domingo, 21 de abril de 2024

Marinha Grande | MUSEU JOAQUIM CORREIA APRESENTOU CATÁLOGO “DESENRASCANÇO” E “UMA FLORESTA DE TECIDO”

 O Museu Joaquim Correia, na Marinha Grande, apresentou o catálogo da exposição “Desenrascanço”, do coletivo britânico de artistas Melt Club, e a instalação “Uma floresta de tecido”, no passado sábado, 20 de abril.
O catálogo retrata o processo criativo da exposição internacional “Desenrascanço”, inspirada no Pinhal do Rei, através de uma instalação têxtil que destaca a relação intrínseca da cidade com a sua floresta e apresenta a visão de cada um dos 8 artistas (Aline Bittar Kunzel, Alex Blackbourn, Christina Da’Prato-Shepard, Sebastian Elborn, Tallulah Jones, Maggie Pavlova, Maite Pereda e Katie Saunders) que integrou o coletivo Melt Club.
A técnica do Museu, Cátia Cavaco, e seis dos oito artistas, explicaram o âmbito da exposição, que está patente desde o dia 1 de dezembro e que agora finda, bem como as oficinas pedagógicas, realizadas nos Museus da Marinha Grande, durante a semana passada, que envolveram escolas do concelho e utentes da APPACDM e resultaram na instalação “Uma floresta de tecido”.
Não perca a oportunidade de observar a nova instalação em tecido, no Museu Joaquim Correia, de quarta-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | JOSÉ FANHA E DANIEL COMPLETO RECORDARAM 25 DE ABRIL NA FESTA DA LEITURA

 A poesia, as histórias e as músicas de intervenção foram ditas e cantadas pelo poeta José Fanha e pelo compositor Daniel Completo, num espetáculo realizado no Auditório da Biblioteca Municipal da Marinha Grande, na tarde deste sábado, 20 de abril.
Com um público constituído por crianças e adultos, assistiu-se ao diálogo entre a poesia de José Fanha e as canções de Zeca Afonso interpretadas pelo autor/compositor Daniel Completo (ex. Ronda dos 4 Caminhos), baseado nos audiolivros realizados em parceria pelos 2 autores: " Ailé, Ailé - Zeca Cantado e Contado "  e  " Mão no Chão e Pé no Ar ". 
O espetáculo integrou-se no programa da Festa da Leitura, organizada pelo Município da Marinha Grande, que decorre na Biblioteca até 30 de abril, e que integra várias iniciativas para as famílias, que pretendem comemorar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, que se assinala a 23 de abril, associando-se também à programação dos 50 anos do 25 de abril.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | TREINO SOLIDÁRIO A FAVOR DA REABILITAÇÃO DE JOVEM ATLETA DE NATAÇÃO

 O Município da Marinha Grande associou-se ao Treino Solidário de natação a favor do jovem atleta Gabriel Mota Patrício, através do presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, que marcou presença e demonstrou a sua solidariedade, na manhã deste domingo, 21 de abril, na Piscina Municipal de Vieira de Leiria.
A iniciativa organizada pela Secção de Natação do Industrial Desportivo Vieirense (IDV), onde Gabriel Patrício, de 16 anos, pratica natação, contou com a participação de 150 atletas, provenientes de clubes dos concelhos de Marinha Grande, Alcobaça, Ansião, Caldas da Rainha, Leiria, Nazaré, Peniche, Pombal e Porto de Mós.
Tratou-se de uma ação solidária, para angariação de fundos para auxiliar a família a suportar os custos relacionados com a recuperação do jovem, estando previstas outras ações, para breve, com a mesma finalidade.
Gabriel Patrício é atleta de natação do IDV e aluno do Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria, que sofreu um acidente muito grave, no passado mês de março, onde faturou a cervical e lesionou a medula espinhal. Na sequência do acidente, ficou imobilizado, tetraplégico e, desde então, tem estado internado na Ala Pediátrica do Hospital de São João, no Porto, estando para iniciar a recuperação no Centro de Reabilitação do Norte

*Gabinete de Comunicação e Imagem


Cantanhede | Poupança de 6,78 ME reflete eficiência da gestão económico-financeira. Assembleia Municipal aprova Relatório de Gestão de 2023

 

A Assembleia Municipal de Cantanhede deliberou aprovar, por maioria, o Relatório de Gestão de 2023. A votação ocorreu na sessão ordinária da última sexta-feira, 19 de abril, seguindo o sentido de voto registado em reunião de Câmara de 3 de abril.

No decurso de uma apresentação em que foram mostrados aspetos relevantes da atividade desenvolvida em diversos domínios, a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, explicou o modo como a edilidade geriu os seus recursos durante o ano transato, destacando desde logo a poupança de 6,78 milhões de euros (ME) de receita corrente, um robusto indicador da eficácia da gestão financeira do último exercício económico.
Na apreciação aos documentos, que mereceram elogios de todas as bancadas, a autarca salientou também como indicadores relevantes “o saldo de gerência de 2,64 milhões de euros existente a 31 de dezembro de 2023 e o prazo médio de pagamento a fornecedores, que se ficou pelos 20 dias”.
Não posso deixar de reconhecer, publicamente, o trabalho rigoroso da equipa da Divisão Financeira, quer na contenção da despesa, quer na concretização de um criterioso plano de investimentos”, elogiou, convicta de que, seja qual for a perspetiva de análise, “os resultados do desempenho económico-financeiro do Município de Cantanhede em 2023 são muito positivos”.
Helena Teodósio lembrou também o impacto da assunção de novas competências que estavam na esfera da Administração Central neste exercício económico, que impôs alterações ao nível organizacional, realidade que teve repercussão financeira na despesa total, cujo valor ascendeu a 34.207.774 euros, refletindo assim um aumento de 8% relativamente ao ano anterior. “Esse aumento teve, como se esperava, maior incidência na despesa corrente, particularmente com o pagamento aos trabalhadores, rubrica que em 2023 atingiu 11.287.004 euros, mais 18% do que em 2022, tendo passado a representar 32,99% dos gastos totais do Município”, explicou a líder do executivo camarário.
De resto, o processo de assunção de novas competências representou um aumento significativo de trabalhadores, que passaram de 334 em 2021 para 497 em 31 de dezembro de 2023, neste caso ainda sem os que só viriam a ser transferidos na sequência da assinatura do auto de transferência celebrado com o Ministério da Saúde, já em março deste ano.
No que respeita à despesa de capital, Helena Teodósio considera que “o impacto financeiro decorrente do investimento em infraestruturas e equipamentos nas áreas que passaram para a tutela do Município atingiu alguma expressão, mas deverá acentuar-se significativamente em 2024 com os pagamentos das obras entretanto iniciadas e outras a iniciar em escolas e instalações dos serviços de saúde e de ação social”.
A autarca deu conta que o Município prossegue “uma agenda ambiciosa, muito focada no forte investimento em infraestruturas, na rede viária e equipamentos coletivos” e que “oferece garantias de que serão dados mais alguns passos no processo de desenvolvimento económico e social do concelho”.
A terminar, destacou a importância dos apoios e investimento junto das associações culturais, desportivas e instituições particulares de solidariedade social, bem como juntas e uniões de freguesia, numa lógica de reforço da coesão territorial.

*Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo





Câmara de Aveiro celebra os 50 anos do 25 de abril


Destaque para as propostas de 23 a 25 de abril. Câmara de Aveiro celebra os 50 anos do 25 de abril

Programação de Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024 evocativa e dedicada à Cultura e Democracia até junho
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) preparou um programa dedicado à celebração dos 50 anos do 25 de Abril, com atividades, exposições e uma sessão solene, ao longo da próxima semana, que têm início na manhã de terça-feira, dia 23 de abril e que se prolonga até ao final do dia 25 de abril.

No dia 23 de abril, terça-feira, a partir das 07h30, a Avenida 25 de Abril estará fechada ao trânsito, para realização da atividade ECO GO DAY – Celebração do Dia do Planeta, uma parceria entre o Agrupamento de Escolas Mário Sacramento e o Agrupamento de Escolas José Estêvão, as Associações de Pais, Encarregados de Educação e do Projeto EcoEscolas da Escola Secundária Mário Sacramento e da Escola Secundária José Estêvão.Este momento conta com o apoio de gestão logística da CMA assim como com a presença do Presidente da CMA, Ribau Esteves.

Pretende-se, com esta atividade, que os alunos daMário Sacramento e da José Estêvão cheguem à Escola por um meio alternativo ao veículo automóvel: bicicleta, trotinete, a pé, valorizando o planeta Terra (o dia mundial do Planeta Terra comemora-se a 22 de abril) e a preservação do meio ambiente.

No dia 24 de abril, quarta-feira, será inaugurada, às 18h00 no Museu de Aveiro / Santa Joana, a Exposição anual da Fundação de Serralves “O Exercício da Liberdade” com obras da Coleção Serralves e da Coleção do Município de Aveiro.

Com a marca de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, a CMA e a Fundação de Serralves apresentam uma exposição inédita em torno da liberdade enquanto força motriz da prática artística com peças nas mais variadas áreas e disciplinas, como pintura, escultura, vídeo e instalação de artistas portugueses e internacionais, desde as vanguardas dos anos 1960 e 1970 até à atualidade.

De 24 a 27 de abril, a Praça Dr. Joaquim Melo Freitas vai receber a atividade “Mercado das Madrugadas” de Patrícia Portela, sempre das 20h00 às 23h00.

Trata-se de uma estreia e consiste num mercado-performance-manif no espaço público, onde se conta a experiência e a história dos primeiros 50 anos da revolução e se apresentam propostas para as revoluções futuras dos próximos 50 anos.

No dia 25 de abril, quinta-feira, o Presidente da CMA, Ribau Esteves e o Presidente da Assembleia Municipal de Aveiro, Luís Souto, convidam os Cidadãos a participarem na Sessão Solene comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, a ter lugar, pelas 18h00, no edifício da antiga Capitania do Porto de Aveiro.

Cultura e Democracia:

Aveiro 2024 proporciona programação dedicada ao 25 de Abril até junho

A programação do 2.º trimestre de Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024, dedicada à temática da Cultura & Democracia, apresenta vários espetáculos relacionados com a celebração do 25 de Abril de 1974.

Neste ponto, o destaque vai para a multidisciplinaridade e qualidade das propostas apresentadas, de forte cariz cultural e educacional.

Nos meses de maio e junho, os Cidadãos e Visitantes, terão a oportunidade de assistir a vários espetáculos dedicados a este motivo, dos quais destacamos:

9 de maio – Fado Alexandrino, do Teatro Nacional São João (com coprodução do Teatro Aveirenses) – peça de teatro a partir de um texto de António Lobo Antunes, considerado pela crítica como “o grande romance sobre o 25 de Abril”;

19 de maio – Made In Aveiro Cantar Zeca Afonso– um espetáculo pluridisciplinar com a participação de Escolas do Concelho de Aveiro, numa encomenda da CMA / Aveiro 2024 ao Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro, que através de imagens da revolução e da música de José Afonso faz uma viagem por momentos marcantes que levaram ao acontecimento histórico da madrugada do dia 25 de abril de 1974;

25 de maio – “Quis saber quem sou”, do Teatro Nacional Dona Maria II – projeto onde jovens atores, cantores e instrumentistas, entre os 16 e os 25 anos,revisitam as canções da revolução, as palavras de ordem, mas também as histórias pessoais das gerações que fizeram o 25 de Abril;

29 de maio – Conferência Cultura e Democracia – Conferência Aveiro 2024 que versa os temas e a correlação da Cultura com a Democracia;

18 de junho – “Experimenta Música [Estreia] | Ano 1º - 1º de Maio | Cravos De Abril | Paredes Pintadas Da Revolução Portuguesa” – um Ciclo de Cinema Temático, composto por quatro curtas metragens, com uma encomenda da CMA / Aveiro 2024 e onde de juntam três curtas-metragens históricas, escolhidas em função do tema “Cultura e Democracia”, numa parceria com a Cinemateca Portuguesa;

29 de junho – Zeca Afonso, Cantor e Poeta – Viagem Literária (Estreia) – projeto que evoca o legado de José Afonso com artistas nacionais e locais, como Rita Redshoes, Catarina Moura, Banda Amizade, Rui Oliveira, entre outros.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro
** Imagem do Litoral Centro

Ossanda Liber e Paulo Freitas do Amaral eleitos em congresso fundador da Nova Direita

 Democratas cristãos tomam a dianteira no partido Nova Direita

O partido de Ossanda Liber elegeu, no seu "congresso fundador", os órgãos nacionais do partido com grande unanimidade interna.

A comissão instaladora constituída por fundadores, deu posse à nova direção e Ossanda Liber foi eleita para Presidente do partido. A líder lusa angolana será a natural candidata às eleições europeias no próximo dia 9 de junho.

Os membros fundadores mais destacados que pertenceram à oposição interna de Nuno Melo dentro do CDS, nomeadamente, o professor Paulo Freitas do Amaral e a médica Joana Bento Rodrigues foram eleitos para os cargos de Secretário-Geral e Vice-presidente.

O partido Nova Direita reforça o seu carácter democrata cristão e o seu posicionamento político entre o PSD e o CHEGA, posicionando-se no lugar do CDS,  agora fundido com o PSD nas próximas eleições. 

*Enviado por Paulo Freitas do Amaral