sexta-feira, 18 de junho de 2021

1º Encontro Covilhã Social


O Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior vai receber no próximo dia 26 de junho, sábado, o 1º Encontro COVILHÃ SOCIAL. O evento, organizado pela Câmara Municipal da Covilhã, em parceria com o ACES Cova da Beira, o Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB), o Instituto da Segurança Social e a Universidade da Beira Interior (UBI) será subordinado ao tema do Envelhecimento Ativo e Saudável e pretende homenagear as instituições e os profissionais das áreas sociais, de saúde e segurança do concelho da Covilhã.

A sessão de abertura contará com a participação do Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, do Presidente da Assembleia Municipal e Presidente do Conselho de Administração do CHUCB, João Casteleiro, do Reitor da UBI, Mário Raposo, do Diretor Executivo do ACES Cova da Beira, Manuel Geraldes, e do Diretor do Centro Distrital Segurança Social, Nuno Maia.

O encontro terá: painéis de debate centrados na dimensão do aumento progressivo do envelhecimento da nossa população; partilha de boas práticas de envelhecimento ativo e saudável; homenagens e vários apontamentos musicais.

A inscrição é gratuita e pode ser efetuada até 22 de junho, através do e-mail centro.atividades@cm-covilha.pt ou pelo telefone 275 330 600 | ext: 480.

Ovar | Aprovada abertura de concurso para Requalificação da Frente de Praia de Esmoriz

Proposta da autarquia aposta na redução de tráfego, mobilidade 
sustentável e acessibilidade para todos

 

Foi aprovada, em sede de reunião de câmara, a abertura do concurso público para a empreitada de requalificação da frente de Praia de Esmoriz. O investimento do Município, na ordem dos 800 mil euros, prevê, para além da reabilitação dos arruamentos que envolvem a frente marítima, a aposta em mobilidade sustentável com introdução de pista pedonal e ciclável, bem como melhorias nos acessos para pessoas com mobilidade reduzida e renovação da sinalização rodoviária vertical e horizontal.

Inserida nas Grandes Opções de Plano e Orçamento para 2021 do Município de Ovar, a execução da empreitada pretende levar a cabo a requalificação da zona sul da Avenida da Barrinha e a beneficiação da zona norte até à interseção com a Travessa da Barrinha, estando prevista a construção de uma rotunda na ligação com a Avenida Joaquim Oliveira Silva que irá promover a maior fluidez do trânsito no acesso à praia. A intervenção abrange toda a frente de mar entre o esporão e o café “Barramar’s”, sendo reduzida a circulação a uma via de sentido único (norte-sul), aumento e alargamento dos passeios, requalificação do atual espaço de lazer e a melhoria da rede pluvial.

A criação da pista pedonal e ciclável, separada do passeio e da rodovia, fará ligação aos já existentes passadiços da Barrinha, prolongando-se ao longo da Avenida Joaquim Oliveira Silva até à rotunda do “Barco” e ao longo da Avenida da Barrinha até à interseção com a Avenida da Praia, promovendo, desta forma, o prolongamento e segurança das zonas já habitualmente frequentadas por ciclistas. As pistas cicláveis contarão ainda com duas unidades de apoio de bicicletas.

Com espaços de circulação bem definidos, a atual praça será projetada com áreas grandes, desobstruídas e com um pavimento regular, ideal para uma circulação confortável. Será ainda revisto todo o material urbano fixo que se encontre danificado, substituída a iluminação pública por novas colunas de tecnologia led bem como o reforço das plantações já existentes com plantas autóctones e resistentes ao desgaste marítimo. A intervenção aposta igualmente no reforço da recolha de resíduos urbanos, com a implementação de um conjunto de contentores de recolha diferenciada e papeleiras para resíduos indiferenciados.

Em toda a área foram definidos lugares de estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida e na definição dos percursos e travessias pedonais foi observada a lei da acessibilidade e mobilidade para todos, através da aplicação de pavimento tátil e de alerta, para auxílio de pessoas com deficiência motora, invisuais e amblíopes.

No sentido de respeitar os parâmetros de Segurança, Correção Técnica e Integração Cultural, a intervenção proposta pretende reduzir as barreiras arquitetónicas, revitalizar a imagem dos espaços com a aplicação de materiais resistentes à erosão marítima e que salvaguardem a cultura da região, mantendo as características alusivas à arte xávega da freguesia de Esmoriz.

 

Águeda | Instalações artísticas colocadas nas margens da Pateira evocam pescadores

 Três instalações artísticas, que simbolizam os pescadores que usavam as bateiras para pescar nos rios do concelho, “emolduram” a paisagem icónica da Pateira.

“Queremos unir as margens da Pateira, num laço único entre Espinhel, Fermentelos e Óis da Ribeira, com um simbolismo especial para os pescadores que usavam as bateiras para pescar”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, sobre as três instalações artísticas que foram colocadas naquelas três margens.

Tratam-se de três peças de arte em ferro que integram o “3 Territórios, 1 Rio que nos Une”, um projeto interconcelhio de programação cultural em rede, que está a ser desenvolvido pela Câmara Municipal de Águeda, em parceria com os Municípios de Albergaria-a-Velha e de Sever do Vouga.

Ao todo foram colocadas, no âmbito do projeto, cinco instalações artísticas que têm como motivo “unir através da arte”, declarou Edson Santos. “Queremos representar a tradição, sendo que o conceito entre as cinco peças é distinto”, sublinhou, explicando que, em Águeda, as esculturas “são uma representação dos pescadores que usam as bateiras nos rios do concelho”. Estas três silhuetas dos pescadores, instaladas em Águeda, são iguais, diferindo apenas nos complementos: uma tem um balde, outra tem um cadeado e a outra um garrafão cortado para tirar água.

“Adorei fazer estas representações destas personagens. Tudo o que é criar, fazer coisas e vir cá, presenciar e partilhar a minha experiência é algo que me dá muito prazer”, declarou Miguel Ángel Bordera, CEO e diretor artístico da companhia espanhola Carros de Foc, sublinhando que “sair da rotina, transmitir e receber conhecimento é enriquecedor”.

Para além de colocar as esculturas nas margens da Pateira, o artista dinamizou um workshop com alunos do 1.º ano de artes (10.º ano) da Escola Secundária (ES) Marques de Castilho. “Se eu fosse estudante, adoraria que me falassem do caminho e sobretudo receber muitos conselhos. Quando se começa no mundo das artes, podemos frustrar-nos facilmente, porque é duro, pelo que acho que é interessante receber este conhecimento”, frisou, apontando que eles (alunos) “são o futuro”.

O primeiro, e mais relevante, conselho que deu foi que “têm que ser únicos, autênticos e criativos, criando coisas que não existem, porque sem a arte, tudo seria mercadoria; a arte é o que nos diferencia dos animais” e permite “criar emoções, descobrir coisas”.

Os alunos do 10.º B da ES Marques de Castilho estavam satisfeitos e de rosto iluminado ao receberem estes conselhos. “Abre a mente para o que se pode fazer”, disse Ema, de 16 anos, que foi complementada por Joana, de 17 anos, que considerou a “aula” dada pelo artista “muito interessante e divertida”. Também Fabiana, de 16 anos, disse que esta foi uma oportunidade “de aprender coisas novas”.

O artista espanhol, conhecido internacionalmente pelas esculturas gigantes, fez mais duas peças no âmbito deste projeto interconcelhio, que foram instaladas em Albergaria-a-Velha e em Sever do Vouga.

Refira-se que, para além destas instalações artísticas, estão programados um conjunto alargado de espetáculos, festival gastronómico, recriações históricas e atividades náuticas e de birdwatching.

Proença-a-Nova | Antiga escola do Vale da Ursa pronta para acolher novos utilizadores



A reconversão da antiga Escola Primária do Vale da Ursa foi inaugurada a 13 de junho, Dia do Município, marcando uma nova etapa na vida deste edifício que se encontrava encerrado desde 1998, data em que fechou portas por ter apenas três alunos. Longe dos anos em que chegaram a ser quase meia centena, as duas salas foram reconvertidas em alojamento local, numa obra realizada com a prata da casa: tanto o projeto de arquitetura como toda a parte de construção, eletricidade, canalização, pavimentos e arranjo dos espaços verdes foram feitas pelas várias equipas do Município, cujo “empenho e dedicação” foi destacado por João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, durante a inauguração.

Adicionalmente, vários empresários locais, que estudaram neste edifício no seu percurso escolar, também executaram diversas obras, como a caixilharia e serralharia ou a instalação da cozinha. Os móveis interiores foram adquiridos em lojas do concelho, havendo igualmente pequenos apontamentos decorativos em madeira realizados pela carpintaria da autarquia. Por esse motivo, João Lobo referia-se orgulhoso, por todos estes diferentes contributos, e contente, “não só pela inauguração da obra, mas por aquilo que a obra pode trazer ao Vale da Ursa e ao concelho”, referiu.

Contextualizando o fecho da escola com a questão demográfica, João Lobo espera que este equipamento tenha capacidade de “trazer de facto gente ao Vale da Ursa, de ser um veículo de promoção do concelho e da localidade através do turismo”, principalmente de todos aqueles que procuram a serenidade e tranquilidade do destino, como é o caso desta localidade, com vistas desafogadas sobre o pinhal.

Depois do Vale da Ursa, serão igualmente recuperadas antigas escolas em Vergão, Corgas e Fórneas, criando uma rede de oferta que pode servir o sector do turismo e os nómadas digitais – neste caso, assim que sejam ultrapassadas as questões de conectividade, esperando o autarca que o plano de resiliência e recuperação aloque uma verba para por fim a este tipo de desigualdades. “Estamos também a pensar nestes edifícios para residências de vida ativa, destinando-se a quem, muitas vezes, tem algum nível dependência, recorrendo a apoio domiciliário do ponto de vista da economia social que pode ser aqui ministrado, nesta localidade ou noutra qualquer”, afirmou João Lobo.

No caso do Vale da Ursa, será iniciado em julho o procedimento para cessão deste equipamento, à semelhança de outros que a Câmara dispõe, mediante publicação de aviso na página do Município.

Reveja a inauguração da reconversão da antiga escola do Vale da Ursa no Facebook do Município.


Sul | Polos de Educação ao longo da vida do Concelho de Silves continuam a colaborar com a Liga Portuguesa Contra o Cancro- Núcleo de Faro


Na continuidade do projeto Laços D’ Ajuda, os Polos de Educação ao Longo da Vida, dinamizados pela Câmara Municipal de Silves, continuam a colaborar com a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) – Núcleo de Faro, tendo produzido e entregue mais de quatro centenas e meia de peças, nomeadamente próteses mamárias provisórias, sacos de drenos, sacos de proteção de ostomia e máscaras para ofertas aos doentes (xailes, gorros e sacos de pano coloridos), contribuindo, desta forma, para ajudar aqueles que padecem desta doença, tentando minimizar o seu sofrimento, ao mesmo tempo que cumprem o seu cariz de desenvolvimento social e solidário em comunidade.
Este material totaliza a entrega de, aproximadamente, 1500 artigos doados à LPCC desde o início da parceria, em janeiro de 2020.
De referir que foram, também, atribuídos cartões de voluntários e os respetivos certificados às participantes na formação de voluntários da LPCC, realizada em outubro de 2020.
O Município de Silves deixa aqui um reconhecimento e agradecimento público a todos(as) os(as) utentes dos Polos de Educação ao Longo Vida da autarquia que têm dado um forte e importante contributo em ações de solidariedade através das suas atividades.



Marinha Grande | AMIEIRA: CÂMARA INVESTE MAIS 300 MIL EUROS NA REDE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUAS

A Câmara Municipal da Marinha Grande está a executar a fase 1 da construção da rede de abastecimento de água da Amieira, através da realização de um investimento superior a 300 mil euros. A empreitada foi adjudicada por 314.476,77 euros, acrescidos de IVA, e um prazo de execução de cinco meses e tem como objetivo dotar o lugar da Amieira de infraestruturas de abastecimento de água remodeladas.

A obra compreende a substituição de condutas e ramais domiciliários existentes por novas tubagens de materiais e diâmetros adequados, através da utilização de materiais mais resistentes e seguros que permitam garantir a qualidade da água fornecida. A solução preconizada prevê a execução da obra em duas fases distintas, permitido que as infraestruturas possam entrar em funcionamento imediatamente após a sua execução.
A fase 1 integra a extensão total de 3423m de rede de abastecimento com 158 ramais de ligação.

Está prevista a remodelação do sistema de abastecimento de água dos seguintes arruamentos:

- Rua das Rosas da Amieira;
- Rua dos Francos;
- Rua dos Coelhos da Amieira;
- Rua da Garcia;
- Rua dos Cordeiros;
- Rua do Impasse da Rua dos Cordeiros;
- Rua da Capela;
- Rua da Ribeira à Amieira;
- Rua dos Passagens;
- Beco dos Passagens.

Para a Presidente da Câmara Municipal, Cidália Ferreira, “ao longo do mandato temos dado prioridade total aos investimentos de expansão e arranjo da rede de saneamento básico e da rede de abastecimento de água por estes investimentos terem um grande impacto na qualidade de vida dos cidadãos que escolhem a nossa terra para fazer as suas vidas.”

Barcelos | Francisco Assis no IPCA para falar do Modelo Social Europeu na inauguração do Europe Direct Minho

 22 de junho | 9h30 | Campus do IPCA

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) vai inaugurar, no dia 22 de junho, pelas 9h30, o espaço Europe Direct Minho, que ficará instalado no Campus de Barcelos até 2025. A cerimónia, que decorrerá em formato online e presencial, incluirá um debate com as presenças de Francisco Assis, presidente do Conselho Económico e Social, do eurodeputado José Manuel Fernandes e do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha. 

Com o debate, intitulado “O início do Modelo Social Europeu? O Plano de Ação sobre o Pilar Europeu dos Direitos Sociais”, moderado pelo diretor do jornal Correio do Minho, Paulo Monteiro, o IPCA, pretende promover uma reflexão sobre a exequibilidade de um modelo social para a União Europeia (UE) e a importância da implementação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais para reduzir as assimetrias sociais e económicas da União Europeia, ainda num contexto da presidência portuguesa do Conselho da UE. 

Antes do debate a presidente do IPCA, Maria José Fernandes, e a coordenadora do Europe Direct Minho, Alzira Costa, irão apresentar a missão e funções deste serviço, que sucede ao antigo Centro de Informação Europe Direct (CIED). 

A inauguração do Europe Direct Minho num edifício do Campus do IPCA acontece depois de, recentemente, ter sido aprovada a candidatura apresentada pelo Instituto Politécnico para acolher este serviço no período 2021-2025. 

Os Europe Direct correspondem a uma nova geração dos Centros de Informação Europe Direct (CIED), que têm como principal objetivo promover a aproximação da União Europeia (UE) aos cidadãos, designadamente através da organização de atividades informativas e participativas. 

Neste contexto, o Europe Direct Minho vai fornecer informações sobre as competências, políticas e prioridades da UE, através da organização de eventos, seminários e outras ações de interação com os cidadãos, seja presencialmente ou por via online. 

Entre as suas inúmeras funções, fornecerá regularmente aos órgãos de comunicação social e aos multiplicadores locais (influenciadores das redes sociais, bloguistas, etc.) informações e conteúdos relevantes sobre a UE. 

A ação do Europe Direct Minho vai passar, ainda, pelo envio à Comissão Europeia de informações relevantes sobre temáticas sensíveis a nível local e pela colaboração com escolas da região para a divulgação de material didático acerca da UE. 

O Europe Direct Minho será um espaço aberto ao público e disponível para responder a questões ou a pedidos individuais de reuniões, bem como encaminhar os cidadãos para as redes da UE apropriadas (ou para o Centro de Contacto Europe Direct). Será, igualmente, ativo nas redes sociais, promovendo a interação com o público. 

Para participar no debate deve efetuar a inscrição em https://bit.ly/europeminho. 


Ana Teixeira

Guterres presta juramento na ONU como “multilateralista devoto e português orgulhoso”

António Guterres tomou hoje posse para um segundo mandato como secretário-geral da ONU, declarando-se um "multilateralista devoto" e "português orgulhoso" e voltou a pedir distribuição de vacinas contra a covid-19 como "prioridade mundial absoluta".

António Guterres, que prestou juramento pela segunda vez em cinco anos à frente de uma organização com 193 Estados-membros, em Nova Iorque, admitiu que existem "tarefas colossais" a que o mundo deve responder unido, com destaque para a prevenção de conflitos e preparação da segurança social em caso de futuras pandemias.

Expressando gratidão a Portugal pela renomeação, o secretário-geral declarou-se um "multilateralista devoto, mas também português orgulhoso", num discurso que proferiu em três línguas -- inglês, francês e espanhol -- na Assembleia-Geral da ONU.

Lusa

Imagem: RTP

Brasil apreende veleiro de Portugal em alto mar com duas toneladas de haxixe


A Polícia Federal brasileira intercetou um veleiro de Portugal em alto mar com uma estimativa de duas toneladas de haxixe, a maior apreensão da droga na história do país, disseram hoje as autoridades.

O barco foi intercetado quarta-feira à noite em águas internacionais do Oceano Atlântico, a cerca de 426 quilómetros da costa do Recife, a capital do estado de Pernambuco (nordeste), por um navio patrulha oceânica da Marinha do Brasil, em que embarcaram os oficiais da Polícia Federal responsáveis pela operação.

"A droga ainda será pesada (à chegada ao porto de Recife), mas estima-se que exceda duas toneladas de haxixe, o que, a confirmar-se, colocaria a apreensão entre as maiores desta substância da história", disse a Polícia Federal, através de um comunicado.

Segundo a declaração, a apreensão foi o resultado de uma operação conjunta da Polícia Federal e da Marinha do Brasil, com a colaboração das alfândegas francesas, das autoridades das Ilhas Virgens Britânicas e do Centro de Análise e Operações Marítimas contra Estupefacientes (MAOC-N).

Segundo as autoridades brasileiras, o haxixe encontrado foi feito a partir de tricomas de Cannabis (pêlos de plantas) e tem uma alta concentração de THC.

Os dois tripulantes do veleiro foram presos e serão acusados de tráfico internacional de droga aquando da sua chegada à sede da Superintendência da Polícia Federal em Recife.

A apreensão confirma a existência de uma rota marítima transcontinental para o tráfico de haxixe com destino ao Brasil, através da qual os carregamentos de droga transitariam em grandes quantidades", de acordo com a Polícia Federal.

Lusa

Captura de sardinha em Portugal e Espanha pode subir até 40.434 toneladas

As capturas de sardinha em Portugal e Espanha não devem ultrapassar as 40.434 toneladas este ano, recomendou hoje o Conselho Internacional para a Exploração do Mar.

"Quando o rendimento máximo sustentável foi alcançado, as capturas em 2021 poderão ser de, no máximo, 40.434 toneladas", lê-se no parecer do Conselho Internacional para a Exploração do Mar (ICES, na sigla em inglês, ou CIEM em português).

A pesca da sardinha reabriu em 17 de maio, após quase sete meses de interdição, com um limite de 10.000 toneladas até julho.

No parecer de junho de 2020, o ICES tinha recomendado que a pesca ibéria não deveria ultrapassar as 10.871 toneladas.

Lusa

Imagem: RTP

Largo da República sofre corte parcial de transito na tarde de 21 de junho e manhã de 22 de junho


A Câmara Municipal de Silves informa que, na sequência de trabalhos de montagem de novos equipamentos no jardim do Largo da República, será interrompida a circulação de trânsito no troço compreendido entre a Casa da Cultura Luso-Árabe e Mediterrânica e a interseção com a Rua Serpa Pinto, no período compreendido entre as 17h00 do dia 21 de junho e as 12h00 do dia 22 de junho.

A Autarquia pede a atenção e compreensão dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a colaboração de todos.

Silves| GEOPALCOS TRAZ “FADO & BLUES - O CASAMENTO NA PEDREIRA” A VALE FUZEIROS, NO DIA 26 DE JUNHO


No âmbito do Geoparque Algarvensis terá lugar no próximo dia 26 de junho, pelas 21h00, na Pedreira de Grés, em Vale Fuzeiros, o evento Geopalcos “Fado & Blues – o casamento na Pedreira”. Esta iniciativa, que junta Vítor Bacalhau, Ricardo Martins e os alunos da Escola Secundária de Silves, resulta de um projeto de fusão de música identitária de dois países de lados diferentes do Oceano Atlântico, dando som às músicas que evocam o lamento da alma, com raízes profundas no povo, e cuja mistura inusitada pode gerar uma experiência, aparentemente, impossível. A entrada é livre e limitada a 70 pessoas.

Para os artistas, o Blues e o Country Americanos, tal como o Fado e a Música Tradicional Portuguesa, apesar de, aparentemente, muito distintos, são estilos com muito em comum, pelo que a procura dessas similaridades e linhas de contacto é o combustível que move este projeto. Misturando as linguagens únicas da guitarra Blues e Country e a guitarra portuguesa do Fado, é apresentado neste serão um programa musical variado sem desvirtuar a raiz de cada um dos instrumentos, aplicando acompanhamentos ancestrais que concebem a proximidade inesperada aos ouvidos mais distraídos, criando a envolvência harmoniosa perfeita entre o gemido da guitarra portuguesa e o choro da guitarra elétrica.

De referir que o Festival Geopalcos Arte.Ciência.Natureza prolonga-se até 12 de setembro e é um evento bianual que liga a arte, a ciência e a natureza com e para as pessoas, pensado a partir da colaboração e participação das populações e dinamizado pelo aspirante Geoparque Algarvensis Loulé-Silves-Albufeira, através dos municípios. O projeto surgiu de uma candidatura intermunicipal, liderada pela AMAL, juntando os 16 municípios algarvios e a Direção Regional de Cultura do Algarve, que resultou no “Bezaranha - Programação Cultural em Rede”, programa que assegura parcialmente o financiamento do Geopalcos, recorrendo ao Programa Operacional Regional do Algarve (CRESC2020).

Os telefones 282 440 800 (ext. 2722) | 282 440 850 (ext. 2745) e o endereço de correio eletrónico cultura@cm-silves.pt são os contactos do sector de cultura do Município de Silves disponíveis para o fornecimento de informação adicional sobre o evento.

Notas Biográficas:
Ricardo J. Martins, desde sempre influenciado por vários géneros musicais encontrou na Guitarra Portuguesa a forma de exprimir os seus sentimentos sonoros. Em 2018 o seu tema “Corre Corre Corridinho” venceu a categoria de “Melhor Música Instrumental” pelo IPMA (International Portuguese Music Awards). Até agora gravou três albuns: (2014) Ricardo J. Martins, (2017) Cantos e Lamentos e (2021) Escapismo.

Vítor Bacalhau é um dos nomes mais sonantes no Rock & Blues em Portugal. Começou a sua carreira na música com apenas 15 anos de idade e em 2010 muda-se para Londres, onde após inúmeras experiências se foi definindo enquanto músico e artista. Começou então a traçar o caminho que já o levou a incontáveis palcos, tanto dentro como fora do país. Conta já com quatro discos editados, aclamados pela crítica especializada e pelos seus pares.

 

Junho 2021 a maio 2022 | Entroncamento, Águeda e V. V. de Rodão recebem Programa Cultural em Rede


RAIL FEST – uma viagem pelo Património Ferroviário
O Museu Nacional Ferroviário no Entroncamento acolheu hoje, 17 de junho, a apresentação pública do projeto RAIL FEST – Programa Cultural em Rede, que decorre nos municípios do Entroncamento, Águeda e Vila Velha de Rodão em parceria com o Município de Castelo Branco e a Fundação Museu Nacional Ferroviário, entre junho de 2021 e maio de 2022, cujo mote é uma viagem pelo património ferroviário.

A região centro do país torna-se assim ponto de referência de concertos, exposições, cinema, arte urbana, entre outros espetáculos, com um programa diversificado que é uma porta aberta a novas aprendizagens e novas experiências, que inclui artistas locais e nacionais, num cruzamento de percursos de vida, de influências e de viagens.
As cidades que acolhem o RAIL FEST valorizam assim a sua identidade ligada aos caminhos de ferro e em simultâneo promovem o seu património natural, cultural e ferroviário.

Este momento contou com a presença do Presidente de Câmara Municipal do Entroncamento, Jorge Faria; do Presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Rodão, Luís Pereira; do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, Edson Santos; e do Presidente da Fundação Museu Nacional Ferroviário, Manuel Cabral.

Jorge Faria refere que “O Entroncamento tem um ADN social associado à ferrovia. O Entroncamento é a cidade ferroviária, esta é a nossa marca identitária e é este património ferroviário que nos diferencia dos outros.” O autarca acrescenta ainda que “O Rail Fest centra-se na originalidade da ferrovia e nas especificidades destes concelhos, num programa cultural que promove e valoriza a história ferroviária. Este projeto convida a uma viagem pela região. Desfrutem esta viagem!”.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Rodão, Luís Pereira, afirma que foi “fácil aceitar este desafio, até porque há muitas afinidades entre estes concelhos. O Rail Fest incentiva as pessoas a viajarem por estes territórios através da cultura.”

Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, refere que “O Rail Fest já é um projeto vencedor e de dimensão nacional, financiado a 100%, que valoriza o património e apoia a cultura.”

O Presidente do Conselho de Administração da Fundação do Museu Nacional Ferroviário, Manuel Cabral, manifestou também satisfação pela associação ao projeto uma vez que “a ferrovia é a razão da existência da Fundação” e valorizou “a importância do programa cultural numa perspetiva de identidade que une património material e imaterial.”

O RAIL FEST destina-se ao público jovem-adulto e adulto com especial enfoque nas famílias residentes na região centro.

Este programa é cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Centro 2020, Portugal 2020, FEDER- Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Toda a programação disponível em:

Investigadores da Universidade de Coimbra ajudam atletas a superar o stress térmico nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Uma equipa da Universidade de Coimbra (UC), liderada pelo fisiologista Amândio Santos, está a realizar um conjunto de estudos e testes com vários atletas, de diferentes modalidades, que vão participar nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que têm inicio a 23 de julho, fornecendo instrumentos que permitam um melhor desempenho desportivo na competição.

As maratonistas Salomé Rocha, Sara Moreira e Sara Catarina Ribeiro, os marchadores João Vieira e Ana Cabecinha, os ciclistas Nelson Oliveira e João Almeida, os remadores Pedro Fraga e Afonso Costa e o skater Gustavo Ribeiro são os atletas nacionais que estão a ser treinados num laboratório específico da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI), da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC). Além dos nacionais, treinam na UC os atletas da Seleção Francesa de Marcha, Yohann Diniz e Kevin Campion.

A preparação é realizada numa câmara térmica onde os atletas são submetidos «às mesmas condições climáticas e aos mesmos indicadores de stress térmico (Wet Bulb Globe Temperature - WBGT) do local onde vão realizar as competições», explica Amândio Santos, coordenador da equipa.

Ao longo de vários dias, «os atletas desenvolvem ações próprias das suas modalidades e estão em constante monitorização. As condições adversas provocam respostas exageradas e muitas vezes desajustadas de todo o nosso metabolismo, fazendo com que ele diminua drasticamente a sua eficiência e altere completamente os mecanismos de termorregulação», explica.

Para se conseguir uma monitorização completa, são estudados muitos parâmetros durante os exercícios, «desde o consumo de oxigénio, avaliação da temperatura cutânea e central, perda de líquidos, concentrações de lactato sanguíneo, perda de volume plasmático, frequência cardíaca, entre muitos outros parâmetros sanguíneos», prossegue.

Na prática, os treinos desenvolvidos no laboratório da ADAI ensinam o organismo a reagir às adversidades, fornecendo estratégias para uma melhor adaptação às condições que os atletas vão encontrar em Tóquio. «Os atletas são expostos a condições climáticas extremas para as quais o nosso organismo não tem uma resposta adequada. Essa exposição permite estudar e definir um processo de aprendizagem progressivo, de forma a que a resposta seja cada vez mais eficiente e ajustada, diminuído assim o impacto destas condições extremas na performance do atleta», explica o também docente da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da UC, realçando que «a importância deste trabalho vai para além do desempenho físico do atleta, uma vez que tem uma importância determinante na salvaguarda da integridade física dos atletas».

No caso do Skate, modalidade que estreia nos Jogos Olímpicos, a equipa de Amândio Santos teve de efetuar algumas alterações no laboratório para treinar Gustavo Ribeiro. Foi necessário criar uma pista própria de treino dentro da câmara para que o atleta pudesse realizar as suas manobras de preparação. «Para além dos dados da aclimatação, foi importante testar os equipamentos mais adequados para este tipo de condições. No mais alto nível competitivo todos os pormenores são importantes», remata Amândio Santos.

Cristina Pinto

Ministro do Ambiente lança a 1.ª pedra do Açude nas Termas de S. Pedro do Sul


O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes e a Secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa, vão proceder ao lançamento da 1.º pedra da obra de construção de um açude, nas Termas de S. Pedro do Sul, na segunda-feira, dia 21 de junho, pelas 10h00.


Este é um investimento de cerca de 1,3 milhão de euros, comparticipado em 75% no âmbito do Fundo Ambiental, que visa a prevenção de cheias, a melhoria do ecossistema fluvial, a proteção das linhas de água, a remoção de estruturas obsoletas e o restauro das galerias ribeirinhas criando um espelho de água mais aprazível.

A cerimónia tem início às 10h00, no Balneário Rainha D. Amélia, nas Termas.

De Coração Arrancado do Peito: a história de Pedro e Inês vista pelos olhos do escritor romeno Radu Paraschivescu


De Coração Arrancado do Peito levou para a Roménia a intensa história de amores e ódios de D. Pedro I e Inês de Castro, pelas mãos de Radu Paraschivescu, o escritor best-seller romeno que, numa visita a Coimbra, não resistiu a «um dos maiores e mais românticos casais da história da humanidade, a par de Romeu e Julieta ou de Tristão e Isolda». Agora, o autor devolve-nos esta marcante história numa narrativa poética repleta de deliciosos pormenores, exemplarmente traduzida por Corneliu Popa. De Coração Arrancado do Peito é uma edição Guerra e Paz, com o apoio do Instituto Cultural Romeno, Bucareste, e chega à rede livreira nacional no próximo dia 22 de Junho. O lançamento da obra acontece no dia 8 de Julho, no El Corte Inglés, em Lisboa.

Destruiu as relações entre as coroas portuguesa e espanhola, apartou uma família, arrancou corações e venceu a própria morte. O amor de D. Pedro I pela aia galega Inês de Castro tornou-se imortal e permanece num tempo sem tempo, lembrado, por muitos, como a mais bela história da História de Portugal e por Paraschivescu como uma das mais belas histórias da humanidade.

O escritor romeno deixou-se encantar por essa «história estranha, com apontamentos selvagens» numa ida à Fonte das Lágrimas, em Coimbra, e, levando-a consigo no regresso a casa, encantou os leitores romenos com esse «poema cruel dum mundo igual» protagonizado por dois malfadados amantes que «agora dormem o sono eterno de um lado e do outro do transepto do Mosteiro de Alcobaça». Devolve-nos agora esta história de gentes de carne e osso, que se tornou numa lenda, num «romance em que cada palavra está no seu lugar».

Neste De Coração Arrancado do Peito, o autor dá uma nova vida à velha história de uma corte portuguesa do século XIV, onde a riqueza, a luxúria, o grotesco e a intriga palaciana estavam estabelecidas e contra as quais um amor proibido atentou por amar perdidamente, «como se alguém me tivesse arrancado o coração».

Editado com o apoio do Instituto Cultural Romeno, Bucareste, De Coração Arrancado do Peito chega às livrarias de todo o país no próximo dia 22 de Junho, mas pode ser, desde já, encomendado, em pré-venda, através do site da Guerra e Paz Editores.

O lançamento da obra terá lugar no próximo dia 8 de Julho, no espaço «Âmbito Cultural» do El Corte Inglés, em Lisboa, e contará não só com a presença do autor, Radu Paraschivescu, mas também de Daniel Nicolescu, director do Instituto Cultural Romeno em Lisboa.

De Coração Arrancado do Peito

Radu Paraschivescu

Ficção / Romance

192 páginas · 15x23 · 15,5 €

Nas livrarias a 22 de Junho

16.º Aniversário do Cine-Teatro de Estarreja: Arte para todos


O Cine-Teatro de Estarreja reabriu no dia 18 de junho de 2005 com a premissa de se tornar um local de encontro, de oferta cultural diversificada, de aprendizagem, de discussão, de apoio aos eventos e artistas da comunidade, de cruzamento de propostas e formas de criação artística. Com missão de democratizar a cultura e a arte.

 

Hoje, passados 16 anos, o Cine-Teatro de Estarreja é um lugar de encontros culturais diversificados, com uma aposta contínua em projetos que criam e deixam valor na comunidade, assentes em propostas culturais que visam a qualificação e o enriquecimento dos públicos e dos artistas locais.

 

Desde o seu renascimento em 2005, o Cine-Teatro de Estarreja, gerido pela Câmara Municipal, tem conseguido desenvolver uma atividade regular, consistente e com uma crescente captação e fidelização de públicos.

 

Com um modelo de programação cultural assente em critérios de qualidade artística, profissionalismo, diversidade e regularidade, tendo sempre presentes os recursos materiais e imateriais do território, o Cine-Teatro tem vindo a consolidar e a afirmar o seu posicionamento como um projeto cultural de referência.

 

Ao longo destes 16 anos, o CTE acolheu 4244 espetáculos e atividades presenciais, aos quais se somam 105 eventos online realizados em tempo de pandemia da COVID-19, desde março de 2020, nos períodos de confinamento.

 

Em 16 anos de vida, pelo espaço cultural já passaram mais de 433 mil espectadores. E no último ano, assistiram aos eventos online quase 116 mil pessoas. Ou seja, o CTE atingiu um total de 550 mil espectadores neste percurso que se tem vindo a consolidar.

 

É revelador o interesse que os diferentes públicos-alvo têm demonstrado nesta casa da arte, concretizando-se o acesso da população à criação e fruição culturais, tornando vencedora a aposta do Município na diversidade da oferta cultural.

 

Num tempo tão conturbado como o que vivemos, é fundamental manter o foco na importância da Cultura como dimensão estruturante do desenvolvimento da comunidade e da qualidade de vida dos cidadãos, contribuindo, claramente, para a sua felicidade e bem-estar.

 

O Cine-Teatro reforça Estarreja no mapa cultural nacional, corroborando a aposta estratégica municipal que coloca a cultura ao serviço da comunidade, vendo-a como fator de criação de riqueza, de fixação da população, de coesão social e territorial, e como um motor de desenvolvimento integrado e sustentado da sociedade.

 

O 16.º Aniversário de Reabertura do CTE é celebrado este sábado à noite, com o concerto de Cuca Roseta, que regressa a Estarreja para apresentar o seu novo disco de originais, “Meu”, onde é cantautora de todos os temas. Tornando-se assim caso único na História do fado: uma artista que escreve e compõe todos os temas de um dos seus discos, demonstra também a sua extrema coragem – compensada por este notável conjunto de canções. Com 12 temas, “Meu” é o disco mais verdadeiro e pessoal de Cuca Roseta.

 

Nota histórica

Inaugurado a 12 de março de 1950, o Cine-Teatro de Estarreja foi palco durante 42 anos de grandes espetáculos de teatro e revista, bem como trouxe excelentes películas cinematográficas. Depois de, em 1992 ter encerrado portas, foi tempo de repensar o papel das próprias salas de espetáculo e eis que, a 18 de junho de 2005, dá-se a reabertura do Cine-Teatro de Estarreja e de um novo espaço cultural.

Município de Alvaiázere transforma magia em sorrisos

 

O dia 17 de junho de 2021 foi um dia especial para as crianças que frequentam o Ensino Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico no Agrupamento de Escolas de Alvaiázere. No âmbito da semana das artes que a escola assinalou e da candidatura intermunicipal da Região de Leiria de Programação Cultural em Rede, os espaços escolares foram invadidos por um ambiente de mistério, curiosidade e alegria.

Os alunos do Ensino Pré-escolar assistiram a um ateliê de magia e os do 1.º CEB foram presenteados com um workshop de magia, pelo que, ao final do dia todos tinham muitas novidades para contar e truques na manga para surpreender os amigos e família. Para além disto, todos os alunos, de forma faseada, assistiram a um espetáculo de magia infantil. A boa disposição e a capacidade de surpreender os presentes caracterizaram aquele momento que ficará, com certeza marcado na memória de todos.

A magia ditou, assim, o ritmo do dia, a apelar à criatividade de pequenos e graúdos num conjunto de momentos marcados pela felicidade e pela curiosidade.


Encerramento do balcão “Nascer Cidadão” impediu registo de dezenas de bebés

O encerramento do balcão “Nascer Cidadão”, durante a fase mais crítica da pandemia, impediu o registo de bebés nascidos nessa altura e essas crianças podem, no limite, ser alvo de tráfico, noticia hoje a rádio TSF.

Citando fontes do Hospital de Faro, a TSF diz que as campainhas de alarme soaram quando o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge revelou os dados mais recentes do teste do pezinho (18.226), que caíram para o valor mais baixo desde 2015, e os pediatras daquele centro hospitalar “estranharam os números”.

“Os pediatras no Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) estranharam os números. Compararam com os partos realizados no Hospital de Faro e concluíram que os dados não batiam certo”, escreve a TSF, sublinhando que a pista foi seguida até se perceber que vários bebés não fizeram o teste do pezinho nem a vacina da BCG, nos centros de saúde.

Uma fonte do Hospital de Faro ouvida pela rádio alerta ainda que, além da "fuga" ao teste do pezinho, não existe qualquer registo dessas crianças que nasceram durante o período mais crítico da pandemia e que se trata, sobretudo, de filhos de imigrantes

Por causa da covid-19, as conservatórias estiveram fechadas durante o estado de emergência e os balcões “Nascer Cidadão”, que permitiam registar os bebés nas maternidades, também estiveram encerrados.

“Só este mês começaram a reabrir, de forma gradual, mas no Hospital de Faro, o serviço continua fechado”, refere a rádio.

Ouvida pela TSF, a presidente da Associação Portuguesa pelos Direitos da Mulher na Gravidez e Parto (APDMGP), Sara do Vale, afirma: "Temos relatos de senhoras que tiveram partos muito longos e complicados, que têm de ficar em pé, do lado de fora do edifício, à espera de retirar senha para, eventualmente, poderem registar os bebés."

A responsável defende que é urgente reabrir os balcões “Nascer Cidadão” e ter um registo de nascimentos ‘online’ mais abrangente e inclusivo. "Temos de ir ao encontro das pessoas e não ao contrário. É desesperante", afirma.

A TSF diz ainda que as autoridades de saúde entraram em contacto com o Instituto dos Registos e Notariado e que nos próximos dias vai ser testada uma solução alternativa, para registar todos os recém-nascidos com menos de um ano que se encontram à margem do sistema, sem direito à identidade.

Lusa

Inútil será levantar de madrugada

 A virtude da fé é a regra da vida, e a conduta virtuosa o espelho da alma de quem crê em Jesus Cristo e se conforma com os seus ensinamentos. Com efeito, aqueles que amam e temem a Deus constituem exemplo para todos, de modo especial para os inocentes, luz reflexa de integridade moral.

A vida delas apresenta-se fácil aos olhos dos adultos, pois possuem uma espécie de bússola que as guia diante de exemplos que as encantam. Nosso Senhor serviu-se delas como exemplo para alcançarmos o reino dos céus, tornando-nos como crianças.

Enquanto os incrédulos e orgulhosos do mundo as ofendem, os pequeninos em Cristo edificam-nas e honram-nas, por isso mesmo Nosso Senhor disse aos que as escandalizam que melhor lhes fora pendurar a mó de um moinho ao pescoço e se atirarem nas profundezas do mar.

O Filho de Deus usa a linguagem corrente da época para nos ensinar esta verdade, pois a prática de amarrar a mó ao pescoço era própria para castigar os grandes criminosos, sobretudo pelos pecados de escândalo.

As crianças devem ser alvo de carinho, afeto e predileção, uma vez que seus anjos contemplam a face de Deus Pai que está nos céus.

Seria grosseiro não se comover por isso, pois o próprio Jesus disse: “Deixai vir a mim as criancinhas, porque delas é o reino de Céu”.

É para os que não se deixam comover que Nosso Senhor adverte severamente com a figura da mó ao pescoço, anatematizando os escandalosos que desviam as crianças do bom caminho, da luz da verdade e da ciência, do brilho da fé e do esplendor da virtude.

Quem mais escandaliza em nossos dias? Impossível responder sem entrar no campo político-social. Ao propor o ensino da ideologia de gênero, por exemplo, a esquerda procede em relação às crianças de modo escandaloso, ensinando o amor livre, a pedofilia, e tudo o que decorre disso.

Fazer o mal moral à criança é operar contra o próprio Jesus Cristo: “Quem recebe uma criança, a Mim recebe”. Na verdade, a esquerda anela por uma sociedade sem Deus, sem virtude, sem regras nem disciplina. Uma sociedade assim moldada resvalará infalivelmente para o caos e a anarquia.

Se o futuro de uma nação tiver suas raízes na família, no seio da qual as crianças sejam bem educadas, podemos esperar o que há de melhor para a sociedade. Caso contrário, ela resvalará para a própria destruição.

Com os meios de comunicação atuais, torna-se impossível não ver isso acontecendo na Venezuela, na Argentina, bem como em todos os países dominados pelos regimes da esquerda, onde, ao lado da pobreza moral e espiritual, haverá sempre carência e miséria material.

Ao falar do homem sábio e prudente que edifica a sua casa, Nosso Senhor ensina: “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e não as pratica, será semelhante ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa e ela caiu e foi grande a sua ruína” (Mt 7, 26-27).

A ruína de que fala Nosso Senhor não se restringe à matéria, mas toca nos aspectos transcendentes, pois uma sociedade que nega Jesus Cristo e seus ensinamentos tem como meta a ruína moral, espiritual, econômica e social.

Em próximo artigo pretendo dar continuidade a este tema, tão importante para guardarmos a fé e fazermos da virtude a regra de nossas vidas. Caso contrário, ser-nos-á inútil levantar de madrugada…

ABIM

____________

* Sacerdote da Igreja do Imaculado Coração de Maria – Cardoso Moreira (RJ).