terça-feira, 17 de maio de 2016

Exposição de Mestre Adelino Ângelo na Casa Municipal da Cultura de Cantanhede

Inaugurada em 14 de fevereiro, com a presença do presidente da Câmara Municipal

“Definir o Indefinível” é o título da exposição de pintura de Mestre Adelino Ângelo que está patente na Casa Municipal da Cultura de Cantanhede desde o passado sábado, 14 de maio. São cerca de 60 telas a óleo, constituindo uma síntese do universo estético singular de um pintor que é considerado um dos maiores retratistas portugueses, conforme sublinhou na cerimónia inaugural o presidente da Câmara Municipal, João Moura.

Perante Adelino Ângelo e os convidados presentes, o líder do executivo camarário lembrou que “a exposição estava agendada desde que o artista plástico executou os retratos de oito vultos históricos do concelho de Cantanhede que estão expostos no salão nobre dos Paços do Concelho, na sequência das obras de reabilitação a que o edifício foi sujeito”. Segundo o autarca, “os retratos dessas figuras ilustres acentuam a dimensão simbólica do espaço em que se desenrola o debate político no Município, o que constitui um bom pretexto para esta iniciativa da Casa Municipal da Cultura em dar a conhecer a obra do seu autor”.

Para João Moura a exposição evidencia “uma interpretação peculiar de espaços ou cenas e personagens de quotidianos específicos, quer na exploração da força expressiva de um certo imaginário religioso”. A propósito das temáticas mais recorrentes no universo artístico de Adelino Ângelo, “algumas paisagens e as singulares representações de Cristo, mas sobretudo os ciganos, os velhos e os mendigos, numa imagética de forte pendor sociológico”, o presidente da autarquia cantanhedense destaca “a sensibilidade que capta a essência das emoções humanas, transpondo-as para a tela de um modo que dá expressão sublime aos aparentemente indecifráveis enigmas que elas encerram”.

Por seu lado, o artista plástico agradeceu ao Município de Cantanhede o interesse “em apresentar esta pequena retrospetiva da minha obra”, manifestando-se reconhecido pela “simpatia e afeto com que sempre aqui fui tratado”. Referindo-se à exposição “Definir o Indefinível”, Adelino Ângelo adiantou que nela se pode “conhecer um pouco de uma pintura que formalmente assenta no domínio do desenho e na conjugação da cor e da luz, mas que procura ir muito mais além do que a simples representação de figuras ou situações”. O pintor confessa a preocupação de dar aos seus quadros o que chama de “mistério de Adelino Ângelo, traduzido na representação de uma leitura psicanalítica das personagens, captando o que lhes vai na alma”.

Adelino Ângelo nasceu a 8 de novembro de 1931, em Vieira do Minho. O seu talento para o desenho e a pintura começou a ser notório desde a mais tenra idade, tendo desenvolvido a partir daí um percurso artístico reconhecido nacional e internacionalmente.

Autor de retratos de mais de duas mil e duzentas personalidades ilustres, o pintor distingue-se ainda pela singularidade da sua obra sobre os desvalidos do mundo contemporâneo, os ciganos e os mendigos e os sem-abrigo, entre outras personagens dominadas pelo sofrimento.

Com obra representada em coleções de vários países Mestre Adelino Ângelo é o autor dos quadros de figuras ilustres do Concelho de Cantanhede que estão expostos no salão nobre dos Paços do Concelho.

“Definir o Indefinível” estará patente ao público na Casa Municipal da Cultura de Cantanhede até ao dia 10 de julho.
 

fonte: GIRP   16 maio 2016

Estrada de Vale de Água foi requalificada

Obra realizada pela Câmara de Cantanhede
A estrada de Vale de Água, no território da União de Freguesias de Portunhos Outil, foi sujeita a obras de beneficiação destinadas a melhorar as difíceis condições de circulação no acesso à localidade. Este troço viário que entronca na ligação de Portunhos a Murtede encontrava-se bastante degradado e apresentava problemas de drenagem que estavam a contribuir para a sua degradação.

Estas e outras situações foram entretanto resolvidas no âmbito de uma obra realizada por administração direta, com recurso aos recursos técnicos e humanos de que Câmara Municipal dispõe para intervir na valorização da rede viária do concelho.

Os trabalhos efetuados incidiram na regularização do piso, com aplicação de uma camada de betão betuminoso, e na execução de valetas revestidas, de modo a garantir o escoamento de águas durante os períodos de maior precipitação pluviométrica e preservar o pavimento.

Outro aspeto importante da obra foi o alargamento da faixa de rodagem numa extensão de cerca de 200 metros, à entrada Vale de Água. Esta intervenção foi possível graças à boa vontade de vários proprietários que cederam o terreno para o efeito, tendo resultado numa significativa valorização do acesso à localidade, bem como das condições de segurança, nomeadamente pela correção da curva acentuada que ali existia.
 

fonte:GIRP 17 maio 2016

Festival de Teatro Infantojuvenil

Câmara lançou 8 milhões de euros em obras públicas em quatro meses
Nos primeiros quatro meses deste ano (2016), a Câmara Municipal lançou 34 empreitadas de obras públicas, correspondendo a 8 milhões de euros de obras lançadas.

A revelação foi feita pelo Presidente da Câmara, Diogo Mateus, durante a última reunião do Executivo onde foram adjudicadas mais duas obras: a reabilitação/ampliação do Centro Escolar do Louriçal (1,2 milhões de euros) e os arranjos e passeios na sede de Freguesia de Almagreira (170 mil euros).

CICLO DE SEMINÁRIOS "MELHORAR O MUNDO COM O PODER DAS COMPETÊNCIAS"

​ logo
No âmbito do WorldSkills Portugal - Campeonato Nacional das Profissões, que decorre em Coimbra entre 22 e 27 de Maio, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) promove um ciclo de seminários sob o lema “Melhorar o mundo com o poder das competências”. A entrada é livre.

Inserido no programa da 42.ª edição do WorldSkills Portugal - Campeonato Nacional das Profissões – Coimbra 2016, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) promove entre os dias 23 e 26 de maio um ciclo de seminários subordinados ao tema “Melhorar o Mundo com o poder das competências”.

Com entrada livre (limitada à capacidade do espaço), este conjunto de debates junta à mesa empresários, responsáveis de centros de formação profissional e estabelecimentos de ensino, associações profissionais e especialistas em diferentes áreas e setores de atividade.

Esta reflexão sobre o poder das competências tem como objetivo debater as estratégias das empresas na resposta aos desafios do mercado global, analisando a oferta de qualificação disponível, a importância de uma atitude empreendedora na criação de condições de empregabilidade, debater a inovação, a qualidade e o design como fatores críticos de sucesso e ainda reconhecer a relevância da aprendizagem como estímulo ao desenvolvimento pessoal e profissional.

 Após os seminários, os participantes serão convidados para uma visita guiada à competição que mobiliza cerca de 400 jovens em situações reais de trabalho, numa montra viva de 48 profissões.


Os programas dos seminários, com o link para as respetivas fichas de inscrição, estão disponíveis no site do WorldSkills Portugal.

Mostra de Empreendedorismo Júnior promove projetos de estudantes Albergarienses

O Município de Albergaria-a-Velha, em parceria com a Prave – Associação de Promoção de Albergaria-a-Velha, organiza no próximo sábado, 21 de maio, pelas 10h00, a Mostra de Empreendedorismo Júnior. Na iniciativa, a ter lugar na Alameda 5 de Outubro, serão apresentados os trabalhos que os alunos do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico têm desenvolvido ao longo do ano no âmbito do Clube de Empreendedorismo Escolar de Albergaria-a-Velha.

A Mostra de Empreendedorismo Júnior visa permitir às crianças e jovens uma experiência genuína na área do empreendedorismo, facilitando o contacto com o mundo dos negócios. Ao participar no evento, os mais novos partilham experiências e ideias e desenvolvem uma cultura empreendedora, atitudes pro-ativas, importantes no seu crescimento pessoal.

Os 130 alunos envolvidos na Mostra são oriundos do Agrupamento de Escolas de Albergaria – a -Velha e do Colégio de Albergaria e elementos ativos no Clube de Empreendedorismo Escolar.

Criado em 2014, o Clube apresenta-se como um espaço de educação informal, onde todos os alunos do Concelho têm a oportunidade de desenvolver os seus projetos.

Na Alameda 5 de Outubro estarão 12 bancas com variados produtos concebidos pelos mais novos. Para além do espaço de venda, os estudantes irão apresentar também alguns jogos que criaram na área do empreendedorismo.

A Mostra de Empreendedorismo Júnior está inserida no projeto “Empreendedorismo nas Escolas de Albergaria-a-Velha”, uma das áreas do plano de ação “Albergaria Empreende+”. O projeto, que visa promover atitudes empreendedoras nos estudantes Albergarienses, tem promovido várias ações ao longo do ano letivo, como o Concurso de Ideias de Negócio do Município de Albergaria-a-Velha. No mês passado, foram apresentadas, no Cineteatro Alba, 11 ideias originais desenvolvidas por alunos do ensino secundário e profissional. Os três primeiros classificados foram distinguidos pela Câmara Municipal com missões de empreendedorismo a Madrid, Lisboa e S. João da Madeira.


Notícias da Semana | Associação Teatro Construção


ATC
BOLETIM INFORMATIVO
17.05.2016

O valor de um ser humano reside na capacidade de ir além de ele próprio, de sair de dentro de si próprio, de existir dentro de si próprio e para as outras pessoas.

Milan Kundera

Semana dos Valores

Sala dos 4 Anos B

Esta semana o grupo dos 4 anos B vai dedicar-se à exploração de alguns valores No 17 de maio pelas 15h -  Obediência e Disciplina: vamos receber a visita da Escola Segura na sala, na qual os agentes da PSP falam da sua profissão e fazem uma abordagem às regras de segurança rodoviária.

» saiba mais
 

Bolo na caneca

Para as crianças do CAT e LIJ

No passado dia 14 de maio, as crianças do CAT e LIJ da ATC participaram numa atividade realizada pela Biblioteca Camilo Castelo Branco – Pólo de Joane. A atividade dividiu-se pela leitura de uma história sobre o chocolate e uma outra parte dedicada à culinária. » saiba mais

ATC lança novos projetos dos Caminhos de Santiago

Destinado Seniores e Reformados

A ATC lança um novo projeto de Caminhos de Santiago pelo Caminho Português, destinada à população sénior e reformada, numa iniciativa da Universidade Sénior D. Dinis. » saiba mais
 

Caminhada do dia da mãe juntou mais de 200 participantes

Numa manhã de grande animação

Ainda que se tenha realizado mais tarde 15 dias que a data oficial comemorativa do dia da Mãe, é caso par dizer que valeu a pena esperar porque foi numa manhã de sol e tempo mais quente que teve lugar no passado domingo mais uma edição da Caminhada do Dia da Mãe organizada pela ATC. » saiba mais

Alunos seniores passaram um dia diferente com a natureza e os cavalos

orientado pela Escola de Equitação Ricardo Vale em Fafe

No dia 13 de maio e no âmbito das atividades curriculares da Universidade Sénior e, tendo em vista facultar um envelhecimento ativo e proporcionar experiências diversificadas, os alunos da USDD tiveram oportunidade de passar um dia diferente com os cavalos e a natureza, orientado pela Escola de Equitação Ricardo Vale em Fafe. » saiba mais
Através da consignação de imposto, ou seja, não tem que dar dinheiro ou bens, ofereça parte do imposto que iria para os cofres do Estado para a ATC.
Para tal, preencha o quadro 9 do anexo H com o nome da Associação Teatro Construção e o nosso número de contribuinte 501290834.
Facebook
Twitter
Website
E-mail

Copyright © 2016 Associação Teatro Construção, Todos os direitos reservados.
Lista de contactos registados na página www.atc.pt

Email enviado por:
Associação Teatro Construção
Rua Dr. Agostinho Fernandes Nº 113
Vila de Joane 4770-260
Portugal

Email Marketing Powered by MailChimp

Con el aumento de la interconexión a internet, la mayoría de los usuarios están expuestos a robo de información


by Yesica Flores
• El gasto en seguridad loT por utilizar internet para el 2018 será de 547 millones de dólares.
• La empresa en seguridad informática Bitdefender, es el único proveedor que tiene un producto del futuro para tener una movilidad confiable Bitdefender Box.
México D.F. a 17 de Mayo de 2016.- El Internet es una herramienta indispensable hoy en día para desarrollarnos en diversos ámbitos de nuestra vida laboral y personal, ya sea para mandar o recibir correos, buscar diversos temas, realizar pagos o compras, estar conectados en redes sociales, entre otras actividades.
La reconocida empresa analista en protección Gartner’s Magic Quadrant for Endopoint Protection Platforms predice que para 2020 se espera que el gasto en seguirdad loT (Internet of Things, concepto que se refiere a la interconexión a internet) llegará a ser de 547 millones de dólares para el 2018, casi el doble del año pasado que fue de 281,54 millones de dólares
Por otra parte, la reciente encuesta de Gartner´s coloca a los empleados que no cumplen con las políticas de seguridad son un 81 por ciento, como la mayor amenaza para la seguridad en las organizaciones. Los encuestados reportan el uso de la nube el 72 por ciento, BYOD Bring Your Own Device es una tendencia cada vez más generalizada en la que las empresas permiten a los trabajadores llevar sus dispositivos portátiles personales para llevar a cabo tareas del trabajo y conectarse a la red y recursos corporativos un 69 por ciento, y los empleados que operan desde oficinas en casa y fuera de las instalaciones son un 62 por ciento.
Luis Gerardo López Gerente de producto de Bitdefender afirma “Nuestra labor es dificultar el acceso a los atacantes por lo que al tomarles más tiempo y dinero para penetrar en una red declinan su trabajo. No cualquiera puede permitirse el lujo de gastar cientos de miles de dólares en un proyecto que no llegará a ningún lado o les lleve mucho tiempo el tener éxito. Para estos casos tenemos Bitdefender Box.

bitdefender-box-back-corner-1500x1000
Con Bitdefender Box se tiene la solución del mañana, Box le informa sobre los eventos de la red, y le permite controlar todos los dispositivos de su empresa y hogar, si se encuentra lejos de la instalación de Box puede a distancia estar protegido 100% contra los virus, piratas informáticos y robo de privacidad aunque entre a Wi-Fi en cafés, aeropuertos y otros lugares. También de forma remota puede instalar actualizaciones de Windows, mejorar la velocidad del sistema, localiza los dispositivos perdidos. Protege, consolas de juegos y Smart TV, además es fácil de configurar.
La encuesta realizada por Gartner’s también arroja que a pesar del riesgo asociado a los dispositivos portátiles, el 56 por ciento de los encuestados dicen que sus empleados están autorizados a utilizar los dispositivos personales para conectarse a la red. La amenaza causada por el creciente número de dispositivos móviles inseguros en el lugar de trabajo ha aumentado de 33 por ciento a 50 por ciento en el último año.
Recientemente, investigadores de los laboratorios de Bitdefender examinaron cuatro dispositivos de consumo conectados a Internet y encontraron varias vulnerabilidades comunes. El análisis revela que los actuales mecanismos de autenticación de dispositivos conectados a Internet fácilmente pueden ser excluidas para exponer a los usuarios de las redes y al robo de privacidad.
Los hogares no están exentos, también se producen ataques de gran importancia porque el usuario tiene la idea que solo le puede suceder a una empresa o compañía de gran importancia por lo que el atacante entra con gran facilidad a la información.

Acerca de Tasmicro
Tasmicro distribuidor de software y representante de Bitdefender (versión caja y empresarial) en México y América Latina. Una compañía de Micronet con una amplia experiencia en el mercado en el que han construido un ecosistema de productos y servicios integrales en los que además de ser fabricantes se suman como editores y distribuidores de productos de terceros.

Yesica Flores | mayo 17, 2016 a las 2:07 pm | Etiquetas: robo de información | Categorías: Productos | URL:http://wp.me/p5cUp9-16R

CONVITE - Inauguração da Exposição "ONCE UPON A TIME…"



CONVITE - Inauguração da Exposição "ONCE UPON A TIME…" de Barbara Walraven - 20 de maio (sexta-feira) - 18h30 - Torre de Menagem do Castelo de Marvão

Workshop para profissionais de saúde - Aleitamento Materno - Uma Responsabilidade de todos

No Hospital de Portalegre

Comemorações Dia da Cidade em Portalegre | 2016

CELEBRAR O ASSOCIATIVISMO – FORÇAS VIVAS DO CONCELHO
Em Portalegre, cidade e concelho, o movimento associativo e as coletividades de raiz popular são indiscutivelmente dos "motores" mais vibrantes e inspiradores da nossa vida comunitária; como sucede, aliás, um pouco por todo o nosso País.
Seja na vertente da solidariedade e do apoio social, na cultural, na recreativa, na desportiva, na da preservação e divulgação de usos, tradições e costumes... a verdade é que Portalegre e os portalegrenses têm uma enorme dívida de reconhecimento e de gratidão para com o trabalho desenvolvido por todas as associações, grupos, colectividades e clubes do concelho; e sobretudo para com as muitas e muitas centenas de mulheres e de homens, nossos conterrâneos, que, de uma forma voluntária e desinteressada, fundaram e que continuam a assegurar, nalguns casos há várias décadas ou mesmo há mais de um século, a existência, a continuidade e o funcionamento das mesmas.
É por esta razão que a Câmara Municipal de Portalegre pretende dedicar a edição de 2016 das Festas da Cidade e do Concelho a todo o movimento associativo da nossa cidade e das nossas freguesias; homenageando simultaneamente todas e todos os portalegrenses de boa vontade que, muitas vezes pensando mais nos outros e na sua terra do que em si próprios, tanto têm dedicado e tanto se têm dedicado a Portalegre.
A todos, portalegrenses e forasteiros, calorosas e amigas boas-vindas às nossas Festas da Cidade e do Concelho!
A Presidente da Câmara
Maria Adelaide de Aguiar Marques Teixeira

20 A 23 MAIO
JARDIM DA CORREDOURA

PROGRAMA
DE 02 A 30 DE MAIO
BIBLIOTECA MUNICIPAL DE PORTALEGRE
Exposição de ilustração de contos populares de Évora, de Bernardino Machado, ilustrados por António Couvinha

DIA 18 DE MAIO
ESTÁDIO MUNICIPAL
09h00 – Futebol Feminino – Girls First
Entidade responsável: Federação Portuguesa de Futebol
CASA MUSEU JOSÉ RÉGIO
17h30 – Conferência "Diferentes paisagens – uma viagem pelas obras de Júlio Dinis
e José Régio ", pela Doutora Ana Cláudia Silva
18h30 – Inauguração de Exposição de Registos e Presépios em Barro,
de Maria José Abreu Pereira

DE 20 A 23 MAIO
JARDIM DA CORREDOURA /TENDA
Feira do Livro/ À descoberta dos nossos Autores com sessões de autógrafos
e momentos de poesia
Entidade responsável: União de Freguesias da Sé e S. Lourenço

DIA 20 DE MAIO
JARDIM DA CORREDOURA – PALCO
21h00 – Demonstração de Folclore pelo Grupo Folclórico e Cultural da Boavista
e pelo Rancho Folclórico dos Fortios
CENTRO DE ARTES DO ESPECTÁCULO
22h00 – Kátia Guerreiro
10 Anos de CAE Portalegre
PARQUE DE ESTACIONAMENTO DO MOSTEIRO DE S. BERNARDO
(ENTRADA PELA RUA FREI AMADOR ARRAIS)
22h30 – Largada de touros
Entidade responsável: Grupo de Forcados de Portalegre

DIA 21 DE MAIO
CENTRO HÍPICO DE PORTALEGRE
09h00 – Passeio Equestre
Entidade responsável: Centro Hípico de Portalegre
ESTÁDIO DOS ASSENTOS /PARTIDA
09h00 – 2º Passeio Pedestre
Entidade responsável: Clube de Escalada do Norte Alentejano
KARTÓDROMO DE PORTALEGRE/ CONCENTRAÇÃO
09h30 –... Façam-se à estrada – Levar Pirilampo Mágico a outros Lugares
Entidade responsável: CERCIPORTALEGRE/Grupo Motard Novo Milénium
SERRA DA PENHA
11h00 – Escalada
Entidade responsável: Clube de Escalada do Norte Alentejano
JARDIM DA CORREDOURA/CHEGADA
18H00 - Percurso Ibérico... Pela venda de Pirilampos viaje de forma solidária e animada!
Entidade responsável: CERCIPORTALEGRE
CENTRO DE CONGRESSOS DA CMP
15h00 – XIV Encontro de Coros Infantis
Entidade responsável: Coro Infantil dos Assentos
ESTÁDIO MUNICIPAL DE PORTALEGRE
15h30 – Futalegre
Entidade responsável: Clube Desportivo Portalegrense 1925 e Associação de Futebol de Portalegre
CLAUSTRO DO CONVENTO DE SANTA CLARA
17h00 – Inauguração da Exposição " A HORSE WITH NO NAME - RETHOUGHT - ",
de Bert Holvast
MUSEU DA TAPEÇARIA DE PORTALEGRE GUY FINO
18h30 – Inauguração da Exposição "SILENT SPLASH", de Barbara Walraven
JARDIM DA CORREDOURA – PALCO
21h30 - "Dança com a cidade"
Espectáculo com professores da Escola Silvina Candeias e convidados especiais portalegrenses
Entidade responsável: Escola Silvina Candeias
MERCADO MUNICIPAL DE PORTALEGRE
23h00 – Espetáculo Musical / Dança DJ
Entidade responsável: Coro Infantil dos Assentos
PARQUE DE ESTACIONAMENTO DO MOSTEIRO DE S. BERNARDO
(ENTRADA PELA RUA FREI AMADOR ARRAIS)
23h30 – Largada de touros.
Entidade responsável: Grupo de Forcados de Portalegre

DIA 22 DE MAIO
CANIL MUNICIPAL – ZONA INDUSTRIAL DE PORTALEGRE /PARTIDA
9h00 – "Cãominhada" (5 km)
Entidade responsável: Canil Municipal de Portalegre
ATALAIÃO (JUNTO AO RESTAURANTE A GRUTA) / PARTIDA
10h00 - Caminhada EHTP (ICNF Parque Natural da Serra de S. Mamede)
Entidade responsável: Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre e ICNF
CAMPO DE FUTEBOL DA URRA
10h00 – 3º Festival Hípico
Entidade responsável: C. H. Fonte Velha/Junta de Freguesia da Urra
CENTRO HÍPICO DE PORTALEGRE
9h00 – "Dia aberto a todos" Batismo a cavalo gratuito para toda a população
Entidade responsável: Centro Hípico de Portalegre
ESTÁDIO EDUARDO SOUSA LIMA
9h00 - 18H00 – Torneio de Iniciados – Equipas participantes: CDP 1925 / Sporting Clube de Portugal / Sporting Clube Campomaiorense / O Elvas
Entidade responsável: Clube Desportivo Portalegrense 1925
PAVILHÃO MUNICIPAL
15h00 – Sarau de Ginástica
CENTRO DE CONGRESSOS DA CMP
16h00 – Concerto pelo Grupo Vocal BOCCA BELLA
AVENIDA FREI AMADOR ARRAIS
18h00 – Desfile de Carroças Engalanadas
Percurso: Av. George Robinson (Mosteiro de S. Bernardo), Largo do Mercado Municipal, Av. da Liberdade, Av. Movimento das Forças Armadas, Rua Alexandre Herculano, Rossio, Av. da Liberdade, Avenida George Robinson.
Entidade responsável: VETAL
GALERIA DE EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS DO CASTELO DE PORTALEGRE
18h00 – Inauguração da Exposição "Jovens Artistas de Portalegre"
19h00 – O Artista plástico Zoran apresenta o seu projecto musical: Blues, Loop Memory
CONVENTO DE SANTA CLARA
16h00 e 18h00 - Espetáculo "Lago dos Encantos", pelo Grupo de Teatro "Gatos ao Sol"
Reserva de bilhetes:
Entidade responsável: Teatro do Convento
JARDIM DA CORREDOURA – PALCO
22h00 – Espectáculo com o Grupo "Los Romeros"

DIA 23 DE MAIO
CENTRO DE S. CRISTÓVÃO/PARTIDA
08h30 – Caminhada 23 de maio
Entidade responsável: Centro Social e Jardim Infantil S. Cristóvão
PAÇOS DO CONCELHO
09h00 – Içar da Bandeira com honras militares por uma Companhia de Guardas Provisórios do Centro de Formação de Portalegre da Guarda Nacional Republicana. Participação da Sociedade Musical Euterpe, Sociedade Recreativa e Musical Alegretense e Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Portalegre.
CATEDRAL DE PORTALEGRE
10h00 – Missa Solene comemorativa dos 466 anos de elevação de Portalegre a Cidade, presidida por Sua Excelência Reverendíssima o Bispo de Portalegre - Castelo Branco, Dom Antonino Dias.
PAÇOS DO CONCELHO
14h30 – Sessão Solene comemorativa dos 466 anos da elevação de Portalegre a Cidade.
Concerto pela Sociedade Musical Euterpe
15h30 - AS MAIAS
Partem da Praça da República em direção ao Edifício da Câmara Municipal de Portalegre/
Palco do Jardim da Corredoura
JARDIM DA CORREDOURA – PALCO
17h30 – Atuação dos Grupos da Cantares das Associações Culturais de Portalegre: Cantalagoa, Grupo de Música da Associação Cultural Sons do Campo e Grupo de Cante Alentejano "Os Lagóias"
GALERIA DE S. SEBASTIÃO
18h00 – Inauguração da Exposição de pintura "Lauro Corado - Pintor de talento!"
CENTRO DE ARTES DO ESPETÁCULO
19h00 - Concerto pelo Grupo Jazzafari
JARDIM DA CORREDOURA – PALCO
21h00 – Grande Noite de Fados do CCD da Câmara Municipal de Portalegre

DIA 27 DE MAIO
SERVIÇOS CENTRAIS DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE PORTALEGRE
16H00 - 22H30 - 35º Aniversário da Associação de Solidariedade Social dos Professores
Comemorações a decorrer de 27 a 29 de maio
(consultar programa próprio em https://www.facebook.com/ASSP-Portalegre)
MERCADO MUNICIPAL DE PORTALEGRE
20h00 – Vlll Jantar de Beneficência – Ao sabor do Pirilampo
Jante connosco! ... sinta a solidariedade em festa!
Entidade responsável: CERCIPORTALEGRE

DIA 28 DE MAIO
24 Horas BTT
Entidade responsável: Ases do Pedal
CENTRO DE CONGRESSOS
16h30 – V Encontro Ibérico de Coros
Entidade responsável: Orfeão de Portalegre
MERCADO MUNICIPAL DE PORTALEGRE
IV Encontro de Coleccionismo Cidade de Portalegre
Organização: Diamantino Corte Real
JARDIM DA CORREDOURA – PALCO
17h30 - Festa do Folclore
Entidade responsável: Grupo Folclórico e Cultural da Boavista
CENTRO DE ARTES DO ESPETÁCULO
22h00 – Marco Oliveira
10 Anos de CAE Portalegre

DIA 29 DE MAIO
24 Horas BTT
Entidade responsável: Ases do Pedal

NO RECINTO DAS FESTAS (LARGO DO MERCADO)
HAVERÁ UMA TENDA COM A TRADICIONAL GASTRONOMIA

 



                               

                                       
                                        CAE Portalegre · Praça da Republica,39 · 7300-109 Portalegre · Portalegre 7300-109 · Portugal 

Epson Ecotank, nombrada la impresora del año 2016 por SmallbizWindows


by Yesica Flores
El sistema original de tanques de tinta fue reconocido por su innovación en el mercado de impresión
México, D. F., 17 de mayo de 2016- Epson, líder mundial en impresión e imagen digital, revolucionó el mercado de impresión con su sistema original de tanques
de tinta EcoTank, y por esa razón recientemente fue reconocida por SmallBizWindows como “Impresora del año 2016”.

El sistema original de tanques de tinta EcoTank asocia los conceptos de “Economía” y “Tanque” para ofrecer a los usuarios un sistema de impresión que consta de contenedores de tinta recargables que proporcionan el más bajo costo por copia, garantizándole a los usuarios la posibilidad de imprimir todo lo quieran sin preocuparse por el costo, duración o calidad de la tinta.
Bajo esta premisa, SmallBizWindows decidió reconocer al sistema de impresión como su “Impresora del año”, asegurando que “es una verdadera innovación en la industria”. “Nuestra Impresora del Año SmallBizWindows 2016 no es en realidad una impresora sino más bien una innovación en impresión, es decir, una impresora con tanques de tinta integrados que pueden durar de uno a dos años y cuesta mucho menos que comprar las tintas por separado durante el mismo período”, explican.
EcoTank
SmallBizWindows es un sitio especializado que realiza evaluaciones de productos de relevancia para Pequeñas y Medianas Empresas que trabajan con el sistema operativo Windows.
Las impresoras de la línea EcoTank minimizan las complicaciones y reducen notablemente los gastos asociados a la operación de sustitución de cartuchos, aumentando por otro lado el número de impresiones entre recargas, con tintas que parecen inagotables.
Acerca de Epson
Epson es líder mundial en imagen digital e innovación, cuya finalidad es superar las expectativas de los consumidores de todo el mundo a través de sus tecnologías compactas, ecológicas y de alta precisión, con una gama de productos que abarca desde impresoras y proyectores 3LCD para empresas y hogares hasta dispositivos electrónicos y de cristal líquido. Liderado por Seiko Epson Corporation con sede en Japón, el Grupo Epson cuenta con aproximadamente 75,000 empleados distribuidos en 100 empresas de todo el mundo y se siente orgulloso de sus actuales contribuciones al medio ambiente y a las comunidades en las que opera. Mayor información en:http://www.epson.com.mx
Yesica Flores | mayo 17, 2016 a las 2:00 pm | Etiquetas: Epson Ecotank | Categorías: Productos | URL:http://wp.me/p5cUp9-16O

Tailandia implementa la sólida solución de firma y autenticación de identidad móvil de Gemalto en todo el país


by Yesica Flores
Ámsterdam, 2016-05-17 07:00 CEST (GLOBE NEWSWIRE) -- Gemalto (Euronext NL0000400653 GTO), el líder mundial en seguridad digital, proporcionará su solución LinqUs Mobile ID a la Agencia de Desarrollo de Transacciones Electrónicas (Electronic Transactions Development Agency, ETDA), cuyo objetivo es desarrollar servicios en línea seguros en todo el país. ETDA es una organización pública, que forma parte del Ministerio de Tecnología de la Información y Comunicación (Ministry of Information and Communication Technology, ICT) del gobierno real tailandés, Reino de Tailandia. La solución permitirá que los usuarios de dispositivos móviles realicen transacciones en línea dondequiera que vayan, con los más altos niveles de seguridad y conveniencia. Podrán acceder a la banca en línea, confirmar pagos y firmar digitalmente documentos para actividades confidenciales, como formularios de solicitud de préstamos o actualizaciones de cuentas en línea, con solo ingresar un número de identificación personal (personal identification number, PIN) en sus dispositivos móviles. Al desarrollo completo le seguirá la implementación en todo el país, lo que habilitará una amplia gama de servicios seguros para 86 millones de suscriptores1, para impulsar los planes de economía digital del país2.
Tailandia es un mercado de servicios móviles de rápido crecimiento en el Sudeste de Asia, con más de 40 millones de usuarios de Internet móvil que realizan alrededor del 60 % de las transacciones en línea a través de dispositivos móviles3. También es uno de los principales objetivos del mundo de ataques bancarios en línea y de malware en puntos de venta4. Con la solución de Gemalto, el gobierno ahora puede fortalecer la transformación digital del país mediante la implementación de diversos servicios, tales como banca en línea, comercio electrónico, aplicaciones electrónicas del gobierno, inicios de sesión corporativos y pagos móviles, con una combinación inigualable de simplicidad, movilidad y seguridad.
“El mandato que el Ministerio de ICT le dio a ETDA es aumentar el volumen y el valor de las transacciones electrónicas en Tailandia y, a la vez, prestar particular atención a la seguridad. Por ello, ETDA se ha concentrado en el área de autenticación electrónica con Gemalto. La solución multipropósito proporcionará una sólida autenticación basada en la infraestructura de claves públicas (Public Key Infrastructure, PKI) y firmas legalmente vinculantes directamente desde los teléfonos de los usuarios, ofreciendo conveniencia y un marco de seguridad sólido para todos”, afirmó la señora Surangkana Wayuparb, presidenta y directora ejecutiva de ETDA. “Con gran soporte para todas las redes y tipos de teléfonos, los ciudadanos que tengan un dispositivo móvil ahora podrán acceder a servicios en línea desde cualquier lugar. Esto facilita la adopción masiva y nos ayuda a acelerar el crecimiento económico digital”.
“La implementación de la solución de identificación móvil Mobile ID pone a Tailandia al mismo nivel que otros países líderes, como Finlandia, Noruega e Islandia, en materia de proporcionar un alto grado de seguridad para servicios en línea”, comentó Michael Au, presidente de Gemalto para el Sur de Asia y Japón. “Con un entendimiento completo de tecnologías de seguridad integrales en diferentes industrias, como la bancaria, telecomunicaciones y gobierno, podemos ayudarlos a proporcionar una experiencia al usuario de clase mundial para desarrollar una sociedad y una economía digital pujantes”.

Acerca de Gemalto
Gemalto (Euronext NL0000400653 GTO) es el líder mundial en seguridad digital, con ingresos anuales de 3,1 mil millones de euros en 2015 y clientes en más de 180 países. Generamos confianza en un mundo cada vez más conectado.
Nuestras tecnologías y servicios permiten a las empresas y a los gobiernos autenticar identidades y proteger datos de manera que estos estén seguros y habilitan servicios en dispositivos personales, objetos conectados, la nube y entre estos.
Las soluciones de Gemalto están en el centro de la vida moderna, desde la seguridad en los pagos, hasta las empresas y el Internet de las Cosas. Autenticamos personas, transacciones y objetos, ciframos datos y generamos valor para software, permitiendo a nuestros clientes brindar servicios digitales seguros a miles de millones de personas y cosas.
Nuestros más de 14 000 empleados operan desde 118 oficinas, 45 centros de datos y personalización y 27 centros de investigación y desarrollo de software ubicados en 49 países.

Yesica Flores | mayo 17, 2016 a las 1:32 pm | Etiquetas: GEMALTO | Categorías: Noticias | URL: http://wp.me/p5cUp9-16I

Reposição de 35 horas em vigor para todos os trabalhadores a 1 de Julho

O primeiro-ministro está "surpreendido pela polémica" em torno da aplicação das 35 horas de trabalho, afirmando que "não haverá aplicação faseada" e sim uma entrada em vigor a 1 de Julho para todos os trabalhadores com funções públicas.

"Confesso que estou um pouco surpreendido por esta polémica, porque do que conheço não há nenhuma proposta de aplicação faseada [das 35 horas de trabalho na Função Pública]. A proposta que existe é de que as 35 horas entrem em vigor para o conjunto dos trabalhadores em funções públicas no dia 01 de julho, ao contrário do que dizia a proposta inicial que previa um período de regulamentação de 90 dias após a entrada em vigor", disse hoje António Costa no parlamento.

António Costa, que falava no final de uma reunião da Assembleia Parlamentar Euro-Latina-americana (EuroLat), no parlamento português, ressalvou que existirá, isso sim, uma "válvula de segurança" para a aplicação das 35 horas.

"O que há é uma norma de bom senso, que permite a título excecional - e pontualmente - proceder a ajustamentos de horário em serviços em que, por dificuldades concretas de contratação de pessoas necessárias, esteja em causa a continuidade e qualidade dos serviços prestados aos cidadãos", disse.

O primeiro-ministro insistiu que "o que se propõe não é uma aplicação faseada" da reposição das 35 horas, como tem sido criticado pelos sindicatos, mas sim "uma aplicação a todos os trabalhadores a partir de 01 de julho que exercem funções públicas, com uma norma de garantia - eu diria uma válvula de segurança - para evitar situações de rutura nalgum serviço".

Esta "norma" permite não o faseamento de horário, mas "pequenos ajustamentos de horário".

Do levantamento feito pelo Governo, junto das estruturas sindicais e dos ministérios, disse António Costa, "não haverá problemas" relacionados com estes ajustamentos "salvo talvez nos hospitais".

"E nos hospitais temos vindo a trabalhar com o sindicato dos enfermeiros portugueses para encontrar formas de resolver problemas que se possam colocar em dois grupos profissionais: os enfermeiros e os técnicos auxiliares", realçou.

Ou seja, para Costa "trata-se assim de cumprir o que está no programa do Governo: adotar o horário das 35 horas sem aumento da despesa global com pessoal".

"Por isso, estão criados os instrumentos necessários para que eu e o ministro das Finanças possamos controlar quer as contratações quer as horas extraordinárias, de forma a não haver aumento da despesa, mas garantindo o compromisso da aplicação da medida a partir de 01 de julho", concluiu.


Fonte: Lusa