segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Manuel: uma declaração de amor a um filho diferente, como nós

Aos 40 anos, João Gomes da Silva e a sua mulher, Filipa Pinto Coelho, descobriram que iam ser outra vez pais. A felicidade com que a notícia invadira João e Filipa viria, semanas depois, a transformar-se em angústia, quando foram confrontados com a mais dolorosa das decisões: dar ou não à luz um filho diagnosticado com trissomia 21 e com uma malformação cardíaca grave. Agora, a história desta escolha impossível é contada no livro Manuel, uma declaração de amor de João ao filho que escolheu ter e que lhe mudou para sempre a vida. Um livro repleto de ternura e esperança, Manuel chega à rede livreira nacional no próximo dia 27 de Setembro, numa edição Guerra e Paz.

«A escolha é nossa, mas entregam-nos logo as declarações para pôr termo a tudo.» Há seis anos, as vidas de João Gomes da Silva e da sua mulher, Filipa Pinto Coelho, foram abaladas com o diagnóstico clínico de Manuel. «Sofremos, sofremos e sofremos, e decidimos que a vida dele não terá sentido. Avançamos para a interrupção.»
 
Perto do momento de interromper a gestação do Manuel, que temiam, tivesse «uma vida passada nos hospitais», algo mudou: «Chegamos à sala do hospital e vemos um comprimido. Olhamos para ele e […] vamos embora.» Para trás, ficou uma «médica simpática a coçar a cabeça, a olhar ao mesmo tempo para uma interrupção da gravidez assinada e para um comprimido não tomado.» A decisão estava revertida e João Gomes da Silva recorda no livro Manuel, que agora publica, o que disse então à sua mulher: «se o tivermos por uma hora, um dia ou um ano, então, pelo menos, tivemos esse tempo para estarmos juntos e para o ter. Mas ele era nosso filho e, a partir desse segundo, nosso filho escolhido e aceite. E querido.»
 
Um filho que contrariou todas as probabilidades e que hoje, aos 6 anos, é homenageado pelo pai neste livro comovente. «Tive, tivemos, muita sorte com o Manuel. […] Menos um milímetro de coração no nascimento, uma operação ao coração com um azar pelo meio, uma epilepsia mal curada […] podia ter alterado por completo esta história, e não havia Manuel e, se calhar, não havia mesmo história.» Mas há história, há a história de uma «vida que vale a pena ser vivida», a história de um menino «diferente como nós», que deu à sua família e à comunidade uma lição de abertura e tolerância. «O Manuel é amor frágil – e isso simboliza a vida e simboliza o que cada um de nós é. […] Nós somos o Manuel e o Manuel somos nós.»
 
No prefácio do livro, Pedro Castro e Almeida, CEO do Santander Portugal, afirma que «na vida, quando dizemos sim, somos completamente transformados. A maior transformação foi ver o João encontrar um novo propósito para a sua existência. Descentrar‑se de si, da extrema importância do sucesso profissional e financeiro, para um maior compromisso com a sua família e com a comunidade.»
 
No posfácio, assinado por Carolina Leite, irmã do Manuel e enteada de João Gomes da Silva, a jovem cantora afirma que este é um livro «para que todos os que nunca leram "um Manuel" se aproximem […] da sorte que é aprender a lê‑los. […] Que, com este livro, […] a diferença entre e esmigalhe o preconceito que, porventura, exista em cada um.»
 
Uma poderosa reflexão sobre o sentido da vida, Manuel estará disponível na rede livreira nacional a partir do próximo dia 27 de Setembro, numa edição Guerra e Paz. A sessão de lançamento oficial do livro, para a qual gostaríamos de contar com vossa presença, acontece no dia 26 de Setembro, a partir das 18h30, no auditório da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) e contará com a intervenção do autor e a apresentação de Laurinda Alves.




Manuel
João Gomes da Silva
Não-Ficção / Biografia
128 páginas · 15x23 · 13,00 €
Nas livrarias a 27 de Setembro

Guerra e Paz, Editores

Abade de Vermoim | Maratona Fotográfica de Famalicão 2022

 
Decorreu no dia 17 de setembro de 2022, a 10ª edição da Maratona Fotográfica de Famalicão, evento dedicado à fotografia e que já se tornou num evento que atrai à nossa cidade muitos entusiastas pela fotografia.
Esta edição contou com cerca de 46 participantes, oriundos do nosso concelho e de outros pontos do país.
Deslocaram-se à nossa cidade,  para aceitar o desafio de fotografar os temas propostos pela organização e conhecerem a cidade de perto, pois como é habitual, alguns dos participantes visitaram a nossa cidade pela primeira vez, atraídos por este evento de fotografia organizado pela Associação Caixa de Imagens.
O ponto de encontro ocorreu na Praça Álvaro Marques, para daí começarem a explorar o 1º tema: "Os Paços do Concelho" onde foram acolhidos por elementos da Câmara Municipal de Famalicão, a quem agradecemos a simpatia e dedicação ao contextualizarem a história dos espaços à medida que os participantes iam percorrendo o interior dos Paços do Concelho, nomeadamente o Salão Nobre e a Assembleia Municipal.  Daí partiram em busca de referências para responderem aos restantes temas propostos, que eram eles: "Emoções"; "Encantos das Hortas" com visita às hortas da comunitárias; "Vida por Vida" com passagem pelos Bombeiros de Famalicão; "Arte"; "Reflexos"; "Famalicão pelo meu olhar" e "Passado e Presente"
O evento terminou com um Porto de honra, oferecido pela organização a todos os participantes, que levaram excelentes recordações da cidade e de mais um Maratona Fotográfica que foi de encontro às suas expectativas. Seguir-se-á a avaliação do júri para escrutínio dos vencedores deste concurso, que serão conhecidos no final do mês de Outubro, em cerimónia a realizar no auditório da Casa do Território em data a anunciar.
A organização agradece a todas as entidades que tornaram possível a realização deste evento cultural e que contribui para a promoção da nossa cidade.

Manuel Lima 
Associação Caixa de Imagens
  

Ansião | Futebol 11 em torneio

 

O Torneio Município Ansião Futebol 11 decorreu na tarde de ontem no Campo de Jogos Dr. Alberto Rego, em Chão de Couce.

Na 22.ª edição desta iniciativa municipal, com o apoio da Associação de Futebol de Leiria, que colocou frente a frente as equipas de futebol sénior federado do concelho de Ansião, sagrou-se campeão, pelo segundo ano consecutivo, o Atlético Clube Avelarense.

O triangular entre esta equipa, o Clube de Caçadores de Ansião e o Lusitano Ginásio de Chão de Couce visava sobretudo atestar o nível de preparação das equipas para a próxima época desportiva e fomentar o são convívio de todos os intervenientes.  

No primeiro encontro do torneio, o anfitrião, o Lusitano Ginásio Chão de Couce, empatou a zero com o Atlético Clube Avelarense. No segundo, este clube venceu, pela margem mínima, o Clube de Caçadores de Ansião. No derradeiro jogo verificou-se um empate a uma bola entre o Lusitano Ginásio de Chão de Couce e o Clube de Caçadores de Ansião.

Ficou, desta forma, registada uma agradável tarde desportiva e o prognóstico de uma época que se pretende de sucesso para os clubes do concelho.

Fotorreportagem | Mercado de Mira de Aire reabre portas!

 
As Obras de Reabilitação do Mercado de Mira de Aire foram inauguradas no passado dia 17 de setembro, no âmbito do Festival Viver 2022, que decorreu em Mira de Aire entre os dias 16, 17 e 18 de setembro.
A cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Jorge Vala e restante executivo municipal, e do Presidente da Junta de Freguesia de Mira de Aire, Alcides Oliveira.
O edifício do Mercado Municipal de Mira de Aire apresentava diversas lacunas estruturais e a necessidade de uma reestruturação global com requalificação de espaços, substituição de acabamentos (pavimentos, paredes e tetos), de bancadas e resolução de problemas de humidade. Com vista à atribuição de um maior dinamismo do espaço foram, ainda, implementadas varandas para o exterior com lugar de esplanada, ficando o edifício constituído por dois pisos com entradas independentes, mas também percorríeis pelo interior.
Assim, o piso 0 destina-se ao mercado tradicional, com possibilidade de implementação de zonas de comércio e restauração e praça para restauração. No piso -1 foram criados, para além dos espaços de comércio, áreas dedicados às artes tradicionais, nomeadamente espaços destinados à realização de oficinas, palestras ou exposições, no âmbito da promoção de artistas e artesãos locais.
Para além do projeto de arquitetura, o programa de requalificação do Mercado Municipal de Mira de Aire incluiu a criação da imagem de comunicação e merchandising para a sua divulgação e promoção.
Este projeto, cujo investimento ultrapassou os 300 mil euros, pretende-se que seja um ponto âncora no âmbito das novas políticas da ARU – Área de Requalificação Urbana para a vila de Mira de Aire.
Patrícia Alves

Marinha Grande | TALK SHOW "NA TERRA DO VIDRO” CONVIDA BANDA OS VOCALISTAS

O próximo Talk Show da Série “Na Terra do Vidro, Jorge Humberto convida” realiza-se no dia 30 de setembro (sexta-feira), pelas 21h30, na Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande.

Filho da terra, fortemente ligado às suas raízes, amigos e família, Jorge Humberto quer partilhar com a sua gente, os amigos que foram entrando e ficando de forma firme e forte na sua vida, na sua carreira.

O palco do Teatro Stephens é o espaço privilegiado para partilha de emoções, de conhecimento, de vivência e de história de uma vida ligada ao mundo da comunicação, do entretenimento, do espetáculo e do conhecimento. No palco onde não faltarão instrumentos e acessórios para a partilha da vida, do conhecimento e da arte, seremos todos artistas, onde a imaginação, a criação e a qualidade impera sem fronteiras.

Os convidados do próximo Talk Show são o grupo “Os Vocalistas”, Alfredo Poeiras e Paulo Gaio.

Ficha técnica:
Autoria e apresentação - Jorge Humberto Tihoti
Artistas convidados - Os Vocalistas
Convidados - Alfredo Poeiras e Paulo Gaio
Banda Residente - Paulo Norte (Bateria) - Fred Noel (Guitarra) - Nuno Mendes - (teclados) - Luís Agostinho (Teclados)
Som - António Pisco Imagem - Klassic, Lda
Direção de Produção - Sandra Santos.

Dia 25 de Setembro, no Parque Verde de S. Mateus “Rota do Coração” mobiliza Cantanhede para adoção de estilos de vida saudáveis

É já no próximo dia 25 de setembro que se realiza em Cantanhede a “Rota do Coração”, evento que irá decorrer no Parque de S. Mateus, entre as 10h00 e as 17h00, em simultâneo com a ação idêntica que vai acontecer em Coimbra, no âmbito do projeto de sensibilização para as doenças cardiovasculares, o "Coimbra Unida pelo Coração", que a Delegação Centro da Fundação Portuguesa de Cardiologia tem vindo a dinamizar desde 2016.

A “Rota do Coração” de Cantanhede conta com o apoio da Câmara Municipal e a participação é livre e gratuita. Para isso, basta aparecer no Parque Verde de S. Mateus, onde terá oportunidade de beneficiar uma avaliação cardiovascular e realizar várias atividades promotoras de um estilo de vida saudável, nas quais estarão envolvidas instituições, unidades de saúde, bem como de empresas da região.

Trata-se da primeira iniciativa do “CANTANHEDE UNIDA PELO CORAÇÃO”, projeto que está a ser desenvolvido como extensão do de Coimbra e que tem como parceiros a UCC de Cantanhede/ACeS Baixo Mondego, o Núcleo de Cantanhede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, a Câmara Municipal de Cantanhede, a União de Freguesias Cantanhede e Pocariça, o Hospital Arcebispo João Crisóstomo, o Centro de Medicina Reabilitação Região Centro - Rovisco Pais e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

O objetivo é desenvolver intervenções comunitárias de sensibilização da população em geral para a prevenção e tratamento das Doenças Cardiovasculares, pretende-se uma rede de parcerias comunitárias (instituições e empresas) em prol do bem-estar do cidadão.

As ações previstas contemplam aspetos como alimentação saudável (com possibilidade de degustação), riscos do consumo de álcool, atividade física (zumba, aeróbica, ginástica localizada, body&soul dance, hip hop, cross training, treino funcional, ténis, tai chi, armas de corte, pilates, yoga, …), fisioterapia cardiorespiratória, educação postural, gestão do stress (autocontrolo da ansiedade, técnicas de relaxamento, massagem de som Peter Hess) e cessação tabágica. O programa inclui também a sensibilização da população sobre emergência cardiovascular, reconhecimento de sinais de alerta e Suporte Básico de Vida.

Além de poderem usufruir das diferentes atividades dedicadas à saúde física e mental, os participantes terão ainda a possibilidade de ganhar brindes para cuidar do coração.

A colaborar com a organização nas diferentes atividades estão as unidades de saúde USF Marquês de Marialva, USF Progresso e Saúde, USF As Gandras, UCSP Cantanhede, ECSCP Baixo Mondego, os Bombeiros Voluntários de Cantanhede, o INEM, a Escola Técnico Profissional de Cantanhede, a Inova, o Grupo Desporto CMC, os Ginásios 2you (Covões), LFitness Health Club Cantanhede, WingSStudio, a escola PA-KUA (Os Marialvas) , a Rosário Oliveira (Pocariça), Yogaqui yigacola (Cadima), Jacqyoga (Portunhos), o Clube Escola Ténis de Cantanhede, a Sociedade Columbófila de Cantanhede, a Clinica Fisioandréviegas (Cantanhede) e a Clinica Espaço a passo (Ançã).

Mais informações e horários em:
Facebook: ucccantanhede2009
Facebook: caminheirosdecantanhede


Voluntários limparam praia de Alcafache para assinalar Dia Internacional da Limpeza Costeira

 
Ação foi promovida pelo EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões e teve o apoio da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) e da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viseu.

Um grupo de voluntários dedicou a manhã do passado sábado, dia 17 de setembro, a limpar a praia fluvial de Alcafache, no município de Viseu. A ação aconteceu no âmbito do Dia Internacional da Limpeza Costeira e foi dinamizada pelo centro EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões, que tem como entidade de acolhimento na região a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões.
 
Os voluntários da ASPEA - Associação Portuguesa de Educação Ambiental e da APPACDM de Viseu, aderiram de forma entusiasta à iniciativa, que decorreu entre as 10h00 e as 11h30. A organização salienta que foi um sucesso.
 
Todos os anos, em setembro, por altura do Dia Internacional da Limpeza Costeira, a União Europeia e as Nações Unidas organizam a #EUBeachCleanup, uma campanha de sensibilização para os problemas dos oceanos, com eventos que decorrem em todo o mundo. A campanha deste ano é dedicada a proteger e celebrar a diversidade da vida dos oceanos.
 
Em Portugal, a Fundação Oceano Azul centraliza as ações a nível nacional, com a limpeza de maior dimensão a acontecer na zona de Lisboa. Aos vários centros EUROPE DIRECT cabe a missão de envolver os parceiros locais, desde Câmaras Municipais a escolas e organizações de juventude ou ambientais. Em Viseu Dão Lafões, a ASPEA e a APPACDM de Viseu foram as entidades escolhidas como parceiras. A recolha de lixo na praia fluvial de Alcafache foi contabilizada a nível nacional.
 
Os EUROPE DIRECT são pontos de contacto, que informam e aconselham de maneira personalizada sobre questões relacionadas com os mais variados temas de âmbito europeu. São também responsáveis por assegurar uma comunicação direta com as comunidades locais, por via da organização de atividades de informação específicas para cada público, atendendo ao contexto local.
O EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões, que iniciou a sua atividade a 1 de maio de 2021, procura difundir e disponibilizar informação sobre a União Europeia, suas políticas e programas, atuando como ponto de encontro entre os cidadãos, empresas, instituições locais e a União Europeia.
As questões da sustentabilidade e da proteção do meio ambiente estão na ordem do dia e constituem, cada vez mais, uma prioridade para esta Comunidade Intermunicipal. Por isso, foi com muita satisfação que assisti à grande adesão que alcançou esta iniciativa tão meritória, organizada pelo EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões. A praia de Alcafache é uma referência da região e ficou assim ainda mais aprazível. Dou os meus parabéns a todos os envolvidos e deixo votos para que iniciativas como esta se repitam com regularidade”, sublinhou Fernando Ruas, presidente da CIM Viseu Dão Lafões.
Há a ideia generalizada de que os assuntos europeus são resolvidos lá longe, em Bruxelas ou Estrasburgo. Mas a Europa somos nós. Viseu Dão Lafões é Europa e a praia de Alcafache é Europa. Foi com grande prazer que o EUROPE DIRECT se associou e dinamizou esta iniciativa europeia, com a certeza de que muitas mais se irão seguir. É para isso que trabalhamos”, declarou, por sua vez, José Carlos Almeida, responsável do EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões.

Estarreja | Venha viver a nova temporada de espetáculos com o CTE

 Setembro é um mês marcado por recomeços. O Cine-Teatro de Estarreja (CTE) propõe ao público mais de 40 eventos transversais às várias artes e manifestações para um recomeço repleto de cultura com muita música, dança, teatro, circo e cinema.
 
Deixamos alguns dos principais destaques da programação até ao final do ano. 
 
O Grupo Impacto de Dança chega do Brasil para uma digressão de apenas quatro datas em Portugal. E uma delas é no palco do CTE para apresentação da peça "Três Gritos" (24 setembro). Ainda na dança, “Bate Fado”, de Jonas&Lander, é um espetáculo híbrido entre a dança e o concerto de música, fado (19 novembro).

O Estarrejazz 2022 – Festival de Jazz de Estarreja regressa de 1 a 15 de outubro, com mais momentos musicais dedicados aos improvisos do jazz com nomes como Victor Zamora Y Sexteto Cuba, Tomás Pimentel Septeto, Ravi Coltrane Quartet (numa das poucas datas em Portugal) ou Jesus Santandreu que irá tocar com a OJE - Orquestra de Jazz de Estarreja.
 
A música continua em novembro com Capitão Fausto (dia 5) e em dezembro com Rui Veloso (dia 10) e Montserrat Martí Caballé (com Luís Santana e Orquestra Filarmonia das Beiras) (dia 18). Desmistificando o mito de que a ópera é só para alguns, o CTE sugere ainda o espetáculo “Ópera com. TODOS” (3 dezembro), com libreto sobre Estarreja e a participação de Artistas locais, assente na diversidade artística dos intérpretes (música lírica, pop, jazz, tradicional e teatro).
 
No teatro, destaque para “Peças breves sobre a ascensão e queda de uma egoísta chamada Europa”, de Ricardo Correia (22 outubro) e para a presença do ator e encenador Diogo Infante, em “O Amor é Tão Simples” (26 de novembro), uma deliciosa e intemporal comédia, que reflete sobre o papel da fama, do amor e do próprio teatro.
 
Haverá circo contemporâneo nesta temporada com a presença de um jovem ator, palhaço e performer português, com uma aplaudida carreira internacional com destaque como protagonista do Cirque do Soleil. Rua Paixão leva a cena a sua última criação, “Kinski – Roi de Rats” (29 de outubro).
 
Em formato multidisciplinar, “Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver no universo” (12 de novembro) é o resultado de uma residência artística, da Associação Terceira Pessoa que trabalhou de forma próxima com os vários Ranchos Folclóricos do concelho de Estarreja e que conta com a participação da comunidade.

Para o público infantil e famílias, o espetáculo de teatro e música “As Árvores não têm pernas para andar” (16 outubro) e Música para Bebés, com o Sorriso da Lua, (13 de novembro) são as sugestões do Cine-Teatro de Estarreja.
 
O CTE acolhe ainda a sétima arte com os filmes nacionais e internacionais, de autor e europeu, acabados de estrear nas mais diversas rubricas: “Quintas de Cinema”, “Cinema Infantil” e “Cinema em Cartaz”.

A Bilheteira já abriu por isso já pode fazer as suas reservas. Os eventos estão à venda no site da BOL (Bilheteira Online) e na Bilheteira CTE. Venha assistir a grandes espetáculos e viver grandes emoções.
 


Estudo avalia o nível de mercúrio presente no peixe e marisco que o organismo consegue digerir

Um estudo publicado na revista “Marine Pollution Bulletin” aponta a necessidade da criação de uma metodologia universal para estimar a bioacessibilidade do mercúrio (Hg), um metal pesado tóxico, em alimentos presentes na dieta mediterrânica, mais especificamente em espécies de peixe e marisco, e destaca a importância da integração de medidas de bioacessibilidade nas normas de segurança alimentar.

A bioacessibilidade traduz-se no que o organismo humano pode absorver a partir dos alimentos que ingerimos e é um instrumento particularmente relevante para determinar quais os valores máximos de contaminantes que podem ser consumidos ao longo da vida sem risco para a saúde. Em concentrações muito baixas, o mercúrio não representa perigo para a saúde humana, mas a sua acumulação a longo prazo pode ter efeitos prejudiciais.

Este estudo, liderado por Filipe Costa, do Centro de Ecologia Funcional da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), avaliou a fração de mercúrio bioacessível em peixes e mariscos presentes na dieta mediterrânica, designadamente peixe-espada-preto, atum, espadarte, tubarão azul, salmão e tainha; mexilhão e amêijoa.

A escolha das espécies foi baseada nos principais peixes e mariscos consumidos no sul da Europa e incluiu espécies capturadas no oceano (peixe-espada-preto, atum, espadarte e tubarão azul), espécies de aquacultura (salmão e mexilhões) e espécies estuarinas (tainha e amêijoas). Para avaliar o nível de bioacessibilidade das espécies em estudo, a equipa, que integra também Pedro Coelho e Cláudia Mieiro, da Universidade de Aveiro (UA), recorreu a três formas distintas de extração in vitro, que «simulam em laboratório o efeito da saliva, suco gástrico e da bílis durante o processo de digestão», explica Filipe Costa, referindo que, no caso do peixe-espada-preto, foram ainda utilizados três diferentes métodos de confeção: cozer, fritar e grelhar, para avaliar o impacto dos processos culinários na bioacessibilidade do mercúrio.

O estudo conclui que a estimativa da bioacessibilidade do mercúrio no peixe e marisco depende do método aplicado, já que cada método de extração apresentou resultados diferentes, o que, para o investigador da FCTUC, «salienta a falta de uma metodologia universal para estimar a bioacessibilidade do mercúrio (Hg) nessas matrizes. As frações de Hg bioacessíveis variavam entre 10% e quase 90% do mercúrio total (T-Hg) e aumentaram nas espécies consideradas predadoras (espadarte, tubarão azul e atum). Entre os três métodos de extração testados, o Método Unificado de Bioacessibilidade (UBM) forneceu a estimativa mais elevada de bioacessibilidade de Hg para os consumidores».

No que respeita aos métodos de confeção utilizados, «todos eles reduziram consideravelmente a fração de Hg bioacessível», ou seja, observou-se uma «diminuição no teor deste contaminante», avança Filipe Costa, esclarecendo que, de uma forma geral, os resultados do estudo indicam que o «Hg bioacessível encontrado nestas espécies de peixe e marisco, especialmente após a confeção, está muito abaixo dos níveis estabelecidos pela legislação atual de avaliação de risco de segurança. Estes resultados destacam a importância da integração de medidas de bioacessibilidade na legislação de segurança alimentar».

A legislação de segurança alimentar atual apenas considera a concentração total de contaminantes em peixes e mariscos, não tendo em conta a bioacessibilidade contaminante durante o processo de digestão nem o efeito dos modos de confeção na solubilização digestiva do contaminante. O artigo científico pode ser consultado em: https://doi.org/10.1016/j.marpolbul.2022.113736.

Cristina Pinto
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia