sábado, 10 de setembro de 2022

REINO UNIDO | Cerimónia em memória de Isabel II na Catedral de São Paulo

Foi na Catedral de São Paulo, em Londres, que decorreu a primeira cerimónia religiosa em memória de Isabel II. Vieram prestar homenagem cerca de duas mil pessoas, incluindo a nova primeira-ministra, Liz Truss, o líder trabalhista, Keir Starmer, e o presidente da Câmara de Londres, Sadiq Khan
Os membros da família real britânica não estiveram presentes neste tributo histórico, no qual pela primeira vez se entoou o hino já alterado de "God Save the Queen" para "God Save The King".
Foi também transmitido o primeiro discurso oficial de Carlos III, no qual o rei declarou ter sido educado "para valorizar o sentido do dever para com os outros. E cumprir com o maior respeito as valiosas tradições, liberdades e responsabilidades da história singular do país e do sistema de governo parlamentar". O novo monarca salientou que, tal como Isabel II, se compromete solenemente "a respeitar os princípios constitucionais no coração da nação".
Pouco antes desta alocução, Carlos III encontrou-se com a nova chefe do executivo britânico, Liz Truss, que inicia o mandato num momento particularmente conturbado para o país.

Fonte: euronews

Barcelos | Resultados CNA: IPCA com os melhores resultados de sempre no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior

 
O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave – IPCA - preencheu 97 por cento das vagas disponíveis para os cursos de licenciatura na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA). 
 
O IPCA disponibilizou 739 vagas e foram colocados 716 candidatos, em que destes 93% escolheram o IPCA como primeira opção, o que comprova a preferência dos candidatos e a notoriedade e excelência da instituição. As novas licenciaturas Design Audiovisual e Gestão Hoteleira preencheram a totalidade das vagas, reforçando a aposta da instituição nestas áreas. 
A presidente do IPCA, Maria José Fernandes, destaca que estes resultados são “fruto do crescimento consolidado e da afirmação a nível nacional do IPCA. Procuramos fazer a diferença com a nossa oferta formativa, caminhamos lado a lado com as empresas e estamos muito focados na qualificação da população jovem e adulta. Privilegiamos a investigação aplicada e a internacionalização desde os primeiros anos de frequência do IPCA, criando o ambiente necessário para o bom desempenho académico dos estudantes que chegam ao IPCA”. 
Verificou-se um significativo aumento das notas dos estudantes colocados, tendo o curso de licenciatura em Gestão de Empresas registado a nota mais alto do último colocado (162,9), seguindo-se os cursos de Solicitadoria (158,4), de Design Gráfico (156,7) e de Contabilidade (151,4).  

Para a 2ª fase do CNA o IPCA disponibiliza 31 vagas, distribuídas pelo curso de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e pelo curso de Engenharia e Gestão Industrial. 

Ana Teixeira

Camilla Parker-Bowles: de amante odiada a rainha consorte

 
A chegada de Camilla à família real não foi bem aceite, nem pela Rainha, nem pelo povo britânico. Mas, passados mais de 15 anos de casamento com o príncipe Carlos, foi a própria monarca a decretar que iria ser rainha consorte.
Camilla Parker-Bowles é, desde esta quinta-feira, rainha consorte do Reino Unido. Vai cumprir a vontade que a Rainha Isabel II deixou expressa.
De amante odiada pelos britânicos, ao segundo lugar de maior destaque da família real. Para muitos, Camilla será sempre a eterna amante, a maior rival de Diana – a princesa mais amada da história do Reino Unido. Foi sempre considerada como inapropriada para ser princesa e reprovada pela família real.
O namoro começou quando os dois eram jovens: ela com 23 anos, ele com 21 anos. A relação terminou quando Carlos se juntou à marinha, em 1973. Desde aí os caminhos de Camilla e Carlos aparentemente seguiam rumos diferentes, mas só aparentemente. Mesmo com outros pares, nunca deixaram de se falar, de se encontrar, de manter vivo o que os unia – tudo escondido.
Casada com Andrew Parker Bowles, há quem diga que foi Camila quem encorajou o príncipe Carlos a casar com Diana. Separados, ambos tiveram filhos. Juntos, muitos problemas com os respetivos companheiros.
Carlos chegou a assumir o adultério. A imagem de Camila, que já era má devido aos muitos casos com homens que lhe atribuíam, piorou. Depois do divórcio com Diana, o príncipe Carlos chegou a dizer que a relação com Camilla não era negociável – indo contra todos e a própria família para defender um amor que até hoje dura.
Camilla começou a acompanhar de forma informal o Príncipe em 1999, dois anos após a morte de Diana. Casaram-se em 2005.
O segundo casamento do príncipe Carlos demorou a ser abençoado pela Rainha, que acabou por autorizar. Camilla abdicou do titulo de princesa de Gales, que pertenceu a Diana.
Foi conquistando espaço na família real, reabilitando a própria imagem, até conseguir também a aceitação dos britânicos. Apesar de ser discreta, leal e companheira, a opinião sobre Camila continua a não ser consensual.
Até agora, a duquesa da Cornualha apoiou instituições que ajudam vítimas de violência doméstica e de abuso sexual. É também uma defensora dos direitos dos animais.
Aos 75 anos passa a ser rainha consorte, cumprindo assim um desejo da Rainha Isabel II.

Fonte: Sic Notícias
Foto: Metrópoles

Carlos III proclamado oficialmente Rei

 
Carlos III foi hoje proclamado oficialmente Rei do Reino Unido, numa cerimónia realizada no palácio de St. James, em Londres.
O novo monarca britânico, com 73 anos, sucede à sua mãe, a rainha Isabel II, que morreu na quinta-feira aos 96 anos no castelo de Balmoral, Escócia, após 70 anos de reinado.

Fonte: MadreMedia/Lusa
Foto:https:psychic-live.club

Destino era Portugal: 38 imigrantes amontoados num furgão resgatados em França

Indianos e paquistaneses seguiam de pé desde Itália.
A polícia francesa resgatou 38 imigrantes ilegais que viajavam amontoados num furgão desde Itália e com destino a Portugal, noticiaram hoje meios de comunicação locais.
De acordo com a EFE, foi num controlo de rotina de uma patrulha rodoviária numa área de serviço em Isère que foi detetado o furgão no qual eram transportados estes indianos e paquistaneses.
O condutor da carrinha acabou por conseguir fugir e continua a ser procurado pelas autoridades como suspeito de tráfico de seres humanos, tendo sido aberta uma investigação pelo Ministério Público.
Os imigrantes afirmaram que estavam todos de pé no furgão e que não tinham comido nem bebido desde a saída de Itália.
Apesar de a viagem ter já centenas de quilómetros quando foi interrompida pela polícia francesa, os imigrantes resgatados não apresentavam problemas de saúde, segundo os meios de comunicação local. 

RR

PJ detém suspeito de 15 incêndios que queimaram 35 hectares em Arruda dos Vinhos

Homem de 31 anos terá cometido os crimes nos últimos dois anos.
A Polícia Judiciária deteve um homem de 31 anos suspeito de ter praticado 15 crimes de incêndio em Arruda dos Vinhos nos últimos dois anos, queimando 35 hectares, revelou, este sábado, aquela força policial.
Após meses de investigação, a PJ deteve fora de flagrante delito um homem que acredita ter praticado, entre 2020 e 2022, 15 incêndios florestais na freguesia de Santiagos dos Velhos, em Arruda dos Vinhos, local onde reside.
“Os focos de incêndio terão sido provocados por chama direta, utilizando para o efeito um isqueiro que tem por hábito trazer consigo, tendo consumido povoamento florestal composto por eucalipto, mato e terreno agrícola, dos quais derivou área ardida total de cerca de 350 mil m2 - 35 hectares”, avança a PJ em comunicado divulgado no site da força policial.
Nestes incêndios, “o perigo de propagação foi elevado, tendo colocado em risco as habitações” da zona onde os fogos ocorreram.
Para a PJ, os crimes não provocaram danos e prejuízos maiores porque “os fogos foram precocemente detetados e eficazmente combatidos pelos Bombeiros Voluntários de Arruda dos Vinhos”.
O indivíduo justificou os incêndios deflagrados devido ao excessivo consumo de álcool e produtos estupefacientes”, afirma a PJ.

SIC Notícias/Lusa

Zero diz que Espanha está a secar rios em Portugal e pede caudais ecológicos


A associação ambientalista Zero alertou que Espanha está a secar os rios internacionais portugueses, sendo o Douro o mais prejudicado, e defendeu a necessidade de serem definidos caudais ecológicos capazes de assegurar a conservação dos ecossistemas.
A situação causada pela seca no Tejo e em todos os rios internacionais “deve conduzir os governos de Espanha e de Portugal (…) a alinhar num planeamento e gestão das bacias hidrográficas que estabeleça verdadeiros caudais ecológicos”, defende a Zero, em comunicado, ao fazer um balanço dos caudais dos três principais rios internacionais portugueses: Douro, Tejo e Guadiana.
“De momento, encontram-se em discussão pública os Planos de Gestão de Região Hidrográfica para o período 2022-2027 e esta é a altura certa para uma concertação entre os dois países”, sustentou a associação ambientalista.
De acordo com a avaliação da Zero, que usou dados do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos registados até 03 de setembro, no Douro há um terço do volume de água em falta face ao estabelecido nas convenções.
“Espanha tinha transferido 2.331 hectómetros cúbicos de água desde 01 de outubro de 2021, quando o caudal anual é de 3.500 hectómetros cúbicos, faltando assim cera de 1.169 hectómetros cúbicos, cerca de 33% do total devido”, lê-se no documento, em que a associação adverte que “tendo os caudais das últimas semanas variado entre 1,5 e 4,5 hectómetros cúbicos/dia e não se tendo alterado substancialmente a situação meteorológica, é obviamente impossível perfazer o volume de água em falta”.
No Tejo, é também “praticamente certo” que Espanha “vai ter de alegar” o regime de exceção por incumprimento do caudal anual, segundo a organização, uma vez que, em situações de seca, está previsto que Espanha possa não entregar os caudais a Portugal.
Os dados recolhidos em 03 de setembro para o caudal afluente à Barragem de Fratel revelaram que estavam em falta cerca de 15 por cento (393 hectómetros cúbicos) do caudal anual fixado (2.700 hectómetros cúbicos).
O Guadiana esteve 20 dias sem atingir o caudal mínimo diário e 17% aquém do mínimo anual no início de setembro, com Espanha a invocar situação de exceção para não cumprir os caudais.
“Espanha tem de garantir um valor médio diário de dois metros cúbicos por segundo e desde 01 de outubro de 2021 até 03 de setembro houve 20 dias em que tal não aconteceu. Mais uma vez, apesar da enorme capacidade da albufeira de Alqueva, no longo prazo, uma expansão do regadio pode estar em risco com estas restrições associadas a situações de seca mais frequentes e extremas”, alerta a Zero no comunicado.
A avaliação foi feita a algumas semanas do fim do ano hidrológico, que se estende de 01 de outubro de 2021 a 30 de setembro de 2022, com base nas estações hidrométricas previstas ou equivalentes na Convenção sobre a Cooperação para a Proteção e o Aproveitamento Sustentável das Águas das Bacias Hidrográficas Luso-Espanholas.

Madremedia

CMOvar apresenta Guia Educativo Municipal. “Continuaremos a pugnar por um sistema de educação de qualidade”

 
Foi, no dia 8, apresentado o Guia Educativo Municipal para o ano letivo 2022/2023, numa sessão que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho e que reuniu a comunidade educativa local. O documento foi apresentado num ano em que Ovar enfrenta um novo paradigma de gestão, através da assunção pela autarquia, no âmbito do processo de Descentralização na área da Educação, de um vasto conjunto de competências que acrescem às que o município já desenvolvia, mas Domingos Silva, vice-presidente da CMOvar e vereador com o pelouro da educação garante que “as competências estão a ser implementadas no terreno, estamos a fazer com que esta passagem seja o mais pacífica possível”, adiantando que “continuaremos a pugnar por um sistema de educação de qualidade, com as melhores condições possíveis para todos”.
O Guia Educativo apresenta as respostas municipais em matéria de educação para as crianças e jovens, complementares ao programa das escolas, estando dividido pelas seguintes áreas: Apoios às Famílias; Ação Social Escolar; Saúde e Bem-Estar; Educação Ambiental; Promoção da Leitura; Juventude em Ação; Promoção do Sucesso Escolar; Férias Divertidas; e Tradições e Identidade; e podendo ser consultado no link http://www.cm-ovar.pt/pt/menu/424/guia-educativo-municipal.aspx.
Domingos Silva aproveitou para “reiterar a disponibilidade e compromisso de estarmos sempre ao lado da comunidade educativa, ainda para mais num ano suis generis, uma vez que a 01 de abril assumimos um conjunto de competências, as quais estamos a implementar no terreno, com as dificuldades que muitos conhecem, mas estamos, em conjunto com os diretores de agrupamento, a trabalhar para que esta passagem seja o mais pacífica possível para o funcionamento das escolas e acho que, no essencial, estamos a conseguir.”
Salvador Malheiro, presidente da edilidade, deu uma palavra de ânimo e força neste arranque do Ano Letivo, alegando que “sabemos bem o desgaste e a dificuldade que os nossos docentes têm sentido nos últimos anos, mas estamos preparados para enfrentar os desafios que aí vêm. Sempre fomos defensores da descentralização de competências e sempre dissemos que, como entidade de gestão mais próxima das nossas escolas, seria mais fácil e até mais barato. Isto não quer dizer que não tenhamos investido forte nesta matéria, que para nós continua a ser prioritária, e só as medidas e programas patentes neste Guia representam um investimento superior a 300 mil euros.” Salvador Malheiro finalizou, referindo “espero que as coisas decorram com normalidade e os problemas que surgirem nós estamos cá para resolver”.