quinta-feira, 9 de maio de 2024

Plataforma Nacional de Turismo quer contribuir para a discussão de um setor que “vale muito neste país”


1.º Fórum desta associação, recentemente criada, decorreu hoje em Aveiro, com a participação de alguns dos mais destacados dirigentes do setor.
A Universidade de Aveiro recebeu hoje o 1.º Fórum da Plataforma Nacional de Turismo (PNT), uma associação recentemente criada e que junta as principais organizações, empresas, instituições do ensino superior e centros de investigação que operam na área do turismo, com o propósito de contribuir para a inovação e o desenvolvimento económico e social do país.
Este objetivo ficou claro na sessão de abertura do Fórum, que contou com intervenções de Carlos Costa, professor da Universidade de Aveiro, João Albino Silva, professor da Universidade do Algarve – respetivamente presidente da direção e presidente da assembleia geral da PNT – e Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal, entidade associada da PNT.
Carlos Costa começou por explicar a razão de ser desta associação. “A PNT nasceu com um conjunto de pessoas que considerou fundamental o setor do Turismo ser acompanhado de forma mais próxima pelas estruturas que geram conhecimento. Nas Universidades, começámos a desenvolver esta ideia”, adiantou.
“A PNT é uma plataforma aberta, que começou com 125 associados entusiasmados com o projeto. Entre os associados, há os institucionais, entre os quais quase todas as universidades, politécnicos, professores e investigadores na área de turismo, o que demonstra que o pensamento e a massa crítica do turismo estão presentes na plataforma. Da área das instituições, integram a PNT as principais organizações nacionais e associações regionais do setor”, continuou Carlos Costa.

A PNT está nesta altura a avançar em duas frentes. A primeira é a criação de think tanks temáticos de discussão, que juntam investigadores com representantes da área do turismo. Outra frente é criar notoriedade para o setor. “O Turismo vale muito neste país, cerca de 25 mil milhões de euros por ano, mas parece que os políticos têm medo do turismo. Na última campanha eleitoral, não se falou de turismo. A plataforma vai tentar encontrar alguns caminhos para que o turismo tenha mais visibilidade e mais discussão”, assegurou Carlos Costa.

João Albino Silva destacou, numa mensagem vídeo, a importância deste momento. “Com a realização do primeiro fórum, a Plataforma Nacional de Turismo cumpre o seu dever de promover um debate nacional entre todos os ‘stakeholders’ do Turismo e contribuir para responder à pergunta: ‘Que futuro para o turismo português?’”, sublinhou.

Na sua intervenção, Raul Almeida deixou algumas notas para discussão no Fórum. “Falou-se aqui que o turismo gera 25 mil milhões de euros por ano. Costumo dizer que representa mais do que um PRR por ano, uma vez que o PRR somou cerca de 20 mil milhões. É uma atividade com um peso cada vez maior no PIB nacional e nas exportações. Até onde pode ir este crescimento? Qual é a nossa capacidade de resposta a esse crescimento? A Plataforma Nacional de Turismo pode dar um grande contributo para que nós, decisores públicos e políticos, mas também os privados, tenham ferramentas importantes que ajudem à reflexão e à tomada de decisões”, destacou.

Outra nota deixada por Raul Almeida foram os desafios específicos da atividade turística na região Centro de Portugal. “Nesta região, enfrentamos os desafios globais comuns a todos, como as guerras ou a inflação, mas também desafios específicos, como são a sazonalidade, a coesão territorial ou a excessiva litoralização da atividade turística. Temos 100 municípios no Centro de Portugal e a maior parte deles são de interior. No Turismo, podemos e devemos dar um grande contributo para aumentar a coesão territorial e a coesão social, contribuindo para que os territórios de baixa densidade recebam mais turistas e tenham outra perspetiva de crescimento”, concluiu Raul Almeida.

"Que agenda para o futuro do turismo em Portugal?"
Ao longo do dia, decorreram vários painéis e apresentações no Fórum. Um dos painéis, com o tema "Que agenda para o futuro do turismo em Portugal?", foi moderado por Carlos Costa e teve como protagonistas Bernardo Trindade, presidente da AHP - Associação da Hotelaria de Portugal, Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e Jorge Sampaio, da comissão executiva da Turismo Centro de Portugal.

Na ocasião, Jorge Sampaio salientou a urgência de se pensar o Turismo a longo prazo: “Falta uma estratégia global para o turismo para o nosso país. Acho incrível que, para um setor que vale quase 20% do PIB, Portugal não consiga ter uma estratégia que dure 15 ou 20 anos. A estratégia não pode mudar ao sabor dos ciclos políticos, tem de ser pensada a longo prazo. Em áreas estratégicas para o país, como esta, deveriam ser feitos pactos de regime".

"A estratégia global para o país tem de assentar num destino global. Todo o país tem de ser um destino turístico, porque só assim conseguimos gerar e distribuir riqueza em todo o país. Os nossos grandes trunfos residem na diversidade e na autenticidade turística que temos, mas precisamos de nos organizar, para distribuir esta riqueza. Cada vez mais, o Turismo deve fazer as pazes com os cidadãos", disse ainda Jorge Sampaio.

Mais informações sobre a PNT em https://plataformanacionaldeturismo.pt

Fórum inserido na Conferência Internacional INVTUR 2024

O 1.º Fórum da Plataforma Nacional de Turismo acontece no âmbito da Conferência Internacional INVTUR 2024, um evento organizado pela Universidade de Aveiro desde 2010 e que se tornou numa das maiores conferências científicas na área do turismo a nível mundial.

A INVTUR reúne académicos, investigadores, decisores políticos, profissionais do setor e especialistas de todo o mundo para discutir e partilhar as perspetivas, experiências e resultados das suas pesquisas na área do Turismo. Este ano, a Conferência tem como tema “Turismo em tempos imprevistos: em busca de novas direções”.

*Adriana Rodrigues
Chefe de Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal

**Luís Miguel Nunes
Consultor de comunicação


Aveiro saúda e dá as boas-vindas ao Navio-Escola Sagres

 A Câmara Municipal de Aveiro saúda a chegada do Navio da República Portuguesa / NRP / Navio-Escola Sagres ao Município e à Cidade de Aveiro, depois de ter atracado ao final da tarde de hoje, 09 de maio, pela primeira vez nos 87 anos de existência do navio, no Cais do Sal (junto ao Ecomuseu Marinha da Troncalhada) e onde vai permanecer até ao próximo dia 20 de maio.
Trata-se de uma ação no âmbito das comemorações do Dia da Marinha 2024 e enquadrada na iniciativa Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura.
Este grande veleiro irá abrir visitas a partir do dia 13 até 20 de maio, nos seguintes períodos: 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00.
O Navio-Escola Sagres é comandando pelo comandante Fonte Domingues e conta com uma guarnição 91 elementos.
Além da visita ao Navio-Escola Sagres, pode ainda realizar, a partir de 15 de Maio, batismos de mergulho, batismos de mar, entre outras atividades. Todo o programa está disponível em https://www.marinha.pt/pt/media-center/Noticias/Paginas/Dia-da-Marinha-2024.aspx .
Todas as atividades são gratuitas e a entrada é por ordem de chegada, sem necessidade de marcação prévia.
Aos órgãos de comunicação social que estejam interessados em visitar a Sagres, poderão fazê-lo no dia 13 de maio, às 10h00. Sendo necessário a confirmação de presença até ao dia 10 de maio, às 16h00, para o email – marinha.rp@marinha.pt<mailto:marinha.rp@marinha.pt> .

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Águeda assinala Feriado Municipal dias 19 e 20 de maio no Souto do Rio

 Estão programadas várias atividades recreativas, culturais e desportivas para toda a família
 
O Feriado Municipal de Águeda vai ser assinalado nos próximos dia 19 e 20 de maio com várias atividades recreativas, culturais e desportivas que vão decorrer no Souto do Rio, sob o tema “Desperdício zero e economia circular”.
O espaço está a ser preparado para receber as diversas iniciativas e momentos e a ponte flutuante que liga as duas margens vai igualmente ser montada, reforçando a malha de trilhos do concelho.
Em parceria com a Street Food Tour, durante os dois dias do evento (das 12 às 22 horas, no domingo; e das 11h30 às 20 horas na segunda-feira), estarão disponíveis 10 carrinhas de gastronomia oriunda de diversos países, onde poderão ser apreciados os vários sabores do mundo, bem como gastronomia regional portuguesa, a que se junta um bar e lounge.
Inclui ainda um espaço para crianças, onde serão dinamizadas atividades para a infância, nomeadamente com insufláveis e suspensório musical, uma instalação feita com materiais reutilizáveis que, como o nome indica, emitem sons e exploram os sentidos.
A festa no Souto do Rio continuará no domingo, a partir das 15 horas, com atividades artísticas e recreativas. O primeiro espetáculo será de hip-hop e estará a cargo da ASSOARTES (dia 19, às 15 horas), a que se seguirá os concertos de “Full K e Convidados” (17 horas), “Caipirinha Society Band (18h30) e “DJ Julinho”, com música dos anos 80 (21 horas).
No âmbito do programa definido, destaque para os workshops “Desperdício Zero”, o primeiro a acontecer no domingo, dia 19, às 16 horas, sob o tema “Bouquet de Legumes”, e o segundo na segunda-feira, dia 20, às 16h30, dedicado a “Cascas de Banana à Napolitana”.
Para segunda-feira (9 horas), está agendada a tradicional romaria ao S. Geraldo, uma caminhada de 12 quilómetros, partindo do Parque do Souto do Rio até Bolfiar, dinamizada pelo Centro Municipal de Marcha e Corrida. Em termos desportivos, de realçar ainda a Descida do Rio Águeda, em canoagem, na segunda-feira, a partir das 10h30.
Para participar nestas duas atividades desportivas, é necessário fazer inscrição, gratuita, disponível em https://forms.gle/d38ESLeChmSSzyTC8.
A personagem de animação de rua “Pimpinella” vai estar no espaço do Parque Souto do Rio a fazer as delícias de miúdos e graúdos, na segunda-feira, dia 20, entre as 14 horas e as 16h30.
No que se refere à música, na segunda-feira, está agendada a atuação da banda de ritmos cabo-verdianos “Mar e Samba” (14h30) e ainda de Cuba com “Los Cubanitos” (18 horas).
Refira-se que o Feriado Municipal do Concelho de Águeda comemora-se todos os anos na 1ª segunda-feira depois da Festa Litúrgica do Pentecostes, ou seja, cinquenta dias depois da Páscoa.

*Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro

Cantanhede | Visitantes de Inglaterra, Mónaco, República Checa, Eslováquia, Ucrânia e Finlândia. LOAD ZX SPECTRUM recebeu encontro internacional de arte computacional

 
O Museu LOAD ZX SPECTRUM, em Cantanhede, acolheu nos passados dias 04 e 05 de maio o evento internacional SYNERGY 2024, uma organização conjunta do Museu, da Associação Inércia e do Município de Cantanhede.
Um evento em que se celebraram os 42 anos do mítico computador britânico ZX Spectrum e que juntou os mundos da demoscene (uma comunidade de mentes criativas que produzem arte digital, combinando programação, gráficos e música e que é dinamizada em Portugal pela Associação Inércia) e do automobilismo, que foi o tema escolhido para este evento.
O evento contou com a participação de Peter Wheelhouse, que dos seus mais de 80 anos, agradeceu o enorme carinho dos fãs portugueses do mítico jogo Formula One por ele coautorado. Um jogo lançado em 1985 pela empresa C.R.L. de Clem Chambers que também fez questão de estar no Museu LOAD ZX SPECTRUM.
Presente também esteve Filipe Albuquerque, o conhecido piloto português que falou do seu percurso de vida e o papel do ZX Spectrum no mesmo.
A complementar o domínio automóvel, destaque para o torneio de WEC Le Mans (um simulador para ZX Spectrum desta mítica corrida), ganho por Nuno Vinagre, que recebeu uma viseira autografada por Filipe Albuquerque.
De destacar que os participantes da demoscene, pouco reconhecidos pelo público em geral, incluem alguns dos melhores programadores a nível mundial em domínios que incluem videojogos (por exemplo, esteve presente quem colabore no Minecraft) ou sistemas embebidos.
Para a história ficam os resultados das competições e fica a sessão que documentou o desenvolvimento da divIDE (a primeira interface de uso de cartões de memória Compact Flash para os computadores ZX Spectrum). A referida sessão contou com Pavel Cimbal, Milos Bazelides (criador do sistema FatWare) e Miguel Guerreiro (criador do sistema esxDOS). No final desta sessão os participantes surpreenderam o Museu com a doação de um dos primeiros protótipos da divIDE para ficar em exposição.
Celso Martinho, nome grande da tecnologia portuguesa, que se destacou por ter fundado e ter sido o CTO do SAPO nos anos 90, foi também um dos presentes no evento e participou na sessão de abertura que versou sobre a importância da tecnologia dos anos 80 e a sua ligação com a atualidade. Nesta sessão, destaque também para a participação de João Teixeira, aluno da Escola Técnico-Profissional de Cantanhede que deu o testemunho de ter vencido a Game Jam (concurso de programação) Games for Good, na categoria júnior, promovida pela IADE e ANPRI.
Ao longo do evento decorreram workshops (nos domínios de pixelart e música), palestras e entrevistas, demonstrações e competições de programação, sem descurar o mais importante: o salutar convívio entre todos os que decidiram estar em Cantanhede para mais um evento marcante.
Pedro Cardoso, vice-presidente do Município de Cantanhede, destacou na sessão de encerramento “a estratégia de sinergias, que faz realmente parte do ADN do Museu LOAD”. “As pessoas falam do Museu com um certo sentimento de pertença, algo seu, que faz parte das suas vidas e esse é para nós um enorme motivo de orgulho”, observou, reforçando o compromisso do município em “continuar a encontrar formas de dar corpo ao projeto, tornando-o num grande centro cultural, difusor, vivo e pedagógico na área das tecnologias de informação”.
João Diogo Ramos e Filipe Cruz, do Museu LOAD ZX e da Associação Inércia respetivamente, eram o espelho de satisfação pelo evento conjuntamente realizado e que aproximou os dois mundos como foi ambição dos promotores.
Nesse domínio, Filipe Cruz afirmou que “para a Inércia foi uma aposta ganha e será para repetir”. Já João Diogo Ramos destacou a importância de todos estes eventos e do trabalho do museu: “é um reconhecimento que fazemos, por vezes até inesperado para os visados, que vêm assim imortalizado o seu trabalho no princípio da indústria de videojogos”.




Porto de Mós | Visita Embaixada Guiné-Bissau - Exposição Porto de Nós - Confluências Transnacionais

O Grupo Cultural Netos do Bandim estará em Porto de Mós no dia 11 de maio, pelas 16h00, no Parque Verde, no âmbito da vinda da Embaixada da Guiné-Bissau a Porto de Mós, por ocasião da Exposição Porto de Nós - Confluências Transnacionais, integrada nas Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril.

O programa inclui, ainda, a visita guiada à exposição patente na Central das Artes, com a presença dos artistas guineenses Young Nuno e Manuela Jardim.

Uma experiência a não perder!
Entradas livres!

*Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação

 

Barcelos | IPCA recebe sessão da Mostra Internacional de Cinema Anti-Racista

 No próximo dia 10 de maio, o IPCA recebe, pelas 15 horas, a iniciativa "MICAR fora de portas" - Mostra Internacional de Cinema Anti-racista. 
Durante a sessão será exibido o documentário “Debaixo do Tapete”, realizado por Carlos Costa e produzido por Catarina Demony, a que se seguirá um debate, em jeito de reflexão, para ajudar a desconstruir o racismo estrutural na sociedade portuguesa e a herança do colonialismo e do tráfico de seres humanos entre os séculos XV e XIX.
Com a visualização do documentário e subsequente conversa com a produtora, que estará nesse dia no IPCA, bem como ativistas do Movimento SOS Racismo, a MICAR Fora de Portas pretende questionar, refletir e discutir com a comunidade académica as problemáticas do racismo, nomeadamente as suas raízes e consequências na sociedade portuguesa atual.
O evento, promovido pela SOS Racismo, será dinamizado no IPCA pela Escola Superior de Design, no auditório Dr. António Martins, e aberto a toda a comunidade.

Sobre o documentário “Debaixo do Tapete”
A história familiar de Catarina Demony ajudou a escrever um dos capítulos mais sangrentos da nossa humanidade: o tráfico transatlântico de seres humanos, legado de marca da expansão portuguesa. Confrontada com esse passado durante a adolescência – através da descoberta de que entre os seus antepassados, os Matoso de Andrade e Câmara, estiveram os maiores comerciantes de pessoas escravizadas em Angola entre o século XVIII e XIX –, a jornalista decidiu enfrentá-lo, em vez de ignorá-lo.

Ana Teixeira
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

Programa iniciou em 2018. Cartão do medicamento abem apoiado pelo Município de Cantanhede ajudou mais de uma centena de pessoas

 

O Município de Cantanhede, em parceria com a Associação Dignitude, emitiu 122 cartões correspondentes a 58 agregados familiares, desde 2018 até ao final de dezembro de 2023, no âmbito do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento no concelho de Cantanhede.
Este programa visa comparticipar a 100% a aquisição de medicamentos sujeitos a receita médica e comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) a pessoas carenciadas.
Durante o segundo semestre de 2023 - de julho a dezembro - foram emitidos 23 novos cartões correspondentes a 11 agregados familiares. Foram ainda revalidados 13 cartões que chegaram à data de caducidade e houve uma reavaliação semestral de 29 cartões e 17 foram cancelados.
O valor dos medicamentos adquiridos pelos beneficiários durante o segundo semestre de 2023 foi de 5.215,22 euros.
O processo é gerido em parceria, cabendo à Dignitude, que recebe os dados das pessoas referenciadas pelas entidades parceiras, como por exemplo instituições particulares de solidariedade social, a emissão de um cartão com o qual o beneficiário poderá adquirir os medicamentos sem qualquer custo, nas farmácias da rede “abem”.
Cabe à entidade parceira, além da responsabilidade pela referenciação dos agregados familiares, contribuir com 135 euros anuais por cada beneficiário contratualizado, sendo o gasto excedente, se existir, suportado pelo Fundo Solidário abem.
O valor do contributo transferido pelo Município referente ao segundo semestre foi de 4.590,00 euros. Este valor corresponde a 36 cartões, entre emitidos e revalidados no semestre, sendo que houve um processo com dois cartões que foram emitidos e cancelados no mesmo mês, pelo que não foi paga a respetiva comparticipação municipal, conforme indicação da Dignitude, embora estejam contabilizados para efeitos estatísticos.
Já o valor acumulado da comparticipação do Município nos 10 semestres de vigência do protocolo é de 29.490,00 euros, sendo que o valor acumulado dos medicamentos adquiridos pelos beneficiários desde a entrega do primeiro cartão, de janeiro de 2019 até dezembro de 2023, é de 48.631,29.
A implementação do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento no concelho de Cantanhede tem-se assumido como uma mais-valia para os munícipes mais carenciados e para os seus agregados familiares, uma vez que permite que não fiquem sem a medicação de que necessitam por falta de recursos financeiros.
No segundo semestre de 2023, a comparticipação municipal continua inferior aos gastos dos munícipes, sendo a diferença suportada pelo Fundo Solidário Abem da Associação Dignitude.
No entanto há uma tendência de aproximação entre os dois valores que, mantendo-se ou sendo os gastos ultrapassados pela comparticipação do município, justificará eventualmente uma reanálise do protocolo.




Torres Vedras | INTRODUÇÃO À CARICATURA: TEORIA E PRÁTICA | WORKSHOP COM JOSÉ SANINA


O Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras apresenta as “Oficinas de Artes do Carnaval” com o primeiro curso de caricatura intitulado "Introdução à Caricatura: Teoria e Prática", com o formador José Sanina.
Duração: 27 horas, 9 sessões, 3h/sessão
Datas: sábados 11, 18 e 25 de maio, 1, 8, 15, 22 e 29 de junho, e 6 de julho

Horário: das 10h às 13h
Valor: 75€ (inclui materiais)

Local: CAC/Oficina 4
Inscrições e informações: cac.educativo@cm-tvedras.pt

Este curso abrangente de 27 horas em 9 sessões oferece uma introdução fascinante ao mundo da caricatura, combinando teoria e prática para proporcionar aos participantes uma compreensão abrangente e habilidades práticas no campo da arte caricatural. Desde os fundamentos da observação até as técnicas avançadas de caricatura, os participantes serão guiados por um processo de aprendizado interativo e estimulante.

Componente Teórica
Nesta parte do curso, os participantes explorarão os princípios fundamentais da caricatura, incluindo anatomia humana, proporção, expressões faciais e características distintivas. Através de apresentações interativas, discussões em grupo e análises de obras de caricaturistas renomados, os participantes desenvolverão uma compreensão sólida dos conceitos teóricos por trás da arte da caricatura.

Componente Prática
Na parte prática do curso, os participantes terão a oportunidade de aplicar os conceitos teóricos aprendidos, desenvolvendo suas próprias habilidades de desenho caricatural. Sob a orientação de José Sanina, os participantes praticarão técnicas de exagero, simplificação e estilização para criar retratos caricaturais que capturam a essência de seus modelos. As sessões práticas incluirão exercícios de observação, práticas de desenho e projetos de caricatura personalizados.

Tópicos Abordados
- Introdução à Caricatura: História e Significado
- Fundamentos da Anatomia Humana para Caricaturistas
- Capturando Expressões Faciais e Emoções
- Exagero e Simplificação na Caricatura
- Estudo de Características Distintivas
- Desenvolvimento de Estilo Pessoal na Caricatura

Sessão Final: Apresentação e Revisão de Portfólio

Objetivos do Curso:
- Adquirir uma compreensão sólida dos princípios teóricos da caricatura;
- Desenvolver habilidades práticas em desenho caricatural, incluindo exagero, simplificação e estilização;
- Explorar e desenvolver um estilo pessoal na criação de caricaturas;
- Ganhar confiança na aplicação de técnicas de caricatura em uma variedade de contextos;
- Preparar um portfólio de trabalhos caricaturais para exibição e avaliação.

Pré-requisitos:
Não são necessários conhecimentos prévios em desenho ou caricatura, apenas interesse e entusiasmo pela arte.

Certificado: os participantes que frequentarem pelo menos 80% das sessões e concluírem com sucesso os projetos atribuídos receberão um certificado de conclusão do curso.

Nota: materiais de desenho fornecidos pela organização
Sobre o formador José Sanina

Nascido em Évora, em 1962. Formado em Design Visual pelo IADE, curso de Desenho Artístico pela Sociedade Nacional de Belas Artes, desenvolve projetos nas áreas de publicidade, design visual, ilustração e cartoon. Em 2022, foi selecionado pelo júri internacional para a exposição e catálogo do World Press Cartoon. Combina a sua atividade de atelier com a de professor de Artes Visuais em Torres Vedras.

MUNICÍPIO DE SILVES PROMOVE 25.º FESTIVAL DA CALDEIRADA E 1.ª EDIÇÃO DA CONFERÊNCIA DO MAR. De 24 a 26 de maio visite Armação de Pêra e desfrute dos sabores da caldeirada e do mar presentes em mais de uma dezena de restaurantes


Este mês o Mar é rei, em mais uma edição do Festival da Caldeirada e do Mar.

A iniciativa, é organizada pelo Município de Silves, com o objetivo de destacar os produtos locais ligados ao mar, potenciando a pesca e o turismo.
Nesta edição, os visitantes, para além de poderem provar a típica caldeirada, terão a oportunidade de assistir à 1.ª Conferência do Mar onde especialistas da área estarão presentes para debater os desafios e oportunidades relacionados com a sustentabilidade dos oceanos, envolvendo a temática do recém criado Parque Natural Marinho do Recife do Algarve - Pedra do Valado, que se traduz na primeira Área Marinha Protegida do país a ser criada em Portugal continental, no século XXI, e que integra a Baía de Pêra e de Armação de Pêra.

A apresentação pública do evento decorre no dia 24 de maio, no Mercado Municipal de Armação de Pêra, pelas 11h00, e conta com um momento musical com os artistas Filipe Romão e Mário Dias.

Durante o fim de semana, os restaurantes aderentes irão contar com a presença destes músicos e ainda dos animadores Diogo Duro e Anabela Mira que irão percorrer os estabelecimentos comerciais criando momentos de grande animação junto do público.

Nesta edição, quem participar poderá habilitar-se a ganhar um de três prémios a sortear: 1.º prémio: 4 pulseiras para entrada livre na Feira Medieval de Silves 2024; 2.º prémio: 4 entradas numa sessão de Sunset Secret 2024, numa data à escolha do vencedor; 3.º prémio: 4 entradas para a Peça de Teatro ‘Reabriu a Pensão Luar do Cadoiço’ no TMG no dia 21 de setembro 2024. Todos aqueles que escolherem um dos pratos do menu especial do Festival têm direito a um cupão do concurso, que deve ser preenchido e ao qual devem anexar a fatura e entregar no restaurante. O sorteio decorrerá no dia 06 de junho, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Silves, sendo os vencedores anunciado também pelas redes sociais do Município.

Para além destes prémios, irá decorrer o Concurso fotográfico “Festival da Caldeirada e do Mar em Armação de Pêra: um mar de sabores e paisagens”, nas redes sociais. Para concorrer basta identificar o Município de Silves, com um gosto na página do Município e a frase: ‘Vou ao Festival da Caldeirada e do Mar’. O vencedor irá usufruir de um passeio de barco, para 2 pessoas, com a duração de uma hora, às grutas marinhas em Armação de Pêra, prémio oferecido pela Associação de Pescadores de Armação de Pêra. O vencedor será anunciado no dia 07 de junho nas redes sociais.

Na 25.ª edição do Festival da Caldeirada e do Mar, Armação de Pêra será ainda palco do concerto Abril em Branco com Mitó, Luca Argel, Filipe Valentim, Luís Bastos e o Quarteto Naked Lunch, no dia 24 de maio pelas 21h30 na frente mar (zona do mini-golf), concerto este integrado nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

Fique atento à página do Município, onde serão atualizados todos os pormenores desta iniciativa e conheça ainda os 13 restaurantes aderentes e que apresentam os mais frescos sabores, tão emblemáticos, desta vila piscatória e da sua tradição gastronómica. Marisqueira Hera, Churrasqueira Balbino, Restaurante O Silvense, Restaurante A Grelha, Restaurante Praia com Tempero, Restaurante Estrela do Mar, Restaurante O Walter, Restaurante O Pelintra, Churrasqueira O Casarão, Bistro 1956, Restaurante Olivalmar, Papa Restaurante e o Restaurante Tasca’Lado. Venha deliciar-se com os produtos estrela do concelho, os vinhos de Silves e as sobremesas feitas com a doce e aromática Laranja de Silves.

Paços do Concelho de Reguengos de Monsaraz iluminados de azul para comemorar o Dia da Europa

O Município de Reguengos de Monsaraz está a assinalar o Dia da Europa. Os Paços do Concelho de Reguengos de Monsaraz estiveram ontem à noite iluminados com a cor azul da bandeira europeia, iniciativa que se vai repetir esta noite, data em que se comemora o Dia da Europa.
Esta celebração assinala o aniversário da Declaração Schuman, assinada em 1950, que expôs a visão do ministro francês Robert Schuman para criar uma nova forma de cooperação política na Europa e que é considerada como o início da atual União Europeia. A data é celebrada em dezenas de cidades europeias com a iluminação de monumentos e de edifícios emblemáticos com a cor da bandeira europeia nas noites de 8 e 9 de maio.
A Declaração Schuman propôs a criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, um marco fundamental para o que viria a tornar-se a União Europeia. Esta comunidade estabelecida em 1951 uniu seis países europeus (França, Alemanha Ocidental, Itália, Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo) para coordenar a produção de carvão e aço, que eram recursos essenciais para a reconstrução no período pós-Segunda Guerra Mundial, mas também promoveu a cooperação económica e estabeleceu uma base para a paz duradoura na Europa.
O Dia da Europa é uma ocasião para celebrar os ideais e conquistas da União Europeia, destacando os benefícios da cooperação e integração europeias. É também uma data para refletir sobre os desafios que a União Europeia enfrenta e para renovar o compromisso com os seus princípios.

Desde a assinatura da Declaração Schuman, o processo de integração europeia prosseguiu e expandiu-se para além da economia, para incluir áreas como a cooperação política, social e cultural. A União Europeia cresceu e atualmente integra 27 países, promovendo os valores da democracia, os direitos humanos, a liberdade e a solidariedade entre os seus cidadãos.

*Carlos Manuel Barão
Técnico Superior de Comunicação Social
Gabinete de Comunicação e Imagem

Estarreja | Comemorações do 150.º aniversário do nascimento de Egas Moniz arrancam dia 15 de maio


O programa de comemoração dos 150 anos do nascimento do médico, neurologista, cientista, professor, político, escritor, ensaísta e industrial arrancam na próxima quarta-feira, dia 15, em Estarreja, de onde era natural. Prolonga-se durante até 23 de maio de 2025, com diversas atividades.

Pretendemos celebrar “Egas Moniz, uma figura estarrejense incontornável que nos deixou um património inquestionável”, salientou Diamantino Sabina, presidente da Câmara Municipal de Estarreja, esta terça-feira, na Casa Museu Egas Moniz (CMEM), na conferência de imprensa de apresentação do programa comemorativo do 150.º Aniversário do Nascimento do neurocientista e Nobel da Medicina. Durante um ano, este “programa eclético, dirigido a vários públicos” pretende homenagear a “genialidade do neurocientista nas suas mais diversas facetas”, com a ambição de “dar a conhecer e seja reconhecido, a nível local, nacional e internacional, o único nobel da medicina português”, frisou Isabel Simões Pinto, vereadora da Cultura.

“Cafés de Ciência”, Opereta e Livro são destaque da programação

Em jeito de conversa informal e em ambiente de café, a sala do Prémio Nobel da Medicina, na Casa Museu Egas Moniz, em Avanca, é o espaço perfeito para a realização dos "Cafés de Ciência" com o pretexto de reunir a comunidade com físicos, professores, neurocirurgiões, artistas, médicos, investigadores e neurorradiologistas para debater temas de cultura científica e relacionados com Egas Moniz. O primeiro está agendado para dia 15 de maio, quarta-feira, às 21h30 e marca o início das comemorações. O primeiro convidado é o incontornável físico e professor jubilado Carlos Fiolhais que conduzirá o “Café de Ciência” intitulado “O Cérebro Humano: de Vesálio à Inteligência Artificial, passando por Egas Moniz”. Em junho, dia 28, é a vez do neurorradiologista Pedro Melo Freitas. Segue-se, em outubro, dia 27, o neurocirurgião e professor da Faculdade de Medicina do Porto, Manuel Pinto. E em novembro, dia 16, o médico, artista visual e investigador, Manuel Valente Alves. O último acontece dia 23 de maio de 2025 para assinalar os 40 anos da integração da CMEM na Câmara Municipal de Estarreja.

Com adaptação de Ana Paula Lapas, coordenadora do LAC - Laboratório de Aprendizagem Criativa municipal, e Rosa Maria Rodrigues, diretora da CMEM, será apresentado no dia 23 de novembro, na Casa do neurocientista, o livro infantojuvenil “Lobisome”, baseado numa adaptação na comédia infantil escrita por Egas Moniz em 1936, em Vidago. No dia 30 de novembro, convidam-se as famílias para conhecerem o livro numa sessão de “Histórias em Família”, mediada pelo LAC.

Avanca, 29 de novembro de 1874. Nascia aquele que viria a ser o Prémio Nobel da Medicina em 1949, o médico e cientista António Caetano de Abreu Freire. Neste dia, 29, e no seguinte, é apresentado ao público o espetáculo multidisciplinar “A Nossa Aldeia”, baseado na opereta de Egas Moniz. A apresentação deu-se na casa do Marinheiro a 22 de setembro do ano de 1920. A história original conta-se em dois atos e retrata personagens simples do campo e da aldeia de Avanca, que se surpreendem com algumas situações estranhas, que mais tarde vêm a saber, ser culpa de uma dita cadeira que tem o poder de os levar ao passado e projetá-los ao futuro. Integrado na programação de “Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, este espetáculo permite “aferir a cultura musical e cinéfila, os gostos pelas viagens e pelos carros, e a visão futurista do mundo de Egas Moniz”, enaltece Rosa Maria Rodrigues, diretora da CMEM. Com direção artística de Leandro Ribeiro, e musical de Vítor Sousa, “A Nossa Aldeia” e, segundo as palavras da diretora, plasma “a cultura eclética de Egas Moniz que a seu tempo quis mudar a luz da Humanidade.”

Uma Festa para homenagear a Casa do génio de Avanca

Durante dois dias, 13 e 14 de julho, abrem-se os portões da Quinta do Marinheiro proporcionando uma oferta cultural e de lazer de e para todos. Entre visitas guiadas, insufláveis e pinturas faciais, espetáculos para famílias, jogos tradicionais, contos com fraldas ou uma experiência única de SUP – Stand Up Paddle no lago da Quinta, são várias as atividades que as famílias e pessoas de todas as idades podem descobrir e fruir durantes estes dias.

Em junho, os CTT lançam selos comemorativos de vultos centenários portugueses cuja ação tenha sido marcante em diversas áreas do conhecimento, da história e cultura do nosso país. Esta emissão filatelia permitirá perpetuar no tempo e no espaço a importância da personalidade multifacetada de Egas Moniz na sociedade e história nacional. Em setembro há lugar para o XIX Congresso da SPNR, no Algarve, onde decorrerá a entrega do Prémio Egas Moniz em Neurorradiologia e conta com a participação da CMEM em mesa redonda sobre História da Medicina. Para o ano letivo 2024/2025, o concurso “Correntes de Imaginação”, promovido pela Biblioteca Municipal e pela Rede de Bibliotecas de Estarreja, até março de 2025, destaca esta celebração, e a figura de Egas Moniz será tema da ação, aproximando-o da comunidade enquanto Homem, sendo o mote para a criação artística nas diversas áreas a concurso, através da educação pela arte.

Todas as iniciativas das comemorações do 150.º aniversário do nascimento de Egas Moniz, na Casa do Marinheiro, têm entrada livre.

*Gabinete de Comunicação, Relações Públicas e Protocolo
CÂMARA MUNICIPAL DE ESTARREJA

 

MUNICÍPIO DE SILVES ASSINA CONTRATO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE PORMENOR DO GERALDO EM PÊRA

 Na sequência da deliberação da Câmara Municipal de Silves de 29 de janeiro de 2024, retificada por deliberação de 19 de fevereiro de 2024, foi determinado o início do procedimento de elaboração do Plano de Pormenor do Geraldo, em Pêra, união de freguesias de Alcantarilha e Pêra, e, após terminado o período de consulta pública preventiva do referido plano, foi assinado, no passado dia 6 de maio, o contrato de planeamento para a elaboração do plano com o promotor do mesmo.
Este plano tem como objetivos o reforço da oferta de equipamentos, serviços e respostas sociais como um produto de atratividade e dinamismo; a promoção de uma inter-relação entre o dinamismo socioeconómico e a ampliação das respostas sociais, por via do reforço da oferta de Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas, e a promoção do aproveitamento do potencial locativo do território.
 
Com a assinatura do contrato de planeamento é dado um passo importante na concretização deste projeto de desenvolvimento para todo o concelho de Silves, que se alinha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, designadamente com os ODS 8, trabalho digno e crescimento económico, e 10, reduzir as desigualdades, para além de se localizar em território do Geoparque Algarvensis (aspirante).

Teatro Nacional D. Maria II realiza oficina de iniciação teatral em Reguengos de Monsaraz


A oficina de iniciação teatral “Mergulho nestas palavras” vai decorrer nos dias 11 e 18 de maio, no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz. Este projeto do Teatro Nacional D. Maria II, em parceria com o Plano Nacional das Artes e o Município de Reguengos de Monsaraz, realiza-se das 10h30 às 13h e entre as 14h30 e as 17h e destina-se a jovens dos 11 aos 18 anos de idade.
A oficina de teatro vai ser dinamizada pela atriz Catarina Caetano para grupos de 6 a 20 participantes. “Mergulho nestas palavras” convida ao estímulo da imaginação, da criatividade, da capacidade de expressão e comunicação, do espírito crítico e da observação. Os participantes nesta iniciativa vão levar um livro à sua escolha, que servirá como estímulo para exercícios de expressão, de improvisação e de criação, brincando com as palavras, com o corpo e com o espaço.

Com este projeto, o Teatro Nacional D. Maria II pretende sensibilizar os jovens para a importância da expressão pela voz, pelo corpo, pela face, pela palavra e pelo gesto, através da experimentação, da descoberta e da partilha. Os jovens podem inscrever-se na oficina de iniciação teatral através do seguinte link: https://forms.gle/tr4dBtzTmYyBLcKm7

*Carlos Manuel Barão
Técnico Superior de Comunicação Social
Gabinete de Comunicação e Imagem

Aveiro apresenta festa de música e dança criada pela comunidade e para a comunidade

 O evento já está a ser preparado, com oficinas de construção e decoração de um coreto, assim como workshops de dança para ensaiar os bailes

A Câmara Municipal de Aveiro apresenta o eventoBaile Comunitário com Brisa do Mar, um projeto de música e dança criado pela comunidade e para a comunidade, que integra a programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura (Aveiro 2024) e que se irá realizar-se no próximo dia 11 de maio (sábado), entre as 15h00 e as 20h00, na Praça do Albói.

O Baile Comunitário com Brisa do Mar é umacelebração da arte como elemento transformador e agregador, tendo uma instalação artística alusiva a um coreto, construída pela comunidade, como palco para os diversos momentos da sua programação: uma conversa com vários criadores sobre a instalação artística, bailes comunitários de danças europeias e do mundo, um concerto do Combo Jazz Banda Amizade e um concerto-baile da banda CURCUMBIA.

A preparação do evento na Praça do Albói já está a decorrer e irá continuar até ao dia 10 de maio, com oficinas de construção e decoração do coreto, assim como workshops de dança para ensaiar os bailes, que incluem não só os vizinhos da praça, como toda a comunidade aveirense.

O projeto é uma das iniciativas do Breaking Walls, um dos programas de participação da programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, focado na integração e desenvolvido com diferentes comunidades de Aveiro. Este programa procura fomentar o encontro social em espaço público e a prática da dança ao som das músicas do mundo, com um programa cultural cocriado com diferentes comunidades, artistas e instituições. Interliga o conhecimento, a força e a capacidade criativa com as artes plásticas, a arquitetura, o design, a música e a dança. Desta conjugação resulta a ativação do potencial de pessoas, lugares e organizações para tornar visível o invisível.

Os programas de participação surgem no âmbito do Programa Estratégico para a Cultura 2019-2030, promovido pela Câmara Municipal de Aveiro, e integram a agenda de Aveiro 2024 com o objetivo de envolver a população nesta iniciativa, lançando o desafio à participação de todos os aveirenses na vida cultural do Município, com programas desenhados à medida de diferentes segmentos da sociedade.

Para mais informações sobre os programas de participação e a programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, consulte a agenda do 2.º trimestre em: https://aveiro2024.pt/imagens/65e5fcde2d187.pdf

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

DIA DA EUROPA É ASSINALADO NO CONCELHO DE SILVES

 Iniciativa terá como um dos pontos altos a visita ao projeto de eficiência energética das Piscinas Municipais de Silves, considerado como projeto de referência
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, I. P., os Municípios de Silves e de Faro, o Europe Direct Algarve e o Programa Regional ALGARVE 2030 assinalam amanhã, dia 9 de maio, o Dia da Europa, com um conjunto de atividades e iniciativas descentralizadas e que visam, sobretudo, promover uma melhor compreensão de como a União Europeia molda a vida quotidiana da região e de como podemos contribuir para a mesma.
Em Silves, as comemorações têm início nos Paços do Concelho, às 9h00, com o hastear da bandeira ao som do Hino da Europa, pela Banda da Sociedade Filarmónica Silvense; seguida de uma aula aberta no local centrada nas temáticas da Europa, Democracia e Liberdade, ministrada por Maria Luísa Francisco, Auditora da Defesa Nacional e Assessora do Presidente do Observatório Internacional dos Direitos Humanos.
A partir das 10h00 haverá Memórias de Abril, com a concretização de diversas atividades para as escolas, onde se incluem o Voluntariado Ambiental, o Jogo de Cidade e a Feira da Europa, esta última a ocorrer junto à Escola Secundária de Silves e aberta à população.
Numa atividade dirigida à comunidade escolar, o final da manhã será preenchido com a peça Frente a Frente, interpretada por Ana Oliveira e António Gambóias (também autor e encenador desta peça), numa viagem que irá contar que revolução não aconteceu na revolução.
Da parte da tarde, terá lugar pelas 16h00, no skate parque, uma aula aberta de iniciação ao skate, seguindo-se uma visita ao projeto de eficiência energética das Piscinas Municipais de Silves, financiado pelo CRESC ALGARVE 2020, hoje considerado uma referência de investimento para outros municípios pela poupança energética de 42% que a implementação do mesmo permitiu.
As atividades no concelho de Silves culminam com um desfile pelo Clube da Batucada, com início nas Piscinas Municipais e términus na Biblioteca Municipal de Silves, onde decorrerá o Sunset Europa, que pretende ser um espaço participativo, de partilha e reflexão sobre o projeto europeu, pautado por momentos culturais que celebram uma Europa “Unida na diversidade”, e para o qual se convida toda a população a participar.
Relembre-se que o Dia da Europa nasceu no Conselho Europeu de Milão, realizado a 28 e 29 de junho de 1985, tendo sido celebrado pela primeira vez em 1986, ano em que Portugal e Espanha aderiram à Comunidade Económica Europeia (CEE), como era então denominada a atual União Europeia.
A data escolhida remete para a Declaração Shuman, de 1950, que defendia a criação de uma entidade supranacional como passo para garantir a paz na Europa e evitar as guerras entre países europeus, as bases fundadoras do que é hoje a UE.

 

9 de maio, Dia da Europa “Os Fundos Europeus não são invisíveis”. CCDR Centro sensibiliza para a importância dos fundos europeus na vida dos cidadãos


“Os Fundos Europeus não são invisíveis” é o mote da campanha de comunicação que será lançada amanhã, 9 de maio, dia da Europa, pela Autoridade de Gestão do Programa Regional do Centro (Centro2030). Esta campanha tem como principal objetivo sensibilizar os cidadãos para milhares de projetos financiados por fundos europeus que fazem parte do nosso dia a dia, evidenciando a sua importância para o desenvolvimento económico e social da região Centro.
O cidadão é incentivado a descobrir à sua volta projetos financiados pela União Europeia, podendo estes serem encontrados em todo o lado: no centro de Saúde, no hospital, na escola, na universidade, no parque, num hotel, numa empresa, num museu ou numa praça junto à sua casa.

, o cidadão pode ver, de uma forma simples, alguns dos projetos financiados por fundos europeus na região Centro, nos últimos sete anos, nas oito sub-regiões: Coimbra, Aveiro, Leiria, Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela, Viseu Dão-lafões, Oeste e Médio Tejo.

Isabel Damasceno, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro), considera que «é muito importante celebrar o projeto europeu, um projeto de paz, união, liberdade e solidariedade. A solidariedade europeia está presente em tantos momentos do nosso dia que muitas vezes nem reparamos. O que queremos é sensibilizar, mostrar como os fundos europeus são visíveis e como contribuem para a melhoria da qualidade de vida de todos nós».

Dias abertos

Projetos financiados por fundos europeus estão de portas abertas aos cidadãos

No âmbito desta campanha, vários projetos financiados por fundos europeus vão estar de portas abertas na região Centro. Ao longo do mês de maio, os cidadãos são convidados a conhecer, através de visitas guiadas, projetos ligados à cultura e ao património cultural que foram requalificados através de fundos europeus. Até ao final do ano serão promovidos novos dias abertos em outras áreas de atuação do Programa Centro2030. As visitas aos projetos contam com a participação da Comissão Diretiva do Programa Centro 2030.

*Cláudia Araújo
Chefe de Divisão
Divisão de Comunicação