos de infeção humana por vírus Monkeypox em Portugal, havendo, até ao momento, 39 casos confirmados", pode ler-se no comunicado divulgado.
Segundo as autoridades de saúde, "a maioria das infeções foram notificadas em Lisboa e Vale do Tejo, mas também há registo de casos nas regiões Norte e Algarve".
Todos os casos confirmados são de homens entre os 27 e os 61 anos, tendo a maioria menos de 40 anos", diz ainda a DGS, que refere que são aguardados ainda "resultados laboratoriais relativamente a outras amostras".
É ainda referido que "os novos casos foram confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA)" e que estão " em acompanhamento clínico, encontrando-se estáveis e em ambulatório".
Por sua vez, "estão em curso os inquéritos epidemiológicos dos casos suspeitos que vão sendo detetados, com o objetivo de identificar cadeias de transmissão, potenciais novos casos, respetivos contactos e ainda eventuais locais de exposição".
De acordo com a DGS, "os indivíduos que apresentem lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço, devem procurar aconselhamento clínico. Ao dirigirem-se a uma unidade de saúde, deverão cobrir as lesões cutâneas".
No caso de serem verificados sintomas, os indivíduos em questão devem "abster-se de contacto físico direto com outras pessoas e de partilhar vestuário, toalhas, lençóis e objetos pessoais enquanto estiverem presentes as lesões cutâneas, em qualquer estadio, ou outros sintomas".
A varíola-dos-macacos foi descoberta pela primeira vez em 1958, quando dois surtos de uma doença semelhante à varíola ocorreram em colónias de macacos utilizados para investigações — daí a associação aos macacos e o nome "Monkeypox".
Já o primeiro caso de um ser humano com varíola-dos-macacos foi registado 12 anos depois, em 1970, na República Democrática do Congo, durante um período de esforços intensos para eliminar a varíola humana.
A varíola humana e a VMPX (varíola dos macacos) pertencem à mesma família de vírus da varíola.
A varíola humana, causada pelo vírus Poxvirus variolae, foi erradicada em 1980. Era transmitida de pessoa para pessoa ou por meio de roupas e objetos contaminados, e perseguiu a humanidade durante séculos.
Os sintomas do VMPX são muito parecidos aos da varíola humana, incluíndo febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, nódulos linfáticos inchados, arrepios de frio e exaustão, desenvolvendo-se ainda erupções cutâneas.

Madremedia

Câmara Municipal de Silves recebe visita de alunos do curso de apoio à gestão

Os alunos do Curso Profissional de Apoio à Gestão da Escola Secundária de Silves foram recebidos, no passado dia 20 de maio, no edifício dos Paços do Concelho, no âmbito de uma visita de estudo.

Durante a visita, os estudantes receberam informações sobre a organização de poderes e competências da autarquia na prossecução de interesses próprios das populações.
 

XV Feira Social de Castelo de Paiva no fim de semana no Largo do Conde. “Festa da Criança “ é a novidade da iniciativa

 Festival das Sopas continua a ser atractivo do certame

Castelo de Paiva volta animar-se no final deste mês, com a realização da XV Feira Social, uma iniciativa que, no âmbito do trabalho desenvolvido pela Rede Social, é promovida pela Câmara Municipal, com a colaboração das IPSS Locais – Instituições Particulares de Solidariedade Social e que tem como objectivo dar a conhecer o trabalho realizado pelas diversas entidades que, no território concelhio, trabalham na área social, assim como as dinâmicas de parceria que vão sendo criadas e fortalecidas durante a sua actividade.
 
O evento, que junta todas as IPSS existentes no concelhotem lugar no renovado espaço do Largo do Conde, apresentando uma organização enquadrada num modelo diferente, obviamente envolvendo todos os parceiros da Rede Social para a concretização de uma jornada social que ao longo de três dias, vai potenciar uma intervenção em diversas áreas de actividade, abrangendo crianças e jovens, seniores e cidadãos portadores de deficiência e outras parcerias.

Num tempo em que o gabinete local da Rede Social contabiliza mais de uma dúzia de anos de existência, com um trabalho notável, no âmbito do apoio e da solidariedade social junto da comunidade paivense, o presidente da edilidade, José Rocha evidencia o desejo de que este certame volte a ser um êxito e que todos possam partilhar uma convivência saudável e feliz, manifestando depois, a vontade da Câmara Municipal, como entidade parceira, continuar a trabalhar em conjugação de esforços e recursos, para colmatar dificuldades, para minimizar e combater eficazmente a pobreza e a exclusão social e, ir ao encontro das pessoas mais necessitadas, considerando que, entender a responsabilidade social e apostar na valorização da condição humana é um dever de todos, enquanto cidadãos.

A feira arranca na Sexta Feira, dia 27 de Maio com uma Demonstração e Acção de Sensibilização por parte da GNR e Bombeiros locais, e a Sessão de Abertura está agendada para as 16 horas, e contará com a presença do presidente da CM, José Rocha, e do director do Centro Distrital da Segurança Social de Aveiro, Fernando Mendonça, seguindo-se o habitual périplo pelos espaços das IPSS e instituições e entidades presentes no certame, para logo a seguir registar-se a apresentação dos Projectos de (D)Ificiência Inclusiva, com a participação da APPACDM de Castelo de Paiva, Santa Casa da Misericórdia Centro Social de Santa Maria de Sardoura.

Durante a tarde está também marcada uma demonstração de meios dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva e de actividades com a GNR, sendo que, a noite vai contemplar animação musical com a participação musical da Banda Nova Dança.

O programa para Sábado, dia 28, inicia-se com uma Aula de Zumba, e uma Caminhada da Liga Portuguesa contra o Cancro, sendo que, às 12h30 horas realiza-se mais uma edição do Festival das Sopas ( patanisca e rabanada ) com a participação de 5 entidades, e durante a tarde, para além de rastreios de saúde, mural de pinturas e insufláveis, atelier de artesanato, jogos tradicionais, estão agendadas diversas actividades de animação, lúdicas e recreativas, com a participação da Academia de Danças de Castelo de Paiva, para além da animação musical da ACUPRancho Infantil do Centro Social do Couto Mineiro do Pejão, uma peça de teatro apresentada pela ADRIMAG e uma actuação da Companhia de Dança Girassol.

Ás 17 horas, nas instalações do CICL, acontece uma apresentação do Plano Local de Promoção e Protecção dos Direitos das Crianças, promovida pela CPCJ de Castelo de Paiva, sendo que, o programa da noite será preenchido com a realização da quinta edição do Concurso “ Got Talent Castelo de Paiva “, cujo objectivo principal é potenciar a descoberta de novos talentos nas mais diversas áreas artísticas, sendo que, ao organizar este concurso, a Rede Social de Castelo de Paiva procura novos valores, gente que se possa distinguir nas mais diversas áreas artísticas e culturais, propondo-se também, dá-los a conhecer no concelho.

A programação de Domingo, dia 29, ultimo dia desta jornada social, é dedicada à Festa das Crianças, com a realização de vária actividades de diversão e entretenimento, nomeadamente a disponibilidade de diversos insufláveis, jogos, e distribuição de pipocas e algodão doce.
 
Carlos Oliveira

Castelo de Paiva | Presidente José Rocha evidenciou a aposta na excelência.

 Casa de Algar apresentou colheita de 2021. Vinhos “ pata da burra “ mantêm a qualidade habitual

A cumprir uma tradição que já se estende por uma década, a Casa de Algar, em Santa Maria de Sardoura, voltou a organizar a apresentação dos seus vinhos verdes da marca “ Pata da Burra “, referente à colheita de 2021, num encontro que decorreu no passado Sábado, no agradável espaço da sua quinta, em Castelo de Paiva, com a presença de amigos, clientes, especialistas, convidados, enófilos, e do edil paivense José Rocha, que se fez acompanhar do vereador José António Vilela.

Neste evento, foi apresentada a gama dos vinhos verdes Pata da Burra produzidos nesta exploração vinícola em território paivense, e destacadas algumas novidades, registando-se  diversas provas para apurar aromas e sabores numa análise sensorial que a todos cativou. 

Houve provas distintas de diversas variedades, cada uma com características singulares e além do premiado vinho monovarietal de características excepcionais, o Pata da Burra Avesso, outrora distinguido no Concurso dos Vinhos Verdes da CVRVV, como sempre um vinho intenso, complexo e muito longo, com 14º, também houve provas de outros vinhos de qualidade, que a marca apresenta para este ano, como o clássico Escolha ( frutado, jovem e elegante ), e o Rosé ( atraente, fresco e vibrante ) feito exclusivamente com a casta Espadeiro, sendo que, a grande novidade foi o Pata da Burra Premium, criado com uma nova casta de uvas, e que apresenta um maior teor alcoólico ( 14º graus ) bem como um sabor diferenciado dos demais vinhos verdes brancos desta marca, um vinho tranquilo, feito propositadamente para guardar.

Com características únicas, apresentando-se vinoso, encorpado e distinto, o Pata da Burra tinto, proveniente da casta Vinhão também esteve presente para a apreciação dos especialistas das Terras de Paiva e dos amantes deste vinho tão típico desta região, a par dos vinhos de 2020, o Pata da Burra Superior, com 14 graus, um verde branco tropical, suave e equilibrado, e do Pata da Burra Premium, um branco excelente, sem gás, assumidamente complexo, estruturado e de guarda, com 14 graus de teor alcoólico.

Recorde-se que, os vinhos da “Casa de Algar” resultam de um projecto familiar de longa data, actualmente dirigido pelo Engº Alberto Guedes da Costa e esposa Ana Maria Crava, bem como pelas três filhas do casal, sendo que esta exploração vitivinícola estende-se 12 hectares na freguesia de Santa Maria de Sardoura, predominatemente, numa encosta que goza de uma exposição privilegiada, a cerca de 150m de altitude, garantindo no último ano, uma produção na ordem das 120 pipas de vinho verde.

Guedes da Costa agradeceu a presença de todos, mostrou-se satisfeito com os resultados obtidos e o sucesso que os vinhos da Casa de Algar continuam a ter no mercado, realçando o trabalho de equipa para manter este nível de produção de qualidade, destacando a supervisão do enólogo Engº Sousa Pinto, e do mestre da adega, Flávio Rodrigues, ao mesmo tempo que deu a conhecer a vontade de alargar a produção e avançar para o projecto de uma nova adega, para em termos logísticos garantir outra capacidade de fazer as coisas melhor, e apostar no enoturismo, que avança a bom ritmo, com a construção em curso de uma unidade de turismo rural com capacidade de seis suites.  

 À semelhança de anos anteriores, a apresentação dos vinhos, esteve a cargo do enólogo Eng.º Jorge Sousa Pinto, que proporcionou uma conversa animada com todos os participantes, de forma a guiar os convidados na descoberta de cada um dos vinhos da marca Pata da Burra, num ambiente acolhedor e descontraído.


O especialista teve a oportunidade de dizer que, “ o mais fácil é fazer um grande vinho, mas o mais difícil é garantir consistência da marca durante anos consecutivos “, porque o sucesso dos vinhos é a garantia dessa consistência qualitativa, de perfil, que a Casa de Algar continua a apresentar nos seus produtos.


O enólogo referiu-se a vinhos de excelente qualidade, produzidos com as castas certas, e com tratamento correcto, mas falta agora transportar valor para fora das garrafas, garantir longevidade, ao mesmo tempo que falou nos 3 pilares que tem sustentado a marca, depois de definido o estilo e perfil, que tem garantido sucesso e qualidade.


 Lembrou que o ano de 2021 foi um ano madrasto, um ano de adega, de trabalho intenso para conseguir manter o nível, e referiu-se à fase de transição, a mudança que está a acontecer na região dos vinhos verdes, nomeadamente nos vinhos brancos, onde a questão da idade deixou de ser um problema, para passar a ser uma oportunidade, daí a necessidade da região produzir vinhos para envelhecer com nobreza, trabalhar para dar consistência nos brancos, estagiar em garrafa para dar personalidade e carácter perante o consumidor e elevar o valor do produto.


O presidente da Câmara Municipal, José Rocha, agradeceu o convite e mostrou-se satisfeito, por ver que os produtores de Castelo de Paiva continuam a apostar em vinhos de grande qualidade, permitindo potenciar e projectar mais a Sub-Região de Paiva, ajudando a afirmar este sector de actividade como uma mais valia na economia local, evidenciando o trabalho empenhado que tem sido feito em Castelo de Paiva, conseguindo-se uma qualidade de excelência, que está contribuir para uma nova dinâmica empresarial neste sector da actividade agrícola e que, apesar das dificuldades que se sentem, ainda existem boas apostas que valem a pena e permitem que o concelho possa ter uma boa presença no mercado dos vinhos verdes, reafirmando a qualidade e a excelência dos vinhos de Castelo de Paiva, recordando estratégias de promoção que tem sido concretizadas e que devem ter continuidade.
     
Carlos Oliveira






FESTA DA CRIANÇA NA MARINHA GRANDE

 De 30 de maio a 5 de junho, o Município da Marinha Grande, em parceria com os Agrupamentos de Escolas  e associações e empresas do concelho, vai organizar a Festa da Criança, para assinalar o Dia Mundial da Criança.

Os dias 30 e 31 maio 2022 são dedicados às crianças do ensino pré-escolar, com o programa “Piratas das Árvores”,  a ocorrer no Parque Mártires do Colonialismo, que contempla iniciativas lúdicas e desportivas, jogos tradicionais, danças criativas, contador de estórias, performances teatrais pelo Chapitô, Centro de Saúde dos Pequeninos.

Os dias 1, 2 e 3 de junho são dedicados às crianças do 1.º CEB com o programa “Piratas do Ambiente”, a realizar no Mariparque, na Praia da Vieira. As crianças poderão beneficiar de performances teatrais que estarão a cargo da reconhecida companhia Chapitô; de experiências de mergulho a cada 20 minutos por crianças com idade superior a 9 anos para a experiência de recolha de resíduos (com marcação prévia); de escorregas; de equipas de animadores, equipas de nadadores-salvadores; e de piscinas de baixa profundidade.
 
O ambiente e a sustentabilidade são o mote para as atividades que visam proporcionar dias de muita alegria nas crianças. Nesta missão ecológica as crianças deverão trazer um ticket de entrada (garrafa de plástico) e em troca receberão uma surpresa que assinala a data.
 
As comemorações do Dia Mundial da Criança continuam no Parque da Cerca, nos dias 4 e 5 de junho com várias atividades integradas na programação das Festas da Cidade.

FESTAS DA CIDADE
ANIMAÇÃO INFANTIL - ATIVIDADES RADICAIS

4 e 5 de junho 2022
Comemorações do Dia Mundial da Criança

10h30 às 19h00
“Combo 3 em 1” – equipamento de escalada, com escorrega e uma zona de saltos
 Idades: dos 3 aos 12 anos

“Waterball” – bola gigante, dentro da qual o participante irá circular livremente numa piscina insuflável de água, experimentando as peripécias que entender.
Idades: crianças com mais de 1,50m de altura

Jogo “Trivial gigante” sobre alimentação saudável – Jogado da mesma forma do jogo tradicional, mas neste caso será jogado numa tela gigante e o tema será a alimentação saudável.
Idades: todas as idades

Jogo de Pesca Sustentável - uma piscina cheia de bolas e peixes, onde as crianças são convidadas a pescar.
Idades: todas as idades

ECO Rallye de Karts a Pedal – um rallye bastante original, cujo objetivo é juntar o máximo de pontos, respondendo a questões ou desafios sobre a reciclagem.
Idades: todas as idades

Trikkers de “Separação de lixos” – os participantes têm de deslocar-se de Trikker e pelo percurso apanhar o lixo e colocá-lo no ecoponto correto.
Idades: todas as idades

Segway de “Transporte de lixo” – deslocando-se de segway, o participante terá de transportar o máximo número de objetos, de um local para outro, sem que estes toquem no chão e evitando pisar os obstáculos.
Idades: todas as idades

15h00 às 24h00
“Torre Multi Atividades” - equipamento com escalada, slide e rede abordagem
 Idades: maiores de 3 anos

“Sky Byke” – montados numa bicicleta fixa, os participantes terão oportunidade de pedalar até ao máximo de altura que conseguirem, e observar as Festas da Cidade bem lá do alto!
Idades: adultos, jovens e crianças maiores de 12 anos/1,5m de altura.

Caldas da Rainha | Landal, Capital da Codorniz, de 2 a 5 e Junho

 Freguesia é uma das maiores produtoras de aves do País
X Festival da Codorniz no Landal – Caldas da Rainha 2 a 5 de Junho, com gastronomia, artesanato e muita animação!
Sendo a freguesia caldense Landal responsável por mais de 75 por cento das codornizes consumidas a nível nacional, é também onde se pode degustar esta iguaria de todos os géneros e feitios.
Com inauguração marcada para as 18h30 do dia 2 de Junho, este evento promete quatro dias de animação para todos os seus visitantes, tanto para o deleite gastronómico, como para os amantes da música e dança popular. Haverão ranchos, música de acordeão, tunas e bandas, sem esquecer a actuação de uma academia de dança e a garantia de espaço para quem gostar de baile e quiser dar o seu pé de dança.
Ao fim de uma década deste Festival, é altura de conhecer mais acerca dos contornos da sua produção, e por isso mesmo, no último dia do Festival deste ano, a 5 de Junho, pelas 9h30 da manhã, os interessados poderão fazer uma caminhada pela Rota da Codorniz.
Este é um Festival que anualmente se reinventa, onde há sempre novas receitas por descobrir: grelhadas ou fritas, mais ou menos condimentadas, descobre-se novos gostos a cada evento. E já que falamos de festival gastronómico, o Pão-de-ló do Landal e as Peras Bêbadas são prova obrigatória.
 

A codorniz e o Landal
Muito se tem desenvolvido desde o início da sua exploração no Landal, em 1976, por Manuel Louro Miguel, que regressado das ex-colónias, se dedicou a este negócio, que viria a assumir grande importância para a economia local.
O Festival nasce em 2011, com vista a ser promoção da produção local, ajudando a conhecer melhor as diferentes formas de cozinhar a codorniz e que hoje seja produto habitual nas mesas portuguesas, pois trata-se de um alimento saudável, rico em proteína e aminoácidos essenciais, mas pobre em gorduras, já que por cada 100 gramas consumidas, contabiliza-se 106 calorias com apenas 1,6 gramas de gordura.
Tal como quem trabalha nesta exploração soube inovar-se nos métodos, também o Festival da Codorniz teve de criar melhorias para melhor receber os milhares de visitantes que todos os anos ali se deslocam, sobretudo na oferta gastronómica, estacionamento disponibilizado, número de tasquinhas e lugares sentados, assim como no programa musical e cultural.

ESAC promove colocação de biomassa florestal no seu banco clonal de medronheiro. 27 de maio | 09h00 | Banco Clonal de Medronheiro da ESAC

A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) promove, com a colaboração da Escola Secundária D. Duarte – Agrupamento de Escolas Oeste Coimbra, no âmbito do projeto F4F - Forest For Future, liderado pelo SerQ - Centro de Inovação e Competências da Floresta, no próximo dia 27 de maio, com início às 09h00, a colocação de biomassa florestal nas linhas de plantação do seu banco clonal de medronheiro.

Em concreto, a ação consiste na substituição da tela de controlo de infestantes por biomassa florestal (com relação C/N elevada) nas linhas de plantação de clones de medronheiro instalados na área agrícola da ESAC, para: aumentar a proteção das plantas; reduzir a evapotranspiração; reduzir as necessidades de água de rega; melhorar as características do solo através do aumento da retenção de água e de nutrientes; e estimular o desenvolvimento do sistema radicular das plantas.

Esta ação destina-se ao público em geral e a estudantes em particular e é da responsabilidade da professora da ESAC-IPC, Filomena Gomes.

A ação está aberta a um total de 25 participantes, sendo que os interessados em colaborar devem fazer a sua inscrição em https://f4f.serq.pt/pt/event/colocacao-de-biomassa-florestal-nas-linhas-de-plantacao-do-banco-clonal-de-medronheiro-na-esac , preferencialmente até 26 de maio. As coordenadas GPS do Banco Clonal de Medronheiro da ESAC, local onde irá decorrer a ação, são: 40.211072, -8.452468.




Sexta-feira, 18h00: Sessão de Auscultação Pública sobre o Conselho Consultivo da Juventude

 ATLAS Aveiro recebe a primeira ação pública do novo mandato do PSD Aveiro
 

Na próxima sexta-feira, 27 de maio, a partir das 18h00, no ATLAS Aveiro/ Edifício Fernando Távora, a Comissão Política do PSD Aveiro vai realizar uma Sessão de Auscultação Pública do Conselho Consultivo da Juventude (CCJ) do Município de Aveiro.
O momento contará com a participação do Presidente do PSD Aveiro, Simão Santana, do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, do Vereador responsável pelo pelouro da Juventude, João Machado, bem como com a presença da JSD Aveiro e do Conselho Nacional da Juventude.
O Conselho Consultivo da Juventude encontra-se em consulta pública até ao próximo dia 13 de junho e o PSD Aveiro procura por esta via dar também o seu contributo para o aumento da participação Jovem no Futuro do nosso Município.
Reiteramos o Convite a todos os Jovens em particular e à Sociedade Civil Aveirense no geral, para participarem neste momento. A construção de um CCJ de qualidade e com o contributo de todos é essencial para o aumento da participação dos mais jovens, mas também para a concretização de políticas que vão ao encontro das necessidades e anseios dos nossos concidadãos e com o seu contributo.
 
Simão Santana
Presidente da Comissão Política da Secção de Aveiro do PSD

Proença-a-Nova | convida a encontrar soluções para desafios há muito identificados


O BiodivSummit voltou a cumprir o seu objetivo: a partir do tema principal, a biodiversidade, promover uma reflexão que, nesta quarta edição, abarcou a transição digital e climática, o desenvolvimento sustentável e o desenvolvimento humano. Realizado no Centro Ciência Viva da Floresta no Dia Internacional da Biodiversidade, que se assinala a 22 de maio, na sessão de abertura foi lida uma mensagem de António Guterres, Secretário-Geral da ONU, que sintetiza os desafios que se colocam à humanidade para alcançar um futuro sustentável para todos e alcançar a Visão 2050 de viver em harmonia com a natureza: “para salvar a indispensável e frágil riqueza natural do nosso planeta, todos precisam estar comprometidos, incluindo jovens e populações vulneráveis que mais dependem da natureza para a sua subsistência. Hoje, convido todos a agir para construir um futuro compartilhado para toda a vida”.

Adicionalmente, os diversos participantes foram elencando outros desafios que se colocam à sociedade como as aldeias digitais, a solidariedade territorial, a mobilidade, a literacia digital ou a sustentabilidade, entre muitos outros. “Voltámos a contar com um grupo excecional de palestrantes que muito contribuíram para o sucesso desta iniciativa”, sintetizou João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, referindo aquele que para ele é o principal desafio com que estes territórios estão a lidar. “É o de não nos extinguirmos enquanto espécie e, dessa forma, desequilibrarmos a cadeia da biodiversidade”. Considerando que todos quantos assistiram ao evento, que foi igualmente transmitido nas redes sociais, saíram mais ricos, João Lobo alerta para a necessidade de haver a transmissão de conhecimento da sociedade para as famílias, de forma a haver mudanças concretas.

Também na sessão de abertura, José Tribolet, professor catedrático do Instituto Superior Técnico, apresentou o ser humano com um “complexíssimo, riquíssimo, fantástico sistema de processamento de informação e atuação”, uma espécie de robot biológico de base carbono que utiliza os seus sentidos para captar a envolvente. Nesta época de transição digital, podem ser utilizadas ferramentas do mundo da engenharia para responder a questões complexas, por exemplo, “como é que nós podemos conciliar objetivos de desenvolvimento do território, de desenvolvimento humano e de criação de riqueza respeitando o ambiente?” É necessário mobilizar a humanidade para estes objetivos, a partir de modelos de mundo dinâmicos que permitam antecipar o futuro. Nesta realidade virtual – apelidada de metaverso – é possível criar os tais modelos dinâmicos virtuais contextualizados, que digam respeito a Proença-a-Nova, por exemplo, e que mostrem os possíveis cenários consoante as atitudes individuais, para que os humanos percebam qual o cenário mais benéfico para o seu futuro.

O proencense Jorge Lopes, diretor de tecnologias da Brisa que apoiou na construção do programa do BiodivSummit, salientou a importância da definição dos problemas. “Há uma expressão conhecida que diz que mais vale uma solução aproximada para um problema bem definido do que uma solução excelente para um problema mal definido”. Moderando o painel sobre “transição digital e climática”, que contou com as presenças de Luísa Ribeiro Lopes, coordenadora geral Incode 2030, presidente do .PT, e de Luís Barroso, presidente da Mobi.e, Mobilidade Elétrica, salientou-se que mais do que transição digital se deve falar de transformação e de que a sustentabilidade aborda muito mais temas do que apenas o clima. Também a adaptação à transição é chave para uma nova realidade assente num maior respeito pelo meio ambiente.

No segundo painel, Paula Guimarães, da The Navigator Company, moderou a conversa dedicada ao desenvolvimento sustentável, com intervenções de Fátima Reis, Diretora Regional do ICNF, Carlos Marta, engenheiro agrónomo, e Paulo Ferreira, diretor da A23 Beira Interior. A importância da biodiversidade e o que tem sido feito para a promover; o desenvolvimento sustentável, o potencial do interior a este nível e a dificuldade de atrair novos residentes; e as acessibilidades como garante da mobilidade estiveram em cima da mesa. Já no terceiro painel, moderado por Inês Cardoso, intervieram Pedro Barradas, presidente do ITS Portugal, e Joaquim Teixeira, da Fundação Champalimaud. Nesse caso, foram abordadas a biodiversidade e saúde, bem como a mobilidade digital, com as suas consequências para as comunidades, reforçando a noção de que o acesso às ferramentas de comunicação deve ser garantido a todos, de forma a não haver um país a duas velocidades e com dois tipos de cidadãos.

Para quem não teve oportunidade de ver em direto o IV BiodivSummit, pode aceder ao debate no Facebook e canal YouTube do Município. A próxima edição deste evento regressa a 22 de maio de 2023.

CBR Genomics. Startup portuguesa no top 10 de empresas emergentes da genética do futuro

A CBR Genomics é a única entidade portuguesa destacada na lista da Life Sciences Review que reúne as empresas que vão dar que falar no futuro da sequenciação genética na Europa.

A CBR Genomics, startup portuguesa sediada em Cantanhede, foi considerada uma das 10 empresas emergentes na área de sequenciação genética, na Europa. A distinção foi atribuída pela revista científica Life Sciences Review, que analisou o trabalho de cada organização em matéria de Sequenciação de Próxima Geração (NGS). Esta é a única empresa nacional a figurar neste top.
A Sequenciação de Próxima Geração refere-se à aplicação de métodos novos e mais rápidos para sequenciar estruturas de DNA. Esta tecnologia tem revolucionado, ao longos dos últimos anos, os setores da genética, com um significativo impacto clínico. Segundo a mesma revista, estima-se que o mercado registe um crescimento anual de 21% entre 2022 e 2027, devido aos avanços tecnológicos.
Para a CBR Genomics, o objetivo passa por transformar a forma como a informação inscrita no DNA das pessoas é utilizado no acompanhamento médico dos cidadãos. A empresa portuguesa destaca-se no mercado por ter criado um conjunto de serviços — DNA.files — que pretendem detetar patologias, desde recém-nascidos a adultos, e suportar ações clínicas e decisões médicas com base nas informações do DNA.
Com isto é possível prevenir ou retardar o desenvolvimento de doenças genéticas graves através da sequenciação dos genes extraídos de uma amostra de saliva. A CBR Genomics acredita que este modelo vai tornar acessível à população o estudo do seu próprio DNA, permitindo a tomada de decisões de saúde mais informadas e, consequentemente, melhores cuidados de saúde.
“Recusamo-nos a aceitar o diagnóstico tardio de doenças bem caracterizadas geneticamente (não tão) raras, doenças graves ou mesmo mortes precoces devido a condições genéticas totalmente estabelecidas, que poderiam ser precocemente intervencionadas ou mesmo evitáveis”, explica a CEO da CBR Genomics, Ana Catarina Gomes, à Life Sciences Review.
A Life Sciences Review é uma revista de negócios e tecnologia para a indústria das ciências da vida. Além da startup portuguesa, a publicação destaca ainda três empresas da Alemanha e uma de Espanha e Malta. A Itália é o país europeu que soma o maior número de presenças com quatro entidades mencionadas.

The Next Big Idea

Buscas da PJ: 37 arguidos por suspeita de desvio de milhões de fundos europeus

Operação Showroom aconteceu nas zonas de Aveiro, Beja, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Lisboa, Porto, Portalegre, Santarém e Setúbal.

A Polícia Judiciária e o Ministério Público fizeram, esta terça-feira, dezenas de buscas por todo o país no âmbito de uma operação de combate à fraude em que terão sido desviados largos milhões de euros vindos de fundos europeus, avançou a CNN.
Vários empresários e empresas são suspeitos de se terem candidatado a subsídios da União Europeia desviando, depois, o dinheiro para proveito próprio.
A denominada Operação Showroom deu origem a 54 mandados de busca em escritórios de advogados e casas na zona de Aveiro, Beja, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Lisboa, Porto, Portalegre, Santarém e Setúbal. Em causa estarão crimes de fraude na obtenção de subsídio e fraude fiscal qualificada.
Na sequência das diligências, foi apreendida vasta documentação e outros elementos de prova, tendo em vista a sua análise, bem como foram constituídos 37 arguidos, 21 pessoas singulares e 16 pessoas coletivas", pode ler-se no comunicado da Polícia Judiciária.

“Faltam ações e medidas”: diretor do Hospital de São João faz duras críticas ao Governo

Num artigo de opinião, descreveu um SNS desnorteado e a perder cada vez mais profissionais.
O presidente do Conselho de Administração do hospital São João fez duras críticas ao Governo. Num artigo de opinião publicado no Jornal da Notícias, Fernando Araújo disse que a falta de estratégia e de medidas que valorizem os profissionais estão a esvaziar cada vez mais o Serviço Nacional de Saúde.
O mesmo Estado que não dá autonomia às instituições para a contratação e não qualifica os vencimentos, oferece valores cinco vezes superiores a quem se disponibilize a trabalhar em prestação de serviços. O sinal pode não ser o pretendido, mas a direção é clara e aponta-lhes a porta de saída, desestruturando de forma irremediável o SNS”, escreveu.
Fernando Araújo apontou os salários baixos, a progressão lenta e uma tremenda carga de trabalho como os grandes problemas de um sistema que está dominado pela burocracia.
Os grupos de trabalho são nomeados ciclicamente, os estudos efetuados e reiteradamente repetidos. As causas estão bem visíveis. Faltam ações e medidas.”
Fernando Araújo foi secretário de Estado Adjunto e da Saúde entre 2015 e 2018, anos da geringonça. Em 2019, aceitou o convite de Marta Temido para liderar o hospital de S. João.

SIC Notícias
Imagem: Just News

Detido suspeito de violação em Chaves

Foi detido um homem fortemente indiciado pela prática do crime de violação em Chaves.

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Vila Real, procedeu à identificação e detenção de um homem pela presumível autoria do crime de violação.
Os factos ocorreram no dia 8 de março de 2022, no interior de uma habitação na cidade de Chaves, perpetrados na pessoa de uma mulher de 29 anos de idade.
O detido, de 37 anos de idade, sem ocupação laboral, vai ser presente a interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

João Sousa passa em Roland Garros após maratona de quatro horas

O tenista português derrotou Chun-Hsin Tseng, de Taipé, em cinco sets.
João Sousa apurou-se para a 2.ª ronda de Roland Garros, mas precisou de 4h23m para garantir triunfo sobre Chun-Hsin Tseng, de Taipé. Jogo duro, exigente, para o tenista português, número 63 do "ranking" mundial, frente ao 109.º, vindo do "qualifying".
Sousa, que vem de uma boa prestação no Open de Genebra, entrou a perder, com derrota no "tie break" no primeir set. Venceu o segundo, por 6-1, mas voltou a atrasar-se no terceiro, com derrota por 4-6. No quarto set voltou a vencer, claramente, por 6-1, e fechou a partida, ao quinto set, com um parcial de 6-4.
Na 2.ª ronda, o tenista português vai defrontar o vencedor do encontro entre o italiano Lorenzo Sonego (35) e o alemão Gojowczyk (94). Sousa está ainda inscrito no torneio de pares. Faz dupla com o georgiano Nikoloz Basilashvili e na ronda inaugural defronta o par formado pelo norte-americano Nicholas Monroe e o sérvio Miomir Kecmanovic.

RR

Cadáver encontrado em praia do concelho de Vila do Bispo

Corpo pode ser do cidadão austríaco que estava desaparecido desde a passada quinta-feira.
A Autoridade Marítima Nacional informa que esta segunda-feira foi “encontrado o corpo de um homem na praia da Ponta Ruiva, no concelho de Vila do Bispo”. A autoridade admite que o cadáver possa ser do homem de nacionalidade austríaca que se encontrava desaparecido desde 19 de maio.
O alerta pelas 19h10 de ontem foi dado por populares, “que se encontravam nas proximidades”, e que deram conta da “presença de um corpo no areal da praia da Ponta Ruiva”.
De “imediato”, informa a Autoridade Marítima Nacional, foram mobilizados para o local elementos do Comando-Local da Polícia Marítima de Lagos, bem como elementos dos Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo e do INEM.
“O óbito foi declarado no local pelo médico do INEM, tendo o corpo sido posteriormente transportado pelos elementos dos Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo para o Centro de Medicina Legal de Portimão”, lê-se no comunicado enviado às redações e no qual a autoridade admite que o cadáver possa ser do homem de nacionalidade austríaca que se encontrava desaparecido desde quinta-feira, 19 de maio, depois de ter entrado em dificuldades na água, na praia da Bordeira, no concelho de Aljezur.
O Comando-local da Polícia Marítima de Lagos tomou conta da ocorrência.

SIC Notícias


Ataques de cães vadios a rebanhos em Albergaria-a-Velha

Um dos produtores de gado já perdeu cerca de 50 ovelhas e cabras.
Os rebanhos estão a ser atacados por cães vadios em Albergaria-a-Velha. Um dos produtores lesados, Mário Marques, afirma que perdeu quatro ovelhas e seis ficaram feridas após o último ataque.
O vizinho, Telmo, perdeu na noite seguinte, mais quatro cabeças de gado.
Os dois criadores dizem que as ovelhas e cabras são atacadas durante a noite, por uma matilha de cães sem dono. Já mudaram os rebanhos de sítio, já os fecharam para os proteger, mas exigem soluções definitivas.
Contactada pela SIC, a Câmara de Albergaria-a-Velha, diz que está a acompanhar o caso, junto com a veterinária municipal, a GNR e o ICNF.
Avisa que a matilha é perigosa e já colocou armadilhas para capturar os cães, porque têm atacado também noutras zonas do concelho.

SIC Notícias


CÂMARA DA COVILHÃ REFORÇA A PROMOÇÃO DA LEITURA INFANTO-JUVENIL NAS ESCOLAS

A Câmara da Covilhã, através da Biblioteca Municipal, promove nos dias 30 e 31 de maio, a iniciativa denominada "Sessões com o Autor".
Trata-se de uma nova atividade literária que visa fomentar o imaginário infanto-juvenil e incentivar o gosto pela leitura, tendo como incentivo o próprio autor das histórias e dos livros.
O convidado da primeira sessão será o escritor, ilustrador e contador de histórias Pedro Seromenho, que estará presente nas escolas de Teixoso, Paul, Conservatório de Música, Tortosendo e São Domingos, de acordo com o seguinte programa:

Dia 30 de maio (segunda-feira)

09h30_Escola Básica de Teixoso;
14h30_Escola Básica de Paul;
17h30_Conservatório da Covilhã.

Dia 31 de maio (terça-feira)

09h30_Escola Básica do Tortosendo;
14h30_Escola Básica de São Domingos.

Esta iniciativa surge no âmbito do Programa Operacional Capital Humano (POCH) e tem como parceiros a Junta de Freguesia do Paul, a Casa de Cultura José Marmelo e Silva e a editora Paleta de Letras.
De referir que a Biblioteca Municipal tem vindo a promover a leitura junto das crianças e jovens do concelho, através de iniciativas literárias nas escolas e nas bibliotecas escolares como “Trocado para Miúdos” “Fia-te num Livro”; “Os clássicos vão à escola”; “Biblioteca-te”, “Novelo de Histórias”, entre outras.

Interrupção de fornecimento de água no dia 25 de Maio na Estrada Nacional 269-1, Rua dos Bombeiros Voluntários e Rua José da Silva Sequeira em Alcantarilha entre as 14h00 e as 21h00

 
A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de execução de trabalhos na rede de abastecimento de água no âmbito da empreitada “Dispositivos de Controlo e Redução de Perdas no Sistema de Abastecimento de Água”, o fornecimento de água será interrompido na Estrada Nacional 269-1, Rua dos Bombeiros e Rua José da Silva, em Alcantarilha, na União de Freguesias de Alcantarilha e Pêra, entre as 14h00 e as 21h00.
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.
Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

MUNICÍPIO DE SILVES ATRIBUI APOIOS FINANCEIROS NO ÂMBITO DA OPERAÇÃO DE REABILITAÇÃO URBANA DE SILVES

 A Câmara Municipal de Silves aprovou, nas reuniões do executivo realizadas a 02 e 16 de maio, as candidaturas para atribuição de apoio financeiro à reabilitação urbana na Área de Reabilitação Urbana de Silves (ARU de Silves), apresentadas ao abrigo do Programa de Apoio à Recuperação dos Jardins e Pátios Interiores (PARJPI) e do Programa de Apoio à Melhoria das Condições de Habitabilidade (PAHAB), respetivamente. As comparticipações financeiras da autarquia traduzem-se num total de 9034 euros.
No âmbito do PAHAB foram aprovadas oito candidaturas, num valor global de intervenção na ordem dos 220 mil euros, comparticipados em 8034 euros. No âmbito do PARJPI mereceram aprovação duas candidaturas, sendo a comparticipação municipal de 1000 euros, para um valor global de intervenção de cerca de 8000 euros.
Recordamos que o PAHAB tem como objetivo contribuir para a melhoria das condições de habitabilidade do edificado localizado nas Áreas de Reabilitação Urbana, e, assim, reforçar a atratividade dos territórios urbanos, designadamente para fins habitacionais, invertendo o processo de abandono de que têm sido alvo. Por seu lado, o PARJPI visa contribuir para a valorização, promoção e conhecimento do património natural e paisagístico dos espaços verdes privados localizados na ARU de Silves.
A assinatura dos respetivos contratos será realizada no decorrer desta semana.

NOSSA SENHORA AUXILIADORA

 Neste dia 24 de maio celebramos a invocação Auxiliadora dos Cristãos, instituída por Pio VII em 1814.


Plinio Corrêa de Oliveira
A palavra família indica uma pluralidade de pessoas. Mas há outra palavra, de especial significado, que indica uma só pessoa: mãe.
Mãe é a quintessência da família, porque é a quintessência do amor, a quintessência do afeto; e, nessas condiçöes, a quintessência da bondade e da misericórdia.
Assim, a alma da criança em contato com a mãe começa a compreender o que é a bondade que não se cansa, o que é a graça, o favor, o amor que não se exaure. E também aquela forma de afeto que inclina a mãe a jamais achar tedioso estar com o filho. Carregar seu filho nos braços, brincar com ele, soltá-lo no chão, vê-lo correr de um lado para outro, ser importunada por ele incontáveis vezes durante o dia com perguntinhas, com brinquedinhos. Para a boa mãe, nisto consiste a alegria da vida.
Se alguém, no começo de sua existência, percebe o que é a alegria de ter uma boa mãe, compreende que a vida na Terra pode ser muito difícil; mas, enquanto conservar a recordação de sua mãe, guardará a lembrança paradisíaca da sua infância.
Retendo essa recordação, a pessoa mantém a esperança do Paraíso Celeste, onde a boa Mãe vai nos receber. E assim compreendemos tudo quanto representa Nossa Senhora Auxiliadora para nós.

ABIM

________________________________

Excertos da conferência proferida pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira para sócios e cooperadores da TFP em 24 de maio de 1995. Esta transcrição não passou pela revisão do autor.

Cansados de mentir, jornalistas russos abandonam imprensa estatal

Quando a Rússia invadiu a Ucrânia, o jornalista Dmitri Likin deixou a NTV, a maior televisão estatal russa. Suas razões: Putin estava perpetrando um “genocídio”, e ao desinformar o público a NTV o “deseducava”, privando-o de critérios de análise.

Foi também nessa TV que Marina Ovsiannikova interrompeu um noticiário ao vivo com o cartaz: “Eles estão mentindo para você aqui” [foto]. Liliya Gildeyeva, âncora da NTV, percebeu que tinha ido muito longe nas fraudes quando sua colega Oksana Baulina apareceu morta.

Todas as TVs oficiais informaram o oposto do que acontecia e prepararam a guerra com anos bombardeando fakes“O que é verdade ou não verdade não importa”, explicou Denis Volkov, diretor do centro de estatística Levada.

ABIM

REVISTA MUNICIPAL [TORRES VEDRAS] É A MELHOR PUBLICAÇÃO AUTÁRQUICA DO PAÍS

 A revista municipal [Torres Vedras] foi eleita a melhor publicação de informação autárquica do país. A distinção foi atribuída no XXX Encontro de Marketing e Comunicação Autárquica, organizado pela Associação dos Trabalhadores da Administração Local (ATAM) entre os dias 20 e 21 de maio na Escola Secundária Jácome Ratton, em Tomar.

Os participantes no encontro atribuíram o primeiro lugar à revista municipal torriense, numa votação que abrangeu os 91 boletins a concurso e que estiveram em exposição durante os dois dias do encontro. O segundo lugar coube a Estarreja, enquanto Redondo ficou na terceira posição.
Recentemente, a revista municipal [Torres Vedras] passou a integrar novas tipologias de artigos, como as rubricas RetratosAlertaTVedrasAntes e Depois e Quem é quem. A publicação, renovada em 2017, conquistou o prémio depois de ter conseguido o terceiro lugar em 2013 e 2019, e o segundo lugar em 2012 e 2017. A sua antecessora, a revista municipal [um]concelho, obteve o terceiro lugar em 2008.
revista dá a conhecer a atividade da Câmara Municipal de Torres Vedras trimestralmente, ao mesmo tempo que promove o tecido associativo e empresarial, o património histórico e cultural, os recursos naturais e os eventos do Concelho.
O XXX Encontro de Marketing e Comunicação Autárquica abordou temas como as estratégias de comunicação municipal, comunicação pela linguagem corporal, comunicação de crise autárquica e humanização do discurso político. Em destaque estiveram, ainda, o marketing da Festa dos Tabuleiros e o festival Bons Sons.

ESTA SEMANA NA COVILHÃ, EXPOSIÇÕES A NÃO PERDER!

 Esta semana, a Câmara da Covilhã tem patente ao público oito exposições temáticas a não perder!

Biblioteca Municipal [rua Conde Ericeira]
De 02 a 31 maio | dias úteis, 10h-18h30
Ler, Um Estilo de Vida Saudável, exposição bibliográfica dedicada à vida saudável, alimentação, exercício físico e boas leitura.
De 12 a 29 maio | dias úteis, 10:00-18:30
Perpetu(Arte), exposição de trabalhos de expressão plástica pelos alunos do curso Científico-Humanístico de Artes Visuais da Escola Secundária Campos Melo.
Até 20 maio | Dias úteis, 10h-18h30
O chapéu da mulher, exposição de chapéus e acessórios que marcaram a moda feminina em diversas épocas da história, pela Academia Sénior Covilhã.
Casa de Cultura José Marmelo e Silva [Paul]
De 02 a 31 maio | Dias úteis, 10h-17h00
José Marmelo e Silva, exposição bibliográfica integrada nas comemorações do aniversário do nascimento do escritor paulense.
Galeria António Lopes [centro]
De 6 maio a 26 junho | De terça a dom, 10h-13h e 14h-18h
Argila que nos une. Bienal em movimento, exposição de cerâmica artística dos Museus de Aveiro.
Museu da Covilhã [centro]
De terça a dom, 10h-13h e 14h-18h
Pintura Portuguesa do Seculo XX, exposição permanente com peças únicas da autoria de Eduardo Malta, Maria Helena Vieira da Silva, Arpad Szenes, Júlio Resende e Malangatana.
Museu de Arte Sacra [Jardim Público]
De 1 de maio a 17 junho | De terça a dom, 10h-18h
Criações: O Fascínio do Pequeno, exposição de modelismo por Honorato Berto.
Posto de Turismo [centro]
De 2 a 31 maio | dias úteis, 09h-12h30 e 14h-17h30
A Covilhã em Aguarelas, exposição de pintura por João Salcedas.

III Encontro SPFCS - O que levamos para Marte. Sociedade científica promove III Encontro, em Aveiro.

 Farmacêuticos avaliam ferramentas com contributo positivo para a segurança e qualidade de vida do doente
 
A segurança e a qualidade de vida do doente, através da partilha de experiências e resultados obtidos pelo farmacêutico dos cuidados de saúde, são os objetivos do III Encontro SPFCS «O que levamos para Marte», a realizar-se nos próximos dias 9 e 10 de julho, em Aveiro, numa organização da Sociedade Portuguesa de Farmacêuticos dos Cuidados de Saúde.
Aberto à participação de cinco dezenas de farmacêuticos de todas as especialidades, este Encontro vai discutir a reconciliação terapêutica enquanto ferramenta de proteção do doente contra diferentes tipologias de risco, bem como a importância do acesso do farmacêutico aos dados clínicos para a segurança do doente. A metodologia de trabalho do Encontro envolve a apresentação do estado da arte dos temas, seguida de debate em grupo das melhores práticas para utilização de cada ferramenta.
Na tarde de sábado, serão apresentados estudos e contributos científicos recentes da inovação farmacêutica, nomeadamente os resultados de um estudo SPFCS sobre a intervenção do farmacêutico no acesso à inovação terapêutica. A jornada de trabalho culmina com os participantes distribuídos por grupos no sentido de ser definido o modelo de construção de uma consulta farmacêutica. O resultado deste trabalho é analisado e apresentado no dia seguinte, numa sessão moderada pelo presidente da SPFCS, Jorge Aperta.
A participação neste evento é gratuita para os membros da SPFCS e as respetivas inscrições, em número limitado, encontram-se disponíveis, exclusivamente, através da página em linha da SPFCS (www.spfcs.pt), até 27 de junho.
Esta terceira edição do Encontro SPFCS vai decorrer no Meliá Ria Hotel, em Aveiro. Os eventos anteriores realizaram-se na Batalha (2021) e em Torres Vedras (2020), e envolveram a participação de quase uma centena de farmacêuticos.