domingo, 30 de janeiro de 2022

Rovisco Pais apela ao não esquecimento da doença de Hansen

O Núcleo Museológico Hospital Colónia Rovisco Pais, na Tocha, assinala a importância do Dia Mundial de Combate à Hanseníase, que se se celebra neste 30 de janeiro, lembrando que a doença, vulgarmente conhecida por lepra, está praticamente erradicada em Portugal mas não esquecida, afetando ainda milhões de pessoas no mundo.

Neste sentido, o NMHCRP promoveu, no início do ano, um concurso de vídeo cujo selecionado, realizado por alunos da Escola Profissional de Campanhã, poderá ser visionado, a partir dste domingo, em http://www.roviscopais.pt  e no https://www.facebook.com/hansenstories/.

O NMHCRP, recorde-se, abriu ao público em setembro de 2021, numa das alas da antiga capela do hospital com a missão de preservar e divulgar o património e a memória da antiga leprosaria, de todos os que ali foram tratados e de todos os que nela trabalharam.

Associa-se agora, no Dia Mundial do Combate à Hanseníase, ao apelo global “Dont Forget Leprosy!” da Sasakawa Health Foundation que pretende sensibilizar o mundo para que o tratamento da hanseníase não seja interrompido ou esquecido devido ao contexto da pandemia covid-19, através da iniciativa “Rovisco Pais Museum appeal: don't forget leprosy”.


Ucrânia: Reino Unido vai propor à NATO “grande” envio de tropas

O Reino Unido vai propor à NATO um “grande” envio de tropas, navios de guerra e aviões de combate na Europa, para responder ao aumento da “hostilidade russa” relativamente à Ucrânia, anunciou hoje o primeiro-ministro britânico.

De acordo com o gabinete do primeiro-ministro, Boris Johnson, citado pela Agência France Presse, esta proposta, que deverá ser feita numa reunião dos chefes militares da NATO na próxima semana, pode fazer com que Londres duplique o contingente britânico de cerca de 1.150 soldados atualmente destacados na Europa de Leste e forneça “armas defensivas” à Estónia.

“Este conjunto de medidas enviaria uma mensagem clara ao Kremlin – não toleraremos a sua atividade de desestabilização e estaremos sempre ao lado dos aliados da NATO face à hostilidade russa”, lê-se num comunicado hoje divulgado.

“Dei ordem às nossas forças armadas para se prepararem para enviar tropas para a Europa na próxima semana, para poder dar apoio terrestre, aéreo e naval aos nossos aliados da NATO”, sublinhou Boris Johnson.

Se o presidente russo, Vladimir Putin, escolhesse o caminho “do derramamento de sangue e da destruição na Ucrânia, seria uma tragédia para toda a Europa”, acrescentou, considerando que “a Ucrânia deve permanecer livre para escolher o seu próprio futuro”.

Boris Johnson, que está sob intensa pressão política há várias semanas devido a uma série de escândalos provocados pela realização de festas em Downing Street durante os confinamentos, disse na sexta-feira que ligaria a Vladimir Putin para instá-lo a “recuar” e a envolver-se mais na via diplomática sobre a Ucrânia.

O chefe do governo britânico deverá deslocar-se àquela região nos próximos dias.

No dia 25 de janeiro, os distritos militares do oeste e do sul da Rússia anunciaram o início de exercícios para verificar a prontidão de combate das suas tropas.

Entretanto, a Rússia anunciou hoje a conclusão de exercícios no distrito militar oeste (DMO), que inclui áreas de fronteira com a Ucrânia, Bielorrússia, países Bálticos e Finlândia, e o retorno das unidades aos seus quartéis.

As autoridades de Kiev e o Ocidente acusaram a Rússia de ter concentrado cerca de 100.000 soldados na sua fronteira com a Ucrânia com a intenção de invadir novamente o país vizinho, depois de ter anexado a península ucraniana da Crimeia, em 2014.

A Rússia negou essa intenção, mas disse sentir-se ameaçada pela expansão de 20 anos da NATO ao leste europeu e pelo apoio ocidental à Ucrânia.

A Ucrânia está envolvida numa guerra com separatistas pró-russos na região industrial do Donbass, no leste do país, desde 2014, que diz ser fomentada e apoiada militarmente por Moscovo.

A guerra no Donbass já provocou cerca de 14.000 mortos e 1,5 milhões de desalojados, segundo a ONU.

As autoridades de Moscovo recusam-se a falar com o Governo de Kiev sobre o conflito, alegando que a Rússia não está envolvida, e defendem que os ucranianos devem antes discutir a questão com os líderes separatistas de Donetsk e Lugansk.

Na sequência do conflito, Rússia, Ucrânia, Alemanha e França criaram uma plataforma de diálogo conhecida por Formato Normandia, mas os líderes dos quatro países não se reúnem desde 2019. Conselheiros políticos dos quatros líderes reuniram-se na quarta-feira, em Paris, e marcaram um próximo encontro para fevereiro, em Berlim, mas não discutiram a realização de uma nova cimeira, que tem sido sugerida pelo Presidente da Ucrânia.

Operação Imperfechtus – Apreendidos 46kg de haxixe e desmantelada rede de tráfico

A GNR de Évora, através do NIC de Évora, na madrugada do dia 26 de janeiro, desmantelou uma rede de tráfico de estupefacientes e deteve 21 pessoas, com idades compreendidas entre os 19 e os 35 anos, nos concelhos de Beja, Mértola, Portel e Viana do Alentejo.

No âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes, que decorria desde dezembro de 2019, os militares da GNR desenvolveram diversas diligências policiais que permitiram apurar que os suspeitos atuavam de forma organizada e hierarquizada, vendendo o produto estupefaciente a outros indivíduos que se dedicavam também ao tráfico, bem como a consumidores, provocando alarmismo e sentimento de insegurança perante a população.  No seguimento das diligências de investigação, foi dado cumprimento a 35 mandados de busca, 16 domiciliárias, uma em estabelecimento e 18 em veículos, culminando na detenção dos 18 suspeitos e com o desmantelamento de uma rede de tráfico de estupefacientes organizada, que operava em várias localidades do concelho de Beja, Évora e Lisboa.

No decorrer destas diligências de investigação foi ainda apreendido o seguinte material:

  • 92 000 doses de haxixe (aproximadamente 46kg);
  • Um colete balístico
  • Nove viaturas;
  • Uma botija de gás de óxido nitroso
  • Duas armas de fogo

Para além dos 18 suspeitos detidos, os militares da Guarda detiveram ainda em flagrante três homens por tráfico de estupefacientes, que se encontravam associados a esta investigação.

A operação contou com o reforço da estrutura de Investigação Criminal do Comando Territorial de Évora e de Beja, do Destacamento de Intervenção de Évora e de Beja e dos Destacamentos Territoriais de Comando Territorial de Beja, envolvendo um total de 64 militares. A operação contou ainda  com o apoio da PSP e com a colaboração da 1.ª  e 2.ª Secções do DIAP de Évora.

Este tipo de ações, para além do combate ao tráfico de estupefacientes, visam reforçar o sentimento de segurança da população nos concelhos visados.

Dos 21 detidos, após terem sido presentes no dia 28 de janeiro, ao Tribunal Judicial de Évora, onze ficaram sujeitos à medida de coação de prisão preventiva, tendo sido conduzidos ao Estabelecimento Prisional de Beja nove homens e duas mulheres para o Estabelecimento Prisional de Tires.

Boletim InfoADASCA, Edição nº. 18 para Fevereiro 2022 (Especial Aniversário)


Aqui disponibilizamos a edição nº. 18 do Boletim infoADASCA relativamente ao mês de Fevereiro de 2022, todo ele dedicado ao 15º. Aniversário da ADASCA.
Nunca é demais afirmar que se trata de um Projecto editorial inédito no campo associativo dedicado à dádiva de sangue, pelo o que nos é dado saber.

Esta edição é distribuída directamente aos dadores de sangue que se dirigem ao Posto Fixo para fazer a sua dádiva de sangue, como ainda pelos estabelecimentos comerciais com uma “capa falsa”, além de um calendário incluído, também diversos anúncios de empresas que fizeram questão de se associar à nossa efeméride. A todos o nosso sincero Obrigado pelo apoio, pela confiança depositada em nós.

Um especial agradecimento à Dra. Maria Antónia Escoval, actual Presidente do Conselho Directivo do IPST, Dra. Cristina Caeiro, Coordenadora do Centro de Sangue e Transplantação de Coimbra, Dr. Miguel Capão Filipe, Vereador da Saúde da Câmara Municipal de Aveiro (que tem acompanhado desde a sua fundação a missão da ADASCA), Dr. Humberto Rocha, Presidente da Assembleia-Geral da ADASCA e por fim Dr. Manuel Janicas, Presidente do Conselho Fiscal da ADASCA.

Uma referência especial para o senhor Manuel Evangelista Jorge, que dedicou um poema ao aniversário da ADASCA, disponível na página nº. 7, sobre Poesia & Literatura.

Quanto ao editorial “Quinze anos, não são quinze meses” com alguma dificuldade, procurei transportar para o papel (não se trata de queixinhas), o que mais me incomoda na qualidade de Fundador e Presidente da Direcção em funções, sem diminuir qualquer um dos meus colegas que integram os órgãos sociais, onde permanecem apenas dois que me acompanham desde a fundação da ADASCA, sendo o António Silva e o Paulo Virgílio. Obrigado por me acompanharem e pela confiança.

Não sou perfeito, nem de meias tintas. O que está mal, não posso assumir que está bem. Estarei sempre do lado dos dadores de sangue que se dirigem ao Posto Fixo, sem nunca esquecer os ex-dadores e os doentes que dependem todos os dias de componentes sanguíneos.

A nossa atenção vs preocupação está sempre centrada nas suas necessidades para que tenham melhor qualidade de vida. Afinal, de dador de sangue, também passei a receptor por causa de um enfarte miocárdio de que fui vitima e operado ao coração, vai fazer 5 anos no dia 18 de Fevereiro. Sei bem do que escrevo, vive e vivo no corpo as consequências.

Leiam o nosso Boletim, consultem o site www.adasca.pt e porque não tornarem-se também dadores de sangue e inscrever-se como potenciais dadores de medula óssea? Perante a necessidade somos dependentes uns dos outros quando menos esperamos.

OBRIGADO. Sempre convosco!
Joaquim Carlos
(Presidente da Direcção e Director do Boletim infoADASCA)

Ler o Boletim através deste link

Apoio: Litoral Centro

30 de janeiro: Dia Internacional da Não Violência e da Paz nas Escolas

 Visando contribuir para a prevenção e o combate à violência em contexto escolar e na comunidade de crianças e jovens, e para assinalar a data de hoje, dia 30 de janeiro - Dia Internacional da Não Violência e da Paz nas Escolas, a Guarda Nacional Republicana entre o dia 24 de janeiro e o próximo dia 4 de fevereiro, encontra-se a realizar um conjunto de ações de formação e de sensibilização, com o objetivo de alertar para a necessidade de prevenir comportamentos violentos.

Criada em 1964, esta data foi uma iniciativa que teve como objetivo alertar para a necessidade de uma educação permanente pela Paz e pela Não Violência, procurando-se igualmente sensibilizar para a tolerância, solidariedade, justiça e respeito pelos direitos humanos junto dos estabelecimentos escolares. Neste sentido, a Guarda tem vindo a assinalar a data em questão, dada a sua relevância, através das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC) com o objetivo de consciencializar e sensibilizar a população em geral e, em particular, as crianças e jovens, prevenindo comportamentos de risco e comportamentos violentos, retratados muita vez como violência entre pares (bullying), discriminação e ameaças.

A violência entre pares inclui vários crimes, tais como crimes de ofensas à integridade física, injúrias, ameaça e coação. Nas escolas, a maioria destes atos ocorre fora da visão dos adultos e grande parte das vítimas não reage ou fala sobre a agressão sofrida, ocorrendo muitas vezes através dos meios digitais, mais concretamente, nas redes sociais.

A GNR desenvolve um esforço significativo naquilo que são as iniciativas relacionadas sobre a temática em concreto, levando a cabo diversas ações de sensibilização focadas em temas relacionados com a “Violência”, “Internet Segura”, “Cidadania e Não-Discriminação” e “Direitos Humanos e das Crianças” nos quais são especificamente tratadas as diversas formas de violência. As ações são desenvolvidas desde a idade pré-escolar até ao 3º ciclo, apesar de abordagens diferentes, pois considera-se fundamental educar e prevenir este tipo de comportamentos desde cedo.

De referir que no primeiro período, do ano letivo de 2021/2022, a Guarda Nacional Republicana registou um total de 70 agressões em ambiente escolar.

Além disso, a Guarda Nacional Republicana, já realizou no presente ano letivo (2021/2022) 507 ações de sensibilização, das quais 328 foram dedicadas ao tema da “Violência entre Pares”, 146 de “Violência nas Escolas” e 33 de Ciberbullying, abrangendo um total de 14 119 alunos e 507 escolas.

ATENÇÃO!

A Guarda aconselha ainda os pais a estarem atentos às alterações no humor dos filhos, abatimento físico e/ou psicológico, sinais de impaciência ou ansiedade, piores resultados e desinteresse na escola, queixas físicas permanentes (dor de cabeça, de estômago, perturbações no sono, nódoas negras), irritabilidade extrema, ou qualquer outra mudança de comportamento, pois estes sinais podem camuflar sinais de violência física ou psicológica.

Brutal perseguição contra os cristãos na Coreia do Norte


O relatório “Futuro da Coreia” recolheu testemunhos das violências da ditadura comunista norte-coreana: espancamentos de pessoas que rezam; prisões e torturas dos que possuírem Bíblias; prisioneiros espancados durante 20 dias por rezarem num canto da cela; uma mulher quinquagenária golpeada até a morte por frequentar uma igreja clandestina.

Causou estupor a notícia de que o Papa Francisco foi convidado a visitar esse país. Antes de cair no comunismo, Pyongyang — a capital da Coreia do Norte — era considerada a “Jerusalém do Oriente” pela grande quantidade de obras de caridade, conventos e templos católicos.

Na Coreia do Sul, país livre, o catolicismo cresceu quase 50% nos últimos 20 anos.

ABIM

Manutenção do perigo de Incêndio e suspensão das queimas e queimadas para os próximos dias

SITUAÇÃO METEOROLÓGICA

De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para os próximos dias, prevê-se um aumento da intensidade do vento que, em combinação com a continuação de tempo quente e seco, com temperaturas acima da média para esta época do ano,  conjugado com o número de comunicações para a realização de queimas de amontoados e queimadas, podem dar origem a incêndios rurais.

 

EFEITOS EXPECTÁVEIS

 

Aumento da dificuldade das ações de supressão aos incêndios rurais em consequência do aumento da intensidade do vento e da baixa humidade relativa do ar.

 

MEDIDAS PREVENTIVAS

 

Assim, nos termos do n.º 5 artigo 43 do Decreto-lei nº 82, de 13 de outubro 2021, o Centro de Coordenação Operacional Nacional (CCON) em reunião extraordinária realizada hoje, dia 29 de janeiro, deliberou a suspensão de todos os pedidos de autorização para realização de queimas e queimadas entre às 00H00 do dia 30 de janeiro e as 23H59 do dia 1 de fevereiro de 2022.


Imagem: Público

CRIANÇAS DO TARRAFAL RECEBEM PRENDAS DOS LOBITOS DOS ESCUTEIROS DE CANTANHEDE NO ÂMBITO DO PROJECTO SOLIDÁRIO “DEI UM BRINQUEDO E GANHEI UM AMIGO”

Por acção directa dos Chefes Dinis Coelho e Maria de Deus, responsáveis pelo “Clã” dos Lobitos, do Agrupamento de Escuteiros 382 de Cantanhede, as crianças daquele Agrupamento, voltaram-se a unir em torno de um dos seus ideais, oferecendo na quadra do Natal, um conjunto de brinquedos, para as crianças da cidade do Tarrafal de Santiago.

Após chegados ao Municipio do Tarrafal de Santiago, a Vereadora da área de Juventude, Cultura e Desporto, Teresa Correia juntamente com os técnicos do Pelouro de Juventude e de Ação Social efetuaram em 27 de janeiro, a entrega de um conjunto de prendas aos alunos do 1° ano de escolaridade da Escola de Lém de Achada, Chão Bom.
Esta iniciativa faz parte de um projeto denominado de “De Partida”, que é um projeto de cooperação Cabo Verde - ajuda humanitária, sob o lema “Ajuda a acalentar este sonho”, “dei um brinquedo e ganhei um amigo!”

Ao todo foram beneficiadas 3 turmas do 1° ano de escolaridade com presentes personalizados enviados por outras crianças residentes em Portugal, que se integraram neste projeto solidário.

Vale frisar que este projeto foi promovido pela Associação de Solidariedade Social, Sociedade Columbófila Cantanhedense, Alcateia Lobitos e Agrupamento de Escuteiros 382 de Cantanhede, em parceria com a Câmara Municipal do Tarrafal.

Possui como missão contribuir para atenuar as carências mais básicas das crianças mais vulneráveis de algumas escolas do Tarrafal.

A Câmara Municipal agradece esta associação e os demais parceiros pelo nobre gesto e augura votos de sucessos para continuarem a ajudar os mais desfavorecidos.

SECÇÃO DE COLUMBÓFILA INICIA CAMPANHA DESPORTIVA DE 2022

Sob a égide da Associação Columbófila do Distrito de Coimbra, estrutura associativa da Federação Portuguesa de Columbofilia e sediada na cidade de Cantanhede, deu-se inicio no dia 29 de janeiro, à Campanha Desportiva da Secção de Columbofilia da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, para o ano em curso e que se perspetiva terminar no dia 2 de julho, com a realização da mítica prova nacional de Grande Fundo, que tem “largada” marcada para Barcelona, na distância de 900 Km, sendo a participação nesta prova facultativa.

Abriu esta Campanha na especialidade de velocidade a realização do treino oficial, que se realizou a partir da cidade de Tomar, numa distância de 85 Km.

Tem vindo a direcção da Secção de Columbofilia, nestes últimos meses, junto dos seus associados a implementar todas as medidas constantes do plano de contingência, que contempla todas as directivas da Direcção Geral de Saúde.

Igualmente, e a exemplo da Campanha Desportiva do ano anterior, com a colaboração e disponibilidade do Municipio de Cantanhede, os encestamentos serão realizados no espaço coberto, adjacente ao Mercado Municipal e que proporciona óptimas condições de segurança a todos os associados.

Regista-se também e com muito agrado, que nesta Campanha Desportiva, continuar-se-á a disputar a Taça de Honra – Alberto Abrantes, que recorda e homenageia uma das maiores figuras da Colectividade e do associativismo do concelho de Cantanhede.

BE por Coimbra no Liquidâmbar, dia 30/01

No dia 30/01 (domingo), a candidatura do BE por Coimbra vai estar, no Liquidâmbar, na Praça da República, a partir das 19h50.

Primeiro-ministro canadiano deixa residência oficial por precaução devido a protestos

O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, bem como a respetiva família, foram deslocados da residência oficial para um local não revelado devido a receios relacionados com os protestos anti-vacinas para a covid-19, segundo a agência Efe.

De acordo com a radiotelevisão pública canadiana CBC, citada pela agência espanhola, a família de Justin Trudeau foi transportada pelos serviços de segurança canadianos para um lugar seguro na capital, Otava.

Mesmo que, até ao momento, os protestos tenham sido pacíficos, as forças de segurança do Canadá temem que elementos radicais que se juntem ao chamado ‘Comboio da Liberdade’ provoquem ações violentas.

Entre os cartazes transportados pelos manifestantes que se começaram a reunir em frente ao edifício do parlamento canadiano, há algumas mensagens obscenas e violentas dirigidas ao primeiro-ministro.

Algumas mensagens sugerem “enforcar” o responsável político do partido Liberal (centro/centro-esquerda) por impor medidas de contenção da pandemia de covid-19.

Na quinta-feira, o responsável de segurança do parlamento advertiu que alguns manifestantes pediram informação ao público acerca das moradas das casas de alguns políticos, pelo que recomendou aos deputados canadianos que se desloquem para locais seguros nos próximos dias.

O protesto arrancou no início desta semana através de camionistas que se opõem à decisão do Canadá e dos Estados Unidos de requerer a estes trabalhadores transfronteiriços que estejam vacinados, por forma a evitar quarentenas de 14 dias.

A medida afeta cerca de apenas 15% dos camionistas que ainda não se vacinaram, de acordo com a Aliança Canadiana de Camionagem, um grupo que agrega as associações de camionistas.

No entanto, nos últimos dias, grupos contra outras medidas de saúde pública adotadas pelas autoridades canadianas, desde os ‘passaportes covid’  à limitação de público em estabelecimentos comerciais, uniram-se ao comboio de camiões que percorreu o Canadá, desde o oeste até Otava (este).

Uma campanha na Internet para financiar o protesto já recebeu oito milhões de dólares canadianos (cerca de 5,6 milhões de euros), mas uma investigação da CBC assinalou que pelo menos um terço dos donativos são anónimos e nalguns casos provenientes doutros países.

Madremedia/Lusa

Taça da Liga: PSP fez quatro detenções antes do jogo

A PSP efetuou quatro detenções antes do início do jogo entre Benfica e Sporting, da final da Taça da Liga de futebol, em Leiria, devido a desacatos e posse de produto estupefaciente, informou à Lusa fonte policial.

Após o encontro, que o Sporting venceu 2-1, a PSP traçou um balanço "muito positivo", segundo disse à agência Lusa o comissário André Antunes.

"Foi muito positivo. Existem sempre alguns focos de incivilidades e agressões, mas dirimidas e assistidas casuisticamente sem incidentes de maior", salientou o comissário.

Segundo André Antunes, duas detenções ocorreram por agressão a agente de autoridade e outra entre civis, presenciada pela polícia.

"Registou-se ainda uma detenção por posse de produto estupefaciente", acrescentou o comissário.

Os adeptos do Benfica sairam logo após o jogo, enquanto os do Sporting abandonaram o estádio de Leiria após a festa da conquista da Taça da Liga, "sem incidentes".

"A PSP esteve presente com diversas valências e dispositivo operacional empenhado no estádio e complexo desportivo, mas também com grande empenhamento de meios fora do complexo desportivo e cidade de Leiria. A PSP vai manter forte dispositivo policial durante a madrugada na cidade", revelou ainda André Antunes.

Madremedia/Lusa

Imagem: Futebol 365