domingo, 10 de janeiro de 2021

Ao abrigo de uma parceria no âmbito da CIM: Município de Cantanhede implementa Sistema de Informação Cadastral Simplificada

A Câmara Municipal de Cantanhede já ratificou o acordo de colaboração interinstitucional com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, o Instituto dos Registos e do Notário, I.P. e a Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral (eBUPi) para a caraterização e identificação dos prédios rústicos e mistos do concelho, bem como dos respetivos titulares.

Foi na última reunião camarária que o executivo liderado por Helena Teodósio aprovou por unanimidade os termos do protocolo que estabelece as condições para o desenvolvimento do processo destinado a facultar a utilização da informação cadastral e sua partilha em rede entre 17 autarquias da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra.

O objetivo é dar resposta às exigências da legislação que está na base da criação do “sistema de informação cadastral simplificada, com vista à adoção de medidas para a imediata identificação da estrutura fundiária e da titularidade dos prédios rústicos e mistos – aqui se incluindo os prédios inscritos na matriz urbana da Autoridade Tributária e Aduaneira que relevam para a identificação dos prédios mistos – face à diferente conceptualização utilizada, estabelecendo um procedimento de representação gráfica georreferenciada, um procedimento especial de registo de prédio rústico e misto omisso e ainda um procedimento de identificação, inscrição e registo de prédio sem dono conhecido”.

Para a presidente da autarquia cantanhedense “o acordo é um passo importante para que os municípios abrangidos passem a dispor de instrumentos para conhecer melhor a organização da propriedade e a estrutura fundiária dos seus territórios, o que oferece indiscutíveis vantagens, sobretudo ao nível da tomada de decisões em matéria de ordenamento territorial e ordenamento florestal”. Helena Teodósio considera que, “face ao modo como a legislação nesses domínios tem vindo a evoluir, impunha-se de facto um maior investimento na criação de mecanismos que permitam planear melhor e agilizar e otimizar processos de intervenção no território e perceber melhor as condicionantes a que estão sujeitos. Nesse sentido, o Município de Cantanhede está já a constituir uma equipa para fazer a georreferenciação cadastral dos prédios rústicos e mistos”, adianta Helena Teodósio, enaltecendo “a iniciativa da CIM - Região de Coimbra na mobilização das autarquias para um processo que corresponde efetivamente a um avanço importante ao nível da modernização administrativa”.

O texto do acordo celebra refere que o objetivo é ter um “conhecimento dos limites e da titularidade da propriedade se afigura absolutamente crítico e imprescindível às atividades de planeamento, gestão e apoio à decisão sobre o território, a sua ocupação e uso, das quais depende o desenvolvimento sustentável de políticas públicas em diferentes domínios”. Para que atingir o pretendido é absolutamente “crucial a articulação entre o registo predial, a matriz predial, o cadastro predial, a informação gráfica georreferenciada e outra informação relevante relativa aos prédios e à identificação dos seus titulares, e necessariamente a partilha e o acesso pelas várias entidades a tal informação“.

Nesse sentido, em junho do ano transato através de uma resolução do Conselho de Ministros foi criada a Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral (eBUPi) que posteriormente constituiu o Centro de Coordenação Técnica para garantir expansão a todo o território nacional do sistema de informação cadastral simplificada e para a criação de repositórios de dados e de informação registal e cadastral a serem partilhados através de mecanismos de interoperabilidade.

As obrigações dos municípios passam por disponibilizar balcões de atendimento para realização de operações de representação gráfica georreferenciada e procedimentos conexos pelos seus técnicos habilitados, garantir a realização das operações de representação gráfica georreferenciada e dos procedimentos conexos, pelo desenvolvimento de contactos com as entidades locais ou regionais, designadamente associações de produtores agrícolas e florestais, no sentido de estas promoverem a partilha de dados georreferenciados com a plataforma BUPi , entre outros aspetos.

Ao Instituto dos Registos e do Notário, I.P. compete colaborar com a eBUPi na prossecução das competências a esta cometidas no âmbito do desenvolvimento do sistema de informação cadastral simplificada e do BUPi e prestar apoio aos técnicos habilitados na área de intervenção do IRN, I. P.



Novo confinamento pode entrar em vigor já na próxima quinta-feira

Aumento dos novos casos de contágio em Portugal já levou o Governo a admitir medidas mais restritivas "o mais cedo possível".

Pode estar iminente o regresso ao confinamento em Portugal, e ainda mais cedo do que o que se previa, avança o Público este domingo.

Segundo o jornal, o novo confinamento entrará em vigor à meia-noite de quinta-feira, dia 14 de janeiro, dois dias antes da data prevista para a entrada em vigor do novo estado de emergência.

A Assembleia da República deverá aprovar a autorização para que o Presidente da República assine o decreto de novo estado de emergência na quinta-feira de manhã e horas depois, durante a tarde, o Conselho de Ministros aprovará as regras para a nova fase de confinamento.

Isto depois de, na próxima terça-feira, terem sido consultados os epidemiologistas sobre a evolução da pandemia de Covid-19 em Portugal, em reunião no Infarmed.

Este sábado, a título de balanço das audições entre o Governo e os partidos com representação parlamentar, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, considerou que há um "grande consenso" em relação ao regresso a um confinamento generalizado, para mitigar a propagação da pandemia no país, e sublinhou que a intenção é decretar as medidas "o mais cedo possível".

Carolina Rico / TSF

“COVID- 19 UM PERIGO E UMA OPORTUNIDADE: Não se perde nada por se procurar saber”

 "O coronavírus proporciona um grande avanço na medicina molecular, com a criação da nova vacina que implica uma nova forma de interferência no nosso organismo. A vacinação Covid-19 dá às células do nosso corpo a ordem de produzirem uma proteína e, deste modo, o poder de controlar o que acontece nas células de uma forma orientada. Este esforço universal abre possibilidades sem precedentes na medicina (possibilita não só a defesa contra o vírus, mas também novos caminhos na medicina contra o cancro). 

Com isto, a investigação global em torno do Covid-19 possibilita à biotecnologia um salto quântico na medicina.

A concentração na vacina levou, por outro lado,  a indústria farmacêutica a descurar processos medicinais tradicionais de resposta à doença.

É um facto que todas as vacinas têm efeitos colaterais e, com as vacinas Covid-19, o próprio organismo é levado a produzir componentes proteicos geneticamente modificados para a resposta imune.

Atendendo à rapidez da criação da vacina, talvez não seja aconselhável a pessoas habituadas a pesar bem os riscos, colocar-se nos primeiros lugares da fila para receberem a vacina. De facto, não foram suficientemente observadas as normas de segurança habituais para que as vacinas fossem permitidas; não se fale já dos interesses financeiros das diferentes indústrias farmacêuticas (ligadas a interesses nacionais concorrentes) interessadas em entrar no mercado.

Desta vez passou a haver Natal para as animais cobaias (ratos, ratazanas, etc.) dado agora passaram as pessoas a serem, em parte, as cobaias porque a vacina adquirida se abstém dos costumados e morosos exames preventivos à vacina em animais!

De facto, é ainda demasiado cedo para ser possível testar os efeitos negativos da vacina. E estas são vacinas inovadoras na medicina humana.

Na ponderação sobre a nova vacina há naturalmente riscos a ponderar e medos espontâneos a superar.

Os inícios da vacinação remontam à Inglaterra, onde em 1796 o médico Jenner vacinou um rapaz com o pus de uma vaca doente. O rapaz tinha contraído a varíola ao tirar o leite às vacas.

Após uma pequena reacção à vacinação, o rapaz curou-se da varíola. Mais tarde o médico vacinou o rapaz com o pus de uma pessoa com varíola. Verificou que a criança permaneceu saudável, porque o seu sistema imunitário tinha formado defesas contra a varíola. A partir daí adotou-se o termo científico de vacinação, que tem a origem no termo latino vacca, para designar o acto destinado a gerar imunidade contra uma doença (bacterial ou viral) estimulando a produção de anticorpos. 

Na altura surgiram as naturais controvérsias entre defensores e opositores da vacina. Entre estes chegou a correr o boato de que uma criança vacinada passou a andar como os animais de quatro patas e a dar turras com a cabeça, como um touro!



O virologista Prof. Stephan Becker da Universidade de Marburgo disse na televisão ZDF que os cientistas nada sabem sobre as novas vacinas, mas que o perfil de efeitos secundários foi observado.

Tanto defensores como críticos da vacinação devem ser ouvidos, na consciência, porém, que há problemas que não se podem resolver. 


Nesta estratégia de vacinação não é possível ser-se prudente nem ponderado, se tivermos em conta os efeitos de confinamentos exagerados, as doenças psicológicas em processo nas pessoas isoladas e a angústia em que vivem a economia e a cultura.

Numa sociedade de cultura para a paz será de aceitar-se a ambivalência como liberdade de não ter, necessariamente, de se comprometer.

A coexistência de desejos, sentimentos e pensamentos contraditórios e simultâneos numa mesma pessoa, sociedade e filosofia conduzem naturalmente a tensões internas. A capacidade de aguentar essas tensões com calma e humor será cada vez mais importante numa sociedade que se pretenda mais humana.

António da Cunha Duarte Justo

Pegadas do Tempo, https://antonio-justo.eu/?p=6312"

IN Mira Online

Cardeal Raymond Burke adverte contra o perigo chinês

 

  • Péricles Capanema

Ocardeal Raymond Burke em 12 de dezembro último fez importante sermão, com ampla repercussão, no santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, localizado em La Crosse (Estados Unidos). Das palavras do combativo cardeal, destaco o seguinte: “Para obter ganhos econômicos, nós, como nação, permitimos que tornássemos dependentes do Partido Comunista chinês, ideologia totalmente oposta aos fundamentos cristãos, sobre os quais as famílias e nossa nação permanecem seguros e prosperam. Falo dos Estados Unidos da América, mas é evidente que muitas outras nações passam por semelhante e alarmante crise”.

O purpurado é claro, sem rebuços: os Estados Unidos tornaram-se dependentes do Partido Comunista Chinês. De outro modo, a política adotada em relação a Pequim, que vem de décadas — começou publicamente com a viagem secreta (na ocasião) de Henry Kissinger a Pequim em 1971 [foto ao lado] — lesou gravemente a independência e a soberania da nação líder do Ocidente.

Compete agora à administração Joe Biden enfrentar tal problema, o mais grave e sensível da política externa dos Estados Unidos. Analisando o grupo político que ascendeu aopoder em Washington, à vera gigantesca coligação com orientações e reivindicações díspares, o cardeal manifestou preocupações.Tal coligação, é o receio — muito fundado — de Dom Burke, abriga em seu bojo doutrinas e posições, que o levam a temer entreguismos, traições, aplicação de programas que ameacem a posição dos Estados Unidos como nação livre de raízes cristãs.

De fato, na coligação do democrata Joe Biden há setores cujo programa, se aplicado, trará demolição generalizada do que representam os Estados Unidos, pois uns ali são declaradamente socialistas, outros declaradamente libertários: “Aproximamo-nos de Nossa Senhora de Guadalupe no dia de sua festa com corações angustiados e perplexos. Nossa nação passa por uma crise que ameaça seu futuro como povo livre e democrático. A disseminação mundial do materialismo marxista já provocou destruição e morte na vida de muitos e o que ameaçou os fundamentos de nossa nação por décadas, agora parece tomar o poder de governo em nosso país”.

“Parece tomar o poder de governo em nosso país”: a advertência não poderia ser mais clara. E está se referindo ao materialismo marxista. Dois pontos merecem destaque nas palavras do cardeal norte-americano. O primeiro, a dependência dos Estados Unidos em relação à China comunista. Dependência que ele mostra como terrivelmente perigosa, mas lembra que outros países já a sofrem de maneira semelhante.

A ganância econômica cegou os dirigentes e a classe econômica diante do perigo que viria do inimigo que eles estavam ajudando a fortalecer. O Partido Comunista Chinês, que totalitariamente dirige a China, agora tem uma mão nos negócios dos Estados Unidos. Reitero, outras nações do mundo padecem do mesmo problema. E é preciso reagir, a demora tornará cada dia mais difícil a reação.

O cardeal Burke tem em vista a perseguição que os cristãos sofrem na China. Nem poderia ser diferente. Mira também, e de forma preponderante no caso, as ameaças internas e externas que sofrem os Estados Unidos, a nação sobre cujos ombros pesa hoje a vocação imposta pelas circunstâncias de defensora natural dos restos de civilização cristã no mundo inteiro. Enfim, escudo do Ocidente. Com sua tomada de posição ele defende a ordem temporal cristã, mais precisamente, o que dela remanesce no mundo. É atitude corajosa, imprescindível, digna de apoio e grande louvor.

ABIM

Temperaturas baixas estão para durar

 Continuação de tempo frio, com períodos de céu muito nublado, apresentando-se muito nublado no interior Norte até meio da manhã, diminuindo de nebulosidade a partir da tarde.

Aguaceiros fracos e pouco frequentes, em especial no interior, que serão de neve acima de 400/600 metros até ao início da manhã.
Vento fraco a moderado (até 30 km/h) de norte/nordeste, soprando por vezes forte (até 45 km/h), com rajadas até 80 km/h, nas terras altas.
Formação de gelo ou geada, em especial no interior.
Pequena subida da temperatura máxima, exceto no Algarve.

MIRA: 00/12ºC

CANTANHEDE: 00/11ºC

MEALHADA: 01/11ºC

VAGOS: 02/11ºC

ANADIA: 01/11ºC 

México | TechZone Lanza Nuevo Kit De Mouse Y Teclado Inalámbrico

 


por Yesica Flores

Alcance de hasta 10 metros de distancia

TechZone, marca mexicana especializada en diseño y comercialización de accesorios de cómputo, audio, y soluciones de automatización, presenta su kit de mouse y teclado inalámbricos, modelo TZ16COMB01-INA, ideal para las tareas del home office y el home school.

Este kit permite realizar un mejor trabajo en la oficina a distancia gracias a su alta durabilidad de hasta 5 millones de pulsaciones en cada una de sus 112 teclas, las cuales incluyen funciones multimedia como acceso rápido a web y otras para música y videos.

Por su parte, el mouse tiene un diseño futurista y cuenta con conexión vía nano receptor USB con 3 botones principales y una velocidad de 800 dpi.

Ambos están diseñados con un acabado ruber para mejor sujeción, y brindan un excelente alcance inalámbrico de hasta 10 metros de distancia.

El kit inalámbrico de TechZone TZ16COMB01-INA es compatible con equipos Mac y Windows.

Cabe destacar que tanto el teclado como el mouse funcionan con pilas, una AA y dos AAA, respectivamente.

Se puede encontrar en Office Max, HEB, Casa Ley, Soriana Hiper, Suburbia, Chedraui, Adosa y Best Buy.

Para más noticias e información, visite la página www.techzone.com.mx o siga a la marca en InstagramFacebook y Twitter.

Reino Unido com quase 60 mil novos casos

O Reino Unido registou nas últimas 24 horas 59.937 novos casos de covid-19, elevando para mais de três milhões o número de pessoas infetadas pelo novo coronavírus desde o início da pandemia no país.

De acordo com os dados divulgados hoje pelas autoridades de saúde, desde sexta-feira morreram mais 1.035 pessoas devido à covid-19.

Desde o início da pandemia já morreram no Reino Unido 80.868 pessoas devido à covid-19, o maior número de óbitos registado num país europeu.

Segundo os últimos dados divulgados pelo Governo, o índice de transmissibilidade efetivo (Rt) no Reino Unido aumentou para entre 1.1 e 1.4 e, na quinta-feira, estavam internadas nos hospitais 32.294 pessoas infetadas pelo novo coronavírus, 3.089 em unidades de cuidados intensivos.

Desde 23 de março de 2020, mais de 305 mil pessoas já estiveram internadas no Reino Unido devido à covid-19.

Na sexta-feira, o Reino Unido registou os valores mais altos de mortes e de novos casos desde o início da pandemia: 1.325 óbitos e 68.053 novos casos de contágio

Também na sexta-feira, o presidente da Câmara Municipal de Londres, Sadiq Khan, admitiu que a situação "é crítica, com o vírus a espalhar-se fora de controlo".

A realidade é que vamos ficar sem camas para pacientes nas próximas duas semanas se a propagação do vírus não diminuir drasticamente", advertiu o autarca, indicando que o número de casos em Londres ultrapassou os 1.000 por 100.000 habitantes, uma das taxas mais elevadas no país.

Lusa