sábado, 30 de março de 2024

Marinha Grande | COLOCAÇÃO DE ARMADILHAS PARA CAPTURAR VESPA ASIÁTICA

 No próximo dia 2 de abril, a Câmara Municipal da Marinha Grande, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, irá iniciar a colocação de 186 armadilhas para a captura da vespa asiática (Vespa velutina nigrithorax).
Após a colocação das armadilhas serão efetuadas, quinzenalmente, ações de monitorização das armadilhas, trocando os atrativos e efetuando a contagem das vespas capturadas.

O objetivo da colocação das armadilhas consiste na captura das fêmeas fundadoras, antes da formação de novos ninhos, permitindo a redução do número de ninhos e consequentemente evitar a reprodução e o aumento exponencial do número de vespas asiáticas adultas.
No decorrer da próxima semana, serão, também, disponibilizas nas Juntas de Freguesia algumas armadilhas e as respetivas instruções para a preparação da solução. A oferta está sujeita ao stock existente.

Em caso de avistamento de ninhos devem ser reportados no portal stopvespa.icnf.pt, na Camara Municipal da Marinha Grande (244 57 33 00), na GNR-SOS Ambiente (808 200 520) ou na junta de freguesia da sua área de residência.

Gabinete de Comunicação e Imagem