quarta-feira, 18 de outubro de 2023

Évora | Em EBURA: A Conversa que faltava evoca Francisco José, José Melo, Francisco Martins Ramos e Florbela Espanca

Novo ciclo de conversas no Convento dos Remédios em Évora

Em EBURA: A conversa que faltava traz novamente ao Convento dos Remédios um ciclo de encontros para evocar eruditos que marcam o património cultural do Alentejo e do mundo. Francisco José (cantor), no dia 20 de outubro, José Melo (cantautor), no dia 10 de novembro, Francisco Martins Ramos (antropólogo), no dia 24 de novembro, e Florbela Espanca (poetisa), no dia 15 de dezembro, são as personalidades que serão celebradas, através de uma simulação de programas radiofónicos e também da exposição “Memórias de Eruditos Além-Tejo”.
O novo ciclo de conversas volta a reunir familiares e amigos dos homenageados, bem como estudiosos da sua obra. Haverá também oportunidade para recordar os eruditos através da audição dos seus trabalhos. Estão confirmados como convidados a participar nestas conversas, António Galopim de Carvalho, Vitorino Salomé, Lurdes Nobre, Maria Isabel Melo Correia, António Chibeles Figueira, João Assis, Ana Paula Amendoeira, Fernando Mão-de-Ferro, Joana Bacelar, Tiago Passão Salgueiro, Ana Luísa Vilela e Mara Rosa.
Esta é uma iniciativa aberta à comunidade, um convite ao encontro para conhecer notáveis eborenses que fizeram história, através da partilha de momentos que prometem ficar na memória da cidade.
Em EBURA: A conversa que faltava, acontece sempre pelas 18h00, com guiões da autoria de Maria Luísa Silva e de Gisélia Silva, é uma produção do Centro de Recursos do Património Cultural Imaterial da Câmara Municipal de Évora, com apoio da Revista SW Portugal.

Covilhã: ADIAMENTO| VISITA A OBRAS

 Devido às condições meteorológicas adversas que estão previstas para esta quinta-feira, dia 19 de outubro, informa-se que foram adiadas as visitas que estava programado ocorrerem ao longo de toda a quinta-feira, no âmbito das Comemorações do 153.º aniversário da Elevação da Covilhã a Cidade.
As visitas serão realizadas em data a anunciar oportunamente.
A Câmara da Covilhã lamenta por qualquer incómodo causado.

Proteção Civil e o Barco Moliceiro no quinto dia do Congresso da Região de Aveiro

 De 15 a 24 de outubro, os 11 Municípios da CIRA recebem o Congresso da Região de Aveiro, sobre temas importantes para o presente e o futuro da CIRA

Amanhã, quinta-feira, 19 de outubro, o Congresso da Região de Aveiro 2023 passa por Anadia e pela Murtosa, com foco nas temáticas da Proteção Civil e do Património Cultural Imaterial, respetivamente.

No período da manhã, o Museu do Vinho, em Anadia, recebe às 10h30 a apresentação do projeto “seguRA” e os seus resultados finais, dando nota de uma novidade do trabalho desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), nesta área da Proteção Civil.

Durante a tarde, o Congresso estará na Torreira, para conhecer a exposição “O futuro do Barco Moliceiro: desafios e oportunidades”, seguida de uma conversa com vários oradores ligados ao Barco Moliceiro e à Carpintaria Naval na Região de Aveiro, no quadro do seu processo de classificação a Património da Humanidade.

O Congresso da Região de Aveiro 2023, à semelhança das edições anteriores, é um momento de apresentação, discussão e debate dos principais assuntos e projetos desta Região, com passagem pelos 11 Municípios da Região de Aveiro.

CONGRESSO DA REGIÃO DE AVEIRO 2023

Quinta-feira, 19 de outubro – dia 5
10h30 – Proteção Civil na Região de Aveiro
/ Anadia – Museu do Vinho
Apresentação do Projeto seguRA

Oradores:
- José Manuel da Costa – ANPC;
- Geotributo.
14h45 – Património Cultural Imaterial – Barco Moliceiro e Carpintaria Naval na Região de Aveiro
/ Assembleia-Theatro daTorreira, Murtosa
Exposição / Conversa: “O futuro do Barco moliceiro: desafios e oportunidades”

Programa disponível e em atualização permanente no site da Região de Aveiro, em: https://regiaodeaveiro.pt/ .


Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

PRECIPITAÇÃO INTENSA, VENTO E AGITAÇÃO MARÍTIMA FORTE

 MEDIDAS PREVENTIVAS

1. SITUAÇÃO
De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), é expectável a precipitação forte e persistente a partir da tarde de hoje que continuará, amanhã quinta-feira, 19 de outubro de 2023, dia com possibilidade de exceder 40 mm numa hora e 60 mm em 6 horas, podendo acumular entre 40 a 60 mm em 24 horas, na região Centro, e em grande parte do restante território.
Amanhã, registar-se-á vento de sudoeste muito forte com rajadas até 120 km/h nas regiões Centro e Sul.
Relativamente à agitação marítima, novo episódio a partir da tarde de amanhã, prevendo-se a ocorrência de ondas de noroeste com altura significativa de 5 a 7 metros, podendo atingir os 14 metros de altura máxima.

2. EFEITOS EXPECTÁVEIS

Os episódios típicos das estações de transição, com a ocorrência das primeiras chuvas, são propícios a:
- Ocorrência de inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento;
− Ocorrência de cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras;
− Originar instabilidade de vertentes, conduzindo a movimentos de massa (deslizamentos, derrocadas e outros) motivados pela infiltração da água, fenómeno que pode ser potenciado pela remoção do coberto vegetal na sequência de incêndios rurais, ou por artificialização do solo;
− Contaminação de fontes de água potável por inertes resultantes de incêndios rurais;
− Arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos, ou ao desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas, por efeito de episódios de vento forte, que podem causar acidentes com veículos em circulação ou transeuntes na via pública.

3. MEDIDAS PREVENTIVAS

O Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a adoção das principais medidas preventivas para estas situações, nomeadamente:
− Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;
− Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
− Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte;
− Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros, evitando a circulação e permanência nestes locais;
− Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima;
− Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível acumulação de neve e formação de lençóis de água nas vias;
− Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;
− Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Duas décadas de dedicação à educação, saúde, investigação e bem-estar da comunidade. Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Gaia comemora 20 anos

 A Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Vila Nova de Gaia comemora, no próximo dia 26 de outubro, o seu 20º aniversário. A instituição integra, a par da Escola Superior de Desporto e Educação (ESDE), o Campus Académico de Gaia do Instituto Piaget.
São duas décadas de um contributo fundamental para a educação, saúde e investigação, bem como para a qualidade de vida e bem-estar da comunidade envolvente. Ao longo destes 20 anos, a Escola – por onde passaram centenas de estudantes – transformou-se num referencial de qualidade educacional, incontornável na região, formando profissionais altamente qualificados e de grande impacto na área da saúde.  
Atualmente, esta Escola Superior de Saúde integra na sua oferta formativa as licenciaturas de Enfermagem, Fisioterapia e Acupunctura e um mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica.
Leciona também mais de duas dezenas de pós-graduações em áreas ligadas à saúde ou conexas, como a gestão de recursos humanos, gestão da qualidade, gerontologia e geriatria, entre outras, bem como vários CTeSP (Cursos Técnicos Superiores Profissionais). Estes últimos são cursos superiores de curta duração – quatro semestres, o último dos quais de estágio – ministrados no âmbito do ensino politécnico e classificados como cursos de nível 5 pelo Quadro Nacional de Qualificações.
O programa das comemorações dos 20 anos pretende reunir toda a comunidade académica, sendo também uma oportunidade para agradecer a todos aqueles que, de alguma forma, colaboraram e se cruzaram com a Escola.
 
Num dia intenso de festejos, com início marcado para as 12 horas, estão previstas duas mesas-redondas, uma palestra (sobre inteligência artificial aplicada à saúde), um almoço com a comunidade académica, um Porto de Honra, com a presença da Tuna Académica, e um Sunset, organizado pela Associação de Estudantes.
 
Entre os convidados confirmados contam-se a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco; o bastonário da Ordem dos Fisioterapeutas, António Lopes; o fundador do Instituto Piaget, António Oliveira Cruz; representantes do poder autárquico; antigos diretores da Escola e muitos diplomados.
 
Luís Fonseca
Gabinete de Comunicação e Imagem

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SILVES RECEBE A APRESENTAÇÃO DO LIVRO “TELÚRIA”

 Nero, escritor silvense, apresentará na Biblioteca Municipal de Silves, no próximo dia 28 de outubro, pelas 15h30, o seu livro “Telúria”.
Roberto Simões é licenciado em Língua e Literatura Portuguesa na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. O seu espírito criativo revelou-se cedo, escrevendo histórias desde criança. Aos quinze anos, entregou-se a uma só história, na qual ousou o cruzamento da alta fantasia moderna com os moldes clássicos da poesia épica. Por dezoito anos, escreveu-a, reescreveu-a e reescreveu-se, até que se lhe rendeu, publicando em 2021 o "Oceano - O Reino das Águas".
Venha conhecer este jovem escritor e a sua obra.
Esperamos por si!
 
SINOPSE
Vem da terra. Das árvores. Do espírito.
“Escuto, num só verso, o silêncio do universo.”
Depois de "Oceano – O Reino das Águas", poema épico e fantástico (primeira obra do poeta, publicada em 2021), Nero apresenta-nos um poemário enraizado em memórias e referências autobiográficas que, simulando o seu percurso de vida, viaja do esplendor bucólico ao sepulcro citadino, acabando por regressar ao âmago da natureza como via inevitável para o apaziguamento cósmico e para a transcendência. A deambulação poética como ritual ascético, na qual a musicalidade dos versos, carregada de símbolos e de múltiplos sentidos, acaba por arvorar num urgente grito biofílico – tão rouco na contemporaneidade, mas cujo eco se perde – ou se acha – na intemporalidade.
Despindo-o em adjetivos, "Telúria" será belo, duro e desolador — o primeiro livro de uma trilogia informal, a “Trilogia do Espírito”, cujos restantes dois títulos serão publicados em breve.

Coimbra | Paul do Taipal sob observação

 No Dia Mundial das Aves Migratórias, 14 de outubro, este ano com enfoque na importância das Zonas Húmidas e com o mote “Água vital para as aves”, os estudantes do Mestrado em Recursos Florestais da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC – IPC) realizaram uma visita de estudo ao Paul do Taipal (Montemor-o-Velho), que é uma Zona de Proteção Especial, ao abrigo da Diretiva Aves da Rede NATURA2000, do Centro de Portugal.
Segundo David Rodrigues, professor da ESAC e especialista em aves, que promoveu esta visita de estudo, “infelizmente a área não tem sido gerida e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), proprietário do terreno e autoridade nacional para a Conservação da Natureza, autorizou um projeto do Município de Montemor-o-Velho para construir um passadiço de madeira que já afetou negativamente as populações de aves aquáticas e o impacto aumentará dado que as instalações já têm acesso público”. “A ideia original era boa, mas o projeto foi mal concebido e ainda pior implementado”, defende.
Os estudantes observaram os erros do projeto e discutiram o que deveria ser feito. A fotografia anexa mostra um “pseudo-observatório” que foi melhorado pelo projeto, mas que ainda não é um verdadeiro observatório, pois em parte não possui parede traseira, ou seja, as aves conseguem ver as pessoas e fogem. 

Isabel Silva

 

AS BRUXAS VÃO ANDAR À SOLTA NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SILVES

 A Biblioteca Municipal vai ser invadida por “Histórias Assustadoras e Tenebrosas”, no dia 28 de outubro, sábado, às 15h30, em mais uma sessão da “Hora do Conto”, dinamizada pelo animador sociocultural Bruno Baptista. A iniciativa, dirigida a pais e filhos (dos 5 aos 10 anos), tem entrada livre.
Com o Haloween à porta, Bruno Baptista contará histórias assustadoras para as crianças, numa divertida e animada sessão.
Nascido no Algarve, Bruno Batista é licenciado em Animação Cultural e Educação Comunitária, dividindo o seu trabalho entre a representação, a narração de histórias, a mediação do livro e a formação.
Como contador de histórias, tem mais de mil sessões realizadas, participando em festivais, feiras do livro, escolas, bibliotecas, semanas da leitura, entre outros.
A iniciativa requer inscrição prévia, através do telefone 282 440 899 (chamada para a rede fixa nacional) ou do endereço de correio eletrónico biblioteca@cm-silves.pt.
Esperamos por si!

Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro tem Bilheteira Solidária com entradas gratuitas

 A Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro dispõe de uma Bilheteira Solidária, com entradas diárias gratuitas disponíveis, a título individual ou para famílias que desejem visitar este centro de ciência, mas que não tenham condições para o fazer.
Esta iniciativa, alargada a toda a rede de Centros Ciência Viva do país, surge em resposta à realidade atual, prevendo que todos os cidadãos, incluindo os que se encontram em deslocação forçada pela complexa situação global, tenham acesso ao conhecimento.
Sob o lema “Porque a Ciência é para tod@s!”, a Bilheteira Solidária, na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, disponibiliza diariamente 5 bilhetes individuais gratuitos.
Não será necessário que os visitantes façam prova da sua condição, bastando que solicitem na bilheteira dos Centros Ciência Viva o número de entradas pretendidas. Cada centro define o número diário de bilhetes solidários.

Esta iniciativa solidária inscreve-se na missão da Ciência Viva, criada há 27 anos pelo então Ministro da Ciência, Mariano Gago, com o objetivo de promover a cultura científica e tecnológica na sociedade, sobretudo nas camadas mais novas, aproximando a ciência de todos os cidadãos.


Agradecendo a divulgação, apresento os meus cumprimentos.
Teresa Pereira


Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro

Covilhã | MUSEU DE ARTE SACRA EXPÕE CORTIÇA COM ENGENHO E ARTE

 
O Museu de Arte Sacra da Covilhã tem patente ao público, de 20 de outubro a 25 de novembro, a exposição “Cortiça com engenho e arte” da autoria de António José Duarte.
A inauguração desta exposição decorre no dia 20 de outubro, sexta-feira, pelas 21:00 horas, seguida de momento musical.

A exibição mostra a criatividade de José Duarte que, utilizando pedaços de cortiça, consegue criar personagens de fantasia, pequenas casas, castelos e igrejas. A partir da criação de “vários mundos” podemos apreciar a “aldeia rural” onde não faltam os ancestrais templos.

Nos seus trabalhos, associa a cortiça, que assume um papel de destaque, ao cartão e à madeira, entre outros tantos materiais recicláveis criando mundos diferenciadores e decorativos, onde o pormenor dos objetos, no interior e exterior, é caraterística diferenciadora.

“Cortiça com engenho e arte” pode ser apreciada de terça a domingo, entre as 10:00 e as 18:00 horas.

ESCOLAS E CÂMARA DA COVILHÃ GALARDOADAS PELO PROGRAMA ECO-ESCOLAS


Seis escolas do concelho da Covilhã e a Autarquia da Covilhã foram galardoadas pelo programa Eco-Escolas, tendo recebido as respetivas distinções no Dia das Bandeiras Verdes 2023, que se realizou no 13 de outubro, em Braga.
Desenvolvido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), este programa distingue as escolas que, ao longo do ano letivo, desenvolvem o programa de educação ambiental “Eco-Escolas”.

No concelho da Covilhã, foram galardoadas a EB A Lã e a Neve, a EB do Refúgio, a EB nº 2 do Teixoso, a EB 2/3 do Tortosendo, a Escola Secundária Campos Melo e a Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa.

A Escola Secundária Campos Melo foi ainda premiada pela participação em dois desafios Eco-Escolas.

A Câmara da Covilhã foi distinguida como Município Parceiro pelo apoio prestado ao desenvolvimento de ações por parte das seis Eco-Escolas.

O Município da Covilhã disponibilizou transporte a professores e alunos para a cerimónia de entrega das bandeiras.

Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

Barcelos | IPCA recebe estudantes de mestrado com mesa-redonda sobre “O Mercado de Trabalho em Tempos de Mudança”

 O Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) está a organizar uma sessão de abertura dos cursos de Mestrado e de Mestrado Profissional, a decorrer na Tenda Académica, no Campus do IPCA, em Barcelos, no próximo dia 21 de outubro, pelas 10h00.
 
A sessão contará com a intervenção de boas-vindas da Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, e do Pró-Presidente para a Investigação e Inovação, João Vilaça, que fará uma apresentação destas áreas no IPCA, bem como das oportunidades existentes para os estudantes de mestrado.
Além da receção institucional irá decorrer uma mesa-redonda dedicada ao tema: “O Mercado de Trabalho em Tempos de Mudança”, com a participação de Manuel Carvalho da Silva (Investigador do CoLabor e antigo dirigente sindical), Ângela Brandão (Corportate Business Director do Grupo Primavera/Cegid), Graça Coelho (CEO da Cachapuz Bilanciai Group) e João Cerejeira (Docente e Investigador da Universidade do Minho). A moderação ficará a cargo de Paulo Monteiro (Diretor do Jornal Correio do Minho).
A sessão tem como objetivo a análise do estado da arte do mercado de trabalho atual, assim como ouvir, a partir da experiência do meio empresarial e industrial, ideias de futuro.
O encerramento ficará a cargo da Tuna Mista do IPCA.
 
Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)