terça-feira, 25 de maio de 2021

Criança morre atingida por baliza em colégio de Leiria

A vítima foi transportada em manobras de reanimação para a urgência hospitalar mas já chegou ao hospital sem vida.

Uma criança de 14 anos morreu esta terça-feira após ter sido atingida por uma baliza no Colégio Conciliar Maria Imaculada, na Cruz d'Areia, em Leiria, confirmou à Lusa fonte hospitalar.

Segundo fonte do Centro Hospitalar de Leiria, a criança já chegou cadáver à urgência do Hospital de Santo André, em Leiria, onde foi declarado o óbito.

O INEM (Instituto Nacional de Emergência Média) foi contactado, pelas 16h45, para socorrer "uma vítima de 14 anos do sexo masculino", informou fonte daquela instituição o Jornal de Leiria.

"Terá ocorrido a queda de uma baliza em cima da vítima", disse àquele semanário fonte do INEM, que acionou para o local a viatura médica de emergência e reanimação (VMER) do hospital de Leiria, a ambulância e psicólogos do INEM.

A vítima foi transportada em manobras de reanimação para a urgência hospitalar.

O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, deslocou-se ao local do acidente.

Lusa

Imagem: Facebook

Continente abre primeiro supermercado sem caixas registadoras. Tudo com tecnologia portuguesa

O Continente abre esta quarta-feira o primeiro "supermercado do futuro" de uma empresa europeia. No Continente Labs, não há caixas de pagamento, não há filas, nem sequer se para para pagar.

Fica junto ao Jardim do Arco do Cego, em Lisboa. É um supermercado em que o cliente só tem de entrar, pôr as compras no saco, ou no bolso, aliás de acordo com Frederico Santos, "aqui se um cliente meter um produto no bolso, não há problema" e no fim é só sair da loja. Está pago.

É um estabelecimento comercial que só não é único no mundo porque a Amazon está a desenvolver o mesmo tipo de conceito. A gigante online tem algumas lojas como esta nos Estados e duas na Europa.

Uma diferença para este supermercado do grupo Continente é que este tem tecnologia desenvolvida por uma startup portuguesa, a Sensei.

Na verdade, sublinha Frederico Santos, o Diretor de Inovação e Transformação Digital no Continente, este local não é bem uma loja, é mais "um laboratório" onde o grupo de retalho quer fazer uma série de experiências com a colaboração dos clientes.

A mais importante é esta: entrar, comprar e sair do supermercado sem ter de perder um segundo. O único requisito é, à entrada, identificar-se com um código QR na app para o smartphone.

De resto, não é apenas a sensação de sair sem pagar que se estranha nesta loja. Basta olhar em volta. Não há caixas registadoras, nem nenhuma outra forma de pagamento. Para além disso, sublinha o chefe da inovação no Continente, "não há carrinhos e também não há cestos. Temos ali um ou dois apenas para o caso de serem mesmo precisos, porque não é essa a ideia".

Frederico Santos que explica que "a ideia é que o cliente entre com a sua bolsa, saco, mochila, ou casaco, vá tirando os artigos, guarda-os onde quiser e quando chegar ao fim, vai embora".

Um processo simples, mas que mesmo assim vai contar com o apoio dos colaboradores da loja que vão ajudar os potenciais clientes a registarem-se.

Sorria, está a ser filmado... por centenas de câmaras

Tudo isto só é possível porque o teto desta pequena loja (talvez seja mais justo chamar-lhe mercearia, ou minimercado) está forrado com câmaras de filmar.

De acordo com Frederico Santos "nesta loja de 150 metros quadrados, no teto temos cerca de 200 câmaras, e há 400 prateleiras espalhadas pelos expositores". Note-se que as prateleiras também são sensores complexos, capazes de pesar tudo o que nelas é posto e a localização. Tudo isto comunica com o sistema central graças a 20km de cabos.

Um sistema que funciona com recurso a tecnologia desenvolvida pela startup portuguesa Sensei. Uma loja que esteve dois anos a ser concebida e que a partir de amanhã, quarta-feira, se torna realidade.

Um investimento da Sonae MC que Frederico Santos admite ser superior "a um milhão de euros" e que não foi feito para render dinheiro ao grupo. Aliás, "até nos vai fazer perder algum dinheiro". É o custo da inovação e do desenvolvimento de novas ideias.

Um supermercado do futuro que abre portas esta quarta-feira, em Lisboa, junto ao Jardim do Arco do Cego. Não é única no mundo, mas na Europa, só há mais duas como ela.

Quanto a planos para a expansão do conceito, Frederico Santos diz que "para já não temos planos", mas também deixa o aviso "em poucos meses conseguimos abrir uma loja igual a esta".

Ruy Tukayana

 Imagem: TSF

Igreja Matriz de São Marcos da Serra recebe concerto da orquestra clássica do sul

A Igreja Matriz de São Marcos da Serra irá receber no próximo dia 27 de maio, pelas 19h00, o concerto “Em Estilo Antigo”, pela Orquestra Clássica do Sul (OCS). A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Silves, em parceria com a OCS. A entrada é livre mas sujeita à limitação do espaço, tendo em conta as orientações da DGS.

 

Neste concerto as obras serão interpretadas pelo agrupamento de música de câmara composto por Luis Miguel Garcia e Stefania Bernardi (flautas), Joao Mogo (trompete), Jan Pipal e Emilian Petrov (violinos) Ivetta Natzkaya (viola) e Ana Luisa Marques (violoncelo).

 

O telefone 282 440 800 Ext. 2741 e o endereço de correio eletrónico cultura@cm-silves.pt (Município de Silves) e o telefone 289 860 890 (OCS) são os contactos disponíveis para o fornecimento de informações adicionais.

 

Classificação etária: M/6

 

PROGRAMA

 

DIGNAZ JOSEF PLEYEL (1757-1831)

Quarteto de cordas em Dó maior, B. 334

String quartet in C major, B. 334

 

CHARLES-LOUIS-EUGÈNE KOECHLIN (1950-1867)

Sonata para 2 flautas

Sonata for 2 flutes

 

VICENT D’INDY (1851-1931)

In old style suite, op.24

Suite em estilo antigo, op.24

Teatro aveirense apresenta novas cronologias do som

 Lançamento a 12 de junho em Aveiro 

Artistas e investigadores internacionais provenientes de 7 países e diferentes geografias reúnem-se num projeto artístico e edição discográfica.

Matthew Herbert, AGF, BJ Nilsen e Lawrence English entre os artistas convidados.

Como pode uma pandemia afetar a nossa forma de escutar? E que impacto poderá esta ter sobre os nossos modos de fruir e de criar arte sonora? O projeto New Chronologies of Sound pretende gerar um debate em torno destas questões, inaugurando-se com a publicação de uma invulgar coleção de peças sonoras baseadas em gravações de campo, numa encomenda do Teatro Aveirense / Câmara Municipal de Aveiro à associação Navalha e à sua editora VIC NIC, no âmbito do programa municipal “Cultura em Tempos de (In)Certeza”.

Com curadoria de Hugo Branco, diretor artístico da VIC // Aveiro Arts House, e lançamento em formato vinil, CD e digital, a coleção reúne alguns dos artistas e investigadores sonoros mais relevantes desta área, a nível internacional, nacional e local, entre os quais se podem destacar Matthew Herbert (UK), AGF (DE), Lawrence English (AU), Kyoka (JP), Budhaditya Chattopadhyay (IND), Natalia Valencia Zuluaga (CO), Gustavo Costa (PT) ou Diana Combo (PT).

O lançamento do projeto terá lugar no próximo dia 12 de junho no GrETUA, em Aveiro, e contará com uma atuação colaborativa de BJ Nilsen, Jorge Barco, Diana Combo e Hugo Branco (22h00), antecedida por uma mesa redonda com os mesmos intervenientes e moderação da investigadora Ana Flávia Miguel (21h00). O evento arranca às 15h00 com um workshop orientado por Gustavo Costa, da Sonoscopia, em torno da utilização de gravações de campo em contexto artístico.

Na sequência de um apoio da Direção-Geral das Artes e das parcerias estabelecidas com organizações como o MAMM, o INET-md, a MUSA ou o AEJE, o projecto original ramificou-se ainda em outras direções promissoras, tais como uma exposição que se realizará no Museu de Arte Moderna de Medellín, na Colômbia; um banco de sons gratuito, constituído por gravações usadas pelos artistas na composição das suas faixas; e uma seleção de ensaios teóricos intitulada A Collection of Whispers onde se reflete, a partir de uma perspetiva sonora, sobre os impactos que esta pandemia teve na perceção coletiva do tempo.

De facto, todo e qualquer evento de dimensões planetárias - como uma guerra ou uma pandemia - gera uma nova relação “antes-durante-depois”, coletivamente percebida. Se o “antes” se refere àquilo que temos hoje tendência a identificar com a normalidade, e o durante se refere à atual situação de confinamento, desconfinamento ou reconfinamento (dependendo do contexto), o “depois” insiste ainda - e talvez mais do que nunca— em se apresentar como enigma absoluto, infinitamente aberto a novas especulações, expectativas e ansiedades. Talvez este conjunto de obras sonoras possa fornecer pistas relevantes para uma reflexão, abraçando uma ampla diversidade de geografias - Amesterdão, Medellín, Nova Iorque, Shizumi, Aveiro e outros lugares - assim como diferentes registos estéticos e latitudes processuais, num espectro que vai desde as paisagens sonoras puras às gravações de campo processadas ou mesmo à utilização mais musical dos sons recolhidos.

LINK PRIVADO PARA ESCUTA (SOUNDCLOUD)

PRESS KIT (IMAGENS, BIOS, ETC)

Levantamento hidrográfico dos canais urbanos da ria de Aveiro

 

No âmbito do contínuo cuidado e gestão da manutenção dos muros e dos canais urbanos da Ria de Aveiro no centro da Cidade de Aveiro, levado a cabo pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA), está em curso a realização de um levantamento hidrográfico dos canais.

O referido trabalho tem como objetivo conhecer as características e o estado dos fundos dos canais, tendo em vista o desenvolvimento de operações de limpeza de materiais depositados, a realizar com os devidos cuidados técnicos, mantendo as cotas de fundo de projeto inalteradas.

LIMPEZA DE PAREDES NO CENTRO DA CIDADE

Tem início esta semana uma ação planeada de limpeza e manutenção das paredes das passagens rodoviárias e dos muros dos canais urbanos da Ria de Aveiro, que será levada a cabo pela empresa Perene S.A., pelo valor de 45.080,59€.

A intervenção vai cuidar também da remoção dos grafitis nas principais artérias da Cidade que aqui divulgamos:

- Túnel da Avenida Central;

- Túnel da Rua do Cais da Fonte Nova;

- Túnel da Avenida de Santa Joana;

- Túnel da Avenida Dr. Lourenço Peixinho;

- Túnel da Avenida Europa (Esgueira);

- Passagem inferior da Avenida Europa (Vilar)

- Túnel da Avenida Europa (Aradas);

- Parede junto ao Canal do Côjo;

- Parede do deck do Hotel Meliã Ria;

- Muros dos canais urbanos da Ria de Aveiro;

- Muro do Parque Infante D. Pedro.

Condicionamentos de trânsito

Para levar a cabo esta intervenção será necessário proceder em algumas situações ao condicionamento ou corte temporário do trânsito, situação para a qual pedimos a melhor compreensão e colaboração dos nossos concidadãos. Em casos em que os constrangimentos se prolonguem por vários dias, a CMA dará informação atempada aos Cidadãos.

Relatório de Gestão de 2020 foi aprovado: Município de Cantanhede aumentou o investimento e as despesas nas áreas social e da saúde

 

A redução da dívida de médio e longo prazo em 44,2%, e a de curto prazo em 4,7%, o aumento do investimento em 30,7% relativamente a 2019 e o prazo médio de pagamento de 16 dias são alguns dos dados mais relevantes do Relatório de Gestão do Município de Cantanhede que o executivo camarário liderado por Helena Teodósio aprovou hoje, 25 de maio, por unanimidade, com seis votos a favor. Na apreciação do documento, a presidente da Câmara Municipal enfatiza o significado desses indicadores, adiantando que a autarquia “encerrou as contas de 2020 sem dívidas a fornecedores e com as faturas de empreiteiros entradas até 31 de dezembro completamente liquidadas, situação que, conjugada com outros resultados, evidencia o acerto do planeamento, o rigor da gestão e o bom desempenho da instituição ao nível do controlo financeiro”. Ainda a este propósito, Helena Teodósio destaca “a disponibilidade de tesouraria que permitiu honrar todos os compromissos nos prazos estabelecidos, ao mesmo tempo que foram cumpridos os objetivos estratégicos subjacentes ao programa de obras e realizações, sem esquecer que este desempenho extremamente positivo ocorreu num contexto particularmente difícil em que foi preciso fazer despesas com que não contávamos para atender às inesperadas necessidades decorrentes da pandemia de Covid-19”.

Segundo a autarca nem isso afetou o investimento, porquanto a despesa de capital passou de 8,6 milhões de euros em 2019 para 11,3 milhões em 2020, mais 30,7% na verba aplicada em obras de natureza diversa ou na aquisição de terrenos para as zonas industriais e outros bens de capital, além de que a taxa de execução neste indicador subiu 5,8% em relação ao que estava orçamentado. Este aumento”, sublinha, “deve-se ao trabalho inexcedível das equipas de todos os setores da autarquia, pois tiveram um desempenho extraordinário na rentabilização dos recursos e no aproveitamento das oportunidades de financiamento comunitário que surgiram no âmbito do Portugal 2020, um trabalho que aliás está a ter a melhor continuidade nas candidaturas aos diversos programas de apoio da União Europeia”.

Outro dado a que a presidente da Câmara Municipal releva é “o facto de o limite da dívida se ter situado em 0,31% da média da recita corrente dos últimos três anos, quando o limite máximo legal admitido é de 1,5% dessa média, o que na prática representa uma folga tranquilizante que nos permite encarar o futuro com confiança renovada”.

Referindo-se às “circunstâncias adversas em que o orçamento de 2020 foi executado”, Helena Teodósio lembra que “foi necessário fazer várias alterações orçamentais no sentido de canalizar verbas para o combate ao surto epidemiológico e para dar suporte social às franjas da população mais vulneráveis ao seu impacto, processo que de resto prossegue este ano, conforme resulta do aumento substancial das verbas inscritas em orçamento nas rubricas da saúde e da ação social, com, respetivamente, 137% e 46,6% em relação às dotações do ano anterior”. Por outro lado, às despesas relacionadas com o combate à pandemia de Covid-19 e aos seus efeitos “há a somar ainda o valor da perda de receita associada às isenções de taxas que a Câmara Municipal decidiu acionar para apoiar certos setores bastante afetados pela pandemia, isenções essas que explicam, em grande medida, a redução de 4% da taxa de execução do orçamento da receita, que se ficou pelos 90%, face aos 94% de 2019, mas que em todo o caso não teve impacto na execução da despesa de capital, uma vez que ao nível do investimento houve um aumento de 30,7%”.

A líder do executivo camarário cantanhedense termina a introdução ao Relatório de Gestão/2020 a “agradecer a todos os funcionários do Município de Cantanhede o elevado nível de desempenho das suas funções, o que nas circunstâncias extremamente difíceis como as que se viveram no ano passado, reforça o sentimento de enorme apreço que sempre tive pelo trabalho de todos”.

Marinha Grande | Sessão de esclarecimento para clubes de desporto federado


A Câmara Municipal da Marinha realiza no dia 1 de junho de 2021, pelas 18h00, no Auditório da Resinagem, uma sessão de esclarecimento sobre o novo Regulamento Municipal de Apoio ao Desporto Federado (RMADF).

Esta iniciativa destinada aos clubes desportivos com competições federadas no concelho, pretende fornecer informação relativa ao Regulamento Municipal de Apoio ao Desporto Federado (RMADF), para o qual decorre o período de entrega de candidaturas, entre 01 de junho e a 31 de julho de 2021.

O regulamento estabelece as regras que disciplinam a atribuição de apoios ao desporto federado, pelo Município da Marinha Grande. Os apoios previstos destinam -se a associações e clubes que participem em competições não profissionais.

Os apoios financeiros ao desporto federado a conceder pelo Município assumem as seguintes modalidades: apoio à participação no quadro competitivo oficial de Federações Desportivas com Estatuto de Utilidade Pública Desportiva; e apoio à participação em competições que promovam e projetem o concelho da Marinha Grande. O conteúdo do RMADF pode ser consultado no sítio de internet da Câmara Municipal, em

A sessão de esclarecimentos do dia 1 de junho está sujeita à confirmação prévia da presença do representante de cada clube, por forma a garantir as condições exigidas pela situação epidemiológica atual.

Os representantes dos clubes interessados devem proceder à inscrição prévia através do email carla.henriques@cm-mgrande.pt, até ao próximo dia 30 de maio de 2021, e sujeita a confirmação, com as seguintes informações: nome, designação do Clube, cargo e contacto.

Caso se esgote o número limite de lugares em sala ou o Clube não consiga fazer-se representar na sessão, a Câmara Municipal da Marinha Grande, através da Divisão de Desenvolvimento da Cidadania estará, no período de entrega das candidaturas, a esclarecer dúvidas em simultâneo.

IPADJ | Campos de Trabalho Internacionais inscrições abertas para jovens voluntários/as


Promover o reconhecimento das diferentes identidades culturais através do desenvolvimento de projetos de voluntariado em comunidades locaiS.

Estão abertas as inscrições para jovens entre os 18 e os 30 anos aos Campos de Trabalho Internacionais (CTI) que se realizam, em várias regiões de Portugal, entre julho e setembro nas áreas do ambiente, património cultural e restauro.

Através da realização dos Campos de trabalho pretende-se promover o reconhecimento das diferentes identidades culturais através do desenvolvimento de projetos de voluntariado em comunidades locais. A língua de trabalho nos CTI é o inglês.

Os campos cumprem as medidas de prevenção da COVID-19 emanadas pela Direção-Geral da Saúde.

A lista de campos atualizada, as datas de realização e vagas disponíveis podem ser consultadas, semanalmente, às sextas-feiras no Portal do IPDJ.

Inscrições e mais informações no Portal do IPDJ em:


Leiria | Município adjudica construção da nova Unidade de Saúde dos Parceiros


Foi aprovada esta terça-feira, em reunião de Câmara Municipal, a adjudicação da construção do novo estabelecimento de saúde que irá servir as populações das freguesias de Parceiros, Azoia e Barosa.

A obra foi adjudicada por 540 dias (18 meses) e por um montante que ascende quase aos 1,39 milhões de euros, valor que está cerca de 150 mil euros abaixo do indicado no concurso, estando o financiamento a ser objeto de uma candidatura aos fundos comunitários para uma comparticipação de 85 por cento.

O novo edifício, a construir ao abrigo de um protocolo com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, terá uma área bruta de 745 m2 e ficará localizado num terreno com 4.500 m2, confinante com a Rua de Santa Maria, nos Parceiros, sendo que o projeto prevê ainda a criação de uma rotunda de acesso à Unidade de Saúde.

Para além de estacionamento, o novo equipamento incluirá uma área administrativa, uma zona para a prestação dos cuidados de saúde e um espaço para arrumos e apoios.

Para o Município, o objetivo é “contribuir para o reforço da rede de infraestruturas de saúde” e “colmatar as disparidades territoriais ainda existentes” e reconhece que esta medida corresponde a um “anseio da população local, uma vez que a capacidade de resposta atual nos cuidados de saúde primários encontra-se aquém das necessidades existentes”.

A par desta Unidade de Saúde, encontra-se a decorrer a fase final do concurso para a construção das novas infraestruturas de Amor e de Bidoeira de Cima.

Leiria | Município contribui com meio milhão de euros para o desenvolvimento do desporto no concelho


O Município de Leiria vai atribuir, no âmbito do PRO Leiria, um total de quase 500 mil euros a seis clubes desportivos do concelho, medida que irá contribuir não só para a melhoria de instalações como também para o aumento da prática de desporto pelas camadas mais jovens.

Com o objetivo de criar melhores condições para a prática das modalidades de andebol e de futsal nos diversos escalões de formação e abrangendo um universo superior a 110 atletas, a União Desportiva da Serra irá receber um apoio de 300 mil euros para a construção de um pavilhão desportivo em Santa Catarina da Serra, que irá ainda apoiar o desenvolvimento das atividades letivas na Escola Básica 2/3 local.

Também a Associação Academia Desportiva CCMI irá beneficiar de um auxílio no montante de 110 mil euros, que terão como destino a requalificação de um campo de futebol em relva sintética, situado na freguesia de Arrabal, o qual irá permitir a prática desportiva por cerca de 300 crianças e jovens.

O PRO Leiria contemplará ainda o Centro Recreativo e Cultura 22 de Junho, de Amor, com 26 mil euros, para um novo campo de futebol em relvado sintético, e o Grupo Desportivo e Recreativo Bidoeirense, para construção de balneários e muros do seu campo, bem como para colocação de iluminação exterior, pelo valor de 30 mil euros.

Estão também previstos apoios ao Racket Sports Club Leiria, para requalificação das instalações de apoio ao complexo de ténis, e ao Grupo Recreativo de Milagres, para requalificação das instalações desportivas, que irão receber 5.500 euros e 21.600 euros, respetivamente.

Queda de camião da recolha do lixo em viaduto de 70 metros faz um morto na Amadora


Um camião de recolha do lixo da Câmara Municipal da Amadora caiu hoje de um viaduto com cerca de 70 metros na Brandoa, o que resultou na morte do condutor, confirmou o comandante dos Bombeiros Voluntários da Amadora, Mário Conde.
O alerta para um despiste com um pesado que teria caído de um viaduto perto do Itinerário Complementar (IC) 16, que liga Amadora e Odivelas (distrito de Lisboa), foi dado às 14:23.

Para o local foram mobilizados 21 operacionais, apoiados por sete viaturas.

A morte do condutor foi depois confirmada pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Pouco depois das 16:00, os Bombeiros Voluntários encontravam-se em trabalhos de desencarceramento e à espera de mais meios de auxílio de gruas pesadas móveis para remover o camião e retirar o corpo da vítima.

Segundo Mário Conde, não existe uma previsão para abertura do trânsito no local nem para a conclusão de trabalhos, devido à irregularidade do terreno onde o camião se encontra.

No local estão presentes os Bombeiros Voluntários da Amadora, a Divisão Policial da PSP da Amadora, a Polícia Municipal, a Proteção Civil, o INEM e uma equipa de apoio psicológico.

Lusa

Imagem: Sicnotícas

Investimentos previstos no plano de recuperação e resiliência são estratégicos para a região do Tãmega e Sousa

 Gonçalo Rocha considera fundamental desenvolver condições de mobilidade

A versão final do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), apresentado pelo Governo à Comissão Europeia no final de Abril, mantém os investimentos para a região do Tâmega e Sousa contemplados na versão preliminar do documento e, segundo o presidente da Comunidade Intermunicipal, Gonçalo Rocha, estes investimentos correspondem à reivindicações da CIM do Tâmega e Sousa) e dos municípios que a integram e serão executados até 2026, com recursos que ascendem a 16.644 milhões de euros, sendo que, deste total 13.944 milhões de euros correspondem a subvenções e 2.300 milhões de euros de empréstimos.

Gonçalo Rocha recorda que alguns desses investimentos estavam já previstos no Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030), mas a sua inclusão no PRR vai, de acordo com a CIM do Tâmega e Sousa, permitir "acelerar a sua concretização e constituirá um dos maiores investimentos em infraestruturas rodoviárias na região".

autarca de Castelo de Paiva aponta que, as prioridades apresentadas pelo PRR para o Tâmega e Sousa garantem um conjunto de investimentos na rede rodoviária da região, a executar até 2026, entre eles a construção do IC35, ligando Penafiel (EN15) a Entre-os-Rios, a construção da ligação de Baião à Ponte da Ermida (Resende), a construção da Variante à EN211, de Quintã (Marco de Canaveses) a Mesquinhata (Baião), com ligação ao concelho de Cinfães, e a construção da Variante à EN210, de Celorico de Basto à A7.

"Estas intervenções visam organizar e gerir melhor o tráfego rodoviário, retirando veículos das áreas urbanas e canalizando-o para corredores de tráfico rápido, com melhores condições de segurança, assim causando menos impactos a nível ambiental, mas também minorar os impactos negativos que a ausência destas ligações tem provocado na rede rodoviária da região e, consequentemente, nos agentes económicos, em especial na competitividade das empresas", referiu o presidente da CIM do Tâmega e Sousa em recentes declarações á imprensa

A concretização destes projectos apresentados na versão final do PRR ira assegurar a melhoria das acessibilidades na região do Tâmega e Sousa, garantir a redução do tempo de percurso nas áreas urbanas, desenvolver as condições de mobilidade, potenciando desta forma, o crescimento e a criação de emprego na região, sublinhou Gonçalo Rocha, defendendo que estes investimentos vão trazer mais coesão territorial.

Importante será dizer que, a estes investimentos, já previstos no PNI, somam-se também construção da ligação da Zona Industrial de Cabeça de Porca (Felgueiras) à A11 e a melhoria das acessibilidades à Área de Localização Empresarial de Lavagueiras (Castelo de Paiva), através da conclusão da Variante à EN 222 com ligação ao nó de Canedo, da A32.

"Trata-se de alavancar o investimento já efectuado nas Áreas de Acolhimento Empresarial destes concelhos, constituindo o suporte mais adequado para garantir a entrada e saída de mercadorias de forma eficiente e económica", acrescenta ainda o presidente Gonçalo Rocha.

 

Carlos Oliveira

Opinião | RUI MOREIRA

 

As candidaturas independentes às autarquias apresentaram-se como uma alternativa. Num país onde o político é olhado com desconfiança. Sobretudo pelos escândalos de corrupção. Constantes.

Rui Moreira tem sido uma referência desse movimento de autarcas independentes.

Amigos meus apoiaram as suas candidaturas na certeza de um presidente incapaz de se beneficiar com o exercício do cargo público.

Rui Moreira desiludiu. Está sob suspeita um negócio que foi feito entre a Câmara do Porto, enquanto a presidia, e uma imobiliária sua. Mesmo que venha a ser absolvido, o facto de ter promovido esse negócio já é grave o bastante.

O presidente da Câmara do Porto afirmou que a decisão judicial é “um insulto e uma infâmia”. Aproveitou o momento para fazer uma homenagem simbólica ao pai, que se fosse vivo faria 90 anos.

Privei com o seu pai. Lembro os almoços com que me distinguiu, no refeitório do seu grupo empresarial, e o que aprendi com o seu exemplo e sábia experiência. Deve ter passado esse exemplo ao filho. Ao lembrar o pai, Rui Moreira estará a pretender transmitir a preocupação por ver o bom nome da família embrulhado em dúvidas de honestidade.

Mas, caro presidente, se desejava não correr esse risco, não podia ter misturado os seus interesses pessoais com os da câmara. Rui Moreira não soube ou não quis respeitar a máxima de que “à mulher de César não basta ser séria, tem que o parecer”. Prejudicou gravemente a esperança de muitos nos chamados “independentes”. Só por isso já merece reprovação.

EDUARDO COSTA, jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional

Dez escolas do concelho recebem relvado sintético


Têm início esta semana as obras de instalação de campos de relvado sintético em dez estabelecimentos de ensino do concelho de Leiria, num investimento de 146,5 mil euros e com um prazo de execução de 60 dias.

Caranguejeira, Colmeias, Correia Mateus, D. Dinis, José Saraiva, Marrazes, Rainha Santa Isabel (Carreira) e Santa Catarina da Serra são as escolas básicas onde irão ser colocados os novos relvados, para além das Escolas Secundárias Afonso Lopes Vieira e Henrique Sommer (Maceira).

Para Carlos Palheira, vereador do Desporto da Câmara Municipal, esta iniciativa “concorre para garantir que a prática de desporto em ambiente escolar acontece nas melhores condições possíveis e, ao mesmo tempo, para fomentar o gosto pelo desporto e a regularidade do exercício físico”.

Os trabalhos, já coordenados com os respetivos diretores escolares, irão decorrer dentro do horário escolar, não estando previsto qualquer constrangimento ao decorrer normal das aulas.

Águeda | Parque de Alta Vila inaugurado em dia de Feriado Municipal

Para além da inauguração da requalificação deste parque, foi apresentado o projeto FLEX IP, ligado à eficiência energética das luminárias do espaço público.

A Câmara de Águeda assinalou, ontem, o Feriado Municipal com dois momentos, a inauguração das obras de requalificação do Parque de Alta Vila e a apresentação do projeto FLEX IP, que inova no conceito de eficiência energética das luminárias públicas.

O Parque de Alta Vila foi alvo de uma intervenção e requalificação profundas, depois de o temporal de janeiro de 2013 ter devastado o espaço, um episódio marcante que foi recordado através da projeção de um vídeo onde foi possível perceber a transformação por que passou este parque.

“Se em 2013, uma tempestade desenraizou árvores centenárias e destruiu este espaço que era uma mancha florestal urbana muito acarinhada por todos os aguedenses; se em 2013, nada se pôde fazer para evitar a catástrofe a que se viu reduzido este parque; essa mesma tempestade conduziu-nos à inevitabilidade de mudar este cenário”, começou por dizer Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, salientando que, depois deste temporal o parque teve de ficar diferente.

O Edil sublinhou que pegaram “neste projeto e, contra todos os obstáculos, demos uma nova estrutura a este espaço, preservando a sua identidade, história e lugares peculiares”, para além de, em sequência dos trabalhos de execução do projeto terem redescoberto novas áreas que foram requalificadas e preservadas.

“Hoje, não podemos ficar mais satisfeitos com o resultado”, declarou Jorge Almeida, frisando que o “esforço, dedicação e resiliência foram compensados”.

A requalificação do Parque de Alta Vila, que foi adjudicada por 1.160.000 euros, inclui locais confortáveis de contemplação, para além de passeios e trilhos, tendo sido criado um circuito principal contínuo que permite o atravessamento pedonal, ligando a parte baixa à parte alta.

A zona verde ocupa uma área de cerca de 1,9 hectares, incorporando material existente e acrescentando a instalação de relvados, bem como 251 novas árvores e 478 arbustos.

Foram instalados um conjunto de mobiliário urbano – bancos, papeleiras, bebedouros e sinalética – que, ou remetem para a reprodução de peças datadas da época do Jardim original ou constituem propostas de design contemporâneo, mas que se ligam de uma forma estética com aquelas peças “datadas”.

Para Humberto Moreira, em representação da Assembleia Municipal de Águeda, evocar o Feriado Municipal no Parque de Alta Vila fez todo o sentido. “A nossa vida é história, aquilo que vamos vivendo, a nossa cultura e origens; não podemos esquecê-los e devemos marcá-los de forma a que quem herda o nosso legado viva a sua terra de uma forma que seja efetivamente forte”, disse, acrescentando que, neste sentido de preservação do património e identidade, “nada melhor do que o fazer num local como o Parque de Alta Vila”.

Humberto Moreira lembra que a maior responsabilidade que temos é a de “pegar no que nos dão, transformá-lo e criar um futuro, fazendo parte dele e deixando para aqueles que vierem as ferramentas para poderem ser algo mais do que somos hoje”.

Sobre este projeto, Luís Filipe, Vogal Executivo do Centro 2020, salientou que teve um financiamento europeu de um milhão de euros, numa “intervenção muito feliz, que reconcilia a cidade com o parque”. O representante da CCDRC (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro) na gestão regional dos fundos europeus frisou que o Município de Águeda, que “em boa hora submeteu este projeto a financiamento”, já conseguiu aprovar “candidaturas de cerca de nove milhões de euros neste período de programação”.

Satisfeito com a aplicação de verbas e financiamentos em Águeda, Luís Filipe lembra que está à porta um novo período de programação, esperando “estar à altura dos desejos de investimento e as aspirações das populações e instituições de Águeda”.

 

Novo projeto apresentado

Em dia de Feriado Municipal, Jorge Almeida lembrou o percurso e as obras realizadas ao longo dos últimos três anos, reiterando que “apesar de metade do mandato ter sido vivido em situação de pandemia, não parámos. Estivemos e estamos a trabalhar contribuindo para a construção de uma dinâmica de crescimento e desenvolvimento do nosso concelho e que todos bem podem ver”, em várias áreas, desde as obras na rede viária, na regeneração urbana da cidade e nas freguesias, passando pela intervenção nos rios e ribeiras ou ainda as obras na baixa de Águeda que visam aumentar a capacidade de resiliência às cheias.

Na área da saúde, o Edil lembrou a adjudicação das obra do Centro de Saúde de Águeda, bem como as intervenções em curso na Unidade de Saúde de Aguada de Cima ou em Travassô (em conjunto com o edifício da Junta de Freguesia), ou ainda as ansiadas obras no Hospital de Águeda.

Para além de todo um conjunto de intervenção na sustentabilidade ambiental e energética. A exemplo disso, foi ontem também apresentado um projeto inovador, designado de FLEX IP, que consiste num sistema de controlo ponto-a-ponto da iluminação pública pelo cidadão, através de um QR code, e surge no âmbito do projeto europeu H2020 INTEGRID.

O projeto-piloto foi instalado no Parque de Alta Vila, estando prevista a sua implementação noutras localizações do concelho, com destaque na União de Freguesias de Águeda e Borralha, nas Urbanizações do Souto Rio e do Alto do Rio, seguindo-se, depois, várias outras povoações, nomeadamente Fermentelos, Barrô, Borralha ou Mourisca do Vouga. No total, e nesta primeira fase de teste, serão aplicadas cerca de 1.000 luminárias LED, que permitirão a regulação pelo cidadão.

Este projeto insere-se na estratégia que a Autarquia tem vindo a desenvolver ao nível da eficiência energética e das Smart Cities, uma vez que será o primeiro projeto em Águeda, em que o cidadão comum poderá ter uma intervenção ativa ao nível da gestão da iluminação pública, melhorando a vivência em espaço público, e garantindo ao mesmo a criação de melhores condições de segurança e ambiente urbano.

Ontem, no momento de apresentação do projeto, Francisco Campilho, diretor autarquias norte da E-REDES, salientou a parceria estabelecida com a Câmara de Águeda. “Isto foi um desafio enorme que a Câmara teve a ousadia de nos colocar, para ser um dos primeiros Municípios a integrar este projeto que temos vindo a desenvolver”, disse, apontando o empenho e ousadia que Águeda tem nestes temas, “sobretudo da energia e da automatização”.

Refira-se ainda que a celebração do Feriado Municipal contou ainda com vários momentos musicais, com o percurso pelo Parque feito ao ritmo da Fanfarra Káustika, ou ainda a participação de alunos e professor do Conservatório de Música de Águeda e de um momento de jazz pelo músico Bruno Pinho.

Detidas 18 pessoas em operação de combate ao tráfico de droga em Lisboa e Leiria

A PSP deteve hoje 18 pessoas no âmbito de uma operação de combate ao tráfico de droga, a maioria no concelho de Oeiras, no distrito de Lisboa, e que envolveu entre 300 e 400 agentes, anunciou a polícia.

Em declarações aos jornalistas no Bairro do Alto da Loba, em Paço de Arcos (Oeiras), cerca das 10:20, o comissário da PSP Alberto Lino adiantou que até àquela hora tinham sido detidas 18 pessoas, por posse de arma proibida, como armas de fogo, 'tasers' e bastões extensíveis, e também por posse de droga, haxixe e cocaína.

O nosso trabalho hoje foi direcionado para os concelhos de Oeiras, Sintra, Amadora [todos no distrito de Lisboa], Caldas da Rainha e Marinha Grande [no distrito de Leiria], sendo que o epicentro da investigação e para onde direcionámos a maior parte do efetivo policial foi para aqui para o Bairro do Alto da Loba", acrescentou, indicando que estiveram envolvidos nesta operação "entre 300 e 400 elementos policiais".

A PSP tinha anunciado hoje de manhã que estava a desenvolver uma operação "de grande envergadura" de combate ao tráfico de droga, com dezenas de buscas e mandados de detenção em Oeiras, Amadora, Sintra e noutros dois concelhos do distrito de Leiria.

Em comunicado, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP informou que esta operação policial, que arrancou às 7:00, envolvia 38 buscas domiciliárias e o cumprimento de mandados de detenção.

Lusa

Castelo de Paiva | Aurora Cunha e Marco Paulo vão apadrinhar a iniciativa

 Liga Portuguesa Contra o Cancro realiza 2ª edição da corrida para a vida

Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Norte realiza a 2ª edição virtual da CORRIDA PARA A VIDA, uma prova desportiva solidária a favor dos doentes oncológicos. Este ano o evento desportivo conta com dois padrinhos muito conhecidos do público e vencedores do cancro, como símbolos de luta e esperança, estando garantida a presença da ex-atleta Aurora Cunha e o cantor Marco Paulo.

Esta é uma acção solidária que visa colocar todos em movimento em prol dos Doentes Oncológicos. Inscreva-se faça um Donativo, apoie a Luta conta o Cancro.

O concelho de Castelo de Paiva junta-se ao evento e apoia na divulgação da iniciativa e na gestão das inscrições para esta jornada desportiva solidária, sendo que, de 16 a 30 de Maio pode participar nesta acção solidária e fazer uma actividade física, seja caminhada, corrida, dança, ou até ciclismo…sozinho ou acompanhado, mas cumprindo as regras de higiene e segurança de combate à COVID-19 pode participar e ajudar.

Cada participante escolhe o local ou o percurso de realização da actividade e pode caminhar, correr, pedalar, nadar, remar, subir e a descer escadas, realizar exercícios de ginástica, dar toques de bola ou praticar outras actividades desportivas ou recreativas. Se quiser, poderá estabelecer como objectivo pessoal percorrer o máximo de quilómetros que puder, sendo que a organização atribuirá prémios de originalidade.


Inscreva-se em http://bit.ly/CorridaParaVida-CPV, ou na Câmara Municipal de Castelo de Paiva, no horário das 9h ás 17h30h …esta luta contra o Cancro continua e precisamos do seu contributo.
 

 

 Carlos Oliveira

Comunicado: Feira de São Mateus cancelada em 2021


A Câmara Municipal de Viseu e VISEU MARCA anunciam que a Feira de São Mateus 2021 se encontra cancelada e que regressará em 2022. “Apesar de se tratar de uma decisão difícil, foi devidamente ponderada”, afirma a Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Conceição Azevedo. “O espectro legal relacionado com o cenário dos eventos de verão não é ainda claro e não podemos adiar eternamente a decisão. À luz da realidade de hoje, uma alternativa para animação do período de verão em Viseu será o mais prudente do ponto de vista de segurança, mas também do ponto de vista económico.”

A incerteza relativamente à legislação e normas a aplicar aos eventos de verão, bem os condicionamentos de segurança e económicos suscitados pelo contexto pandémico estiveram na base desta decisão que foi unânime entre a Câmara Municipal, promotora do evento, e a Direção e sócios da VISEU MARCA, associação responsável pela organização executiva do certame.

Ainda que a Feira de São Mateus não regresse em 2021, a Câmara Municipal de Viseu está a preparar um programa de animação cultural para o verão e a VISEU MARCA deverá participar do mesmo, associando-se à instalação de tradições do feirar na cidade, no período de verão.

Para a Presidente da VISEU MARCA, Cristina Paula Gomes, “Esta é a decisão possível num contexto de incerteza que implicaria a realização de uma Feira de São Mateus diminuída ou até descaracterizada. Queremos a nossa Feira de volta, mas com a sua identidade e força inalteráveis. A experiência do verão de 2020 foi muito importante e permitirá trazer um modelo atrativo para os visitantes e capaz de impulsionar a atividade económica de muitos operadores fortemente afetados pelo contexto pandémico.”

A Presidente da Câmara Municipal relembrou ainda a localização do Centro de Vacinação no Multiusos que se mantém como uma prioridade absoluta e que condicionaria desde logo a realização da Feira ao impossibilitar a instalação dos operadores neste local.

Viseu, 25 de maio de 2021

Aveiro | Concurso Professor Inovador CIRA

O Programa Educ@RA (Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar - PIICIE), implementado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, no âmbito da sua atividade “Sala de Aula no Futuro – Promover a Literacia Científica”, dinamizou um concurso intermunicipal sob o tema Professor Inovador. Este concurso tem como objetivo o reconhecimento da importância da Profissão Docente, valorizando a implementação de práticas pedagógicas inovadoras em contexto escolar.

Álvaro Folhas, docente na Escola Secundária Adolfo Portela do Agrupamento de Escolas de Águeda Sul, foi o professor premiado. O seu percurso académico e profissional distinguiu-o como o melhor entre os melhores da Região de Aveiro. Licenciado em Química Analítica, pela Universidade de Aveiro, e mestre pela Universidade Nova de Lisboa, o Professor Álvaro conta com formações no CERN, ESA (Holanda e Bélgica) Universidade de Twente (Holanda), IST/RAL (Oxford), Summer School na Grécia, Instituto de Astrofísica das Canárias ou Scientix (Bruxelas).

Integrado na equipa do Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra, sendo doutorando da mesma Universidade e membro do NUCLIO- Núcleo Interativo de Astronomia, este professor faz a ponte entre o seu conhecimento e os projetos na escola, para e com os alunos, bem como com a comunidade do Município de Águeda. Acreditando num modelo de ensino com o objetivo na construção de competências e na interdisciplinaridade no ensino das Ciências, dinamiza também formação para professores.

A elaboração de projetos científicos com a envolvência da comunidade educativa, premiados nacional e internacionalmente ao longo dos últimos 25 anos, demonstrou ter impacto direto nos alunos e no processo de ensino/aprendizagem dos mesmos, colocando também a população em contacto com a ciência. Um exemplo a distinguir e a seguir na Região de Aveiro.

Concurso Escola Empreendedora da Região de Aveiro

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro divulga o resultado do Concurso Intermunicipal Escola Empreendedora da Região de Aveiro, dinamizado no âmbito da implementação da Atividade EnREDE – Boas Práticas em Empreendedorismo, do Programa Educ@RA (Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar).

Tendo como objetivo o reconhecimento das Escolas que apresentem iniciativas ou projetos empreendedores com vista à promoção do sucesso escolar e ao desenvolvimento de competências sociais dos alunos, a Comunidade Intermunicipal distingue o Centro Escolar da Saldida (Agrupamento de Escolas da Murtosa) com este prémio, pela apresentação do projeto “Murtosa Apoia” e das ações dinamizadas no Clube de Empreendedorismo VER+. Neste conjunto de iniciativas de índole social e ambiental destaca-se, efetivamente, o papel assumido pela Escola na formação do aluno como um elemento ativo e cooperante na sociedade, existindo cooperação entre todos os elementos da comunidade educativa, cujo espírito solidário é notável.

A colaboração dos alunos em todas as fases do processo de dinamização das ações do projeto são um excelente exemplo de como fomentar o espírito empreendedor: da ideia, à divulgação, da criação de condições materiais, à sua concretização, o aluno é sempre o ator principal deste processo. A escola soube rapidamente adaptar-se às necessidades locais e ao contexto COVID, demonstrando também aqui o seu espírito empreendedor. É de relevar ainda o espírito empreendedor e de partilha com outras comunidades nacionais e internacionais.

Um exemplo de uma pequena Grande Escola, que com pequenos gestos poderão ter grandes impactos na nossa sociedade.