domingo, 30 de abril de 2017

A doação de sangue não é obrigatória mas é necessária para salvar vidas




José Sousa Passos*
A dádiva de Sangue é um gesto que diz respeito a todos nós. Hoje nota-se que os jovens do nosso País não estão a corresponder aos vários apelos que tem feito o Presidente do Conselho Directivo do IPST, e várias associações através dos seus dirigentes.

Os poucos jovens que vão ainda aparecendo nas colheitas de sangue não chegam para compensar os dadores de sangue que vão saindo do activo por limite de idade ou doença, o que vai tornando a recuperação da dádiva muito lenta.
A nós enquanto dirigentes responsáveis cumpre-nos o dever de trabalhar na sensibilização e mobilização de novos dadores, mas sem rodeios afirmamos que está a ser muito difícil por várias razões entre elas o uso de tatuagens na maior parte das vezes feitas através de curiosos, sistemas artesanais sem o mínimo de condições de higiene ou segurança , o que leva alguns jovens a serem recusados nas colheitas, por ser um risco que o doente não pode correr.
A responsabilidade tem que estar sempre em primeiro lugar para que o sangue chegue ao doente no máximo valor de confiança, e portanto caros amigos jovens vocês mesmo podem fazer a pergunta sobre a razão que CRISTIANO RONALDO não tem tatuagens, pois é ele é um dador de sangue.Amigos Jovens, nós não somos contra tatuagens desde que sejam feitas em centros credibilizados , que não afectem o tatuado na sua saúde e permita aí sim a avaliação clínica na hora da doação ser positiva.
Mas então surge a pergunta:
Quem tem tatuagem pode doar sangue?
De acordo com o Ministério da Saúde, pessoas que fizeram tatuagens necessitam esperar, pelo menos, 4 meses para realizar uma doação. Isto porque, durante o processo da tatuagem ela pode ter contraído algum vírus, por exemplo, e este pode ser transmitido ao paciente na hora da transfusão do sangue, o que seria perigoso para a sua saúde. Passado o período de 4 meses após a realização da tatuagem, a pessoa já pode voltar a doar sangue.
Pessoas que colocaram piercing também têm que esperar 1 ano para poder doar sangue. No caso de piercings em mucosas, sejam elas genitais ou não, fica proibida a doação de sangue indefinidamente. Somente após a retirada do piercing é que se pode voltar a doar, no entanto, há a necessidade de se esperar 1 ano para a primeira doação após a remoção do piercing na mucosa.
Amigos jovens que leem este informativo, a dádiva de sangue necessita urgente de sensibilizar a nova geração, para que não falte aos hospitais sangue e devido ao envelhecimento dos dadores activos, a situação começa a ser preocupante se vocês não disserem presente.
O sangue não se fabrica artificialmente, só o ser humano o produz, portanto a dádiva de sangue é imprescindível para acudir nos hospitais quem dele precise, nós dadores no activo vamos doando até o limite possível e que a saúde nos deixe, mas todos já começamos a ser poucos, portanto é a altura dos jovens também entrarem nesta onda de solidariedade.
Vem Amigo , convence outro teu amigo e todos juntos vamos construir novamente uma base sólida de novos dadores.
A doação de sangue não é obrigatória mas é necessária para salvar vidas, e tu Amigo podes colaborar respondendo aos apelos que o Presidente do IPST tem feito, mas também nós dirigentes associativos o fazemos diariamente.
Aceita este desafio, torna-te num dador de sangue, junta-te a nós, ajuda a salvar.

*Presidente da Direcção Associação
 dos Dadores de Sangue do Distrito de Viana do Castelo 

___________________

Por que arriscam os jovens as suas vidas no jogo Baleia Azul?

Público
O Público que (às vezes) lhe escapa
Caro leitor, será que viu isto?
30 DE ABRIL DE 2017

Trabalhadores de supermercados em greve no dia 1 de Maio

Resultado de imagem para Trabalhadores de supermercados em greve no dia 1 de Maio
Emitidos dois pré-avisos para os trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços e para os trabalhadores das empresas de distribuição.
O sindicato dos trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços (CEPES) emitiu um pré-aviso de greve para segunda-feira, para todos os trabalhadores do setor, que irão assinalar o Dia do Trabalhador com acções de luta por todo o país.
De acordo com um comunicado do CESP, filiado na CGTP, os trabalhadores do LIDL de Silves vão estar em greve, enquanto os seus colegas dos entrepostos da Marateca e de Torres Novas têm concentrações marcadas.
Para o Jumbo de Alverca e o Continente de Portimão estão previstas greves e para o Pingo Doce de Espinho e o Minipreço da baixa de Coimbra estão marcadas concentrações e desfiles.
Está também marcada uma greve dos trabalhadores da Santa Casa da Misericórdia de Chaves, com concentração e desfile pela cidade.
O Sindicato dos Trabalhadores dos Serviços e Comércio (Sitese) também marcou uma greve para 1 de maio para os trabalhadores das empresas de distribuição, que reivindicam o gozo do feriado, melhores salários e o respeito pelos seus direitos.
De acordo com um comunicado do sindicato, filiado na UGT, a paralisação marcada para o Dia do Trabalhador abrange os trabalhadores das empresas filiadas na Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição.
Os trabalhadores querem gozar o feriado de 1 de maio, melhores condições de trabalho, o fim da precariedade e o respeito pela negociação coletiva.

Fonte: TVi24
Foto: Reuters]

PSP do Porto faz 27 detenções e apreende mais de 450 doses de droga no fim de semana

Resultado de imagem para PSP do Porto faz 27 detenções e apreende mais de 450 doses de droga no fim de semana
A PSP do Porto deteve 27 pessoas e apreendeu mais de 450 doses de estupefacientes em duas operações realizadas durante o fim de semana na zona do Porto, Póvoa de Varzim e Vila do Conde, foi hoje anunciado.
Em comunicado, o Comando Metropolitano do Porto da PSP adianta que 18 pessoas foram detidas por condução sob o efeito de álcool, três por condução sem carta, cinco por tráfico de droga e uma por posse de arma proibida.
Resultado de imagem para PSP do Porto faz 27 detenções e apreende mais de 450 doses de droga no fim de semanaDas operações desenvolvidas resultou ainda a apreensão de 286 doses de haxixe, 20 doses de cocaína e 153 doses de ‘ecstasy’, assim como de uma navalha de abertura automática e os documentos de 12 viaturas automóveis, para além da instauração de dois autos de ocorrência por consumo e tráfico de estupefacientes.
Durante o fim de semana a PSP procedeu também ao controlo por radar de 1.742 viaturas, tendo instaurado autos de notícia por contraordenação (ANCO) relativos a 274 infrações ao Código da Estrada, 248 dos quais por condução com excesso de velocidade e três por infrações relacionadas com a legislação que regula o funcionamento de estabelecimentos.
Fonte: MadrteMedia com Lusa

Hora de Fecho: "Até aos 15 ou 16 anos não comi um ovo de aviário"

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
A cozinha ainda o surpreende e até há pouco tempo o bacalhau irritava-o. Em entrevista de vida, Vítor Sobral diz-se orgulhoso do lugar que já conquistou e garante que a língua permanece afiada.
A “Mãe de todas as bombas” lançada pelos norte-americanos no Afeganistão é apenas mais um numa longa série de explosivos que atestam a criatividade maligna do engenho humano.
Há uma semana, Portugal acordou com notícia do atropelamento mortal numa rixa de claques. Hoje ficou preso o principal suspeito. Os detalhes do que se passou desde a madrugada trágica.
Ana consegue escrever graças a um capacete de obras adaptado. Gonçalo anda por causa de uns balões. E Nuno beneficiou da partilha de uma ideia inovadora. E está tudo na rede social Patient Innovation.
Uma redução da taxa de juro dos empréstimos europeus concedidos no programa de resgate, proposta pelo PS e Bloco de Esquerda, não é permitida pelas regras do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira.
O evento marcado pela humorista Samantha Bee para o mesmo dia do jantar-a-que-Trump-resolveu-faltar foi um sucesso. Até George W. Bush lá esteve. Ou então não.
Eric Barbosa continua a fazer campanha perante um eleitorado "cansado". Acredita que o partido "vai conquistar o melhor resultado de sempre" mas que, ainda assim, Marine Le Pen não vai vencer.
Os pais de Maddie vão recorrer para as instâncias europeias da decisão de revogar a sentença que obrigava o ex-inspetor da Polícia Judiciária a pagar 500 mil euros ao casal.
Presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, retirou a cidadania a Andréi Artemenko, depois de o deputado ter proposto arrendar à Rússia a anexada península da Crimeia.
A chanceler alemã está neste domingo na Arábia Saudita para uma visita destinada a abordar as relações bilaterais e a próxima cimeira do G20, em julho, em Hamburgo, indicaram fontes alemãs.
O Sporting voltou a deixar escapar o único título que lhe falta no futsal, ao perder na final da UEFA Futsal Cup com o campeão espanhol do Inter Movistar, por 7-0, em Almaty, no Cazaquistão. 
Opinião

Vasco Pulido Valente
… hopes expire of a low dishonest decade… (W. A. Auden)

José Miguel Pinto dos Santos
Tendo os trabalhadores do Estado maior estabilidade no vínculo laboral deviam ter salários mais baixos para responsabilidades equivalentes. Não é o que sucede em Portugal. Nem na Venezuela ou em Cuba.

Alberto Gonçalves
Os portugueses querem levar a vidinha sem sobressaltos, maçadas e vergonha na cara, promessas em que, por exemplo à imagem de Salazar, a esquerda é exímia. Falar-lhes de liberalismo é um luxo inútil.

Ricardo Santos
O relatório reconhece que não há milagres. As principais propostas são externas e não dependem de Portugal. Nas internas, restam medidas arriscadas, que põem em causa a confiança dos investidores.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Na Cova da Iria os pastorinhos tiveram visões e não aparições, mas o valor não é menor porque, como notou Bento XVI, visões têm uma força de presença tal que equivalem à manifestação externa sensível.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

França em alerta elevado no 1º de maio por receio de confrontos entre sindicatos e Frente Nacional

A menos de uma semana da segunda volta das eleições presidenciais, as forças de segurança francesas enfrentam um duro teste - evitar que as comemorações do Dia do Trabalhador e um evento anual do partido de Marine Le Pen se cruzem em Paris.
As forças de segurança francesas vão estar em alerta elevado esta segunda-feira, a menos de uma semana da segunda volta das presidenciais, com os sindicatos a planearam usar o Dia do Trabalhador para fazer uma demonstração de força contra Marine Le Pen, a candidata da Frente Nacional (FN).  O dia também é importante para o partido de extrema-direita pois vai organizar o seu evento anual de homenagem a Joana d”Arc.
Segundo o The Guardian, estão planeados mais de 250 eventos no país. Em Paris, o dia deverá começar com o evento da FN no Palais Royal, com a presença de Jean-Marie Le Pen, pai de Marine e fundador do partido. Do lado dos sindicatos, está planeada uma marcha entre as três principais praças da capital – République, Nation e Bastille – que deverá atrair pelo menos 40.000 pessoas.
As forças de segurança não estão propriamente preocupadas com cada em evento por si mesmo, mas querem manter os dois grupos separados dado o clima de tensão que se vive nesta altura em França, não só com as eleições mas também com a série de atentados terroristas nos últimos dois anos.  As autoridades querem evitar qualquer atentado como o que ocorreu há 10 dias nos Champs Elysées, quando um homem armado abateu um polícia e feriu mais dois, adiantou o jornal.
Vão estar nove mil agentes policiais e soldados nas ruas, com autorização para revistar veículos e pessoas em quatro arrondissements de Paris.
Le Pen vai defrontar o centrista Emmannuel Macron na segunda volta das eleições a 7 de maio.

Fonte: Jornal Económico

Função Pública: Salários podem subir duas vezes e até 412 euros por mês

Resultado de imagem para Função Pública: Salários podem subir duas vezes e até 412 euros por mês
Funcionários públicos que tenham acumulado 20 pontos nas avaliações de desempenho vão ter uma dupla subida na tabela remuneratória. Técnicos superiores podem vir a ganhar mais 412 euros por mês.
Os funcionários públicos que tenham acumulado 20 pontos nas avaliações de desempenho vão ter, no âmbito do descongelamento das carreiras, uma dupla subida na tabela remuneratória, avança hoje o ‘Correio da Manhã’, citando o guião que o Governo enviou aos serviços para a recolha de informação.
No documento, a que o CM teve acesso, o Governo indica vários exemplos: os técnicos superiores, terão aumentos salariais mensais de 206 euros, no caso da ascenção de uma posição na tabela de vencimentos. e de 412 euros, no caso da subida de duas posições remuneratórias. Já um assistente técnico, terá um aumento bruto de 52 euros mês, se subir uma posição salarial na tabela e 104 euros mês se subir duas posições.
 As regras serão diferentes para quem não for avaliado:  “quando o trabalhador não tenha sido avaliado por não ter sido realizado o processo de avaliação no serviço, para efeitos de cálculo do impacto [orçamental], se estime a avaliação: um ponto para ciclo de avaliação anual; dois pontos para ciclo bienal”, segundo o guião, citado pelo jornal.

Para que a recolha de informação seja rigorosa e completa o Governo enviou instruções detalhadas aos serviços sobre como recolher o vencimento base dos funcionários e a avaliação de desempenho ao longo dos anos, um processo que terá de ficar concluído até ao final do mês de maio, conclui o matutino.
Fonte: CM

Preço dos combustíveis a caminho da maior queda do ano

Resultado de imagem para Preço dos combustíveis a caminho da maior queda do anoSão boas notícias para os portugueses. O custo de ambos os combustíveis nos postos de abastecimento vai ser revisto em baixa a partir de segunda-feira.

Os preços dos combustíveis vão descer a partir da próxima segunda-feira nos postos de abastecimento em Portugal, refletindo a forte desvalorização do petróleo nos mercados internacionais.
De acordo com fontes do setor contactadas pelo Jornal Económico, o preço da gasolina terá a descida mais acentuada, 3 cêntimos por litro, enquanto o gasóleo terá uma queda média de 2,5 cêntimos por litro.
As descidas vão sentir-se tanto nas bombas das principais gasolineiras como nos postos dos hipermercados, onde “a desvalorização de ambos os produtos deve rondar os dois cêntimos por litro”, apurou o Jornal Económico.

É a maior queda dos combustíveis desde o início do ano, segundo os dados disponibilizados pela Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG).
Os mesmos dados mostram que o preço médio do litro de gasolina em Portugal está actualmente nos 1,522 euros, enquanto o gasóleo vale 1,293 euros. As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.
De acordo com o último relatório de Bruxelas, depois de impostos, o preço médio da gasolina 95 octanas praticado em Portugal é o sexto mais caro em toda a UE. Já o gasóleo ocupa a nona posição entre os 28 países do espaço comunitário. Os mesmos dados mostram que a fiscalidade é o factor que mais pesa nos preços dos combustíveis em Portugal.
Os mais Económicos
Gasolina(s):
– Distrigandara – Supermercados, Lda – 1.378€

– Intermarché Ourém – 1.379€
– Intermarché Vilar Formoso – 1.379€
– E. Leclerc Lousada – 1.380€
– Intermarché Maceira – 1.384€
Gasóleo(s):
– intermarché de Melgaço – 1.139€

– Intermarché de Vila Real de Santo António – 1.139€
– Rede Energia de Monte Gordo – 1.139€
– Intermarché de Ílhavo – 1.141€
– Jumbo de Aveiro – 1.144€
Fonte: DGEG