terça-feira, 18 de abril de 2023

Integrando as comemorações do 49.º aniversário do 25 de Abril. JOÃO PEDRO PAIS ATUA EM SILVES NO DIA 24 DE ABRIL

 João Pedro Pais, um dos artistas portugueses mais acarinhados pelo público, vai atuar em Silves no próximo dia 24 de abril, pelas 21h30, na zona ribeirinha da cidade. O concerto, que integra a programação das comemorações do 25 de Abril no concelho, tem entrada livre e culmina com um espetáculo de fogo-de-artifício, pelas 24h00.
 

Será um espetáculo de revisitação de alguns dos sucessos da sua carreira com mais de duas décadas, como “Ninguém (é de ninguém)”, “Mentira”, mas, principalmente, de lançamento do seu mais recente álbum “Amor Urbano”.

O Município de Silves convida todos a viver Abril em Silves, de 21 de abril a 06 de maio, período durante o qual é proposto um variado leque de atividades para todas as idades, que terá início no próximo dia 21 de abril com a rúbrica Lado B, com Paulo de Carvalho, que se apresenta no Teatro Mascarenhas Gregório com o virtuoso pianista cubano Victor Zamora, em “Voz e Piano”.
 

Marinha Grande | PASSEIO PEDESTRE DÁ A CONHECER ROTA DAS CARVOEIRAS

 No dia 30 de abril (domingo), pelas 09h00, realiza-se o passeio pedestre “Rota das Carvoeiras, pelos lugares de Pilado e Escoura, que dará a conhecer os fornos de carvão, moinho de água e lavadouro, cuja participação é gratuita.
O percurso terá a extensão de 6 Km, a duração aproximada de 2 horas, com o grau de dificuldade reduzido, por piso arenoso e alcatroado. O ponto de partida ocorrerá no Campo de Futebol do Pilado e Escoura, para os participantes prosseguirem por visitas ao lavadouro, moinho de água e forno de carvão, com conclusão no mesmo campo desportivo.

A Câmara Municipal irá disponibilizar um autocarro para transporte dos participantes, que deverão estar junto ao Arquivo Municipal, às 09h00, regressando ao mesmo local após o fim do passeio.


ARRUADA LITERÁRIA "PELA LIBERDADE" NA COVILHÃ


No âmbito das comemorações do 25 de Abril e no Dia Mundial do Livro, a Câmara Municipal da Covilhã leva a cabo no dia 21 de abril, pelas 21h30, a Arruada Literária "Pela Liberdade". Esta iniciativa realizou-se pela primeira vez em 2018 e volta a levar a literatura ao centro histórico da cidade, numa verdadeira "procissão literária".
O percurso terá início e fim na Praça do Município, passando entretanto por locais emblemáticos do Centro Histórico.

Personalidades do concelho, ligadas à promoção da leitura e à literatura, vão realizando paragens para lerem excertos de textos sobre "Liberdade". A arruada vai contar com o acompanhamento musical tuna académica Desertuna. O Município da Covilhã convida toda a população a participar juntando-se a esta Arruada em que literatura, música e beleza do centro histórico se conjugam para proporcionar uma experiência única e a não perder.

Feira de Artesanato e Velharias de Anadia

A Feira de Artesanato e Velharias de Anadia vai decorrer, no próximo dia 1 de maio, feriado nacional, entre as 9h00 e as 18h00, no Parque Urbano de Anadia, numa organização do Município de Anadia.
O evento é de participação gratuita, devendo os interessados entregar as respetivas inscrições até às 12h30, do dia 21 de abril. Será dada preferência de participação a quem seja do Município e a quem já tenha participado noutras edições do certame. As inscrições poderão ser enviadas por correio eletrónico (feiradeartesanato16@gmail.com) ou entregues, pessoalmente na Câmara Municipal de Anadia.
Artesãos e vendedores de velharias darão a conhecer o trabalho desenvolvido por quem, na região, se dedica ao artesanato ou reúne antiguidades, contribuindo para a dinamização da compra e venda deste tipo de peças, bem como de artigos de colecionismo.
Estarão representados as artes e ofícios tradicionais e contemporâneos, bem como uma enorme variedade de velharias das mais distintas épocas e contextos.

Competição vai decorrer em Leça da Palmeira a partir de sexta-feira


Quadro de competição masculino - Clique aqui
Quadro de competição feminino - Clique aqui
Fotos: Cartaz, Vasco Ribeiro, Carolina Mendes e ambiente. (Créditos: Jorge Matreno/ANSurfistas).

Faltam apenas dois dias para o Joaquim Chaves Saúde Porto Pro, segunda etapa da Liga MEO Surf, que começa na próxima sexta-feira e decorre até domingo no Porto e em Matosinhos. Este ano, de acordo com as previsões meteorológicas e do estado do mar, a prova terá lugar na Praia de Leça da Palmeira. Os protagonistas da 1ª divisão do surf português estão preparados para proporcionarem bons momentos de surf, dando seguimento à luta pelos principais títulos do surf em Portugal.

A segunda de cinco etapas da Liga MEO Surf está envolta em expetativa após o desfecho da prova inaugural com as vitórias do atual campeão nacional, Guilherme Ribeiro, e de Gabriela Dinis. Esta dupla vai chegar ao Porto a liderar o ranking e a competir com o estatuto das licras amarelas Go Chill.

Já foi revelado o quadro de competição com várias baterias em destaque que prometem chamar a atenção com duelos empolgantes. Quer do lado masculino quer do feminino antevêem-se baterias disputadas desde a primeira bateria até ao momento da coroação dos campeões do Joaquim Chaves Saúde Porto Pro.

Destaques Quadro Competição Masculino
Round 1 – Heat 8: Guilherme Ribeiro x Tiago Stock x Salvador Costa x trialista a designar
Round 1 – Heat 10: Luís Perloiro x Francisco Ordonhas x Francisco Benjamim x Ruben Gonzalez
Round 1 – Heat 12: Francisco Mittermayer x José Champalimaud x Francisco Queimado x João Ladeira

Destaques Quadro Competição Masculino
Round 1 – Heat 2: Francisca Veselko x Constância Simões x Teresa Pereira x Núria Maganinho
Round 1 – Heat 3: Carolina Mendes x Camila Cardoso x Lua Escudeiro x Maria Chaves
Round 1 – Heat 5: Gabriela Dinis x Maria Salgado x Miriam Julião x Carlota Chaveiro

Esta prova conta com a participação de vários surfistas locais da região Norte do país que irão medir forças com os melhores surfistas nacionais. O Joaquim Chaves Saúde Pro marca também o regresso à competição de Martim Nunes e Gabriela Dinis, que venceram o Projunior Porto & Matosinhos no passado fim de semana.

Sebastião Furtado – Surfista local de Leça da Palmeira
“Vai ser um regresso à competição a este nível após 10 anos sem competir. Não tenho objetivos definidos, mas vai ser bom revisitar essa realidade que vivi durante muitos anos. É uma satisfação competir em casa e sentir o apoio dos amigos na praia de Leça, onde comecei a surfar aos oito anos de idade. É muito importante a Liga MEO Surf passar pelo Porto para os surfistas locais verem os melhores atletas nacionais a surfar ao mais alto nível. É um bom caminho para a nova geração local se afirmar e nos próximos anos termos mais surfistas do Porto na Liga MEO Surf”.

O Grupo Jerónimo Martins, parceiro de sustentabilidade da Liga MEO Surf, e as suas Companhias investem em oportunidades assentes em modelos de reutilização. Exemplo disso é a ECO, um projeto inovador em Portugal, disponível em mais de 230 lojas Pingo Doce, que disponibiliza estações de água filtrada e garrafas de água reutilizáveis, com o intuito de promover hábitos de consumo mais conscientes. Desde a sua implementação, em 2018, foi possível evitar a utilização de cerca de 330 toneladas de garrafas de água de uso único.

Durante o primeiro dia do Joaquim Chaves Saúde Porto Pro, a iniciativa Amar o Mar, liderada pelo Grupo Jerónimo Martins, irá contar com a participação de cerca de 100 crianças das escolas do concelho do Porto e Matosinhos.

Vão estar também em disputa os prémios Joaquim Chaves Saúde Best Wave (melhor onda da etapa), Bom Petisco Girls Score (melhor pontuação exclusivamente dedicada às senhoras), Go Chill Expression Session (melhores manobras individualmente tanto no masculino como no feminino) e o Waversby Round (melhor performance desportiva no round 3). Relembre-se que as Go Chill Expression Sessions irão realizar-se duas vezes depois de se ter adiado a realização da sua disputa durante a etapa anterior na Figueira da Foz.

Fantasy Surfer – Façam as V/ escolhas em fantasy.ansurfistas.com
Prémio vencedor da etapa: Relógio Rip Curl Search GPS 2
Prazo de constituição das equipas: hora do Call do primeiro dia de prova

O Joaquim Chaves Saúde Porto Pro insere-se na programação do Wave Series 2023 e poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO,em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2023 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Joaquim Chaves Saúde, Allianz Seguros, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Somersby, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local das Câmaras Municipais do Porto e de Matosinhos, e o apoio técnico da Onda Pura Surf Center e da Federação Portuguesa de Surf.
Mais informações em www.ansurfistas.com.

Festival Imaterial – 3ª Edição | 19 a 27 de maio – Évora

 No ano em que se cumprem os 20 anos da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO, o Festival Imaterial (Organizado pela Câmara Municipal de Évora e a Fundação Inatel) apresenta-se com imagem renovada e um programa que pretende celebrar o Imaterial como ponto de encontro do passado, presente e futuro. 

Programação musical inclui artistas de várias regiões do mundo como Burkina Faso, Burundi, Curdistão, Geórgia, Grécia, Índia, Irão, Letónia, Mali, Marrocos, México e Portugal 

De 19 a 27 de maio, o Património Imaterial será novamente pensado e homenageado em Évora, nas suas várias formas, na 3ª edição do Festival Imaterial, com organização da Câmara Municipal de Évora e da Fundação Inatel. 

Uma das áreas culturais de maior expressão na programação do Festival é a música e a programação musical desta edição inclui artistas de várias regiões do mundo como Burkina Faso, Burundi, Curdistão, Geórgia, Grécia, Índia, Irão, Letónia, Mali, Marrocos, México e Portugal. Sendo que integra também artistas de várias gerações, nomeadamente, jovens músicos como Ana Lua Caiano, Kaito Winse, Silvana Estrada, Kadinelia e Danûk. 

A abertura do festival ficará a cargo de Huelgas Ensemble, projeto originário da Bélgica, com um concerto único que decorrerá na Sé Catedral de Évora. À abertura do Imaterial, o grupo Huelgas Ensemble traz um espetáculo dedicado a Vicente Lusitano, compositor negro e por muitos considerado o maior compositor português do século XVI, pioneiro na música clássica europeia, e que terá, acredita-se, estudado em Évora. A sua obra, esquecida por muitos, é homenageada na sessão de abertura do evento. 

De Marrocos chegam-nos os Master Musicians of Jajouka, cuja sonoridade é como encostar os ouvidos a uma música que sopra ao longo de séculos até chegar, finalmente, até nós. Brian Jones, dos Rolling Stones foi quem primeiro mostrou ao mundo a hipnótica e ancestral tradição musical preservada pela família Attar, cujo magnetismo se deve também ao facto de ter sido passada de pais para filhos num lugar remoto. 

De Portugal Ana Lua Caiano, que representa o encontro entre a tradição e a contemporaneidade. É a representação de um Portugal remoto mas também do cosmopolitismo, de um mundo aproximado pela tecnologia numa só voz. A sua música chega ao Imaterial na altura em que lança o seu segundo EP, o muito aguardado Se Dançar É Só Depois. 

Iberi Choir, chegam da Geórgia, apresentando-se como um grupo que se dedica ao específico canto polifónico georgiano, reconhecido pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade em 2001. Nas suas músicas tiram proveito das características de improvisação típicas deste género musical para recriar, de forma única, temas que fazem parte do património coletivo.

Kaito Winse, traz ao Imaterial a sonoridade do Burkina Faso. Winse parece necessitar da variedade de sons que busca ao seu redor para criar uma paleta musical à altura da sua voz extraordinária, veículo de uma inspiradora riqueza poética e de uma filigrana na qual é possível escutar uma qualidade quase operática. 

Do Mali, chega o Trio da Kali. A música que compõem a partir de recursos reduzidos à essência é uma bela, subtil e pungente recriação de um legado narrativo pré-colonial. Como se o regresso ao passado fosse o único destino possível para o futuro. 

Sougata Roy Chowdhury traz-nos os sons da Índia, acompanhado por Nihar Mehta (tablas). Sougata viveu a infância dominada pela música clássica indiana, mas aos 10 anos entregou-se ao Sarod, cordofone central nesta tradição e em poucos anos, o seu talento tornou-o num dos mais admirados músicos da sua geração. 

Do Irão chega-nos Kayhan Kalhor & Kiya Tabassian & Behnam Samani. Kalhor é um intérprete espantoso de Kamancheh (cordofone aparentado ao violino) e um dos mais reconhecidos representantes globais da cultura iraniana. Neste seu magnífico trio, intitulado Art of Improvisation, Kalhor é acompanhado por Kiya Tabassian e Behnam Samani, e os três dão forma à expressão iluminada de uma música envolvente, criadora de um autêntico e belo estado de transe em quem diante dela se coloca. 

Silvana Estrada vem do México. Vencedora do Grammy Revelação em 2022, trata-se de uma das mais apaixonantes criadoras de canções do momento. O desgosto amoroso esteve na base do surpreendente álbum de estreia Marchita. Mas porque a vida não é só tristeza, depois de Marchita veio o EP Abrazo, a celebração do amor como força política. 

La Kaita, cantora cigana nascida em Badajoz, representa a região da Extremadura. 

É uma das mais respeitadas vozes do flamenco tradicional, trazendo para a sua música jaleos e tangos, géneros típicos da Extremadura. Canta como se deitasse a sua alma cá para fora em cada verso com uma voz visceral, repleta de sentimento, de uma intensidade rara e espelho de uma liberdade plena que transita da vida para a sua música. Em Évora, sem artifícios que desviem a atenção das suas poderosas interpretações vocais, La Kaita surgirá na companhia dos guitarristas Miguel e Juan Vargas, pai e filho, músicos exímios e sintonizados com o registo quase selvagem da cantora, intérprete de um flamenco que se faz atual por uma urgência que só pode ser sinónima de presente. 

Évora será ainda o local do reencontro de La Kaita com o cineasta Tony Gatlif que foi um dos muitos a deslumbrarse com esse atalho que La Kaita encontra para as emoções de quem a ouve, chamando-a para os filmes Vengo e Latcho Drom. 

A sonoridade do Burundi chega-nos através dos The Drummers of Burundi. Este coletivo reunido em torno de ritmos tradicionais da região leva para palco a música que acompanha vários rituais sociais ligados à sua vida em comunidade. Os tambores dos Master Drummers são construídos na madeira de uma árvore existente apenas no Burundi e cada músico planta as árvores para os instrumentos daqueles que lhe virão a suceder, alimentando um imparável ciclo de renovação. Uma experiência imperdível. 

Os Danûk são um grupo de jovens músicos unidos pelo amor comum que nutrem pela música tradicional do Curdistão. Fazem através da música, a busca pelas suas origens e pela pertença a uma História maior do que a sua. Descobertos a tocar nas ruas de Istambul, acabaram por ser chamados a compor e interpretar bandas sonoras para cinema e para rádio, tendo acabado por juntar-se a Michael League (multi-instrumentista e produtor da banda de jazz Snarky Puppy e vencedor de 4 Grammys) para a gravação do álbum Morîk.

 Kadinelia vêm da Grécia e apresentam no Imaterial a sua música de viagem, mas em que cada paragem parece concentrar em si vários lugares em simultâneo. Uma sonoridade num universo de guitarras acústicas, harmonias vocais e em que a tradição musical grega é atravessada por elementos de blues ou rock. 

Também a Letónia, país que partilha com Évora uma das suas cidades como Capital Europeia da Cultura em 2027, está presente nesta edição do Festival Imaterial. As Tautumeitas trazem para o seu universo instrumentos e influências para os temas do reportório tradicional letão. O resultado é uma música que, apesar das suas óbvias especificidades, se torna familiar de forma instantânea, como se os três mil quilómetros que separam Portugal e Letónia fossem engolidos, de súbito, no curto intervalo de tempo em que dura uma das suas canções. 

O Festival Imaterial encerra no dia 27 de maio ao som dos Ganhões de Castro Verde & Paulo Ribeiro. Para o seu concerto no Imaterial, os homens que colhem o nome naqueles que trabalhavam no campo, ao serviço das sementeiras, das colheitas ou da apanha da azeitona, juntam-se ao cantor Paulo Ribeiro para o espetáculo “O cante não cai do céu”, juntando às modas do cancioneiro tradicional um conjunto de novas composições com autoria do ex-líder dos Anonimato. São temas trabalhados por Paulo Ribeiro a partir de poemas de Manuel da Fonseca, João Monge, Tiago Rodrigues ou Patrícia Portela, numa perspetiva de renovação do reportório do Cante, trazendo novos olhares sobre uma música que é Património Cultural e Imaterial da Humanidade. Para que o Cante não se esqueça de crescer para fora - e não para dentro. 

Contando com artistas de vários pontos do mundo, Évora celebra, assim, a multiculturalidade e a sua relação com o “património pensado e vivido”, agora já à luz da confirmação da cidade como Capital Europeia da Cultura em 2027, procurando seguir o exemplo das tradições que celebra, e tentando constituir-se uma referência na partilha de conhecimento. 

A juntar ao programa musical será anunciado, em breve, um programa de ofertas culturais diversificadas passando pelo Cinema, Conversas e Passeios pelo Património. 

O Festival Imaterial tem entrada livre e na passada edição contou com mais de 3 mil espectadores. Este ano é objectivo crescer em visitantes e participantes nas diversas secções do festival, reafirmando o Imaterial como um ponto de encontro. 

Mais informação em: http://festivalimaterial.pt/


Torres Humanas da Catalunha vão ser construídas em Évora

 Vai ser possível assistir ao vivo à edificação dos Castellers de Vilafranca, campeões do último concurso desta tradição 

No próximo sábado, dia 22 de Abril, durante o segundo dia do Desafio Pela Saúde, vai ser possível assistir ao vivo, na Praça de Giraldo, entre as 17h00 e as 17h30, à edificação das tradicionais Torres Humanas da Catalunha. 

Parecem castelos, mas são apenas “construções” de carne e osso — literalmente. Os castells, ou torres humanas, remontam ao século XVIII e fazem parte da lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO. É uma das tradições mais famosas de Espanha, mais precisamente da Catalunha, região onde são criadas verdadeiras torres de pessoas. Agora, estas construções impressionantes vão ser feitas em Évora. 

As famosas torres humanas chegam à Cidade Capital Europeia da Cultura 2027 no âmbito da presença desta delegação em Portugal para celebrar, em Lisboa, o Dia de Sant Jordi (23 de abril), uma data incontornável no calendário cultural da Catalunha. 

Esta iniciativa de promoção deste Património Mundial, organizado pelo Governo da Catalunha em Portugal, traz a Évora os Castellers de Vilafranca, grupo que atualmente celebra 75 anos de existência, e que são os campeões do último concurso desta tradição. Vão estar sob o tabuleiro da Praça de Giraldo um total de 150 pessoas. 

“A nossa intenção é fazer chegar a Portugal um dos tesouros mais preciosos da cultura catalã e, sem dúvida, as torres humanas são a melhor representação que podemos dar ao país e às cidades por onde vamos estar (Évora, Lisboa e Elvas)”, afirma Rui Reis, Delegado do Governo da Catalunha em Portugal. 

Neste sábado, os Castellers de Vilafranca visitam, de manhã, a cidade de Elvas e à tarde Évora, fazendo desta forma uma clara associação entre “patrimónios” classificados pela Unesco. Por outro lado, a presença da delegação catalã em Évora também está associada à realização da Feira do Livro na nossa cidade.

Desafio Pela Saúde com sete dezenas de atividades

Depois do interregno provocado pela pandemia, o Desafio Pela Saúde, que tem como finalidade sensibilizar a população em geral para a adoção de estilos de vida ativos e saudáveis, está de regresso nos dias 21 e 22 de abril, “oferecendo” mais de sete dezenas de propostas…Pela Saúde. 

Tendo sempre como pano de fundo o tema anual da Organização Mundial de Saúde (OMS), que celebra atualmente 75 anos, a 8ª edição do Desafio Pela Saúde será, este ano, enquadrado pelo desígnio: - Saúde Para Todos. 

Esta iniciativa volta a ter como objetivo principal fomentar a atividade física nos diferentes grupos etários e consciencializar a população dos benefícios que os bons hábitos alimentares e a atividade física podem trazer à saúde de cada um. 

O evento, que se enquadra também no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde, proporcionará um vasto leque de atividades desportivas, durante 24 horas em locais dispares, tais como: Praça do Giraldo, Arena D’Évora e Piscinas Municipais, para além de espaços particulares, designadamente campos de futebol, pavilhões desportivos, ginásios, empresas…etc. 

Para além da Torres Humanas da Catalunha, o Desafio Pela Saúde irá proporcionar um leque variado de iniciativas, de participação pública e gratuita, de onde se destaca, entre outros: a Caminhada das Escolas – Serpente Papa Léguas, a Corrida e a Caminhada Solidária Desafio Pela Saúde (inscrições em https://forms.gle/kcvmsxYP1ysAPVVa9 - cada participante deve trazer um bem alimentar (enlatados) que reverte para a Pão e Paz; Desporto Adaptado; Maratona de Hidroginástica; Aulas Desafio; Rastreios Diversos; Ações de Sensibilização; Dança; Ginástica; Palestras… 

Pode consultar todo o programa em: https://www.cm-evora.pt/municipe/areas-de-acao/saude/programas-para-a-saude/desafio-pela-saude/ .

O Desafio pela Saúde, é uma parceria entre a Câmara Municipal de Évora a Administração Regional de Saúde do Alentejo, o Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central, a Unidade de Cuidados na Comunidade de Évora, o Hospital do Espírito Santo de Évora, EPE, a Universidade de Évora, com a Escola Superior de Enfermagem e o Departamento de Desporto, o Instituto Português de Juventude e Desporto, Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares e PSP.

Escola Superior Agrária de Coimbra implementa medidas de eficiência energética e hídrica em quatro edifícios

 A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) é uma das entidades contempladas com financiamento público pelo Programa de Eficiência Energética em Edifícios da Administração Pública Central – N.º 01/C13-i02/2021, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para melhorar a sustentabilidade e a eficiência energética dos respetivos edifícios.
Com um investimento total de cerca de 1,3 M€, a ESAC-IPC irá intervir em quatro edifícios do seu campus: Edifício Central, Loja e Laboratório de Máquinas Agrícolas, Laboratório de Reprodução Animal e Bloco Z-Associação de Estudantes, com vista a melhorar substancialmente os seus níveis de eficiência energética e hídrica, o conforto térmico e a qualidade do ar interior. Paralelamente, visa-se a redução do consumo e da despesa anual com energia, proporcionando melhores condições para as atividades letivas, de investigação e de serviços que a instituição presta.

No conjunto dos quatro edifícios está prevista a instalação de isolamento térmico em coberturas e paredes; caixilharia de janelas com corte térmico e vidro duplo; iluminação LED inteligente; sistemas de AVAC com elevado desempenho energético; painéis solares térmicos para produção de águas quentes sanitárias; painéis fotovoltaicos para produção e autoconsumo de eletricidade; e torneiras e fluxómetros de elevado desempenho hídrico. Com a implementação destas medidas, a ESAC-IPC espera poupar anualmente 402 MWh/ano, evitando o consumo de cerca de 65 toneladas equivalentes de petróleo e a emissão para a atmosfera de 155 toneladas de CO2.

Com este projeto, a ESAC-IPC dá continuidade à sua política de melhoria de eficiência energética, uma prioridade da gestão desde há alguns anos, com resultados efetivos na redução de 30% do consumo de eletricidade entre os anos de 2016 e 2022. Além da melhoria das condições infraestruturais, pretende aumentar a sensibilização de toda a sua comunidade académica para práticas comportamentais mais eficientes no uso de energia e da água. Para isso, contará com o envolvimento direto dos docentes e estudantes da Licenciatura em Tecnologia e Gestão Ambiental e dos Mestrados em Desenvolvimento Sustentável e em Gestão Ambiental, cursos que incluem a eficiência energética nos seus planos curriculares.

A Agrária de Coimbra ministra atualmente cursos de nível superior nas áreas de agricultura, pecuária, biotecnologia, agroalimentar, agroflorestal, ecoturismo e ambiente. Além do ensino, na ESAC-IPC desenvolvem-se outro tipo de atividades, nomeadamente, investigação, apoio à comunidade, produção agrícola, pecuária e florestal, bem como transformação agroalimentar com produção de diversos produtos inovadores.

Isabel Cristina Batista da Silva
Gabinete de Comunicação

Comemorações do 25 de abril em Celorico da Beira

 O espetáculo “Contra Cantos”, de Miguel Calhaz, é a aposta do município de Celorico da Beira para assinalar os 49 anos da Revolução dos Cravos. 

Com a sua voz e o som produzido com mestria no seu contrabaixo, Miguel Calhaz vai transportar os espectadores numa incursão pelo panorama musical da Revolução de Abril, revisitando Zeca Afonso, Fausto, Adriano Correia de Oliveira, Sérgio Godinho e José Mário Branco, entre outros, recuperando e reacendendo mensagens intrínsecas ao corte das amarras da ditadura e à conquista da liberdade do povo português. 

Mais do que revisitar as canções dos ícones da Revolução do 25 Abril, é imperioso transmitir valores, dar testemunho aos futuros homens do amanhã e ensinar-lhes que o 25 de abril é muito mais que um simples feriado. É o dia marcado no calendário para os portugueses não esquecerem a luta pela mudança de rumo do seu destino coletivo; É o dia em que se comemora um dos maiores e mais importantes feitos da História de Portugal: a conquista da liberdade. 

A um ano do cinquentenário da Revolução do 25 de Abril, o município de Celorico da Beira assinala de forma simbólica a Revolução. Da programação deste ano, destaque para o habitual Hastear da Bandeira e a romagem à estátua do Soldado de Abril, onde terá lugar um momento musical, protagonizado pela Universidade Sénior local. À noite, pelas 21H30, Miguel Calhaz leva a palco, no Centro Cultural, o espetáculo musical “Contra Cantos”.

Anabela Morgado

Uma das três escolas de gestão em Portugal cujos programas têm tripla acreditação. Católica Porto Business School revalida posição internacional

 Aposta estratégica na investigação, um ensino baseado em valores reconhecido pelos empregadores e a experiência de aprendizagem dos alunos. Estes foram alguns dos eixos destacados em relação aos programas da Católica Porto Business School que continuam incluídos na acreditação internacional da AACSB (Association to Advance Collegiate Schools of Business), a maior agência de acreditação de escolas de negócios do Mundo. A Católica Porto Business School é uma das três escolas de gestão em Portugal cujos programas têm tripla acreditação internacional.
“Este reconhecimento atesta de forma independente a excelência das atividades da Escola a nível da investigação, ensino e impacto na sociedade,” salienta Rui Soucasaux Sousa, diretor da Católica Porto Business School, acrescentando, “o painel de avaliação destacou várias áreas de excelência da Escola, incluindo, entre outras, a aposta estratégica na investigação; um ensino baseado em valores que é fortemente reconhecido pelos empregadores; a experiência de aprendizagem dos alunos; e o grande comprometimento das empresas e stakeholders para com a Escola.
 
A Católica Porto Business School revalida assim a sua posição a nível global, integrando um grupo muito restrito de menos de 1,5% de escolas de negócios com distinções de três entidades de acreditação: EQUIS (EFMD Quality Improvement System, da European Foundation for Management Development), AMBA (Association of MBAs) e AACSB.
 
A acreditação da AACSB recentemente renovada pela Universidade Católica Portuguesa por mais cinco anos, abrangeu também a Católica Lisbon School of Business & Economics. Em Portugal, a Católica Porto Business School e a Católica Lisbon School of Business & Economics são duas das três únicas escolas cujos programas têm tripla acreditação. 
 
//
PATRÍCIA GOMES
Senior Communication Consultant

CAMPANHA DE DIVULGAÇÃO - LIMPEZA DE TERRENOS 2023


Até 30 de abril estão a decorrer os prazos para limpeza dos terrenos numa faixa de 50 metros à volta das casas e de 100 metros à volta dos aglomerados populacionais.

O objetivo é prevenir os incêndios rurais ou evitar a sua propagação, sensibilizando o cidadão para o cumprimento dos prazos para a limpeza dos seus terrenos até 30 de abril,.

Gostaríamos de contar, uma vez mais, com a Vossa colaboração no sentido de nos auxiliarem na divulgação da Campanha de Gestão de Combustível/Limpeza de Terrenos 2023, de modo a contribuir para que a mesma alcance uma grande audiência e obtenha um grande impacto mediático.

A divulgação da Campanha poderá ser feita nos canais de comunicação – sítio da internet e redes sociais – da Vossa Instituição.

Enviamos em anexo os materiais de comunicação alusivos à Campanha de Gestão de Combustível/Limpeza de Terrenos 2023.

Materiais de suporte à Campanha:Vídeo PORTUGAL CHAMA _ Queimas (https://youtu.be/FHQC7-BVx18)
Cartaz PORTUGAL CHAMA _ Queimadas;
Cartaz PORTUGAL CHAMA _ Limpeza de Terrenos 2023
Cartaz PORTUGAL CHAMA _ Proteja a sua casa
Banner PORTUGAL CHAMA _ Limpeza de Terrenos 2023
Utilização das hashtag (#) infra destinadas a identificar nas redes sociais as publicações institucionais relacionadas com a Campanha:

PROJETO “VEM BATER À MINHA PORTA” MOTIVA RECONHECIMENTO DO MUNICÍPIO DE SILVES PELO MOVIMENTO CUIDAR DOS CUIDADORES INFORMAIS

 O Município de Silves foi galardoado com o selo do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais pelo seu projeto “Vem bater à minha porta”. O reconhecimento permitiu ao Município integrar a Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), composta, em 2023, por cerca de quatro dezenas de municípios que adotam as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais.
De referir que esta é a 2.ª edição da RACCI, promovida pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, que se destina a distinguir, divulgar e amplificar as melhores práticas levadas a cabo ou formalmente por municípios e freguesias portugueses nesta área, através da atribuição de selos de mérito. Apoiado pela Merck, no seguimento do projeto corporativo global “Embracing Carers”, este Movimento conta com dezenas de associações portuguesas que têm como objetivo concretizar projetos capazes de ajudar, na prática, quem cuida, seja do marido, da mulher, de um filho, do pai, da mãe.
Relembramos que o projeto “Vem bater à minha Porta” é uma iniciativa implementada pelo Município de Silves, desde o início de 2022, através dos Polos de Educação ao Longo da Vida, com o objetivo de estimular a memória e dar resposta ao isolamento da população mais idosa no concelho. Através da realização de visitas domiciliárias, técnicas do Município dinamizam jogos com recurso a imagens temáticas de tempos livres, animais de estimação, memórias e de curiosidades, ponto de partida para o estímulo e exercitação das capacidades intelectuais e de expressão dos seniores.

Figueiró dos Vinhos | Novo Parque Logístico Municipal já se encontra em pleno funcionamento

 O Município de Figueiró dos Vinhos tem um novo Parque Logístico, fruto da reabilitação do antigo edifício da PECAPE.
O espaço, adquirido pelo Município em 2007, foi alvo de requalificação recente, permitindo, agora, concentrar os serviços municipais, anteriormente, localizados em instalações precárias junto ao vulgo Bairro Municipal. Deste modo, o novo Parque Logístico Municipal alberga, agora, serviços de Oficinas, Serralharia, Carpintaria e Armazém, bem como trabalhadores dos Gabinetes afetos à Divisão de Obras Públicas e Ambiente, à Divisão de Administrativa e Financeira e à Unidade Conservação de Infraestruturas e Equipamentos, compreendendo, ainda, a implementação de um Consultório Médico e de Enfermagem permanente, para cumprimento da especialidade obrigatória da Medicina do Trabalho.

A obra, iniciada em 2018, encontra-se em fase de conclusão e realizou-se em 2 etapas de grande envergadura, permitindo uma área de reabilitação de 27.365 m2, entre intervenções em edifícios e melhoramento/implementação de espaços exteriores úteis. Numa primeira etapa, movido pela preocupação ambiental, procedeu-se à substituição das coberturas em amianto dos edifícios, cujo valor total de 192.470,41 €, foi financiado pelo Centro 2020 (85 %) e pelo Fundo Emergência Municipal (15 %). Já a segunda etapa, que se referiu a todos os trabalhos necessários à recuperação do edifício e de repavimentação da área exterior, perfez um valor de 362.875,08 €, suportado totalmente pela Câmara Municipal.

Atualmente, o Parque Logístico dispõe, assim, de uma área interior coberta, onde funcionam todos os serviços mencionados com espaços independentes entre si, além de balneários com duche e refeitório devidamente equipado; dispõe, igualmente, de uma área interior não coberta com parque de estacionamento e área de lavagem para Viaturas do Município; e uma área exterior não coberta com parque de viaturas e motociclos para os colaboradores.

A reabilitação de um edifício em risco de degradação transformou e melhorou colossalmente as condições de trabalho dos funcionários, proporcionando melhorias não só no que respeita à execução do serviço, mas também no que respeita à qualidade e bem-estar oferecidos aos trabalhadores.

Festival da Juventude – Alvaiázere Radical 2023 promete mais uma edição repleta de animação e adrenalina

 O Festival da Juventude – Alvaiázere Radical está de regresso a Alvaiázere entre o dia 21 e 23 de abril de 2023, onde os jovens do concelho vão ter à disposição um cartaz repleto de atividades desportivas, radicais, culturais, bem como vários espetáculos e concertos musicais a decorrer no Parque Multiusos. 

Este evento focado nos jovens alvaiazerenses conta com mais uma edição organizada pelo Município de Alvaiázere em articulação com o Conselho Municipal da Juventude. É através destas iniciativas e desta verdadeira voz dada aos jovens alvaiazerenses que se acredita num programa muito atrativo para os jovens de Alvaiázere e da região poderem usufruir de um fim-de-semana dedicado a eles. 

O programa arranca na sexta-feira (21) à noite, no Parque Multiusos, com um torneio de ténis, um rally-paper e as actuações de Sara Ribeiro, Supa Squad e dos DJ´s Valéria e PP. No sábado (22), ao longo do dia, decorre o torneio de ténis, perícia automóvel e paint-ball. Pela noite, sobe ao palco Murta, bem como os DJ´s Mari Ferrari e PP. Se as condições climatéricas o permitirem também sobe o balão de ar quente. 

No domingo (23), pela manhã realiza-se o meeting de atletismo e a final do torneio de ténis, há tarde há Arrepiado Team – Freestyle e balão de ar quente, e a noite é de comédia com João Seabra e João Dantas. 

Em permanência no Parque Multiusos, o festival conta com simuladores de rally e fórmula 1, Passeios Bugy, parede escalada, slide, insufláveis, cama elástica, Air Bungee e carrosséis. 

João Paulo Guerreiro, considera que “O Festival da Juventude constitui o evento de Primavera do Município e como a juventude é a primavera da vida acho que vai correr muito bem, vai ter muito sucesso e espero que os jovens possam visitar e desfrutar de Alvaiázere”. 

Todos os espetáculos e atividades têm entrada livre e vai igualmente alavancar o comércio local e o tecido associativo.

Autarca brasileiro em Cantanhede para conhecer políticas no domínio da Educação

A presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, recebeu a 17 de abril, nos Paços do Concelho, o seu homólogo do município brasileiro de Pontalina, do Estado de Goiás.
Esta receção é resultado do desejo formulado pelo autarca brasileiro em conhecer as políticas municipais de Cantanhede para o setor da Educação, ainda que outras áreas tenham sido referidas na sessão por Helena Teodósio.
Acompanhada pelo vice-presidente do Município, Pedro Cardoso, que mais tarde reuniria com a comitiva brasileira, à semelhança do que já fizera noutras sessões online, para dar a conhecer o projeto educativo em curso, a edil cantanhedense garantiu que “Cantanhede quer ser um município de referência” no que diz respeito ao desenvolvimento económico e social, destacando a dinâmica das zonas industriais, a aposta nos espaços verdes ou a intensa agenda cultural e desportiva.
Na Educação, área na qual o Município recebeu recentemente competências do Estado, a autarca deu conta que é um pilar estruturante na governação local, referindo mesmo que “deveria ser uma aposta forte do país”.
“Os investimentos que temos vindo a fazer na Educação falam por si, nomeadamente na requalificação dos equipamentos educativos”, sublinhou.
Já o seu homólogo de Pontalina, Edson Guimarães Faria, agradeceu a disponibilidade da autarquia em partilhar as boas práticas nos diversos domínios da administração local, referindo que também o executivo que lidera “dá uma grande importância” à Educação, daí “a necessidade de conhecer, in loco, políticas que Cantanhede está a implementar neste domínio”.
A reunião de trabalho com o vice-presidente Pedro Cardoso, que tutela o pelouro da Educação, incluiu a vista a um centro escolar, as dinâmicas, a organização e a visão que o Município tem para esta “área que é fundamental para abrir as portas para o futuro”.
Como referiu o vice-presidente, “o concelho de Cantanhede, ao longo dos anos, tem investido de forma concertada e sustentada numa educação de referência, na construção de uma escola de qualidade, pelo que não nos surpreende a escolha para vir conhecer as políticas educativas nesta área”.
“Em sessões anteriores, demos nota de como continuamos empenhados e comprometidos em fazer deste território um centro de aprendizagem para todos, um verdadeiro território educativo, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida, concluiu.

Paulo Cardantas

 

Nove detidos e rede de tráfico de desmantelada em Oliveira de Azeméis

 A GNR de Aveiro, através do NIC de Oliveira de Azeméis, ontem, dia 17 de abril, deteve 6 homens e 3 mulheres com idades compreendidas entre os 22 e os 30 anos de idade, por tráfico de estupefacientes, nos distritos de Aveiro e Porto.
No âmbito das diligências de investigação por tráfico de estupefacientes que decorreram durante treze meses, foi possível apurar que os suspeitos operavam em rede, dedicando-se à comercialização de estupefacientes nos concelhos de Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Castelo de Paiva e Vila Nova de Gaia.
Durante a investigaçãpo, foi dado cumprimento a três mandados de detenção e nove mandados de busca, seis domiciliárias e três não domiciliárias, que culminaram com a detenção dos nove suspeitos e com a apreensão do seguinte material:
109 doses de haxixe;
2 100 doses de heroína;
1 819 doses de cocaína;
•6 131 doses de MDMA;
•25 doses de Liamba;
•5 garrafas de óxido nitroso (gás hilariante);
•Uma arma, calibre 6,35 mm;
•Uma carabina, calibre 9 mm;
•Uma carabina de ar comprimido;
•Munições de diversos calibres;
•Uma soqueira;
•Quatro veículos;
•4 304 euros e 110 francos suíços em numerário;
•Diverso material informático e vários utensílios utilizados na produção, doseamento e embalamento do produto estupefaciente.
 A operação conduzida pelo Comando Territorial de Aveiro, envolveu uma centena de operacionais, das valências de investigação criminal e intervenção e contou com o reforço da Unidade de Intervenção e ainda com o apoio da PSP.
Os detidos irão permanecer nas instalações da Guarda e serão presentes a primeiro interrogatório judicial neste 18 de abril, no Tribunal Judicial de Santa Maria da Feira, para aplicação de medidas de coação.

Comunicado Transdev sobre a greve


Sobre a greve convocada para hoje (leia-se ontem), pelo STRUN, a Transdev lembra que, no âmbito do contrato coletivo em vigor, existe uma comissão paritária que constitui a estrutura estabelecida para o diálogo em torno das questões laborais e contratuais, pelo que o apelo que renovamos é o de que temos todos – empresa e representantes dos trabalhadores – o dever de privilegiar o diálogo, sublinhando a disponibilidade da companhia para negociar com todos os seus trabalhadores e representantes, sem deixar nenhuma estrutura sindical fora deste processo.

De resto, importa reter alguns dados importantes:
  • Em julho de 2022, a Transdev assinou um acordo amplo de contratação coletiva com todas as estruturas sindicais representativas dos seus trabalhadores (FECTRANS/CGTP, STTAMP e SNMOT) com impactos positivos para o futuro. Esse acordo aumentou a remuneração dos motoristas em mais de 8% para o ano de 2022, e em mais de 9,5% para o ano de 2023.
  • Para o ano de 2023, a Transdev já avançou para um valor de 70€, com efeitos a janeiro deste ano, para todos os trabalhadores abrangidos pelo contrato coletivo de trabalho.
  • Este aumento é também refletido nas diuturnidades e no complemento profissional de condução.
O subsídio de alimentação foi também ele aumentado em 0,40€/ dia, sendo o valor dia atual dos motoristas de 7,6€/ dia e das restantes funções de 6,25€.

O objetivo da Transdev tem sido o da promoção de um diálogo social permanente, para melhorarmos condições de trabalho e remuneratórias, contribuindo para o progresso do nosso sector e do seu impacto na vida das pessoas que servimos e nas nossas comunidades. Queremos cuidar da nossa equipa para que esta esteja nas melhores condições para entregar o melhor serviço às populações.

Os dados iniciais no dia de hoje dão-nos uma participação de 8,24%, a nível nacional, pelo que não se esperam perturbações na operação. O impacto na operação, com repercussões junto dos passageiros, ficou circunscrito a uma única área operacional.

Bruna Ferreira Pelarigo
Matosinhos, 17 de abril de 2023

ATLETAS DA SOCIEDADE COLUMBOFILA PARTICIPARAM NO IX TRILHO DOS GATOS

 
Numa organização do grupo Gatões BTT, com o apoio de Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, da União de Freguesias, outras entidades e empresas, realizou-se no passado dia 16 de abril, o IX Trilho dos Gatos, com duas provas competitivas de trail de 19km e 12km e uma caminhada.
Participaram 13 atletas em representação da Secção de Ar Livre e Aventura, da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, nomeadamente uma atleta na prova de 12km e 12 atletas na prova de 19km, pontuável para o Circuito Distrital de Trail Running de Coimbra 2022/2023 na vertente de Trail Curto, tendo na competição de 12km a atleta Anabela Almeida, alcançado a 56ª posição na classificação feminina, e o 12º lugar no escalão F45.
Na prova de 19km, no sector feminino Gabriela Oliveira, alcançou a 9ª posição na classificação geral feminina e o 2º lugar no escalão F40, Catarina Tudela, 15ª feminina, 4ª FSen, Luísa Santos, 62ª feminina, 20ª F45 e Claudia Ferreira, 63ª feminina, 11ª FSen.
No sector masculino Luís Couto, alcançou o 4º lugar na classificação geral masculino e o 2º no escalão M40, José Santos, 7º masculino, 3º M40, Nelson Almeida, 23º masculino, 4º MSen, Pedro Cardoso, 24º masculino, 5º M45, José Machado, 45º masculino, 14º M40, Brian Ferreira, 112º masculino, 15º MSen, André Santos, 119º masculino, 16º MSen e José Mendes, 143º masculino, 22º M35.
Coletivamente a equipa da Sociedade Columbófila alcançou o 3º lugar na geral, em 25 formações que terminaram a prova que teve a distância de 19km.
Destaque para os pódios dos atletas Gabriela Oliveira, Luis Couto e José Santos e o lugar de pódio coletivo nos 19km.

Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio
Luisa Cabeleireiro
Mariana Andrade Martins Nutricionista
Óptica Loisas Loisas - Zeiss
Fisiobaía - Terapias diferenciadas
Streetsport Animação Turística
MARIALVA MEDIAÇÃO IMOBILIÁRIA
Fisio André Viegas
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)


Comemorações do 25 abril em Águeda com momentos marcantes

 Para além da cerimónia protocolar e oficial das celebrações do 25 de abril, estão preparados dois momentos-chave de inauguração de memorial aos combatentes e às mulheres
A Câmara Municipal de Águeda preparou uma programação dos 49 anos do 25 de abril com alguns momentos marcantes, com a inauguração de dois monumentos, um que presta homenagem aos Combatentes do concelho falecidos na Guerra do Ultramar e outro que evoca as mulheres de Águeda, a que se seguirá a cerimónia solene das celebrações. Cerimónia contará com a presença do Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro Ramos, e do secretário-geral da Liga dos Combatentes, Coronel Faustino Hilário.
“Este ano, procurámos envolver mais as pessoas e lembrar esta época, que evoca a liberdade e a construção da paz, com momentos de grande simbolismo e significado. Em primeiro, os nossos cidadãos que perderam a vida na guerra e também à mulher, numa alusão a todas aquelas ficaram e que sofreram a ausência dos seus maridos, filhos, pais, irmãos que não regressaram do Ultramar”, disse Jorge Almeida, convidando os aguedenses a acompanharem as cerimónias.
O programa de celebração do 25 de abril iniciar-se-á às 15 horas, no Largo de S. Sebastião, em Águeda. O primeiro momento simbólico será a inauguração do memorial à mulher, no jardim junto à rotunda do canhão. A escultura que aqui vai ser colocada é da autoria de Joaquim Camarinha, arquiteto do Município de Águeda.
Esta escultura já esteve instalada na “Rotunda da mulher”, tendo sido abalroada diversas vezes em acidentes rodoviários. Foi agora recuperada e instalada, mantendo a sua evocação à mulher.
Após esta evocação simbólica, a comitiva e a população deslocar-se-ão novamente para o Largo de S. Sebastião onde vai estar o Monumento aos Combatentes. Nesta altura, serão lembrados todos os cidadãos aguedenses que perderam a sua vida nas ex-colónias portuguesas, contando com a presença dos familiares próximos e de representantes da Liga dos Combatentes.
De referir que este monumento pretende enaltecer a honra e coragem de todos os militares e prestar um reconhecimento da elevação de serviço à Pátria. Da autoria do artista Paulo Neves, é composto por 9 peças escultóricas em mármore de Estremoz, pousadas sobre uma base, também de mármore, sendo que cada uma das peças apresenta duas faces, invocando as 18 soldados falecidos em combate na Guerra do Ultramar, do concelho de Águeda, com a inscrição do seu nome na base da escultura.
Esta parte das celebrações contará com a presença e participação musical da Orquestra Filarmónica 12 de Abril.
De seguida, pelas 17 horas, terá lugar a cerimónia solene comemorativa do 25 de abril da Assembleia Municipal de Águeda, no Centro de Artes de Águeda, que contará com as intervenções do Presidente da Assembleia Municipal de Águeda, de um representante de cada um dos grupos parlamentares, encerrando com a intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Águeda.
De referir que o programa desta sessão solene contará com momentos culturais, com o Grupo Coral da Santa Casa da Misericórdia de Águeda, a participação de alunos do Agrupamento de Escolas de Águeda, da Escola Secundária Adolfo Portela, do Agrupamento de Escolas de Águeda Sul e do Instituto Duarte Lemos e ainda o Coro da Cruz Vermelha de Águeda.

Alvaiázere traça metodologia participativa e colaborativa com a Agenda Estratégica 2035

O Município de Alvaiázere assumiu o desafio de planear a sua Agenda Estratégica 2035, como boa prática de gestão municipal para o reforço da competitividade e melhoramento da qualidade de vida, do desenvolvimento económico e o respeito pelos valores culturais e ambientais do concelho, de acordo com as diretrizes aconselhadas pela Comissão Europeia para a administração dos territórios e comunidades. 
Nesta Agenda Estratégica 2035 estão presentes as principais prioridades para o concelho nos próximos anos, assumindo um compromisso de implementação de políticas de proximidade no âmbito da promoção da igualdade e esperando gerar mudança em diferentes domínios com a operacionalização das ações programadas.

Optou-se por uma metodologia participativa e colaborativa que procura envolver as instituições, associações, empresas do Concelho, bem como todos os munícipes que pretendam dar o seu contributo, através de várias iniciativas que foram criadas para ouvir e registar as ideias, preocupações, propostas e sugestões de todos os envolvidos. 

Assim, foi feito um inquérito em forma de papel que foi distribuído com o n.º 3 da newsletter mensal, mas também foi disponibilizado através do website do Município. Serão realizadas um conjunto de reuniões de focus group para os diversos setores do nosso concelho, tendo já sido ouvidos os presidentes de Junta de Freguesia, e a população de Almoster. No próximo dia 26 de abril, será vez do Presidente João Paulo Guerreiro, seguir a sua postura de proximidade e deslocar-se à Pelmá ouvindo todos os pelmanenses. 

O valor e importância da Agenda Estratégica 2035 depende da quantidade e qualidade das propostas, sugestões e ideias que cada um queira dar para o futuro de todos. Para o Presidente da Câmara, "este é um processo que exige que todos coloquem os interesses do Concelho acima dos seus próprios interesses, sejam eles políticos ou económicos. Como costuma dizer-se, todos somos poucos para fazer bem o que se espera e deseja que seja feito." 

O Presidente da Câmara Municipal, apela que todos os alvaiazerenses participem nestas sessões e que respondam aos inquéritos distribuídos por todo o concelho e que podem ser entregues de forma anónima nas Juntas de Freguesia ou na Câmara Municipal, em espaços criados para este efeito, pois é objetivo que esta Agenda Estratégica 2035 reflita o pensamento de todos os alvaiazerenses.

Crónica Postal | A IMAGEM DE PORTUGAL NO BRASIL

 

A visita que acontece este mês de abril, do presidente do Brasil, Lula da Silva, é uma oportunidade para lembrarmos que somos dois países irmãos, com língua e cultura comuns. Para lembrar os portugueses que emigraram e sempre foram muito bem acolhidos e os brasileiros que emigram para cá e que se sentem em casa.
Os portugueses roubaram o ouro do Brasil”, disse-me uma criança brasileira de doze anos. Disse o que ouve. De facto temos muito a fazer para repor a verdade da história, que está a ser contada de forma distorcida aos brasileiros.
Há dias li num jornal brasileiro um artigo a tentar repor a verdade. Não pude deixar de escrever para a coluna do leitor do jornal, para que fosse publicado. Aqui vai.
A opinião de Percival Puggina (Brasil e Portugal) é raro. É bem verdade que Portugal foi a Nasa” para os mares há mais de meio século. O engenho dos portugueses permitiu abrir o caminho marítimo para a Índia. Outras nações aproveitaram esses conhecimentos. Espanha e outros. O Brasil é, hoje como ontem, nosso grande orgulho! Foi o monarca português que decidiu a independência do Brasil. Mas, neste particular, os investigadores brasileiros concordam. Acontece que, ao visitar o ‘novo’ Museu do Ipiranga saí confuso. Não está correto criar a dúvida se a chegada dos portugueses foi pacífica. Os investigadores da USP tem que ler a carta do escrivão do rei de Portugal. O escrivão mentiu ao seu próprio rei?
Fico triste com a História que está a ser contada aos brasileiros, sobretudo às gerações futuras. Portugal tem muito orgulho no irmão Brasil, que achou e desenvolveu.”

*EDUARDO COSTA, jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa