quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

PALIMPSESTO DE VOLTA AO CENTRO DE ARTES E CRIATIVIDADE DE TORRES VEDRAS

Nos dias 4, 5 e 6 de fevereiro o Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras volta a receber Palimpsesto, o Ciclo de Música Ibérica e Mediterrânica que pretende unir músicos de Portugal, Espanha, Grécia e Turquia, numa celebração da música e culturas da Ibéria e do Mediterrâneo. 

Este segundo momento do Palimpsesto terá um leque de artistas e construtores que chegam a Torres Vedras para demonstrar o que de melhor têm para oferecer. Portugal e Espanha converge, aqui numa plataforma de arte e ideias.

Da Catalunha chega Sérgio González, um influente e admirável tocador de Sanfona que tem sido uma força motriz na divulgação global do instrumento. Será Sérgio a abrir o fim-de-semana com um concerto focado em repertório de sanfona. 

No sábado é a vez de César Loureiro Sobral, da Galiza, para partilhar a arte de construir uma sanfona. O seu ofício reflete-se no sucesso dos modelos que cria, que se encontram nas mãos de vários dos melhores sanfoneiros do mundo. 

No mesmo dia, Orlando Trindade, das Caldas da Rainha, construtor de instrumentos antigos vem fazer um workshop de construção de instrumentos de cordas. 

No final do dia haverá um concerto do Palimpsesto Ensemble, uma aliança musical entre os músicos torrienses Rubem Monteiro, Dinis Coelho, Christian Marr’s, Tiago Santos, Raquel Monteiro e Carla Costa e os artistas espanhóis Diego López e Sérgio González, que interpretarão temas tradicionais dos vários cantos do Mar Mediterrâneo numa bonita fusão de instrumentos e troca de influências. 

No domingo haverá dois workshops, o primeiro de Sanfona com Sérgio González e o segundo de percussões do Mediterrâneo com Diego López, percussionista valenciano, que se destacou em vários ensembles de música mediterrânica.  

Simultaneamente aos eventos dos dias 14, 15 e 16 de Janeiro, o Ciclo irá contar com a presença de vários construtores de instrumentos tradicionais e associações de investigação e divulgação da música tradicional lusa. Entre eles constam a Associação Gaita-de-Foles (Lisboa); Inocêncio Casquinha (Alverca do Ribatejo); Luís Eusébio (Óbidos); Orlando Trindade (Caldas da Rainha); e Mário Estanislau e Victor Félix, representantes da Sons da Música - Construtores de Instrumentos Musicais (Torres Vedras). Estarão, também, expostos e disponíveis para venda alguns dos exemplares de instrumentos portugueses e ibéricos.

Esta é a primeira edição do Palimpsesto - Ciclo de Música Ibérica e Mediterrânica em Torres Vedras, que é uma iniciativa da Associação Musicálareira, com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras, da Kontraproduções, numa coprodução com o Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras e produzido pela West Wave Productions. 

Programação para o mês de fevereiro: 




PASTEL DE MOLHO DA COVILHÃ JÁ TEM MARCA REGISTADA


O tradicional Pastel de Molho da Covilhã tem finalmente a marca registada. O anúncio foi feito ontem em conferência de imprensa, pela Confraria da Pastinaca e do Pastel de Molho, o município da Covilhã e a Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP).
O registo da Marca Nacional Coletiva tem como objetivo preservar a qualidade deste produto endógeno e evitar que a iguaria gastronómica seja adulterada.

Paulo Carvalho, Presidente da Confraria da Pastinaca e do Pastel de Molho sublinhou a importância desta iniciativa, destacando que «as três entidades estão em total consonância para trabalhar este projeto e valorizar este produto único».

A conferência de imprensa de apresentação da Marca Nacional Coletiva contou com a presença do recém-eleito Presidente da Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor, João Marques, de Paulo Carvalho, Presidente da Confraria da Pastinaca e do Pastel de Molho da Covilhã, e dos vereadores Regina Gouveia e José Miguel Oliveira, e ainda de vários confrades que quiseram estar presentes nesta apresentação.

Durante a conferência de Imprensa foi ainda anunciado o primeiro Festival do Pastel de Molho, que irá decorrer nos dias 1e 2 de julho, no Jardim das Artes. Para o Presidente

da Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor, João Marques, esta iniciativa permite «valorizar um ativo gastronómico do nosso concelho e reforçar a história e a identidade local». Para o Vereador José Miguel Oliveira «estas ações de promoção reforçam atratividade do concelho e melhoram a visibilidade dos nossos produtos endógenos» uma ideia partilhada pela vereadora Regina Gouveia, que sublinha no entanto que «a responsabilidade associada a esta Marca Nacional vai exigir qualidade do produto, já que esta iniciativa representa um passo determinante na preservação desta iguaria tradicional e é simultaneamente um gesto de valorização da nossa cultura gastronómica».

“JAZZ NAS ADEGAS” LEVA BETO & GALANTE QUARTETO À CABRITA WINES EM SILVES

 

O Município de Silves leva a rubrica “Jazz nas Adegas”, com a atuação de Beto & Galante Quarteto, nos dias 11 e 12 de fevereiro, pelas 21h00 e 17h00, respetivamente à Cabrita Wines em Silves.

João Galante é pianista, compositor e cantor. Radicado no Algarve, é professor de piano, guitarra clássica e bateria na Escola de Música de Albufeira.

Tem desenvolvido uma intensa atividade como concertista, apresentando-se com regularidade nos mais prestigiados  palcos do país, seja em clubes de jazz ou festivais.

Convidou o conhecido músico e percussionista Beto Silva, mais conhecido por Beto Kalulú, que através das suas sonoridades e ritmos afro e latinos, torna este projeto mais dançante e contagiante.

Um espetáculo imperdível com João Galante (piano e voz), Beto Kalulú (percussão), Tomé Silva (bateria) e Bonny (baixo).

Este consagrado evento organizado pelo Município de Silves, conta com a parceria dos Produtores de Vinhos de Silves aderentes, do Agrupamento de Escolas Silves Sul e da Associação Barmen do Algarve.

As restantes sessões do “Jazz nas Adegas” encontram-se programadas, conforme se segue:

 

11.março. 21h00 | 12.março. 17h00

Quarteto de Jazz da ARCM

Herdade Barranco do Vale, São Bartolomeu de Messines

22.março. 21h00 | 23.março. 17h00

Amar Guitarra

Marquês dos Vales, Lagoa

08.abril. 21h00 | 09.abril. 17h00

Chibanga Groove

Quinta da Malaca, Alcantarilha

 

29.abril. 21h00 | 30.abril. 17h00

Silves Filarmónica Combo

Barranco Longo, Algoz

 

13.maio. 21h00 | 14.maio. 17h00

Swingtête & Paula Padilha

Paxa Wines, Silves

Os ingressos têm um custo associado de 15 euros, incluindo para além do concerto, prova de vinhos do produtor, degustação de tapas de produtos locais, voucher de visita ao Castelo e Museu Municipal de Arqueologia e a oferta de uma garrafa de vinho.

Os bilhetes encontram-se à venda na plataforma BOL em: https://cmsilves.bol.pt/ ou num dos seguintes locais: FNAC, Worten, El Corte Inglés, CTT Correios.

O evento destina-se a maiores de 18 anos.

+ Info: Sector de Turismo da CMS | tel.: 282 440 800 | email: turismo@cm-silves.pt

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SILVES DISPONIBILIZA ACESSO À PRESS READER


O Município de Silves, através da sua Biblioteca Municipal, disponibiliza acesso gratuito a mais de 7000 publicações online, jornais e revistas nacionais e estrangeiras que, através deste serviço inovador e gratuito, podem ser lidas no momento ou descarregadas para uma leitura posterior.  

A Biblioteca Municipal de Silves integra a Rede Intermunicipal das Bibliotecas do Algarve (BIBAL) e na procura de respostas adequadas às necessidades dos seus utilizadores, nomeadamente das decorrentes das circunstâncias da pandemia, implementa este serviço inovador em bibliotecas municipais portuguesas e passa a disponibilizar aos seus utilizadores o acesso à plataforma Press Reader.

A PressReader é uma plataforma digital, distribuída em Portugal pela WECUL, que disponibiliza o acesso direto e integral a publicações periódicas de mais de 150 países e em mais de 60 línguas, através de uma interface com várias funcionalidades, entre elas pesquisas por título, país, língua ou categoria. O acesso à plataforma é possível de várias formas, com as credenciais de utilizador da biblioteca.

Para usufruir deste serviço, siga as instruções, utilizando o número de leitor e a respetiva palavra-passe da Biblioteca Municipal de Silves.


1. Descarregue a aplicação Pressreader:

1.1  Em Android: https://tinyurl.com/y59kxejd ou no Google Play pesquise: PressReader e instale a App
1.2 Em IOS: Mac | Ipad | IPhone: https://tinyurl.com/yadtonsy

2. Em PC: https:// www.pressreader.com/catalog
2.1. Clique em “Entrar”, a seguir em “Bibliotecas ou Grupo” e selecione a Biblioteca Municipal de Silves.

 

3. Coloque as mesmas credenciais que utiliza para aceder ao catálogo online da biblioteca, o número de identificação ou número de leitor e PIN ou palavra-passe que é utilizada para o acesso ao catálogo da biblioteca.


4. Encontre os seus títulos favoritos.

 


Ainda não é leitor? Inscreva-se!

Morada: Rua Latino Coelho, 8300 -117 silves
Horário: segunda a sexta-feira: 10h00 - 18h20
Sábado: 14h00 - 18h20

Telefone: 282 440 899 (ext. 2730 a 2737)

Endereço: biblioteca@cm-silves.pt

 

Cantanhede | No próximo fim de semana: “Vamos ao Mercado” está de volta ao Mercado Municipal

O próximo sábado, 5 de fevereiro, marca o regresso de mais uma edição do “Vamos ao Mercado”, no Mercado Municipal de Cantanhede entre as 9h00 e as 14h00.

O evento é de carácter mensal e ocorre no primeiro sábado de cada um dos respetivos meses, possibilitando desta forma uma dinamização deste importante equipamento comercial do Município.

A iniciativa terá acesso gratuito a toda a população, e lá será possível encontrar, não só os melhores e mais diversificados produtos de agricultura local, provenientes diretamente de produtores do concelho, como também uma grande variedade de artigos de artesanato, para além materiais usados e em 2.ª mão.

Os visitantes vão terão ainda oportunidade, não só de conhecer e comprar vários trabalhos realizados, como também degustar várias iguarias típicas da região.

Recorde-se também que a participação de todos os artesãos e agricultores é gratuita, bastando para o efeito efetuar a sua inscrição, de segunda a sexta-feira, das 14h00 às 17h00, junto do Gabinete Municipal de Apoio ao Agricultor, que está sediado na Casa Francisco Pinto, Rua António José de Almeida, N.º 3, 3060-142 Cantanhede, ou através dos contactos 231 410 100 ou ainda do email: msilva@cm-cantanhede.pt.


Patente na Biblioteca Municipal de Cantanhede: Exposição fotográfica mostra Portugal de Norte a Sul pela E.N. 2

Está patente na Biblioteca Municipal de Cantanhede, durante o mês de fevereiro, a exposição “Portugal de Norte a Sul pela E.N. 2 - Uma viagem fotográfica”, da autoria de Nuno Furet.

A mostra é constituída por imagens captadas pelo fotógrafo, que retratam a viagem que realizou pela Estrada Nacional 2, que deu origem ao livro “Portugal de Norte a Sul pela E.N. 2 – Uma viagem fotográfica”, editado em novembro de 2019, e à exposição com o mesmo nome.

Composta por 20 fotografias, a exposição revela-nos a visão fotográfica do autor, mais do que apenas do fotógrafo, e pretende despertar e sensibilizar o visitante para o que o rodeia e para diferentes modos de ver esse mundo que desfila ao seu redor.

A E.N. 2 tem início em Chaves e término em Faro, como será Portugal visto desta estrada que o corre de Norte a Sul, de ponta a ponta, de alto a baixo, de cabo a rabo? Foi esta a pergunta que me atravessou a mente, quando, em janeiro de 2014, conduzia por ela, entre Peso da Régua e Vila Real. A resposta surgiu, nesse mesmo ano, sob a forma de um levantamento fotográfico que resultou num livro, que está na base desta exposição”, revela Nuno Furet, sublinhando que “sem sair da estrada, são fotografias simples, apontamentos de detalhes que o vagar com que deve ser feita a viagem revela, esperando despertar no leitor/visitante o gosto por ver, mais do que apenas olhar, desfrutando, desse modo, de um país que se vai metamorfoseando a cada quilómetro, a cada centena de metros, ao virar de cada curva, diante dos seus olhos. Nesta exposição não haverá mais texto. Cabe ao visitante dar apenas mais um passo e iniciar a viagem ao sabor e ritmo da sua sensibilidade”.

Sobre Nuno Furet

Nuno Furet nasceu em Viseu na segunda metade do século passado, mas foi residir ainda novo para a Figueira da Foz. Trabalhou nos mais variados setores de atividade, de apanhador de percebes a professor, operário fabril ou bancário.

A partir de 2001 encontrou no todo-o-terreno a forma de comunicar a outros a sua paixão pelo património. Em busca de mais ferramentas para consolidar essa mesma paixão, licenciou-se, em 2015, em Estudos Artísticos, Minor em Artes e Património, pela Universidade Aberta.

As artes, de resto, estiveram sempre presentes no seu percurso, recolhendo, como argumentista e realizador, distinções na área do vídeo (Louvor no BAVA-British Amateur Video Awards, com o filme ‘Festival Blues’, em 1989; Menção Honrosa no FIVA-Festival Internacional de Vídeo do Algarve, com o filme ‘Canais’, em 1991; Menção Honrosa no 1.º Festival de Vídeo de Oeiras, com o filme ‘Canais’, em 1992; Prémio de Humor no 5.º Festival de Vídeo de Oeiras, com o filme ‘Amor à primeira vista’, em 2000).

Por outro lado, a paixão pela fotografia surgiu muito cedo, fruto de uma câmara e um livro oferecidos pela madrinha. Não se preocupa muito com o lado técnico, deixando-se antes levar pela composição, num olhar atento e diferente ao que o rodeia.

O encontro dessas duas paixões resultou no livro ‘Portugal de Norte a Sul pela E.N. 2 –- Uma viagem fotográfica’.

Nuno Furet expôs no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz e na Biblioteca da Universidade do Algarve, em Faro, em 2020; na Escola Secundária com 3.º Ciclo do Entroncamento, na Biblioteca Municipal São Brás de Alportel, na Biblioteca Municipal de Almodôvar, no Centro Cultural de Poiares, em Vila Nova de Poiares, na Biblioteca Municipal de Castro Verde, em 2021; e já este ano, na Biblioteca de Santa Comba Dão.


BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SILVES APRESENTA EXPOSIÇÃO “MENTE SÃ EM CORPO SÃO”

 O Município de Silves promove, durante o mês de fevereiro, a exposição temática “Mente Sã em Corpo São”, na Biblioteca Municipal de Silves.

Os leitores têm ao seu dispor, na Sala António Lobo Antunes, sugestões no âmbito da promoção do livro e da leitura, que apelam a um estilo de vida saudável através da prática da atividade física e de uma alimentação cuidada.

Em fevereiro destacamos para si:

 

“Mexa-se… pela sua saúde”, de Dr. J. L. Themudo Barata

Sinopse

Ainda é dos que pensa que mexer-se é uma questão secundária, que é defendida por alguns entusiastas, mas que não tem grande impacto na SUA vida?

Então este livro é para si. Mas se já pratica atividade física, este livro também lhe será útil, pelos esquemas e conselhos práticos que traz.
Redigido em linguagem simples e clara, embora baseado na evidência científica mais recente, o livro foca a importância para a saúde de ter um padrão de vida fisicamente ativo, que não significa forçosamente ter de ser desportista.

Foca as vantagens e limitações das várias formas de atividade física, quer para pessoas saudáveis, quer para quem sofre das doenças mais frequentes, de modo a que possa fazer a SUA opção consciente, conforme a SUA situação clínica.

 

“Pilates”, de Patricia Lamo

Sinopse

“Pilates”, é um livro técnico de conhecimento essencial para quem deseja melhorar o seu estilo de vida, de maneira suave e holística.

 

“Yoga”, de Noa Belling

Sinopse

É um guia para principiantes, claro e conciso, baseado no Hatha Yoga, que fornece ensinamentos como: posturas básicas, respiração e meditação; como praticar Yoga em casa.

 

“Ioga Feliz”, de Tara Fraser

Sinopse

Descubra como encontrar a felicidade de maneira fácil e eficaz. Relaxe em qualquer altura através de posições simples. Descontraia com exercícios de 3 minutos para emergência.

Sejam quais forem as nossas motivações, a conceituada professora de ioga Tara Fraser ensina-nos como alcançar - e manter - sentimentos de satisfação, serenidade e até mesmo felicidade.

 

“Alongamentos: para alívio do stress” de Mark Evans

Sinopse

Energia e relaxamento com técnicas fáceis de alongamentos de Yoga.

 

“O meu plano do bem”, de Isabel Silva

Sinopse

Este livro é mais do que um livro de receitas, é um livro onde a Belinha partilha o seu estilo de vida que inclui necessariamente a sua paixão pelo desporto. Nem todos temos de correr maratonas, nem todos fazemos 10 quilómetros, mas todos temos obrigação de encontrar uma atividade que nos dê prazer para pôr o nosso corpo a mexer!

 

“Eu sei como ser feliz”, de isabel Silva

Sinopse

Eu sei como ser feliz Mesmo quando não estou… «Todos temos um momento das nossas vidas em que precisamos de parar para refletir e escutar com atenção os sinais do nosso corpo»

Foi preciso parar e refletir. Este livro é o resultado desta sua transformação. Uma maior consciência de si, do seu corpo e da sua mente, da forma como encara o desporto, a alimentação honesta e saborosa e a sua pegada ecológica no mundo.

 

Marinha Grande | HUMORISTA FÁBIO PORCHAT CONHECE HISTÓRIA DO VIDRO DA MARINHA GRANDE

 

O ator brasileiro Fábio Porchat, conhecido da série humorística Porta dos Fundos, esteve, no dia 2 de fevereiro, na Marinha Grande para gravar cenas alusivas à indústria vidreira, para um episódio da série “Viagem a Portugal”, sobre a obra homónima de José Saramago, que será transmitida a partir de setembro, na RTP1, no âmbito do centenário do nascimento do Nobel da Literatura.

Para esta série de seis episódios, realizada por Ivan Dias, o humorista está a percorrer o País para recriar os relatos da viagem que José Saramago imortalizou no livro “Viagem a Portugal”, escrito há 41 anos, conferindo-lhe um novo e humorístico olhar.
Na Marinha Grande, o apresentador Fábio Porchat foi recebido e guiado pelo presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, para falar sobre a indústria vidreira e a história local. As cenas foram gravadas no património Stephens, compreendendo a Praça Guilherme Stephens, Jardim Stephens e Museu do Vidro. Estiveram ainda na antiga Fábrica Escola Irmãos Stephens, recordando o local onde José Saramago terá passado, tal como é referenciado no livro.
A referência à Marinha Grande vai ainda ser feita nas filmagens que foram registadas na empresa Vidrexport, onde Fábio Porchat foi conduzido pelo sócio-gerente Hermenegildo Santos, para mostrar a produção de vidro soprado manualmente e o calor em redor dos fornos.

Porto de Mós | Jovem Autarca já tem vencedor!

A iniciativa Jovem Autarca, que nasceu de uma recomendação do Conselho Municipal da Juventude, proporcionou aos candidatos um primeiro contacto com a vida autárquica, numa estreita ligação à escola e à comunidade. 

Érica Silva, a jovem autárquica eleita e a sua equipa, vão agora executar o programa eleitoral. Ao longo do ano serão proporcionadas a todos os alunos envolvidos na iniciativa, novas experiências no contacto com a vida autárquica. A iniciativa termina no final do ano letivo.

Ansião | Constituído novo Conselho Municipal de Educação


O Conselho Municipal de Ansião reuniu no passado dia 2 de fevereiro, em conformidade com os normativos legais, com a nova composição para o mandato 2021/2025, deliberada pela Assembleia Municipal, nos termos propostos pelo órgão Câmara Municipal.
A reunião decorreu no Auditório Municipal sob a presidência do vereador da Educação, Paulo Fernandes, com o objetivo de apreciar várias áreas da responsabilidade do município e de cada um dos agentes educativos, nomeadamente projetos educativos municipais e das entidades representadas, ação social escolar, medidas de desenvolvimento educativo, entre outros assuntos de relevância para a criação de uma escola promotora do bem-estar e do sucesso escolar.

No âmbito das suas competências, o Conselho Municipal de Educação analisou informação prestada relativamente ao acompanhamento do funcionamento do sistema educativo e propôs as ações consideradas adequadas à promoção de maiores padrões de eficiência e eficácia do mesmo.

Perante os resultados apresentados, o vereador da Educação manifestou a sua satisfação pelo facto de os mesmos indiciarem a existência de uma comunidade consciente de que a Educação é um motor de desenvolvimento do território, deixando um sentido agradecimento a toda a comunidade educativa, pela entrega e dedicação a crianças e alunos/as do concelho de Ansião, destacando a abnegação de todos/as nos tempos difíceis que a pandemia tem imposto a toda a comunidade escolar.

Reguengos de Monsaraz recebeu dois compostores comunitários para reciclagem do lixo orgânico

A Gesamb – Gestão Ambiental e de Resíduos e o Município de Reguengos de Monsaraz instalaram dois compostores comunitários na cidade, no âmbito da Missão Cascas Solidárias. Os compostores estão localizados junto à Praça de Toiros José Mestre Batista e no estacionamento em frente ao centro de saúde.

Desta forma pretende-se incentivar a população e as instituições a adotarem hábitos de reciclagem do lixo orgânico que produzem. Nos compostores comunitários poderão ser depositados restos de frutas e vegetais crus, cascas de ovos esmagadas, borras e filtros de café, pedaços e migalhas de pão, cascas de frutos secos não rígidas, saquetas de chás e ervas, flores e folhas frescas ou secas sem sementes.

 

Este projeto desenvolvido pela Gesamb abrange 12 municípios do distrito de Évora e vai também ajudar quem mais precisa, pois os habitantes destes concelhos vão contribuir para angariar apoios para crianças e adultos com deficiência e necessidades especiais. Assim, à quantidade de resíduos orgânicos que os cidadãos vão separar e depositar será atribuído um valor que será convertido em apoio monetário para dar a Instituições Particulares de Solidariedade Social com presença local e/ou regional.

 

A Gesamb já entregou os compostores domésticos e vai efetuar de 5 a 12 de fevereiro uma campanha porta-a-porta para informar os munícipes da zona de influência dos compostores comunitários sobre este projeto e incentivar a separação e a reciclagem dos resíduos orgânicos através da compostagem comunitária. 


Os munícipes que quiserem aderir ao projeto de compostagem doméstica podem pedir o seu compostor através do e-mail: replanta.info@gmail.

 

 

Cantanhede: Workshop "Redes Sociais para Negócios" || participação Gratuita|| 7 Fevereiro


AEC – Associação Empresarial de Cantanhede, vem por este meio apresentar o workshop de 1h em “Redes sociais para negócios”, uma iniciativa da ACEPI-Associação Economia Digital Portuguesa através do Comércio Digital em parceria com 50 associações do país da qual a AEC faz parte.

Será realizado dia 7 de fevereiro pelas 19h30 até 20h30 e o orador estará online.

No entanto poderão assistir aqui nas instalações da AEC com um moderador de sala ou então assistem diretamente pelo link que vos será fornecido após inscrição.

Nesta sequencia de workshops que a ACEPI pretende disponibilizar gratuitamente ás PMEs e Micro Empresas teremos mais 2 workshops em Março no dia 23 que iremos divulgar mais perto da data, sendo que os eventos já estão publicados no N/ Facebook e no do “Comércio Digital”

O evento é gratuito mas exige inscrição. Agradecemos a confirmação. Será necessário apenas o nome, email, empresa e setor da atividade, porque somos obrigados a apresentar evidências dos eventos e participantes dos mesmos.

 

Cocaína contaminada mata mais de 20 pessoas na Argentina

A droga terá sido “cortada” com uma substância tóxica e acredita-se que os motivos poderão ter sido uma disputa de gangues na cidade San Martín.

Os média locais avançam que pelo menos 20 pessoas morreram e várias estão sob cuidados de saúde após ter sido detetada a presença de uma substância altamente tóxica misturada com cocaína – as autoridades de Buenos Aires já estão a investigar o caso. A polícia adiantou que a cocaína foi vendida num bairro muito pobre em San Martín, “Puerta 8”, num subúrbio a norte da capital.

Os peritos estão a analisar a droga para que se consiga fazer uma autópsia e dessa forma entender a causa das mortes, contudo já é avançado que as motivações podem estar relacionadas com uma batalha entre narcotraficantes locais. As autoridades argentinas reportaram a morte de oito pessoas que pertenciam ao mesmo grupo e que, todas elas, morreram após comprarem a droga na terça-feira. Desde então o número de óbitos não tem parado de aumentar.

O procurador-geral de San Matín, Marcelo Lapargo, revelou a perplexidade com este caso: ”Este acontecimento é uma absoluta exceção. Não temos precedente.” – Confessa Lapargo ao canal “Todo Noticias”. “Se este tipo de situações e a natureza do tráfico de droga mudou a ponto de isto se tornar comum, espero nunca mais ver uma coisa destas.”

O ministério da saúde argentino não tardou a pronunciar-se sobre o sucedido e a avançar com mais dados. Segundo o ministério contam-se 20 mortos, 74 hospitalizados e, desses, 18 estão ventilados. Lapargo acrescenta que a prioridade é “remover o veneno do mercado negro” e impedi-lo de ser vendido: “Deve haver muita gente com dinheiro no bolso e o número de hospitalizados mostra-nos que o mais importante é parar este risco extremamente elevado.

Sergio Berni, o ministro da segurança de Buenos Aires, avisou “aqueles que podem ter comprado drogas nas últimas 24 horas” para se livrarem delas a fim de prevenir um eventual contacto com o veneno.

A polícia argentina já confirmou a detenção de 12 pessoas. Segundo a Globo, o caso dificilmente será uma operação isolada, uma vez que nos últimos anos tem aumentado a entrada de cocaína na Argentina com vista a ser espalhada pela Europa.

Imagem: Tribuna de Petrópolis

EasyJet anuncia mais três rotas a partir do Porto

Companhia aérea "low-cost" vai colocar mais dois aviões no aeroporto Sá Carneiro, criando mais 350 mil lugares.

A easyJet anunciou esta quinta-feira que vai basear mais dois aviões no aeroporto do Porto que lhe permitirão abrir três novas rotas para Porto Santo, Madrid e Colónia.

Esta nova aposta da companhia aérea "low-cost" vai permitir reforçar a capacidade em 350 mil lugares e criar 70 empregos diretos.

Com este reforço, a companhia eleva a frota em Portugal para um total de 15 aviões baseados (cinco em Lisboa, seis no Porto e quatro em Faro) e os postos de trabalho para mais de 520 pessoas, das quais 214 baseadas no Porto, avançou em conferência de imprensa o diretor-geral da easyJet para Portugal, José Lopes.

Todas as regiões da UE pela primeira vez com alto risco para viagens

Todas as regiões da União Europeia (UE) estão hoje, pela primeira vez, ‘pintadas’ a vermelho-escuro no mapa do Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) sobre risco para viagens, equivalendo a risco bastante elevado de circulação do SARS-CoV-2.

Neste mapa do ECDC, que é atualizado semanalmente à quinta-feira, os Estados-membros da UE são classificados de acordo com um indicador que se baseia na taxa de notificação de casos a 14 dias, ponderada pela utilização da vacina nessa região.

Na atualização hoje divulgada, todas as regiões da UE (incluindo Portugal continental, Açores e Madeira) estão na pior categoria de todas neste sistema de semáforos, a vermelho-escuro, que é referente a regiões onde o SARS-CoV-2, o coronavírus que causa a covid-19, circula a níveis muito elevados.

A categoria vermelho-escuro significa especificamente que a taxa ponderada (que inclui a taxa de notificação de casos de 14 dias numa região específica e a taxa de vacinação nessa região) é igual ou superior a 300.

Este mapa da agência europeia, em vigor desde o final de 2020, segue um sistema de semáforos sobre a propagação da covid-19 na UE, a começar no verde (situação favorável), passando pelo laranja, vermelho e vermelho-escuro (situação muito perigosa) e serve de referência para os Estados-membros sobre as restrições a aplicar às viagens no espaço comunitário.

A classificação surge numa altura de elevado ressurgimento de casos de infeção com o coronavírus SARS-CoV-2 principalmente devido à elevada transmissibilidade da variante Ómicron.

Numa resposta enviada à agência Lusa na semana passada, o ECDC disse estimar que a maioria dos cidadãos europeus tenha imunidade por infeção ou vacinação anticovid-19 até à primavera ou verão, admitindo consequentes baixas taxas de transmissão e passagem para situação de endemia.

Também nessa altura, a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou que a variante de preocupação Ómicron, altamente contagiosa, pode infetar 60% dos europeus até março, iniciando uma nova fase da pandemia na Europa que a pode aproximar do seu fim, opinião que o ECDC disse à Lusa partilhar.

Já hoje, a OMS considerou que a Europa tem agora uma “oportunidade única” de controlar a pandemia da covid-19, salientando que uma parte importante da população está imunizada e que a variante Ómicron é menos grave.

Dados divulgados no ‘site’ do ECDC sobre vacinação revelam que, na União Europeia, 70,3% da população total terminou o curso primário de vacinação (com duas doses ou dose única), o equivalente a 314 milhões de pessoas.

Ainda segundo os dados do centro europeu, que têm por base as notificações dos Estados-membros, cerca de 201 milhões de doses de reforço foram já administradas no espaço comunitário, abrangendo 45,1% da população total da UE.

Madremedia/Lusa

 

Morreu o realizador de cinema Lauro António

Lauro António foi uma das mais aclamadas figuras do cinema português, responsável por filmes como "Manhã Submersa" e "O Vestido Cor de Fogo". Tinha 79 anos, e além de realizador, foi também crítico, programador e historiador do cinema, entre outras facetas relacionadas com a Sétima Arte.

Segundo o filho, Frederico Corado, Lauro António sofreu "um ataque cardíaco fulminante" hoje de manhã em casa, em Lisboa.

Não há ainda informações sobre cerimónias fúnebres.

Com uma longa e diversificada ligação ao cinema, Lauro António foi espectador, crítico, programador, diretor de festival, professor, cineclubista, argumentista e realizador, tendo também encenado para teatro.

Foi autor de cerca de 50 livros relacionados com cinema e mais de uma dezena de obras cinematográficas, sendo as mais reconhecidas "Manhã Submersa" (1980) e "O Vestido Cor de Fogo" (1985), adaptações literárias de Vergílio Ferreira e José Régio, respetivamente.

Nascido em Lisboa, a 18 de agosto de 1942, Lauro António de Carvalho Torres Corado passou a infância e parte da adolescência em Portalegre, que terá sido decisiva na forma como se aproximou da escrita e da cultura, em particular do teatro e do cinema.

De regresso a Lisboa, em 1958, formou-se em História e ainda nos tempos de faculdade, na década de 1960, começou por ser crítico de cinema nos jornais República e Diário de Lisboa, na revista Plateia, que estenderia depois à revista Opção, ao Diário de Notícias, a A Capital e ao semanário Se7e, entre outras publicações. Foi membro do Cine-Clube Universitário de Lisboa e dirigente do ABC Cine-Clube.

Depois de ter experimentado a realização durante o serviço militar, Lauro António fez o primeiro filme profissional em 1975, quando rodou a 'curta' documental "Vamos ao Nimas", sobre os cinemas de Lisboa.

O caminho atrás das câmaras fez-se anos depois com a adaptação do romance "Manhã Submersa" (1980), de Virgílio Ferreira, possivelmente o mais conhecido filme da carreira de Lauro António como realizador.

No "Dicionário de Cinema Português", Jorge Leitão Ramos escreve que, com "Manhã Submersa", Lauro António tornou-se "um nome seguro da geração dos anos 70", mas as obras seguintes, como a série "Histórias de mulheres" e "Vestido cor de fogo", não tiveram tanta visibilidade.

A intensa atividade em torno do cinema fê-lo programar para várias salas de cinema, colaborar com a RTP e a RDP, publicar ensaios, dirigir festivais de cinema em Portalegre, Seia, Viana do Castelo e em Famalicão, e lecionar, consecutivamente, em cursos sobre cinema.

Nos anos 1990, estreou-se como encenador, com a peça "Encenação", no Teatro de Animação de Setúbal, mas ficou mais conhecido sobretudo pelo programa televisivo "Lauro António apresenta", título que recuperou para um blogue que atualizava com regularidade com crítica sobre cinema.

É autor de livros em torno do cinema, como "Cinema e Censura em Portugal" e "O Cinema entre Nós".

Em 2018, Lauro António recebeu o Prémio Carreira do Fantasporto, foi distinguido pela Academia Portuguesa de Cinema com um prémio Sophia de carreira e condecorado pelo Presidente da República com o grau de comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

No início de 2021, foi criada em Setúbal a Casa das Imagens, uma biblioteca e mediateca cuja conclusão apenas foi possível com a doação por parte de Lauro António de 50 mil livros, filmes, fotografias, cartazes, documentos e objetos relacionados com cinema e imagem. Este foi apenas uma parte do acervo pessoal que o cineasta quis disponibilizar para consulta pública, para que não se dispersasse ou caísse no esquecimento.

De resto, foi Lauro António o encarregado de dirigir a Casa das Imagens — inaugurada em maio de 2021 — e a dinamizar uma programação com ciclos de cinema e publicação de livros - o primeiro dos quais sobre o filme negro norte-americano -, debates e criação de um arquivo de entrevistas de vida de figuras ligadas a esta arte.

Madremedia/Lusa
Imagem: RTP