sexta-feira, 7 de julho de 2023

Residência Farmacêutica - um caminho para a excelência Preparar os farmacêuticos para a prova é o objetivo

Proença-a-Nova | Comunidade de leitores da Alma Azul debate prémios literários

 
A Alma Azul, responsável pela edição dos livros com os textos vencedores do Prémio Literário Pedro da Fonseca, promovido pelo Município de Proença-a-Nova, apresentou na reunião de julho da Comunidade de Leitores de Coimbra a temática dos prémios literários a partir da mais recente edição desta obra, dedicada ao tema da Resina. Com a presença da editora Elsa Ligeiro, membro do júri do Prémio Literário desde a primeira edição, de Luís Aguiar, vencedor na categoria de poesia, e de Nuno de Sousa, menção honrosa na categoria de conto, a conversa focou diferentes perspetivas, desde os formatos dos prémios, aos jurados que avaliam as obras, à possibilidade de os autores premiados publicarem os seus textos, até à forma terapêutica da escrita.
Quanto à participação no Prémio Literário Pedro da Fonseca, Luís Aguiar, que já foi distinguido em mais de 60 prémios literários ao longo da sua carreira, refere que escreveu o texto especificamente para esta participação, tendo realizado pesquisa sobre este tema. “Houve um interesse, houve uma procura, houve uma análise e aliás, tenho outros trabalhos poéticos que também resultaram dessa procura”. Nelson de Sousa explicou, por sua vez, que a sua história se escreveu a ela própria: “o texto chama-se «O Ciclo» e nós enquanto seres humanos temos um ciclo muito pequeno face a uma floresta, ao planeta Terra, e as pessoas que trabalham com a terra têm a noção deste ciclo, que é uma coisa muito mais alargada do que eles e que eles fazem parte desse ciclo, acompanham-no. Nós que vivemos em ambientes mais urbanos não temos tanto essa noção e eu quis transmitir isso”.
Dinamizado pelo Município de Proença-a-Nova bienalmente desde 2016, o tema do próximo concurso será divulgado no dia 4 de novembro, dia da morte de Pedro da Fonseca (em 1599), ilustre proencense conhecido como o Aristóteles Português que é o patrono deste Prémio Literário. Os textos a concurso só poderão ser enviados em janeiro e fevereiro de 2024, seguindo as normas do regulamento, disponível para consulta na página do Município.

Sónia Martins

‘Vacina’ natural para proteger os frutos e legumes

Há cada vez mais doenças fúngicas em frutos e legumes. Consequência das alterações climáticas, e não só, estas levam a quebras acentuadas de produção e a um elevado desperdício alimentar. Para as evitar, os produtores recorrem frequentemente à aplicação de fungicidas sintéticos. No entanto, a eficácia destes produtos químicos é cada vez mais reduzida, devido às resistências desenvolvidas pelos fungos patogénicos, e a sua utilização tem um impacto negativo nos ecossistemas e na saúde humana.
Perante este cenário, e tendo em conta o Pacto Ecológico Europeu – que visa a redução em cerca de 50% do uso de produtos fitofarmacêuticos até 2050 no Mercado Único Europeu – investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) estão a trabalhar numa alternativa aos pesticidas químicos. Uma espécie de “vacina” com recurso a substâncias naturais a serem aplicadas em frutos e legumes.
É o propósito do projeto “BFree: Biocontrolo de FRutos e de lEgumEs”, financiado em 860 mil euros, ao abrigo do Programa de Recuperação e Resiliência – IFAP – Agenda de Investigação e Inovação para a sustentabilidade da agricultura, alimentação e agroindústria e liderado pela FCUP.
“O nosso objetivo é contribuir para o desenvolvimento e implementação (desde o laboratório até ao campo) de um conjunto de produtos naturais à base de micro-organismos endófitos – isolados de frutos – como agentes de biocontrolo”, explica Susana Carvalho, docente do Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território da FCUP e investigadora do GreenUPorto – Centro de Investigação em Produção Agroalimentar Sustentável.
E é pelos micro-organismos antagonistas que todo o trabalho está a começar. Neste momento, os investigadores já selecionaram os que têm maior potencial antifúngico sobre os agentes patogénicos que levam às principais doenças. Chegaram, aliás, a 12 diferentes formulações de diferentes micro-organismos. Querem agora analisar o efeito destas formulações promissoras em campo, aplicando-as diretamente nas plantas. O objetivo é perceber qual a interação entre o micro-organismo e o agente patogénico. “Nos primeiros ensaios realizados já foi possível perceber a atividade antifúngica do agente de biocontrolo”, conta a docente. “Na presença do microorganismo, o fungo patogénico cresce para o lado oposto.”
Segue-se uma segunda fase: a da monitorização da eficácia destes tratamentos na prevenção e/ou tratamento de doenças fúngicas, ao longo do ciclo cultural e na fase de pós-colheita, em diversas culturas de frutos e legumes, nomeadamente em morango, framboesa, mirtilo e tomate.
Numa terceira etapa, pretende-se fazer o scale-up das soluções encontradas para condições comerciais, alcançando um universo de 135 produtores hortofrutícolas distribuídos pelo território nacional. Ao longo do projeto, a disseminação dos resultados é uma prioridade dos cientistas da FCUP para poder chegar a qualquer produtor que pretenda adotar uma solução mais sustentável.
“A aplicação de agentes de biocontrolo tem vindo a despertar uma elevada atenção, quer no meio científico quer no meio empresarial, como uma alternativa promissora e sustentável às abordagens convencionais para a gestão de pragas e doenças”, realça a investigadora que está a coordenar este projeto.
O objetivo do projeto é desenvolver ferramentas sustentáveis que permitam diminuir o uso de produtos fitofarmacêuticos que, aliás, têm sido detetados com maior frequência nos frutos e legumes que chegam ao consumidor. O grupo alvo são então as principais doenças fúngicas que afetam frutos e legumes e que levam ao desperdício alimentar, nomeadamente: podridão cinzenta, oídio, míldio, antracnose e cladosporiose.
Para além do GreenUPorto/FCUP, estão também envolvidos neste projeto o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P, o Centro Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN); Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas (FNOP); Proenol – Indústria Biotecnológica SA e mais 10 PME, incluindo Organizações de Produtores e Produtores Individuais.
A equipa da FCUP integra ainda Tânia FernandesAntonia Barberio e Nuno Mariz-Ponte.
 
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto 
*APImprensa

TORRES VEDRAS REFLETIU SOBRE A CULTURA COM “CENÁRIOS PRESENTES”

“Cenários Presentes” foi a iniciativa que promoveu a reflexão sobre a cultura entre os dias 29 de junho e 1 de julho em Torres Vedras. O ciclo inseriu-se no projeto “Odisseia Nacional”, em que o Teatro Nacional D. Maria II leva a sua atividade artística a todo o país ao longo deste ano.
O objetivo passa por democratizar a oferta teatral e relacionar o pensamento contemporâneo com as identidades locais. Em Torres Vedras, abordou-se o papel de diferentes agentes culturais e a transversalidade da cultura nos territórios e quotidianos. Para isso, o programa contou com conferências (com cerca de 120 participantes), debates, mesas redondas (cerca de 80 participantes), showcases e concertos.
Também integrado no “Odisseia Nacional”, Ifigénia (de Tiago Rodrigues, com encenação de Claudia Stavisky) subiu à cena no Teatro-Cine de Torres Vedras. A peça inseriu-se na apresentação do projeto internacional “Nós / Nous”, que aprofunda o intercâmbio da cultura teatral entre Portugal, França e Galiza.
O programa passou ainda por espaços como o Grémio Artístico Comercial, Performact, Escola Secundária Henriques Nogueira, Museu Municipal Leonel Trindade, Paços - Galeria Municipal e Edifício Multisserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras. O ciclo terminou com um concerto e Dj set no Bang Venue.
“Cenários Presentes” resultou de uma parceria entre o Teatro Nacional D. Maria II, a Câmara Municipal de Torres Vedras, o Teatro-Cine de Torres Vedras, a Estrutura de Missão Portugal Inovação Social e o projeto Lab2050.

Fotografia: Teatro Nacional D. Maria II / Filipe Ferreira

Ondas de calor pedem praia? Deixamos algumas sugestões! Saiba onde se refrescar este verão visitando as praias vencedoras do Prémio Cinco Estrelas Regiões 2023

 Com a entrada no verão – e de forma plena, com as altas temperaturas que se têm recentemente verificado em Portugal –, coincidente com o período de férias de eleição dos portugueses, não falta a vontade de visitar e conhecer novas praias.
As praias são as protagonistas do verão por proporcionarem ambientes versáteis para famílias, grupos de amigos, casais ou até visitantes solitários, onde abundam as brincadeiras dos mais pequenos, os banhos de sol relaxantes, as melhores sestas do ano e também os desejáveis banhos refrescantes.
Portugal é um país detentor de locais maravilhosos, com história, profuso em opções de lazer e de gastronomia, que merece a preferência das suas gentes e capta ainda a atenção de muitos estrangeiros, que anualmente escolhem o nosso país para passarem as suas férias. Quando as temperaturas altas apertam, não há nada que saiba melhor do que um bom dia de praia. Banhadas por mar ou rio, são imensas as praias de Portugal que merecem pelo menos uma visita na vida. Para facilitar, sugerimos começar pelas 17 vencedoras do Prémio Cinco Estrelas Regiões de 2023.
 
Escolha as suas favoritas e tenha um verão sem igual!
 
Vencedores na Categoria de Praias e respetivas Regiões:
  • Praia la Lagoa de Fogo – Açores
  • Albufeira do Azibo – Macedo de Cavalheiros, distrito de Bragança
  • Praia da Barra – Aveiro
  • Praia de Porto Santo – Madeira
  • Praia de Matosinhos – distrito do Porto
  • Praia Fluvial do Pego – Idanha-a-Nova, distrito de Castelo Branco
  • Praia de Ofir – Esposende, distrito de Braga
  • Praia de Moledo – Caminha, Viana do Castelo
  • Praia de Mira – Mira, distrito de Coimbra
  • Praia Fluvial do Vale do Rossim – Gouveia, distrito da Guarda
  • Praia da Amália – Odemira, distrito de Beja
  • Praia de São Martinho do Porto – Alcobaça, distrito de Leiria
  • Praia do Guincho – cascais, distrito de Lisboa
  • Praia Fluvial de Monsaraz – Reguengos de Monsaraz, distrito de Évora
  • Praia Fluvial de Ribeira da Venda – Gavião, distrito de Portalegre
  • Praia Fluvial de Ortiga – Mação, distrito de Santarém
  • Praia da Rocha – Portimão, algarve
Para conhecer a lista completa dos ícones regionais e marcas vencedoras consulte https://r.cinco-estrelas.pt/.
 
Sobre os Prémios Cinco Estrelas
Sistema de avaliação que mede o grau de satisfação que os produtos, serviços ou marcas conferem aos seus utilizadores, tendo como critérios de avaliação as cinco principais variáveis que influenciam os consumidores nas suas decisões de compra/consumo.  Utiliza a metodologia mais completa e rigorosa do mercado, aplicando diferentes técnicas de recolha de informação, de acordo com os diferentes produtos e serviços e com o perfil do seu público-alvo.
O Prémio Cinco Estrelas Regiões aplica-se a produtos e serviços de presença regional, pretendendo enaltecer o impacto que as empresas revelam na promoção do nosso país a nível económico e social, para além da riqueza patrimonial que caracteriza e valoriza o nosso país numa vertente igualmente turística, região a região.
Mais informação em www.cinco-estrelas.pt.

    Letícia Marta
    Senior Consultant

    Universidade de Coimbra acolhe entrega de prémios do International Mathematical Modeling Challenge

     
    O Departamento de Matemática (DM) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) vai acolher na próxima terça-feira, 11 de julho, a sessão portuguesa de entrega de prémios do International Mathematical Modeling Challenge (IM2C).
    Na edição deste ano, que decorreu entre fevereiro e maio, foram selecionadas para participarem na competição três equipas portuguesas das escolas secundárias da Gafanha da Nazaré e António Damásio (Lisboa). Os estudantes desta última instituição foram distinguidos com Menção Honrosa.

    Jaime Carvalho e Silva, docente do DM, é o responsável pelo concurso em Portugal e pela escolha de duas soluções para a competição, no âmbito das atividades associadas ao Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário.

    O IM2C é um concurso aberto a todos os países e tem como objetivo promover o ensino de modelação matemática e aplicações a todos os níveis educacionais, baseando-se na convicção de que alunos e professores precisam de experimentar o poder da matemática em contextos realistas. Este desafio foi lançado por uma equipa internacional sediada no Consórcio para a Matemática e suas Aplicações (COMAP), o responsável pela organização anual do evento.

    Esta competição internacional é disputada por equipas do ensino não superior, constituídas por quatro alunos e um professor, que durante cinco dias trabalham na solução do problema proposto em cada edição, tendo acesso a todo o tipo de recursos, incluindo calculadoras, computadores, bibliotecas e internet. Cada equipa tem de produzir uma solução com o máximo de 20 páginas, incluindo uma página destinada à defesa do valor da solução proposta.

    Durante os cinco dias, os alunos não podem ter contacto com outras pessoas, incluindo o professor coordenador da equipa. No entanto, é permitido o acesso a toda a documentação que quiserem (que devem referenciar na sua solução). Por cada país podem ser submetidas duas soluções.

    Para mais informações pode aceder à página do IM2C. Os resultados finais internacionais podem ser vistos aqui.

    Sara Machado
    Assessora de Imprensa
    Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

    Inauguração da Incubadora Com.Estrela

     A incubadora COM.ESTRELA tem o prazer de anunciar a sua inauguração, hoje, dia 07 de julho de 2023.
    Num ambiente acolhedor, e rodeado pela natureza da Serra da Estrela, a COM.ESTRELA congratula-se pela abertura das suas instalações.

    A inauguração irá decorrer nas instalações da Incubadora, na Urbanização Habijovem em Seia, pelas 16h.
    Nesta sessão, os convidados poderão conhecer as instalações e os serviços da COM.ESTRELA, localizada em Seia, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela.

    Será apresentado o conceito e moodboard da incubadora durante o evento, e também o Conselho Estratégico Consultivo da mesma.

    A inauguração reservará ainda um momento para a divulgação dos vencedores do Concurso de Ideias, do Projeto Estrela Digital.

    Estarão ainda presentes alguns oradores, que darão o seu testemunho, bem como a direção da JADRC e da administração da COM.ESTRELA. Na inauguração da incubadora e respetiva sessão de encerramento, esta será presidida pela Sra. Ministra da Coesão Territorial, Doutora Ana Abrunhosa e contará ainda com a Sra. Vice-presidente da Câmara Municipal de Seia, Doutora Célia Barbosa e o Vogal Executivo da CCDRC, Doutor Jorge Brandão.

    A Administração da Incubadora COM.ESTRELA

    Estudantes desenvolvem novos alimentos alinhados com tendências alimentares. Produtos alimentares inovadores distinguidos com Prémios Comendador Arménio Miranda


    Um biscoito salgado com chutney de tomate, uma bolacha feita à base de algas selvagens e um pão sem glúten feito com perdas vegetais/hortícolas da indústria alimentar foram os três produtos premiados este ano pelo concurso integrado no Programa de Mentoria Comendador Arménio Miranda. Houve também espaço para a atribuição do Prémio Inovação a uma equipa que desenvolveu talheres comestíveis 100% biodegradáveis.
    Uma iniciativa que motiva e desafia os estudantes de Mestrado e de Pós-graduação da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa para a identificação e aplicação, com base científica, das mais recentes tendências alimentares, alinhadas com as exigências de saúde e bem-estar da vida pessoal e familiar, num contexto ambiental cada vez mais crítico.

    O programa, que se destaca pelo acompanhamento que o Senhor Comendador Arménio Miranda poderá dar aos projetos, desafia ao desenvolvimento de um produto alimentar inovador e sustentável nas diferentes fases, desde o conceito, a formulação, o processo de fabrico, a embalagem até ao mercado e ao plano de negócios.

    Appetito é o nome do biscoito salgado com chutney de tomate criado pelos estudantes do Mestrado em Engenharia Alimentar: Ana Mota, Jazmin Osório, Liliana Ribeiro. Distinguido com o 1º lugar no Programa Comendador Arménio Miranda, este novo produto, segundo o júri, “demonstra a capacidade dos estudantes em desenvolver, através das competências adquiridas no curso, um novo produto que proporciona uma experiência de sabores contrastantes e que está em linha com as tendências dos consumidores”. O 2º lugar foi atribuído ao produto Algabite, uma bolacha feita à base de algas selvagens da costa portuguesa da espécie “Kombu Laminária” com chocolate e pedaços de amêndoa, criado pelos estudantes Beatriz Ferreira, Duarte Araújo, Nádia Canavezes, do Mestrado em Engenharia Alimentar da Escola Superior de Biotecnologia. Os estudantes Alex Andrade Lima e João Vasques de Almeida, também do Mestrado em Engenharia Alimentar, desenvolveram o Mill, um pão sem glúten feito à base de perdas vegetais/hortícolas da indústria alimentar, incorporando o milho-painço. Um produto distinguido com o 3º Prémio no Programa Comendador Arménio Miranda. O prémio Inovação foi atribuído ao Eat With Me, talheres comestíveis 100% biodegradáveis, uma solução facilmente substituível dos talheres de plástico e produzida utilizando menos energia do que os utensílios de plástico. Catarina Lourenço e Francisco Carvalho, estudantes do Mestrado em Engenharia Alimentar, utilizaram ingredientes de origem vegetal, como farinha de aveia, farinha de arroz e farinha de grão de bico.

    O Programa de Mentoria Comendador Arménio Miranda tem como objetivo motivar e desafiar os estudantes dos Mestrados e Pós-graduações da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa para a identificação e aplicação, com base científica, das mais recentes tendências alimentares, alinhadas com as exigências de saúde e bem-estar da vida pessoal e familiar, num contexto ambiental cada vez mais crítico.


    PATRÍCIA GOMES
    Senior Communication Consultant

    Educ@rteNatureza junta Município à Universidade de Coimbra e Universidade Aberta. Projeto pioneiro de literacia ambiental apresentado em Cantanhede

     
    A Biblioteca Municipal de Cantanhede foi palco esta quinta-feira, 6 de julho, do I Encontro Educ@rteNatureza – As Raízes. Trata-se de um projeto desenvolvido pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra em parceria com a Universidade Aberta e Município de Cantanhede, que visa a criação de um modelo de educação através da natureza.
    Trata-se de um manual de boas práticas que privilegia a intervenção-ação, mas que a longo prazo preconiza uma componente teórica, através da criação de uma área transdisciplinar no ensino superior relativamente à Literacia Ambiental.
    Ao intervir na sessão de abertura deste encontro, a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, congratulou-se com o facto de ver a Educação Ambiental ser colocada na ordem do dia, “sentimento este reforçado por constatar a abordagem pioneira do projeto Educ@rteNatureza, que nos permitirá, por certo, abrir novos caminhos neste domínio”.
    A autarca enumerou, despois, um conjunto de ações pedagógicas que o Município tem desenvolvido em tornos das questões ambientais, terminando com um apelo à sensibilização das gerações mais novas.
    Na Educação Ambiental, a criança é vista como um agente multiplicador, ou seja, ela é que vai fazer com que os adultos alterem os seus comportamentos. Não tenho dúvidas que será através da educação dos mais jovens para as questões ambientais que dependerá o futuro da nossa Casa Comum, pois são já visíveis os efeitos das alterações climáticas no nosso planeta”, concluiu.
    Presente na sessão, o economista e antigo ministro António Bagão Félix, apaixonado confesso da Botânica, deixou a sua “visão romântica” do mundo das árvores e plantas.
    A atestá-lo as mais de 250 espécies diferentes que tem no seu refúgio no Alto Alentejo e os vários livros publicados em torno desta remática.
    Com uma intervenção baseada em citações do seu mais recente livro “Natureza de Poesia”, escrito a quatro mãos com Ana Paula Figueira, António Bagão Félix abordou a interação entre os seres humanos e a natureza.
    Escrevi sobre o meu sentir de um outro mundo que também é o mundo: o arbóreo”, sintetizou, lamentando o certo distanciamento que o cidadão comum tem em relação às temáticas ligadas à Botânica.
    As pessoas sabem o nome do vizinho do 5.º andar, mas não o nome da árvore que têm à porta de casa há muitos anos. A melhor forma de amar uma árvore é saber o seu nome”, enfatizou.
    A apresentação do projeto Educ@rteNatureza esteve a cargo de Teresa Pessoa e Ricardo Almeida, contando ainda a sessão com uma palestra de Ana Rita Vasques sobre “Educação para a Sustentabilidade”.
    O Encontro terminou com um momento musical pela Associação Musical da Pocariça.

    MUNICÍPIO DE SILVES PROMOVE CICLO DE TEATRO AO AR LIVRE

     O Município de Silves irá promover o Ciclo de Teatro ao Ar Livre nas freguesias do concelho. Esta atividade decorrerá nos meses de julho e agosto, nos seguintes dias, horários e locais:
     
    » 12 de Julho | 21h30 | Alcantarilha – Parque das Feiras junto ao Coreto
    » 18 de Julho | 21h30 | Pêra – Polidesportivo de Pêra
    » 19 de Julho | 22h00 | Armação de Pêra – Zona do Antigo Mini Golfe
    » 23 de Julho | 21h30 | Silves – Em frente às Piscinas Municipais
    » 25 de Julho | 21h30 |  Algoz – Instalações do Sport Algoz e Benfica
    » 26 de Julho |21h30 | São Bartolomeu de Messines – Largo da Igreja Matriz
    » 28 de Julho |21h30 | São Marcos da Serra – Largo da Igreja
    » 02 de Agosto | 21h30 | Tunes – Edifício da Junta de Freguesia (na lateral)
    “À Babuja” é a peça de teatro que o Município de Silves traz à cena, nas noites de verão. Este podia ser apenas um projeto à beira-mar, como o próprio nome indica. A ideia, no entanto, é guardar isso como ponto de partida, mas ser muito mais: um projeto itinerante, apelativo para muitos públicos, de um grande rigor plástico, e que dê a conhecer alguns tesouros regionais.
    É um espetáculo divertido, inspirado no clássico de Cervantes, ‘Dom Quixote de la Mancha’. Entramos no imaginário deste herói “algarvio”, onde as bóias se transformam em armadura, os guarda-sóis em moinhos de vento e a carrinha em cavalo. Nesta aventura, dançamos corridinho nas dunas, estacionamos o burro no restaurante e procuramos o pé de donzela da Dulcineia. O espetáculo consiste numa criação de raiz pensado para toda a família, com uma forte componente musical, e nele será explorada uma linguagem física, onomatopaica e clownesca. É um espetáculo universalmente compreensível pela sua linguagem física, musical e visual.
     
    O objetivo desta atividade é levar esta arte até à população de todas as freguesias do concelho e «promover o teatro, garantindo-lhe um lugar de honra na oferta cultural do concelho», destaca a Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, reconhecendo a importância da cultura no desenvolvimento do concelho.
     
    A iniciativa conta com o apoio das Juntas de Freguesia e Uniões de Freguesia do Concelho, assim como do Sport Algoz e Benfica.
     
    entrada é livreainda que limitada à lotação de cada espaço.
    Classificação etária: M/6
    Contamos com a vossa presença!
     
    + Info: Sector de Cultura do Município de Silves | tel. 282 440 856 (ext. 2745) | email: cultura@cm-silves.pt | www.cm-silves.pt
     
     
    SINOPSE
    Num dia soalheiro, um homem larga a sua rotina e, inspirado por um livro de aventuras, dá largas ao cavalo da imaginação. Este cavaleiro dos tempos modernos precisa de um co-piloto, de uma dama nobre a quem arrebatar com uma serenata e de inimigos. Um Dom Rodrigo e um medronho também não lhe cairiam mal. Dois atores e um músico dão corpo a este épico algarvio, temperado com o melhor que o Algarve tem. Estar «à Babuja» significa muita coisa e uma delas é estar à beira - das pessoas certas.

    Aveiro recebeu o Conselho de Ministros que contou com a participação do Presidente da Câmara

    A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) recebeu hoje, no Centro de Congressos de Aveiro, o Conselho de Ministros, que nesta reunião teve a Ciência como temática.
    Além de todo o apoio institucional e de gestão logística prestado pela CMA a este importante acontecimento de expressão nacional, o Presidente da CMA foi convidado a participar no início da reunião do Conselho de Ministros.
    Após a palavra de abertura do Primeiro-Ministro, Dr. António Costa, tomei a palavra para uma saudação de boas vindas e para abordar algumas das matérias mais importantes que a CMA tem pendentes e/ou em desenvolvimento com o Governo, com vários dos seus Membros, tendo dado destaque a três áreas da governação.
    Em primeiro lugar, a Saúde, destacando a prioridade do financiamento da ampliação do Hospital de Aveiro com Fundos do Portugal 2030, agora que o projeto está em fase de adjudicação pela Administração do CHBV, assim como a necessidade de se financiar a obra do Centro Académico Clínico cujo projeto que se encontra em elaboração pela Universidade de Aveiro e que funcionará em edifício agregado ao da ampliação do Hospital, assim como à premência da criação e ativação do Curso de Medicina da Universidade de Aveiro, tendo lembrado o anúncio público feito pelo Primeiro-Ministro há quase dois anos, na Universidade Católica Portuguesa a 14 de setembro de 2021, da decisão do Governo de criar mais três cursos de Medicina nas Universidades Públicas Portuguesas, nomeadamente em Aveiro, Évora e Vila Real.
    Em segundo lugar, o Ambiente, destacando a necessidade de realizar mais investimento na Ria de Aveiro e no Baixo Vouga Lagunar, na defesa costeira e na qualificação dos rios, dando nota do processo de negociação com o Ministro do Ambiente, que se encontra em bom curso e em fase final, de um programa de financiamento de investimentos utilizando Fundos Comunitários do Portugal 2030. Agregada a esta área do Ambiente abordei a área da Energia, nomeadamente a aposta da CMA e da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro na construção de uma Central de Biomassa, que aguarda licença do Governo / DGEG, assim como a necessidade de cuidar bem da sustentabilidade das infraestruturas em terra no âmbito da execução do importante Plano de Afetação de Áreas Marítimas para a Exploração de Energias Renováveis (PAER) que se encontra em desenvolvimento pelo Governo.
    Em terceiro lugar, foquei-me na área da Descentralização, realçando os três primeiros e muito bons anos de execução pela CMA das novas competências na área da Educação, existindo problemas de deficits de financiamento por resolver pelo Governo, o primeiro ano de execução das novas competências na área da Ação Social com balanço muito positivo e com sustentabilidade financeira, assumindo o compromisso de durante este ano 2023 iniciar a execução das novas competências na área da Saúde, processo que está em desenvolvimento com múltiplas diligências junto do Ministério da Saúde e dos gestores dos serviços de cuidados primários de saúde no Município de Aveiro.
    Exortei o Governo a aprofundar e a investir no processo de Descentralização, a resolver os problemas que subsistem, nomeadamente noutras áreas que não têm tido progressos, destacando as Áreas Portuárias com a nota da determinação da CMA para assumir a gestão da Frente-Ria de São Jacinto e dos terrenos da antiga Lota de Aveiro, estimulando o Governo a vencer a inércia clássica e ainda reinante da Administração Portuária de Aveiro e do próprio Governo nesta matéria, realçando a nova frente de trabalho em curso com o empenho direto da Ministra da Coesão Territorial, Dra Ana Abrunhosa, e do Ministro das Infraestruturas, Dr. João Galamba.
    Referi aos Membros do Governo que o País precisa de mais Descentralização para que os serviços públicos sejam prestados com mais qualidade, mais proximidade e conhecimento do território e das pessoas, e esse objetivo é muito importante para o fortalecimento da Democracia, com mais e melhor envolvimento dos Cidadãos e lutando contra os extremismos.
    Além da oferta do livro “Aveiro Cidade dos Canais” com a dedicatória “Que Aveiro inspire e fortaleça quem Governa Portugal, para que o faça sempre pelos Canais de Bem Servir os Portugueses”, ofereci ao Primeiro-Ministro uma peça Bordalo Pinheiro, da responsabilidade da Confraria dos Ovos Moles de Aveiro, a canastra de Ovos Moles de Aveiro.

    José Ribau Esteves
    Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

    Presidente da Câmara de Águeda não aceita retirada da US de Belazaima do Chão

     O Presidente da Câmara Municipal de Águeda, Jorge Almeida, informou hoje, na reunião de Executivo, que condicionou, junto do Ministério da Saúde, a aceitação da descentralização de competências na Saúde à reintegração da Unidade de Saúde (US) de Belazaima do Chão no quadro das unidades em funcionamento no concelho.
    O tema foi abordado na reunião de hoje a propósito da abertura da Unidade de Saúde Familiar “Souto Rio”, que é uma evolução da UCSP Águeda II de que fazia parte a US de Belazaima do Chão.
    Informou ainda que foi contactado pelo Gabinete do Ministério da Saúde para que o Município viesse a assinar o auto de descentralização de competências na área da Saúde. Em resposta, o Presidente da Câmara de Águeda foi peremptório e afirmou que não assina enquanto o auto (onde constam as unidades de saúde do concelho) não contemplar a US de Belazaima do Chão e que foi retirada pelos serviços do Ministério da Saúde.
    Jorge Almeida mostrou-se irredutível nesta decisão e não abdica da US de Belazaima do Chão. Mais afirmou que em momento algum foi assumido o fecho daquela US, que motivou inclusivamente uma reunião com a Ministra da Saúde anterior, Marta Temido.
    “Não assinarei qualquer tipo de documento nestas condições”, disse Jorge Almeida, que condiciona, assim, a aceitação da descentralização de competências à reabertura da US de Belazaima do Chão.
    Acrescenta que a Unidade de Saúde Familiar “Souto Rio”, que começou esta semana a funcionar no Centro de Saúde de Águeda, dispõe, agora, de um quadro de profissionais completo, pelo que “não há motivo para que a US de Belazaima não possa funcionar”.
    Na conversa com o Gabinete do Ministério da Saúde foi assumido que tudo iria ser feito para que esta US seja integrada no mapa de unidades de saúde do concelho de Águeda.
    Refira-se que o Município de Águeda tem tomado a dianteira na qualificação as instalações de saúde do concelho, com a requalificação, ampliação e construção de unidades de saúde, um investimento por todo o território municipal para que as populações tenham acesso “a instalações modernas, confortáveis e dignas, para profissionais e utentes”, reiterou Jorge Almeida, insistindo que espera do Governo os meios para que estas unidades sirvam as populações e as suas necessidades.

    Ana Sofia Pinheiro
    *Imagem: Jornal Soberania do Povo

    INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA NO DIA 7 DE JULHO NA ZONA ALTA DE SILVES, CANINÉ, ENXERIM E PINHEIRO E GARRADO ENTRE AS 09H00 E AS 13H00

    O Município de Silves informa que, devido à necessidade de execução de trabalhos de reparação na rede pública de abastecimento de água, o fornecimento de água será interrompido na zona alta da freguesia de Silves - Caniné, Enxerim e Pinheiro e Garrado, no dia 07 de julho, entre as 09h00 e as 13h00.
    Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.
    Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais está disponível o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.
     

    Proença-a-Nova recebe Campus Basquetebol pelo 3º ano

     
    Proença-a-Nova recebe pelo terceiro ano o Campus de Basquetebol de verão, de 9 a 15 de julho, organizado pela Associação de Basquetebol Albicastrense (ABA), com o apoio do Município de Proença-a-Nova. Este campo de férias, além da componente lúdica, tem a vertente formativa onde os atletas federados dos 11 aos 17 anos podem aperfeiçoar, melhorar e treinar basquetebol.
    Fruto da parceria entre o Município e a Associação de Basquetebol Albicastrense (ABA), no passado fim de semana, 1 e 2 de julho, Proença-a-Nova acolheu o IVº Torneio Internacional de Proença-a-Nova, onde participaram 64 equipas em representação de 24 clubes, de Norte a Sul e de Espanha, incluindo uma equipa de Proença-a-Nova, num total de 700 atletas envolvidos, 130 treinadores e dirigentes e 30 árbitros e oficiais de mesa. Durante o fim de semana realizaram-se quase duas centenas de jogos (198) em 7 campos, mas também houve espaço para a diversão com um programa que incluiu Dj’s, concursos, piscina e insufláveis. Sendo este um torneio de final de época para muitos clubes e que lhes permite participarem com quase todos os escalões, de minis e da formação, masculinos e femininos, as classificações e os resultados não são o mais importante.
    Para Gustavo Matos, da ABA, “Foi um fim de semana em grande e que superou todas as expectativas iniciais. Um torneio em que todos os números das edições anteriores foram ultrapassados. Todos juntos, esperamos ter contribuído para o sucesso de mais um megaevento de basquetebol em Proença-a-Nova e de divulgação e promoção da zona e das gentes de Proença-a-Nova”.
    A competição realizou-se em sete escalões: mini 8, mini 10 e mini 12 (em equipas mistas, feminino e masculino) e em sub 14 e sub 16, ambos em masculinos e femininos. Participam 24 clubes: Sport Algés e Dafundo - Basquetebol, Fides Gondobasket, Clube Desportivo da Covilhã, Stella Maris Basquetebol – Peniche, Odivelas Basket Clube, Clube de Basquetebol de Penafiel, NCR Valongo – Basquetebol, ABA - Associação Basquetebol Albicastrense, Scalipus Clube Setúbal, Guarda UP - Escola Desportiva e Futebol Clube Barreirense, Clube Basquetebol Escola Secundária Amadora, Montijo Basket, ACR Vigorosa, Ribeirão Basquetebol, Condeixa Basket, Núcleo Sportinguista de Estarreja, Clube Desportivo Campinho, Associação Desportiva Esposende, Sporting S- João de Ver, Amiense Basket e Maia Basket, e de espanha vieram o Club Baloncesto Maimona e o Colégio Círculo de Burgos.
    “Gostávamos de agradecer publicamente a todos, que de uma ou outra forma, contribuíram e fizeram possível realizar este torneio: Município de Proença-a-Nova, Agrupamento de Escolas Pedro da Fonseca de Proença-a-Nova e Seminário dos Missionários do Preciosíssimo Sangue de Proença-a-Nova, e de muita pessoas, que durante todo o fim de semana, foram incansáveis e tudo fizeram para que todos os participantes e visitantes se sentissem bem, as quais destacamos, os funcionários da autarquia, os funcionários da escola, as funcionárias do pavilhão e das piscinas municipais, e finalmente as cozinheiras que na escola serviram cerca de 2500 refeições a todos os participantes”, conclui Gustavo Matos.

    Andreia Gonçalves

    Proença-a-Nova | AEBB realiza atendimento presencial às empresas do concelho todos os meses

     
    No âmbito do protocolo de cooperação estabelecido entre o Município de Proença-a-Nova e a Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB) realizou-se no dia 29 de junho, no Auditório Municipal, a primeira sessão informativa que contou com a presença de mais de duas dezenas de empresários do concelho. “Este protocolo estabelece mais um apoio aos nossos agentes económicos para potenciar oportunidades de acesso às várias linhas de financiamento neste novo ciclo de programação. Tem sido sempre nossa opção captar investimento e também promover ao desenvolvimento das nossas empresas que são o fator diferenciador de criar valor”, afirma João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.
    Na ocasião, foi divulgado que todas as terceiras segundas-feiras de cada mês, entre as 09h00 e as 13h00, a Casa das Associações de Proença-a-Nova recebe um técnico da Associação Empresarial da Beira Baixa para realizar atendimento presencial às empresas do concelho de Proença-a-Nova que estejam interessadas em obter mais informações e o apoio técnico necessário para a elaboração e desenvolvimento dos seus projetos. Para participar nestas sessões, a primeira delas agendada para 17 de julho, será necessário realizar marcação prévia através dos contactos monica.cardoso@aebb.pt ou 962 125 785.
    Adicionalmente, foram apresentadas algumas das linhas de apoios e incentivos atualmente disponíveis para diversas áreas, nomeadamente: PT2030: SI Inovação Produtiva em Territórios de Baixa Densidade; PDR2020: Investimentos na instalação de plantações permanentes e captações de água; Turismo de Portugal: Linha +Interior Turismo e Linha de Microcrédito Turismo para o interior; e PRR: Projeto Emprego+Digital (ações de formação na área digital).
    O protocolo de cooperação com a AEBB, formalizado durante o IV Fórum Empresarial, promove a concretização de várias ações de apoio e desenvolvimento da atividade das empresas do concelho de todos os setores de atividade: para além das sessões informativas e do apoio técnico presencial, estão ainda previstas outras dinâmicas, como os serviços partilhados de aconselhamento elaboração e acompanhamento de projetos de investimento, consultoria jurídica, elaboração de diagnósticos e planos estratégicos e ainda apoio a processos de licenciamento. Qualificação dos recursos humanos, internacionalização, estudos e apoio ao empreendedorismo são outras das áreas de intervenção previstas.

    Andreia Gonçalves

    Coimbra | Abertas candidaturas para os Mestrados da ESAC

     Encontra-se aberta, até ao próximo dia 18 de julho, a 1.ª fase de candidaturas aos Mestrados da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) a iniciarem no ano letivo de 2023/2024.
    Admitirão novos alunos os Mestrados de: Agricultura Biológica; Desenvolvimento Sustentável; Engenharia Alimentar; Engenharia Agropecuária; Gestão Ambiental; Gestão de Empresas Agrícolas; e Recursos Florestais.
    Todas as informações sobre a oferta formativa e as candidaturas encontram-se disponíveis no Site da Escola, em www.esac.pt.
    Os resultados das candidaturas serão divulgados até ao dia 24 de julho. 

    Isabel Silva