quarta-feira, 19 de julho de 2023

Barcelos | Estudantes do IPCA voltam a marcar presença em mais uma edição da European Innovation Academy

 O IPCA e o Santander voltam a financiar a participação de estudantes da instituição na European Innovation Academy (EIA). Entre os selecionados está um dos elementos da equipa vencedora do concurso Poliempreende 2022.
A EIA afirma-se como o maior programa em inovação digital na Europa, abrangendo 450 participantes, mais de 70 nacionalidades, 90 equipas e 90 oradores e mentores. O Jornal Financial Times e a Google consideraram a EIA uma das “Europe’s 100 Digital Champions”. Em colaboração com as melhores universidades do mundo, a EIA é orientada para estudantes de Instituições de Ensino Superior americanas, asiáticas e europeias de referência, adotando um formato de programa de empreendedorismo imersivo, muito prático, na lógica “learning by doing”. Esta escola de verão tem o objetivo fundamental de proporcionar uma experiência de aprendizagem experimental e de capacitar para o empreendedorismo.
Criada na Estónia, a EIA nasceu em 2011, a partir de uma organização sem fins lucrativos, tendo-se tornado na “maior academia de empreendedorismo digital do mundo”. Até 2026, a European Innovation Academy vai decorrer em Portugal, no cidade do Porto.
O programa decorre de 16 de julho a 4 de agosto e está organizado em três semanas intensivas, privilegiando o trabalho em equipas multidisciplinares. Para além do reforço de inúmeras competências como a comunicação, o trabalho em equipa e a resolução de problemas, os participantes terão oportunidade de aprender de perto com mentores de grandes gigantes tecnológicas como a Google, Dell Technologies, TikTok, Spotify entre outras.
Em 2022, o projeto “EasyPort” da equipa de Raquel Martins, estudante da licenciatura de Engenharia e Desenvolvimento de Jogos Digitais, do IPCA, obteve “a validação da TAP Air Portugal”, na sequência da reunião entre a equipa e o Senior Director Operations Integrity da companhia aérea portuguesa, Duarte Afonso.
 
Ana Reis

Liga MEO Surf: Joaquim Chaves Saúde Best Wave distingue o nível de excelência das melhores ondas

Prémio tem contribuído para puxar pela performance dos melhores surfistas nacionais
O Joaquim Chaves Saúde Best Wave é um dos prémios paralelos da Liga MEO Surf que tem contribuído para puxar pelo nível de excelência dos surfistas que integram a 1ª divisão do surf nacional. A distinção para o surfista que faz a melhor onda em cada uma das cinco etapas é um fator acrescido de motivação para os atletas em arriscarem na combinação de manobras mais críticas o que potencia a qualidade do espetáculo.

Foram vários os surfistas que já atingiram o patamar da excelência nas quatro de cinco etapas já realizadas com as suas ondas a chegarem aos 8.00 pontos ou acima desta fasquia. No total, foram realizadas 20 ondas com notas excelentes.

Vencedores Joaquim Chaves Saúde Best Wave 2023
Figueira da Foz – Frederico Morais, 8,75 pontos
Porto e Matosinhos – Vasco Ribeiro, 8,60 pontos
Ericeira – Tomás Fernandes, 8,25 pontos
Ribeira Grande – Eduardo Fernandes, 9,00 pontos

O destaque, até ao momento, vai para Eduardo Fernandes, que fez a melhor onda da Liga MEO Surf com uma nota de 9.00 pontos em 10 possíveis na etapa da Ribeira Grande, nos Açores.

“Foi incrível ter recebido esse prémio. Foi a primeira vez que consegui fazer a melhor onda do evento e veio num momento em que tenho estado a tentar manter-me motivado para continuar a competir. Ter sido eu a fazer a melhor onda nesse evento, no meio de tantos bons surfistas, faz-me acreditar que ainda tenho nível para continuar a competir. Em relação à onda, acho que provavelmente foi a melhor e maior que entrou durante toda a semana [do Allianz Ribeira Grande Pro]. Para as condições que estavam ela era muito perfeita. Lembro-me que não haviam ondas com muito potencial e essa veio incrível, tinha algum tamanho para o que estava a vir, tinha uma parede lisa e longa, o que proporcionou que eu conseguisse aproveitá-la ao máximo. Fiz uma sequência de quatro manobras e foi uma sensação incrível! Acho importante existir este prémio não só pelo prize-money que nos ajuda bastante, mas acho que principalmente puxa por todos surfistas para tentarem o seu melhor durante todo o evento para vencer esse prémio. E, consequentemente, contribui para um bom show para o público que assiste ao campeonato”

Outros dos surfistas em destaque é Tomás Fernandes que, na praia onde é local, Ribeira D’Ilhas, na Ericeira, fez uma onda de 8.25 pontos e venceu igualmente este prémio.

“Fico sempre feliz em fazer a melhor onda do campeonato [do Allianz Ericeira Pro] e na casa do excelente com 8.25 pontos. Não estava à espera de ganhar porque fiz a onda ainda numa fase inicial da prova. Foi uma onda onde comecei com um carve e depois deu-me oportunidade de fazer duas manobras de lip e terminei com uma subida na espuma. O facto de haver este prémio na Liga MEO Surf é super importante para a performance dos surfistas porque entramos no heat e queremos dar tudo, fazer a melhor onda e ganhar este prémio. É algo que puxa bastante por nós e é ótimo sermos recompensados por isso, obviamente.”

Top 6 das melhores ondas surfadas este ano (todas as etapas):
Eduardo Fernandes – 9.00 pontos
Frederico Morais, Teresa Bonvalot e Martim Nunes – 8.75 pontos
Frederico Morais – 8.65 pontos
Vasco Ribeiro – 8.60 pontos
Ian Costa - 8.50 pontos
Tomás Fernandes – 8.25 pontos

Pelo terceiro ano consecutivo o Grupo Joaquim Chaves Saúde patrocina este prémio estando ao lado das melhores ondas e performances dos surfistas masculinos e femininos para além de ser naming sponsor da 2ª etapa da Liga MEO Surf, o Joaquim Chaves Saúde Porto Pro, que se realiza no Porto e Matosinhos.

Miguel Vieira Marques, diretor de Marketing e Comunicação da Joaquim Chaves Saúde
“O desporto faz parte do nosso ADN e a associação a eventos de Surf, como é o caso da Liga MEO Surf, permite-nos reforçar a nossa ligação e apoio a uma modalidade que tanto se tem destacado no nosso país. A Joaquim Chaves Saúde está comprometida com a prática de atividade física e com a promoção de hábitos de vida saudáveis, algo também sustentado pela aposta no Joaquim Chaves Fitness, no Restelo, e em especialidades médicas, disponíveis nas Clínicas Médicas, cujo foco é a reabilitação desportiva.”

A próxima disputa pelo prémio Joaquim Chaves Saúde Best Wave acontece no Bom Petisco Peniche Pro, a quinta e última etapa da Liga MEO Surf 2023, que se realiza de 27 a 29 de Outubro em Peniche. Além da luta pelo prémio, esta última etapa vai servir para definir os títulos de campeões nacionais masculino e feminino.

A Liga MEO Surf 2023 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Joaquim Chaves Saúde, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Somersby, Waikiki, Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, os apoios locais dos Municípios da Figueira da Foz, Porto, Matosinhos, Mafra, Ribeira Grande e Peniche e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf.



Mais informações em www.ansurfistas.com.
Fotos: Eduardo Fernandes, pódio, Tomás Fernandes e stand da Joaquim Chaves Saúde. (Crédito: Jorge Matreno/ANSurfistas)


MUNICÍPIO DE SILVES PROMOVE CICLO DE TEATRO AO AR LIVRE EM SILVES

A iniciativa Ciclo de Teatro ao Ar Livre, prossegue no dia 23 de julho, pelas 21h30, na Freguesia de Silves, com a peça “À Babuja” em frente às Piscinas Municipais.
A iniciativa conta com o apoio da Junta de Freguesia de Silves.
Contamos com a vossa presença!
 
Entrada: Livre
Classificação etária: M/6
+ Info: Sector de Cultura do Município de Silves | tel. 282 440 856 (ext. 2745) | email: cultura@cm-silves.pt | www.cm-silves.pt
 
+ SOBRE “À BABUJA”
Este podia ser apenas um projeto à beira-mar, como o próprio nome indica. A ideia, no entanto, é guardar isso como ponto de partida, mas ser muito mais: um projeto itinerante, apelativo para muitos públicos, de um grande rigor plástico, e que dê a conhecer alguns tesouros regionais.
É um espetáculo divertido, inspirado no clássico de Cervantes, ‘Dom Quixote de la Mancha’. Entramos no imaginário deste herói “algarvio”, onde as bóias se transformam em armadura, os guarda-sóis em moinhos de vento e a carrinha em cavalo. Nesta aventura, dançamos corridinho nas dunas, estacionamos o burro no restaurante e procuramos o pé de donzela da Dulcineia. O espetáculo consiste numa criação de raiz pensado para toda a família, com uma forte componente musical, e nele será explorada uma linguagem física, onomatopaica e clownesca. É um espetáculo universalmente compreensível pela sua linguagem física, musical e visual.

 

RUA CRUZ DA PALMEIRA E RUA SERPA PINTO EM SILVES SOFREM CORTE DE TRÂNSITO ATÉ AO DIA 18 DE AGOSTO

O Município de Silves informa que, no âmbito da empreitada de reabilitação urbana do Bairro do Progresso em Silves e devido à necessidade de execução de trabalhos, a Rua Cruz da Palmeira e a Rua Serpa Pinto ficarão cortadas à circulação de trânsito até ao dia 18 de agosto, entre as 8h00 e as 18h00, sendo o tráfego desviado para a Rua Dr. Nobre de Oliveira, Rua Dr. João Menezes e Rua Sacadura Cabral, Rua Julião Quintinha e Largo 1º de Maio.
A Autarquia pede a atenção e compreensão dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a colaboração de todos.

Festival dos Canais encheu a Cidade de Aveiro com dezenas de espetáculos

 Evento regressa em 2024 de 17 a 21 de julho
O Festival dos Canais, em Aveiro, terminou no último domingo, dia 16 de julho, com um balanço extremamente positivo. Organizado pela Câmara Municipal de Aveiro, o evento apresentou um programa que envolveu mais de 100 apresentações com artistas de nove países, entre as quais, 12 estreias, com uma adesão extraordinária de público, em todas as exibições.
Os 13 palcos do evento, distribuídos por vários pontos da Cidade, receberam espetáculos de várias áreas artísticas, entre teatro de rua, novo circo, dança, música, performance e outras expressões.
Note-se que o Festival dos Canais voltou a realizar-se no seu modelo original, com cinco dias consecutivos de programação, voltando ao registo praticado antes das restrições relacionadas com a pandemia, uma vez que nunca foi interrompido nos piores anos desse período.
José Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), realça “a expressiva adesão do público num evento com propostas tão diversas, prova de que a estratégia traçada pela CMA para a Cultura está a ter resultados evidentes, indo não só ao encontro dos espetadores aveirenses, como sendo capaz de atrair um número significativo de visitantes, entre os quais vários representantes de festivais internacionais, programadores e criadores”.
Destaque desta edição foi também a presença de várias companhias e artistas do País Basco, em resultado de uma parceria estabelecida em 2022 com o Governo do País Basco. A sua vinda a Aveiro serviu ainda para que esta delegação se encontrasse com agentes nacionais da área das artes de rua para o estabelecimento de futuras parcerias e colaborações.
O Chefs On Fire, que também integrou a programação deste ano do Festival dos Canais, com uma proposta gastronómica diferenciada, foi também um sucesso de adesão, com mais de 2000 pessoas a passarem pelo evento, durante os três dias (14, 15 e 16 de julho).
O Festival dos Canais regressa em 2024, ano em que Aveiro será Capital Portuguesa da Cultura, realizando-se de 17 a 21 de julho.

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

Crónica Postal | UM BIG BROTHER PREOCUPANTE

A democracia tem um custo. Todos sabemos. Os partidos são financiados conforme os resultados eleitorais. O estado financia e limita as contribuições de privados. É que, não há almoços grátis…
Em que despesas podem os partidos usar o financiamento que recebem do estado? Está a ser muito contestada e com condenação unânime pelos partidos e políticos que se manifestaram,  a decisão de Magistrados do Ministério Público que na passada semana fizeram rusgas a um partido e a casa de funcionários e ex-presidente. Concluíram os ditos Magistrados que pode ser crime a forma como cada partido gasta o seu dinheiro.
Também está a ser muito contestada e condenada a transmissão em direto das buscas para apreender provas dos supostos crimes. Esta prática tem raízes e a Magistratura já nos habituou a estes (infelizes) espetáculos. Vai-se lá saber como, os holofotes estão lá. O que devia ser feito discretamente, nomeadamente para zelar pelo ‘segredo de justiça’, é um ‘big brother’ para todos verem. 
Contudo, acho preferível estes (lamentáveis…) excessos de zelo da justiça do que a falta dela. Mas, era muito preferível que não existissem. 
O combate à corrupção deve ser permanente e sem tréguas. Em defesa das instituições democráticas e da própria democracia. Não obstante, esse combate tem que ser feito sem contribuir para o agravamento da (já de si, pouca…) confiança que os cidadãos têm nas instituições. Das quais a Justiça é pilar fundamental.
EDUARDO COSTA, jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa
 
Destaque:
“Acho preferível estes (lamentáveis…) excessos de zelo da justiça do que a falta dela. Mas, era muito preferível que não existissem.”