sábado, 26 de março de 2022

Atividade semanal da GNR nacional

 Entre os dias 18 e 24 de Março

  1. Detenções: 464 detidos em flagrante delito, destacando-se:
  • 199 por condução sob o efeito do álcool;
  • 96 por condução sem habilitação legal;
  • 23 por tráfico de estupefacientes;
  • 11 por violência doméstica;
  • Nove por posse ilegal de armas e arma proibida;
  • Seis por furto e roubo;
  • Um por incêndio florestal.
  1. Apreensões:
  • 402,5 doses de cocaína;
  • 273,8 doses de heroína;
  • 18,8 doses de óleo de canábis;
  • Sete comprimidos de anfetaminas;
  • Dois comprimidos de MDMA;
  • 62 pés de canábis;
  • 15 armas brancas ou proibidas;
  • 487 munições;
  • Nove veículos;
  • 5 042 euros em numerário.

Joe Biden chama “carniceiro” a Vladimir Putin

Presidente norte-americano disse ainda em Varsóvia que a responsabilidade no acolhimento de refugiados ucranianos não é só da Polónia, mas de todo o mundo e em especial dos aliados da NATO.

O Presidente dos Estados Unidos disse este sábado, durante uma visita à Polónia, que Vladimir Putin é um “carniceiro”.

No final da visita a um centro de refugiados ucranianos, Joe Biden mostrou-se comovido com o que viu na fronteira.

O presidente norte-americano, Joe Biden, reafirmou que o artigo 5.º do tratado da NATO, estipulando que um ataque a um país membro é um ataque a todos, constitui “um dever sagrado” para os Estados Unidos.

Biden deu essa garantia num encontro com o Presidente polaco, Andrzej Duda, cujo país teme a agressividade de Moscovo, após a Rússia ter invadido a Ucrânia.

Repetindo que para os norte-americanos o artigo 5.º é “uma obrigação sagrada”, Biden acrescentou: “Podem contar com isso”, antes de citar uma velha máxima polaca “pela nossa liberdade e pela vossa”.

O Presidente norte-americano disse ainda em Varsóvia que a responsabilidade no acolhimento de refugiados ucranianos não é só da Polónia, mas de todo o mundo e em especial dos aliados da NATO.

No encontro com o homólogo polaco, Joe Biden confirmou que os Estados Unidos vão receber mais 100 mil ucranianos.

SIC Notícias

BRENDAN SMIALOWSKI/AFP via Getty Images

João Almeida perde liderança e cai para terceiro na Volta à Catalunha

Um ataque do ciclista equatoriano Richard Carapaz (INEOS), vencedor da sexta etapa, e do colombiano Sergio Higuita (BORA-hansgrohe), novo líder da geral, 'atirou' hoje o português João Almeida (UAE Emirates) para terceiro na Volta à Catalunha.

Carapaz, de 28 anos, levou a melhor no ‘sprint’ a dois e cumpriu os 168,6 quilómetros entre Salou e Cambrils em 4:09.19 horas, à frente de Higuita e de um pelotão restrito, no qual o australiano Kaden Groves (BikeExchange-Jayco) foi terceiro, a 48 segundos.

Os dois ciclistas atacaram o pelotão a 130 quilómetros da meta, junto com outros fugitivos, e ‘resistiram’ na frente com um ataque à antiga, de muito longe, que acabou por elevá-los aos dois primeiros lugares da etapa, na qual Carapaz levou a melhor, e da geral, em que Higuita está acima do campeão olímpico de fundo em Tóquio2020.

Após um dia ‘longo’, cheio de movimentações, algumas delas polémicas, João Almeida acabou por cortar a meta em 19.º, e agora é terceiro na geral, a 52 segundos do colombiano, novo líder, e a 35 do equatoriano, que é segundo.

O luso perde ainda a liderança da juventude, que também é de Higuita, num dia marcado por este ataque arrojado e pela sua resposta — ou falta dela — por parte da equipa do líder, a UAE Emirates.

Com Rui Costa como principal gregário, já depois do espanhol Marc Soler ter tentado minimizar as perdas, foi o papel do jovem Juan Ayuso, que é quinto na geral, a dar que falar, uma vez que não trabalhou para o chefe de fila, primeiro, e chegou mesmo a isolar-se na frente, na descida do Coll de la Teixeta, a última subida categorizada do dia, aproveitando ainda segundos de bonificação.

No fim de contas, tanto Ayuso, que acabou em 20.º, uma posição abaixo de Almeida, como outros escapados, entre eles o colombiano Nairo Quintana (Arkéa Samsic), agora quarto na geral, acabaram por chegar junto do líder, que perdeu esse estatuto a um dia do fim da prova catalã.

Madremedia/Lusa

Inscrições para o Rallye Verde Pino 2022


Com a divulgada participação de Timo Salonen, campeão do mundo de ralis em 1985, irá para a estrada nos próximos dias 8, 9 e 10 de Abril o emblemático e muito acarinhado «Rallye Verde Pino Região de Leiria», na sua 13ª edição.

As Inscrições encontram-se abertas no Portal da FPAK onde também se poderá consultar o Regulamento da Prova .

Durante 3 dias serão percorridos 594.75 Km de prova, divididos em 3 secções e 2 etapas, com 113,60 km de provas especiais, todas feitas em alcatrão e estrada fechada.

As inscrições encerram dia 4 de Abril.

PROGRAMA

08/04/2022
08/04/202214:00 às 19:00 Verificações documentais e Técnicas
Entrega do material às equipas Kartódromo de Leiria
19:05 1ª Reunião do CCD
19:30 Publicação da lista de equipas admitidas
19:35 Briefing

09/04/2022
08:00 Entrada em Parque de Partida 1º concorrente Largo do Papa - Leiria
08:15 Partida Largo do Papa - Leiria
09:00 1ª PECR Marinha Grande 1
09:50 2ª PECR Porto de Mós 1
10:20 3ª PECR Batalha 1
11:10 4ª PECR Marinha Grande 2
12:00 5ª PECR Porto de Mós 2
12:20 6ª PECR Batalha 2
14:45 7ª PECR Pombal 1
15:25 8ª PECR Ansião 1
15:55 9ª PECR Alvaiázere 1
17:00 10ª PECR Figueiró dos Vinhos 1
17:20 11ª PECR Ansião 2
17:50 12ª PECR Alvaiázere 2
18:35 13ª PECR Figueiró dos Vinhos 2
19:00 Chegada Pedrogão Grande
10/04/2022
08:45 Partida Pedrogão Grande
09:00 14ª PECR Pedrogão Grande 1
09:30 15ª PECR Castanheira de Pêra 2
10:30 16ª PECR Pedrogão Grande 2
11:00 17ª PECR Castanheira de Pêra 2
12:15 18ª PECR Pombal 2
12:50 19ª PECR Kartódromo de Leiria
15:00 Afixação da Classificação Final Kartódromo de Leiria
15:15 Distribuição de Prémios Kartódromo de Leiria

Prisão preventiva para homem que não cumpriu medidas de coação em Leiria

Segundo a Procuradoria da República da Comarca de Leiria, “o Tribunal considerou encontrar-se fortemente indiciado que o arguido, entre novembro de 2021 e o início de março de 2022, molestou física e psicologicamente a vítima, com quem viveu maritalmente, no concelho de Leiria”.

Um homem indiciado pelo crime de violência doméstica agravado sobre a companheira, em Leiria, vai aguardar julgamento em prisão preventiva, após ser detido uma segunda vez pela PSP por não cumprir as medidas de coação.

Segundo a Procuradoria da República da Comarca de Leiria, “o Tribunal considerou encontrar-se fortemente indiciado que o arguido, entre novembro de 2021 e o início de março de 2022, molestou física e psicologicamente a vítima, com quem viveu maritalmente, no concelho de Leiria”.

“Nessas circunstâncias, o arguido agrediu fisicamente a vítima, designadamente desferiu-lhe pancadas em várias zonas do corpo, apertou-lhe o pescoço, atirou-a ao chão e empurrou-a contra vários objetos e mesmo contra uma parede. E também a ameaçou de morte, assim como a insultou, dirigindo-lhe nomes ofensivos”, referiu a Procuradoria no seu ‘site’.

Segundo a mesma fonte, na sequência desta situação, em 04 de março, após ser detido, o juiz de instrução criminal determinou, como medidas de coação ao suspeito, de 33 anos, a “proibição de contactar, por qualquer meio, com a vítima ou dela se aproximar e de permanecer ou frequentar quaisquer locais onde a mesma se encontre, nomeadamente a sua residência e local de trabalho”.

O arguido foi advertido, na altura, pelo juiz de instrução criminal, que a sua presença, sem justificação plausível, em locais onde presumivelmente a vítima se deslocaria ou por onde passaria, seria considerada como violadora das proibições impostas”, explicou a Procuradoria.

 Porém, “entre 11 e 21 de março de 2022, o arguido incumpriu, reiteradamente, essas medidas, perseguindo e importunando a vítima, dirigindo-se, por diversas vezes, ao exterior do seu local de trabalho e residência, onde permanecia para a intimidar e assustar, deixando bilhetes por si manuscritos e outros objetos no veículo em que a mesma se fazia transportar”.

Presente de novo a primeiro interrogatório judicial, após ser detido mais uma vez pela PSP, o magistrado judicial determinou na quarta-feira que o homem aguardasse o desenvolvimento do inquérito em prisão preventiva, como promovido pelo Ministério Público (MP).

“De referir que o arguido já havia sido condenado, em 2018, pela prática de um crime de violência doméstica, em pena de prisão, suspensa na sua execução”, acrescentou a Procuradoria.

No dia 3 de março, a PSP anunciou ter detido o suspeito pelo crime de violência doméstica sobre a mulher, que foi obrigada a esconder-se na via pública juntamente com a filha menor.

Em comunicado, a PSP informou que deteve em flagrante delito o suspeito, na posse de uma arma branca, na sequência de um contacto “com pedido de apoio da vítima, que já havia apresentado denúncia” pelo mesmo crime.

A PSP adiantou que a vítima, uma mulher de 37 anos, foi localizada escondida e “verdadeiramente assustada”, acompanhada da sua filha com 6 anos, tendo ambas sido transportadas para um local seguro.

A investigação é dirigida pelo MP da Subsecção Especializada em Violência Doméstica do Departamento de Investigação e Ação Penal da Comarca de Leiria com a coadjuvação da PSP de Leiria.

X Rali Histórico Vila da Sertã vai para as estradas do concelho a 2 de abril


Com mais de 40 concorrentes inscritos, oriundos de várias zonas de Portugal e de diversas regiões de Espanha, o Rali terá início pelas 10h00 de sábado, 2 de abril, na Alameda da Carvalha, momento antecedido pelas Verificações Administrativas e Técnicas na Casa da Cultura. O público poderá observar os automóveis clássicos participantes na prova entre as 8h00 e as 10h00.

Dia 2 de abril os caminhos da regularidade histórica irão dar à Sertã para a realização do X Rali Histórico Vila da Sertã, prova de dimensão internacional, pontuável para o Campeonato de Portugal de Regularidade Histórica 2022, numa organização do Lusitânia Automóvel Clube, sob a égide da FPAK, numa prova que conta com o apoio do Município da Sertã.

Nos diversos momentos do Rali, o público poderá ser apreciar automóveis clássicos e pré-clássicos das décadas de 60, 70, 80 e 90 do século passado, que percorrerão um traçado muito selectivo e competitivo.

Com mais de 40 concorrentes inscritos, oriundos de várias zonas de Portugal e de diversas regiões de Espanha, o Rali terá início pelas 10h00 de sábado, 2 de abril, na Alameda da Carvalha, momento antecedido pelas Verificações Administrativas e Técnicas na Casa da Cultura. O público poderá observar os automóveis clássicos participantes na prova entre as 8h00 e as 10h00 na Alameda da Carvalha.

A 1ª Secção da prova conta com uma extensão de 129,71 km e ligará a Sertã a Cernache do Bonjardim, tendo os concorrentes pela frente o desafio de ultrapassarem com distinção as dez provas especiais de classificação em regularidade. Esta primeira parte da prova, realizada no sábado de manhã, arranca às 10h00 e passará por diversas localidades do concelho da Sertã: Marmeleiro, Mós, Felgaria, Gravito, Cernache do Bonjardim, Estradinha, Casais, Carvalhos, Pampilhal, Brejo da Correia, Sambado, Mendeira, Casal Madalena e Corujos, entre muitas outras.

Após uma paragem estratégica em Cernache do Bonjardim para abastecimento das viaturas e das equipas, a 2ª Secção, com uma extensão de 154,03 km e nove provas especiais de classificação em regularidade, terá início pelas 14h30, com a realização da Street Stage na Vila, Berço do Condestável, junto ao Clube de Ténis. Será antecedida por demonstração de Perícia Automóvel às 14h20m.

A prova prosseguirá depois o seu trajeto, pelas localidades de Ramalhos, Pedrógão Pequeno e Vale da Galega, entrando de seguida nos concelhos de Oleiros e Proença-a-Nova, para regressar mais tarde ao concelho da Sertã, que acolhe o "Quartel-General" da prova, na zona do Sipote, passando depois pelo Pereiro, Moinho do Cabo e Portela dos Bezerrins.

Às 18h00 terá lugar a demonstração de Perícia Automóvel que antecede a Prova Complementar Vila da Sertã, às 18h20, na Avenida Padre Manuel Antunes (junto ao Terminal Rodoviário), seguindo-se depois a exposição das viaturas no parque junto à Ponte Filipina. O Rali encerrará com a Cerimónia de Entrega de Prémios, pelas 19h30, na Casa da Cultura.

ON Centro.

Imagem: Reconquista

Campanha da Páscoa: Dar Sangue é Dar Vida

Campanha da Páscoa: Dar Sangue é Dar Vida. Santa Páscoa para todos e para todas.

Vídeo com link https://youtu.be/1yZtVeqex1g

É exactamente isso: Dar Sangue é Dar Vida. Caros amigos, vocês que estão ouvindo esta mensagem podem fazer a diferença da indiferença. A vossa dádiva pode significar salvar a vida de uma pessoa ainda que não a conhecemos.

Ainda não é possível fabricar sangue artificialmente, independentemente do avanço gigantesco da ciência, só o ser humano o pode doar, o que quer dizer que para os Serviços de Sangue vs Imuno-hemoterapia dos nossos hospitais terem sangue disponível diariamente, dependem inteiramente do gesto valiosíssimo de quem o dá.

Todos os dias, toda a hora, a cada instante é necessário sangue, para doentes com anemia, cirurgias, pessoas acidentadas, pessoas que fizeram transplantes, doentes oncológicos em processo de quimioterapia, entre muitos que fazem tratamentos diários com componentes sanguíneos.

Precisamos de entender que a alimentação dos bancos de sangue funciona como a água no depósito do prédio: estando cheio, todos dela se beneficiam, seja no uso quotidiano, seja em casos de maior necessidade. Nada mais certo e coerente, portanto, do que o consagrado chavão: Dar Sangue é Dar Vida.

Apoio: http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ + www.adasca.pt + Para visionar basta clicar no Link do vídeo https://youtu.be/mMecCMmuljA + SIC Notícias

Para ver basta clicar neste link https://sicnoticias.pt/.../pandemia-nao-afastou-dadores.../


Dia Nacional do Dador de Sangue 2022 | IPST agradece a Força Solidária dos Dadores de Sangue

 O IPST,IP comemora, no próximo dia 27 de março, o Dia Nacional do Dador de Sangue, com um agradecimento público aos dadores de sangue sob o lema: Agradecemos a sua Força Solidária. As comemorações oficiais decorrerão no auditório do CEDACE em Lisboa (Hospital Pulido Valente), a partir das 10h45.

Estas comemorações, ajustadas ao atual contexto pandémico, regressam ao formato presencial, pois importa destacar todos aqueles que com a sua dádiva de sangue ajudam a Salvar Vidas.

Assim, o IPST destacará o contributo de vários dadores jovens, que no biénio de 2020/21 efeturam o seu maior número de dádivas de sangue, estimulando desta forma o tão importante rejuvenescimento do painel dos dadores de sangue.

O programa das comemorações refletirá esta aposta: apresentação do cartão digital do dador de sangue e novas tecnologias e redes sociais na Promoção da Dádiva de Sangue junto dos jovens; bem como o alargamento do painel de dadores através da colaboração das ONG das comunidades LGBTI+ e de protocolos de promoção da dádiva de sangue com diversos Clubes de Futebol.

Após a criação da figura do Mensageiro da Dádiva em 2021 (figuras públicas que dão sangue e promovem a dádiva de sangue, de forma voluntária e altruísta), o IPST atribui este ano esta “missão”, pelo apoio constante a esta causa, à jornalista Andreia Vale.

Finalmente, serão apresentadas as propostas visuais da próxima campanha de promoção da dádiva de sangue, com a seguinte mensagem: Precisamos da sua força solidária. Precisamos de: + Pessoas Dadoras de Sangue; + Jovens; + Dádivas. Os doentes agradecem, + Sangue, + Vida.

Lisboa, 25 de março 2022

Morreu o baterista dos Foo Fighters Taylor Hawkins aos 50 anos

 De acordo com a imprensa local, o baterista foi encontrado morto no quarto do hotel onde a banda está hospedada, em Bogotá.

O baterista dos Foo Fighters Taylor Hawkins, de 50 anos, morreu na sexta-feira à noite em Bogotá, onde a banda de rock alternativo norte-americana ia atuar no festival Estéreo Picnic, anunciou o grupo.

"A família Foo Fighters está devastada pelo trágico e prematuro desaparecimento do nosso querido Taylor Hawkins. O seu espírito musical e risos contagiantes viverão para sempre connosco", escreveu a banda, na rede social Twitter.

"Os nossos corações estão com a mulher, filhos e família", acrescentou a banda, pedindo que a privacidade da família fosse respeitada.

De acordo com meios de comunicação social locais, o músico, que integrou a banda em 1997, foi encontrado morto no quarto do hotel onde a banda está hospedada em Bogotá.

O grupo era um dos destaques do festival, com atuação marcada para sexta-feira à noite, tendo a morte de Hawkins sido anunciada uma hora antes de subirem ao palco.

O baterista cresceu em Laguna Beach, na Califórnia, onde começou a estudar música.

TSF

Imagem: voaportugues

Papa consagra Rússia e Ucrânia a Maria e pede fim da guerra.

"Estamos a atraiçoar os sonhos de paz dos povos e as esperanças dos jovens", declarou Francisco na celebração no Vaticano, que decorreu em simultâneo com Fátima.

O Papa consagrou esta sexta-feira a Rússia e a Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria. Numa cerimónia no Vaticano, com ligação a Fátima, Francisco pediu o fim da guerra e que o mundo seja preservado da ameaça nuclear.

“Libertai-nos da Guerra, preservai o mundo da ameaça nuclear! Confiamos e consagramos ao vosso Imaculado Coração, a Igreja e a Humanidade inteira, de modo especial a Rússia e a Ucrânia”, declarou o Sumo Pontífice.

Numa cerimónia transmitida para todo o mundo, Francisco considera que foram "esquecidas as lições das tragédias do século passado, o sacrifício de milhões de mortos nas guerras mundiais". "Estamos a atraiçoar os sonhos de paz dos povos e as esperanças dos jovens", afirmou.

Palavras de profundo significado do Papa Francisco que consagrou a Rússia e a Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria.

Uma celebração penitencial no Vaticano, em simultâneo com Fátima, onde o mesmo ato foi presidido pelo cardeal Konrad Krajewski, esmoler pontifício, enviado do Papa à Ucrânia.

Neste momento de oração, com dimensão global, no Vaticano, Francisco pediu que a Humanidade seja preservada.

“Perdemos a humanidade, malbaratamos a paz. Tornamo-nos capazes de toda a violência e destruição. Temos necessidade urgente da vossa intervenção materna. Por isso acolhei, ó Mãe, esta nossa súplica: Vós, estrela do mar, não nos deixeis naufragar na tempestade da guerra; Vós, arca da nova aliança, inspirai projetos e caminhos de reconciliação; Vós, 'terra do Céu', trazei de volta ao mundo a concórdia de Deus; Apagai o ódio, acalmai a vingança, ensinai-nos o perdão; Libertai-nos da guerra, preservai o mundo da ameaça nuclear.”

O Papa Francisco lembra os refugiados e pede proteção para os que são obrigados a abandonar a sua casa para fugir da guerra.

“Enquanto o rumor das armas não se cala, que a vossa oração nos predisponha para a paz. As vossas mãos maternas acariciem quantos sofrem e fogem sob o peso das bombas. O vosso abraço materno console quantos são obrigados a deixar as suas casas e o seu país. Que o vosso doloroso Coração nos mova à compaixão e estimule a abrir as portas e cuidar da humanidade ferida e descartada.”

O Papa lembra a Humanidade “exausta e transtornada” pela “guerra, fome, injustiça e miséria”. Ao pedir a consagração da Rússia e Ucrânia e de toda a Humanidade, Francisco sublinha a confiança depositada em Maria.

“Por isso nós, ó Mãe de Deus e nossa, solenemente confiamos e consagramos ao vosso Imaculado Coração nós mesmos, a Igreja e a Humanidade inteira, de modo especial a Rússia e a Ucrânia. Acolhei este nosso ato que realizamos com confiança e amor, fazei que cesse a guerra, providenciai ao mundo a paz”, declarou Francisco num apelo à deposição das armas.

Sérgio Costa/Ricardo Vieira/RR

Casos de gripe e covid-19 estão a sobrecarregar as urgências

Afluência às urgências por complicações respiratórias não era tão elevada desde 2020. 

As urgências dos hospitais estão a ficar sobrecarregadas com os casos de gripe e covid-19, que estão a subir.

A afluência às urgências por complicações respiratórias não era tão elevada desde 2020, apesar da incidência ter baixado nos últimos dias. Durante dois anos, as medidas preventivas da pandemia como o isolamento, a distância social e higiene frequente das mãos acautelaram outro tipo de infeções respiratórias, mas este inverno centrou, de novo, a atenção na atividade gripal e a afluência às urgências hospitalares aumentou substancialmente.

gripe mantém uma tendência crescente, mas a taxa de incidência da síndrome gripal e da infeção respiratória aguda baixou, diz o Instituto Ricardo Jorge.

Entre 14 e 20 de março, a Rede Portuguesa de Laboratórios para o Diagnóstico da Gripe detetou 534 casos positivos para o vírus da gripe, dos quais 532 do tipo A, sendo que os sintomas pouco se distinguem dos da covid-19.

Por época, mais de mil pessoas ficam internadas por causa da gripe e os casos mais graves estão, normalmente, associados a pessoas que padecem de mais doenças.

As medidas preventivas para este inverno começaram mais cedo do que habitualmente. A vacinação contra a gripe teve início no final de setembro e, desde então, já se vacinaram mais de 2,5 milhões de pessoas.

SIC Notícias

Encontrado jovem que estava desaparecido em Castelo Branco

Jovem estava desaparecido desde quarta-feira. Alerta foi dado pela companheira.

O jovem de 26 anos que estava desaparecido desde quarta-feira, foi encontrado esta sexta-feira com vida, fora da área residencial de um bairro de Castelo Branco, disse à Lusa fonte da PSP.

Segundo fonte do Comando Distrital de Castelo Branco, o jovem foi encontrado por agentes da PSP fora da área residencial do Bairro do Valongo, cerca das 11:15.

O jovem foi encontrado pela PSP, com vida, no Bairro do Valongo, junto à pista de motocross. Estava visivelmente debilitado”, explicou a fonte.

Adiantou ainda que o homem foi transportado pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para o Hospital Amato Lusitano (HAL) de Castelo Branco.

O homem, natural de Portalegre, reside e trabalha em Castelo Branco, numa empresa de cablagens para automóveis.

O alerta foi dado pela sua companheira, que se deslocou à esquadra da PSP para fazer a participação do desaparecimento.

Para já, desconhecem-se as razões que estiveram na origem deste desaparecimento.

SIC Notícias/Lusa

Invasão da Ucrânia: Portugal concedeu mais de 21.500 pedidos de proteção temporária

Mais de 21.500 pedidos de proteção temporária foram concedidos até esta sexta-feira por Portugal a pessoas que fugiram da guerra da Ucrânia, segundo a última atualização feita à Lusa pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

O SEF precisa que os 21.667 pedidos de proteção temporária foram concedidos desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia, em 24 de fevereiro, até às 13:00 de hoje.

De acordo com o SEF, cerca de um terço dos refugiados ucranianos que chegam a Portugal e beneficiários da proteção temporária são menores e mais de 60% são mulheres.

O SEF tem uma plataforma ‘online’, em três línguas, para pedidos de proteção temporária por residentes ucranianos.

A plataforma ‘SEFforUkraine.sef.pt’ “possibilita a todos os cidadãos ucranianos e seus familiares (agregado familiar), bem como a qualquer cidadão estrangeiro a residir na Ucrânia, fazer ‘online’ um pedido de proteção temporária de um ano, prorrogável por dois períodos de seis meses”, segundo o SEF.

No decorrer do processo para proteção temporária em Portugal, os cidadãos que a requeiram têm acesso aos números fiscal, de Segurança Social e do Serviço Nacional de Saúde, pelo que podem beneficiar assim destes serviços e ingressar no mercado de trabalho.

A plataforma contém ainda informação relativa aos demais aspetos de acolhimento e integração de pessoas deslocadas.

Os últimos dados da ONU indicam que mais de 3,7 milhões de pessoas fugiram da Ucrânia desde a invasão russa.

A Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, um ataque que foi condenado pela generalidade da comunidade internacional.

SIC Notícias/Lusa

Portugal e Espanha conseguem “exceção ibérica” para travar preços da energia

A UE concordou com um "tratamento especial" da energia na Península Ibérica. Sánchez e Costa têm luz verde política para impor um preço máximo de referência para o gás. Falta o aval da Comissão.

A proposta conjunta de Portugal e Espanha, que visa adotar medidas para baixar o preço da eletricidade, foi bem acolhida pelos líderes dos restantes Estados-membros da União Europeia (UE), que esta sexta-feira concordaram com um “tratamento especial” para a Península Ibérica no mercado da energia. Os dois países trabalharão agora num conjunto de medidas, que a Comissão Europeia avaliará no curto prazo.

Depois de um segundo dia do Conselho Europeu marcado por um intenso debate sobre política energética e a escalada dos preços da energia, “por fim a exceção ibérica é reconhecida“, disse o chefe do Governo espanhol, Pedro Sánchez, numa conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro, António Costa.

Segundo Sánchez, a partir desta sexta-feira, os dois governos podem “colocar em prática medidas adicionais, temporárias”. Estas serão apresentadas ao Executivo comunitário, que se prevê que “confirme, com caráter de urgência, que respeitam a legislação comunitária”, acrescentou, garantindo que tal iniciativa “vai permitir baixar os preços da energia”.

António Costa, por seu lado, avançou que estas medidas “temporárias e excecionais” serão “formalizadas já na próxima semana” junto da Comissão Europeia. O objetivo, explicou, é “assegurar que o crescimento que está a ter o gás não se vai continuar a repercutir no aumento do preço eletricidade”.

Nesse sentido, Portugal e Espanha vão adotar medidas a curto prazo “para fixar um preço máximo de referência para o gás, a partir do qual todos os outros preços não poderão ultrapassar”, disse o chefe de Governo português, acrescentando que ajudarão a “obter uma redução muito significativa do custo da energia, com grandes poupanças para as famílias e grandes poupanças para as empresas”.

O primeiro-ministro defendeu ainda que, a longo prazo, a UE deve apostar em interconexões para ligar a Península Ibérica ao sistema energético europeu.

Durante a tarde, o chefe do Governo espanhol chegou a abandonar a reunião, mas conseguiu ultrapassar os países resistentes ao “tratamento especial” ibérico, nomeadamente a Alemanha e os Países Baixos. “Sánchez tem representado com muito sucesso os interesses do seu país com o seu colega Costa”, afirmou o chanceler alemão, Olaf Scholz, quando questionado sobre a discussão.

A “luz verde” garantida esta sexta-feira pelo Conselho Europeu permitirá, assim, aos países ibéricos controlar os preços, tendo apenas de notificar a Comissão Europeia antes de agir e salvaguardar a concorrência europeia.

Joana Abrantes Gomes/ECO

Gasóleo sobe 16,4 cêntimos e gasolina 6 cêntimos na próxima semana

O preço por litro do gasóleo deverá aumentar em 16,4 cêntimos na próxima semana e o preço da gasolina em seis cêntimos, segundo estimou hoje o Ministério das Finanças, em comunicado.

A aplicação do mecanismo de compensação que entrou em vigor este mês resultará numa redução de 1,3 cêntimos por litro na taxa do ISP, não havendo assim redução na gasolina pelo facto de a variação do preço por litro neste combustível ser inferior a oito cêntimos.

Como forma de mitigar o preço dos combustíveis, o Governo decidiu semanalmente ajustar a taxa do ISP em função do acréscimo da receita do IVA.

Madremedia

Vagos associa-se à “Hora do Planeta”

O Município de Vagos volta a associar-se à "Hora do Planeta", um evento histórico da WWF, que une milhões de pessoas em todo o mundo para mostrarem o seu compromisso com o planeta.

Este ano, a iniciativa é dedicada ao tema "Restauro da Natureza" e decorre já amanhã dia 26 de março, entre as 20h30 e 21h30.

Desta forma, numa associação a esta iniciativa, a Câmara Municipal de Vagos compromete-se a:

1) desligar por 60 minutos, durante a Hora do Planeta, os seguintes locais:

  • Edifício dos Paços do Concelho;
  • Iluminação exterior dos Paços do Concelho;
  • Iluminação exterior do Palácio de Visconde de Valdemouro;
  • Pérgola do Centro da Vila de Vagos;
  • Iluminação exterior do Centro Escolar de Fonte de Angeão;
  • Iluminação do passadiço da Praia da Vagueira;
  • Iluminação da escultura “O GARFO”, na Praia da Vagueira;
  • Iluminação da escultura “AS ÁRVORES”, na Praia da Vagueira;
  • Iluminação do estacionamento da Rua 18, na Praia da Vagueira;
  • Iluminação do campo de ténis, na Praia da Vagueira.

2) redução de fluxo da iluminação pública, por 60 minutos, durante a Hora do Planeta, os seguintes locais:

  • Vias de trânsito na freguesia da Gafanha da Boa Hora;
  • Vias de trânsito na vila de Vagos;
  • Estacionamento do espaço entre Pavilhão e Piscina de Vagos.

Assim, a Câmara Municipal convida todos a desligar as luzes pela “Hora do Planeta”, durante as 20h30 e 21h30, do dia 26 de março, mostrando o seu apoio e compromisso com esta causa.