segunda-feira, 14 de agosto de 2023

A Cruz Vermelha levanta suas restrições de doação de sangue para homens que fazem sexo com homens

 A Cruz Vermelha Americana abandonou totalmente a proibição de doação de sangue para homens que fizeram sexo com homens (HSH) e, a partir de hoje, baseia a elegibilidade em fatores de risco individuais, de acordo com a orientação atualizada do FDA. A organização sem fins lucrativos agora faz aos aspirantes a doadores de sangue “as mesmas questões de elegibilidade, independentemente de gênero ou orientação sexual”.
Embora a Cruz Vermelha tenha removido os limites específicos para homens que fazem sexo com homens, será necessário um período de espera de três meses para que qualquer pessoa “doe sangue do último contato sexual anal”. A Cruz Vermelha também continuará a recusar doações de pessoas soropositivas, mesmo que sua carga viral seja indetectável. Consulte a página de perguntas frequentes completa da organização sem fins lucrativos para ver outros fatores de desqualificação.
A nova política da FDA foi anunciada no início deste ano e, embora certamente seja um passo à frente há muito esperado, muitos homens gays ainda carregarão um fardo. Muitos poderiam ser excluídos, “mesmo aqueles que usam camisinha ou fazem exames regularmente para infecções sexualmente transmissíveis”, escreveu Benjamin Mazer em O Atlantico em fevereiro.
A Cruz Vermelha disse em um comunicado que, “por muitos anos”, defendeu uma política de doação de sangue mais inclusiva para fazer um “suprimento de sangue seguro e suficiente… prontamente disponível para os pacientes necessitados”.
Adiar doadores em potencial com base na sexualidade parece cada vez mais irracional, devido aos melhores testes de infecção pelo HIV – bem como ao fato de que não é um vírus transmitido exclusivamente de homem para homem
A prática discriminatória de recusar doadores com base em sua preferência sexual foi originalmente adotada para dificultar a propagação do HIV/AIDS, apesar da sexualidade ser apenas um fator de risco para o HIV. Adiar doadores em potencial com base na sexualidade parece cada vez mais irracional, escreveu o ex-presidente da Associação Médica Americana Gerald E. Harmon no ano passado, devido a melhores testes de infecção por HIV – bem como ao fato de que não é um vírus exclusivamente transmitido de homem para homem.
Em meados da década de 1980, o FDA apresentou novas diretrizes proibindo indefinidamente qualquer homem que tenha feito sexo com outro homem desde 1977 de doar sangue. No final de 2014, o FDA anunciou que mudaria sua orientação de proibições vitalícias de doadores HSH para exigir que homens que fazem sexo com homens se abstivessem de fazê-lo por um ano antes de doar e, em 2020, o governo abandonou o cronograma para 90 dias. No início deste ano, ele retirou essa restrição específica (ou a expandiu para incluir todos, dependendo de como você olha para isso) e permitiu que os Estados Unidos se aproximassem de uma lista crescente de países que permitem que homens gays e bissexuais doem sangue sem restrições.
Essa mudança na política é o que levou à própria mudança da Cruz Vermelha. No entanto, você ainda deseja confirmar com o centro de doação de sangue local antes de passar para doar, pois nem todos estão associados à Cruz Vermelha. Dado que estamos atualmente lidando com uma escassez de sangue, nunca é demais parar e dar um pouco. 

Fonte:https://teg6.com/

por Deniz Medeiros em Notícias
7 de Agosto de 2023 c/imagem



QS europeu: Yolanda Hopkins sagra-se tricampeã do Boardmasters

Surfista portuguesa conquistou hoje a sua terceira vitória consecutiva na etapa que abre o circuito de qualificação europeu.
Yolanda Hopkins venceu hoje o Boardmasters, QS1000 e etapa inaugural do circuito de qualificação regional europeu 2023/2024 que se realizou em Fistral Beach, Inglaterra.

A atual campeã europeia sagrou-se tricampeã deste evento (2019, 2022 e 2023) tendo derrotado na final a britânica Alys Barton com o score de 13.40 pontos (6.83 + 6.57 pontos) contra os 12.36 da adversária.

Foi uma caminhada triunfal da campeã nacional de 2019 até conquistar mais um título tendo vencido todas as baterias que disputou no evento. No sábado venceu nos quartos-de-final a britânica Vittoria Farmer e já hoje derrotou a alemã Rachel Presti nas meias-finais efetuando a melhor onda (8.63 pontos) e melhor score do evento com 16.80 pontos (8.63 + 8.17).

Hopkins começa assim da melhor forma a defesa do título europeu que conquistou este ano bem como ganhar pontos preciosos para a requalificação para o circuito Challenger Series de 2024.

A próxima etapa do circuito europeu é o Caraïbos Lacanau Pro que se realiza de 15 a 20 de Agosto em Lacanau, França.
Fotos: Yolanda Hopkins. (Crédito: Laurent Masurel / World Surf League)

Aveiro recebe a 3ª edição de avaliação de saúde capilar e dá a conhecer os fatores a ter em conta para selecionar a melhor clínica para a realização de transplante capilar

 ·Escolher a melhor clínica para efetuar um transplante capilar, bem como os melhores profissionais para acompanhar todo o processo, é fundamental para obter os melhores e mais naturais resultados neste procedimento. Por este motivo, parte da equipa médica da Insparya volta a Aveiro, no próximo dia 17 de agosto, para promover consultas de avaliação de saúde capilar e dar a conhecer alguns dos aspetos a ponderar para que a escolha da clínica seja a mais acertadas.
·As consultas de avaliação de saúde capilar realizam-se no próximo dia 17 de agosto, no Hotel Meliá Ria Hotel & Spa, a partir das 11h00. Para maior comodidade solicita-se marcação antecipada através do número 800 913 333.

Ter uma equipa clínica especializada e com experiência comprovada em transplante capilar é um dos pontos-chave na hora de se submeter a esta cirurgia. "Por isso, na Insparya temos uma equipa de médicos e enfermeiros especializada em transplantes capilares e treinada no exclusivo Método Insparya, um método único, baseado numa técnica e tecnologia própria, desenvolvida no Insparya Hair Science and Clinical Institute”, afirma o Dr. Carlos Portinha.
certificação de qualidade é muito importante em qualquer empresa e torna-se mais relevante quando se trata de procedimentos muito precisos como os realizados em clínicas capilares. A certificação garante padrões de qualidade, promove a segurança, confiança e tranquilidade dos pacientes, assegura a competência dos colaboradores e incentiva a melhoria contínua dos procedimentos e resultados. Como explica Carlos Portinha "na Insparya somos o único grupo de transplante capilar com certificação de qualidade ISO 9001. Cumprindo sempre o compromisso de colocar os melhores recursos ao serviço dos nossos pacientes".
 
O Grupo Insparya conta atualmente com 11 clínicas em Portugal, Espanha e Itália. Todas elas estão equipadas com as máximas condições de conforto para pacientes e acompanhantes, e utilizam a mais recente tecnologia em transplantes capilares, o BotHair® UltraPlus. Um projeto exclusivo que envolveu a criação de um sistema inovador e disruptivo que permite a extração, aspiração, conservação e implantação de unidades foliculares de forma mais precisa e em menos passos, sem danificar a área doadora.
 
É essencial procurar uma clínica que tenha uma equipa médica experiente e qualificada em restauração capilar e um portfólio de histórias de sucesso como a Insparya, que é líder em saúde capilar com mais de 14 anos de experiência e mais de 50.000 pacientes.
 
O Dr. Carlos Portinha afirma que "ao optar por uma clínica especializada como a Insparya, pode estar mais confiante de que receberá um tratamento capilar de qualidade e adaptado às suas necessidades, pois somos o único grupo capilar que se dedica exclusivamente e cumulativamente ao diagnóstico, tratamento e investigação da saúde capilar”. O Grupo Insparya possui um departamento próprio de investigação biomédica e tecnológica (Insparya Science and Clinical Institute), único entre os grupos especializados em transplantes capilares, bem como um centro de formação nas suas técnicas exclusivas. Atualmente, parte da investigação realizada baseia-se no estudo aprofundado da unidade folicular com o intuito de possibilitar a sua multiplicação num futuro próximo, bem como na criação de tecnologia dedicada ao diagnóstico e tratamento da alopécia.
 
Outro ponto-chave é a avaliação de casos reais e de testemunhos de pacientes que já foram submetidos a uma cirurgia. "No caso da Insparya, mais de 50.000 pacientes já recuperaram o seu cabelo e a sua confiança graças ao transplante capilar. Os seus resultados são a nossa melhor carta de apresentação" acrescenta Carlos Portinha.
 
O Grupo Insparya revolucionou o campo do transplante capilar, proporcionando aos pacientes a tecnologia mais inovadora disponível a nível mundial.  O já referido BotHair® UltraPlus, entre muitas outras vantagens, permite que as unidades foliculares sejam extraídas e implantadas com menos manipulação, mais precisão e rapidez, garantindo os melhores resultados e diminuindo até 25 vezes os movimentos necessários por parte da equipa clínica. Outro dos benefícios associados a esta tecnologia é o facto de permitir ajustar a velocidade de extração e pressão de aspiração a aplicar a cada paciente, garantindo um maior conforto em comparação com outras tecnologias que não permitem personalização do sistema de acordo com cada situação.
 
É da máxima importância receber cuidados adequados após o transplante capilar para garantir uma recuperação bem-sucedida. Por este motivo, o Grupo Insparya não só o acompanha no dia da intervenção, como também efetua um acompanhamento pós-operatório personalizado.
 
O Grupo Insparya conta com a confiança dos seus pacientes e dos seus co-fundadores, Paulo Ramos e Cristiano Ronaldo, para quem é muito importante disponibilizar a melhor solução aos pacientes que sofrem de alopécia, uma doença que pode trazer muitos problemas emocionais. "Graças à nossa tecnologia e à formação própria das nossas equipas, conseguimos garantir a implantação do número máximo de unidades foliculares em intervenções mais rápidas e num máximo de 6 horas" conclui o Dr. Carlos Portinha.
 
Para obter um serviço de qualidade e os melhores resultados é importante que o fator preço não se sobreponha a outros aspetos que são decisivos para alcançar os resultados desejados e ter uma experiência satisfatória. Neste sentido, a Insparya disponibiliza um sistema de financiamento adaptado às necessidades de cada paciente.

 Sónia Matos
Account Manager
 
r

MUNICÍPIO DE SILVES ABRE PROCEDIMENTOS CONCURSAIS DE RECRUTAMENTO

 O Município de Silves informa que foi publicado na II Série, nº 155 (parte H), de 10 de agosto de 2023, o aviso (extrato) referente à abertura de Procedimentos Concursais, com vista ao preenchimento dos seguintes postos de trabalho previstos e não ocupados no mapa de pessoal das seguintes Unidades Orgânicas:

Divisão de Obras Municipais e Trânsito:

  • 1 posto de trabalho na carreira/categoria de Assistente Operacional na área de atividade de Carpinteiro;
  • 2 postos de trabalho na carreira/categoria de Assistente Operacional na área de atividade de Pintor;
  • 4 postos de trabalho na carreira/categoria de Assistente Operacional na área de atividade de Pedreiro;
  • 4 postos de trabalho na carreira/categoria de Assistente Operacional na área de atividade de Eletricista;
  • Divisão de Serviços Urbanos e Ambiente:
  • 4 postos de trabalho na carreira/categoria de Assistente Operacional na área de atividade de Jardineiro;
  • 1 posto de trabalho na carreira/categoria de Assistente Operacional na área de atividade de Auxiliar de Serviços Gerais;
  • Unidade de Máquinas e Viaturas:
  • 1 posto de trabalho na carreira/categoria de Assistente Operacional na área de atividade de Motorista de Transportes Coletivos;
  • 4 posto de trabalho na carreira/categoria de Assistente Operacional na área de atividade de Condutor de Máquinas Pesadas e Veículos Especiais;
 
Os eventuais interessados nos procedimentos concursais podem entregar as respetivas candidaturas até ao dia 18 de Agosto de 2023, devendo formalizá-las obrigatoriamente, dentro do prazo estabelecido para o efeito, através da plataforma eletrónica disponível em: https://recrutamento.cm-silves.pt/processos-ativos (selecionar o procedimento concursal – clicar em Submeter Candidatura – Preencher o formulário com os dados solicitados e submeter).
Mais se informa que todas as comunicações e notificações referentes aos Procedimentos Concursais serão realizadas através do e-mail fornecido pelo candidato aquando da apresentação da candidatura.
Para mais informações, entre em contacto, através do email: concursos.drh@cm-silves.pt ou telefone: 282 440 819.

"Lisboa, cidade mais cara da Europa para arrendar” – segundo o índice internacional Housing Anywhere Não é uma novidade: é um grave problema social, fruto das opções políticas dos sucessivos governos!

 Lisboa, cidade mais cara da Europa para arrendar” – segundo o índice internacional Housing Anywhere

Não é uma novidade: é um grave problema socialfruto das opções políticas dos sucessivos governos, que afecta todo o país e não apenas Lisboa!
Segundo o índice internacional Housing Anywhere, Lisboa é mesmo a cidade mais cara da Europa para arrendar casa no segundo trimestre deste ano. Mas não é só Lisboa, o problema dos elevados custos do arrendamento atingem hoje gravemente todo o território nacional! Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), em Junho, "todas as regiões apresentaram variações homólogas positivas das rendas de habitação, tendo a Região Autónoma da Madeira registado o aumento mais intenso (5,1%)”. Vejamos ainda dados em concreto sobre o aumento do custo do arrendamento para habitação segundo o barómetro do Imovirtual com dados referentes de Julho deste ano em comparação com o período homologo – Aveiro +24%, Braga +25%, Coimbra +9%, Faro +17%, Leiria +62%, Lisboa +38%, Santarém +10%, Setúbal, Viana do Castelo ou Vila Real +25%, Viseu +33%. No geral, entre Julho de 22 e Julho de 23, o arrendamento em Portugal aumentou em média 31%, sendo o valor médio dos novos arrendamentos cerca de 1700€ mensais. O Salário Mínimo Nacional continua nos 760€ mensais.
 
A situação que vivemos, com origem em décadas de políticas de direita que acentuaram o uso da habitação como mercadoria especulativa e não como um direito social tal como está consagrado na Constituição da República Portuguesa e na Lei de Bases da Habitação, com especial destaque para aquela que ficou conhecida como a Lei dos Despejos e que continua em vigor e importa revogar, conduziram o país a esta calamidade.
 
Hoje, um quarto de um estudante custa o valor de um salário; a renda de uma casa, o salário de várias famílias! Sim, dizemos bem, de várias famílias. Tome-se como exemplo o valor de um T1 em Lisboa a valer 2500€ por mês, ou o valor médio do arrendamento em Braga, Aveiro ou Leiria que se situam em valores superiores aos 1000€ mensais, ou em Faro, Setúbal, Porto ou a Ilha da Madeira que se situam nos cerca de 1500€ por mês.  
 
Esta situação faz com que as famílias recorram ao crédito para adquirir casa; que os contratos leoninos, com fuga aos impostos e valores exorbitantes aumentem; que várias famílias se juntem para alugar UMA casa; que muitos recorram ao regime de “cama quente”; que muitos alunos abdiquem de estudar; que muitos professores, médicos ou agentes de segurança deixem de ingressar no seu posto de trabalho; que muitos divorciados continuem a viver no mesmo espaço por falta de capacidade para adquirir nova habitação de forma autónoma – que vivamos de facto uma situação de emergência social no país com as dificuldades de acesso à habitação, ao mesmo tempo que o governo ignora os problemas das pessoas e aumente os benefícios fiscais da banca e dos fundos imobiliários.
 
A situação que vivemos exige que se tomem medidas de fundo. Medidas essas das quais os partidos da política de direita fogem para continuar a garantir os lucros dos mesmos do costume!
 
As medidas que fazem falta ao país, em matéria do arrendamento para habitação, entre outras, são:
- A fixação do valor das rendas;
- A garantia da renovação dos actuais contratos de arrendamento habitacional;
- A revogação da Lei dos Despejos;
- O aumento da oferta pública de habitação e a urgente divulgação pelo Governo dos devolutos do Estado;
- O aumento geral dos Salários, Reformas e Pensões.
 
As medidas que fazem falta a quem vive e trabalha em Portugal só serão tomadas com a força da luta da população nas ruas das Cidades, Vilas e Aldeias do nosso país! Assim, o Porta a Porta – Casa para Todos, Movimento pelo Direito à Habitação, apela a toda a sociedade que se mobilize, congregue esforços e organize em cada lugar do nosso país uma grande jornada de luta pelo Direito à Habitação, assumindo todas as formas que a mesma possa ter, no próximo dia 30 de Setembro!

Destacamos desde já as grandes manifestações nacionais convocadas para esse mesmo dia para Lisboa e para o Porto, às 15h. No dia 1 de Abril fomos muitos, seremos ainda mais!
Exigimos Casa Para Viver!