terça-feira, 3 de outubro de 2023

Portalegre | Dádiva para recordar

Na nossa história, algumas brigadas que efetuamos contaram com ampla participação. E a última colheita realizada pela Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre / ADBSP, em conjugação com a Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSNA, fez-nos recordar esses tempos.
Uma jornada que tão cedo não esqueceremos! A ação em causa inseriu-se no 24.º aniversário do Grupo Motard Novo Milénio. Sempre que esta coletividade apaga velas realiza uma dádiva de sangue. Até ao kartódromo de Portalegre rumaram 63 pessoas (ainda compareceu mais gente mas, humanamente, foi impossível atender a todos). Dos presentes, 27 eram mulheres. Uma vez avaliados os voluntários, não foi possível a oito concretizar a dádiva. Mas, em boa hora, foram 55 as unidades de sangue reunidas nesta dádiva dos motards.
Dos presentes, 16 doaram sangue pela primeira vez na vida, dos quais sete do sexo feminino. Também não é todos os dias que acontece tão exímio número de batismos na doação. O Registo Português de Dadores de Medula Óssea passou a contar com mais um interessado.
O grupo aniversariante acolheu todos, mesmo sem serem pessoas ligadas às motas, de modo simpático e especial e fez questão de proporcionar um apetitoso almoço convívio.
07 de outubro em Arronches
As colheitas da ADBSP têm lugar aos sábados de manhã. A sete de outubro estaremos na sede do Rancho Folclórico de Arronches (a data teve de ser alterada, relativamente ao nosso calendário 2023). A 14 de outubro podem-nos encontrar na sede do Grupo Desportivo Cultural e Social de Vale de Cavalos – Alegrete.
Doar sangue é disponibilizar vida, solidariedade, amizade!

Dia Nacional do SNS 2023

 No dia 15 de setembro de 1979, com a publicação da Lei nº 56/79 em Diário da República, nasceu o Serviço Nacional de Saúde (SNS), assegurando assim o direito de todos os cidadãos à proteção da sua saúde e a prestação dos cuidados de saúde necessários, independentemente da sua condição económico-social.
Do SNS fazem parte todos os serviços e entidades públicas prestadoras de cuidados de saúde, nomeadamente, agrupamentos de centros de saúde, estabelecimentos hospitalares e unidades locais de saúde.
Em 2009, aquando do 30º aniversário do SNS, foi instituído o Dia Nacional do SNS, assinalado anualmente a 15 de setembro.

A Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano

A Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA, EPE), enquanto parte integrante do Ministério da Saúde, e consequentemente do Serviço Nacional de Saúde, é responsável pela prestação de cuidados de saúde, primários e hospitalares, a toda a população do distrito de Portalegre.
Na ULSNA trabalhamos diariamente em prol da saúde dos cidadãos do Alto Alentejo, lutando para que todos tenham uma resposta adequada, de qualidade, e em tempo útil, aos seus problemas de saúde.

Cuidados de saúde no primeiro semestre de 2023
No primeiro semestre deste ano, realizaram-se 51 801 atendimentos nos serviços de Urgência da ULSNA, dos quais menos de 3% foram readmitidos até 72 horas depois da alta médica, e menos de 7% tiveram necessidade de internamento.
Ao nível dos Cuidados de Saúde Primários (CSP) no Agrupamento de Centros de Saúde de São Mamede foram realizadas 142 252 consultas presenciais e 90 962 consultas não presenciais, num total de 233 214 consultas.
Nos serviços de Consulta Externa (Hospitais de Portalegre e de Elvas) foram realizadas 21 325 primeiras consultas, mais 17,66% que em 2022, e 45 152 consultas subsequentes, mais 19,50% que no ano passado. 12,70% destas consultas foram realizadas por referenciação dos CSP.
Ao nível da Cirurgia, realizaram-se 3183 intervenções cirúrgicas: 856 programadas, 2026 em ambulatório e 301 em contexto de urgência. Dados estes que se traduzem em 24,22% de produção adicional face ao previsto.
Foram realizadas um total 6528 sessões de Hospital de Dia, das quais a maior parte (6237 sessões) corresponde às áreas de Pediatria, Pneumologia e Oncologia, e as restantes a Imunohemoterapia (198) e Cuidados Paliativos (93).
Em termos de serviços domiciliários: o Hospital Doutor José Maria Grande (Portalegre) efetuou 432 domicílios, números extremamente positivos tendo em conta que em 2022 foram realizados apenas 4; o Hospital de Santa Luzia (Elvas) realizou 339 hospitalizações domiciliárias, uma variação de 73,85% face ao ano passado (195).
Quanto ao Bloco de Partos, realizaram-se 206 partos no primeiro semestre, menos 9,25% que em 2022, e dos quais 37,86% foram por cesariana.

ULSNA
José Rui Marmelo Rabaça

Centro de Saúde de Nisa realiza sessões de Saúde Oral

O Centro de Saúde de Nisa, através da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) e da Higienista Oral, Ana Calha, realizou sessões de Saúde Oral para as crianças do concelho, durante os meses de julho e agosto, com o objetivo de alertar e sensibilizar para a importância de uma boa Higiene Oral.

As sessões decorreram no centro de estudos UNICUS e na União de Freguesias do Espírito Santo, Nossa Senhora da Graça e São Simão, em Nisa.

ULSNA

Ação de SBV promovida pela VMER

 No passado dia 13 de setembro, 8 membros da equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Portalegre realizaram uma formação sobre Suporte Básico de Vida (SBV), no Agrupamento de Escolas José Régio, em Portalegre.
Estiveram presentes cerca de 80 docentes e não docentes, numa formação cujo objetivo foi capacitar os mesmos para a identificação de uma vítima em paragem cardiorrespiratória, e como atuar nesta situação, nomeadamente através de chamada imediata para o 112 e início das manobras de suporte básico de vida.

Durante a formação, após uma introdução teórica sobre o assunto, os formandos tiveram a oportunidade de adquirir competências práticas, praticando em manequins as manobras de suporte básico de vida e de desobstrução da via aérea“, informou a entidade através de um comunicado.

No mês de outubro, vai decorrer um curso de Suporte Avançado de Vida (SAV) no Centro de Saúde de Portalegre, entre os dias 11 e 13, dirigido a todos os profissionais da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA).

ULSNA 

UCC Nisa realiza atividades de promoção da Saúde

 A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Nisa realizou, entre julho e setembro, diversas atividades e ações de promoção da Saúde junto das crianças e dos jovens que frequentaram as academias de férias do concelho.
As atividades incidiram sobre temas como a “Alimentação Saudável”, “A importância da Atividade Física” e “Cuidados com a Exposição Solar”, através de uma aprendizagem leve, flexível, e centrada na/o criança/jovem.

As atividades foram realizadas no contexto das academias de férias e atividades de tempos livres do Município de Nisa e da União de Freguesias de Espírito Santo, Nossa Senhora da Graça e São Simão, tendo participado um total de 50 crianças e 8 animadores, em 5 sessões distintas.

ULSNA
José Rui Marmelo Rabaça


Castelo de Paiva | Com passeio pelo concelho e muita animação musical. Moto Clube Paivense garantiu sucesso na realização de mais um  “ Convívio Motard “

 Cerca de 800 participantes marcaram presença na iniciativa

Tal como em anteriores edições, o Moto Clube Paivense garantiu no passado Sábado, mais um rotundo sucesso, com a realização do seu habitual Convívio Motard, uma jornada emocionante de grande confraternização que reuniu os associados da colectividade paivense e perto de oito centenas de entusiastas das duas rodas de diversas zonas do país, nomeadamente representantes de outros moto clubes que costumam colaborar e fazer parceria com a congénere local.
Segundo Nuno Monteiro, presidente do Moto Clube Paivense, contabilizaram-se cerca de 800 participantes neste evento anual e, sustentado numa organização bem estruturada, por todos elogiada, o programa contemplou uma recepção aos motociclistas a meio da manhã, um churrasco à hora do almoço e um passeio pela região durante a tarde, percorrendo parte do território municipal, assim com, uma prova de vinhos em Real ( Quinta do Gafanhão ) e degustação de petiscos regionais, registando-se uma paragem na zona ribeirinha de PedoridoChoupal ( Aquapura ), com show da Banda “ Ard Holivs “ e depois, ao final da tarde, teve lugar um jantar convívio, com caldo verde, bifanas, castanhas assadas e o bom vinho verde de Castelo de Paiva, realizando-se de seguida, a cerimónia de entrega de lembranças aos participantes na sede da colectividade, localizada em Gração, junto à antiga escola preparatória, onde aconteceu um grande convívio com animação musical pela noite dentro, com a mesma banda, e algumas surpresas que potenciaram uma excelente confraternização.
Uns pela comida, outros pelo vinho novo, outros pelo passeio, outros ainda pelo convívio e troca de experiências, muitos foram aqueles que marcaram presença, e só deixaram Castelo de Paiva já a madrugada ia alta, não sem antes darem os parabéns ao Moto Clube Paivense, pela boa organização, num ano em que bateu um recorde de presenças e contabiliza 26 anos de existência, com actividade permanente.
Na sede da colectividade, localizada em Gração, junto à antiga escola preparatória, os dirigentes do Moto Clube Paivense, na cerimónia de entrega de lembranças aos grupos e clubes, tiveram a oportunidade de elogiar o espírito motard, a todos dando a boas vindas a Castelo de Paiva, ao mesmo tempo que alguns dirigentes de outros clubes, deixaram uma palavra de gratidão ao Moto Clube Paivense por continuar a realizar esta grande iniciativa e continuar a levar bem longe o nome do concelho, realçando depois, o presidente Nuno Monteiro, a grandeza deste encontro e a dinâmica organizativa evidenciada, considerando ser uma iniciativa que já é uma referência em Castelo de Paiva e que merece ser apoiada, atraindo adeptos motociclistas de vários pontos do país que confraternizam em salutar convivialidade, numa jornada contemplada com animação musical pela noite dentro, destacando-se a actuação muito aplaudida dos “ Ard Holivs “.
Para o presidente do Moto Clube Paivense, as expectativas foram ultrapassadas e o balanço é francamente positivo, tendo em conta que foi possível acolher perto de 800 participantes numa jornada de grande convivialidade, que atraiu muitos adeptos motociclistas e que decorreu da melhor forma, destacando-se o agrado dos participantes que enalteceram esta organização da colectividade paivense, prometendo voltar no próximo ano, destacando, em jeito de agradecimento, o apoio da Câmara Municipal, e da União de Freguesias de Sobrado/ Bairros, da Rota N 222, e de várias empresas da região.
















Carlos Oliveira
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas
Assessor de Imprensa

NATAÇÃO DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA PROMOVEU WORKSHOP COM A PARTICIPAÇÃO DA NUTRICIONISTA MARTA GIL

 
No passado dia 30 de setembro decorreu no Museu da Pedra, gentilmente cedido pelo Municipio de Cantanhede, uma palestra/workshop dirigido a pais e atletas da Secção de Natação da Associação Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, em parceria com a clínica Fisio André Viegas, na qual participou na qualidade de oradora a nutricionista Marta Gil.
Nessa sessão de educação alimentar, promovida pela Secção de Natação, Marta Gil abordou diversos temas, nomeadamente o papel da nutrição na performance desportiva, as funções do nutricionista em contexto desportivo, a importância de uma composição corporal otimizada e explicação da diferença entre métodos na sua avaliação (lipocalibrador vs bioimpedância).
A nutricionista Marta Gil, referiu a todos os presentes a importância da roda da alimentação mediterrânea, como a base de uma alimentação saudável, abordando igualmente os vários macro e micronutrientes, as suas funções, recomendações, o que deve ser incluído na lista de compras em cada um dos grupos, bem como a comparação da composição nutricional entre diferentes alimentos comercializados.
Para além destas questões, Marta Gil, que nesta época desportiva, tem a seu cargo o acompanhamento nutricional dos nadadores da Sociedade Columbófila, abordou igualmente alguns mitos e “falsos saudáveis”, referindo aos presentes a necessidade da aprendizagem da interpretação da leitura de rótulos e como proceder às melhores escolhas nas cadeias de alimentação tendo por último, dado alguns conselhos sobre organização semanal de refeições.
Esta palestra/workshop, realizada no auditório do Museu da Pedra, na cidade de Cantanhede, contou com a presença de atletas e seus familiares, num total de 50 participantes e teve a duração aproximada de 45 min.


Prémios ANAM vão ser entregues durante a Semana Europeia do Poder Local

 

Cerimónia: dia 12 de Outubro, às 16h00, em Leiria

Reunida e tomada a decisão do júri sobre os trabalhos e candidaturas propostas aos Prémios ANAM e de forma a assinalar a Semana Europeia do Poder Local, a ANAM (Associação Nacional de Assembleias Municipais) irá fazer a entrega das distinções no próximo dia 12 de Outubro, às 16h00, no “Celeiro da Casa do Terreiro” da Caixa de Crédito de Leiria, no Largo Cândido dos Reis, 19-25, em Leiria. O nome dos vencedores será divulgado na cerimónia.

Os Prémios ANAM reconhecem os melhores trabalhos realizados em 2022 sobre valorização e dignificação das Assembleias Municipais, bem como o seu papel na organização democrática dos municípios. O júri foi constituído por Albino Almeida, Presidente da ANAM e por dois elementos eleitos no Conselho Geral: Hortense Lopes Santos e Ângela Guerra, respetivamente as Presidentes de Assembleia Municipal de Braga e de Pinhel. Existem três categorias de galardão, tendo-se registado candidaturas aos prémios diversas assembleias municipais, de todo o país. Foram ainda recepcionados trabalhos jornalísticos e académicos.

·Prémio Boas Práticas nas Assembleias Municipais - Promoção das boas práticas bem como o e seu impacto local na relação com os munícipes – a esta categoria concorreram as assembleias de Ferreira do Zêzere, Ílhavo, Lisboa, Loures, Marvão, Monchique, Murça, Oliveira de Azeméis e Ourém.

 

·Prémio Trabalhos de Âmbito Escolar - Destaca trabalhos ou iniciativas que contribuam para o desenvolvimento e promoção da cidadania e participação democrática no seio da comunidade escolar e local.

 

·Prémio Dr. José́ Manuel Pavão - Dirigido a pessoas e entidades, autoras de estudos e trabalhos de investigação académica e jornalística que promovam a difusão dos direitos e liberdades fundamentais, valores democráticos e valorização do poder local.

 

A ANAM - Fundada em 2016, representa 206 Assembleias Municipais (AM) associadas, distribuídas pelo território continental, Açores e Madeira. Sendo um dos mais importantes órgãos do Poder Local, e criadas após o 25 de Abril, as AM são pela sua natureza as Casas da Democracia nos 308 concelhos.

 

A ANAM tem, desde sempre, por principal objetivo valorizar o papel das Assembleias Municipais na organização dos municípios, apoiando e promovendo, através do Centro de Valorização dos Eleitos Locais (CVEL) estudos, seminários, congressos e publicações, entre outras iniciativas de aproximação das AM's às populações.   

De assinalar que a Edição dos Prémios ANAM está integrada, sendo um dos momentos principais, na Semana Europeia do Poder Local que decorre de 9 a 12 de Outubro.

Nessa semana, a ANAM e o CVEL aditarão à sua vasta edição sobre diversos temas relacionados com o Poder Local uma publicação dedicada ao Protocolo Autárquico, facultará uma sessão de valorização dedicada à Segurança Humana, iniciará o Curso de Direito Municipal, assinará Protocolos com entidades variadas, e estará representada em diversas iniciativas a nível nacional.

Esta é uma forma de sublinhar a diversidade, quantidade e qualidade dos meios que tem disponibilizado para uma melhor capacitação dos eleitos locais.

 

Lucinda Gamito

Especialistas em flores e plantas ornamentais debatem futuro do setor em Coimbra


As 8as Jornadas Ibéricas de Horticultura Ornamental realizam-se nos dias 12 e 13 de outubro de 2023, na Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC), para analisar os desafios da produção deste setor e propor soluções validadas pela Ciência, tais como a edição genética de plantas, ou técnicas agronómicas para produzir de forma mais sustentável, utilizando menos água, pesticidas e adubos, no contexto das alterações climáticas e do Pacto Ecológico Europeu. A organização das Jornadas é liderada pela Associação Portuguesa de Horticultura, em parceria com a ESAC e a Sociedade Espanhola de Ciências Hortícolas, e tem o apoio da APPPFN-Associação Portuguesa de Produtores de Plantas e Flores Naturais e da Associação Portuguesa das Camélias.
Estas Jornadas têm como objetivo promover a partilha do conhecimento, ampliando a comunicação entre especialistas, investigadores, estudantes, produtores nacionais e internacionais na área das flores e plantas ornamentais, e pretendem também contribuir para o desenvolvimento de estratégias que promovam a aplicação de boas práticas ambientais, tendo em vista a otimização da produção e a sua sustentabilidade.

O programa das Jornadas inclui, no dia 12 de outubro da parte da tarde, visitas técnicas a duas empresas: a MariFlores, produtora de ericas e azáleas, em Mira, e a Planalto das Agras, especialista na produção de antúrios e de kiwi, em Vagos.

Em Portugal, a produção de flores e plantas ornamentais representa 600 milhões de euros e gera 5000 postos de trabalho. Apesar do crescimento da procura com a pandemia, o país tem um dos consumos per capita de flores e plantas mais baixos da Europa e enfrenta múltiplos desafios para se manter competitivo, desde a falta de água e as alterações climáticas, à escassez de mão de obra especializada, ao aumento dos custos de produção.

O confinamento no período Covid levou a um crescendo da importância das plantas e flores para o consumidor final, que tem vindo a procurar cada vez mais produtos sustentáveis, seja ao nível de métodos de produção, como de comercialização. Neste contexto, as Jornadas darão nota dos benefícios da certificação no cultivo de plantas ornamentais em Portugal.

Os benefícios dos espaços verdes em contexto urbano para o bem-estar das populações e para a melhoria do ambiente estão cientificamente comprovados. A mesa-redonda ‘Gestão de Espaços Urbanos, Paisagísticos e Turísticos’ reunirá um painel de especialistas que analisarão a importância das flores e plantas ornamentais neste contexto e à luz das suas áreas de atividade: investigação, produção de flores e plantas, arquitetura paisagística, manutenção e requalificação de estruturas verdes e turismo.

Já no que se refere à União Europeia, a fileira da Horticultura Ornamental gera uma receita anual de 22 099 milhões de euros. Ao nível mundial, estima-se que em 2027, só o mercado das flores de corte atinja um valor global de 45 mil milhões de euros.

Programa e inscrições no site das Jornadas: https://aphorticultura.pt/eventos/8JIHO/

Isabel Silva


Amanhã, 04 de outubro: AVEIRO TECH WEEK

 Agenda do dia – QUARTA-FEIRA, 4 DE OUTUBRO

TECH SESSIONS
Cidade: Dados Abertos e Cibersegurança
Horário: 14h00 – 16h30
Local: Teatro Aveirense

Esta conferência pretende debater a importância do acesso a dados urbanos na gestão dos territórios, bem como a sua consciencialização em relação à importância da sua segurança na modernização digital da sociedade.
Diante de desafios cada vez mais complexos, o uso de dados urbanos, sobretudo em tempo real, fornece aos municípios a base e o suporte para as tomadas de decisão com implicações na projeção de cidades e territórios inteligentes e sustentáveis, assentes no conhecimento e informação atualizada sobre os vários domínios que concorrem para a vivência de pessoas: economia, inclusão social, ambiente e gestão de riscos, mobilidade, entre outros.
14h | Receção e acolhimento de participantes
14h30 | Abertura
          Tito Vieira<https://techweek.aveirotechcity.pt/pt/#orador-410>, Vogal do Conselho Diretivo da Agência para a Modernização Administrativa (AMA)
14h45 | Mesa Redonda
          Rui Gomes<https://techweek.aveirotechcity.pt/pt/#orador-395>, Diretor de Sistemas de Informação no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
          Paulo Sanches<https://techweek.aveirotechcity.pt/pt/#orador-393>, Diretor de Inovação e Desenvolvimento da Polícia Judiciária
          André Zúquete<https://techweek.aveirotechcity.pt/pt/#orador-391>, Investigador e Professor da Universidade de Aveiro
          Filipe Cabral Pinto<https://techweek.aveirotechcity.pt/pt/#orador-414>, Líder do Grupo "Inovação Exploratória - Novas Tendências", Altice Labs
     Perguntas e Respostas
16h15 | Encerramento
         José Ribau Esteves<https://techweek.aveirotechcity.pt/pt/#orador-253>, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro
Destinatários: Público em Geral | Decisores Políticos | Investigadores e Comunidade Académica | Especialistas em Tecnologia e Inovação | Cientistas e Analistas de Dados | Comunidade Empreendedora
Participação: Livre. Limitada a 310 pessoas.

WORKSHOPS
Cibersegurança: Um Desafio para as PME's
Horário: 10h00 – 13h00
Local: Atlas Aveiro, Aveiro Tech City Hub no Piso 2


A exposição cada vez maior ao mundo digital, com crescente utilização dos dados como um recurso na atividade económica nas organizações, obriga a um esforço adicional por parte das PMEs na proteção dos seus valores por parte das PMEs e no assegurar do seu funcionamento normal.
O crescente volume e sofisticação de ciberataques e técnicas de ataque agravam ainda mais o problema. Manter a segurança cibernética num cenário de ameaças em constante evolução é um desafio para todas as organizações. Para acompanhar os riscos de segurança em constante mudança, é necessária uma abordagem mais proativa e adaptativa.
Nesta sessão, para além da identificação de algumas regras básicas para minimizar os problemas, serão salientados alguns apoios que podem ser usados pelas PME’s para mais facilmente sobreviverem neste mundo digital em contínua mudança. Esta sessão será promovida pelo Cluster de empresas TICE.PT.
Destinatários: Público em Geral | Pequenas e Médias Empresas (PMEs) | Startups | Autoridades Governamentais e Reguladoras | Profissionais de TI e Segurança | Fornecedores de Soluções de Cibersegurança | Investidores | Investigadores e Comunidade Académica
Participação: Por Convite e Livre. Limitada a 80 pessoas.

Rede Nacional de Test Beds - Aveiro enquanto Pólo de Inovação
Horário: 17h – 18h30
Local: Atlas Aveiro, Aveiro Tech City Hub no Piso 2

Esta sessão pretende apresentar alguns dos Test Bed com ligação direta a Aveiro e debater qual o seu papel e impacto no apoio à inovação e consequente desenvolvimento económico, nomeadamente na passagem de validação em laboratório de produtos e serviços disruptivos até à fase da sua comercialização.
O conceito de Test Beds - considerados como polos de inovação e enquadrados no Sistema de Incentivos Empresas 4.0 - visa a criação de uma rede nacional de infraestruturas e equipamentos para teste e experimentação de produtos e serviços inovadores por parte de PME's e Startups com o objetivo de acelerar a sua industrialização, comercialização e o seu processo de transição digital.
Através de um processo colaborativo, pretende-se criar condições para a partilha de conhecimento/experiência, através de casos de estudo, de forma a contribuir para a aprendizagem dos processos digitais por parte das PME e Startups.
Este workshop pretende assim apresentar alguns dos Test Bed com ligação direta a Aveiro, promovidos por entidades como HORSE (antiga RENAULT CACIA), The Navigator Company, Brisa/Altice Labs, Ubiwhere e PCI - Creative Science Park Aveiro Region, e debater qual o seu impacto no apoio à inovação e consequente desenvolvimento económico, nomeadamente na passagem de validação em laboratório de produtos e serviços disruptivos até à fase da sua comercialização.
16h30 | Receção e acolhimento de participantes
17h00 | Boas-Vindas
         João Machado<https://techweek.aveirotechcity.pt/pt/#orador-309>, Vereador da Câmara Municipal de Aveiro
17:05 | Apresentação dos Test Beds Aveiro *
          Leonel Simões<https://techweek.aveirotechcity.pt/pt/#orador-385>, Head of Ecosystem & Business Development da HORSE (antiga Renault Cacia) // Test Bed The Smart Lab
          Pedro Matos Silva<https://techweek.aveirotechcity.pt/pt/#orador-387>, Digital Technology Director da The Navigator Company // Test Bed Navigator Digital Bed
          Sandra Barnabé<https://techweek.aveirotechcity.pt/pt/#orador-389>, Innovation Manager da Ubiwhere // Test Bed Digital Nervous System Testbed
          João Moraes Palmeira<https://techweek.aveirotechcity.pt/pt/#orador-416>, Diretor Executivo do Aveiro Media Competence Center // Test Bed Aveiro Media Competence Center
          Lara Moura<https://techweek.aveirotechcity.pt/pt/#orador-405>, Research and Innovation Manager no Grupo Brisa // Test Bed NextGen Mobility
17:55 | Perguntas e Respostas
18:25 | Encerramento
         João Machado<https://techweek.aveirotechcity.pt/pt/#orador-309>, Vereador da Câmara Municipal de Aveiro
HORSE | The Smart Lab | Focado na indústria automóvel e assente em dois pilares: Digitalização da indústria e Novos conceitos de mobilidade induzidos pelas tecnologias digitais.
THE NAVIGATOR COMPANY | Navigator Digital Bed | Focado na indústria da floresta, pasta, energia e papel.
UBIWHERE | Digital Nervous System Testbed | Focado no recurso a tecnologias como computing continuum, 5G, iot-edge-to-cloud, zero touch automation, entre outras.
BRISA/ALTICE LABS | NextGen Mobility | Focado nos domínios das tecnologias de informação, mobilidade e logística.
Destinatários: Público em Geral | Pequenas e Médias Empresas (PMEs) | Startups | Decisores Políticos | Incubadoras de Negócios e Aceleradoras | Investidores | Investigadores e Comunidade Académica | Comunidade Empreendedora
Participação: Por Convite e Livre. Limitada a 80 pessoas.

Porto Digital e CESAR - Oportunidades e Diferenciais
Horário: 16h – 18h
Local: Claustros da Igreja da Misericórdia

Apresentação do Hub do Porto Digital Europa e como as empresas se podem associar ao Hub Europeu. Apresentação do Projeto CESAR Europa e quais os produtos e parcerias que o Cesar oferece em Portugal. Esta sessão é promovida pelo Brasil Tech Days.

Destinatários: Público em Geral | Empresas de Tecnologia | Startups | Decisores Políticos | Associações Empresariais e Organizações Comerciais | Investidores | Investigadores e Comunidade Académica | Comunidade Empreendedora
Participação: Por Convite e Livre. Limitada a 50 pessoas.

EXPOSIÇÃO
Demonstrações de Inovações Tecnológicas
Local: Praça da República
15h05 | Sinalarte | Sensores de Proteção Contra Incêndios Florestais - Microsensores autónomos energeticamente, de simples instalação em árvores, que comunicam em rede e detetam, precocemente, os incêndios florestais.
15h55 | 3Finery | Realidade Aumentada para apoio a invisuais com recurso a dados do Aveiro Tech City Living Lab // Aveiro Tech City Challenges
16h10 | DeepNeuronic | Inteligência artificial na deteção automática de incidentes e analítica de mobilidade urbana // Aveiro Tech City Challenges
Em permanência | iGirouette | Sinalética Digital Interativa de Rua - Um único equipamento de sinalética direcional capaz de apresentar mais e melhor informação sobre os vários eventos e locais a visitar, através da rotação das placas direcionais digitais.

Local: Largo do Mercado Manuel Firmino

14h00 | Craftable Software | Gestão de Infraestruturas Desportivas // Aveiro Tech City Challenges

14h15 | IMDigital | Livro de Obra Digital // Aveiro Tech City Challenges

14h30 | Ubiwhere | Digital Nervous System Testbed - Apresentação do Ecossistema de Empresas e Soluções alojadas no TestBed da Ubiwhere - estacionamento inteligente, gestão eficiente de carregamentos elétricos, plataforma de dados, deteção de falhas em linha de produção automóvel, monitorização de crescimento de peixes em aquário.

Local: Claustros da Igreja da Misericórdia

14h00-17h00 | VR360 | Aveiro Brush VR - Óculos de realidade virtual que permitem ao utilizador pintar, de forma imersiva, objetos virtuais tridimensionais que são icónicos da Cultura Aveirense.

Demonstrações de Inovações Tecnológicas de Forças de Segurança
Horário:12h00 – 18h00
Local: Rua Homem de Cristo / Fórum Aveiro
Entre os dias 04 e 07 de outubro, Aveiro será palco de demonstração das Inovações Tecnológicas das diversas Forças de Segurança, nomeadamente a Força Aérea, o Exército, a GNR e a PSP.

EDUCAÇÃO
Workshop Tech Lab – Circuitos Elétricos
Horário: 17h30 – 19h30
Local: Casa Municipal da Cidadania
Lama, Panda, Leão, Coelho, Ovelha, Girafa... escolhe um dos 6 animais, constrói o teu projeto e torna-o interativo. Para isso, vais usar a tua criatividade, montar circuitos elétricos, soldar e montar um dispositivo eletrónico.
É simples e tão divertido!
Inscreve-te já neste workshop!
Destinatários: Crianças e Jovens a partir dos 8 anos
Participação: Limitada a 12 participantes, mediante inscrição prévia até 02.OUT.
Inscrições: cidadania@cm-aveiro.pt<mailto:cidadania@cm-aveiro.pt> ou 234 406 522

Aveiro Tech City Open Day
Horário: 17h30 – 19h30
Local: Empresas e Atlas Aveiro, Aveiro Tech City Hub no Piso 2

A Câmara Municipal de Aveiro, no âmbito da iniciativa Aveiro Tech City, irá realizar a 3.ª edição do evento Aveiro Tech City “Open Day” em parceria com quatro empresas de relevante importância para o desenvolvimento económico da região (EXTRUSAL, ALELUIA-CERÂMICAS, RODI e DIATOSTA).
O “Aveiro Tech City Open Day” consiste na realização de visitas guiadas às empresas, por parte de alunos universitários, seguidas de um momento de networking entre Município, empresas, comunidade académica, empreendedores e público em geral.
Com esta iniciativa, ambiciona-se que o “Aveiro Tech City Open Day” cumpra os seguintes objetivos:
•        Dar a conhecer à comunidade académica, as dinâmicas empresariais aveirenses, as suas atividades, estratégias de negócio, desafios e empregos qualificados que oferecem, complementando desta forma o conteúdo teórico-prático do processo de aprendizagem dos alunos universitários.
•        Reforçar a ligação entre o Município de Aveiro, a Universidade e as empresas locais, promovendo a troca de conhecimentos e experiências.
Destinatários: Alunos Universitários
Participação: Livre. Limitada a 80/100 pessoas.

HACKTHONS

Hackthon Aveiro Tech City
Horário: 09h00 – 20h00
Local: Online e Fábrica Ciência Viva
O Hackathon “Aveiro Tech City” consiste numa competição de programação onde os participantes, com base nas suas competências e conhecimentos, organizados em equipas, procuram desenvolver soluções inovadoras e disruptivas para três desafios apresentados por empresas de base tecnológica do ecossistema de Aveiro: Altice Labs, Bosch e um desafio do Aveiro Tech City Living Lab.
Em causa está atribuição de prémios monetários no total de 15.000€ (5.000€ para um dos três desafios).
Desafio #1 – powered by Altice Labs -  Visualização Imersiva de Dados para Smart Cities<http://www.aveirotechcity.pt/application/files/8916/9410/0525/Hackathon_ATC_Desafio1_ALTICE.pdf>
Desafio #3 – powered by Aveiro Tech City Living Lab – Aveiro CityHack<http://www.aveirotechcity.pt/application/files/9216/9410/0525/Hackathon_ATC_Desafio3_CMA_IT_UA.pdf>
O programa do Hackathon Aveiro Tech City<https://www.aveirotechcity.pt/pt/atividades/hackathon/aveiro-tech-city-hackathon> inclui ainda o apoio por parte de diversos mentores, coding, networking e muita diversão, iniciando no dia 02 de outubro, com uma sessão de abertura online que marca o arranque da competição. O dia 04 de outubro é dedicado à maratona de programação e, no final do dia, às 20h serão anunciadas as três equipas vencedoras.

Destinatários: Comunidade tecnológica; Estudantes, investigadores e profissionais das áreas da programação, UX e web design ou outras áreas.
Participação: Livre mediante inscrição.

Hackthon UBBU
Horário: 09h30 – 12h30 | 14h00 – 17h00
Local: Casa Municipal da Cidadania

O Hackathon “UBBU”<https://www.aveirotechcity.pt/pt/atividades/hackathon/hackathon-ubbu> pretende desafiar os alunos a concretizarem os exercícios da plataforma UBBU dedicados ao Município de Aveiro e a realizarem a sua própria proposta de projeto, neste âmbito.

UBBU consiste numa plataforma que pretende desenvolver as faculdades e conhecimentos básicos das ciências da computação, o raciocínio lógico, a capacidade de resolução de problemas e a melhoria do desempenho em diversas áreas como a matemática e os restantes domínios STEAM.

Destinatários: Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) do Município.
Participação: Restrita a 7 turmas (1 por Agrupamento Escolar).

PRISMA / ART LIGHT TECH
FLUX
Pierce Warnecke [US] e Clément Edouard [FR]
Teatro Aveirense - Sala Estúdio
10h-12h30 / 13h30-18h00
Flux é uma instalação composta por rochas suspensas acionadas por um mecanismo.
Esta obra cinética de Pierce Warnecke e Clément Edouard conta a história de um curso de água desaparecido. Através de jogos de movimento, luz e som, as rochas revelam a memória que a água lhes deixou e transcrevem a sua fluidez, a sua velocidade e o percurso que esta iniciou desde o topo de uma montanha até ao mar.
A instalação oferece uma compressão espacial e temporal da relação entre água e rocha, desde o granito dos picos até a areia dos deltas. Convida a uma experiência sensível e imaginária, destacando a interdependência entre o ser humano e o meio envolvente.
As pedras, bem como o traçado topográfico e os materiais sonoros transmitidos em quadrafonia foram obtidos no decorrer de diferentes residências artísticas em Pays Des Vans, no rio Chassezac (França).

ECHINOIDEA FUTURE - ADRIATIC SENSING
Robertina Sebjanic [SI]
Museu da Cidade de Aveiro
10h-12h30 / 13h30-18h
Uma instalação que aborda as atuais condições biogeológicas e morfológicas do meio ambiente do ouriço-do-mar, sendo aquaformada por resíduos líquidos antropogénicos, resultando em baixos níveis de oxigénio na água do mar.
Explorando os fatores de stress da pegada humana local e global, este projeto demonstra a resiliência das espécies aquáticas. ‘Echinoidea future – Adriatic sensing’’ atua como uma ativação de (sy)(e)mpathia.
A base desta investigação foi realizada no âmbito da residência The Zero Pollution Adriatic, promovida pelo UR Institute no âmbito do STARTS4Water e teve lugar na região costeira do sul do Adriático.

AQUATEQUE
Studio Above & Below + Einar Fehrholz [UK]
Museu da Cidade
10h-12h30 / 13h30-18h00
Uma curta-metragem e instalação multimédia que explora o rio Ruhr usando novas tecnologias.
O ecossistema diversificado do lugar é captado através de ferramentas de modelagem sonora, visual e 3D, sendo depois transformado num espaço generativo aumentado.
O projeto explora temas como a ecologia digital de materiais e as redes neurais enquanto ferramentas artísticas para sonhar com mundos alternativos e fantásticos em que natureza, máquinas e humanos colidam.

AKOUSMAFLORE
Scenocosme: Gregory Lasserre & Anais met den Ancxt [FR]
Museu de Arte Nova
10h-12h30 / 13h30-18h
Akousmaflore é uma instalação interativa, um pequeno jardim composto por plantas musicais que respondem ao contacto humano. Sendo sensíveis à energia eletrostática, cada planta responde de forma diferente, produzindo sons específicos.
Com as suas criações, os Scenocosme abordam possíveis hibridações entre plantas e tecnologia digital. Isto porque as plantas são sensores naturais e vivos, sensíveis a diversos fluxos de energia, sejam eles provenientes do nosso corpo ou do ambiente a que estão expostas.
Ao misturar realidade e imaginação, a dupla cria propostas interativas através das quais o público partilha experienciais sensoriais. Tornando audível o que escapa à nossa perceção, lembram-nos que o nosso ambiente não é feito de coisas inertes, mas de coisas vivas e reativas. As suas obras têm sido apresentadas em diversos museus, centros de arte contemporânea e festivais de todo o mundo

BRAVE NEW WORLD
Bruna de Sousa [PT]
Museu de Arte Nova
10h00-12h30 / 13h30-18h
Brave New World é uma instalação interativa que explora o conceito de colaboração entre humanos e entre os humanos e o computador.
Um agente digital autónomo vagueia, revelando pequenas partes de uma mensagem oculta. No entanto, o seu conteúdo integral só pode ser tornado visível e legível pela presença e movimento de um ou mais participantes humanos.

Consulte o programa completo da Aveiro Tech Week em: https://techweek.aveirotechcity.pt/pt/

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]