quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Abel Xavier segura o “tacho” nos “Mambas” culpando os árbitros e clama vitória moral sobre a Namíbia

Abel Xavier, que não teve a honra de ir a sala de imprensa após a derrota em Windhoek, defendeu o seu “tacho” de seleccionador de futebol de Moçambique culpando os árbitros, reclamando vitórias morais e até sugeriu a existência de uma conspiração continental contra os “Mambas”, que nos últimos 3 jogos do Grupo K somaram apenas 1 ponto e estão quase eliminados da fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2019.
Xavier começou pelo óbvio balanço do jogo do passado sábado (13) no estádio nacional do Zimpeto onde a selecção de Moçambique foi envergonhada pelos namibianos: “(...)Numa dupla campanha com a Namíbia que afinal de contas se mostrou um adversário competitivo, nós tínhamos trabalho o primeiro jogo da melhor forma possível, não atingimos os resultados que queríamos em nossa casa e foi assumido naquele jogo que houve erros determinantes em determinadas situação em que nos puniram”.
“Houve um sentimento de revolta do 1º jogo porque a equipa ficou emocionalmente afectada pela forma, não pelo comportamento do jogo jogado dentro do campo, que nós perdemos o jogo da 1ª mão. Na 2ª mão nós tivemos uma estrutura de preparação extremamente positiva, porque a equipa recuperou, tivemos uma confrontação saudável dentro do próprio grupo para estabelecer sinais de crescimento e de melhoria face ao rendimento colectivo(...) fomos para a Namíbia concentrados num aspecto, ganhar o jogo” afirmou o treinador que em momento algum admitiu que os “Bravos Guerreiros” foram mais eficazes.
Na óptica de Abel Xavier a partida de Windhoek foi o melhor jogo dos “Mambas” nos longo dos 3 anos em que está sob o seu comando, “em termos de rendimento global em todos aspectos, daquilo que é o valor mais importante de uma equipa a trabalhar em termos colectivos, que é a intensidade colectiva de nos afirmarmos num campo que é extremamente difícil, que é do adversário, foi no jogo de ontem”.
“É inquestionável, é um facto, o jogo jogado não falou verdade ontem. Em todos os jogos deste grupo Moçambique tem marcado, e todos os jogos, coisa que não acontecia há muitos anos. Em todos os jogos Moçambique tem sido determinante, dominante em vários momentos do jogo, em termos do jogo de ontem foi a maioria do tempo. Portanto eu estou extremamente orgulhoso do rendimento da estrutura, de todos os jogadores da minha equipa”, acrescentou.
Abel Xavier fala em conspiração continental contra a selecção de Moçambique
O seleccionador nacional que aufere um salário mensal de aproximadamente 10 mil dólares norte-americanos, quase o orçamento anual de várias Federação de modalidades que têm trazido muitas glórias para Moçambique, responsabilizou as equipas de arbitragem pelos desaires. “Mas ontem a terceira equipa foi competente? A terceira equipa foi competente no jogo da Guiné-Bissau em casa? Eu penso que não foram, porque se nós trabalhamos os jogadores para lutar contra tudo e contra todos, porque é algo que foi quase uma herança competitiva ao longo dos tempos, nós trabalhamos estes aspectos para ser mais fortes. Dentro do jogo e do rectângulo há três equipas, mas há um outro jogo que está a ser jogado que é extremamente relevante e extremamente importante para aquilo que é o resultado final e nós temos de ser fortes a vários níveis”.
Com o dedo em riste, Abel Xavier vangloriou-se do trabalho que está a fazer e apelou a união de todos os moçambicanos para os próximos 2 jogos dos “Mambas”.

Agressivo e empunhando uma estátua de boxe, Xavier avançou com uma teoria de uma alegada conspiração continental contra a selecção moçambicana: “(...) quando foi a euforia da afirmação que nós tivemos em Ndola, no jogo da Zâmbia, manifestada e aglutinada e que fez com que o povo ao longo deste tempo todo enchesse o Zimpeto com 41 mil pessoas, coisa inédita desde a sua construção, eu disse são 3 pontos que vão mexer com muita situação no nosso continente nós termos ganho a Zâmbia (...) estão a tirar-nos aquilo que nós conseguimos agarrar de outra forma”.
“Moçambique jamais será o mesmo, independentemente da minha presença, porque as questões que estamos a trabalhar interna, para que seja cíclico e ter continuidade é acima de tudo para poder formar técnicos que possam continuar o projecto, porque construir e descontruir e começar sempre de etapas zero não é evoluir e construir nada” declarou.
O treinador de Moçambique terminou apelando: “Nós em casa contra a Zâmbia trabalhemos, trabalhemos o jogo, sejamos unidos, que acreditem e depois vamos a Guiné ganhar o jogo também”.
Ocupando o 3º lugar do Grupo K a selecção de Moçambique tem de vencer a Zâmbia, daqui a um mês em Maputo, e depois precisa de ir derrotar a Guiné-Bissau na sua casa a 22 de Março de 2019, e terão de torcer que a Namíbia não vença os dois jogos que ainda tem por realizar.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Nova estrutura orgânica para um “serviço público de qualidade”



Resultado de imagem para Câmara Municipal da Marinha Grande
A Câmara Municipal da Marinha Grande implementou no passado dia 12 de outubro uma nova estrutura orgânica flexível, que visou a reorganização dos serviços municipais, com o principal objetivo de os tornar mais eficazes e eficientes e próximos dos cidadãos. 

Para a presidente da Câmara, Cidália Ferreira, “a nova organização visa alcançar a prestação de um um serviço público de qualidade, com mais eficácia, através de políticas públicas assentes na gestão sustentável dos recursos humanos disponíveis e na qualificação dos nossos trabalhadores”.

A nova estrutura orgânica pretende privilegiar o interesse dos cidadãos, a prossecução do interesse público municipal, a simplicidade nos procedimentos.

Para o exercício das atribuições e competências que legalmente estão atribuídas ao Município, a estrutura hierarquizada flexível dos serviços municipais é composta por unidades orgânicas flexíveis e subunidades orgânicas.

Durante o tempo que mediou a aprovação do novo regulamento e a data presente, a Câmara realizou todos os esforços para admitir recursos humanos que viessem a colmatar as necessidades desta nova estrutura orgânica através de procedimentos de admissão de trabalhadores via mobilidade interna e regularização de vínculos precários. No entanto, relativamente à mobilidade, as entidades de origem dos trabalhadores não autorizaram a sua transferência. Por esse facto, esta quinta-feira, 18 de outubro, realizaram-se reajustes ao regulamento publicado.

Passam a existir as seguintes Divisões:
- Divisão Administrativa e Financeira (DAF);
- Divisão de Qualidade de Vida (DQV);
Divisão de Modernização e Capacitação (DMC);
Divisão de Gestão do Território (DGT);
Divisão de Desenvolvimento da Cidadania (DDC);
Divisão Jurídica e de Apoio (DJA).

Foram  constituídos  os  seguintes  Gabinetes  de  Apoio  aos  órgãos  de gestão e unidades orgânicas:
Gabinete de Apoio aos Órgãos de Gestão (GAOG);
- Gabinete Municipal de Proteção Civil (GMPC);
- Gabinete de Comunicação e Relações Públicas (GCRP);
- Gabinete de Auditoria e Melhoria Contínua (GAMC);
- Gabinete de Apoio ao Empresário e ao Empreendedorismo (GAEE);
Gabinete de Desenvolvimento Estratégico e Candidaturas (GDEC).

Litoral Centro | Campanha para 1 milhão de visualizações, consigo é possível

Além da dita campanha para 1 milhão de visualizações também é possível fazer uma subscrição gratuita, para tanto basta escrever o seu email no espaço submit e clicar no mesmo espaço, seguir as instruções que vão aparecendo.

Vamos a isso, e passe a receber todos os conteúdos informativos de âmbito nacional e não só.

J. Carlos
Director

Facebook estreou centro de controlo de notícias falsas com eleições brasileiras

A rede social Facebook estreou o centro de controlo de notícias falsas na primeira volta das eleições presidenciais do Brasil, de 07 de outubro, disseram hoje fontes da empresa.
O "Quarto de guerra", como foi batizado pela própria empresa, é uma pequena sala na sua sede, em Menlo Park (Califórnia, Estados Unidos), na qual trabalham diariamente entre 20 e 30 pessoas responsáveis por coordenar milhares de trabalhadores em todo o mundo.
As eleições brasileiras foram o primeiro grande teste a esta unidade.
Durante a campanha, os especialistas em segurança para o Brasil, que trabalham no Facebook, transferem-se para essa sala, juntamente com os funcionários habituais, para ajudá-los a desenvolver e pôr em prática uma estratégia ajustada às características do país.
"Detetamos uma história que foi posta a circular há poucos dias nos comícios em que se dizia que por causa da violência, a campanha eleitoral iria ser suspensa até ao dia seguinte", explicou o chefe de cibersegurança da empresa, Nathaniel Gleicher.
"Detetamos a informação, que era falsa, e eliminamo-la antes que se tornasse viral e chegasse a centenas de milhares de internautas", referiu.
Gleicher também contou que no próprio dia de eleições presidenciais brasileiras, na primeira volta, antes do fecho dos colégios eleitorais, detetaram "um aumento de discursos de ódio" contra uma região concreta do país e trataram de a eliminar.
A empresa de Menlo Park, que hoje abriu as portas da sala de controlo a um reduzido grupo de jornalistas, indicou que se prepara novamente para exercer esse controlo na segunda volta dos comícios para a segunda volta das eleições no Brasil, de dia 28 de outubro.
Nesse dia, Jair Bolsonaro, candidato de extrema-direita (PSL), enfrentará Fernando Haddad, do PT (esquerda), na corrida à presidência do Brasil.
Lusa

Figueira da Foz: Parque Municipal de Campismo vai ser recuperado em tempo recorde


Amanhã, uma empresa contratada para o efeito pelo Município da Figueira da Foz para responder de forma célere e restabelecer a normalidade no Parque Municipal de Campismo, fechado por questões de segurança desde o dia da Tempestade Leslie, irá proceder à remoção de todas as árvores que foram destruídas pela força do vento.

Num total de 885 árvores que compunham esta mancha verde, foram afetadas 321: 293 Pinheiros bravos, 7 Pinheiros mansos, 8 Choupos, 4 Cedros, 2 Loureiros, 4 Diferenciadas, 1 Azinheira e 2 Eucaliptos. Salvaram-se da destruição 564 árvores. Para que esta recuperação seja feita em tempo recorde, a empresa contratada vai trabalhar também durante o fim de semana.

Ainda no Parque Municipal de Campismo, do total de 11 bungalows, quatro ficaram com a cobertura danificada, enquanto outro teve o vidro da sacada e a portada partidos. Os seis balneários existentes tiveram danos nomeadamente na cobertura e no interior, os 6 apoios de lavagem de louça ficaram totalmente destruídos, assim como a lavandaria. A Casa do Parque também teve o telhado danificado. Todos estes danos serão também reparados, para que o Parque Municipal de Campismo possa reabrir ao público o quanto antes.

Filarmónica de Mira vai celebra seus 148 anos com homenagem a um grande homem…

A Filarmónica Ressurreição de Mira estará a celebrar seu 148º aniversário no próximo dia 28.

Durante aquele dia, várias serão as atividades comemorativas que culminarão em mais um Concerto desta afamada banda mirense. Porém, é importante destacar a homenagem sentida que será feita ao sr. Manuel Anilde, nome ímpar da sociedade local e, a bem da verdade, expoente máximo daquilo que é, nos dias de hoje, a Filarmónica Ressurreição de Mira.
Estão todos convidados a estar presentes nos vários momentos do dia 28 de Outubro.
Jornal Mira Online, parceiro da Filarmónica Ressurreição de Mira para a área cultural, associa-se a (mais) este momento importante, não somente da FRM, mas também, de toda a cultura local.

Mira Online 

Sociedade | Manifestação pelo Não à destruição do Rossio


A política foi primeiro a arte de impedir as pessoas de se intrometerem naquilo que lhes diz respeito. Em época posterior, acrescentaram-lhe a arte de forçar as pessoas a decidir sobre o que não entendem.
 Paul Valéry
A política é a condução dos negócios públicos para proveito dos particulares.
 Ambrose Bierce

A sua participação é imprescindível...




Hora de Fecho: O armário de Haddad está cheio de esqueletos do PT /premium

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Corrupção, ataques à imprensa, mudanças à Constituição e apoio à Venezuela. O armário do PT está cheio de esqueletos e Haddad parece até gostar deles — mas isso pode custar-lhe as eleições.
Na operação divulgada esta quinta-feira pela diretoria do norte, as autoridades revelam que foram detidos dois outros dirigentes do Turismo do Norte e dois empresários que beneficiaram do esquema.
O Conselho de Ministros aprovou uma resolução que proíbe o Estado de usar garrafas, sacos e louça de plástico, pretendendo ainda reduzir em 25%, num ano, o consumo de papel e consumíveis.
Andreia Couto, ex-diretora executiva da Liga e irmã de Fernando Couto, foi despedida por justa causa por Pedro Proença e está sob investigação da PJ. Em causa está o acesso indevido a informação.
O ministro falou e BE e PCP ficaram baralhados: não era aquilo que tinham negociado sobre as reformas antecipadas. "Clarifique-se", diz BE. "Declarações vinculam apenas o Governo", dizem os comunistas
Donald Trump disse ter um "instinto natural para a ciência" que lhe faz colocar em causa a existência das alterações climáticas. Terá herdado esse instinto de um tio que dá aulas no MIT.
O artigo tinha chegado um dia depois de o jornalista saudita ter desaparecido. O Washington Post publica-o agora. Sem surpresas, é sobre liberdade de expressão, o bem essencial do mundo árabe.
Inês Afonso Marques, psicóloga infantil, é a autora do livro "Crescemos Juntos", que reúne reflexões sobre a parentalidade para todos os dias do ano. Escolhemos 15 frases e pedimos que as comentasse.
As imagens foram divulgadas pelo próprio Bansky no seu site pessoal e revelam a intenção da total destruição do quadro. A intenção não foi consumada porque a máquina encravou.
Fumar viagra é a nova moda nos Estados Unidos e está a preocupar as autoridades de saúde, revela o jornal El Español.
São cada vez mais os herdeiros ao trono e um outro vem a caminho, agora que os príncipes Harry e Meghan anunciaram esperar o primeiro filho. Descubra quem pode ficar com a coroa a partir de agora. 
Opinião

Helena Garrido
O Conselho de Finanças Públicas deu parecer negativo às previsões para o crescimento inscritas no Orçamento do Estado. Disse que não são nem prováveis nem prudentes. Qual a consequência deste parecer?
Luís Campos e Cunha
Há bons argumentos para mandatos longos e únicos para funções públicas como a de PGR. Mas há um diabo de um detalhe: é que tem de estar claro, na lei, desde o início, que o mandato é único. E não está
Paulo Tunhas
Os missionários de esquerda vivem isolados do mundo numa bolha que generosamente lhes permite uma espécie de solipsismo colectivo. Só eles, como um todo, existem, só eles são dotados de alma.
Maria João Avillez
Releia-se a espantosa carta de Costa a Negrão, repare-se no seu tom ditatorial, pasme-se sobre o seu acinte, e perceber-se-á porque evoco o passado recente socialista. Perceber-se-á ao que chegámos.
Ana Miguel dos Santos
Agora há taxas para tudo. Taxas de licenciamento, urbanização, fiscalização do licenciamento, vistorias, ocupação da via pública, esgotos, comunicação... É uma verdadeira propagação selvática de taxas
Maggi

Dulce Neto
O ex-ministro da Educação critica a decisão: "Erro crasso", "medida demagógica" e "injusta" que só favorece quem não precisa.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Governo aprova decreto-lei que cria programa de captação de investimento para o interior

O Conselho de Ministros aprovou hoje o decreto-lei que estabelece e regulamenta o programa de captação de investimento para o interior, criando uma comissão de promoção e simplificando procedimentos.
No ‘briefing’ do Conselho de Ministros de hoje, o ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, explicou que “por forma a estruturar os esforços de captação de investimento para o interior, o Governo aprovou um decreto-lei que resulta das decisões tomadas no Conselho de Ministros de 14 de julho sobre a valorização do interior”.
“Trata-se do decreto-lei que cria o programa de captação de investimento para o interior. Este decreto-lei tem duas vertentes específicas”, começou por explicar.
A primeira das componentes é, segundo Siza Vieira, “a criação de uma comissão de promoção de investimento no interior”, associando “diversas entidades públicas, entre as quais a AICEP e o IAPMEI, mas também com a participação de atores locais”.
O objetivo é “assegurar que os esforços externos de atração de investimento para Portugal possam também ter uma visibilidade maior relativamente aos territórios do interior”.
“A segunda componente deste decreto-lei respeita à simplificação de procedimentos que respeitem a investimentos realizados no interior”, acrescentou.
Assim, de acordo com o ministro, as “intenções de investimento que tenham uma dimensão de investimento superior a 10 milhões de euros ou que preencham outros requisitos, designadamente serem oriundos de investidores portugueses da diáspora, poderão beneficiar de um acompanhamento mais estruturado e de uma simplificação de procedimentos”.
Este programa, na opinião de Siza Vieira, “é uma componente importante do programa de valorização do interior e da estratégia do Governo de assegurar a atração de investimento capaz de criar emprego, capaz de reter e atrair populações para os territórios do interior”.
Em 14 de julho, no Conselho de Ministros Extraordinário, que decorreu na Pampilhosa da Serra, distrito de Coimbra, o Governo anunciou a criação de um programa de concursos de 1.700 milhões de euros para apoiar o investimento empresarial no interior, no âmbito da reprogramação do Portugal 2020, anunciou hoje o ministro Adjunto.
JF (JYGA) // JPS
Lusa/fim /NDC

NACIONAL|OE2019 Terceiro aumento de pensões recupera poder de compra após cortes do PSD/CDS-PP

Um pensionista que ganha 300 euros por mês vai recuperar o poder de compra perdido durante os anos do anterior governo do PSD e do CDS-PP já em Janeiro, com o terceiro aumento de dez euros.

O terceiro aumento extraordinário das pensões, em Janeiro de 2019, vai assegurar a recuperação do poder de compra dos pensionistas que actualmente auferem 300 euros por mês, face a 2011. Desde esse ano e até 2015, todas as pensões à excepção das mínimas estiveram congeladas pelo executivo do PSD e do CDS-PP, em que Pedro Mota Soares era ministro da Segurança Social.
As pensões da Segurança Social até 300 euros representam mais 1,5 milhões num total de 2,9 milhões de pensões. No entanto, há pensionistas que auferem mais do que uma pensão e o aumento extraordinário de 2019, tal como nos últimos dois anos, é calculado por pensionista.
52%
Das 2,9 milhões de pensões da Segurança Social, mais de 1,5 milhões (52%) são de valor igual ou inferior a 300 euros mensais
Os 300 euros são o patamar até ao qual existe recuperação integral do poder de compra face a 2011. Todos os pensionistas acima deste valor vão continuar a receber menos do que teriam direito sem o congelamento e com a aplicação da fórmula de actualização legal até 2015.
A actualização das pensões foi retomada em 2016, após a derrota da coligação PSD/CDS-PP nas eleições de Outubro de 2015 e o seu afastamento do governo. Nessa campanha eleitoral, um dos temas em destaque foi precisamente o compromisso assumido pelo executivo junto da Comissão Europeia, nos últimos meses de mandato, de cortar 600 milhões de euros na despesa da Segurança Social com pensões já em pagamento.
18,22€
Um pensionista que ganha 300 euros vai chegar a Janeiro de 2019 com mais 18,22 euros por mês do que aconteceria com a solução acordada entre o PS e o BE em 2015
Depois de, em 2016, um aumento extraordinário de dez euros ter sido afastado pelo Governo do PS, este viria a integrar os orçamentos do Estado para 2017 e para 2018, com entrada em vigor a partir de Agosto. De acordo com a proposta de Orçamento do Estado para 2019, a medida vai repetir-se no próximo ano, mas logo a partir de Janeiro.
O tema das pensões entrou nas discussões que se seguiram às legislativas de 2015 e que antecederam a formação do Governo, tendo ficado negociado entre o PS e o BE a simples aplicação da lei. Com essa solução, o mesmo pensionista que recebe 300 euros chegaria a 2019 com menos 18,22 euros por mês do que vai passar a ganhar a partir do próximo mês de Janeiro.

Fonte: abrilabril

Operação Éter: Cinco detidos por corrupção em contratações públicas


A operação da Polícia Judiciária foi levada a cabo na manhã desta quinta-feira.
Operação Éter: Cinco detidos por corrupção em contratações públicas
Cinco pessoas, com idades entre os 42 e os 54 anos, foram detidas pelos inspetores da Polícia Judiciária por suspeitas dos crimes de corrupção e participação económica em negócio em procedimentos de contratação pública na zona Norte do país.
Numa nota enviada às redações, a PJ faz saber que a investigação se centrou na “atividade de uma pessoa coletiva pública”, tendo permitido descobrir a existência de um “esquema generalizado, mediante a atuação concertada de quadros dirigentes, de viciação fraudulenta de procedimentos concursais e de ajuste direto com o desiderato de favorecer primacialmente grupos de empresas, contratação de recursos humanos e utilização de meios públicos com vista à satisfação de interesses de natureza particular”.
Ao longo da manhã foram realizadas 11 buscas, domiciliárias e não domiciliárias, nas regiões do Porto, Gaia, Matosinhos, Lamego, Viseu e Viana do Castelo, tendo estado envolvidos 50 elementos da PJ, incluindo inspetores, peritos informáticos e peritos financeiros e contabilísticos.
Entre os detidos contam-se três dirigentes de uma entidade pública e dois empresários, sendo que o Correio da Manhã avança com a informação de que um dos detidos é o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira.
Fonte: noticiasaominuto

Incêndio no IPO-Porto obrigou à evacuação de uma enfermaria


Um incêndio numa sala de computadores do bloco operatório do IPO do Porto obrigou hoje à evacuação da enfermaria do piso 4, tendo os doentes ali internados sido deslocados para "outras enfermarias e vãos de pisos".



Em declarações à Lusa, o chefe de serviço dos Bombeiros Sapadores do Porto disse que o alerta foi dado cerca das 06h00 e que quando chegaram ao local já se depararam com muito fumo no piso 4.
"Depois do reconhecimento, percebemos que a sala de computadores do bloco operatório já estava tomada pelo fogo", disse.
Segundo o mesmo responsável, ninguém sofreu ferimentos, porque os doentes já tinham sido todos retirados.
O incêndio foi extinto cerca das 07h30.

Fonte: noticiasaominuto

TRABALHO|SEGURANÇA SOCIAL Governo quer limitar acesso às reformas antecipadas


Vieira da Silva anunciou que o Governo do PS pretende limitar o acesso à reforma antecipada: passa a ser possível apenas para quem atinja 40 anos de descontos até aos 60 de idade.
O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, acompanhado pela secretária de Estado da Segurança Social, Cláudia Joaquim, na reunião plenária da Comissão Permanente de Concertação Social, em Lisboa, no dia 30 de Maio de 2018
O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, acompanhado pela secretária de Estado da Segurança Social, Cláudia Joaquim, na reunião plenária da Comissão Permanente de Concertação Social, em Lisboa, no dia 30 de Maio de 2018CréditosMiguel A. Lopes / Agência Lusa
O ministro do Trabalho e da Segurança Social explicou ontem, na conferência de imprensa de apresentação do Orçamento do Estado para 2019, que a eliminação do factor de sustentabilidade só vai chegar para aqueles casos: ter pelo menos 40 anos de descontos aos 60 anos de idade. Mas, acrescentou, o Executivo quer ainda limitar as regras de acesso à reforma antecipada, limitando-a a quem reúna aquelas condições.
Na prática, o Governo pretende acabar com a penalização, que actualmente é de 14,5%, mas também vedar o acesso à reforma antecipada para os trabalhadores que começaram a trabalhar depois dos 20 anos de idade. Mesmo para alguém que tenha começado a trabalhar antes, basta um período significativo de desemprego ao longo da sua vida activa para perder o acesso.

Calendário anunciado agora leva mais de um ano de atraso

Esta intenção do Executivo do PS veio introduzir confusão na discussão do OE2019, que fixa o calendário para o alargamento do acesso à reforma antecipada para os trabalhadores com longas carreiras contributivas. A partir de 1 de Janeiro passa a ser possível para quem tenha 63 anos de idade, passando a estar acessível a quem tenha 60 anos a partir de Outubro.
Apesar de ser eliminada a penalização do factor de sustentabilidade, manter-se-ão os descontos de 0,5% por cada mês relativamente à idade legal da reforma.
De acordo com o calendário fixado pelo próprio Governo e anunciado pelo ministro Vieira da Silva em 2017, o processo deveria ter sido fechado no início deste ano. Até agora, o Executivo nunca tinha deixado clara a intenção de limitar o alargamento da despenalização como acontece hoje.

BE «surpreendido», PCP quer reforma por inteiro com 40 anos de descontos

O BE, através do deputado José Soeiro, já se mostrou surpreendido, mas apenas perante a hipótese de ser vedado o acesso à reforma antecipada aos trabalhadores que reúnam 40 anos de descontos após os 60 de idade. Aliás, os limites que o Governo pretende impôr à despenalização das reformas antecipadas já constavam da proposta que o BE levou a discussão no Parlamento em Abril e que foi chumbada pelo PS.
Já a posição do PCP tem sido pelo reconhecimento do direito à reforma por inteiro para quem tem 40 anos de descontos, sem a fixação da idade em que essa condição se verifica e acabando não só com o factor de sustentabilidade como, nestes casos, da penalização de 0,5% por cada mês que falta para a idade legal da reforma.
Fonte: abrilabril


TRABALHO|GREVE Greve no Metro de Lisboa com paralisação total

O Metro de Lisboa esteve encerrado esta quinta-feira até às 10h, face à adesão total dos trabalhadores, que, num acto inédito, foram expulsos e impedidos de fazer greve no posto de trabalho.

O «Lisboa Viva» é um bilhete fundamental para a mobilidade na AML
A greve parcial da generalidade dos trabalhadores do Metro de Lisboa decorreu entre as 6h e as 9h30, tendo as estações sido abertas ao público apenas às 10h. A partir dessa hora, os trabalhadores administrativos paralizaram até às 12h30.
«Nesta altura [o metro] está parado. Significa que os trabalhadores aderiram à greve, embora a empresa tenha tentado assumido atitudes que não são habituais, nomeadamente impedir os trabalhadores de fazerem a greve no seu posto de trabalho e utilizar a polícia para retirar trabalhadores do interior das estações», afirmou à LusaAnabela Carvalheira, dirigente da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans/CGTP-IN).
A dirigente salientou que a situação mais grave decorreu no Colégio Militar, onde os trabalhadores que estavam no piquete de greve dentro das instalações foram retirados pela polícia, calculando ter sido «por ordem do conselho de administração». Algo que «durante todos estes anos, em todas as lutas, nunca aconteceu», acrescentou.
Anabela Carvalheira frisou também que, em todas as estações, ​​​​​a empresa pôs um vigilante a impedir a entrada dos trabalhadores, o que levou a atrasos na retoma da circulação, pois os trabalhadores não estavam no seus postos. Além disso, «numa manobra muito complicada, o director da área operacional, sem estar credenciado, esteve a ligar comboios e realizar os ensaios».

Protesto contra intransigência nas negociações

A greve parcial de amanhã foi convocada por seis estruturas representativas dos trabalhadores do Metro de Lisboa, que também convocaram a greve ao trabalho suplementar, em curso desde do dia passado dia nove até 7 de Novembro.
Em causa está a vontade do conselho de administração do Metro de Lisboa em realizar apenas uma actualização salarial plurianual (2018/2019) de 24,50 euros e a sua rejeição em prolongar por mais 12 meses o acordo de empresa. As estruturassindicais afirmam que «não podem aceitar este aumento salarial para dois anosporque na prática isto corresponde a um aumento de zero para 2019».
As estruturas sindicais são as seguintes: Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal (STRUP/CGTP-IN); Sindicato dos Trabalhadores da Tracção do Metropolitano de Lisboa (STTM); Sindicato da Manutenção (Sindem); Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes (Sitra); Sindicato dos Trabalhadores do Metropolitano de Lisboa (Stmetro); Sindicato dos Trabalhadores e Técnicos de Serviços, Comércio, Restauração e Turismo (Sitese).
Fonte: abrilabril