quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Marcelo dissolve o Parlamento e marca eleições para final de Janeiro

O Presidente começou por dizer que "era um Orçamento importante num momento importante para todos nós", aquele que foi chumbado na semana passada...

O Presidente da República lembrou que o Orçamento não foi aprovado porque "a rejeição foi por divergências maiores" e disse que "a crise política juntou-se às crises social, económica e saúde."

Por isso, "sem dramatizações" o Presidente da República resolveu "devolver a palavra ao povo", classificando "como sensato" convocar a eleição para "o dia 30 de Janeiro", para que a Campanha e os Debates não aconteçam durante o período compreendido entre o Natal e o Ano Novo.


INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA NO DIA 05 DE NOVEMBRO NA ZONA POENTE DA RUA ALMEIDA GARRET EM PÊRA ENTRE AS 09H00 E AS 17H00


A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de realização de trabalhos no âmbito da empreitada de “Requalificação Urbana do Largo 1º de Maio – Pêra” o fornecimento de água será interrompido na Zona Poente da Rua Almeida Garret, em Pêra, na união de freguesias de Alcantarilha e Pêra, no dia 05 de novembro, entre as 09h00 e as 17h00.

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.

Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

Livros: Sonda o Meu Coração no Meio da Noite

As mais comoventes mensagens de despedida dos resistentes alemães executados pelos nazis
São gritos de amor, fé, agradecimento, coragem, ousadia, pureza, democracia e esperança, os que se reúnem em Sonda o Meu Coração no Meio da Noite. Um dos livros mais emotivos do ano, dá-nos a conhecer cartas de despedida e anotações de mulheres e homens que resistiram ao inferno do Terceiro Reich (1933-1945). Os textos, originalmente editados em 1954, pelo teólogo Helmut Gollwitzer, a escritora Käthe Kuhn e o poeta Reinhold Schneider, chegam agora a Portugal, numa edição Guerra e Paz com o patrocínio do Oeiras Valley, projecto de inovação e desenvolvimento da Câmara Municipal de Oeiras, e da União das Freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias e com o apoio do Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização (IEAC-GO). Prefaciado pelo escritor Afonso Reis Cabral, Sonda o Meu Coração no Meio da Noite estará disponível na rede livreira nacional a partir do próximo dia 9 de Novembro.

Entre 1933 e 1945, inúmeros alemães presos e condenados à morte, por se oporem ao Terceiro Reich, deixaram, em cartas dirigidas a entes queridos ou em diários, apelos dramáticos contra a desumanidade e a barbárie do domínio nacional-socialista, mas também neles escreveram os seus agradecimentos, lamentos e reconciliações com a vida e com a fé. Essas anotações e correspondência foram, anos mais tarde, recuperadas e editadas num livro que homenageia a coragem dos que não compactuaram com a noite nazi.

Du hast mich heimgesucht bei Nacht, em português Sonda o Meu Coração no Meio da Noite, é o título dessa obra organizada e publicada em 1954, pelo teólogo Helmut Gollwitzer, a escritora Käthe Kuhn e o poeta Reinhold Schneider, que mostrou ao mundo o que deixaram escrito aqueles homens e mulheres enquanto travavam o derradeiro combate. Um combate ideológico e humanista, em que a serenidade e a fé foram as maiores armas. É, aliás, desse crer na eternidade que vem o título da obra, retirado do Salmo 17 (16),3 da Bíblia Sagrada: «Podeis sondar o meu coração, visitá-lo à noite, prová-lo pelo fogo: não encontrareis iniquidade em mim».

A obra chega agora a Portugal, numa edição saudada pelo escritor e editor português, Afonso Reis Cabral. É do vencedor do Prémio Literário José Saramago (2019), o texto que prefacia Sonda o Meu Coração no Meio da Noite. «Estas mais íntimas experiências não podem, pois, ser preces encurraladas. São gritos de amor, fé, agradecimento, coragem, ousadia, pureza, democracia e esperança. Sondado a meio da noite, o coração encontrou os salmos dos vitoriosos.»

O prefaciador sublinha ainda a impressionante «serenidade em tamanha adversidade» e o papel da fé naquele processo de desumanização, dando o exemplo de Christoph Probst, um dos mais jovens condenados pelo regime de Hitler, cuja única verdadeira amargura seria «afligir» os seus mais queridos. Diz o estudante de liceu membro da Resistência, numa das suas cartas: «Nunca te esqueças: esta vida não é senão um crescimento no amor e uma preparação para a eternidade».

Mensagens de força, amor e esperança, de pessoas tão distintas quanto o filho de agricultores que recusou alistar-se nas SS, a escritora que usou o seu dom como denúncia, o professor universitário que alertou os alunos, o sacerdote que fez do púlpito altar da consciência ou os vários políticos, latifundiários e militares que participaram na intentona de 20 de Julho de 1944.

Mensagens para conhecer em Sonda o Meu Coração no Meio da Noite, uma edição Guerra e Paz, com o patrocínio da Câmara Municipal de Oeiras e da União das Freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias e com o apoio do Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização (IEAC-GO). Disponível a partir do próximo dia 9 de Novembro, na rede livreira nacional, o livro poderá ainda ser adquirido através do site da editora.

Sonda o Meu Coração no Meio da Noite
Editado por: Helmut Gollwitzer, Käthe Kuhn e Reinhold Schneider
Não-Ficção / História
360 páginas · 15x21,5 · 15,00 €
Nas livrarias a 9 de Novembro
Guerra e Paz, Editores

Castelo de Paiva | Assumiu o Comando Territorial da GNR de Aveiro

TENENTE CORONEL JOÃO CARLOS FERNANDES APRESENTOU CUMPRIMENTOS AO NOVO PRESIDENTE
O Tenente-Coronel João Carlos da Silva Fernandes, que recentemente assumiu o Comando Territorial de Aveiro da Guarda Nacional Republicana (GNR), foi hoje recebido em audiência na Câmara Municipal de Castelo de Paiva, numa simbólica cerimonia de apresentação de cumprimentos ao novo presidente da autarquia José Rocha.

O tenente-coronel João Fernandes tomou posse do cargo a 11 de Outubro, sucedendo ao Coronel Maximiano Vaz Alves, que esteve na liderança do Comando Territorial de Aveiro durante dois anos e nove meses.

O presidente da Câmara Municipal, José Rocha, agradeceu toda a colaboração prestada pela GNR nas mais diversas acções no município, ao mesmo tempo que, desejou as maiores felicidades ao novo comandante do Comando Territorial de Aveiro, mostrando-se convicto que, o mesmo saberá alcançar os “exigentes” objectivos estabelecidos, promovendo uma GNR mais forte, coesa, mais próxima do cidadão e ciente da sua responsabilidade social.
Nesta apresentação de cumprimentos, o edil paivense destacou a importância de manter uma excelente relação institucional, realçando o empenhado envolvimento da GNR ao nível do funcionamento da Rede Social e da CCPJ local.

Natural de Coimbra e nascido a 1 de Outubro de 1970, o Tenente-Coronel João Fernandes é licenciado em Ciências Militares, na especialidade de Segurança (GNR), pela Academia Militar e entre outras habilitações académicas, possui a licenciatura em Direito, pelo Instituto Superior Bissaya Barreto, e o mestrado em Direito e Segurança, pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, sendo Auditor de Segurança Interna.

O novo líder do Comando Territorial de Aveiro ingressou, em 1993, no quadro permanente da GNR, tendo desempenhado diversas funções ao longo da sua carreira profissional. Foi comandante de pelotão no Regimento de Infantaria, formador do Grupo de Instrução de Aveiro e comandante do Destacamento Territorial de Pombal.

Carlos Oliveira 

Sameiro | "Sufrágio pelos Irmãos e Benfeitores da Confraria do Sameiro" :: Confraria do Sameiro


No próximo dia 7 de Novembro, domingo, será dia de memória e sufrágio por todos os Irmãos, Mesários, Reitores e capelães, benfeitores, funcionários e colaboradores da Confraria do Sameiro falecidos.

O primeiro domingo de novembro é o dia do Irmão da Confraria de Nossa Senhora da Conceição do Monte Sameiro. Convidam-se, portanto, todos os Irmãos da Confraria a marcarem presença nesta data especial, de memória e gratidão por todos quantos partiram, bem como por aqueles que, generosamente, têm servido a Confraria e o santuário.

O programa será celebrado na Cripta do Sameiro, da seguinte forma:
15h45 horas – Recitação do Terço do Rosário
16h15 horas – Ofício de Vésperas e Missa, presidida pelo Cónego José Paulo Abreu, presidente da Confraria do Sameiro

Todos os Irmãos têm lugar reservado na eucaristia e podem envergar a opa de Irmão, mas deverão comparecer na sacristia da Cripta 30 minutos antes.

 

 

Castelo de Paiva | Com a participação de Dan Riverman e Sara Cruz

DOURO 41 HOTEL&SPA RECEBE CONCERTO NO ÂMBITO DO “ FESTIVAL DÁ CORDA “

O espaço envolvente e sereno do Douro41 Hotel & Spa, em Castelo de Paiva, vai acolher no próximo dia 6 de Novembro mais um espectáculo do Festival Dá Corda, com a presença confirmada de Dan Riverman e Sara Cruz.

A iniciativa, que estreou em Julho, com o concerto do conceituado projecto de jazz Miguel Ângelo Quarteto, pretende reactivar dois dos sectores mais afectados pela pandemia, a Cultura e o Turismo, sendo que, o objectivo é revitalizar o turismo em zonas do país com menos procura, mostrando a potencialidade de cada localidade, assim como o sector da música, dando palco a projectos de qualidade.

Dan Riverman é um musico português conhecido pelas músicas que contam histórias com uma essência de sentimentos, ilusões, amores e desamores, narradas por uma voz única e profunda ao som de um estilo muito característico da sua guitarra. Após diversas colaborações com grandes referências na música como Saul Davies (James), Davey Ray Moor (CousteauX) e Miguel Guedes (Blind Zero), Dan Riverman encontra-se a trabalhar no novo álbum, com lançamento previsto para 2022.

Já Sara Cruz é uma jovem revelação que nos chega da ilha de S. Miguel, Açores. Esta cantora e compositora com sonoridade indie, folk e pop, tem conquistado o público além-mar, tendo sido considerada “o maior jovem talento de Portugal” no concurso New Talent NiT em 2019. De destacar ainda a colaboração entre estes dois artistas no tema Step Outside, inspirado no regresso à normalidade pós-pandemia e a importância de perceber que o que realmente conta é o amor, a família, os amigos e todas as pessoas que caminham connosco nesta viagem.

O Douro41 Hotel e Spa, localizado na Raiva, em Castelo de Paiva, vai ser o palco perfeito para estes dois concertos especiais, fica situado no quilómetro 41 do Rio Douro a contar da sua foz. O local onde se encontra construído e as características arquitectónicas do seu edifício amplificam a ligação à paisagem circundante e de fuga à realidade.

Este Hotel, recentemente premiado, foi construído em pedra de xisto e vidro, num sistema de escarpa que se alonga quase até ao rio, teve por base uma série de preocupações ambientais e de coerência com o meio envolvente – foi a pensar na sua sustentabilidade que plantaram uma horta onde diariamente colhem as ervas aromáticas, ou que decidiram ter as suas próprias colmeias de onde é extraído o mel que faz as delícias de alguns, ao pequeno-almoço.

A envolvente natural é uma constante desta bonita unidade hoteleira de Castelo de Paiva e, seja no interior ou no exterior estão permanentemente a ser inundados pela natureza. Esse é um dos pontos diferenciadores do Douro41 Hotel & Spa, um hotel que é uma peça artística a dialogar ininterruptamente com o rio e com o vale. Só grandes ingredientes para vir até Castelo de Paiva para mais uma data do Festival Dá Corda.

Carlos Oliveira

Europa é a única região onde covid-19 aumenta, diz OMS

 Pela quinta semana consecutiva, os casos de covid-19 não param de aumentar na Europa, a única região do mundo onde o número de infeções ainda sobe.

A tendência, revela a Organização Mundial da Saúde (OMS) no relatório semanal, está a ser impulsionada por alguns países, como a Rússia, a Turquia, a Roménia e o Reino Unido.

O fenómeno é confirmado pelo Subdiretor-geral britânico da Saúde, Jonathan Van-Tam, que afirmou que as taxas internas "são mais altas do que na maior parte da Europa, e não estão a baixar". O especialista considera ainda que "demasiadas pessoas acreditam que a pandemia já terminou e que "meses difíceis" ainda "estão para vir este inverno".

Pacientes aguardam em parques de estacionamento por cama no hospital

Na Roménia, os parques de estacionamento dos hospitais são agora salas de abastecimento de oxigénio, onde pacientes com dificuldades respiratórias por causa da pandemia aguardam por uma cama nos cuidados intensivos.

Junto ao próprio carro, uma mulher que acompanha a mãe infetada a receber oxigénio pela janela aberta conta estar ali desde a tarde do dia anterior. "Passámos a noite no nosso carro e já não temos gasolina. Em casa, tratei dela durante seis dias, mas ela foi teimosa. Agora arrepende-se de não ter sido vacinada".Rússia bate novo máximo de óbitos

Na Rússia, apenas um terço da população está vacinada contra a covid-19, traduzindo-se numa das taxas de vacinação mais baixas da Europa.

Esta quarta-feira, o país bateu um novo recorde, ao registar 1.189 mortes relacionadas com o coronavírus, em 24 horas.

Para fazer face aos novos contágios, o governo decidiu reabrir na capital um hospital temporário, com mais de 600 camas para receber pacientes infetados.

Euronews

Barcelos | Mestrado em Inteligência Artificial Aplicada – “powered by Deloitte”!

Até ao dia 14 de novembro, estão abertas as candidaturas à 3ª fase do acesso e reingresso ao Curso de Mestrado em Inteligência Artificial Aplicada da Escola Superior de Tecnologia (EST) do Instituto Politécnico do Cávado do Ave (IPCA), para o ano letivo 2021/2022.  


Este curso foi lançado este ano pela primeira vez e conta com o apoio da Deloitte. Os estudantes que ingressarem no curso serão elegíveis para beneficiar de condições únicas, podendo ter a possibilidade de obter bolsas de formação no valor das propinas e um contrato de trabalho. 

 

O Mestrado em Inteligência Artificial tem um cariz inovador, centrado na lecionação de conceitos e no trabalho autónomo dos estudantes em regime de tutoria nos laboratórios da instituição. Deste modo, a aprendizagem será integrada em projetos reais do centro de estudos, permitindo aos estudantes o contacto com trabalho de investigação, nesta área tão ativa. O curso é lecionado em inglês, e terá cadeira como fundamentos e matemática em Inteligência Artificial (IA), Modelos estatístico e de pesquisa para IA. 

 

O diretor da EST, Vítor Carvalho, refere que este é um "curso altamente diferenciador, numa das áreas com maior necessidade e procura atual, como é a Inteligência Artificial e que estabelece uma ponte voltada para a investigação e inovação, potenciada pelo centro de investigação em Inteligência Artificial Aplicada - 2Ai da EST, permitindo uma forte preparação técnica, bem como o desenvolvimento de competências transversais e comportamentais fundamentais para uma carreira de sucesso”, refere ainda o diretor.  

Para Paulo Pessanha de Almeida, partner da Deloitte, este programa académico “vem dar resposta à necessidade de formação numa área que tem vindo a ganhar uma importância cada vez maior. Com o lançamento do programa BrightStart no IPCA, acreditamos que faz todo o sentido aumentar o nosso envolvimento na região e apoiar um Mestrado com esta características, dando inclusive aos alunos a possibilidade de integrarem a Deloitte.”   

Os interessados fazer a inscrição online em: https://siga.ipca.pt/cssnet/page  

 

Mais informações em: https://ipca.pt/sa/candidaturas-2021-2022/acesso-e-reingresso-a-mestrados/  



Ana Teixeira

Ansião recebe galardões Eco-Escolas

Agrupamento de Escolas de Ansião e Escola Tecnológica e Profissional de Sicó recebem distinções Eco-Escolas.

O Município de Ansião, o Agrupamento de Escolas de Ansião e a Escola Tecnológica e Profissional de Sicó, estão unidos por uma educação ambiental para a sustentabilidade, através da qual e no âmbito do Programa Eco-Escolas, os alunos do concelho de Ansião são encorajados a agir em defesa do planeta.

Após ter estado na cerimónia nacional de entrega do Galardão Eco-Escolas 2021, onde recebeu os certificados e as Bandeiras Eco-Escolas 2020/2021 das duas escolas concelhias, o Município de Ansião, através do vereador da Educação, Paulo Fernandes, fez a transmissão das mesmas às direções, professoras responsáveis e alunos de cada uma das instituições.

É com grande satisfação que o Município de Ansião vê as duas escolas concelhias galardoadas pela Associação Bandeira Azul da Europa, sinal de que a comunidade escolar ansianense continua empenhada, agindo e sensibilizando para a necessidade da proteção do ambiente, contribuindo e, sobretudo, estando comprometida com a política ambiental municipal.


EXERCÍCIO A TERRA TREME: Ação de preparação para o risco sísmico na Escola EB1/JI Rómulo de Carvalho, em São Domingos de Rana (Parede) – amanhã, dia 5 de novembro

 

 

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) realiza amanhã, sexta-feira, 5 de novembro, às 11h05, de norte a sul do país, o Exercício Público de Sensibilização para o Risco Sísmico A TERRA TREME.

 

Embora a iniciativa tenha expressão nacional, a ANEPC, em articulação com a Direção-Geral da Educação (DGE) e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), promove um evento principal na Escola EB1/JI Rómulo de Carvalho, Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo, sita na Rua Francisco Sousa Tavares, nº 168, Bº 25 de abril, em São Domingos de Rana (Parede).

 

A Escola EB1/JI Rómulo de Carvalho irá praticar, em conjunto, envolvendo alunos, professores, funcionários, no minuto pré-definido para o Exercício, os 3 gestos de proteção para o caso de sismo – Baixar, Proteger, Aguardar.

 

A iniciativa contará com participação do Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Duarte da Costa, do Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Professor Doutor João Costa, e da Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar.

 

Será possível assistir em direto à sessão realizada na Escola EB1/JI Rómulo de Carvalho através da ligação https://dge.mec.pt/videodifusao.

 

 

PROGRAMA

 

10h45 – Receção das Entidades

11h05 – Inicio do exercício com toque de campainha para assinalar o desencadear dos 3 gestos:  

             BAIXAR – PROTEGER – AGUARDAR

11h06 – Toque de campainha para assinalar o início da evacuação do edifício escolar

11h10 – Concentração da comunidade escolar e convidados no ponto de encontro

11h15 – Momento Musical “Hino da Maria da Fonte” – alunos do 4.º ano

11h20 – Demonstração cinotécnica de binómio de busca e salvamento pela PSP

11h40 – Entrega do Diploma de participação à Escola

11h45 – Alocução das Altas Entidades

12h00 – Fim da sessão

14h00 – Simulação com plataforma sísmica na Escola EB1/JI Rómulo de Carvalho

 

A TERRA TREME é um exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico, medida que integra a Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva, visando capacitar os cidadãos para saberem como agir perante a ocorrência de um sismo. 

 

A TERRA TREME tem um website dedicado (www.aterratreme.pt), que disponibiliza informação sobre o Exercício e recursos de divulgação.

Foi também criada a hashtag #ATerraTreme para identificar nas redes sociais as publicações pessoais/institucionais relacionadas com a iniciativa.

 

 

Todos Somos Proteção Civil !

Talibãs proíbem uso de moedas estrangeiras

Os talibãs proibiram o uso de moedas estrangeiras no Afeganistão. De acordo com um comunicado divulgado aos jornalistas, o objetivo é que todos os cidadãos usem a moeda nacional, o afegani, para ajudar uma economia à beira do colapso. Os talibãs entendem que a utilização de divisas estrangeiras, como o dólar americano e a rupia paquistanesa, bastante difundidas no país, prejudica a economia e a população.
A verdade é que o Afeganistão tem falta de liquidez. Depois que os talibãs assumiram o poder, o valor dos afeganis afundou e a quantidade de dinheiro que pode ser retirada dos bancos foi limitada.

Fonte: euronews

Marinha Grande | “A TERRA TREME” NO DIA 5 DE NOVEMBRO ÀS 11H05

 O Serviço Municipal de Proteção Civil apela à colaboração da população do concelho da Marinha Grande para participarem na 9.ª Edição do Exercício Público de âmbito nacional de Sensibilização para o Risco Sísmico, denominado A TERRA TREME (www.aterratreme.pt), no dia 5 de novembro, pelas 11h05.

Trata-se de um exercício a nível nacional, promovido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), no âmbito da Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva.

A iniciativa visa capacitar toda a comunidade de como agir em caso de sismo e alertar para o facto de vivermos numa sociedade de risco, desafiando-a a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes.

Tem a duração de apenas 1 minuto, durante o qual os participantes são convidados a executar os 3 gestos que salvam: BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR. Todos podem e devem participar: individualmente ou em grupo, em qualquer local onde se encontrem.

Muitas zonas do globo são propensas a sismos e Portugal é um território com zonas particularmente sensíveis a este risco.

Conheça ou relembre os procedimentos que deve adotar antes, durante e depois de um sismo, e organize-se, à sua casa e família em 7 passos essenciais:

1º Passo
IDENTIFIQUE E CORRIJA OS RISCOS DA SUA CASA

2º Passo
ORGANIZE UM PLANO FAMILIAR DE EMERGÊNCIA

3º Passo
PREPARE UM KIT DE EMERGÊNCIA

4º Passo
IDENTIFIQUE E CORRIJA OS PONTOS FRACOS DO SEU EDIFÍCIO

5º Passo
EXECUTE OS 3 GESTOS QUE PROTEGEM: BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR

6º Passo
CUIDE DE SI, EM SEGUIDA AJUDE OS OUTROS

7º Passo
ESTEJA ATENTO ÀS INDICAÇÕES DAS AUTORIDADES.

Obtenha mais informações em www.aterratreme.pt.  

Ovar, Caixa de Dança regressa em novembro

 Grandes produções nacionais, como “AMARAMÁLIA” e “Os Três Irmãos”; espetáculos produzidos e trabalhados com os agentes e comunidade locais, “Perspectivas” e “REFLEXUM”; residência artística e estreia nacional, “KAMA”; e um espetáculo à volta da alimentação saudável dedicado ao público infantil, em versão “Pic-Nic”, fazem parte da programação do CAIXA de DANÇA ‘21, que estará em destaque no mês de novembro no Centro de Arte de Ovar .

De 6 a 21 de novembro, o CAIXA de DANÇA | Festival de Dança de Ovar volta a acontecer, com uma programação abrangente, maior envolvimento da comunidade local e mais dias dedicados à Dança. Durante o Festival, por Ovar passarão grandes produções nacionais que coabitam com artistas e agentes locais num encontro de criação coreográfica que envolve diferentes gerações, que interagem, dialogam, colaboram e partilham saberes e experiências. Num novo formato, o CAIXA DE DANÇA pretende contribuir para a valorização, promoção e qualificação dos agentes locais que trabalham na área da dança, convidando-os a partilhar o palco do festival e a apresentar os seus próprios projetos, bem como a interagir com outros protagonistas e a experimentar novas e diferentes abordagens de criação artística. O público tem, também, um lugar especial no CAIXA DE DANÇA. O ambiente de proximidade que está na génese do festival permite que o público interaja com os artistas, produtores e equipas, quer nas conversas formais, quer no contacto informal, que facilmente se proporciona no Centro de Arte de Ovar (CAO) ou noutros espaços da cidade e do Município.

Cabe ao Orfeão de Ovar a abertura  do Festival, a 6 de novembro, às 21h30, com “PERSPECTIVAS”, pela sua Escola de Bailado; um espetáculo inserido nas comemorações dos 100 anos da coletividade, de homenagem, e que leva ao palco uma abordagem à diversidade na forma de olhar, sentir e interpretar a dança.


No dia 12, às 21h30, é vez de Victor Hugo Pontes, um dos coreógrafos mais reconhecidos atualmente em Portugal, colocar em palco três bailarinos, pondo em movimento as palavras do escritor Gonçalo M. Tavares.  Abelard, Adler e Hadrian são “Os Três Irmãos”, que, juntos, procuram o rasto dos seus, marcam a giz a sua ausência, lavam-se, comem juntos à mesa, carregam os corpos uns dos outros em sacrifício ritualizado, carregam-se aos ombros, vivem em fuga, praticam o jogo perigoso do encontro com o passado... Um espetáculo intenso, que não deixa ninguém indiferente.


Para apresentar no CAIXA de DANÇA ’21, a Companhia Vareira está há algum tempo a trabalhar em “REFLEXUM”, projeto que conta com direção artística e coreografia da bailarina e coreógrafa Lara Pereira. Coletividade e coreógrafa aceitaram o desafio, do Centro de Arte de Ovar, de trabalhar em conjunto, contribuindo para o objetivo municipal de valorizar, qualificar e promover os agentes culturais locais, permitindo um novo contacto no trabalho diário e diferentes abordagens do espetáculo, da preparação ao palco. O encontro está marcado para 14 de novembro, domingo, às 18 horas.


No âmbito da Aprendizagem Criativa, dirigido ao público infantil e famílias, “Pic-Nic” conta a história de uma menina que descobre, através da dança, um novo interesse pela alimentação saudável. Para maiores de 4 anos e de entrada gratuita, bailarinos e público aproximam-se e encontram-se no palco, na sexta-feira, 19 de novembro, às 10 horas.


A Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo traz a Ovar o espetáculo “AMARAMÁLIA”, coreografado por Vasco Weelenkamp a propósito da comemoração dos 100 anos de nascimento de Amália Rodrigues. AMARAMÁLIA in memoriam apresenta-se como uma projeção imaginária, uma cerimónia sem tempo e personagens definidas. O seu espaço tanto poderá ser a geometria obscura das vielas e tabernas de Lisboa — na sua penumbra habitada —, como uma janela debruçada sobre a claridade de um lugar sem nome. As flutuações do destino e das paixões humanas, a tristeza, a separação, a estranheza, o voo e o grito pela liberdade, ressurgirão como a expressão de um sentimento de vida incerta. Com o apoio da Direção Geral das Artes, no palco do CAO, a 19 de novembro, sexta, pelas 21h30.


Por fim, a fechar o Caixa de Dança, a 21 de novembro, domingo, às 18 horas, Ana Renata Polónia estreia “KAMA”. Em residência artística, a bailarina e coreógrafa ovarense trabalhou na criação de KAMA, que representa o espaço sobre o qual se propõe explorar o relacionamento entre diferentes géneros. De acordo com Ana Renata Polónia, esta pesquisa coreográfica pretende cruzar técnicas de contacto-improvisação com as ilustrações do antigo texto indiano “Kama Sutra” de Vatsyayana, explorando a possível soberania individual que ocorre nestes encontros. Dois corpos que constroem uma narrativa sobre a história dos géneros e os seus eternos conflitos.


Para Alexandre Rosas, Vereador da Cultura, “o CAIXA DE DANÇA 2021 regressa em força e prossegue com a estratégia cultural do Município de Ovar de promover e valorizar os agentes locais, quer na disponibilização de meios e recursos, quer no investimento na valorização pessoal e artística dos muitos intervenientes no processo criativo e dinâmica cultural, ao mesmo tempo que se apresenta como uma alternativa cultural acessível a todos os públicos”.


  Mais informações em Caixa de Dança 2021 ou em FacebookOvarcultura. Bilhetes à venda no Centro de Arte de Ovar e em www.bol.pt.

 

Nuno Miguel Henriques apresenta-se como candidato à presidência do PSD

 No próximo Conselho Nacional do PSD, que se realizará sábado, dia 6 de novembro em Aveiro, serão apresentados os pressupostos do novo candidato ao partido, "como a terceira via ideológica, de mudança geracional e com novas ideias e conceitos, assentes numa real matriz social-democrata".

No âmbito da abertura do processo eleitoral interno, para Presidente da Comissão Política Nacional do PSD-Partido Social Democrata, marcado para 4 de dezembro, Nuno Miguel Henriques | www.nunomiguelhenriques.com |, iniciou já o processo de recolha das assinaturas necessárias para a formalização da sua candidatura à liderança do PSD, que acredita “vai trazer mais vitalidade, dinamismo, participação e entusiasmo democrático”.

Esta candidatura pode pressupor uma segunda volta nas eleições internas no PSD a 11 de dezembro de 2021.

Com cerca de três décadas de militância, o potencial candidato sente que “tem legitimidade formal e política, já que não existe candidato único em 2021, no atual contexto de crise política e institucional que o país vive, para discutir de forma positiva e de igual modo como todos os outros candidatos, por quem tem respeito e admiração pessoal, o futuro do partido e por consequência de Portugal”.

Com o lema “PORTUGAL, MAIS E MELHOR” o candidato vai percorrer o país apresentando o seu programa para o partido e para todo o território português, que, segundo o próprio, "bem conhece."


Provas de Ciclismo de Pista estão de regresso ao Velódromo Nacional

As competições nacionais e internacionais de ciclismo de pista estão de regresso ao Centro de Alto Rendimento de Anadia – Velódromo Nacional, em Sangalhos. A infraestrutura desportiva vai ser palco, nos meses de novembro e dezembro, de cinco grandes provas que irão atrair ao concelho centenas de atletas.

A primeira prova está agendada para o próximo dia 27 de novembro. Trata-se do “Troféu Internacional de Pista - Bento Pessoa” que será disputado, nas categorias de Elite (m/f), Cadetes e Juniores (m/f). Os ciclistas irão correr as provas de Velocidade, Keirin, Omnium, Madison, Scratch e Eliminação.

No dia seguinte, 28 novembro, tem lugar a 1ª Taça de Portugal Pista 2021, em Juvenis, Cadetes, Juniores e Masters.

Para o mês de dezembro estão programadas três competições. No dia 11, disputa-se o Troféu Internacional de Pista - Alves Barbosa, em Elite (m/f), Cadetes e Juniores (m/f), nas disciplinas de Velocidade, Keirin, Omnium, Madison, Scratch e Eliminação.

No dia 12 dezembro, tem lugar o Troféu Internacional de Pista – Sunlive, em Elite (m/f), Cadetes e Juniores (m/f), disputando-se as provas de Velocidade, Keirin, Omnium e Scratch.

Para o dia 18 dezembro está agendada a 2ª Taça de Portugal Pista 2021, em Juvenis, Cadetes, Juniores e Masters.

As entradas para assistir às diversas provas de ciclismo são gratuitas.

À semelhança de competições anteriores, o público deve respeitar as regras de segurança emanadas pela DGS, devido à Covid-19, nomeadamente, o uso de máscara, higienização das mãos à entrada e manter a distância física.

Imagem: FPC

Reino Unido autoriza comprimido antiviral para tratar a Covid-19. É o primeiro país a fazê-lo

O Reino Unido tornou-se hoje o primeiro país do mundo a emitir uma autorização de uso condicional de um comprimido antiviral contra a covid-19 desenvolvido pela empresa farmacêutica Merck, que estará disponível para os maiores de 18 anos.

Embora não se saiba com precisão quando é que o fármaco estará acessível ao público, o medicamento – designado molnupiravir – demonstrou eficácia assinalável nos estudos efetuados. Segundo os resultados preliminares anunciados pela companhia no mês passado e que carecem ainda de revisão por cientistas externos, a toma do medicamento reduziu para metade hospitalizações e óbitos entre doentes numa fase precoce dos sintomas de covid-19.

O molnupiravir destina-se a ser tomado duas vezes por dia durante cinco dias por pessoas que estejam em casa com covid-19 ligeira a moderada e que tenham pelo menos um fator de risco de poder desenvolver doença grave.

Por enquanto, a Merck não avançou detalhes sobre potenciais efeitos secundários, assegurando apenas que a sua ocorrência foi similar entre as pessoas que receberam o medicamento e as que receberam placebos.

"Hoje é um dia histórico, pois o Reino Unido é o primeiro país do mundo a aprovar um antiviral que pode ser tomado em casa para a covid-19. Estamos a trabalhar em ritmo acelerado em todo o governo e com o NHS [Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido] para estabelecer planos para a distribuição de molnupiravir aos doentes através de um estudo nacional o mais rapidamente possível", disse o secretário britânico da Saúde, Sajid Javid, em comunicado.

O fármaco aguarda ainda a avaliação dos reguladores de Estados Unidos - Food and Drug Administration (FDA) – e da União Europeia – Agência Europeia do Medicamento (EMA). No entanto, uma decisão sobre a sua eventual autorização em solo americano pode acontecer ainda no final deste mês, quando um painel de peritos independentes se reunir para examinar a segurança e eficácia do molnupiravir.


Inicialmente concebido como uma potencial terapia da gripe e com financiamento do governo americano, este medicamento foi reorientado em 2020 por investigadores da Universidade Emory, no estado da Geórgia, para um possível tratamento da covid-19, sendo então licenciado para desenvolvimento por Ridgeback Biotherapeutic e Merck.

A ação do molnupiravir visa uma enzima que o SARS-CoV-2 usa para se reproduzir, inserindo erros no seu código genético que retardam a capacidade de se espalhar e tomar conta de células humanas. Essa atividade genética levou peritos independentes a questionar se o fármaco poderia eventualmente causar mutações conducentes a defeitos de nascença ou tumores, mas a Merck frisou que o fármaco é seguro quando utilizado segundo as instruções.

A farmacêutica anunciou ainda na última semana a sua permissão para que outros fabricantes possam produzir o seu comprimido, numa tentativa de ajudar milhões de pessoas em países mais pobres e com pouco acesso às vacinas.

O Medicines Patent Pool, um grupo apoiado pelas Nações Unidas, revelou que a Merck não vai receber ‘royalties’ por este acordo enquanto a covid-19 for considerada uma emergência global pela Organização Mundial da Saúde.

De acordo com os especialistas, um comprimido antiviral que reduz sintomas e acelera a recuperação pode revelar-se essencial no combate à pandemia, ao aliviar a sobrecarga dos hospitais e ajudar a travar surtos em países mais pobres e com sistemas de saúde frágeis.

Madremedia

Imagem: Observador

Alemanha regista o maior número de casos diários de Covid-19 desde o início da pandemia

As autoridades ainda não conseguiram determinar se a causa do aumento do número de casos se ficou a dever às celebrações do dia de Todos os Santos.

As autoridades sanitárias alemãs registaram 33.949 novos contágios de Covid-19 nas últimas 24 horas, correspondendo a um novo máximo verificado em um dia desde o início da pandemia.

O valor mais elevado até ao momento, em períodos de 24 horas, tinha ocorrido no passado dia 18 de dezembro, durante a segunda vaga da pandemia, com 33.777 novas infeções, menos 172 contágios dos que agora contabilizados.

As autoridades ainda não conseguiram determinar se a causa do aumento do número de casos se ficou a dever às celebrações do dia de Todos os Santos (1 de novembro).

O aumento dos contágios pode também ficar a dever-se a um desfasamento na deteção e notificação dos casos porque o dia 01 de novembro é dia feriado em cinco Estados da Alemanha.

Durante a terceira vaga da pandemia, o máximo de novos contágios registado pelas autoridades sanitárias ocorreu no passado dia 22 de abril: 29.518 infeções pelo novo coronavírus.

O número de mortes por covid-19 ascende a 165 óbitos, face a 126 na semana passada.

A incidência acumulada em sete dias situa-se em 154,4 novas infeções por cada 100 mil habitantes, depois de 146,6 na quarta-feira e 130,2 na semana passada.

O número de casos ativos atinge atualmente os 247.800 contágios.

Na terça-feira registaram-se 1.244 hospitalizações pelo novo coronavírus e uma taxa acumulada de internamentos, em sete dias, correspondente a 3,62 por cada 100 mil habitantes.

O máximo de internamentos ocorreu no Natal do ano passado, com uma taxa acumulada de 15,5.

O número de doentes com Covid-19 nas unidades de cuidados intensivos na passada terça-feira era de 2.136 pacientes: mais 78 do que no dia anterior, o que corresponde a uma ocupação de 9,6% das camas disponíveis.

Até terça-feira, 69,5% da população alemã tinha sido vacinada, 66,8% com as duas doses.

O ministro da Saúde alemão em funções, Jens Spahn, disse na quarta-feira que o atual aumento de contágios e a pressão hospitalar correspondem a "uma pandemia de não vacinados".

O presidente do Instituto Robert Koch, Lothar Wieler, disse por outro lado que o impacto da quarta vaga "era o que se temia" por causa da taxa da vacinação que continua a ser "insuficiente".

Perante a atual situação, a chanceler em funções, Angela Merkel, defendeu na quarta-feira a aplicação de restrições a pessoas não vacinadas.

TSF

CORTE DE TRÂNSITO EM SILVES NA TARDE DO DIA 05 DE NOVEMBRO NA RUA FRANCISCO PABLOS

A Câmara Municipal de Silves informa que existirá uma interrupção de circulação de trânsito na Rua Francisco Pablos em Silves, durante o período da tarde, no próximo dia 05 de novembro, entre as 14h00 e as 17h00, por motivo de intervenção ao nível de betonagem de obra a levar a efeito por particulares.

A autarquia pede a atenção e compreensão dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a colaboração de todos.

Castelo de Paiva | Com palestra alusiva à efeméride

CÂMARA MUNICIPAL PROMOVE CELEBRAÇÕES EVOCATIVAS DOS 185 ANOS DA DENOMINAÇÃO DO CONCELHO
A Câmara Municipal de Castelo de Paiva vai promover, na manhã do próximo Sábado, dia 6, a celebração evocativa da celebração dos 185 anos da atribuição do nome “ Castello de Paiva “ ao concelho, contando o programa com uma palestra informativa sobre o acto histórico, entre outras participações.

A iniciativa, que tem o apoio da Academia de Musica de Castelo de Paiva, ADEP, Movimento Cidadãos do Mundo e Adelino Nunes, está agendada para as 9h30 com o hastear da bandeira municipal no edifício dos Paços do Concelho, seguindo-se várias intervenções alusivas à efeméride e uma palestra no espaço do Centro de Interpretação da Cultura Local com a participação do Prof. António Lima, intitulada Paiva: do rio à terra, e da terra ao concelho.

Recorde-se que, antes de 6 de Novembro de 1836, o concelho chamava-se Paiva, passando a partir desta data a denominar-se concelho de Castello de Paiva.

Carlos Oliveira