segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Covilhã | CINE-CARAVANA NO PAUL


A freguesia do Paul, na Covilhã, vai receber a Cine-Caravana, uma iniciativa que leva cinema em português, ao ar livre, de norte a sul do País.
No próximo sábado, 14 de agosto, pelas 21h30, o Largo do Mercado, no Paul, vai receber o filme “A mãe é que sabe”, de Nuno Rocha.

A Cine-Caravana é um projeto cultural pensado para levar cultura a todo o país, através de uma estrutura móvel que leva cinema português às praças e jardins de 27 concelhos, tendo o Paul (Covilhã) sido uma das localidades selecionadas.

Trata-se de uma sala de cinema móvel, apoiada pelo Ministério da Cultura, ICA e CTT, com ecrã de alto rendimento e projeção em full HD. O ecrã é insuflável de cinco metros, com projetor, sistema de som e plateia entre 50 e 200 pessoas sentadas. Tudo preparado para garantir um evento organizado com todas as condições de segurança. Esta iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã.

Os bilhetes podem ser adquiridos, gratuitamente, na junta de freguesia ou posto dos CTT do Paul ou mediante reserva através do número 275961660. No ato do levantamento dos bilhetes, cada espectador deverá facultar nome completo, número de SNS, e-mail e contacto telefónico para cada um dos bilhetes levantados. Estes dados serão destruídos 14 dias após decorrida a sessão, sendo mantidos em privado e confidenciais e só serão facultados à Direção Geral de Saúde e Proteção Civil no caso de suspeitas de propagação por COVID-19.

O FILME:
Título: A Mãe é que sabe

Intérpretes: Joana Pais de Brito, Carmo Saraiva, Filipe Vargas, Maria João Abreu, Adriana Carvalho, Beatriz Costa, Manuela Maria, Carlos Santos, Ricardo Azevedo, Manuel Cavaco, Dalila Carmo, Bruno Cabrerizo, Noémia Costa, Filipa Areosa, Catarina Rebelo

Realização: Nuno Rocha
Produção: Ukbar
Argumento: Roberto Pereira
Música: Pedro Marques
Ano: 2016
Duração: 88 minutos

Sinopse: Entre sopas de cenoura, idas à praia, conselhos de mãe, namoros e casamentos... A Mãe é Que Sabe! Um típico almoço de aniversário dá para o torto quando Ana Luísa se começa a lembrar de episódios caricatos da sua infância e adolescência. Entre sopas de cenoura, idas à praia, conselhos de mãe, namoros e casamentos, Ana Luísa pensa nas coisas que podia ter mudado no seu passado, no entanto estas recordações vão ter efeitos colaterais imprevisíveis. Uma comédia familiar com universos paralelos e fanáticos do Belenenses, num divertido retrato do Portugal dos anos 70 aos nossos dias. E pensando bem, há coisas que é mesmo melhor não mudar, pois no fim de contas... A Mãe é Que Sabe!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: Os democratas omitem o limite da dívida do orçamento que lança um plano de gastos de linha partidária de $ 3,5T

Os democratas do Senado divulgaram um orçamento na segunda-feira que marca o primeiro passo para contornar a obstrução a fim de aprovar um pacote de US $ 3,5 trilhões de iniciativas de bem-estar social, como a expansão do Medicare, faculdade comunitária gratuita e green cards para alguns imigrantes.

O partido da maioria está trabalhando há meses para esse pontapé inicial legislativo, mas a liberação do orçamento dará início a uma nova série de desafios. Um grande obstáculo que o orçamento cria vem de um item que não está incluído - ação no limite da dívida. Com os republicanos do Senado alertando que não darão aos democratas os votos necessários para abordar a questão em uma base bipartidária, a exclusão da linguagem do limite da dívida equivale a uma aposta política do partido do presidente Joe Biden.

Assim que a Câmara e o Senado votarem para aprovar as instruções orçamentárias, uma série de comitês seguirá a estrutura para marcar suas partes do pacote final, que não deve ser aprovado pelo Congresso até o outono, no mínimo. O Senado deve começar a votar o orçamento na terça-feira, antes de deixar Washington para o recesso de agosto.


Fonte: Político

Ansião | Autarquia promoveu campo de férias

O Município de Ansião levou a cabo mais uma edição das Férias em Movimento, entre 12 de julho e 6 de agosto.

Numa organização conjunta do município e do Centro de Amizade e Animação Social de Santiago da Guarda, em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude, esta iniciativa destinou-se a crianças e jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 17 anos.

Com o intuito de colaborar com os pais e encarregados de educação na ocupação dos tempos livres dos seus filhos no período de férias escolares, foram proporcionadas atividades lúdico-pedagógicas, dinamizadas pelo Palco dos Sentidos e sob supervisão de uma equipa qualificada.

Tendo contado com a participação de 138 crianças e jovens, distribuídos por quatro períodos e no estrito cumprimento do plano de contingência elaborado para o efeito, cada grupo desenvolveu atividades relacionadas com uma temática: artes visuais, natureza, desporto e culinária. Foram dinamizadas atividades diversificadas, como caminhada, peddypaper, geocaching, oficinas de artes visuais, ecodesafios, oficinas de culinária, jogos pré-desportivos, capoeira, dança, visitas ao simulador de realidade virtual, carts, praia, insuflável aquático e passeios culturais.

Esta forma de educação não formal, em contexto de lazer, assume-se como uma ferramenta imprescindível para a reflexão, a tomada de consciência e a formação de opinião das crianças e jovens, cuja experiência lhes permitiu, certamente, desenvolver aptidões e interesses fundamentais para o seu desenvolvimento integral.


A não perder esta semana na Fábrica! | 10 a 15 agosto

 

Actividades destinadas aos mais pequenos e porque não para o graúdos também? Aproveitar ao máximo estes eventos, porque ajudam a aproximar da ciência.

CRIATIV(A)RTE INVADE JARDIM BAMBI COM ANIMAÇÃO E MAGIA


O Jardim Bambi, em São Pedro de Moel, recebe nos dias 14 e 15 de agosto, mais uma edição da Criativ(a)rte, que consiste numa feira de artes, animação de rua, espetáculos musicais, atividades desportivas e infantis, organizada pela Câmara Municipal da Marinha Grande.

Este ano, e tendo em conta a evolução do Plano de Desconfinamento e respetivas restrições ainda em vigor no combate à COVID-19, a Câmara Municipal decidiu não realizar a Criativarte nos moldes habituais, pelo que o programa apresentado conta com atividades que sigam as regras e orientações da DGS em vigor, não fomentando ajuntamento e promovendo a circulação pelo espaço e o devido distanciamento entre pessoas.

O programa da Criativ(a)rte é o seguinte:

Jardim do Bambi
Todas as atividades são participação gratuita.

14 de agosto . sábado
14h00 às 20h00

Artesanato no Jardim
Mini-feira dedicada às artes, com a presença de alguns artesãos do concelho, cujo objetivo principal é a partilha de saberes, usos e costumes, proporcionando assim o encontro de pessoas, através das artes e da cultura e, simultaneamente, apoiar o comércio local e os artesãos que devido à Pandemia, não têm tido oportunidade de mostrar os seus trabalhos.

Mostra de Estátuas Vivas
Exibição de Estátuas Vivas onde o público pode apreciar e desfrutar de verdadeiras obras de arte, encarnadas por artistas que retratam personagens reais ou fictícias, momentos da nossa história e cultura, ou outros. Todas as estátuas “ganham vida” durante alguns momentos, demonstrando a incrível capacidade de representação de cada um dos artistas envolvidos, bem como a plasticidade e caracterização por trás de cada uma das estátuas apresentadas.

Equipamento de diversão infantil “Box dancer”
O desafio é aguentar em cima do “prato” do Box Dancer, para que a música não pare. Mas para alguns, a queda será inevitável, e aí irão experimentar o macio insuflável que os irá amparar em plena segurança.

14h30 | 16h30 | 18h30
Magia de Rua com os mágicos Francisco Ribeiro, Andrély e Rafael Titonelly
Prepare-se para ser surpreendido enquanto passeia pela rua. Este é um espetáculo ao ar livre, onde os artistas apresentarão rotinas originais, especificamente criadas para este contexto. Serão atuações interativas, onde a magia e a boa disposição irão fazê-lo sonhar e acreditar no impossível.

15h30 – Ateliês e Workshops de Magia
Direcionados para crianças até aos 6 anos de idade. Realizadas em espaço delimitado, com nº máximo de participantes, necessário a presença de um adulto/responsável por criança.

15h30 e 17h00 - Animação de rua com a performance dos "Abstratos"
Uma performance sui generis que apresenta animação em andas, malabarismos e equilibrismo por artistas elegantemente caracterizados ao estilo “azulejo Português”, criando um espetáculo visual e de animação extraordinário.

17h30 e 18h30 - Animação musical itinerante com a banda Camisas Negras
Uma das bandas mais enérgica do momento. A melhor bandinha de animação portuguesa a tocar do popular ao funk, do pimba ao rock, do kuduro aos temas de leste.

15 de agosto . domingo
14h00 às 20h00

Artesanato no Jardim
Mini-feira dedicada às artes, com a presença de alguns artesãos do concelho, cujo objetivo principal é a partilha de saberes, usos e costumes, proporcionando assim o encontro de pessoas, através das artes e da cultura e, simultaneamente, apoiar o comércio local e os artesãos que devido à Pandemia, não têm tido oportunidade de mostrar os seus trabalhos.

Mostra de Estátuas Vivas
Exibição de Estátuas Vivas onde o público pode apreciar e desfrutar de verdadeiras obras de arte, encarnadas por artistas que retratam personagens reais ou fictícias, momentos da nossa história e cultura, ou outros. Todas as estátuas “ganham vida” durante alguns momentos, demonstrando a incrível capacidade de representação de cada um dos artistas envolvidos, bem como a plasticidade e caracterização por trás de cada uma das estátuas apresentadas.

Equipamento de diversão infantil "ShootingSkill" e “Bowling”
O objetivo do primeiro é acertar nas circunferências do insuflável e, se possível, nas que valem mais pontos. No segundo, todos sabem como é, usar a bola, e derrubar o maior número de pinos possível.

14h30 e 16h00 - Animação de rua com os “GentleMen Flower”
Dois cavalheiros dos anos 20 que se deslocam em bicicletas de circo estilo Vintage e fazem acrobacias, criando momentos de muito suspense. Acompanhados com música, vão circulando pelo espaço a surpreender o público com a sua delicadeza e postura de gentlemen. 

15h30 e 17h30 - Animação musical itinerante com a banda Xaral´s Dixie
Os Xaral’s Dixie apresentam-se com uma formação de nove elementos e tem como objetivo transmitir ao público os sentimentos que o estilo Dixie proporciona: uma alegria desconcertante, sustentada num fraseado melódico, definitivamente bem-disposto e com a liberdade de um improviso divergente.

16h30 – Ateliês e Workshops de Magia
Direcionados para crianças maiores de 6 anos de idade. Realizadas em espaço delimitado, com nº máximo de participantes, necessário a presença de um adulto/responsável por criança.

17h30 – Espetáculo de Magia Infantil e Contador de Histórias com o mágico Rui Ramos
Realizado em espaço delimitado e sujeito à lotação do mesmo.

19h00 – Espetáculo de Teatro “Dr. White e Prof. Pi”
"O Dr. White é um cientista genial que explora o mundo das bolas de sabão de forma divertida, científica e pedagógica. Apoiado pelo trapalhão Professor Pi e apetrechado de ingredientes surpreendentes, o Dr. White propõe-se a criar em laboratório o "maior arco-íris do mundo". Esta experiência traduz-se numa viagem alucinante pelas bolas de sabão gigantes, onde a comédia e a surpresa são resultado da permanente interação com o público."

A participação nas atividades é gratuita, mas sujeita ao cumprimento das regras de segurança e higiene impostas pela Direção-Geral de Saúde, nomeadamente o uso obrigatório de máscara, desinfeção de mãos e o respeito pelas orientações prestadas pelos responsáveis de cada atividade.

Organização: CMMG
Apoio: Bambi Café
As atividades de magia são dinamizadas no âmbito da Candidatura da Região de Leiria Rede Cultural, pela Escola de Magia do Porto.

Intercetada em Milão carta com três balas dirigida ao Papa Francisco

Um envelope com 3 balas endereçado ao Papa Francisco foi intercetado durante a madrugada pelos serviços de correio de Milão, divulgou hoje a polícia militar italiana (Carabinieri), confirmando que já está em curso uma investigação.

O envelope foi intercetado no centro de triagem dos serviços de correio de Peschiera Borromeo, um subúrbio de Milão, e a polícia militar italiana foi imediatamente chamada ao local.

Segundo o jornal italiano Corriere della Sera, o envelope tinha no interior três balas de calibre de 9 milímetros e uma mensagem sobre a mais recente polémica relacionada com as operações financeiras do Vaticano, que culminou, no fim de julho, com o arranque do julgamento do cardeal Angelo Becciu, antigo alto funcionário da secretaria de Estado do Vaticano, por crimes financeiros devido a alegadas irregularidades num negócio imobiliário em Londres.

As agências internacionais indicam que o envelope foi enviado de França e que o nome e a morada do destinatário estavam escritos à mão com uma caneta esferográfica.

O Vaticano não comentou, até ao momento, o incidente.

A investigação em curso foi aberta com a autorização da procuradora-adjunta de Milão, Alessandra Cerreti.

Lusa

imagem: TVI24

Mais 18 mortes e 1094 novos casos de Covid-19 em Portugal. Rt sobe para 0,93

Nas últimas 24 horas o número de pessoas internadas em cuidados intensivos aumentou para 189.

Estão confirmadas 17.485 mortes devido à Covid-19 em Portugal, mais 18 do que no último boletim epidemiológico. O número de pessoas infetadas pela doença até agora é de 988.061, mais 1094 nas últimas 24 horas. Há, neste momento, 44.734 casos ativos. O Rt situa-se agora em 0,93.

Há agora 857 pessoas internadas com Covid-19 nas enfermarias portuguesas, um aumento de oito, e mais cinco nos cuidados intensivos.

Das 18 mortes registadas no último dia, 11 (61%) ocorreram em Lisboa e Vale do Tejo, seguida de quatro óbitos no Norte, dois no Alentejo e um no Algarve.

Já o maior número de novos casos foi registado no Norte, com 393, seguido de Lisboa e Vale do Tejo (374), Algarve (157), Centro (87), Madeira (34), Açores (28) e Alentejo (21).

O número de casos ativos caiu em 199, para 44.734. Também o número de contactos em vigilância desceu em 1580, para um total de 62.415.

Esta segunda-feira há também registo de mais 1275 casos de recuperação da doença, num total de 925.842.

A taxa de incidência nacional é agora de 336,1 casos de infeção por SARS-CoV-2 por 100 mil habitantes e de 341,4 casos a nível continental, o que representa uma descida de ambos os indicadores face à última atualização.

O Rt a nível nacional e continental é de 0,93, uma ligeira subida face aos 0,92 da atualização de sexta-feira.

TSF

É RAIZ ANCESTRAL, É PASSADO VIVO, É ESPERANÇA NO FUTURO.

A Alemanha foi colonialista,

A França foi colonialista,
A Inglaterra foi colonialista,
A Holanda foi colonialista,
A Espanha foi colonialista,
A Itália foi colonialista,
Portugal foi colonialista,
Mas SÓ PORTUGAL consegue que os povos dos países por onde andou se manifestem em massa.
SOFRAM com as derrotas de Portugal como se fossem eles próprios os derrotados…
VIBREM com as vitórias de Portugal como se fossem eles próprios os vencedores
Gritam BEM ALTO;
- GANHÁMOS! GANHÁMOS! GANHÁMOS!
É por tudo isto, por ser-mos multiculturais, multirraciais, que esta “Europa da treta" não nos suporta…
************
Uma imagem vale mais que mil palavras:
- “Uma timorense a sofrer por Portugal em 2016, meio milénio após a primeira vela com a Cruz de Cristo ter alcançado o Mar de Banda. E há quem diga que O MUNDO PORTUGUÊS já lá vai...
- Não vêem a vela bem acesa nestes olhos?
- Dizem que é APENAS FUTEBOL. Não!
É muito mais do que isso!
- É RAIZ ANCESTRAL, É PASSADO VIVO, É ESPERANÇA NO FUTURO. É o assumir de uma IDENTIDADE incompreensivelmente bela e tensa.
É o desejo do BEM personificado na perfeição.”
- Rainer Daehnhardt

Leandro de Melo
14 de julho de 2016

 
Fonte: Facebook

Polícia sequestra bispo chinês e o submete a “sessões políticas”

 O bispo Xhang no enterro de sua mãe Maria em Fanjiajie, Henan, em janeiro de 2016

Luis Dufaur

Continua desconhecida a sorte do bispo de Xinxiang (Henan), Mons. José Zhang Weizhu, preso no mês de maio último juntamente com 10 sacerdotes e um número análogo de seminaristas, informou a agência AsiaNews.

A polícia deteve Mons. Zhang no seminário de Cangzhou (Hebei). A versão oficial é que, no momento da prisão, as autoridades haviam convidado o bispo e os padres “para o chá”.

No momento, a polícia libertou os 10 religiosos e mandou os seminaristas para casa. No entanto, Mons Zhang ainda não voltou para sua casa.

O bispo de Xinxiang está no cargo desde 1991. Ele é reconhecido pela Santa Sé, mas não pelo governo chinês, o que o torna um “criminoso”.

Pelo mesmo critério, os 10 padres presos também são “criminosos” porque se recusam a se inscrever na espúria “Igreja independente” ou “Patriótica” e se submeter ao Partido Comunista Chinês (PCCh), conforme exigido pelo Novo Regulamento comunista sobre Atividades Religiosas.

A prisão de Mons. Zhang é mais uma demonstração de que o acordo entre o Vaticano e a China sobre a nomeação de bispos não mudou a dinâmica ditatorial do passado.

O PCCh continua a controlar estritamente as atividades dos membros do clero. A comunidade católica de Xinxiang denunciou o tratamento reservado a Mons. Zhang e os padres.

Eles ficaram isolados e submetidos a “sessões políticas” que segundo os fiéis constituem uma verdadeira “lavagem cerebral”, na qual se inculcam os princípios da “liberdade religiosa garantida pelo Partido” que não é outra coisa senão a escravidão mental às doutrinas do comunismo.

Os fiéis da diocese estão muito preocupados com o destino do bispo. Por isso compuseram uma oração pedindo a Deus que conceda paz e a liberdade ao sofrido eclesiástico. Ela diz:

“Senhor nosso Deus, pai de todos os povos, escolheste o teu servo, D. Zhang Weizhu, para pastor do teu povo. Rezamos para que Vós lhe concedas a força e a coragem para enfrentar as dificuldades encontradas durante o seu ministério.

“Rezemos para que Deus lhe dê paz física e na alma.

“Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e que vive e reina conVosco, na unidade do Espírito Santo, pelos séculos dos séculos”. Amem.

O Papa Francisco está mais perto da ‘igreja do Partido comunista’

Bitter Winter destaca o fenômeno crescente na China dos objetores de consciência católicos que incluem bispos, padres e leigos que recusam a Associação Católica Patriótica Chinesa (CPCA). Paradoxalmente, a adesão à esse órgão do governo comunista foi até recomendada pelo acordo Vaticano-China de 2018.

Os objetores de consciência são enviados para a prisão e deviam desaparecer na comemoração do 100º aniversário do Partido Comunista Chinês (o PCCh).

Em 21 de maio mais de 100 agentes da Segurança Pública invadiram uma fábrica onde o bispo José Zhang Weizhu, da diocese de Xinxiang organizou um seminário independente para objetores de consciência. Foi nessa ocasião que o bispo, os dez padres e os dez seminaristas foram presos.

Os meios de comunicação ocidentais não noticiam a massiva objeção de consciência católica, que virou um fenômeno nacional apesar das perseguições e prisões, diz Bitter Winter com informações do continente vermelho.

“Não vemos nenhum resultado positivo do acordo do Vaticano, confidenciou um padre resistente em Henan.

“Rezamos pelo Papa todos os dias, mas acreditamos que ele tenha recebido informações falsas sobre a China. Não vamos entrar para a Associação Patriótica”.

“O PCCh nunca muda, comentou um fiel. Por que deveríamos nós?” completou com ufania.

ABIM 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: Acordo bipartidário de infraestrutura elimina o grande obstáculo final do Senado

 

O acordo bipartidário de infraestrutura do presidente Joe Biden superou o sério obstáculo final do Senado na noite de domingo, colocando a legislação em uma trajetória de aprovação já na segunda-feira.

Por 68 a 29, o Senado encerrou o debate sobre um projeto de lei que gasta US $ 550 bilhões em dinheiro novo na infraestrutura física do país. A votação de domingo aconteceu depois que os senadores passaram o fim de semana discutindo sobre emendas e acordos de tempo para considerá-las. A aprovação final da legislação está prevista para segunda-feira à noite, ou nas primeiras horas da terça-feira, o mais tardar.

Mas a medida de infraestrutura enfrenta perspectivas incertas na Câmara, onde a porta-voz Nancy Pelosi (D-Calif.) Prometeu que não a adotará até que o Senado aprove o pacote de gastos sociais de linhas partidárias de US $ 3,5 trilhões dos democratas.

Veja aqui para mais cobertura.

Fonte: Político

Cais da Rua do Sal / Estrada Dique (junto à Eclusa do Canal das Pirâmides), terça-feira, 10 de agosto, 11h30

 A Câmara Municipal de Aveiro realiza, no próximo dia 10 de agosto (terça-feira), a viagem inaugural da lancha “Dunas de São Jacinto”, embarcação que foi alvo de uma requalificação que irá dar um importante contributo à gestão do serviço de transporte de passageiros de Aveiro feito pela ETAC/ AveiroBus.


Com início marcado para as 11h30, no Cais da Rua do Sal/ Estrada Dique (junto à Eclusa do Canal das Pirâmides), o momento contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, e de representantes da Administração do Grupo ETE e do Concessionário ETAC / Transdev. O evento terá a duração de uma hora e integra uma Conferência de Imprensa durante o período de navegação.

 

O investimento de requalificação da lancha no valor de 180.000€, foi realizado pela Transdev/ ETAC/ AveiroBus e pela Câmara Municipal de Aveiro, num projeto levado a cabo pelo Grupo ETE, através da sua empresa ETE Fluvial, tendo a obra sido realizada nos estaleiros navais da Navalria.

 

Local: Cais da Rua do Sal/ Estrada Dique (junto à Eclusa do Canal das Pirâmides)

Atletas da Secção de Ar Livre e Aventura da Sociedade Columbófila participaram no Trail da Benfeita - 2021

Numa organização do Clube Naturalmente Benfeita, com apoio da Junta de Freguesia da Benfeita, do Município de Arganil e de outros parceiros, teve lugar no passado domingo o Benfeita Trail 2021, contando a prova de trail de 19km para o Circuito Distrital de Trail Running de Coimbra CDTRC - Trail Curto 2020/2021.

Participaram nesta prova, os atletas Pedro Cardoso, Brian Ferreira, Nelson Heleno, Nuno Almeida, Gabriela Oliveira, Otília Costa e Cláudia Ferreira, da Secção de Ar livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense.

Com partida e chegada junto à Praia Fluvial da Aldeia da Benfeita, Pedro Cardoso, alcançou o 19º geral e o 5º lugar no escalão de M40, Nelson Heleno, 48° geral, 8° MSenior, Nuno Almeida, 67° geral, 15° M45 e Brian Ferreira, o 111º geral, 13º MSenior.

No sector feminino, Gabriela Oliveira, alcançou o 81° geral e o 3ª no escalão F40, Otília Costa, 90° geral, 4ª F40 e Cláudia Ferreira, 125° geral, 3ª FSenior.

Coletivamente a Sociedade Columbófila alcançou o 6° lugar, tendo participado nesta competição 11 equipas, que terminaram a prova.

De salientar os pódios da Gabriela Oliveira 3ª F40 e Cláudia Ferreira 3ª FSenior.

Vagos comemora Dia Internacional da Juventude com atividades náuticas


Como forma de assinalar o Dia Internacional da Juventude, o Município de Vagos, em colaboração com a ASV - Associação de Surfistas de Vagos e o Agrupamento de Escolas de Vagos, irá promover uma manhã náutica aberta a toda a comunidade, no próximo dia 12 de agosto, onde será possível experimentar atividades náuticas como a canoagem e o paddle, de forma gratuita.

O Dia Internacional da Juventude celebra-se a 12 de agosto, por Resolução da Assembleia Geral da ONU em 1999, consequência de uma recomendação da Conferência Mundial dos Ministros Responsáveis pela Juventude, que decorreu em Lisboa entre 8 e 12 de agosto de 1998.

O Dia Internacional da Juventude pretende celebrar, anualmente, o papel essencial dos jovens para gerar mudanças e também aumentar a consciencialização para os desafios e problemas enfrentados pela juventude mundial. Como tal, a ONU promove um tema e convida a todos a realizarem atividades, eventos, projetos em torno da juventude.

Neste seguimento, o IPDJ propôs a diversas entidades públicas e privadas associarem-se às comemorações deste dia e a disponibilizarem descontos e/ou entradas gratuitas nas suas atividades/serviços pelo país.

Anadia atribui mais apoios à natalidade

A CM de Anadia vai apoiar mais 10 famílias do concelho, com a atribuição do incentivo à natalidade, no valor de mil euros cada, no âmbito da medida “Nascer Anadiense”, prevista no Regulamento Geral de Ação Social daquele Município. A deliberação foi tomada no passado dia 4 de agosto, na reunião de executivo.

Desde a entrada em vigor desta medida, em agosto de 2018, o Município já apoiou 263 famílias, num investimento que perfaz 268.000,00€.

“Nascer Anadiense” tem como propósito incentivar a natalidade, através da atribuição de um apoio pecuniário destinado a compensar os custos com a realização de despesas, em bens e serviços considerados indispensáveis ao desenvolvimento da criança, sendo elegíveis aquelas que respeitem, nomeadamente, a vacinas não contempladas no Plano Nacional de Vacinação, assistência médica e medicamentosa, artigos de puericultura e mobiliário, equipamentos de segurança, higiene e conforto, vestuário e calçado, em adequação com a idade da criança.

O apoio é destinado a crianças, que sejam registadas como naturais do concelho de Anadia ou adotadas por famílias com residência há mais de um ano e com recenseamento no concelho de Anadia. De acordo com o Regulamento, metade do montante do incentivo atribuído terá de ser despendido em estabelecimentos comerciais sitos na área do concelho de Anadia.

16 concelhos do interior Norte e Centro e do Algarve em risco máximo de incêndio

Dezasseis concelhos do interior Norte e Centro e da região do Algarve apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o IPMA.

Em risco muito elevado estão cerca de 70 municípios dos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Viseu, Coimbra, Leiria, Santarém, Portalegre e Faro.

O IPMA colocou ainda em risco elevado mais de 70 concelhos dos distritos de Vila Real, Braga, Porto, Viseu, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Portalegre, Évora, Beja e Faro.

O restante território apresenta um risco moderado e reduzido, consoante a região.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O período crítico de incêndios dura até final de setembro e, até lá, é proibido fazer queimadas extensivas ou queima de amontoados sem autorização, usar fogareiros ou grelhadores em todo o espaço rural, e fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.

É proibido ainda lançar balões de mecha acesa ou foguetes ou fazer trabalhos na floresta que possam originar faíscas.

Para hoje, o IPMA prevê em Portugal continental pequena subida da temperatura no interior Norte e Centro, céu pouco nublado ou limpo e vento mais intenso na faixa costeira ocidental e nas terras altas.

As temperaturas máximas vão variar entre os 23º (Viana do Castelo, Porto, Aveiro e Sagres) e os 33º (Évora) e as mínimas entre os 11º (Coimbra e Leiria) e os 18º (Faro)

Lusa

Itália declarou estado de emergência na Sicília devido aos incêndios

A região da Sicília declarou estado de emergência na sequência dos incêndios que deflagraram nos últimos dias na ilha, enquanto que no centro e sul de Itália se mantém o alerta devido às temperaturas elevadas e ventos fortes.

"Declaramos o estado de crise e de emergência para os próximos seis meses por causa dos graves incêndios que se registaram desde o final de julho e por causa do permanente risco das próximas semanas devido às excecionais condições meteorológicas", disse hoje o presidente da região italiana da Sicília, Nello Musumeci.

No passado fim de semana ocorreram 50 incêndios na ilha tendo afetado em particular os municípios de Partinico, Campofelice di Fitalia, Vicaria, Roccapalumba e Polizzi Generosa.

Os fogos estão igualmente a afetar a província de Reggio Calabria, (Calábria, sul de Itália) e ameaça o Parque Nacional de Aspromonte, uma zona recentemente incluída na lista de Património da Unesco.

No passado dia 06 de agosto, duas pessoas morreram numa quinta da localidade de San Lorenzo, Calábria, na altura em que tentavam apagar um fogo que destruía um olival.

Perante a situação na Calábria, o primeiro-ministro Mario Draghi assinou um decreto que prevê a mobilização nacional do sistema de proteção civil sendo que nas próximas horas devem ser enviados para a zona meios de combate a incêndios.

Em Molise, no centro de Itália, um incêndio ameaça também a localidade de Campomarino, de onde foram retiradas 400 pessoas que se encontravam em parques de campismo e hotéis.

As previsões meteorológicas indicam que esta semana as temperaturas em Itália podem ultrapassar os 45 graus em algumas províncias do sul do país.

Lusa

PJ deteve cidadão estrangeiro que se fez passar por corretor de seguros para criar esquema em pirâmide

O homem, de 48 anos, foi detido através da Operação "Dolce Vita" e é suspeito de vários crimes de Burla qualificada, Falsificação de documentos, Branqueamento e Prática ilícita de atos ou operações de seguros, de capitalização ou de resseguros. Ao todo, pode ter conseguido obter três milhões de euros com estas práticas.

Em comunicado enviado às redações, a Polícia Judiciária informa que localizou e deteve no final da semana passada "um homem estrangeiro, de 48 anos de idade, suspeito de vários crimes de Burla qualificada, Falsificação de documentos, Branqueamento e Prática ilícita de atos ou operações de seguros, de capitalização ou de resseguros".

A detenção, ocorrida no âmbito da operação "Dolce Vita", foi realizada no âmbito de inquérito dirigido pelo DIAP Regional de Évora.

Segundo a PJ, o método do suspeito passou por convencer "inúmeras vítimas de que era supervisor de uma empresa corretora de seguros espanhola e que se encontrava autorizado a comercializar, em Portugal, produto financeiro da companhia que representava, de elevada rentabilidade e de capital garantido". Para garantir o logro sobre as vítimas, o homem chegou a criar uma empresa "com instalações, colaboradores e veículos, visando simular uma verdadeira atividade comercial e garantir a permanente entrada de fundos".

No entanto, as autoridades crêem que, na realidade, este suposto negócio era um “esquema em pirâmide” ou “ponzi”, no qual "os valores dos primeiros investidores são reembolsados através dos valores entregues pelos seguintes e assim sucessivamente, até que o sistema deixe de ser alimentado e, inevitavelmente, sejam perdidos todos os valores não reembolsados, até então".

Através deste esquema, o homem terá conseguido obter três milhões de euros desde 2018 e, aproximando-se da fase decisiva do plano, preparava-se para sair do país.

Informa a PJ que "o detido foi presente à autoridade judiciária no Tribunal de Instrução Criminal de Évora para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação, tendo-lhe sido aplicada a prisão preventiva".

Lusa

Padrão dos Descobrimentos vandalizado com mensagem de 20 metros

O Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, foi hoje vandalizado com um ‘graffiti’ numa das laterais do monumento, com uma extensão de cerca de 20 metros e escrito em inglês, disse à Lusa a Polícia de Segurança Pública.

Na mensagem lê-se, em inglês, “Blindly sailing for monney [sic], humanity is drowning in a scarllet [sic] sea lia [sic]”, o que, numa tradução livre, pode ser lido em português como “Velejando cegamente por dinheiro, a humanidade afunda-se num mar escarlate”.

A ocorrência foi registada pela PSP ainda durante a manhã de Domingo, cerca das 11:30, tendo o facto sido comunicado à Câmara Municipal de Lisboa, que tutela o monumento, disse à Lusa o oficial de serviço da PSP, comissário Rodrigues.

O ‘graffiti’ foi feito por desconhecidos, não havendo qualquer suspeito identificado, adiantou o oficial de serviço.

Lusa

Imagem: Rádio Regional