terça-feira, 7 de julho de 2020

Faça a sua dádiva de sangue no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro



A vida só tem um sentido, e o único sentido que a vida tem é quando investimos nossa vida na vida dos outros, ou quando encarnamos a luta dos outros como se ela fosse nossa, a luta do colectivo. 

Esta é a missão da ADASCA: lutar pelo respeito integral da pessoa do dador de sangue, na construção contínua da cidadania e da justiça social. Unidos os objectivos se tornam mais fáceis de alcançar. 

O compromisso primordial da ADASCA é estar ao lado dos dadores de sangue, pela defesa dos seus direitos, para que a justiça social nesta área seja uma realidade. Não somos melhores. Nem piores. Somos iguais a nós próprios. Melhor é a nossa causa, por ela lutaremos contra tudo e contra todos.

Quem se cala consente, quem consente se cala ou é masoquista...

É imperioso nos dias que correm aumentar a adesão de novos dadores de sangue, como ainda novas inscrições para potenciais dadores de medula óssea.

Vamos em frente, quem quer acompanhar-nos?

Site http://www.adasca.pt/schedule Mercado Municipal de Santiago, loja G

Aveiro
Tel.: 234 095 331
geral@adasca.pt
Coordenadas GPS:
N 40.62659
W -8.65133

J. Carlos

CÂMARA MUNICIPAL DE SILVES E CASA DO POVO DE SÃO BARTOLOMEU DE MESSINES UNIDOS NO PROJETO “SOMOS MESMO INCLUSIVOS!”


O Município de Silves e a Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines, no âmbito dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social, criaram uma parceria para o desenvolvimento do projeto “Somos Mesmo Inclusivos!”.

O objetivo desta iniciativa, sob a medida inerente ao eixo 2 – Intervenção Familiar e Parental, preventiva da Pobreza Infantil, consiste no desenvolvimento de um trabalho junto de crianças, jovens e famílias mais vulneráveis do concelho de Silves, apoiando-os nas diversas áreas sociais.

O apoio reflete-se em acompanhamentos sociais em todas as freguesias; campos de férias nas pausas letivas para crianças com menos oportunidades; apoio psicopedagógico, em parceria com os dois agrupamentos de escolas do concelho; atividades culturais/desportivas e promoção de competências parentais.

Este trabalho estende-se às diferentes faixas etárias, sempre com o objetivo de contribuir para o bem-estar da criança/jovem, através de ações de informação dentro e fora das escolas, apoios direcionados às necessidades especiais e sobretudo um trabalho em rede com os parceiros que já se encontram no terreno.

Para mais informações visite: 

“Estou bem e tranquilo”. Bolsonaro testa positivo à Covid-19

"Não é preciso entrar em pânico, a vida continua", afirmou o Presidente brasileiro, que tem apresentado febre, tosse, cansaço e dores musculares nos últimos dias.
Na segunda-feira, o Presidente do Brasil afirmou estar com sintomas que poderiam dever-se à Covid-19, tendo o líder brasileiro, de 65 anos, realizado o teste no Hospital das Forças Armadas, em Brasília.
Esse resultado foi divulgado pelo próprio Jair Bolsonaro (e confirmado oficialmente em comunicado pelo ministério da Comunicação Social) esta terça-feira, que, utilizando máscara, confirmou aos jornalista que se encontra infetado com Covid-19.
Bolsonaro garante "estar bem", tendo apresentando febre, tosse, cansaço e dores musculares nos últimos dias. "Não é preciso entrar em pânico. A vida continua. Estou bem e tranquilo, graça a Deus, e quero agradecer a todos os que oraram por mim", referiu.
No final, e para confirmar o seu aparente bem-estar, Jair Bolsonaro acabaria mesmo por retirar a máscara. “Estou até com vontade de fazer uma caminhada, mas, por recomendação médica, não farei”, confessou aos jornalistas presentes no Palácio da Alvorada, em Brasília.
Em março, o Presidente brasileiro já tinha realizado três exames à Covid-19, tendo todos dado negativo.
O Brasil é um dos mais atingidos pelo novo coronavírus no mundo, ao contabilizar o segundo maior número de infetados e de mortos (mais de 1,62 milhões de casos e 65.487 óbitos), só atrás dos Estados Unidos.
RR

Polícia britânica pede inquérito independente a operação de busca a atleta português

A polícia britânica disse hoje ter pedido um inquérito independente à operação de revista ao automóvel onde seguia o atleta português Ricardo dos Santos, que atribuiu o incidente a racismo.
A Polícia Metropolitana de Londres anunciou ter hoje referido o caso voluntariamente à Agência Independente para a Conduta Policial (IOPC).
"Registámos este incidente como uma queixa pública. A decisão de se referir à IOPC foi tomada devido ao registo a uma queixa ter sido apresentada e ao significativo interesse público nesse assunto, e agradecemos o exame independente dos factos", referiu em comunicado.
O atleta, dos 400 metros, preparava-se para ir para casa, quando, devido ao trânsito e a cinco minutos do local, resolveu mudar o trajeto, com a mulher e o filho bebé no carro, num percurso que acabou em 'perseguição' pela polícia.
No momento em que parou o carro à porta de casa, Ricardo dos Santos e Bianca Williams foram obrigados a sair, num incidente em que o atleta português acusa a polícia de ter tirado os bastões e de o acusar de cheirar a canábis, antes de o algemar.
Segundo Bianca Williams, especialista dos 200 metros, Ricardo dos Santos já foi parado cerca de 15 vezes desde que adquiriu um carro de marca Mercedes.
"É sempre a mesma coisa com o Ricardo. Eles pensam que ele está a conduzir um carro roubado, ou que esteve a fumar canábis. É discriminação racial. A forma como falaram com o Ricardo, como se ele fosse ralé, tivesse feito alguma coisa mal, foi chocante", disse ao jornal Sunday Times.
Ricardo dos Santos, que vive e treina em Londres, deverá regressar a Portugal no início de Agosto para preparar e competir no nacional de atletismo de clubes.
A polícia disse que duas análises dos vídeos filmados pela polícia e por Williams concluíram que não houve conduta imprópria por parte dos agentes.

Covid-19: Idanha-a-Nova decide manter fechadas as quatro piscinas municipais no verão

A Câmara de Idanha-a-Nova vai manter encerradas durante o verão as quatro piscinas municipais do concelho para zelar pela saúde da população e para reduzir os riscos de propagação da covid-19, foi anunciado.
"A medida foi tomada após profunda ponderação e avaliação da situação, tendo a autarquia considerado que esta é a decisão acertada e responsável perante as circunstâncias atuais, e crendo que a mesma merecerá a compreensão de todos", explica, em comunicado, este município do distrito de Castelo Branco.
As quatro piscinas estão localidades na sede do concelho e nas localidades de Ladoeiro, Zebreira e Termas de Monfortinho.
A autarquia realça que a sua "grande prioridade" é a salvaguarda da saúde da população, "reduzindo dentro do possível os riscos de propagação da covid-19, que aumentam significativamente em espaços públicos propícios à concentração de pessoas".
"Pesaram na decisão a limitação de ajuntamentos até 20 pessoas atualmente em vigor, o facto de as piscinas municipais serem espaços propícios à concentração de pessoas e a inviabilidade de garantir o cumprimento das regras de distanciamento físico", lê-se na nota.
O município sublinha que o concelho de Idanha-a-Nova possui uma vasta oferta turística alternativa às piscinas municipais.
As muitas unidades de hotelaria (várias delas com piscina) e de restauração, os sítios de visitação e espaços abertos ideais para atividades na natureza, em pleno Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO, permitem o usufruto deste território em segurança e sem concentração de pessoas", conclui.
Lusa

Fabricante automóvel INEOS desiste de fábrica em Estarreja

A INEOS Automotive, empresa do ramo automóvel, transmitiu à Câmara de Estarreja que vai suspender o investimento de 300 milhões de euros numa fábrica no concelho, revelou fonte do município.
“A empresa transmitiu à Câmara Municipal de Estarreja a difícil decisão de suspender o investimento”, informa a autarquia, na sua página na Internet.
De acordo com o que foi transmitido pelo grupo britânico, a suspensão deve-se a uma reavaliação das opções, face à crise provocada pela pandemia da covid-19”.
De acordo com a comunicação à Câmara, a decisão “nada teve a ver com uma mudança da visão de Estarreja como local de produção”, sendo a principal razão a perspetiva de redução de vendas no setor automóvel.
A INEOS aponta que foi forçada a rever o investimento previsto, face “à mudança de paradigma, devido à diminuição da produção regular dos fabricantes de automóveis na Europa”.
O fabricante salienta que a previsão para o setor automóvel é de vir a registar “uma quebra de vendas na ordem dos 20% a 30%, para os próximos anos”.
O CEO da Ineos Automotive, Dirk Heilmann, justificou que “o novo cenário permitirá à INEOS produzir o Grenadier numa unidade industrial já em funcionamento”.
Irá assim “usufruir da força de trabalho com histórico de construção na área automóvel e da capacidade técnica instalada, que possibilita a fabricação de outro produto”.
O recurso a uma das fábricas do grupo já existentes, na ótica do administrador, “anula os riscos inerentes à construção e arranque de uma nova unidade fabril”.
O grupo inglês INEOS Automotive anunciou em janeiro que iria fabricar um novo veículo 4x4, o “Grenadier”, cujo chassi e carroçaria seriam produzidos em Estarreja, num investimento de 300 milhões de euros.
Para o presidente da Câmara de Estarreja, Diamantino Sabina, a decisão “constitui um duro golpe para o Município” e “um revés naquilo que poderia ser um salto qualitativo em termos económicos e sociais”.
“A covid-19, neste caso, foi-nos fatal, neste caso, mas não podemos esmorecer”, disse, referindo que o Eco Parque Empresarial de Estarreja “continua a registar uma procura considerável”.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 526 mil mortos e infetou mais de 11 milhões de pessoas, em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 1.598 pessoas das 43.156 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde, hoje divulgado.
Lusa

“Anadia Estamos Juntos… nas Férias de Verão” com inscrições gratuitas

O segundo período de atividades de “Anadia estamos juntos… nas férias de verão” decorrerá entre 13 e 31 de Julho. Dado que ainda existem algumas vagas por preencher, os interessados poderão efetuar a sua inscrição, gratuita, até sexta-feira, 10 de Julho, na Secretaria das Piscinas Municipais de Anadia, das 8h30 às 17h00. O programa foi delineado pelo Município de Anadia com o objetivo de ocupar as férias escolares das crianças dos seis aos 12 anos de idade, residentes no concelho de Anadia.
Em virtude das atuais circunstâncias, o plano sofreu algumas alterações, nomeadamente a redução do horário que passa a ser das 9h00 às 13h30 (incluindo almoço).
Para além de ajudar os pais e encarregados de educação, em particular os que têm de assumir compromissos profissionais fora do seu domicílio, esta iniciativa procura, também, apoiar as famílias mais fragilizadas pela difícil situação económica que o país atravessa, comparticipando a participação das crianças que são beneficiárias da Ação Social Escolar.
O programa e a ficha de inscrição estão disponíveis em www.cm-anadia.pt/pages/811?news_id=487. Depois de preenchida, esta ficha deverá ser entregue na Secretaria das Piscinas Municipais de Anadia, das 8h30 às 17h00, acompanhada dos documentos solicitados.
O desenvolvimento deste programa está, face à situação atual, sujeito à legislação em vigor e a orientações veiculadas pelas entidades competentes. De entre as diversas regras de segurança previstas, destaque para a criação de acessos, espaços e atividades separados para cada grupo de crianças, e a implementação de procedimentos adequados de desinfeção e limpeza das instalações e equipamentos. Serão naturalmente observadas medidas de carácter geral, como o uso de máscara (em espaços fechados), a higienização das mãos à entrada e à saída das instalações, e, de forma regular, durante a realização das atividades, bem como o distanciamento físico entre participantes, de acordo com os espaços onde se encontram, entre outras.
De recordar que o programa "Anadia estamos juntos... nas férias de verão" poderá “ser objeto de alterações e, em última análise, de cancelamento”.

Manteigas | Bairro do Alardo vai ser requalificado



Na sequência de consulta prévia a cinco empresas locais e regionais, foi adjudicada a empreitada municipal de “Reabilitação no Bairro Social do Alardo”, ao empreiteiro Manteivias - Engenharia e Construção, S.A., pelo valor total de 131.433,89 €.

O grande objetivo da intervenção é dotar as habitações de melhor conforto térmico, acompanhado de evidentes ganhos de eficiência energética.
Para tal, serão colocados generosos isolamentos térmicos nas fachadas e na cobertura, substituída a caixilharia (portas e janelas), reparados os telhados dos blocos e pintadas as suas fachadas, além de outros trabalhos de acabamentos.
O prazo global da empreitada é de 180 dias, prevendo-se o início dos trabalhos nos próximos dias.





AVEIRO | APRESENTAÇÃO DO FESTIVAL DOS CANAIS 2020 - dias 16 a 19 e 24 a 26 de julho


Edição Especial 2020 adequada ao tempo de Pandemia 

O Festival dos Canais, promovido pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA), regressa este mês e apresenta-se numa Edição Especial, adaptando-se às limitações impostas pelo Combate à Pandemia do Covid-19. As principais mudanças acontecem na dimensão e nas datas do Festival, que este ano se estende por dois fins de semana: 16 a 19 e 24 a 26 de julho.
Mantêm-se, no entanto, as principais características do evento, continuando a ser um Festival de rua, totalmente gratuito, que envolve a população e procura surpreender o quotidiano dos aveirenses através de música, performance, novo circo, vídeo e instalações, entre outras áreas artísticas, podendo-se contar com várias estreias.
Em termos de investimento, a CMA reduz o orçamento desta edição em -56%, passando de um investimento de 500.000€ em 2019, para apenas 220.000€ na presente edição de 2020, procurando um bom equilíbrio entre a qualidade e a necessidade de redução da dimensão dos espetáculos e aumento da segurança para todos os espectadores e participantes.
Para o Presidente da CMA “o Festival dos Canais é já uma marca muito forte do nosso território e da nossa gente. É fundamental prosseguir este caminho de crescimento do evento, também ele numa lógica de adaptação ao “novo normal”, capaz de viver bem com as novas dinâmicas da Cidade e das Pessoas em tempos de Pandemia, dando sempre primazia à saúde e ao bem-estar de cada um dos nossos Concidadãos e Visitantes”, sublinhou Ribau Esteves.
O respeito pelas atuais normas de segurança ditou várias alterações ao formato desta edição. Será, por isso, um evento com recintos delimitados e levantamento de bilhete obrigatório, assim como lugares fixos e devidamente distanciados. Serão disponibilizadas máscaras a todos os interessados e gel desinfetante para as mãos.
José Pina, diretor do Teatro Aveirense e gestor da equipa organizadora do Festival dos Canais, destaca que, “apesar da pandemia, o Festival mantém o seu ADN e continua a ter uma dimensão nacional e internacional, contando com várias estreias, entre as quais várias coproduções, sem esquecer a atenção à criação local e o envolvimento de Colaboradores técnicos da Região. Continua, por isso, a poder apresentar-se como o melhor evento, multidisciplinar, no espaço público do país”.

Música em vários registos
Os concertos na Praça do Marquês estão entre os principais destaques desta edição. Dino D’Santiago (dia 18), Cuca Roseta (dia 24) e o saxofonista Henk Van Twillert com Hélder Moutinho (dia 25) vão atuar neste palco do Festival dos Canais, sempre às 21h30, naquele que será o maior recinto do evento este ano.
Um momento especial na música será também o cine-concerto “Surdina”, uma tragicomédia do realizador Rodrigo Areias com música de Tó Trips. O argumento é de Valter Hugo Mãe e o elenco conta com Ana Burstoff e António Durães, entre outros. A sessão vai acontecer no dia 16, às 22h30, no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian.
Ainda na música, a escadaria do Edifício Fernando Távora volta a receber vários concertos no final da tarde, com encontro marcado a partir das 19h30.
Ali ao lado, no Claustro da Misericórdia, a Orquestra Filarmonia das Beiras tem três atuações agendadas para os dias 19, 25 e 26, às 18h30, com um repertório que vai da Wolfgang A. Mozart a Franz Schubert, Julio Medaglia e Gonçalo Lourenço, entre outros.

Estreias a ter em conta
O novo circo é sempre uma área em destaque no Festival dos Canais e este ano há uma estreia a assinalar. Trata-se do novo espetáculo de João Paulo Santos, intitulado “O Outro”, num regresso ao Festival de uma das figuras mais destacadas do novo circo nacional. A primeira apresentação será no dia 17 às 21h30 e as restantes nos dias 18 e 19 às 15h e às 18h00, no coreto do Parque da Cidade.
Também nas estreias, assinale-se a nova criação da companhia Red Cloud Teatro de Marionetas. Dá pelo nome de “Isto aconteceu de repente - distorção” e tem por base um texto de Jorge Louraço Figueira, envolvendo marionetas, uma atriz, cinema de animação e vídeo. Sessões nos dias 24 e 25 às 21h30 e dia 26 às 16h00, no Teatro Aveirense.
Ainda no capítulo das estreias, a associação cultural Albergar-te vem ao Festival dos Canais apresentar “a mais longa SINOPSE”, uma “reflexão sobre a relação entre a arte e a sua justificação, quando achamos que a arte não se justifica”. Espetáculo marcado para dia 16 e 17 às 22h00 e dia 18 às 23h00.

Percursos pela Cidade
Em 2020 existem vários projetos para desfrutar em movimento. “Wave Shape”, dias 18 e 19 às 21h30, é uma fusão de escultura, som, instalação e dança na qual a água é protagonista e que irá ser desfrutada ao longo do Canal Central. Além da vertente performativa, inclui um conjunto de códigos QR distribuídos para que o público possa, com o seu telemóvel, fazer scan do código e ouvir uma música e/ou história escolhida para cada local.
Também o projeto “Ilhas Suspensas” propõe uma fruição em movimento. Trata-se de um percurso a realizar de barco na Ria de Aveiro por onde se vão desenrolando performances site specific, seja em pequenas ilhas ou barcos que vão cruzando o caminho do público. Apresentações nos dias 18, 19, 25 e 26 às 12h00 e 18h00.
Outro percurso a ter em conta é Walkduct, uma caminhada performativa em modo lunar, resultante da colaboração do cientista Bernard Foing com artistas de Aveiro. Esta caminhada lunar vai cruzar-se com a cidade e devolver-lhe uma perspetiva microcósmica dos lugares, com saídas nos dias 18 e 19 às 15h00 e às 18h00.
O mesmo Bernard Foing será um dos oradores numa conferência em torno do tema da água e sua importância, marcada para o Centro de Congressos de Aveiro, no dia 18 às 17h00. Os outros oradores são o realizador Rodrigo Areias e o urbanista Daniel Casas Valle.

Instalações no espaço público
A edição deste ano do Festival dos Canais terá várias instalações artísticas na cidade. O projeto City Lab irá trazer as obras “Totems”, de Alijia Biala e Iwo Borkowicz (Jardim do Rossio), e “We Are All in the Same Boat”, de Samuel Zealy (Parque da Cidade, no lago).
Na escadaria do Edifício Távora, conte-se com “Beam Reach II”, de Pavla Beranová, numa parceria com o festival aveirense PRISMA – Art Light Tech.
Entre a instalação e a performance está “Água”, uma criação de Circolando, composta por três iglôs e várias micro-histórias construídas em torno do imaginário ligado ao elemento da água e às alterações climáticas no dia 18 às 18h00 e 21h30, dia 19 às 18h00, dia 25 às 18h00 e 21h30 e dia 26 às 18h00
São ainda várias as intervenções de Maria Matina no Festival dos Canais, numa conjugação de instalações, performances, jogos e conteúdos educativos. O seu “Jardim das Brincadeiras” e a instalação “Vida” estarão no Cais da Fonte Nova, podendo-se contar com várias atividades para os mais novos neste local. Ao longo da cidade irão ver-se bandeiras desta criadora com as cores do festival.

Envolvimento dos criadores locais
O Festival dos Canais tem sempre um lugar especial para a criação local, pelo que este ano não será exceção. Além de alguns nomes já referidos, conte-se com a LP Dance e o seu espetáculo “Sal”, na Marinha da Noeirinha, assim como apresentações do Dancenter no Claustro da Misericórdia, sem esquecer os habituais desenhos dos Aveiro Sketchers, inspirados nos espetáculos do festival, e uma proposta performativa e formativa de Madina Ziganshina.


FESTIVAL DOS CANAIS - Cidade de Aveiro
16 a 19 e 24 a 26 de julho
Entrada livre