sábado, 25 de junho de 2016

Este homem está a provocar uma revolta na CNN

Segundo a edição deste sábado do jornal "New York Post", o mal-estar pela contratação de Corey Lewandowski é mais notória entre as mulheres e os trabalhadores latinos, revelam fontes do canal citadas pelo "Post", segundo as quais estes estarão a organizar-se para pedir publicamente que o comentador seja despedido.

De acordo com as mesmas fontes, o ex-chefe de campanha de Trump vai cobrar cerca de 500 mil dólares (cerca de 450 mil euros) pelo novo trabalho como comentador, apesar de um porta-voz da CNN ter assegurado entretanto a este jornal que o salário de Lewandowski "nem se aproxima" deste valor.

Donald Trump anunciou, a 20 de Junho, ter despedido Lewandowski, que chegou a ser um dos pilares da sua campanha durante as primárias desde que o magnata anunciou há um ano a sua intenção de concorrer à Casa Branca.

Vários órgãos de comunicação social, entre os quais o "The New York Times", escreveram entretanto que o ex-chefe de campanha de Trump foi despedido porque mantinha relações "hostis" com muitos dos jornalistas que estavam a fazer a cobertura da campanha e pelo mal-estar de alguns membros do Comité Nacional Republicano.

Um dos episódios mais controversos que este protagonizou ocorreu em março passado, quando uma jornalista de um portal conservador acusou Lewandowski de uma alegada agressão durante conferência de imprensa na Florida, mas um mês depois a ação judicial foi arquivada.

Fonte: JN
 Foto: reuters
 __________
NB: Enviem-nos as notícias das vossas localidades, os vossos eventos, com textos em Word e imagens em JPG para editorlitoralcentro@gmail.com serão de imediato divulgadas.


J. Carlos

SE O BLOCO MANDASSE, O BANIF NÃO TERIA SIDO ENTREGUE AO SANTANDER


 
José Sena Goulão / Lusa
Catarina Martins na X Convenção do Bloco de Esquerda
Catarina Martins na X Convenção do Bloco de Esquerda
Catarina Martins inaugurou, este sábado, a X Convenção do Bloco de Esquerda com um discurso assente nas novas responsabilidades do partido como aliado do governo PS.
No pavilhão desportivo do Casal Vistoso, a porta-voz do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, enalteceu o resultado do partido nas últimas legislativas, mas reconheceu que se tivesse mais força, o Banif “não teria sido entregue ao Santander”.
“Tivesse o Bloco tido mais força e o Banif não tinha sido entregue ao Santander. Tivesse o Bloco mais força e o governador do Banco de Portugal não continuava a assustar o país com ameaças de colapso bancário umas atrás das outras. Tivesse o Bloco mais força e Portugal não tinha assinado com a Turquia a vergonha do acordo anti-humanitário que é o contrário do que a Europa tinha que fazer”, sustentou a porta-voz bloquista, aplaudida por centenas de militantes e apoiantes em Lisboa.

O “projecto falhado” da União Europeia

Antes do discurso na Convenção, à entrada para o pavilhão desportivo do Casal Vistoso, Catarina Martins falou com os jornalistas sobre a saída do Reino Unido da União Europeia, decidida pelos britânicos em referendo.
A porta-voz do Bloco considerou que “este não é o momento dos países saltarem com cartadas de referendos”, mas de “pôr em cima da mesa alternativas pensadas” para depois haver “espaços que possam ter legitimidade democrática”.
Já o antigo coordenador do BE, Francisco Louçã, considerou, à entrada para a Convenção, que a UE é um “projecto falhado” que “redundou em autoritarismo e finança selvática sobre as pessoas”.
O economista reforçou ainda que Portugal, em concreto, tem um problema com o “Euro, o autoritarismo europeu, mas sobretudo um problema de resolver no dia-a-dia as suas prioridades”.

Eleições autárquicas serão “prova fundamental”

Na intervenção do arranque da X Convenção do BE, Catarina Martins sublinhou que o Bloco orgulha-se de uma “intervenção cada vez mais consistente” a nível autárquico.
“Encontramo-nos nas lutas por um país pensado para as pessoas, desenhado para a inclusão, projectado para os desafios do futuro. Dentro de ano e meio, as eleições autárquicas serão uma prova fundamental para dar força a essa experiência e responsabilidade que cresce”, sustentou a bloquista.
Nas últimas eleições autárquicas de 2013, o BE perdeu a única presidência de Câmara que detinha no país, a de Salvaterra de Magos.
A X Convenção bloquista, que decorre até domingo, tem como lema “Mais força para vencer” sendo o vermelho a cor dominante do pavilhão.
Na reunião serão debatidas e votadas três moções de orientação política, sendo que a primeira, afecta à direcção, junta as principais tendências do BE, ao contrário do que se passou em 2014, quando a IX Convenção terminou sem uma liderança do partido, após um empate entre as listas de João Semedo e Catarina Martins e a de Pedro Filipe Soares na eleição para a Mesa Nacional.
ZAP / Lusa

PORTUGAL ESTREIA AVIÃO KC-390 QUE CUSTA AO ESTADO MAIS DE 59 MILHÕES DE EUROS


 
Avião militar KC-390 da Embraer
Avião militar KC-390 da Embraer
Portugal vai ser o primeiro país, para lá do Brasil, a experimentar o novo avião militar da Embraer, o KC-390 que quer substituir os C-130 em todo o mundo. Um projecto com dedo da indústria portuguesa e que vai custar ao Estado mais de 59 milhões de euros.
A aeronave de transporte militar KC-390 vai ser inicialmente, apresentada em Évora, na próxima semana, a partir de 4 de Julho, nas fábricas da Embraer no distrito alentejano, onde se fabricaram diversos dos componentes do avião.
Depois será exibido na OGMA – Indústria Aeronáutica, em Alverca, num projecto que contou com a participação da indústria portuguesa, mas também com intervenção de elementos da Argentina e da República Checa, além dos técnicos da Embraer.
Este projecto de cariz global que visa substituir os C-130, como aeronave de transporte militar preferencial em todo o mundo, resulta de um esforço financeiro de relevo do Estado português.
O governo autorizou, na semana finda, gastos até 20,8 milhões de euros para os anos de 2016 e 2017, no âmbito do desenvolvimento do KC-390.
Isto depois de, em Setembro de 2015, ainda durante o governo PSD-CDS, o Conselho de Ministros ter dado aval a um aumento de 8,3 milhões de euros nas despesas com o avião militar, conforme adianta o Jornal de Negócios, frisando que os gastos do Estado se situavam, assim, nos 38,3 milhões de euros.
Na globalidade, o projecto, que arrancou em 2012, vai custar aos cofres nacionais 59,1 milhões de euros, conforme as contas avançadas pelo Diário de Notícias.
Valores elevados para a defesa nacional que “não constituem auxílios de Estado”, mas uma aposta no desenvolvimento e investigação militar, conforme explicou fonte do Ministério da Economia ao DN.
O Ministério da Defesa estará a equacionar comprar seis KC-390. Em Fevereiro de 2015, o então ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, chegou a dizer no Parlamento que a compra poderia concretizar-se ainda naquele ano com um pagamento inicial de 40 milhões de euros.
A apresentação do KC-390 em Portugal realiza-se antes da participação do avião na Feira Aeronáutica Internacional de Farnborough, em Inglaterra, nos próximos dias 11 a 17 de Julho.
A maior aeronave já fabricada na Embraer foi apresentada oficialmente no passado dia 10 de Junho, em Gavião Peixoto, S. Paulo.
O primeiro voo do KC-390 foi realizado em Fevereiro de 2015, durante mais de uma hora, com a realização de várias manobras para atestar a qualidade de voo e o desempenho da aeronave.
SV, ZAP

MÃE EM GREVE DE FOME FORÇA DEPUTADOS A CRIAREM NOVA LEI


 
European Parliament / Flickr
A mulher que está em greve de fome há 10 dias, em protesto contra a entrega das filhas menores ao ex-companheiro que foi condenado por violência doméstica, conseguiu ser ouvida por deputados do PS e Bloco de Esquerda que se comprometem a criar legislação para evitar situações destas.
Ana Vilma Maximiano, uma auxiliar educativa de 34 anos, está em greve de fome há 10 dias numa luta pela guarda das filhas menores, cuja tutela foi entregue pelo Tribunal de Família e Menores de Cascais ao pai.
A decisão do Tribunal, tomada em Dezembro de 2015, foi prolongada por seis meses, a 7 de Junho passado. Isto depois de em Março, o pai das crianças e ex-companheiro de Ana Maximiano ter sido condenado a uma pena de prisão suspensa de dois anos e 10 meses por violência domésticaagravada contra a mulher.
Ana Vilma Maximiano protestou, ao longo da semana, em frente à Presidência da República, à residência oficial do primeiro-ministro e à Assembleia da República.
Mas só conseguiu, até agora, ser ouvida por deputados do PS e do Bloco de Esquerda que conversaram com a mulher nas escadas do Parlamento. E recebeu destes a promessa de que será criada legislação para evitar situações destas.
O PS garante ao Diário de Notícias que “está a trabalhar para apresentar medidas legislativas novas” com vista a uma “harmonização entre as decisões em processos crime e as do cível, relativas à responsabilidade parental sobre os menores”.
A delegação socialista composta pelos deputados Edite Estrela, Elza Pais e Alexandre Quintanilha afiança ainda, no mesmo jornal, que no caso de Ana Maximiano parece “haver aparente contradiçãoentre a decisão penal e a decisão do tribunal de Família”.
Do lado do Bloco de Esquerda, a deputada Sandra Cunha prometeu a Ana Maximiano que vai“estudar o processo” e analisar “as lacunas que existem no sistema de protecção das crianças por forma a alterar alguma coisa e evitar este tipo de situações”, cita o DN.
“Não deixa de ser estranha uma decisão de entregar crianças a alguém que foi condenado por um crime de violência doméstica”, considera a deputada bloquista ao jornal.
Ana Maximiano, que continua em greve de fome, vai manifestar-se, na próxima semana, em frente ao ministério da Justiça, enquanto o seu advogado vai apresentar queixas-crime contra a juíza de menores do Tribunal de Cascais, Helena Leitão, e contra a procuradora Margarida Pereira da Silva.
ZAP

TRIBUNAL ABSOLVE FUNCIONÁRIO JUDICIAL QUE DEIXOU O PAI MORRER À FOME


 
O pão nosso de cada dia. “Grace”, ilustração baseada na foto de Eric Enstrom (1918)
Um funcionário judicial foi absolvido do crime de violência doméstica agravada, apesar de ter deixado o pai, de 85 anos. completamente abandonado a passar fome. O idoso morreu subnutrido e com sinais de maus-tratos.
“Do desprezo não resulta qualquer consequência física. Esta negligência não se traduz em enquadramento criminal“, eis a forma encontrada pelo juiz António Carneiro para justificar a absolvição do acusado, funcionário do Departamento de Investigação e Acção Penal do Porto.
Segundo o Correio da Manhã, o homem de 58 anos foi absolvido do crime de violência doméstica agravada, apesar de ter deixado o pai e a tia, de 85 e 87 anos, respectivamente, completamente abandonados e a precisar de auxílio.
O pai do funcionário judicial morreu no hospital, com sinais de maus-tratos e subnutrido, conforme confirmou um médico em tribunal, segundo realça o CM. Mas o juiz do caso entendeu que ele morreu devido a causas naturais e que não há ligação directa com a negligência do filho.
funcionário judicial geria as reformas dos dois idosos, conta o CM, que realça que estes “comiam apenas seis refeições por semana” e que às segundas-feiras se alimentavam “a pão e água”.
O juiz António Carneiro assume que o arguido “desprezou o pai e a tia quando precisavam de auxílio” e reconhece como provado que “não cuidava da casa e do pai que tinha limitações intelectuais”.
Mas o magistrado conclui que tudo isto são somente “atitudes negativas” e sem “relevância criminal”, salienta o CM.
Além de ser absolvido em tribunal, o funcionário judicial não sofreu qualquer sanção profissional.
ZAP
Comentário: este é o mundo em que vivemos, a sociedade que construímos, os valores familiares diminuídos|invertidos. Com que então, o filho deixa morrer os seus próprios familiares, aqueles que contribuíram para que sua existência terrena seja uma realidade e, tratou-os como objectos sem valor algum.
O tribunal entendeu que não se registou nada de grave, tudo passou dentro dos valores sociais positivos e humanitários? Adeus justiça, para que te queremos.
J. Carlos

REGRETXIT? BRITÂNICOS ARREPENDIDOS E HÁ QUEM JÁ PEÇA NOVO REFERENDO


 
Depois do Brexit, o Regretxit. O arrependimento de alguns britânicos, depois de terem votado sim pela saída do Reino Unido da União Europeia, é um dos temas que domina as conversas nas redes sociais. Entre petições a pedir novo referendo e buscas sobre o que é a UE no Google.
sim à saída do Reino Unido da UE continua a criar ondas de choque por toda a Europa.
E se Juncker pede aos britânicos que “saiam o mais rápido possível”, há quem já esteja arrependido de ter votado no Brexit.
Vários britânicos já assumiram a órgãos de informação do país que se pudessem votar de novo, mudariam a escolha e desta vez, votariam na permanência.
Na página oficial do Parlamento do Reino Unido, já foi mesmo criada uma petição a pedir um novo referendo que conta já com mais de 1,5 milhões de subscritores.
No texto desta petição apela-se ao governo para criar “uma regra que determine que se os votos de saída ou permanência forem inferiores a 60% e a adesão for inferior a 75%, deve haver um segundo referendo”.
O voto pelo Brexit foi de 51.9% com uma abstenção de 28%.

“O que é a UE?”, procura-se no Google

Entretanto, no Google as pesquisas mais efectuadas pelos britânicos, no seguimento dos resultados do referendo, sugerem que muitos não sabem no que votaram.
Termos como “What is the EU?” (o que é a UE) ou “What happens if we leave the EU” (o que acontece se deixarmos a UE) estão entre os mais procurados, de acordo com o Google Trends.
Em termos políticos, houve reacções em cadeia em diversos países da UE, com Irlanda e Escócia a falarem também em referendos a independência e Espanha a propor ao Reino Unido a soberania partilhada de Gibraltar.
Em Holanda, França e Itália também já se fala num referendo pela saída da UE. E em Portugal, o Partido Popular Monárquico (PPM) também exige uma consulta popular sobre a permanência na UE.
Perante tantas ondas de choque, seis países fundadores da UE reúnem-se este sábado, em Berlim, para apurar a estratégia de reposta perante este Brexit que já se esperava, mas que está a provocar mais dúvidas e tensões do que se adivinharia.
SV, ZAP

PEQUIM ESTÁ A AFUNDAR-SE (LITERALMENTE)


 
A capital chinesa, Pequim, é mais conhecida pelo seu absurdo nível de poluição atmosférica e por ocasionais tempestades de areia. Mas a sua maior ameaça ambiental encontra-se na realidade no subsolo: a cidade está a afundar-se.
A excessiva extracção de água dos lençóis subterrâneos de Pequim está a provocar um colapso geológico do subsolo da cidade, cuja secagem está a provocar a compactação e abatimento do terreno urbano.
A situação é agravada pela excessiva construção de arranha-céus, cuja magnitude e número começam a fazer sentir o seu peso no solo da cidade, que assiste a um boom imobiliário desde a década de 90.
Segundo o jornal britânico The Guardian, toda a cidade está a afundar-se, mas o efeito é mais significativo em Chaoyang, o bairro financeiro da capital chinesa, que está a afundar 11 cm por ano.
O fenómeno, que coloca em risco os mais de 20 milhões de habitantes da cidade, foi descrito num estudo publicado este mês na revista científica Remote Sensing,
A equipa de investigadores usou dados do InSAR, um sistema especial de radar que usa imagens de satélite para avaliar os níveis de deformação da superfície terrestre e monitorizar possíveis desastres naturais como terramotos e deslizamentos de terras.
O engenheiro espanhol Roberto Tomas e os cientistas chineses Li Xiaojuan e Chen Mi, três dos autores do estudo, explicaram ao The Guardian que Pequim está localizada sobre uma planície seca, cujo lençol freático se acumulou ao longo de milénios.
“À medida que a água é bombeada, o lençol freático diminui e o solo comprime-se, diminuindo de volume, como se fosse uma esponja seca“, explicam os cientistas.
“Estamos agora a fazer uma análise detalhada do impacto do afundamento do solo na planície de Pequim — por exemplo, na infra-estrutura ferroviária crítica da cidade”, adiantam os investigadores.
Segundo o jornal espanhol El Mundo, o afundamento de Pequim foi documentado pela primeira vez em 1935, e desde então diversos estudos relacionaram o colapso das terras com a bombagem de água do subsolo.
Um desses estudos, em 2015, recomendava mesmo que mesmo que, para evitar possíveis impactos dramáticos – como descarrilamentos de comboios – fosse proibida a construção de poços de água nas proximidades das linhas de caminho de ferro.
Mas essa é uma recomendação muito difícil de implementar numa região que atravessa uma grave crise hídrica e cuja população sofre com a escassez do precioso líquido que corre sob os seus pés.
AJB, ZAP

AUTORIZADO NOS EUA APARELHO PARA ASPIRAR O ESTÔMAGO


 





A autoridade de saúde dos EUA aprovou na semana passada um aparelho que permite despejar o conteúdo do estômago, desenhado para ajudar pesssoas obesas.
O sistema AspireAssist, aprovado pela FDA, consiste num tubo que funciona como uma espécie de torneira que suga parcialmente o conteúdo do estômago.
O aparelho foi aprovado com base num estudo com 111 pessoas durante um ano e pode ser usado apenas por pessoas obesas – com Índice de Massa Corporal de 35 a 55 – que não conseguiram reduzir o peso com outros tratamentos não cirúrgicos.
Cerca de meia hora depois da refeição, o paciente liga uma bomba à válvula ligada ao interior do estômago por um tubo, permitindo que a comida seja sugada para fora.
Aspire Bariatrics
AspireAssist
AspireAssist
O processo dura cerca de 10 minutos e consegue reduzir até 30% das calorias consumidas por refeiçºao, dee acordo com Kathy Crothall, CEO da Aspire Bariatrics, a empresa que fabrica o dispoitivo.
Para além do procedimento cirúrgico de instalação do dispositivo, o sistema depende de que se mastigue a comida quase até à exaustão, para garantir que a mesma não irá entupir o tubo no processo de aspiração.
Os criadores do sistema referem que esta necessidade promove uma alimentação mais pausada que permite que as pessoas se sintam cheias e as faça comer menores quantidades.
O AspireAssist não pode ser usado por pacientes com distúrbios alimentares, como anorexia ou bulimia.
AspireAssist
A aprovação está a deixar os médicos norte-americanos horrorizados, e centenas de profissionais já anunciaram que vão processar a FDA por ter aprovado o dispositivo.
“É a primeira vez que olhei para um dispositivo aprovado pela FDA e fiquei absolutamente, completamente e totalmente chocado com o facto de ter sido aprovado”, afirmou Joseph Gutman, um endocrinologista e diabetologista de Pembroke Pines, na Flórida, que trata pacientes com Diabetes há mais de 30 anos.
O especialista afirmou ao The Verge que já juntou um grupo de 750 médicos que querem processar a FDA e obrigar a autoridade a retirar o aparelho do mercado. O objetivo é tentar que quatro mil médicos se juntem ao movimento.
“É a exibição de ignorância mais patética da parte da nossa agência, a FDA. Não passa de um mau truque. É como uma piada de mau gosto”, criticou.

CIENTISTAS DESCOBREM CANCRO CONTAGIOSO ENTRE ANIMAIS MARINHOS


 
O mar está repleto de células de cancro contagiosas que se estão a espalhar entre animais e até entre diferentes espécies marinhas, de acordo com uma pesquisa que levanta dúvidas quanto à possibilidade de a doença também se tornar contagiosa nos humanos.
A investigação, cujos resultados foram publicados na Nature, detectou cancro infecto-contagioso em três tipos diferentes de mariscos. Os investigadores encontraram mexilhões, berbigões e ameijoas, das costas do Canadá e de Espanha, infectados com tumores originários de outros animais.
Esta descoberta que abre a porta à possibilidade de transmissão entre os humanos. No ano passado, um homem infectado com o VIH / SIDA morreu porque tinha um parasita com cancro a crescer dentro de si.
Para já, não há motivos para alarme. “Só é um problema se se for um molusco”, aponta Stephen Goff, professor do Centro Médico da Universidade de Columbia, nos EUA, e um dos investigadores envolvidos na pesquisa, em declarações ao jornal inglês Independent.
“Não há evidências de que os tumores dos moluscos se tenham espalhado para lá dos moluscos. Não é provável que causem problemas porque temos um sistema imunitário que funciona”, nota Goff.
sistema imunitário dos moluscos é muito primitivo, deixando-os mais expostos a cancros infecciosos. Nos humanos, a mera presença de tumores de outros organismos leva o sistema imunitário a reagir prontamente e a atacá-los, caso esteja a funcionar devidamente.
O cancro é transmissível entre humanos em situações de mãe para o feto e entre gémeos no útero materno ou em situações de transplante de órgãos.
O que não se sabe é se esta descoberta de cancro contagioso no mar pode indiciar uma eventual evolução das células cancerígenas humanas para se tornarem também infecto-contagiosas.
A descoberta motiva necessariamente, “uma mudança de pensamento”, conforme nota Goff. “Há células contagiosas a flutuarem pelo mar que podem colonizar um hospedeiro susceptível”, atesta o professor.
“Os nossos resultados indicam que a transmissão de células de cancro contagiosas é um fenómeno generalizado no ambiente marinho, com múltiplas linhagens independentes a desenvolverem-se em múltiplas espécies”, salienta-se no estudo divulgado no jornal Nature.
Os “casos de cancro transmissível parecem superar as doenças espontâneas, pelo menos nas espécies investigadas até agora”, afirmam ainda os investigadores.
A próxima fase da pesquisa vai centrar-se no estudo dos processos genéticos envolvidos nesta transmissão infecto-contagiosa das células de cancro.
SV, ZAP

PORTUGUESES DESCOBREM COMO ELIMINAR PRIMEIROS SINTOMAS DE ALZHEIMER


 
-
Uma equipa internacional coordenada pelo investigador português Rodrigo Cunha descobriu como eliminar os primeiros sintomas da doença de Alzheimer em modelos animais.
A descoberta, anunciada esta semana pela Universidade de Coimbra (UC), foi possível porque “pela primeira vez os cientistas focaram o estudo na causa dos primeiros sintomas da doença”, que são as perturbações na memória, causadas por modificações da chamada “plasticidade das sinapses no hipocampo“.
“O hipocampo desempenha um papel essencial na memória, funcionando como o gestor do gigantesco centro de informação recebida pelo cérebro. Das dezenas de milhões de sinais recebidos, o hipocampo tem de selecionar a informação relevante e validá-la, atribuindo-lhe uma espécie de carimbo de qualidade. Quando ocorrem falhas, este gestor assume que toda a informação é irrelevante“, refere a nota da UC.
Sendo as sinapses “as responsáveis pela transmissão de informação no sistema nervoso”, ao garantirem a comunicação entre neurónios, “a equipa utilizou um modelo animal duplo mutante(com a modificação de dois genes da proteína APP, que causam doença de Alzheimer em humanos) para rastrear toda a atividade destas ligações e identificar o que impede o hipocampo de processar e gerir corretamente” a informação obtida.
O estudo, entretanto publicado na Nature Communications, foi coordenado por Rodrigo Cunha, do Centro de Neurociências e Biologia Celular e da Faculdade de Medicina da UC, tendo a equipa integrado 15 investigadores portugueses e franceses.
Os resultados desta investigação representam “um avanço extraordinário para o desenvolvimento de estratégias de combate à doença de Alzheimer, pois conseguiu-se recuperar o funcionamento sináptico”, afirma Rodrigo Cunha, citado na nota.
O cientista de Coimbra entende que, “do ponto de vista ético, é criticável se não se prosseguir para ensaios” em humanos e garante que estes são seguros para os doentes.
Na sua opinião, existem em Coimbra “todas as condições para avançar”, embora seja necessário assegurar financiamento para o efeito.
Financiado pelo Prémio Mantero Belard de Neurociências da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e pela Association Nationale de Recherche de França, o estudo foi desenvolvido ao longo de três anos.

Próximo ano letivo já tem calendário. Alunos do primeiro ciclo vão terminar mais tarde

O próximo ano lectivo começa entre os dias 9 e 15 de Setembro e os alunos do primeiro ciclo vão ficar mais tempo na escola. É o que revela o calendário escolar já publicado em Diário República.

O primeiro período conta com três meses de aulas, até 16 de Dezembro, e o segundo também, mas com uma pausa para as férias do Carnaval, entre 27 de Fevereiro e 1 de Março.

O último período lectivo é mais curto, mas não para todos. Os alunos do primeiro ciclo terminam as aulas só em 23 de Junho, enquanto os alunos que vão a exame do 9º, 11º e 12º anos acabam no dia 6.

Os restantes mantêm-se na escola mais uma semana e meia.

Provas de aferição marcadas

No próximo ano lectivo, os alunos do 2.º ano vão fazer provas de aferição a Expressões Artísticas e Físico-Motoras, Português, Matemática e Estudo do Meio.

Os do 5.º testam os conhecimentos a História e Geografia e a segunda prova será de Matemática e Ciências Naturais.

Já os do 8.º ano fazem provas a Português e a Ciências Naturais e Físico-Química.

As provas de aferição vão realizar-se em Junho, com excepção das de Expressões Artísticas e Físico-Motoras, que vão decorrer no início de Maio.

O despacho de calendário escolar define as datas de início e fim das aulas, mas também das provas que os alunos terão de realizar no próximo ano lectivo.

Nos últimos dias, directores de escolas e pais criticaram o "timing" de divulgação deste documento, que consideram que deveria ser conhecido mais cedo e ter uma duração de pelo menos três anos.

Fonte: rr.sapo.pt
__________
NB: Enviem-nos as notícias das vossas localidades, os vossos eventos, com textos em Word e imagens em JPG para editorlitoralcentro@gmail.com serão de imediato divulgadas.


J. Carlos

Bloco anuncia fim das apresentações quinzenais dos desempregados

Catarina Martins lançou a novidade na abertura da convenção do partido. Fonte do Governo ressalva que controlos à atribuição de subsídio de desemprego vão manter-se e poderá haver novidades para a semana.

O Bloco de Esquerda garante que já há acordo com o Governo para acabar com as apresentações quinzenais dos desempregados nos centros de emprego. O anúncio foi feito pela porta-voz do partido, Catarina Martins, na abertura da convenção que está a decorrer em Lisboa.

“Não aceitamos medidas que não servem nem para formação nem para encontrar emprego e que atribuem aos desempregados e desempregadas a culpa do desemprego. É preciso acabar com a perseguição das vítimas da crise. Há já acordo com o Governo e vamos acabar com a humilhação da apresentação das apresentações quinzenais”, anunciou Catarina Martins.

Está já marcado pelo Bloco um debate potestativo no Parlamento sobre este assunto. Mas este não foi o único anúncio feito pela líder do BE. Há mais um acordo, desta vez para defender o direito à habitação: “Há já acordo e em breve será a aprovação final no Parlamento da lei que permite que, entre outras alterações, a renda apoiada passe a ser calculada pelo rendimento líquido, baixando as rendas e protegendo o direito à habitação.”

Contactada pela Renascença, fonte do gabinete do ministro do Trabalho admite a existência de uma plataforma de entendimento sobre a questão das deslocações periódicas aos centros de emprego, mas garante que o Governo não abdica de um controlo efectivo da atribuição do subsídio de desemprego, remetendo para eventuais novidades para quarta-feira, dia em que o desemprego será tema de debate no Parlamento.

Se o Bloco tivesse mais força…

O discurso inicial de Catarina Martins foi também o momento para o Bloco fazer um balanço interno sobre o último ano e meio. Desde a última convenção o Bloco de Esquerda ganhou força, mais votos, mais deputados, assinou um acordo com o PS, faz parte da maioria parlamentar, teve um bom resultado nas presidenciais


Isto é só o início, avisou Catarina Martins, para quem é preciso dar ainda mais força ao BE. Aliás, a líder bloquista também afirmou que se o seu partido tivesse mais força, faria mais.

"Tivesse o Bloco tido mais força e o Banif não tinha sido entregue ao Santander. Tivesse o Bloco mais força e o governador do Banco de Portugal não continuava a assustar o país com ameaças de colapso bancário umas atrás das outras. Tivesse o Bloco mais força e Portugal não tinha assinado com a Turquia a vergonha do acordo anti-humanitário que é o contrário do que a Europa tinha que fazer”, disse Catarina Martins, que usou a frase “cumprimos a nossa palavra”, fazendo lembrar o mote do congresso do PS, que decorreu no início de Junho, e que teve como a frase de apresentação a expressão “prometemos, cumprimos”.

Fonte: rr.sapo.pt
__________
NB: Enviem-nos as notícias das vossas localidades, os vossos eventos, com textos em Word e imagens em JPG para editorlitoralcentro@gmail.com serão de imediato divulgadas.


J. Carlos

Polónia afasta Suíça nos penálties e está nos “quartos” à “espera” de Portugal

Nos quartos-de-final a Polónia vai defrontar o vencedor do Portugal-Croácia.

A Polónia eliminou a Suíça nos oitavos-de-final do Euro2016. O jogo foi decidido nas grandes penalidades, onde os polacos levaram a melhor, vencendo por 5-4 (Só Xhaka flahou) depois de 1-1 nos 120 minutos. A Suíça foi melhor, teve as melhores oportunidades mas encontrou na baliza polaca um Fabianski que só foi batido por Shaqiri, naquele que é o melhor golo da prova. Blaszczykowski fez o tento dos polacos. Nos quartos-de-final a Polónia vai defrontar o vencedor do Portugal-Croácia.

Em Saint-Etienne estava o futuro adversário de Portugal nos quartos-de-final do Euro2016, isso se os lusos afastarem os croatas. Frente-a-frente duas seleções que acabaram em segundo lugar nos respetivos grupos. A Suíça vinha de bom registo defensivo já que não sofrera golos em três dos últimos quatro jogos em fases finais do Euro. A Polónia também tinha um registo defensivo interessante já que era uma das três equipas que não sofreu qualquer golo neste Europeu.

A Polónia poderia ter marcado logo no primeiro minuto. O guarda-redes Sommer foi pressionado por Lewandowski, colocou a bola nos pés de Milik que, sem ninguém na baliza, atirou por cima. A resposta suíça morreu nas mãos de Fabianski, guarda-redes que fez uma grande exibição. Negou o golo a Schar aos 36 e voltou a brilhar aos 39, num remate de Dzemaili à entrada da área.

Na mesma jogada, a Polónia saiu em contra-ataque. Grosicki ganhou no flanco direito, meteu na área, Milik deixou passar para Blaszczykowski que recebeu e bateu Sommer. E mesmo a terminar, novo lance de perigo para a Polónia, num pontapé de bicicleta de Grisicki que saiu mal.

A Suíça entrou no segundo tempo muito pressionante, à procura do empate, mas foi a Polónia a estar perto do 2-0 em duas ocasiões: aos 51 Sommer teve de ´mergulhar` aos pés de Lewandowski para evitar o golo. Aos 54 nova defesa do guarda-redes suíço, após remate de longe de Blaszczykowski.

Com o passar do tempo, a Suíça foi-se instalando cada vez mais no meio-campo contrário, procurando o golo de todas as formas. Golo que poderia ter aparecido aos 74 minutos, num livre direto de Ricardo Rodriguez mas Fabianski, com uma defesa monstruosa, deu uma palmada na bola e evitou o empate.

Mas nada pode fazer o guarda-redes polaco aos 82 minutos, três minutos depois de Xhaka ter atirado à barra da Polónia. Shaqiri aproveitou um corte para a entrada área para fazer um remate de bicicleta. A bola bateu no poste e entrou na baliza de Fabianski. Um golaço, o melhor deste Europeu de futebol. Nos descontos Embolo teve a vitória nos pés mas não acertou na bola.

No prolongamento foi a Suíça a ter as melhores oportunidades mas Fabianski estava gigante. Aos 113 minutos a vitória suíça saiu da cabeça de Derdiyok após grande passe de Shaqiri mas Fabianski voltou a levar a melhor.

Nas grandes penalidades, só Xhaka falhou, pelo que a Polónia ganhou por 5-4 e vai defrontar o vencedor do jogo entre Portugal e Croácia.

Fonte: sapo desporto
__________
NB: Enviem-nos as notícias das vossas localidades, os vossos eventos, com textos em Word e imagens em JPG para editorlitoralcentro@gmail.com serão de imediato divulgadas.

J. Carlos


País de Gales vai aos quartos-de-final

O País de Gales está nos quartos-de-final do Euro 2016 após vencer (1-0) a Irlanda do Norte, com um auto-golo.

Uma despedida infeliz para a Irlanda do Norte, que merecia melhor fado, mas o futebol é mesmo assim. Num jogo adormecido, nenhum dos lados fez propriamente por merecer o golo ou a vitória, mas esta acabou por ir para quem, a partir dos 60 minutos, insistiu um pouco mais que o adversáio (não que isso quer dizer que tenham insistido muito).

No fim, um desafio que fica na memória apenas pela história feita pelos galeses, que pela primeira vez chegam aos "quartos" de um europeu, já que o jogo em si foi para esquecer. Mas o que interessa é o resultado, que o diga a Alemanha.

Fonte: rr.sapo.pt
_________
NB: Enviem-nos as notícias das vossas localidades, os vossos eventos, com textos em Word e imagens em JPG para editorlitoralcentro@gmail.com serão de imediato divulgadas.


J. Carlos

Brexit deixa jovens britânicos zangados

A saída da União Europeia enfureceu os jovens britânicos, que afirmam que as portas do continente se fecharam para eles devido ao que consideram um capricho de alguns velhos nostálgicos.

No referendo de quinta-feira, 48,1% dos britânicos votaram pela permanência da União Europeia. Entre os eleitores de 18 a 24 anos, porém, essa taxa foi de 73%, enquanto entre os maiores de 65 anos, apenas 40% votaram para que o Reino Unido continuasse no bloco, segundo o investigador de opinião pública Michael Ashcroft.

No entanto, segundo a rede de televisão britânica BBC, há indícios de que os jovens foram votar em menor proporção que as pessoas mais velhas, já que houve menos participação nas zonas do país com mais jovens. "A geração mais jovem perdeu o direito de viver e trabalhar em outros 27 países. Nunca conheceremos a dimensão total das oportunidades perdidas, as amizades, os casamentos e as experiências negadas", afirmou o jovem britânico Nicholas ao jornal Financial Times, num comentário amplamente difundido nas redes sociais. "Os nossos pais, tios e avós tiraram-nos a liberdade de movimento", acrescentou Nicholas, "com um golpe a uma geração que já estava afogada nas dívidas dos seus antecessores".

'Reino Unido cavou a própria sepultura'

O mal-estar dos jovens, que não conheceram o Reino Unido fora da União Europeia, já vinha a crescer há algum tempo. Os pensionistas ficaram à margem dos cortes realizados pelo governo conservador, enquanto os mais jovens viram a educação universitária passar a ser paga, os centros de lazer fechados e as ajudas sociais para obter a sua independência eliminados - medida que entrará em vigor em 2017.

Boris Johnson, líder da campanha pelo Brexit, tentou tranquilizar as novas gerações no seu primeiro pronunciamento após a vitória, afirmando que a saída da União Europeia "não significa destruir pontes nem é isolacionismo". Mas para Nina Biddle, estudante de 21 anos da Universidade de Sheffield que acaba de passar um ano no estrangeiro graças a um programa que não existiria sem a União Europeia, "o Reino Unido cavou a sua própria sepultura, culturalmente falando". O ano na ilha francesa da Reunião "permitiu-me aprender outra língua, ampliou os meus horizontes e enriqueceu a minha vida, de um modo que o Reino Unido não poderia oferecer-me", disse Biddle à AFP. "Somos nós que vamos viver mais anos com uma Europa menos unida", lamentou.

Nos anos 70, 'havia de tudo'

A pequena empresária Debra McDermott disse à AFP que os mais velhos votaram pela saída do bloco porque "nos anos 1970, quando éramos crianças, estava tudo muito bem". "Havia escolas, hospitais, havia de tudo. Toda a gente pagava os seus impostos e tudo funcionava melhor. Desde então, o país desceu ladeira abaixo", afirmou McDermott, que não quis revelar a idade.

Duas histórias muito comentadas durante a campanha mostram o contraste na maneira como os idosos decidiram o voto. Antes de morrer, Leonard Moore, um veterano da II Guerra Mundial, pediu à família que enviasse por correio o seu voto a favor da saída. O sobrinho disse ao jornal Daily Mail que Moore "lutou pela sua pátria até ao fim". Em outro extremo, Peter Dowey, de 73 anos, ofereceu o voto ao seu neto de 17, Freddie Wells, que escolheu a permanência na União Europeia. "Já vivi 70% da minha vida, e ele 20% da dele, se considerarmos que viverá 100 anos. E na verdade, essa decisão vai afetá-lo muito mais que a mim. Tem o futuro pela frente e, portanto, aconteça o que acontecer, será a geração dele que terá que viver com os estragos, ou, espero, com a prosperidade" do país, contou Dowey à rádio BBC.

Fonte e Foto: sapo
_________
NB: Enviem-nos as notícias das vossas localidades, os vossos eventos, com textos em Word e imagens em JPG para editorlitoralcentro@gmail.com serão de imediato divulgadas.


J. Carlos

Hora de Fecho: Ivković: "Ronaldo não resolve nada sozinho"

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
EURO 2016 
Croata mais "português" não há. Viveu (e jogou) entre nós de 1998 até 2004. "E até casado com uma portuguesa fui", lembra Ivkovic. Mas nos "oitavos" é só croata: "Fomos os melhores até aqui".
EURO 2016 
O mundo teve que encolher numa aldeia para encontrarmos Domegoj e Stipe, dois croatas vindos da Austrália, em Lens. Um deles jogou com Mark Viduka e tem Josip Simunic, adjunto da Croácia, na família.
BREXIT 
Neste momento em que a Libra não sabe bem para onde vai, nada como aproveitar a onda. Susana Romana deixa sugestões que vão muito bem com este aparente apocalipse europeu. Corram.
BREXIT 
Há uma petição por um novo referendo com quase 1,7 milhões de assinantes. Outra pede a independência de Londres e tem mais de 140 mil assinaturas. Há muitos britânicos descontentes com o Brexit.
BREXIT 
Presidente da Comissão Europeia pede o divórcio, o mais rápido possível, entre a UE e Reino Unido. E lembra os reformados ingleses a viver em Portugal e Espanha para ilustrar dúvidas sobre o futuro.
BREXIT 
Em defesa da União Europeia, o ministro do Negócios Estrangeiros alemão disse: "Não vamos deixar que ninguém nos tire a Europa" e que o Reino Unido deve abandonar "assim que possível".
BREXIT 
O comissário europeu Jonathan Hill demitiu-se por causa dos resultados do referendo britânico. Hill tem o pelouro dos serviços e mercados financeiros.
EURO 2016 
A Polónia venceu a Suíça em penáltis (5-4), depois de um empate a uma bola nos 120 minutos. Os polacos vão jogar nos quartos-de-final com Portugal... ou Croácia. Siga tudo aqui em direto.
EURO 2016 
No Euro-96 Portugal e Croácia disputaram o primeiro lugar do Grupo D. Figo, João Pinto e Domingos construíram o três-zero. Veja aqui os golos do que aconteceu há 20 anos.
EURO 2016 
Foi mais ou menos à Stevie Wonder. Guardiola ligou ao seu futuro jogador, Raheem Sterling, para o sossegar e dar moral. "Mantém a tua cabeça levantada, não te preocupes. Eu sei que és bom", terá dito.
X CONVENÇÃO DO BLOCO DE ESQUERDA 
Se amanhã o BE fosse Governo rasgava o Tratado Orçamental e exigia a renegociação da dívida. No limite, Portugal saía do euro. Bravata? Ou faria como Syriza e aceitava as exigências de Bruxelas?
Opinião

João Marques de Almeida
O referendo britânico mostrou que é possível imaginar o futuro de um país europeu fora da União Europeia. A UE tornou-se mortal. Deixou de ser inevitável. A “bicicleta” de Delors afinal pode pode cair

André Azevedo Alves
Procurar fazer do Reino Unido uma “vacina” contra outros países que tenham iguais tentações soberanistas será fútil, irresponsável e contraproducente.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Segundo o relatório, para 2015, do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) há, no mundo inteiro, 65,3 milhões de refugiados. “Se fossem um país, seriam o 21º maior do mundo”.

José Manuel Fernandes
Não é tempo de despeito ou rancor, antes de compreender o mal-estar europeu que levou ao Brexit. A mensagem que os britânicos reforçaram é que os povos não querem nem "mais" Europa nem mais integração

Rui Ramos
O referendo britânico talvez tenha mudado a Europa e o mundo. Mas é importante lembrar que começou como um truque de David Cameron para travar o UKIP. Para evitar uma inundação, deitou fogo à casa.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa