segunda-feira, 11 de março de 2024

Apresentação Associação Lúcia-Lima


A Lúcia- Lima Associação Cultural foi fundada em 2021 (em plena pandemia), tem sede em Cadima, uma aldeia do município de Cantanhede, pertence à região da Gândara e tem os seus princípios fortemente assentes na promoção e descentralização da cultura e da arte, no desenvolvimento auto-sustentável e na inserção transversal e inclusiva da comunidade local. Para o efeito tem desenvolvido diversas actividades no âmbito da concepção e realização de projectos culturais e artísticos, pedagógicos, ambientais e agrícolas, estabelecendo laços que permitem a pluridisciplinaridade e a valorização do património gandarês, seja ele arquitectónico, ambiental, histórico, sociocultural ou artístico, promovam a partilha e acesso das pessoas ao conhecimento no território e estimulem o diálogo em torno da cidadania e sustentabilidade entre os agentes e entidades culturais da região.
Existe uma necessidade real de igualdade de acesso às artes, de preservação do nosso património imaterial, de valorização dos ecossistemas e de soluções inovadoras de desenvolvimento sustentável no nosso território. A Lúcia-Lima pretende afirmar-se como um agente da mudança do amanhã.

“Sonhos/enormes como cedros/que é preciso/trazer de longe/aos ombros/para achar/no inverno da memória” Carlos de Oliveira
--------
Carolina DraveLúcia-Lima Associação Cultural

QUATRO CIDADES IRMÃS COMEMORARAM 36 ANOS NA MARINHA GRANDE

 A Marinha Grande assinalou esta segunda-feira, 11 de março, os 36 anos da sua elevação a cidade, através de comemorações que reuniram autarcas, entidades, docentes e crianças das quatro cidades irmãs (Marinha Grande, Fundão, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António) e que aconteceram na capital vidreira.
O dia foi também marcado para evocar a geminação entre estes municípios, celebrada a 11 de março de 1993, e os 30 anos do projeto educativo intermunicipal daí resultante “À Descoberta das 4 Cidades”.
Os alunos que integram este projeto concentraram-se na Praça Stephens, provenientes das ruas do centro da cidade, onde distribuíram o boletim informativo “O Caracol”, ao som do grupo de percussão “Tocándar”. Seguiu-se a entoação do hino nacional e o hastear das bandeiras dos quatro municípios, por parte dos representantes de cada uma das Câmaras Municipais, acompanhados de jovens munícipes. A vice-presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Ana Alves Monteiro, recebeu ofertas dos outros três concelhos, como é habitual acontecer no concelho anfitrião.
Outro ponto alto do programa foi a sessão solene, que se realizou no Teatro Stephens. Na ocasião, a vice-presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Ana Alves Monteiro, recordou que “celebramos os laços que unem os marinhenses e a sua capacidade de trabalho, os seus valores e lutas que travaram ao longo da nossa história, a cultura da nossa terra e os que, ao longo destes tantos anos, fizeram dela uma cidade tecnológica no meio da natureza”. 
Evocando a geminação, Ana Alves Monteiro salientou que esta parceria “junta uma população global de mais de 100 000 habitantes, 36 anos de histórias, de projetos e iniciativas, várias mobilidades de comunidades educativas, que retêm na memória a ligação entre estas quatro cidades, um trajeto comum que nos faz caminhar com partilhas, experiências e vivências, momentos que ficam na lembrança de muitos, em particular das crianças”.

A vice-presidente salientou que “esta é a altura de aprofundar a relação intermunicipal para os domínios das competências municipais, acompanhando os desafios que comungamos nos nossos territórios, em particular na educação, cultura, desporto, associativismo, assuntos sociais, ambiente e sustentabilidade e desenvolvimento económico. É um momento privilegiado para captar fontes de financiamento que nos permitam quadrangular projetos e consolidar as geminações, num processo de maior estrutura e com maior impacto nas diferentes áreas de intervenção municipal e nos territórios”.

Na cerimónia, discursaram também a vice-presidente da Câmara Municipal do Fundão, Alcina Cerdeira; o presidente da Câmara de Montemor-O-Novo, Olímpio Galvão; e o presidente da Câmara de Vila Real de Santo António, Álvaro Palma de Araújo.

Subiram ainda ao palco para proferir a respetiva intervenção as crianças em representação das turmas participantes no projeto “À Descoberta das 4 Cidades” de cada um dos concelhos, nomeadamente Bruna Domingues, Miguel Salvado, Simão Romeu e Mihail Buruiana, bem como o professor coordenador do Projeto, Joaquim Gouveia.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

MARINHA GRANDE INTEGRA CONTRATO DE 105 MILHÕES DE EUROS PARA COESÃO TERRITORIAL DA CIMRL

 O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, assinou esta segunda-feira, 11 de março, no Castelo de Leiria, a contratualização do Instrumento Territorial Integrado (ITI) da Comunidade Intermunipal da Região de Leiria (CIMRL), no âmbito do Programa Regional do Centro - Centro 2030.
O documento foi assinado pela presidente da Comissão Diretiva da Autoridade de Gestão (AG) do Programa Regional do Centro 2030, Isabel Damasceno; pelo presidente da CIMRL, Gonçalo Lopes; e pelos representantes dos 10 municípios que integram a CIM. 
O presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, congratula-se com a assinatura deste contrato “por potenciar a coesão territorial da região”, evidenciando que “a Marinha Grande é uma cidade tecnológica no meio da natureza, que tem um centro de desenvolvimento económico industrial e de serviços, consolidado no cluster dos moldes e plásticos, não esquecendo, que continuamos a ser a capital do vidro”.
Aurélio Ferreira destaca que “é neste clima que podemos afirmar que a Marinha Grande é uma ilha de crescimento, desenvolvimento e inovação em Portugal, cuja competitividade das empresas é potenciada graças à importância dos Fundos Europeus, que se constitui como impulso e complemento para garantir o sucesso futuro do nosso concelho”.
Na cerimónia de assinatura do contrato, Isabel Damasceno destacou o “profissionalismo e qualidade com que a estratégia foi desenvolvida para a Região de Leiria, que permite fazer projetos importantes”, lembrando a importância da “preocupação com a execução dos projetos”.

Para o financiamento deste contrato, a AG do Centro 2030 assegura uma dotação que totaliza 105.738.059,00 euros, valor que representa mais de 125 milhões de investimento em 423 projetos enquadrados nos objetivos específicos e tipologias previstas no Programa Regional do Centro. Estão envolvidas 11 entidades, prevendo-se executar 107 projetos, que vão beneficiar os cerca de 300 mil habitantes da área da CIMRL.

O Plano de Ação da Região de Leiria 2030 assenta em quatro eixos: reforço da coesão territorial; reforço do sistema urbano; dinamização de ativos territoriais; e desenvolvimento e competividade da Região.

As verbas destinam-se a comparticipar projetos dos municípios ao nível do investimento empresarial (reforçar o crescimento sustentável e da competitividade das PME’s); apoios ao emprego (melhorar o acesso ao emprego, sobretudo dos jovens); produtos turísticos (fomentar o desenvolvimento social, económico, ambiental, cultural, turístico); Leiria Região Digital 4.0 (reforço de estrutura e segurança informática); proteção civil (plataforma de informação territorial e atuação na prevenção e segurança); e áreas sociais (reforçar a igualdade de acesso a todos os cidadãos a serviços de qualidade, na educação, saúde e intervenção social).

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Aveiro Jovem Criador 2024; CreArt – projeto que a CMA integra – abre candidaturas para residências artísticas

 I – Aveiro Jovem Criador 2024 revelou vencedores e inaugurou exposição no Museu de Aveiro / Santa Joana
- 155 trabalhos selecionados -
No dia 09 de março, sábado, foram conhecidos os vencedores da 22.ª edição do Concurso Aveiro Jovem Criador, em cerimónia de entrega de prémios no Centro de Congressos de Aveiro.
Nesta edição 2024 do Concurso registou-se a participação de 439 candidaturas, oriundas de vários pontos do País, tendo o Júri deliberado atribuir 16 Prémios e 20 Menções Honrosas.
Após a sessão, foi inaugurada a exposição no Museu de Aveiro / Santa Joana que integra 155 trabalhos que ficarão patentes ao público até ao dia 07 de abril.
Recorde-se que o Concurso Aveiro Jovem Criador, destinado a jovens dos 12 aos 35 anos, contempla as áreas artísticas de a Arte Digital, Audiovisual, Escrita, Fotografia, Ilustração, Música e Pintura e, na presente edição, apresenta duas novidades: a sua periodicidade passa a ser bienal e abrange novos destinatários, os maiores de 65, numa estratégia assumida de valorização e estímulo à participação dos cidadãos que se integram nesta faixa etária.
Na sua 22.ª edição, o Concurso projetou o Município de Aveiro na dimensão nacional e internacional, promovendo a criatividade e a participação ativa do setor cultural e artístico e enquanto propulsor de iniciativas que promovam a criatividade e a participação ativa dos jovens.
O valor em prémios de 20.000€ para a atual edição, significou um aumento exponencial face ao ano de 2023, em cerca de 21% (16.500€ em 2023).
A edição 2024 do Aveiro Jovem Criador bateu o recorde do número participantes e de trabalhos a concurso, mantendo a sua dinâmica de crescimento que se assinala com muito gosto.
Saiba quem são os vencedores:
ARTE DIGITAL
[Faixa etária 12-17]
O Júri deliberou não atribuir qualquer Prémio nem Menção Honrosa

[Faixa etária 18-35]
Prémio
Guilherme Gama e Bruno Mascarenhas | Beyond The Board
Menções Honrosas
Joana Silva Cancela de Amorim | Self-Reflection
Carlos Filipe Macedo de Martins Lopes | Artistic Anatomy

AUDIOVISUAL
[Faixa etária 12-17]
Prémio
Inês da Costa Vieira Marques | Fome

Nesta categoria não foram atribuídas Menções Honrosas.
[Faixa etária 18 - 35]
Vasco Miguel Santos Pires da Silva, Inês Barbosa da Silva, Joana Moreira e Castro, André Tiago Nunes Paupério, Lara Inês Dias Pereira, Gonçalo Filipe Sousa Santos e João Pedro Silva Ribeiro | Casca

Menções Honrosas
Gonçalo Lima Almeida | Musgo
Rafaela Francisco Ferreira| Derma

ESCRITA
[Faixa etária 12-17]
Prémio
Maria de Monserrate | O fraco poder da velhice

Nesta categoria não foram atribuídas Menções Honrosas.

[Faixa etária 18-35]
Prémio
Mariana Lopes |Traga-me o conto sff

Menção Honrosa
Catarina Chora | ANIMALIAS: FORMATAÇÕES

[Faixa etária +65]
Prémio
José Manuel Barroso | Então que nome lhe daremos?
Nesta categoria não foram atribuídas Menções Honrosas.

FOTOGRAFIA
[Faixa etária 12-17]
Prémio
Mafalda Afonso Rodrigues Barbosa | Cicatriz

Menção Honrosa
Constança Peixinha Martins | Vazio ou paz?

[Faixa etária 18-35]
Prémio
Inês Rodrigues Valente | Rêverie

Menções Honrosas
Raquel Leite | Um tal vazio que ecoa, ouvir apenas
Mafalda da Silva Pinho | Eat ME Mother

[Faixa etária +65]
Prémio
José Casimiro Madail Soares | VISTA D'OLHOS I II III IV

Menções Honrosas
Carlos Vítor Cruz Frazão Figueiredo | A Ria de Aveiro e suas embarcações
Joaquim Aurélio da Silva Rodrigues | Paisagem Íntima - Flora e Fungos

ILUSTRAÇÃO
[Faixa etária 12-17]
Prémio
Sara Cunha Cabral Pinto | Confortáveis na Rotina

Menções Honrosas
Francisca dos Santos Ribeiro Jorge | A criança
Beatriz Dias Rodrigues | Doce ilusão
[Faixa etária 18-35]
Prémio
Marta Sofia Rodrigues Vicente | Capuchinho Vermelho e o Lobo Mau

Menções Honrosas
Tiago André Araújo Pereira | Incriminação e Absolvição - A Lenda do Galo
Rita Priscila Paredes | A Viagem

MÚSICA
[Faixa etária 12-17]
Prémio
Mafalda Gonçalves Ramos| Fica pr´a jantar

Nesta categoria não foram atribuídas Menções Honrosas.

[Faixa etária 18-35]
Prémio
Ana Roque Antunes| Fragmentos

Menções Honrosas
Gerson de Sousa Batista | Casulo
Mariana Faustino Aleixo | Aveirofonia

PINTURA
[Faixa etária 12-17]
Prémio
Francisca dos Santos Ribeiro Jorge| Empilhar1

Menção Honrosa
Maria de Monserrate Ribeiro e Costa | Porque é que não queremos ouvir esta imagem?

[Faixa etária 18-35]

Prémio
Nuno Alberto Ferreira da Silva | "26 de Junho de 2021, ou Rita I"

Menções Honrosas
Nicoleta Sandulescu | Da série Múltipla Singularidade
Guilherme Antunes | Mulher com Cabeça de Touro

[Faixa etária +65]
Prémio
António Naia Fradinho | Enough VI

Menção Honrosa
António Sérgio Pinto Azeredo | “I NEED TO FLY WITH THE BIRDS”


II – CreArt – projeto que a CMA integra – abre candidaturas para residências artísticas em Itália, Alemanha e Lituânia
A Câmara Municipal de Aveiro integra o projeto CreArt 3.0 que iniciou em janeiro de 2024 e vigora até final de 2026, continuando a apostar nas residências artísticas como um contributo para a criação artística e para a formação dos artistas, bem como forma de proporcionar oportunidades de valorização e de afirmação de novos talentos da rede CreArt.
Assim e durante este mês de março estão abertas candidaturas para residências em Regensburg, na Alemanha, na Fundazione Bevilacqua La Masa, em Veneza - Itália e na Artkomas, em Kaunas na Lituânia.
Podem participar nestas residências artistas das Cidades que participam no projeto: Artkomas, Kaunas [Lituânia]; Aveiro [Portugal]; České Budějovice [República Checa]; Clermont-Ferrand e Rouen [França]; HDLU [Croácia]; Liepaja [Letónia]; Lublin [Polónia]; Oulu [Finlândia]; Regensburg [Alemanha]; Skopje [Macedónia do Norte]; Valladolid [Espanha] e Veneza [Itália].
As candidaturas são efetuadas através da intranet do projeto CreArt devendo os artistas fazer um registo para acesso à mesma. A informação pormenorizada sobre as condições oferecidas estão disponíveis no website em: https://creart2-eu.org/open-calls/

Regensburg [Alemana]
Período de residência: maio a meados de junho 2024, integrado o Mês da Criatividade
Regensburg é uma Cidade do sudeste da Baviera [Alemanha]. Caracteriza-se pelo seu centro urbano medieval e pela sua localização junto ao rio Danúbio. O artista ficará e trabalhará no atelier do edifício histórico Andreasstadel, um espaço cultural próximo ao rio que reúne cinema, galeria e diversos estúdios. O atelier possui cozinha, wc, quarto e oferece muito espaço para arte e criatividade. A estadia é gratuita.
Candidaturas até 31 de março 2024
Fundazione Bevilacqua La Masa, Veneza [Itália]
Período de residência | 27 de maio a 30 de junho
Residência para dois artistas, entre os 18 e os 40 anos, a decorrer no Palazzo Carminati in San Stae, durante cinco semanas.
Candidaturas até 12h00 do dia 25 de março 2024

Artkomas, Kaunas [Lituânia]
Período de residência| 9 de maio a 16 de junho
Residência para quatro artistas na “Artkomas”, que possui uma vasta experiência na organização de projetos de artes visuais e residências de curta duração na sua Cidade, bem como noutras Cidades e Vilas da Lituânia. Com foco próprio na pintura, coopera, no entanto, com especialistas de outras áreas das artes visuais [como a Associação de Artistas da Lituânia, o Departamento de Estudos de Novos Mídia da Universidade Kaunas Vytautas Magnus, etc.], conseguindo oferecer condições necessárias de criação a pintores, fotógrafos e artistas de novos mídias, que queiram participar nesta parte do projeto CreArt 3.0.

Candidaturas até 25 de março 2024


*Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro
Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

Proença-a-Nova | Troque resíduos por plantas regressa a 21 de março

 

Pilhas e pequenas baterias ou pequenos eletrodomésticos são os objetos que podem ser entregues no Viveiro Municipal no dia 21 de março, das 10 às 12h e das 14h às 16h, e em troca receber uma planta ou arbusto (até ao limite de cinco plantas por pessoa), em mais uma edição da campanha ambiental “Troque Resíduos por plantas”, promovida pelo Município de Proença-a-Nova.

O objetivo desta iniciativa destinada a residentes no concelho é, simultaneamente, alertar para a necessidade de reciclar objetos compostos por metais pesados (como é o caso das pilhas e das baterias que não devem ser colocados no lixo comum já que podem demorar até 500 anos a degradar-se) e promover a entrega destes produtos recebendo em troca árvores e arbustos.

Por cada 25 pilhas ou pequenas baterias (de telemóvel ou outro dispositivo idêntico), ou um pequeno eletrodoméstico que os munícipes entregarem no Viveiro Municipal, receberão uma planta à escolha, de entre as variedades disponíveis e limitadas ao stock existente: gazânia, amor-perfeito, agapanto, bergénia, alfazema e medronheiro.

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos

Aveiro 2024: Ciclo de Cinema – Cultura e Identidade com uma estreia e duas curtas-metragens históricas

 Data: 12 de março (terça-feira)
Hora: 21h30
Local: Teatro Aveirense

Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura (Aveiro 2024) apresenta o Ciclo de Cinema – Cultura e Identidade na próxima terça-feira, dia 12 de março, às 21h30, no Teatro Aveirense. Esta iniciativa é composta três curtas-metragens: Noites de Cinema, criada especialmente para Capital Portuguesa da Cultura; e A Tremonha de Cristal e Gente Trigueira, duas curtas históricas escolhidas em parceria com a Cinemateca Portuguesa e de acordo com o tema do 1.º trimestre de Aveiro 2024, ‘Cultura e Identidade’.
Noites de Cinema, de Luís Diogo, conta a história de Jorge e Maria, cujos caminhos se cruzam nas noites de cinema de um velho cine teatro. Uma estreia que contará com as presenças do realizador e dos atores, assim como de Rui Machado, vice-diretor da Cinemateca Portuguesa, que fará a apresentação dos filmes históricos e da parceria que vai permitir trazer à cidade obras recentemente digitalizadas.
Já a obra de António Campos, A Tremonha de Cristal, desenvolve-se em torno de duas personagens: o avô Abílio, proprietário de uma marinha de sal, e o seu único neto, Armando, que estuda música em França.

O ciclo de cinema termina com Gente Trigueira, de Vasco Branco. Um documentário, realizado pelo proeminente cineasta e escritor aveirense, sobre as pessoas que, nos anos 60, viviam nos barcos da Ria de Aveiro, nos moliceiros, nos saleiros, nos mercantéis e nas bateiras.

Os bilhetes para o Ciclo de Cinema – Cultura e Identidade podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro Aveirense

Consulte a programação de Aveiro 2024 em:  https://aveiro2024.pt/pt/programa/

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

Silves | “LADRÃO QUE ROUBA LADRÃO” SOBE AO PALCO DO TEATRO MASCARENHAS GREGÓRIO

 
O Ciclo de Teatro no Teatro Mascarenhas Gregório, prossegue com a apresentação da peça “Ladrão que Rouba Ladrão” no próximo dia 27 de março, pelas 21h30, pela companhia Sonhos em Cena.
“Ladrão que Rouba Ladrão” é uma comédia à portuguesa, repleta de peripécias que traz ao Concelho de Silves nomes incontornáveis como o de Florbela Queiroz.

A compra de ingressos poderá ser feita on-line através da plataforma BOL em: https://www.bol.pt/Projecto/EntidadesAderentes/5364-castelo_de_silves, ou no dia do evento, no próprio local.

Bilhetes: > de 12 | 4,00 euros
Público-alvo: M/12
O teatro espera por si!

Sinopse:
Este é o grande regresso de Florbela Queiroz à "casa mãe", ou seja, à comédia, pois foi por lá que começou a sua brilhante carreira que já conta com mais de 60 anos ao serviço da cultura. A Florbela é um "marco" neste país e merece, mais uma vez, o reconhecimento do público. Não há muitos atores da sua idade no ativo e em digressão.

Trata-se, de um modo, geral, de um casal cuja relação não está bem e que, para piorar, o genro fica a saber que a sua sogra (que o detesta - interpretada por Florbela Queiroz) vem viver uns tempos lá para casa. No meio deste ambiente desagradável, há um assalto durante a noite. Será um assalto programado pelo genro para se ver livre da sogra? Será um assalto programado pela sogra para se ver livre do genro? Ou não será nada disto?

UC convida cidadãos de Coimbra a refletir sobre a importância das ribeiras urbanas

 
Maria João Feio e Sónia Serra, investigadoras do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) e da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), convidam os cidadãos de Coimbra a refletir sobre a importância das ribeiras urbanas já no próximo dia 16 de março, sábado.
A iniciativa, organizada no âmbito do projeto OneAquaHealth, terá lugar na margem esquerda do Parque Verde do Mondego, junto à ribeira (zona das piscinas e do Exploratório), pelas 15h.

Nesta data, em que se comemora o Dia Nacional da Consciencialização sobre as Mudanças Climáticas, os cidadãos terão a oportunidade de refletir e discutir, conjuntamente, sobre o tipo de experiências que têm habitualmente próximo das ribeiras urbanas.

O objetivo deste evento é, essencialmente, conhecer as perceções gerais dos cidadãos de Coimbra sobre as ribeiras urbanas, a sua importância funcional para a sustentabilidade das cidades e a mitigação dos efeitos das alterações climáticas, e enquanto locais que contribuem para a conservação da biodiversidade.

Haverá ainda espaço para conversar sobre o interesse dos participantes e de que forma podem contribuir para a monitorização regular da qualidade das ribeiras urbanas e dos seus ecossistemas.

As inscrições no evento são gratuitas, mas obrigatórias até dia 15 de março, sexta-feira, através deste link.
Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Câmara de Águeda atribui mais de 458 mil euros às coletividades desportivas do concelho

 Verbas referem-se ao apoio municipal para as atividades que as várias associações do concelho se propõem a realizar durante a época desportiva 2023/2024.

A Câmara Municipal de Águeda atribuiu, na última quinta-feira, em reunião de Executivo, mais de 458 mil euros (458 257,12 euros) a associações e atletas do concelho.

“Estes apoios financeiros são um dos aspetos, entre muitos outros, de uma parceria estratégica que mantemos com as diferentes estruturas associativas do nosso concelho, no caso concreto na área desportiva. Sem a colaboração estreita que mantemos com as nossas coletividades – e o trabalho que realizam nas várias modalidades, escalões etários, de forma competitiva e pedagógica – Águeda não teria o dinamismo que apresenta no contexto regional e nacional”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda.

O também Vereador do Desporto apontou que entre os apoios concedidos estão os referentes à atividade regular das estruturas associativas, desde o desporto feminino e adaptado, passando ainda pela aquisição de equipamentos e terrenos, sem esquecer o mérito desportivo (coletivo e individual). “Procuramos, em respeito integral pelo nosso Código Regulamentar e Programa de Apoio, ir ao encontro do que são as legítimas expetativas dos clubes e associações”, continuou Edson Santos, reforçando que o associativismo desempenha “um papel fundamental na dinamização das atividades e na promoção da saúde e bem-estar das nossas populações, para além de serem determinantes na formação dos nossos jovens, promissores atletas nas várias modalidades”.

Esta parceria entre o Município e as associações é uma “aposta forte e sustentada” da Câmara de Águeda, que, a par de outras políticas de promoção desportiva e de incentivo à prática de atividade física, promovem a inclusão social, a igualdade de género, o desenvolvimento de programas desportivos, para além de fortalecer a comunidade e contribuir para um aumento do número de praticantes de desporto.

Iniciativas como o “Troféu Trail Terras de Águeda”, “Caminhar pela Natureza” ou “Pedal in Águeda” são exemplos de algumas das atividades promovidas pelo Município de Águeda, que procuram mobilizar os cidadãos em torno da prática de atividade física desde a infância.

Entre as políticas desportivas que são desenvolvidas para aumentar a consciência da importância da prática da atividade física como elemento de saúde contam-se o Desporto Escolar (procurando captar os jovens cada vez mais cedo para a atividade desportiva, combatendo problemas como a obesidade infantil); o Desporto Feminino (com um grande número de praticantes federadas em várias modalidades); e o Desporto Adaptado (em várias modalidades), uma ferramenta de integração e inclusão e que torna Águeda cada vez mais uma referência também nessa área.

Os apoios concedidos, para além de incentivar a atividade regular das coletividades, reconhece o mérito desportivo dos atletas, associações desportivas ou clubes que, pela particular distinção dos resultados desportivos obtidos em cada ano, tenham conferido um especial contributo ao desenvolvimento do desporto no Município.

De salientar ainda o apoio extraordinário concedido para as iniciativas que se enquadram numa estratégica de desenvolvimento desportivo e turístico do concelho e que permitem incentivar as diferentes modalidades desportivas em Águeda, bem como a captação de visitantes ao concelho ao longo de todo o ano.

Os incentivos concedidos resultam de um Programa de Apoio, ao qual foram submetidas candidaturas por parte de 36 associações desportivas de todo o concelho e de 29 atletas individuais, que apresentaram 289 pedidos a diversas tipologias de apoios. Destes, foram aprovados os seguintes:

- 48 referentes à execução do plano de atividades;

- 1 para a execução do plano de atividades no âmbito do Desporto Adaptado;

- 22 para aquisição de material ou equipamento desportivo;

- 26 para a organização de atividades de caráter pontual (incluindo apoios extraordinários para organização de iniciativas de especial relevância para o Concelho);

- 13 para a participação em atividades de caráter pontual dentro ou fora do território continental;

- 20 para apoio a deslocações no âmbito da participação em provas ou iniciativas desportivas em território nacional;

- 4 para apoio social na área desportiva;

- 3 para a aquisição de viaturas;

- 1 para aquisição de um terreno;

- 4 apoios de Mérito Desportivo coletivo;

- 14 apoios de Mérito Desportivo individual;

- 8 para apoio à execução de obras de conservação ou construção

- 22 pedidos para atividade desportiva individual.


*Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro

 

Quase uma centena de pessoas assistiram à sessão. Cantanhede assinalou o Dia da Mulher com tertúlia sobre “Proteção Civil no Feminino”

 
Proteção Civil no Feminino” foi o tema da tertúlia organizada pelo Município de Cantanhede para assinalar o Dia Internacional da Mulher na data desta efeméride, a 08 de março. Durante a sessão realizada no salão nobre da autarquia, quatro mulheres que se têm afirmado em diferentes domínios da Proteção Civil deram testemunho da sua experiência pessoal e pronunciaram-se sobre os desafios inerentes à condição feminina no desenvolvimento de uma carreira nesse âmbito.
Na abertura da sessão, a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, começou por manifestar o desejo de o Dia Internacional da Mulher não ser comemorado, “pois isso significaria que muitas mudanças, as mudanças necessárias ao nível dos direitos das mulheres, teriam ocorrido. Infelizmente ainda não é uma efeméride em que só se fale do passado, visto que, atualmente, ainda há imensas situações a corrigir nas sociedades ocidentais e, sobretudo, há um longo caminho a fazer em certas sociedades onde as mulheres são vítimas de violências inomináveis”, lamentou a autarca.
Os presentes na sessão ouviram depois os testemunhos de Lígia dos Santos, da Divisão de Comunicação e Relações-Públicas da GNR, Sara Vilão, do INEM - Unidade de Planeamento de Eventos, Protocolo de Estado e Gestão de Crises, Sandra Ângelo, da Companhia dos Bombeiros Sapadores de Coimbra, e Maria José Pires, dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede.
Um dos temas recorrentes nos depoimentos foi a questão da maternidade, que segundo as intervenientes condiciona a carreira profissional das mulheres. Sara Vilão partilhou a sua experiência para dizer que “efetivamente a maternidade condiciona muito a nossa vida profissional. Eu decidi dar primazia à educação do meu filho e, portanto, tive de sacrificar a carreira, mas não me sinto inferiorizada com nada disso, foi a opção natural de quem queria muito ser mãe”, afirmou a também médica legista.
Por seu lado, Lígia dos Santos, chefe da Divisão de Comunicação e Relações-Públicas da GNR, referiu que nunca se sentiu discriminada por ser mulher e também que o facto de ser mulher nunca condicionou a sua progressão na carreira.
Maria José Pires, bombeira em Cantanhede com mais de 25 anos de serviço, pertenceu à primeira escola de estagiários aberta à participação de mulheres, continua no ativo e afirmou que nunca deixou de cumprir com as suas obrigações por ser mulher e que nunca se sentiu condicionada por isso.
Já Sandra Ângelo contou a sua experiência nos Bombeiros Sapadores de Coimbra e do treino árduo que teve de fazer para ser admitida num concurso – ficou em sexto lugar entre 33 homens – em que foi uma das duas primeiras mulheres a entrar naquela equipa operacional.
Também comum às participantes da tertúlia foi a ideia de que o reconhecimento pleno dos direitos das mulheres tem a ver com a evolução cultural e a constatação de que continuam a persistir histórias trágicas de mulheres que estão dependentes financeiramente dos homens, fator que favorece a violência doméstica e outro tipo de abusos.
Estes dias não só nos apelam para falar daquilo que aconteceu, ao longo dos anos, mas também refletir sobre o dia de hoje e pensar no que queremos e devemos fazer no futuro para que as mulheres não sofram qualquer tipo de discriminação”, concluiu Helena Teodósio.

*Carla Cruz Silva 
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo 




ATLETAS DAS SECÇÃO DE AR LIVRE DA COLUMBÓFILA EM DESTAQUE NO CORTA-MATO DISTRITAL


Numa organização da ADAC – Associação Distrital de Atletismo de Coimbra, que contou com a colaboração do Sporting Clube Povoense, através dos Caracóis de Corrida e do Municipio de Cantanhede, realizou-se no dia 10 de março, na quinta do Freixial, o Campeonato Distrital de Corta-Mato Absoluto e o VI Corta-Mato Jovem de Cantanhede, com a realização de provas em diversas distâncias e para os vários escalões de competição.
Completaram as suas provas 4 atletas da Secção de Ar Livre e Aventura, da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, tendo na prova de veteranos masculinos na distância de 7000 metros, Pedro Cardoso, alcançado o 2º lugar na classificação geral e igualmente o 2º lugar no escalão M45, e José Mendes, 8º lugar e o 2º lugar no escalão de M35.
Na prova destinada ao escalão de veteranos femininos, competiu na distância de 4000 metros, as atletas Catarina Marques, que alcançou a 1ª posição na classificação geral e igualmente o 1º lugar no escalão F40, tendo Anabela Almeida, alcançado a 11ª posição feminina e o 3º lugar no escalão F45.
Destaque para os excelentes resultados de todos os atletas, obtendo todos um lugar no pódio.

Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio
Luisa Cabeleireiro
Mariana Andrade Martins - Nutricionista e Nutricoach
Óptica Loisas Loisas
- Zeiss
Fisiobaía- Terapias Diferenciadas Susana Pascoal
Streetsport Animação Turística
Fisio André Viegas
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)


NELSON HELENO COMPETIU EM ANSIÃO

 

Numa organização da ANSIBIKERS – Associação de Praticantes de BTT, com o apoio do Município de Ansião, Junta de Freguesia de Ansião, Pousaflores, Santiago da Guarda e Alvorge, realizou-se nos passados dias 8 e 9 de março o TAUT – Terras do Ancião Ultra Trail, evento desportivo que teve por objetivo divulgar e promover não só a prática desportiva, em especial na modalidade de Trail Running, mas também os territórios onde decorreu o evento, tendo os atletas participantes percorrido, zonas de extrema beleza natural e um vasto património cultural e ambiental.
Participou nesta competição o atleta da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, Nelson Heleno, que competiu na prova de 20km, pontuável para o Circuito Nacional de Trail Sprint da Associação de Trail Running de Portugal, terminando a sua prova no 18° lugar da geral, alcançando o 7° lugar no escalão MSen.

Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio
Luisa Cabeleireiro
Mariana Andrade Martins - Nutricionista e Nutricoach
Óptica Loisas Loisas – Zeiss
Fisiobaía- Terapias Diferenciadas Susana Pascoal l
Streetsport Animação Turística
Fisio André Viegas
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)

LVIII CAMPEONATO NACIONAL DA 1ª DIVISÃO SENIORES FEMININOS

2.ª Fase Grupo Manutenção Sul - ASSSCC/FLATLANTIC - 77 X PNB LOURES - 52
Dia 09 de MARÇO de 2024 – 18h00
Pavilhão Marialvas

Constituição da equipa da ASSSCC/FLATLANTIC:

01 – Milena Santos
05 - Maria Miguel Cruz
08 - Mariana Melo
10 – Beatriz Fernandes
11 – Matilde Melo
12 – Sofia Conceição
14 – Sarah Bennett
16 – Inês Varandas
28 – Inês Anastácio

Treinador Principal: João André Costa
Treinador Adjunto: Gonçalo Melo
Team Manager: Ana Maria Rodrigues

ALTERAÇÃO HORÁRIO E LOCAL - Convite - Semana Santa 2024 | apresentação do programa cultural e artístico

 Por motivos de força maior, foi necessário alterar o horário e local da apresentação do programa cultural e artístico referente às celebrações da Semana Santa 2024.
Assim, a sessão terá lugar hoje às 17h30, na Central das Artes.
Desde já lamentamos o incómodo.
Na expectativa do melhor acolhimento do nosso convite, subscrevemo-nos com elevada estima e consideração.

*Patricia Alves (Comunicação) - Município de Porto de Mós

Centro Cultural | Teatro Comunitário | Floresta

 
No âmbito das Comemorações do Dia Mundial da Árvore e da Floresta (21/3), o Centro Cultural de Celorico da Beira leva a palco no próximo dia 23 de março, pelas 21H30, “ Floresta”, uma produção teatral própria.
Trata-se de uma performance teatral, protagonizada por atores da comunidade celoricense, numa narrativa composta de memórias e imaginação entrelaçadas com factos, que conta ao espectador uma história que encera uma mensagem ecologista: um caminhante chega a  uma floresta coberta  por cinza e escuridão. Aí encontra um pastor que lhe conta a história daquele espaço. 
Este quadro desolador, deprimente e chocante é o mote para impelir o espectador a refletir e a consciencializar-se sobre a importância da árvore e da floresta para a sobrevivência da Humanidade e do planeta Terra.
A iniciativa tem o propósito assinalar o Dia Mundial da Árvore e da Floresta, com recurso à arte teatral e a atores/atrizes celoricenses, por forma a alertar e sensibilizar os celoricenses para a importância de se preservar, defender e valorizar a mãe natureza.

*Prazeres Portugal

...

Biblioteca Municipal |Apresentação de Livro | A Espia do Bolonhês


Vai ter lugar no próximo dia 16 de março, pelas 15H00, na Biblioteca Municipal de Celorico da Beira, a apresentação do livro “A Espia do Bolonhês”, de Miguel Pires.
Com inspiração no cerco ao Castelo de Celorico da Beira que decorreu em meados do séc. XIII, Miguel Pires apresenta-nos um romance histórico numa narrativa onde a lenda e a ficção se misturam com mestria e arte.

Marinha Grande | MUSEU DO VIDRO DINAMIZA CONFERÊNCIA SOBRE SALVAGUARDA DE ACERVOS PATRIMONIAIS

O Museu do Vidro, na Marinha Grande, promove a conferência sobre "O método Re-Org e a sua aplicação à Reserva Central do Museu de Lisboa", que tem como oradora Aida Nunes, no dia 16 de março (sábado), pelas 16h00, cuja entrada é gratuita.
Nesta que é mais uma iniciativa integrada no ciclo de conferências comemorativo dos 25 anos do Museu do Vidro, aborda-se o método Re-Org e as ferramentas necessárias para a implementação das boas práticas de conservação preventiva e preservação das coleções, de acordo com as orientações Re-Org.
A gestão do risco nas Coleções Patrimoniais é uma das principais preocupações das Instituições que têm a seu cargo a sua conservação e gestão. Em 2011, ICCROM e UNESCO criaram o método Re-Org, para salvaguardar acervos patrimoniais e minimizar o risco em depósitos patrimoniais.


Aida Nunes é mestre em Química Aplicada ao Património Cultural e licenciada em Conservação e Restauro (especialidade de Documentos Gráficos). A nível profissional é técnica superior em Conservação e Restauro ao serviço do Museu de Lisboa desde 1999 e coordenadora do Serviço de Conservação e Restauro do Museu de Lisboa desde 2012, sendo responsável pela conservação e restauro do acervo gráfico, pelos projetos de conservação preventiva nas exposições de longa duração nos 5 núcleos do Museu de Lisboa e nos 3 edifícios de reservas.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Câmara de Águeda lança concurso para ligação do Parque Empresarial do Casarão ao IC2

 Valor base do concurso, de cerca de 10 milhões de euros, é o maior de sempre numa empreitada lançada pelo Município
A Câmara Municipal de Águeda aprovou, na quinta-feira passada, em reunião de Executivo, a abertura de concurso público internacional para a construção da ligação do Parque Empresarial do Casarão (PEC) ao IC2, com um preço base de cerca de 10 milhões de euros (9.999 mil euros).
Esta empreitada, financiada a 100% ao abrigo do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), inclui a reabilitação da Estrada Municipal 605-1 e do troço que liga à EN333, bem como a construção de um viaduto sobre a EN1 e a adequação do Eixo Rodoviário de acesso ao PEC.
“Esta é uma obra estruturante, de grande envergadura, a maior lançada pelo Município, pelo investimento e pela transformação que vai trazer a toda a zona. Esta ligação vai potenciar ainda mais o Parque Empresarial do Casarão e terá um impacto significativo tanto para a competitividade do PEC como para o desenvolvimento do concelho, com benefícios para as nossas empresas e os nossos cidadãos”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda.
A construção desta ligação viária entre o PEC e o IC2 contribui, continua o Edil, para “o dinamismo socioeconómico e crescimento do nosso concelho”, melhorando a conetividade e facilitando o transporte de pessoas, mercadorias e serviços. Ao mesmo tempo que é criado um acesso de grande relevância para o PEC, permitindo o fluxo de mercadorias das empresas à rede de vias nodais (IC2, Porto de Aveiro, Rede Ferroviária Nacional, A1 e A25), esta obra permite ao Município resolver um problema no cruzamento com a EN 1, conhecido como o “cruzamento da cerâmica do Alto”.
Este cruzamento, que é um ponto de grande fluxo de tráfego, passará a ser desnivelado, com a construção de um viaduto e uma rotunda superior. Deste modo, irá facilitar o escoamento de tráfego, especialmente na EN1 que passará a ter circulação prioritária, passando a existir uma circulação “secundária” e de nível superior, que fará a ligação de quem vem da zona do PEC em direção à Zona Industrial de Barrô.
Serão ainda reformulados os principais nós do eixo que liga o PEC à N333 e, por conseguinte, ao IC2, que permitirá um reordenamento do fluxo rodoviário e facilitar os fluxos de veículos pesados entre o PEC, as zonas industriais envolventes e o IC2.
Esta obra, que deverá estar concluída até junho de 2026, com um período de obra programado de 22 meses (660 dias), vai ser desenvolvida ao longo de cerca de oito quilómetros.

*Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro

Aeródromo Municipal de Proença-a-Nova realiza exercício à Escala Total

 

O Aeródromo Municipal de Proença-a-Nova realizou na passada quarta-feira, 6 de março, um exercício à Escala Total, que testou a capacidade de resposta e exequibilidade dos procedimentos previstos no Plano de Emergência do Aeródromo, cumprindo o requisito solicitado pela ICAO - Organização da Aviação Civil Internacional.

Este exercício, realizado de dois em dois anos pelo Aeródromo, permite aos intervenientes detetar falhas e aplicar correções e ajustamentos aos processos exercitados durante o processo de atuação. Neste exercício estão evidenciados os procedimentos de coordenação e comunicação, bem como as responsabilidades e obrigações de cada entidade, de forma a assegurar a resposta rápida e coordenada de todos os intervenientes internos e externos.

Fizeram parte desta atividade a Brigada de Apoio ao Aeródromo, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Proença-a-Nova, o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Beira Baixa, a Agro-Montiar – Soc. Serviços Aéreos para Agricultura e Fogos, o Diretor do Aeródromo, a GNR – Guarda Nacional Republicana, o Instituto Nacional de Emergência Médica, o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e a Câmara Municipal de Proença-a-Nova, representada pelo vereador Ricardo Pequito.

Após a execução do exercício e posterior rescaldo, os intervenientes dirigiram-se aos Paços do Concelho do Município de Proença-a-Nova, onde se realizou a Reunião Quinzenal da Comissão Sub-Regional de Proteção Civil, que durante o corrente ano será mensalmente descentralizada para outros concelhos do distrito de Castelo Branco. Este mês, a reunião decorreu em Proença-a-Nova, sendo que Oleiros receberá a reunião já no próximo mês de abril e Penamacor em maio.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos