sexta-feira, 10 de setembro de 2021

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: Apple vence desafio antitruste já que as comissões de regras de juízes não violam a lei


Um juiz federal apoiou a Apple na sexta-feira, considerando que as restrições ao desenvolvedor do fabricante do iPhone e a comissão de 30 por cento para bens e serviços digitais não violam a lei antitruste.
A juíza distrital dos EUA, Yvonne Gonzalez Rogers, decidiu que a Apple não precisa permitir que a Epic Games e outros desenvolvedores usem sistemas de pagamento mais baratos. A Apple também pode manter sua App Store como o único método de download para iPhones e iPads, disse ela, rejeitando um pedido de que a empresa seja forçada a permitir outras lojas de aplicativos em seus dispositivos. Tal movimento poderia ter cortado significativamente os lucros do fabricante do iPhone.

Gonzalez Rogers decidiu, no entanto, que as restrições da Apple que proíbem os desenvolvedores de dizer aos clientes que existem opções mais baratas violam a lei do estado da Califórnia e ordenam que o fabricante do iPhone elimine essas cláusulas contratuais.

O processo antitruste foi movido pela Epic depois que a Apple expulsou o popular videogame Fortnite de sua App Store em agosto de 2020.


Fonte: POLITICO

AVEIRO | “CULTURA PERTO DE SI”: EDIÇÃO DE FIM DE SEMANA CANCELADA - Luto Nacional pelo falecimento de Jorge Sampaio

 

As edições deste fim de semana da iniciativa “Cultura Perto de Si” foram canceladas devido ao cumprimento do Luto Nacional, devido ao falecimento do antigo Presidente da República, Jorge Sampaio. Assim os espetáculos previstos na sexta-feira para Aradas (10 de agosto), no sábado para Esgueira (11 de setembro) e no domingo em Nossa Senhora de Fátima (12 de setembro).

Os espetáculos serão remarcados para data e hora futura, garantindo a CMA a sua maior e melhor divulgação pelas populações das respetivas localidades.

O “Cultura perto de Si” é um programa da Câmara Municipal de Aveiro que desde 2018 tem por missão promover, divulgar e descentralizar a cultura no Município de Aveiro, bem como, simultaneamente, criar laços entre as instituições envolvidas e a comunidade, cimentando redes de itinerância e troca de experiências culturais.

Artes no Canal com alterações

Pelo mesmo motivo a programação de animação prevista no programa do Artes no Canal – Mercado de Fusão, deste sábado, 11 de setembro, foi cancelada. O Artes no Canal mantém a sua realização, mas sem lugar a performance artística e musical em barco moliceiro, como tem sido hábito.

Declaração de pesar pelo Falecimento e Luto Nacional em memória de Jorge Sampaio


Com profundo pesar, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) endereça a todos os Familiares, Amigos e Cidadãos as nossas sentidas condolências, pela morte na manhã desta sexta-feira, 10 de setembro, do antigo Presidente da República Jorge Sampaio, manifestando a CMA um público Voto de Pesar pelo seu falecimento.

Jorge Sampaio foi um homem altruísta que dedicou a sua vida à causa pública, facto que nos merece o nosso maior e melhor reconhecimento, e que nos serve de exemplo na persecução da defesa de causas e valores comuns à sociedade e ao desenvolvimento do País.

Por tudo isto e por toda a sua Vida, em nome da Câmara Municipal de Aveiro escrevi e assino este Voto de Pesar, em honra à Vida e à Memória de Jorge Sampaio, ficando a nossa sentida homenagem, o nosso profundo reconhecimento e agradecimento.

José Ribau Esteves

Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Alcançar a igualdade de género é fundamental para a reconstrução de economias e sociedades

Por Aline Fernandez

 “Alcançar a igualdade de género é fundamental para a sobrevivência do planeta e a reconstrução de economias e sociedades mais sustentáveis e prósperas”

A Mary Kay Inc. completa 58 anos e continua a apoiar o empoderamento económico das mulheres e a igualdade de género através de uma série de compromissos e parcerias marcantes em todo o mundo.

 

A Beauty by Mary Kay abre portas numa sexta-feira dia 13 de Setembro, numa loja de 500 metros quadrados em Dallas, no Texas.      

Foi em 1969, seis anos após abrir as portas, que Mary Kay Ash atribuiu o primeiro Cadillac cor-de-rosa às cinco Diretoras Top de Vendas Independentes. Neste mesmo ano teve início a construção da primeira fábrica da Mary Kay em Dallas, Texas (EUA).

 

De um investimento de 5.000 dólares em 1963, nasceu a Mary Kay Inc. que se tornou numa das maiores empresas de venda direta de produtos do cuidado da pele e de maquilhagem em todo o mundo. Mary Kay Ash, a fundadora, começou na década de 1960 a criar um legado de empoderamento feminino. Mary Kay dedicou a sua vida a apoiar outras mulheres e a ajudá-las a despertar o seu potencial. Ao criar empreendedoras e ao fazer com que todas as mulheres se sintam importantes, Mary Kay Ash encorajou, motivou e inspirou todos à sua volta.

Passados 58 anos da sua fundação, celebrados a 13 de setembro, a Companhia de cosmética presente em cerca de  mercados em quatro continentes mantém o seu compromisso de uma marca criada por uma mulher e feita para mulheres ao manter-se uma defensora global do empoderamento e do empreendedorismo das mulheres. Recentemente, reforçou o seu compromisso com o avanço da paridade de género ao lançar um documento de posição a dar as boas-vindas à Estratégia de Igualdade de Género da Comissão Europeia para 2020-2025 e ao juntar-se às Lideranças Globais das Coalizões de Ação da Geração Igualdade.

O documento de posição ecoa a estratégia da União Europeia sobre a igualdade de género. De acordo com a UE: “A Estratégia apresenta objetivos políticos e ações para fazer progressos significativos até 2025 em direção a uma Europa com igualdade de género. O objetivo é uma União onde mulheres e homens, raparigas e rapazes, em toda a sua diversidade, sejam livres para seguir o caminho que escolheram na vida, tenham oportunidades iguais de prosperar e possam igualmente participar e liderar a nossa sociedade europeia.”

“Leis discriminatórias, preconceitos e estereótipos de género, violência contra mulheres e raparigas – todas essas são questões globais e devem ser abordadas em parceria com os setores público e privado e organizações da sociedade civil em todo o mundo”, afirma Julia Simon, Diretora Jurídica e de Diversidade na Mary Kay“Alcançar a igualdade de género é fundamental para a sobrevivência do planeta e a reconstrução de economias e sociedades mais sustentáveis e prósperas”.

Em julho deste ano, a Mary Kay também se juntou ao Programa “Drivers of change” no Fórum Geração Igualdade em Paris, França, que foi realizado de 30 de junho a 2 de julho. Vinte e seis anos após a Declaração de Pequim, o Fórum Geração Igualdade, convocado pela ONU Mulheres e coorganizado pelos governos do México e da França, foi o “momento mais crítico numa geração para investir na igualdade de género e acelerar o impulso para a segurança e liderança das mulheres e oportunidade económica [1].”

Julia Simon participou de um painel intitulado “Construir uma Estratégia Transformativa para Aquisições com Perspetiva de Género”, com o objetivo de criar consciência sobre as barreiras desproporcionalmente complexas e interconectadas no empreendedorismo feminino e promover aquisições com perspetiva de género. Globalmente, 1 em cada 3 empresas são propriedade de mulheres [2], mas as mulheres ganham apenas 1% dos gastos com aquisições de governos e grandes corporações [3]. Os palestrantes partilharam perceções e conselhos concretos comprovados pela sua própria jornada sobre como implementar uma estratégia de GRP (Painel de Reconhecimento de Género).

No Fórum de Paris, a Mary Kay também se juntou a quatro das Coalizões de Ação da Geração Igualdade por meio de compromissos políticos, programáticos e de defesa de direitos: Direitos Económicos e Legais; Ação Feminista pela Justiça Climática; Violência de género e Inovação e tecnologia. Cinquenta mil pessoas virtualmente conectadas no Fórum que reuniu 1.000 pessoas comprometidas, registou US$ 40 mil milhões em investimentos para a igualdade de género como forma de apoio a um plano de cinco anos para agir pela igualdade em seis áreas de ação.

Estes compromissos são os mais recentes de uma série de esforços de defesa da Mary Kay em apoio ao empoderamento económico das mulheres e à igualdade de género em reuniões de alto nível em todo o mundo, juntamente com os seus parceiros da Organização das Nações Unidas e parceiros estratégicos locais. Listámos aqui outros exemplos:

  • A 16 de março de 2021, Deborah Gibbins, COO da Mary Kay, juntou-se à reunião de igualdade de género do Pacto Global da ONU para discutir como a Mary Kay capacita mulheres empresárias em cerca de 40 mercados. Gibbins destacou os dados recentemente divulgados pelo Banco Mundial [4] revelando que, em média em todo o mundo, as mulheres têm três quartos dos direitos legais dos homens. Desafiou ainda as empresas a posicionarem-se contra as discriminações legais e a defenderem mudanças para preencherem as lacunas para que as mulheres possam alcançar o seu potencial máximo. O evento reuniu mais de 5.000 pessoas do setor empresarial, das Nações Unidas, dos estados-membros e de organizações da sociedade civil de mais de 100 países, com 75% dos participantes a representar o setor privado.
  • A 24 de março de 2021, paralelamente à Comissão sobre o Status da Mulher (CSW65), Gibbins participou de um painel organizado pelo Women's Empowerment Accelerator (WEA) intitulado "Mulheres que lideram a recuperação económica através do empreendedorismo", onde estacou a necessidade de parcerias do setor público-privado para ajudar a formar um ecossistema favorável para mulheres empresárias. Criado pela Mary Kay em colaboração com cinco agências da ONU – ONU Mulheres, Pacto Global da ONU, Centro de Comércio Internacional, Organização Internacional do Trabalho e Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas –, o Women’s Entrepreneurship Accelerator foi apresentado como um exemplo do impacto único da multiparceria para acelerar a mudança.
  • De 26 de março a 4 de abril, Edita Szabóová, Diretora-Geral da Mary Kay República Checa e Eslováquia, partilhou comentários na Conferência do Dia da Igualdade Salarial, onde enfatizou a importância de “as mulheres apoiarem as mulheres” e destacou o trabalho da Mary Kay na criação de mulheres empreendedoras através de formação, liderança e orientação. “Quando as mulheres se unem, podemos alcançar coisas extraordinárias para o benefício das mulheres e da humanidade em geral. Porque sabemos que se levantarmos uma, levantamos todas. Basicamente, a Mary Kay desenvolve e forma empreendedoras que, por sua vez, criam os seus próprios negócios e escrevem as suas próprias histórias e legado para as suas filhas”, disse Szabóová.
  • De 15 a 16 de junho de 2021, na Cúpula de Líderes do Pacto Global da ONU, Deborah Gibbins falou na sessão principal do palco "Mulheres na Sustentabilidade: Inovar no Mundo de Homens", defendendo as mulheres empresárias como modelos necessários para a economia e a sociedade. Também enfatizou a missão crítica do Women’s Entrepreneurship Accelerator, iniciado pela Mary Kay em conjunto com cinco agências parceiras da ONU. O Accelerator comprometeu-se a educar e capacitar cinco milhões de mulheres empresárias nos próximos 10 anos. “O empreendedorismo feminino terá um papel fundamental no sucesso da recuperação da pandemia. É por isso que a missão do Women’s Entrepreneurship Accelerator é tão oportuna. E é por isso que as mulheres empresárias precisam de uma estrutura dessa magnitude”, disse Gibbins. A Cúpula anual reuniu virtualmente mais de 25.000 líderes de negócios, governo, ONU e sociedade civil para fazer um balanço do progresso e conduzir uma ação coletiva para aliviar a crise climática, a pandemia global, as disparidades económicas e as desigualdades sociais.
  • A 6 de julho, em Ecaterimburgo, na Rússia, a Mary Kay ingressou na Feira Internacional de Comércio Industrial INNOPROM-2021, a principal plataforma industrial, comercial e de exportação da Rússia. Palestrante convidada num painel organizado pela ONU Mulheres intitulado “Programas da ONU Mulheres para a Promoção e Desenvolvimento do Empreendedorismo Baseado em Género”, a Mary Kay destacou a importância crítica das estratégias de compras com perspetiva de género e enfatizou que a pandemia também traz uma oportunidade única de avançar com ações e apoiar os negócios das mulheres em todo o mundo.

 

[1] https://forum.generationequality.org/home

[2] World Bank (2020). Enterprise Surveys, World Bank Gender Data Portal citado pelo World Bank Blogs (2020) Women entrepreneurs needed – stat!

[3] Vazquez and Sherman (2014). Citado pela ONU Mulheres (2017) The Power of Procurement: How to source from women-owned businesses.

[4] Women, Business and the Law, 2021. Um relatório conduzido em 190 países.

Morte do antigo Presidente da República, Jorge Sampaio

 

ALIANÇA COM AVEIRO SUSPENDE EVENTOS DE CAMPANHA

A Aliança com Aveiro (PSD/ CDS-PP/ PPM) informa que cancelou todas as atividades de Campanha que tinha agendadas de hoje até à próxima segunda-feira, devido à morte, esta manhã, do antigo Presidente da República, Jorge Sampaio.

Aos seus Familiares ficam as nossas sentidas condolências, manifestando um público Voto de Pesar pelo seu falecimento e associando-se ao Luto Nacional decretado pelo Governo.

Homem Notável, Jorge Sampaio foi servidor de muitas causas públicas e dos seus concidadãos, desenvolveu ao longo da sua vida um trabalho de cidadania ativa e solidária, num exercício exemplar de vida.

A Aliança com Aveiro, irá reagendar as referidas ações de Campanha e prestar informação pública sobre as novas datas dessas ações.

Idosos revivem os tempos das Vindimas na ESAC



s Vindimas da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) serão uma oportunidade para, à semelhança do ano passado, os idosos da Casa dos Pobres de Coimbra reviverem uma atividade à qual estão associadas boas memórias.

A ESAC, numa ação promovida em parceria com o Gabinete de Apoio à Pessoa Idosa e ao Cuidador – GAPIC da Casa dos Pobres, à semelhança do ano passado, irá receber os utentes desta Estrutura Residencial no período da manhã de dia 13 (próxima 2.ª feira), para a recriação da "Vindima". O objetivo da iniciativa é apelar às suas reminiscências, uma vez que valorizam de forma entusiasta os momentos de alegria vividos na juventude, ligados quase sempre aos trabalhos do campo, fazendo muitas vezes referência às vindimas.

Novo Inquilino na Casa do Cinema de Coimbra & Cinema Fora de Portas

 O mês de Setembro tradicionalmente é um mês de retoma da actividade, trazendo consigo várias novidades. Na Casa do Cinema de Coimbra não é diferente. Depois de no quente mês de Agosto termos revisitado alguns dos clássicos do cinema de horror, apresentamos em Setembro um mês pleno de diversidade e ofertas cinematográficas entre a exibição, com um novo inquilino na Casa: a Nitrato Filmes e a realização do 1.º Ciclo “Cinema Fora de Portas”, até à formação conhecendo “As Mulheres fazem Cinema!” de Mark Cousins e o curso de verão “Montagem e Autoria” orientado por Miguel Mira, com palestras de Afonso Cruz, José Filipe Costa e Jerónimo Rocha. As novidades continuam com os cine-concertos que abrem caminho para a 3.ª mostra Programa! Ação.

Assim, iremos promover durante o mês de setembro sessões de terça a sábado sempre às 21h30. Bilhetes a partir de 3€, com condições privilegiadas para os nossos associados.
---
O acesso às sessões de cinema promovidas no contexto da “Casa do Cinema de Coimbra” são acessíveis a todos os públicos, podendo-se adquirir ingressos individuais a 4€, passe de 10 sessões a 20€ ou o passe mensal por 30€. Estão previstos preços reduzidos para membros de entidades parceiras, estudantes, desempregados, cineclubistas, seniores, grupos ≥ 10, profissionais do espetáculo. 

Os Sócios de cada entidade promotora têm entrada livre nas suas sessões. Os Associados da Caminhos do Cinema Português que pagam quota anual têm livre-trânsito em todo o programa.
--
O programa de Setembro cruza vários ciclos importantes para o aprofundamento da cinefilia. O ciclo mais duradouro é apresentado pel’ “As Mulheres que fazem Cinema” de Mark Cousins que nos dá a ver o importante trabalho das mulheres para a construção da linguagem cinematográfica através de mais de 1000 referências de trabalhos de realizadoras dos cinco continentes. Para ver nos dias 08, 10, 22, 24, 29 de Setembro, 01, 06, 08, 13, 15, 20, 22, 27, e 29 de Outubro às 18h00. 

Olhando de forma continuada à formação de públicos, promovemos ainda o curso de verão “Montagem e Autoria” de 14 a 17 Setembro, na Sala 6 da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Neste conjunto de actividades coordenado por Miguel Mira, serão apresentadas técnicas e perspectivas de como a montagem é uma ferramenta expressiva da linguagem e se articula através da associação de ideias, descrições e elementos. Assim é possível apresentar ao leitor ou ao espectador de uma obra um conjunto de sensações e intuições sobre o que lhe é dado a ver. O curso além de uma oficina prática de montagem, traz-nos 3 palestras sobre o tema do curso na perspectiva de Afonso Cruz, autor literário, José Filipe Costa, realizador e Jerónimo Rocha, realizador e montador. Clique aqui para mais informações.

Paralelo a este curso promovemos o ciclo retrospectivo da obra de montagem de João Braz com a exibição de 4 filmes: “Terra Franca”, de Leonor Teles; “O Dia do Meu Casamento”, de Anabela Moreira e João Canijo; “Fantasia Lusitana” de João Canijo; e, “O Filme do Desassossego”, de João Botelho. João Braz estará presente na sessão deste último filme, no dia 24 de Setembro. 

A aprendizagem e gosto pelo cinema faz-se de pequenino trazendo-se à nossa matiné infantil os "Filminhos" da Zero em Comportamento. Uma oferta que se repetirá, até Março, todos os 3.ºs sábados de cada mês. Serão sessões acompanhadas de fichas de actividades possibilitando que o cinema seja vivido e aprendido em família. Nesse sentido são as crianças, de novo, a convidar os pais a vir ao cinema. A cada criança é garantido que os seus pais ou até 2 acompanhantes, podem entrar gratuitamente.

Querendo reforçar os elos com a comunidade promovemos o ciclo “Cinema Fora de Portas” levando a cultura ao encontro das pessoas e dos lugares. Este mês visitamos a Pedrulha, a Escola José Falcão, o Terreiro da Erva e o Jardim Botânico. Após um inesperado percalço elétrico que danificou o nosso material, conseguimos, com o apoio da Cenário Avançado, retomar a actividade.

Assim no próximo sábado, 11 de setembro, exibiremos “Stardust - O Nascer de uma Estrela”, de Gabriel Range, acompanhando a tour “The Man who sold the World” que David Bowie fez antes de se tornar famoso por todo o mundo. No dia seguinte, 12 de Setembro, continuamos a projetar imagens e música com a reposição da exibição de “Bem Bom” de Patrícia Sequeira. As sessões decorrerão, respectivamente, na Escola Secundária José Falcão e na Pedrulha no Polidesportivo ou, caso a meteorologia o justifique, no Centro Social e Paroquial. As exibições de cinema ao ar livre culminarão no dia 18 de Setembro, no Terreiro da Erva, com a exibição de “O Pátio das Cantigas”, de António Lopes Ribeiro. Um filme tanto controverso como adorado, que reunirá diferentes gerações.

As próximas atividades ao ar livre são realizadas na forma de Cine-Concertos, nomeadamente com Marcelo dos Reis a acompanhar as imagens d'A Fonte dos Amores, de Roger Lion, no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra a 25 de Setembro, e os Wipeout Beat acompanhar “Os Lobos” de Rino Lupo, em cópia restaurada da Cinemateca Portuguesa. Estes cine-concertos são integrados na 3.ª edição da Mostra Programa!Ação - (Re)Descobrir o Cinema (Novo) Português apoiada pelo programa PAAC+ da Direção Regional de Cultura do Centro.

Esta nota vai longa, mas ainda há espaço para mais novidades. A partir de Setembro a Casa do Cinema de Coimbra conta com um novo inquilino, a Nitrato Filmes. Fundada em 2012 por Américo Santos e Cristina Mota, veio inovar o mercado de distribuição nacional ao olhar para o país como um todo, ao promover estreias em tournée pelo território nacional. Em pouco tempo os filmes da Nitrato são exibidos por todo o país tornando constante a presença de cinema de autor em sala. Nesse percurso muito direccionado para o cinema lusófono, a Nitrato tem conseguido criar um saudável contraponto entre cineastas consagrados e emergentes. Em 2017 abraçou a exibição de cinema ao reabrir o Cinema Trindade, um emblemático cinema tradicional da baixa portuense, e assim propondo uma programação plural sem deixar de ser singular.

No primeiro mês de residência da Nitrato Filmes na Casa do Cinema de Coimbra, é nos proposto um programa plural com várias obras inéditas na região e no país. A longa-metragem “Viajo Porque Preciso, Volto Porque te Amo”, de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes, deu o mote que inspirou esta parceria com os Caminhos do Cinema Português. A viagem cinematográfica passa do sertão do nordeste Brasileiro para o drama das paixões e do conflito paixões israelo-palestino, seguido-se uma viagem internacional onde a introspecção sobre a perda, a depressão e a humilhação, mas também as descobertas improváveis e a superação de grandes desafios nos são apresentadas em três perspectivas muito distintas.

Há ainda lugar para a duas retrospectivas a oriente, com as propostas do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) e do Fila K Cineclube. O CEC apresenta uma retrospectiva do cineasta coreano Hong Sang, conhecido pela exploração do “realismo doméstico” e pela informalidade no processo de produção.  O Fila K dedica a sua programação de setembro a Kenji Mizoguchi, cineasta japonês conotado com o neo-realismo japonês durante a transição do feudalismo para o modernismo, retratando o papel das mulheres na sociedade nipónica.

Relembramos que as inscrições na XXVII edição do Caminhos do Cinema Português, terminam a 15 de Setembro.

DATA
HORA
EXIBIDOR
CICLO
TíTULO
REALIZADOR
ANO
PAÍS
DURAÇÃO
Class. Etária
2021-09-01

21:30
CEC
Retrospectiva Hong Sang-Soo
Mulher na Praia
Hong Sang-Soo
2006
Coreia do Sul
127'
M/14
2021-09-02

21:30
Nitrato Filmes
INÉDITO NA REGIÃO
Viajo Porque Preciso, Volto Porque te Amo
Karim Aïnouz e Marcelo Gomes
2009
Brasil
71'
M/12
2021-09-03

21:30
Caminhos
Retrospectiva João Braz - Montador
Terra Franca
Leonor Teles
2018
Portugal
82'
M/12
2021-09-08

16:30
CEC
As Mulheres Fazem Cinema!
Women Make Film 1
Mark Cousins
2018
Reino Unido
60'
M/16
2021-09-08

21:30
CEC
Retrospectiva Hong Sang-Soo
O Filme de Oki
Hong Sang-Soo
2011
Coreia do Sul
80'
M/12
2021-09-09

21:30
Nitrato Filmes
O Caso de Sarah e Saleem
Muayad Alayan
2018
Palestina
127'
M/14
2021-09-10

16:30
CEC
As Mulheres Fazem Cinema!
Women Make Film 2
Mark Cousins
2018
Reino Unido
60'
M/16
2021-09-10

21:30
Caminhos
Retrospectiva João Braz - Montador
O Dia do Meu Casamento
João Canijo e Anabela Moreira
2016
Portugal
26'
M/12
2021-09-10

21:30
Caminhos
Retrospectiva João Braz - Montador
Fantasia Lusitana
João Canijo
2010
Portugal
67'
M/14
2021-09-11

21:30
Cinema Fora de Portas
Stardust - Nascer de uma Estrela
Gabriel Range
2020
Reino Unido
108'
M/12
2021-09-12

21:30
Caminhos
Cinema Fora de Portas
Bem Bom
Patrícia Sequeira
2021
Portugal
111'
M/14
2021-09-14

21:30
Fila K
Ciclo Kenji Mizoguchi
Contos da Lua Vaga
Kenji Mizoguchi
1953
Japão
96'
M/12
2021-09-15

21:30
CEC
Retrospectiva Hong Sang-Soo
O Dia em que ele chega
Hong Sang-Soo
2011
Coreia do Sul
79'
M/12
2021-09-16

21:30
Nitrato Filmes
Chien
Samuel Benchetrit
2017
França
94'
M/16
2021-09-18

10:30
CCP
Matiné Infantil
Filminhos Infantis
Vários
2000
Internacionais
60’
M/3
2021-09-18

21:30
Cinema Fora de Portas
O Pátio das Cantigas
António Lopes Ribeiro
1942
Portugal
105'
M/12
2021-09-21

21:30
Fila K
Ciclo Kenji Mizoguchi
Os Amantes Crucificados
Kenji Mizoguchi
1954
Japão
102'
M/12
2021-09-22

16:30
CEC
As Mulheres Fazem Cinema!
Women Make Film 3
Mark Cousins
2018
Reino Unido
60'
M/16
2021-09-22

21:30
CEC
Retrospectiva Hong Sang-Soo
A Mulher que Fugiu
Hong Sang-Soo
2020
Coreia do Sul
80'
M/12
2021-09-23

21:30
Nitrato Filmes
Mãe Há Só Uma
Anna Muylaert
2016
Brasil
82
M/14
2021-09-24

16:30
CEC
As Mulheres Fazem Cinema!
Women Make Film 4
Mark Cousins
2018
Reino Unido
60'
M/16
2021-09-24

21:30
Caminhos
Retrospectiva João Braz - Montador
Filme do Desassossego
João Botelho
2010
Portugal
90'
M/12
2021-09-25

21:30
Programa!Ação 3 - Cine-Concerto
Marcelo dos Reis + "A Fonte dos Amores"
Roger Lion
1924
Portugal
94'
M/12
2021-09-28

21:30
Fila K
Ciclo Kenji Mizoguchi
Rua da Vergonha
Kenji Mizoguchi
1956
Japão
86'
M/12
2021-09-29

16:30
CEC
As Mulheres Fazem Cinema!
Women Make Film 5
Mark Cousins
2018
Reino Unido
60'
M/16
2021-09-29

21:30
CEC
Programa!ação 3
Belarmino
Fernando Lopes
1964
Portugal
72'
M/12
2021-09-30

21:30
Nitrato Filmes
Estreia Nacional
Um Monstro de Mil Cabeças
Rodrigo Plá
2015
México

76
M/14

Nuno Espírito Santo vence prémio de melhor treinador do mês da Premier League

O técnico português Nuno Espírito Santo, a cumprir a primeira temporada no Tottenham, foi eleito melhor treinador da liga inglesa de futebol durante o mês de agosto, anunciou hoje o organizador da competição.

Com o técnico luso no comando, a equipa londrina iniciou a ‘Premier League’ com três vitórias, incluindo sobre o campeão Manchester City, todas por 1-0, liderando isolado a prova.

"É um privilégio e estou muito agradecido. É assim que queremos trabalhar juntos. Queremos esforçar-nos para melhorar. É um privilégio receber este prémio", disse Nuno Espírito Santo, em declarações divulgadas pela ‘Premier League’.

Na corrida ao galardão de melhor de agosto, o treinador, de 47 anos, bateu o espanhol Rafa Benítez (Everton), o escocês David Moyes (West Ham) e o alemão Thomas Tuchel (Chelsea).

O prémio de melhor jogador foi para o avançado Michail António, que apontou quatro golos nas primeiras três jornadas.

No ‘Championship’ (segundo escalão), o prémio de melhor treinador do mês foi também para um português, com Marco Silva, do Fulham, a ser eleito.

“Estou satisfeito por receber o prémio. É um reconhecimento do trabalho coletivo que todos realizaram no clube. A minha equipa técnica, os jogadores e todos os que trabalham no Fulham esforçaram-me muito. Mas, isto é apenas o início da campanha”, disse o técnico, de 44 anos.

Marco Silva somou quatro vitórias e um empate nas primeiras cinco jornadas da prova e divide e liderança do ‘Championship’ com o West Brom, ambos com 13 pontos.

No Fulham, atuam os portugueses Domingos Quina, Ivan Cavaleiro e Fábio Carvalho.

Lusa

CENTRO DE MARCHA E CORRIDA DE SILVES TEM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA NOVA ÉPOCA DESPORTIVA

O Centro de Marcha e Corrida de Silves (CMMCS) inicia mais uma época desportiva no dia 14 de setembro. Este centro, dinamizado pela Câmara Municipal de Silves (CMS), através do seu setor de Desporto, tem como objetivo prestar apoio técnico a todos os interessados na prática das atividades de marcha e corrida.

O seu trabalho é dirigido a todos os munícipes que, praticam ou pretendem iniciar este tipo de atividade – marcha e/ou corrida, e que pretendam ser aconselhados de modo a tirar mais proveito do seu treino diário com objetivos que se podem prender com os mais variados aspetos, como a perda de peso, melhoria da condição física, tonificação muscular, melhoria da técnica de corrida ou a motivação e superação pessoal.

Para o efeito, serão dinamizadas as seguintes modalidades:

» Marcha – Silves Runner: Ciclovia do parque da cidade (ponto de encontro: receção das piscinas municipais de Silves) à terça e quinta-feira, entre as 16h00 e as 18h00 e à quarta-feira, entre as 09h30 e as 11h00;

» Corrida – Silves Runners : Ciclovia do parque da cidade (ponto de encontro: receção das piscinas municipais de Silves) à terça e quinta-feira, entre as 18h30 e as 20h00.

Para além das referidas atividades são lançados desafios mensais e registo dos parâmetros das sessões de treino através de aplicação digital. Adicionalmente, o CMMCS irá promover, junto dos seus participantes, atividades de (re)descoberta por todo o concelho, através do património natural, social e cultural, que engloba o Aspirante Geoparque Algarvensis, a Rota da Laranja e a Área Marinha Protegida de Armação de Pêra, numa aventura pelos seus próprios meios.

Os interessados poderão aderir a esta iniciativa em qualquer altura do ano (de setembro a julho), devendo fazer a sua inscrição em https://www.cm-silves.pt/pt/menu/557/centro-municipal-de-marcha-e-corrida-de-silves.aspx . As sessões são gratuitas, sendo apenas necessário o pagamento do seguro no montante de 10 euros (época – setembro a julho).

De referir que o CMMCS tem o apoio do Programa Nacional de Marcha e Corrida, do IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude) e da Federação Portuguesa de Atletismo.

O telefone 282 440 271 ou email desporto@cm-silves.pt são os contactos do Setor de Desporto da CMS, localizado nas Piscinas Municipais de Silves, disponíveis para o esclarecimento de informações adicionais.

 

Começou mais cedo que esperava

 O atentado em Cabul vitimou mais de 170 pessoas

  • Péricles Capanema

Os norte-americanos não fugirão da dor. Em 17 de agosto último postei no meu blog artigo intitulado “Saturação funesta”, análise primeira, no calor dos fatos, da retirada norte-americana do Afeganistão (está na rede). Nele afirmava eu no primeiro parágrafo para deixar bem claro: “Provocada pelo cansaço, a retirada vergonhosa dos Estados Unidos do Afeganistão significou a derrota do forte sonhador pelo fraco fanatizado. Um calafrio de insegurança percorreu de alto a baixo a coluna vertebral de todos os aliados dos Estados Unidos na região. A opinião pública dos Estados Unidos, no geral, cansou-se da guerra do Afeganistão. Bateu o desalento. Não aceita mais sacrifícios. Em especial, os contribuintes, que lá enterraram cerca de 2 trilhões de dólares. Tudo isso estrila nos ouvidos da classe política. Lamento supor, desejaria que acontecesse o contrário, mas os norte-americanos não fugirão da dor. Não vai demorar, despencarão multiplicados os sacrifícios sobre o povo dos Estados Unidos em decorrência da presente atitude do governo de Washington. De passagem, o maior e mais importante campo de batalha de momento e nos meses futuros não estará no Afeganistão, mas no interior da opinião pública norte-americana. Ali se estará decidindo em larga medida o futuro próximo do povo afegão. E até dos aliados dos Estados Unidos, se não da própria nação do norte.”

Despencarão multiplicados os sacrifícios. Errei feio no prazo que estimava, em parte por otimismo, acho. E houve gente que achou meu texto um pouco pessimista. É, a vida ensina. Imaginava que os sacrifícios prenunciados viriam, mas pensava que não eram iminentes. Precisavam ser imediatos? Foram e o fato soa como aviso. Em 26 de agosto, antes da evacuação completa das tropas, marcada para cinco dias depois, atentado monstruoso próximo ao aeroporto esbofeteou os Estados Unidos.

Valhacouto de celerados. Vamos adiante. No artigo citado, escrevi: “O Afeganistão será de novo santuário de organizações terroristas que ali se prepararão para atacar países do Ocidente”. Santuário é palavra adequada, digamos, quase um eufemismo, ainda que seja corrente a palavra entre jornalistas com a acepção de lugar de refúgio onde o fugitivo não pode ser alcançado. Para o caso afegão seria melhor, pois mais próximo do real, empregar valhacouto de celerados. O Afeganistão está hoje lotado de organizações terroristas que se aliam, brigam entre si, preparam atentados, roubam, sequestram, vendem ópio, cobram “pedágios”, enganam e despertam ilusões lá e fora de lá. Parte delas, motivos religiosos e étnicos, ainda recebe doações provenientes de países do Golfo. É o para nós misterioso mundo das seitas muçulmanas. Entre tais organizações terroristas se alteia o ISIS-K (Estado Islâmico no Khorasan, braço do antigo Estado Islâmico, mais precisamente, em inglês, Islamic Stateo fIraq and Syria – Khorasan). Tem, e é natural, as doutrinas e métodos do Estado Islâmico que anos atrás atormentou populações enormes em parte da Síria e do Iraque e do qual hoje, derrotado militarmente, os militantes se abrigam no Afeganistão. Ninguém sabe à vera, com objetividade, como estão as relações do ISIS-K com os talibãs — se boas, ruins, aliados de ocasião, se o grupo tem permissão ou não dos talibãs para perpetrar atentados. Quando muito, suposições plausíveis é do que se dispõe. E agora o fato novo, o atentado.

Atentado nas imediações do aeroporto. O ISIS-K por meio de um homem-bomba realizou atentado nas proximidades do aeroporto de Cabul, matando (até o momento em que escrevo), 14 militares norte-americanos, ferindo 18, assassinando no total mais de 170 pessoas, entre as quais crianças e mulheres. O atentado provocou o maior número de baixas para as forças dos Estados Unidos desde 2011, quando 31 militares morreram em queda de helicóptero. O crime pavoroso, pelo caráter prenunciativo e desafiante, caracterizando nova derrota na política exterior do governo Biden, abriu feridas. Deixou claro, uma vez mais, que a evacuação se dá em ambiente convulsionado, inseguro e de provocação acintosa à maior potência militar do planeta, que parece não ter condições de proteger nem seus próprios homens. O norte-americano médio, empurrado pela lógica, fica diante da encruzilhada: derrotismo ou reação. Cabeça erguida ou cabeça abaixada e envergonhada.

Palavras melancólicas. O presidente Joe Biden reagiu com discurso duro, embora melancólico. Não prometeu contra-atacar e vencer, não acenou com vitória, não mostrou determinação de acabar com o terrorismo no Afeganistão. Assegurou uma coisa, continuar fazendo a retirada em curso de maneira ordeira e segura: “Estes membros das forças armadas entregaram suas vidas. Foram heróis. Heróis que se engajaram em uma missão perigosa e altruísta para salvar a vida de outros. São parte de um esforço de transporte aéreo e de evacuação. As vidas que perdemos hoje são vidas entregues para o serviço da liberdade, dos outros e dos Estados Unidos. Aviso aos que perpetraram este ataque: não perdoaremos, não esqueceremos, vamos caçá-los e pagarão. Os terroristas não nos deterão. Não interromperão nossa missão. Continuaremos a evacuação.” Soou aquém do necessário.

Impacto na opinião pública dos Estados Unidos. Dizia acima, o cenário mais importante da crise afegã não está no Afeganistão, é a opinião pública nos Estados Unidos. Ali se decidirá o caso. Pela primeira vez na administração Biden, o número dos que aprovavam o presidente (46,9%) passou a ser menor do que a porcentagem dos que o reprovavam (49,1%). Prestígio caindo. Pode ser que os norte-americanos estejam em número crescente desagradados com os rumos da política externa. Não há como negar, foram chocantes a fraqueza, a indecisão e a desorientação manifestadas pelo governo nos últimos acontecimentos. A saudável reação do público, talvez já se expressando nos índices de reprovação, é um raio de esperança. Para os afegãos. Para os Estados Unidos. Para nós.

ABIM