quarta-feira, 25 de maio de 2022

Reguengos de Monsaraz recebe Encontro Nacional das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens

O Encontro Nacional de Avaliação da Atividade das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens vai decorrer de 22 a 24 de junho no Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras de Reguengos de Monsaraz. O encontro tem como tema “Ser criança em tempos de mudança” e é organizado pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, em articulação com a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz e com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do concelho.
 
Para este evento está convidada a Procuradora Geral da República, Lucília Gago, a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e a Ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro. Durante os três dias são esperadas mais de 500 pessoas, nomeadamente membros das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens de todo o país, docentes do ensino superior e investigadores na área da infância e da juventude, magistrados judiciais e do ministério público, psicólogos, assistentes sociais, sociólogos, educadores e professores, médicos, enfermeiros, terapeutas, entre outros.
 
Este encontro anual visa avaliar o trabalho realizado no ano anterior pelas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens. Para além de integrar a apresentação sumária da atividade, será abordado o tema do encontro sob várias perspetivas com a participação dos especialistas.
 
O Encontro Nacional de Avaliação da Atividade das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens terá também espetáculos musicais, de dança e de outras expressões artísticas. No encontro vão estar diariamente várias centenas de pessoas que vão contribuir para a dinamização da economia local, principalmente da hotelaria, da restauração e do comércio, mas que terão também a oportunidade de visitar o concelho de Reguengos de Monsaraz e conhecer as suas potencialidades turísticas, como a vila medieval de Monsaraz, o Centro Oleiro de São Pedro do Corval, a praia fluvial de Monsaraz, o megalitismo e os produtores de vinho e os seus enoturismos.

 

Despiste fatal em Vagos

Por volta das 14:00 horas de terça-feira, 24 de Maio, um militar da GNR sofreu um acidente viário em Vergas, no Concelho de Vagos.

Um motociclista, com idade de 24 anos, aparentemente terá perdido "o controlo da sua moto" e, como consequência, "ter-se-á despistado contra uma habitação".
A vítima deste acidente acabou por não resistir ao embate e o médico do INEM que esteve no local, acabou por declarar o óbito, ali mesmo.
Estiveram no local os Bombeiros Voluntários de Vagos, a VMER do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, para além de uma ambulância SIV do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, para além da GNR que tomou conta da ocorrência


Quatro em dez portugueses revela não ter suporte financeiro para fazer face ao aumento dos preços

O inquérito realizado pela DECO Proteste mostra que, apesar de 30% reconhecer o impacto negativo da guerra, a maioria apoia as sanções à Rússia.

Quase metade dos portugueses diz não ter capacidade financeira para aguentar um agravamento da crise. Reconhecem que o custo de vida disparou por causa da guerra na Ucrânia, mas mesmo assim dizem ser a favor das sanções à Rússia – que contribuíram para um aumento dos preços.
Segundo um inquérito da DECO Proteste – que entrevistou 1051 pessoas – quatro em dez portugueses diz não ter uma almofada financeira para fazer face a um agravamento da crise.
Realizado também em Espanha, Itália e Bélgica, os portugueses são os mais pessimistas – 81% tem mesmo receio de gastar dinheiro, e a redução é mais sentida no setor da saúde, alimentação e lazer.
Mas apesar de 30% reconhecer o impacto negativo da guerra na Ucrânia, a maioria apoia as sanções impostas pelo Ocidente.
É suportar as decisões dos governos nestas sanções para, de alguma fora, reduzir o tempo de duração desta guerra”, reflete Ana Guerreiro, da DECO Proteste.
Perante a instabilidade da situação atual, a organização recomenda aos consumidores que programem as compras com mais antecedência.

SIC Notícias

Vitimas de violência doméstica vão ter subsídio de desemprego

Com o voto a favor do PS, foram também aprovadas propostas do Livre para apoiar quem acompanha o cônjuge em trabalho no interior e a licença para formação. Debate durou hora e meia e regressou esta manhã a plenário.

Pela segunda noite, as diferenças de interpretação do regimento da Assembleia da República ocuparam mais de hora e meia de debate até culminar na admissão da proposta do Livre e respetiva votação.
Depois de muito debate sobre se a proposta devia ser admitida, uma vez que entrou fora de prazo e não foi ainda alvo de debate em plenário, acabou por ser aprovada a iniciativa do Livre.
Esta proposta alarga o subsídio de desemprego a vítimas de violência doméstica "a quem seja atribuído o estatuto de vítima", nos termos da lei sobre violência doméstica, já a partir de 2022.
São também criadas majorações no âmbito do programa Emprego Interior + para trabalhadores que se demitam para acompanhar o cônjuge ou unido de facto que vá trabalhar para o interior do país.
Fica ainda contemplado um "programa de licenças para a formação" para quem queira melhorar as qualificações, "em articulação com a possibilidade de substituição dos trabalhadores em formação, dando cumprimento do Acordo sobre Formação Profissional e Qualificação, ouvidos os parceiros sociais com assento na Comissão Permanente de Concertação Social".
Rui Tavares insistiu nesta fórmula tripla por considerar que sempre foi essa a bandeira do Livre e foi esse o compromisso assumido com quem o elegeu.
Entre a discussão sobre a que horas teria entrado a proposta e novas acusações de atropelo ao regimento, o requerimento do Livre lá acabou por ser admitido, mas Rui Tavares comprometeu-se a levar o assunto a plenário, esta quarta-feira, para que não haja risco de a decisão ser considerada nula, por não ter merecido o devido debate.
Certo é que, pelo segundo dia, um novo atrito regimental levou a que os deputados debatessem a admissibilidade da proposta do Livre, desta vez durante mais de hora e meia.
A votação na especialidade da proposta de Orçamento de Estado para 2022 arrancou na segunda-feira e culmina na votação final global marcada para o dia 27 de maio, sexta-feira. A viabilização está garantida com os votos da maioria do PS, mas o executivo tenta ainda obter o eventual voto favorável de outras forças políticas, como o Livre e o PAN.

Judith Menezes e Sousa


Segurança: Criminalidade participada com ligeiro aumento em 2021. Mas a violenta e grave diminuiu

A criminalidade participada registou um aumento de 0,9% em 2021 face a 2020, enquanto a criminalidade violenta e grave diminuiu 6,9%, segundo o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) hoje aprovado.

O RASI de 2021, aprovado na reunião do Conselho Superior de Segurança Interna, revela que a criminalidade participada registou um ligeiro acréscimo em comparação com 2020, verificando-se mais 2.597 crimes.
De acordo com o RASI, em 2021 foram denunciados às forças e serviços de segurança 301.394 crimes, mais 0,9% do em que em 2020 quando se registaram 298.797.
Por sua vez, a criminalidade violenta e grave registou no ano passado uma descida em comparação com 2020, tendo-se verificado menos 855.
O RASI dá conta de 11.614 crimes violentos e graves em 2021, menos 6,9% do que em 2020, quando ocorreram 12.469.
O documento destaca que a criminalidade, tanto a geral, como a violenta e grave, regista valores abaixo do período pré-pandemia, em 2019.
Segundo o RASI, os crimes contra o património continuam a ser os mais representativos no âmbito da criminalidade participada às forças e serviços de segurança, representando 50,2% total.
Os crimes de furto, que nas suas diversas formas representam 26,7% do total das participações, mantém a tendência de decréscimo verificada nos últimos anos com menos 3.932 ocorrências (-4,66%) comparativamente a 2020.
O RASI indica também que o crime de violência doméstica é o mais participado, com 26.520 denúncias, apesar de ter registado uma redução de 4% (-915 casos) comparativamente a 2020.
Lisboa (72.183), Porto (47.552), Setúbal (28.679), Faro (20.788) e Braga (18.419) são os distritos com maior número absoluto da criminalidade participada e, no sentido inverso, Portalegre (3.058), Bragança (3.140), Guarda (3.462), Évora (3.595) e Beja (4.321) são que registam menos valores.
No entanto, a criminalidade participada registou maiores aumentos em 2021 em Lisboa, mais 2.190, (+3,1%), Açores (+735, +7,9%), Beja (+561, +14,9%), Setúbal (+426, +1,5%), Castelo Branco (+361, +7,1%), enquanto a maior descida ocorreu no Porto, menos 2.908(-5,8%), Madeira (-476, -7,9%), Coimbra (-451, -4,8%), Braga (-442, -2,3%) e Portalegre (-283, -8,5%).
O RASI revela também que o crime de roubo nas diversas formas é responsável por 68% das ocorrências violentas e graves registadas, representando o crime de roubo na via pública, roubo por esticão e resistência e coação sobre funcionário 65,5% da criminalidade grave e violenta.
No âmbito da criminalidade violenta, subiram os crimes por extorsão, registando-se 129 casos (19,5%) e violação, mais 82 casos (+26%).
No sentido inverso, desceram o roubo por esticão, menos 461 casos (-20,9%), roubo na via pública (-390 casos, -8,3%) e roubo a residência (-148 casos, -22,5%).
Tal como acontece na criminalidade geral, os distritos de Lisboa (4.619), Porto (1.886), Setúbal (1.234), Faro (707) e Braga (469) registam o maior número absoluto da criminalidade violenta e grave.
A criminalidade violenta registou em 2021 descidas nos distritos de Setúbal, menos 359 (-22,5%), Lisboa (-344, -6,9%), Faro (-144, - 16,9%), Aveiro (-57, -12,5%) e Coimbra (-54, -17,6%), já em Santarém, mais 48 (+18%), Porto (+32, +1,7%), Açores (+28%, 14,6%) e em Viana do Castelo (+26, 34,2%) aumentou.
A reunião do Conselho Superior de Segurança Interna foi presidida pelo primeiro-ministro António Costa.

Sinistralidade rodoviária aumentou quase 7% em 2021
A sinistralidade rodoviária aumentou quase 7% no ano passado, em relação a 2020, apesar das restrições de mobilidade e de redução da circulação rodoviária devido à pandemia de covid-19, revela o Relatório Anual de Segurança Interna hoje aprovado.
“Os anos de 2020 e 2021 foram atípicos, condicionados pelas restrições na mobilidade que se traduziram numa redução da circulação rodoviária, que, no entanto, aumentou em 2021 na mesma ordem de grandeza do registado no consumo de combustível rodoviário (+5%)”, refere o documento aprovado na reunião do Conselho Superior de Segurança Interna.
O Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) precisa que em 2021 registaram-se 114.960 acidentes, mais 7.308 do que em 2020 (+ 6,9%), que provocaram 400 vítimas mortais no local do desastre ou a caminho do hospital, menos quatro (-1%), 2.269 feridos graves, mais 273 (+13,7%) e 35.404 feridos ligeiros, mais 3.333 (+10,4%).

Menor de idade detido pela PJ por “discriminação e incitamento ao ódio” racial

A PJ procedeu na terça-feira ao cumprimento de um Mandado de Busca domiciliária e de um Mandado de Detenção, no âmbito de um inquérito titulado pelo DIAP de Lisboa, a um dos presumíveis autores da invasão online de um debate organizado pela Associação de Estudantes da Escola Secundária de Camões, no dia 18 de fevereiro de 2021, denominado “A Influência da escravatura e o racismo institucional”.

O detido tem 17 anos de idade e está indiciado pela prática de crimes de discriminação e de incitamento ao ódio e à violência.

O arguido partilhou o link da reunião em diversos canais e redes sociais, com o objetivo de, em articulação com outros utilizadores, perturbarem o referido debate, que se estava a realizar através da plataforma Zoom com participantes maioritariamente de raça negra.

Após o incitamento, diversos indivíduos entraram na reunião online e publicaram fotos e gifs com conteúdos racistas e nazis, incluindo cruzes suásticas, ao mesmo tempo que imitavam sons de macacos e proferiam expressões como “Nigger”“Nigger go home”“Go back to Africa”.

O detido partilha em diversas plataformas digitais propaganda Neonazi. Assume-se como defensor da “supremacia branca” e dos Movimentos internacionais, tal como o National Partisan Movement, através da propaganda que difunde.

O suspeito, presumível autor destes crimes, será presente às autoridades judiciárias competentes, tendo em vista a aplicação das medidas de coação.


Barcelos | Comemorações dos 18 anos de existência da EST


A Escola Superior de Tecnologia (EST) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) celebra esta segunda-feira, 30 de maio, o seu 18ª aniversário com um conjunto de atividades.
Neste mesmo dia, pelas 10h30, o Diretor do Centro Nacional de Cibersegurança, Lino Santos, e o Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando Almeida Santos, marcam presença nas comemorações dos 18 anos de existência da EST/IPCA.
Na mesa de honra da sessão solene do Dia da EST vão estar presentes a Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, o Presidente da Câmara de Barcelos, Mário Constantino (aguarda confirmação), o Diretor da EST, Vítor Carvalho e a Presidente da Associação Académica do IPCA, Mariana Lima.
Seguir-se-á uma apresentação do Diretor do Centro de Investigação em Inteligência Artificial Aplicada (2Ai), João Vilaça destacando os contributos do centro 2Ai como agente impulsionador da ciência e tecnologia na região. O Bastonário da Ordem dos Engenheiros fará seguidamente uma comunicação assente nos “Desafios da Engenharia no Desenvolvimento Empresarial”. Para terminar a fase de intervenções, o Diretor do Centro Nacional de Cibersegurança, tomará da palavra para enunciar “Os Desafios da Cibersegurança em Portugal”.
No final da sessão será assinado um protocolo com a Iniciativa Digital Valley, destinado à promoção de um cluster nacional em jogos digitais.
Serão ainda entregues os prémios do 6th Symposium of Applied Research que distingue a melhor dissertação no ano de 2021 dos cursos de mestrado em Engenharia Eletrónica e de Computadores, Engenharia Informática, Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais e em Sistemas Integrados de Gestão QAS.

A IPCA GameDev Week está de volta a Barcelos!
Nos dias 27 e 28 de maio a Escola Superior de Tecnologia do IPCA vai acolher profissionais de estúdios de renome mundial nas áreas de videojogos e VFX.
Esta será uma oportunidade para que estudantes, recém-licenciados e profissionais da indústria dos videojogos tenham contacto com algumas das mais conceituadas empresas do setor.

6th Symposium of Applied Research (SAR)
No âmbito do seu aniversário, a EST vai promover o 6th Symposium of Applied Research (SAR) dedicado à investigação e projetos aplicados realizados pelos estudantes de mestrado da EST | IPCA. Para além das apresentações dos estudantes e mostra de pósteres, o evento contará com um seminário intitulado “IA no combate à fraude de conteúdos” a realizar por João Pedro Rei, Data Scientist na Mobileum.
6th Symposium of Applied Research (SAR) realiza-se pelas 14h, no dia 26 de maio.

Ana Teixeira

Porto de Mós | Extensão de Saúde das Pedreiras inaugurada

Ontem, dia 24 de maio, teve lugar a cerimónia de inauguração da Extensão de Saúde das Pedreiras, uma obra há muito aguardada pela população, que permitiu evitar o encerramento deste espaço de saúde.

Nesta sessão intervieram o Presidente da Junta de Freguesia das Pedreiras, Pedro Pragosa, o representante do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Centro, Mário Ruivo, o Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Jorge Vala e a Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Isabel Damasceno.

Numa altura em que o concelho de Porto de Mós se debate para angariar mais pessoal médico e para implementar mais Unidades de Saúde Familiar no seu território, a Extensão de Saúde das Pedreiras, integrante da Unidade de Saúde Familiar Novos Horizontes, surge como concretização do esforço feito pela junta, autarquia, ARSC e CCDRC.

De acordo com Jorge Vala, garantir melhores condições físicas resulta numa melhor prestação de cuidados saúde aos utentes, mas também contribui para a motivação do corpo médico que vê colmatadas as suas necessidades. O Município de Porto de Mós tem sido exímio na persecução deste objetivo, seja na luta pela contratação de mais médicos, na criação de melhores instalações, na articulação e gestão do processo de vacinação, sobre o qual foi tido como referência, seja na implementação de um Plano de Saúde Municipal, que visa, em última instância, permitir o acesso à rede privada com valores facilitados.

Neste campo, Mário Ruivo refere Porto de Mós como um exemplo de persistência a seguir, assim como Isabel Damasceno que mencionou que se muitos concelhos entendem a saúde como uma prioridade, outros há que se restringem às suas competências, não relevando necessidades tão básicas para a população como é a saúde.

Este projeto representa um investimento total de 230.947,50€, com uma comparticipação do Apoio financeiro da União Europeia de 196.072,65€, no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro

A requalificação desenvolveu-se nos dois pisos do edifício já existente, com uma pequena ampliação no piso inferior. O edifício passa a ser composto por: 4 gabinetes médicos, sala de tratamentos, 3 gabinetes de enfermagem, balcão de atendimento, secretaria, instalações sanitárias para utentes e para o pessoal de serviço, 2 salas de espera para utentes, arquivo, arrumos, 2 balneários, cozinha para o pessoal de serviço, vestiário, espaços individuais destinados a material de limpeza, material terapêutico, material clinico, material para lavar e esterilizar e no exterior do edifício está previsto um espaço destinados a garrafas de gases medicinais e um espaço destinado a lixos.

Patrícia Alves



11.º Festival de Natação de Ansião

A Piscina Municipal de Ansião acolheu, no passado dia 21 de maio, o 11.º Open de Natação Pura de Ansião, que integrou também o 1.º Answim Para Todos.

O festival, que obteve Certificação Nacional da Federação Portuguesa de Natação, no âmbito do programa Portugal a Nadar, foi organizado pela Escola Municipal de Natação de Ansião. Estiveram presentes cerca de uma centena de atletas em representação de cinco escolas/ clubes de natação: Escola Municipal de Natação de Ansião, Escola Municipal de Natação de Condeixa, Núcleo Desportivo Amador de Pombal, Núcleo de Formação Desportiva de Ansião e Secção de Natação da Associação Desportiva de Figueiró dos Vinhos.

Destaca-se a estreia neste festival de alunos da Natação Adaptada da Escola Municipal de Natação de Ansião e a apresentação de dois grupos de Natação Artística da Escola Municipal de Natação de Condeixa.

A iniciativa proporcionou aos atletas uma tarde de jogos e desafios aquáticos, num clima de festa e animação.

O Município de Ansião reitera aqui o seu agradecimento às escolas/ clubes que abrilhantaram este festival de natação na Piscina Municipal.



Ansião renova Selo de Município Amigo da Juventude

A Piscina Municipal de Ansião acolheu, no passado dia 21 de maio, o 11.º Open de Natação Pura de Ansião, que integrou também o 1.º Answim Para Todos.

O festival, que obteve Certificação Nacional da Federação Portuguesa de Natação, no âmbito do programa Portugal a Nadar, foi organizado pela Escola Municipal de Natação de Ansião. Estiveram presentes cerca de uma centena de atletas em representação de cinco escolas/ clubes de natação: Escola Municipal de Natação de Ansião, Escola Municipal de Natação de Condeixa, Núcleo Desportivo Amador de Pombal, Núcleo de Formação Desportiva de Ansião e Secção de Natação da Associação Desportiva de Figueiró dos Vinhos.

Destaca-se a estreia neste festival de alunos da Natação Adaptada da Escola Municipal de Natação de Ansião e a apresentação de dois grupos de Natação Artística da Escola Municipal de Natação de Condeixa.

A iniciativa proporcionou aos atletas uma tarde de jogos e desafios aquáticos, num clima de festa e animação.

O Município de Ansião reitera aqui o seu agradecimento às escolas/ clubes que abrilhantaram este festival de natação na Piscina Municipal.



Sobe para 49 número de casos de varíola dos macacos em Portugal

Todos os casos confirmados são de homens com idades entre os 26 e os 61 anos.

O número de casos confirmados de varíola dos macacos subiu para 49 e estão distribuídos pelas regiões de Lisboa e Vale do Tejo, Norte e Algarve, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Todos os casos confirmados são de homens com idades entre os 26 e os 61 anos “tendo a maioria menos de 40 anos”, adianta a DGS.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) adianta, em comunicado, que foram confirmados mais 10 casos de infeção humana por vírus Monkeypox pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), o que fez aumentar para 49 o número total de casos confirmados até ao momento em Portugal.

SINAIS DE ALERTA
Lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço devem ser sinais de alerta, avisa a DGS que aconselha quem tiver estes sintomas a procurar aconselhamento clínico e a, caso se dirija a uma unidade de saúde, cobrir as lesões cutâneas.
Perante os sintomas referidos, deve ser evitado o “contacto físico direto com outras pessoas”, bem como a partilha de vestuário, toalhas, lençóis e objetos pessoais enquanto estiverem presentes as lesões cutâneas, em qualquer estadio, ou outros sintomas”.

SIC Notícias

Cobra com mais de 1 metro capturada em Escola da Covilhã

O Comando Distrital da PSP de Castelo Branco, foi alertado pela Direção da Escola Básica do 1º Ciclo Jardim de Infância de Santo António na localidade da Covilhã, de que estaria uma cobra no interior da Escola Primária, causando dessa forma preocupação e inquietação entre funcionários e alunos.

A Brigada de Proteção Ambiental (BRIPA), dirigiu-se ao local tendo recolhido o réptil em segurança, confirmando tratar-se de uma Cobra-Rateira, Macho Adulto, procedendo de imediato "à sua captura e consequente devolução do réptil ao seu habitat natural, por não apresentar qualquer ferimento e encontrar-se apenas agitado dada a situação."

Como é um animal que se alimenta essencialmente de pequenos animais, sejam mamíferos, aves e répteis, mas sobretudo de roedores e habita sobretudo em lugares secos, rochosos e arbustivos, concretamente em zonas de planície e de média altitude, " ao que tudo indica, ter-se-á introduzido na Escola para se alimentar de aves em nidificação que se encontravam naquele local pela constatação de ninhos ali existentes ou em virtude de ter existido limpeza de terrenos nas imediações da Escola, obrigando-a a procurar novo abrigo, refugiando-se no interior das edificações."

Estudo INTIMINA avalia o conhecimento dos homens em Portugal em relação à menstruação

Mais de metade dos homens assume só saber o básico sobre a menstruação


  • Cerca de 60% dos homens admite saber apenas o básico sobre menstruação
  • 67% não sabe quanto tempo dura o ciclo menstrual
  • 55% dos homens inquiridos acredita que a mulher não pode engravidar durante a menstruação
  • 56% sente-se confortável em falar sobre menstruação com as respetivas filhas
  • 10% dos homens diz comprar com frequência este tipo de produtos

 

Lisboa 24 de maio de 2022 – Num momento em que o debate sobre novas medidas de saúde menstrual volta a ganhar espaço, a INTIMINA, marca sueca dedicada aos cuidados da saúde íntima feminina, apresenta os principais resultados do seu mais recente estudo, no qual 547 homens revelaram o seu  conhecimento relativamente à menstruação, a forma como lidam com a mesma e a importância que lhe conferem.

 

Neste inquérito, foram incluídos apenas indivíduos do género masculino, com idades compreendidas entre os 18 e 65 anos (maioritariamente respondido por homens entre os 26 e 45 anos). Estes foram questionados sobre a menstruação, os seus efeitos, produtos higiénicos associados e como se relacionam com o universo feminino a respeito deste tema.

 

Os resultados revelam que 58% dos homens considera saber apenas o básico sobre a menstruação e 13% admite mesmo saber muito pouco. Aliás, 18% acredita que a menstruação consiste na saída dos ovários do útero, quando na realidade é o revestimento uterino que derrama em forma de sangue.

 

Em relação à distinção entre a duração do ciclo menstrual e da menstruação, parece existir alguma confusão entre os dois conceitos. Apesar de quase metade (49%) saber que a menstruação varia normalmente entre os 2 a 7 dias, só 34% respondeu que o ciclo menstrual dura entre 23 a 35 dias, sendo a média 28 dias.

 

Já quanto ao dia em que este processo ocorre, a população masculina encontra-se dividida, sendo que apenas 1/3 reconhece que esta acontece por volta do 28º dia após o primeiro dia da menstruação anterior.

 

Dores menstruais e relações sexuais

Os homens portugueses revelaram estar cientes das dores menstruais que muitas mulheres sofrem, uma vez que 84% respondeu saber que algumas mulheres sofrem com cólicas. Este processo pode, também, desencadear alterações a nível comportamental e 73% dos homens reconhece notar uma diferença de humor da companheira quando está menstruada, mas a grande maioria refere que não faz comentários em relação a estas mesmas alterações.

A pesquisa permitiu concluir que a menstruação pode ter uma grande influência nas relações íntimas de um casal. Mais de metade (54%) dos homens refere que é uma opção conjunta do casal não ter relações sexuais durante a menstruação10% indica que até gostaria de ter relações sexuais durante a menstruação, mas que não o fazem porque a companheira não se sente confortável e 4% aponta o inverso, que é ele que não se sente confortável, apesar de a mulher até gostar.

 

A verdade é que já existe no mercado o primeiro e único disco menstrual, o Ziggy Cup, que pode ser utilizado durante relações sexuais. É extraplano e à prova de fugas, tendo sido desenhado para proporcionar o máximo de conforto, garantindo até 8h de proteção. Devido ao seu enorme sucesso e sempre preocupada em oferece o melhor para a saúde e bem-estar das mulheres, a INTIMINA lançou o Ziggy Cup 2, para uma experiência agradável e sem complicações, que, para além das vantagens da versão anterior, o Ziggy Cup 2 possui uma superfície rugosa especialmente desenhada para facilitar a remoção e evitar vazamentos. Está disponível em 2 tamanhos para diferentes corpos e necessidades. O tamanho A (rosa claro) é perfeito para quem tem colo do útero baixo, um fluxo leve a médio ou quer começar a usar os discos menstruais e o tamanho B (rosa escuro) com uma capacidade maior (76 ml), foi por isso desenhado para coletar todos os tipos de fluxo e é adequado para pessoas com colo do útero alto. O Ziggy Cup 2 é totalmente ecológico, desde o produto em si até à embalagem renovada, que é feita inteiramente de cartão.

 

Um dos mitos ainda presente na atualidade é pensar que não se engravida enquanto se tem relações sexuais durante a menstruação. 54% dos inquiridos respondeu que a mulher não pode engravidar durante o período, no entanto embora improvável não é totalmente impossível que aconteça.

 

Produtos de higiene íntima e educação

 

O estudo demonstra ainda que, apesar do baixo conhecimento sobre o tema, 77% dos homens revela falar abertamente com as mulheres sobre menstruação e 56% sente-se inclusivamente confortável em falar sobre menstruação com as respetivas filhas. No entanto, 44% confessa sentir-se-ia desconfortável em fazê-lo e preferia que fosse uma pessoa próxima a ter esse tipo de conversa com as mesmas.

 

Relativamente aos produtos de higiene e saúde feminina, estes já não são completamente desconhecidos da população masculina. Mais de metade já sabe o que é e como funciona o copo menstrual, com 68% a indicar inclusivamente ser um produto reutilizável e mais amigo do ambiente.

 

Apesar da crescente consciencialização e abertura em relação aos produtos de higiene íntima feminina, apenas 10% dos homens diz comprar com frequência este tipo de produtos, sendo que a grande maioria (62%) indica nunca ter tido a necessidade de fazê-lo, 3% que tem inclusivamente vergonha em comprar. Quem o faz, é na grande maioria das vezes para a sua companheira (85%), 9% para a(s) filha(s), 2% para a mãe e 4% para outras pessoas.

 

O estudo permitiu ainda demonstrar que a população masculina portuguesa considera o debate e discussão sobre a menstruação um tema essencial para um maior esclarecimento sobre esta função. Na realidade, 94% dos homens considera muito importante educar as crianças sobre a menstruação e o ciclo menstrual e falar-se abertamente do tema.

 

Estes dados são reveladores sobre o nível de conhecimento e relação dos homens portugueses relativamente à menstruação, existindo ainda um largo caminho a percorrer na informação e consciencialização dos mesmos.

 

A psicóloga clínica e investigadora do ISPA-Instituto Universitário, Dra. Ana Alexandra Carvalheira, reforça que “este estudo revela a falta de conhecimento dos homens sobre o ciclo menstrual das mulheres, o que não me surpreende porque a menstruação tem sido um tema algo escondido e associado a emoções negativas, de vergonha, por exemplo.

O uso destes copos vaginais como o Ziggy Cup 2 também permitem desmistificar crenças disfuncionais relativas à menstruação que ainda persistem, tanto no universo masculino como no feminino, porque trazem informação e comunicação sobre o ciclo menstrual e até mesmo sobre a genitália feminina. O sangue menstrual não é "sujo", muito pelo contrário, está ligado à capacidade do útero de gerar vida, a vida de um ser humano.

Muitas mulheres ainda têm uma relação difícil com o corpo genital, ou uma autoimagem genital negativa, ou seja, desconhecem e não tocam na vagina, tendo emoções negativas a ela associadas.

Este tipo de estudo e debates são fundamentais para o crescente conhecimento por parte da população, ainda mais numa altura em que novas medidas de saúde feminina estão a ser discutidas, ou até mesmo validadas como é o caso do país vizinho, onde a baixa por dores menstruais severas foi aprovada.

 

“Estes resultados demonstram o quanto temos de trabalhar para que o conhecimento sobre a saúde íntima feminina vá para além das principais envolvidas. Para que seja um conhecimento que envolva todas as pessoas, desde a escola até à casa de cada um.” Finaliza Pilar Ruiz, Marketing & Communications Manager da INTIMINA.

Covilhã | Centro de Ativ'idades realiza domingo desfile de moda na piscina praia

O Centro de atividades (CAI) da Covilhã promove domingo, dia 29 maio às15h, um desfile de moda com a participação especial dos utentes do CAI.

O evento decorre na Piscina Praia e tem como objetivo dinamizar a atuação do CAI, estimular as relações interpessoais e fomentar a socialização dos utentes.

O desfile conta com a parceria de várias empresas locais na área da moda, beleza e animação.

O Centro de atividades conta atualmente com aulas de Estimulação Cognitiva, Laboratório de Artes Cénicas (pela Quarta Parede), Atelier de Rendas, Malhas e Bordados, Aulas de Informática, Aulas de Alfabetização e Língua Portuguesa para Estrangeiros. Realizam-se também atividades pontuais atualizadas mensalmente, sendo necessária inscrição prévia para a frequência das mesmas, devido ao número de utentes permitido em cada espaço.

Para mais informações e para integrar os programas do Centro de Ativ’Idades, os utentes interessados devem contactar através do telefone 275 315 137 ou dirigir-se diretamente às instalações, no Sporting Shopping Center, no centro da cidade da Covilhã.


Ecoventura 2022 de regresso ao Parque da Cidade

 30 de maio a 05 de junho 

Com organização da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), a iniciativa EcoAventura – Ação pelo Ambiente regressa de 30 de maio a 05 de junho, ao Parque da Cidade de Aveiro, para celebrar a Semana do Ambiente da União Europeia e de forma muito especial o Dia Mundial do Ambiente (05 de junho).

O Parque da Cidade de Aveiro (Parque da Baixa de Santo António, Parque Infante D. Pedro, Parque dos Amores e Jardim de Santiago) será assim o espaço de predileto de miúdos e graúdos, para um evento totalmente gratuito e que vai proporcionar a todos, o acesso e o contacto com atividades de Educação Ambiental e lúdicas ao ar livre, na procura de hábitos que nos ajudem a cuidar melhor da preservação do Meio Ambiente e do nosso Planeta.

Para os mais novos, a CMA preparou uma grande diversidade de atividades, arvorismo, oficinas ambientais, música, teatro e muitas outras animações, que nos vão mostrar como é possível divertirmo-nos de forma sustentável.

Conclusão das obras do Centro Nacional de Formação Ambiental em São Jacinto

A edição 2022 do evento ficará também marcada pela conclusão das obras de reabilitação do Centro Nacional de Formação Ambiental do Corpo Nacional de Escutas, em São Jacinto. Com um apoio financeiro da CMA de 60.000€, no âmbito do Programa Municipal de Apoio às Associações 2021, para um investimento global de 100.000€, a obra veio renovar a vedação do complexo, substituir algumas das coberturas do edificado e corrigir patologias relacionadas com a eficiência energética e infiltrações nos edifícios presentes.

Fim de semana em cheio

De todo o programa, destacamos o Dia da Criança, 01 de junho, com a apresentação do livro “Sem Sobras”, pelas 11h00, no Parque Infante D. Pedro. Trata-se de uma parceria entre a CMA e a VEOLIA, que alerta para a necessidade de Reduzir, Reciclar e Reutilizar.

No dia 03 e 04 de junho, sexta-feira e sábado, o Centro Municipal de Interpretação Ambiental (CMIA) estará aberto a todos aqueles que o queiram visitar e saber mais sobre a fauna e flora da Ria de Aveiro, incluindo a participação em ateliers sobre a Vida neste ecossistema único.

Mas os grandes destaques do EcoAventura 2022 irão mesmo acontecer no fim de semana de 04 e 05 de junho. De relevar a sessão de música em família, que acontece sábado e domingo, pelas 11h00, no Parque Infante D. Pedro.

Também nos dois dias, destaque para a performance musical protagonizada pelos Crassh Recycled, em todo o Parque da Cidade, entre as 10h30 e as 14h00 e ainda a atividade radical de Slackline, das 14h00 às 18h00 e que consiste na transposição de um trajeto, tendo como apoio único uma corda.

Unicamente no domingo, dia 05 de junho e para celebrar o Dia Mundial do Ambiental, destaca-se a visita guiada à Reserva Natural das Dunas de São Jacinto (inscrição prévia em: https://www.cm-aveiro.pt/visitantes/ecoaventura) entre das 09h00 e as 14h30 e as peças de teatro, “História participada sobre a água”, pelas 11h00 e 15h15 no jardim do Parque Infante D. Pedro, “Teatro musicado: Pó de Maio”, pelas 16h00, também no Parque Infante D. Pedro e a peça “Família Plastik – Viagem a 2052”, quando forem 16h30, no Jardim da Baixa de Santo António.

Para o Executivo da CMA, o Ambiente é uma opção estratégica e política fundamental no desenvolvimento do Município, que tem no EcoAventura um momento muito importante de comunicação e sensibilização para as boas práticas ambientais, mas sobretudo de incentivo e edução aos mais novos, para possamos ter gerações mais informadas, mais capazes de gerir bem os recursos e de encontrar soluções de desenvolvimento ambientalmente sustentáveis.

O programa está disponível em: https://www.cm-aveiro.pt/visitantes/ecoaventura .

Mosteiro de Santa Clara-a-Velha promove visitas especiais à exposição “A Verdade Dói”

 

No mês de junho a exposição temporária oferece aos públicos mais novos e às famílias um percurso guiado por estas experiências

A verdade dói” é uma exposição-instalação que conta a história de 28 mulheres vítimas de violência. São mais de dez as formas de violência contra a mulher testemunhadas em “A verdade dói”, num percurso que convida o público a “calçar os sapatos” de cada uma destas mulheres.

Com uma duração de aproximadamente 30 minutos, a visita proposta, orientada pela equipa técnica do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, é personalizada e dirigida a cada grupo de acordo com a sua faixa etária. Nesta visita os participantes serão contextualizados sobre a exposição e o significado das peças expostas.

Estão previstas cinco visitas para grupos entre os 6 e os 18 anos, sendo necessário inscrição através do email: mosteiro.scvelha@drcc.gov.pt. As inscrições poderão ser feitas de forma individual, em família ou através de grupos escolares e associativos.

Dia 01 de Junho de 2022

Horário: 11h

Público-alvo: grupos escolares do 1º e 2º ciclo do ensino básico

Horário: 15h

Público-alvo: grupos escolares do 3º ciclo e do ensino secundário

Dia 07 de Junho de 2022

Horário: 10h 30min

Público-alvo: grupos escolares do 3º ciclo do ensino básico e secundário

Dia 08 de Junho de 2022

Horário: 10h 15min

Público-alvo: grupos escolares do 1º e 2º ciclo do ensino básico

Dia 19 de Junho de 2022

Horário: 15h 15min

Público-alvo: jovens (maiores de 14 anos)

A Verdade Dói”  é uma exposição cedida pelo Museu do Calçado/ Município de São João da Madeira, que resulta de uma parceria com a UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta, que está patente na sala de exposições temporária do Centro Interpretativo do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, de terça a domingo, das 10h às 18h, até 4 de setembro de 2022.


Roteiro do Hidrogénio decorreu no Biocant Park. Cantanhede quer estar na linha da frente da transição energética

Estimular o interesse e o conhecimento científico e tecnológico do vetor hidrogénio junto de diferentes players (empresariais, institucionais, investigadores e técnicos, entre outros), assim como posicioná-lo como elemento fundamental no novo paradigma energético mundial e nacional, atraindo e dinamizando o tecido empresarial e industrial para uma trajetória de maior valor acrescentado em produtos verdes e inovadores, é o objetivo do Roteiro do Hidrogénio, cuja última paragem foi em Cantanhede, esta terça-feira, 24 de maio.

Organizado pela Associação Industrial Portuguesa (AIP) e pelo Instituto Politécnico de Portalegre, esta iniciativa enquadra-se na Estratégia Nacional para o Hidrogénio e, particularmente, no esforço coletivo para a promoção de uma política industrial em torno do hidrogénio verde.

Ao intervir na sessão de abertura, que decorreu no Biocant Park, a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, deu conta que o Município de Cantanhede “está muito atento às dinâmicas que se estão a gerar em torno da questão energética e quer estar na linha da frente, não só na adoção de sistemas tecnologicamente avançados nesse domínio, mas também no desenvolvimento de parcerias tendentes à criação de soluções integradas para satisfazer as necessidades dos agentes económicos e sociais a este nível”.

A autarca entende que “o país precisa de caminhar mais rápido para essa transição, assumindo-a como um desígnio estratégico”, o que pressupõe a criação de condições favoráveis ao investimento em fontes de energia limpa, incluindo naturalmente a tecnologia do hidrogénio.

Ainda há um longo caminho a percorrer na transição energética, mas o Município de Cantanhede está não só empenhado em chegar a metas ambiciosas o mais rapidamente possível como está verdadeiramente interessado em percorrer esse trajeto com os agentes económicos e sociais no âmbito de parcerias vantajosas para todos”, concluiu.

Já o presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, Emílio Torrão, começou por considerar “emblemático” o local escolhido pela AIP para realizar o Roteiro do Hidrogénio, pois “Cantanhede afirma-se como um polo de desenvolvimento industrial”.

O também autarca de Montemor-o-Velho entende que “valorizar a produção de hidrogénio” é um dos caminhos para responder à crise energética que a Europa enfrenta, por força do conflito na Ucrânia, e deu conta que a Comunidade Intermunicipal está a identificar os grandes consumidores de energia dos 19 municípios que a integram para, a partir daí, adotar soluções tendentes à descarbonização do território, nomeadamente com a implementação de comunidades energéticas.

Jorge Gaspar, diretor da Unidade de Consultoria da AIP, agradeceu ao Município de Cantanhede o entusiasmo com que acolheu a iniciativa, garantindo que “a questão energética é já um tema do presente, com implicações quotidianas na vida de todos nós”.

A sessão contou com intervenções de Luiz Rodrigues, do Instituto Politécnico de Portalegre, Isabel Santos, da AIP, António Ferreira, do Centro de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade, e Rafael Ribes e Raquel Lopez, da Orfeón Logística, grupo de empresas espanhol que se prepara para instalar uma plataforma logística com 22 hectares na Zona Industrial da Tocha.

Columbófilia: Lusitano Espinhal & Irmão venceu concurso de Minglanilha 2

Emanuel Ventura lidera a Classificação Geral de Concorrentes, assumindo a equipa Nuno & Filho a liderança do Troféu Crédito Agrícola,

Com a realização da prova Minglanilha 2, decorreu a décima terceira prova do Campeonato 2022 da Secção de Columbofilia da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, que nesta prova contou com a participação de 23 equipas.

Integrando o calendário oficial da Associação Columbófila do Distrito de Coimbra, este concurso, na especialidade de Fundo, foi ganho por, Lusitano Espinhal & Irmão, liderando a classificação geral Emanuel Ventura, liderando a equipa Nuno & Filho o Troféu Crédito Agrícola, conforme se pode aferir nas seguintes tabelas:

Prova – Minglanilha 2 (Fundo)

1º lugar – Marco Ferreira– 229 pontos; 2º - Emanuel Ventura – 229 pontos; 3º - Lusitano Espinhal & Irmão – 223; 4º - Nelson Rainho – 219 pontos; 5º - Paulo Santos - 218 pontos; 6º - Manuel Barreto - 218 pontos; 7º - José Oliveira – 199 pontos; 8º - José Rossa Ribeiro – 198 pontos; 9º - Humberto Carvalho – 198 pontos; 10º - Euclides Pimenta - 197 pontos.

Classificação Geral de Concorrentes

1º lugar – Emanuel Ventura – 5397 pontos; 2º - Nuno & Filho - 5145 pontos; 3º - Lusitano Espinhal & Irmão - 5051 pontos; 4º - José Rossa Ribeiro – 5006 pontos; 5º - Humberto Carvalho - 4984 pontos; 6º - Paulo Santos – 4935 pontos; 7º - Fernando Pereira - 4813 pontos; 8º - António Santos - 4494 pontos; 9º - Nelson Rainho – 4394 pontos; 10º - José Oliveira - 4250 pontos; 11º - Marco Ferreira - 4191 pontos; 12º - Vitor Ferreira - 3989 pontos; 13º - José Catarino – 3720 - pontos; 14º - Manuel Barreto - 3639 pontos; 15º - Fábio Cruz - 3620 pontos; 16º - Xrb & Bea - 3406 pontos; 17º - Cidálio Salvador - 3349 pontos; 18º - Euclides Pimenta - 3251 pontos; 19º - José Rossa Ribeiro/B -3207 pontos; 20º - Gonçalo Paião – 3070 pontos; 21º - António Oliveira - 2798 pontos; 22º - Avelino Soares – 2674 pontos; 23º - António Pertornilho - 2550 pontos; 24º - Jorge Monteiro - 2539 pontos; 25º - Asas de Lemede - 2329 pontos; 26º - Manuel Frade – 2300 pontos; 27º - Matias & Vila Nova - 2007 pontos; 28º - José Santos – 1966 pontos; 29º - Avelino Soares/B - 1513 pontos; 30º – José Vinagreiro - 1478 pontos; 31º - Cesar Rainho – 11272 pontos; 32º - Fernando Cruz – 1016 pontos; 33º - Carlos Pereira – 962 pontos; 35 - António Sargaço –871 pontos; 35º - Fernando Pinho – 206 pontos.

Troféu Crédito Agrícola

1º - Nuno & Filho – 3126 pontos; 2º - José Catarino – 2953 pontos; 3º - Paulo Santos – 2764 pontos.