segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Embaixador italiano morto em ataque na República Democrática do Congo

Uma emboscada contra duas viaturas no norte da República Democrática do Congo provocou a morte do embaixador Italiano naquele país.

Luca Attanasio tinha 43 anos e não resistiu aos ferimentos provocados por balas disparadas por homens armados não identificados esta manhã.

O embaixador estava de visita ao terreno com o Programa Alimentar Mundial (PAM), no norte de Goma, capital do província Kivu do Norte.

Baleado no abdómen foi transportado para um hospital de Goma onde acabou por morrer. O guarda-costas e o condutor também perderam a vida.

O ministério dos Negócios Estrangeiros italiano anunciou que o diplomata seguia com a Monusco, missão da ONU no país, dado desmentido por uma fonte local das Nações Unidas, que explicou que Luca Arratanasio estava na companhia de elementos do PAM.

Fonte e Imagem: Euronews

Reino Unido proíbe viagens ao estrangeiro pelo menos até 17 de maio

A proibição de viagens ao estrangeiro e restrições à entrada no Reino Unido devido a covid-19 vão continuar pelo menos até 17 de maio, enquanto o Governo britânico avalia medidas como a introdução de um certificado de vacinação.

Ao apresentar um plano de desconfinamento faseado a partir de março, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse hoje no Parlamento que a decisão sobre as viagens internacionais vai depender de um estudo que terá de ser concluído até 12 de abril, "para que as pessoas possam fazer planos para o verão". 

No entanto, o plano oficial, entretanto publicado, diz que as viagens ao estrangeiro, atualmente proibidas sem uma justificação válida, não serão reabertas antes de 17 de maio.

"No curto prazo, o Governo vai continuar a proteger o progresso da vacinação e a mitigar o risco representado por variantes importadas", refere o documento.

A decisão sobre quando as viagens internacionais podem ser retomadas vai "depender do quadro epidemiológico internacional e nacional, da prevalência e localização de quaisquer variantes preocupantes, do progresso da distribuição de vacinas aqui e no estrangeiro, e o que mais o Governo aprender sobre a eficácia das vacinas sobre as variantes e o impacto na transmissão, hospitalização e mortes", especifica.

Além de ser proibido fazer férias ou viajar sem um motivo válido para o estrangeiro, todas as pessoas que chegam ao Reino Unido são obrigadas a apresentar um teste ao novo coronavirus com resultado negativo feito até 72 horas antes do embarque e a cumprir uma quarentena de 10 dias à chegada.

Portugal e outros 32 outros países, atualmente numa "lista vermelha" de países de risco agravado de transmissão de variantes do coronavírus, nomeadamente do Brasil e África do Sul, pelo que todos os viajantes têm de cumprir a quarentena num hotel designado pelas autoridades a um custo de 1.750 libras (2.025 euros) por pessoa.

Durante a quarentena, as pessoas são testadas no segundo e oitavo dia e, se o diagnóstico for positivo, têm de prolongar o período em isolamento.

O Governo britânico disse querer trabalhar com a indústria para "aliviar as restrições às viagens internacionais de forma gradual e sustentável", mas diz que pretende continuar a gerir o risco através de testes e quarentena.

"A vacinação pode oferecer um caminho para esse retorno seguro e sustentável", e o Governo admite "tentar introduzir um sistema que permita a indivíduos vacinados viajarem internacionalmente com maior liberdade".

No entanto, também refere que "qualquer sistema desse tipo levará tempo a ser implementado" e que vai depender dos estudos sobre a eficácia das vacinas e a imunização ser generalizada para a medida não penalizar aqueles que não tenham acesso às vacinas.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, revelou hoje um plano de quatro etapas para levantar o confinamento em vigor em Inglaterra, que começa em 08 de março com o regresso às aulas presenciais e pretende alcançar em 21 de junho o fim de todas as restrições a contactos sociais e atividades económicas.

O Reino Unido registou nas últimas 24 horas mais 178 mortes, elevando o total desde o início da pandemia covid-19 para 120.757 óbitos, o balanço mais alto na Europa e o quinto a nível mundial, atrás apenas dos Estados Unidos, Índia, Brasil e México.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.466.453 mortos no mundo, resultantes de mais de 111 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Lusa

Imagem: CM

Reis da música eletrónica Daft Punk chegam ao fim


A dupla francesa anuncia separação ao fim de uma carreira de quase três décadas, em que fizeram várias gerações dançar ao som de temas como "One More Time" ou "Get Lucky".

Os franceses Daft Punk, que ajudaram a definir o som da música eletrónica nas últimas décadas, anunciaram o fim da carreira, ao fim de 28 anos de existência.

A dupla francesa divulgou um vídeo intitulado "Epilogue" na página oficial, ao qual acrescentaram a data de início e de fim. À publicação Pitchfork inicialmente, e a múltiplos meios desde então, a agente confirmou a separação do duo, sem adiantar mais razões.

Os Daft Punk surgiram no começo dos anos 1990 pela mão de dois amigos que se conheceram na escola em Paris: Thomas Bangalter e Guy-Manuel de Homem-Christo, de ascendência portuguesa.

Lançaram o primeiro álbum, "Homework", em 1997, do qual saíram os primeiros êxitos do grupo: "Around the world" e "Da Funk", que moldaram a mistura de house e pop na música eletrónica.

Os Daft Punk sempre foram discretos em relação à identidade de cada um dos músicos. Em público apareceram quase sempre de máscara no rosto, em particular com capacetes e guarda-roupa futurista, que marcaram a identidade visual do grupo.

Em quase trinta anos de existência, o mais bem-sucedido e influente grupo francês de música eletrónica lançou ainda três outros álbuns: "Discovery" (2001), "Human after all" (2005) e "Random Access Memory" (2013), além da banda sonora do filme "Tron: Legacy" (2010).

O estatuto de estrelas internacionais, com vendas de milhões de exemplares, foi amparado por temas como "One More Time" e "Get Lucky", com a participação do guitarrista Nile Rodgers e Pharrell Williams.

Atuaram em Portugal em agosto de 2006 no festival Sudoeste, na Zambujeira do Mar.

Imagem: Renascença

México | 5 Motivos Por Los Que Deberías Especializarte En Ciberseguridad

 


por Yesica Flores

Los ciberataques en la actualidad avanzan a una velocidad cada vez mayor, volviéndose más sofisticados y complejos para los equipos de TI y ciberseguridad de las empresas, que los combaten a diario.

Si bien este mes se celebró el Día Mundial del Internet Seguro, la ciberseguridad es un tema que debe atenderse todos los días y no únicamente de forma coyuntural, esto porque las organizaciones se encuentran en un constante riesgo de ser víctimas de ataques de este tipo. De hecho en México, según un reporte de la Organización de Estados Americanos (OEA), todas las instituciones financieras han identificado algún evento sospechoso de ciberataque, de los cuales el 43% han resultado serlo.

Ante ese panorama, la necesidad de profesionales de ciberseguridad es relevante y genera una alta demanda a nivel global. A continuación te decimos 5 motivos por los que especializarte en la materia puede impulsar tu carrera profesional al siguiente nivel:

1. Alta demanda de profesionales

La ciberseguridad además de ser un área de rápido crecimiento, se ha destacado por ser un rubro que ha tenido 0% de desempleo durante casi una década. Sumado a lo anterior, un reporte de (ISC)² y el Center of Cybersafety and Education indica que para 2022 se necesitarán 1.8 millones de profesionales en ciberseguridad a nivel mundial.

Es por eso que esta área cuenta con muchas oportunidades de crecimiento y, desde luego, compensaciones competitivas.

2. Los ciberataques evolucionan muy rápido

A medida que las amenazas cibernéticas aumentan su complejidad, las empresas enfrentan un panorama más complicado al combatirlas. Los ciberdelincuentes encuentran día tras día formas cada vez más sofisticadas de propagar sus ataques, razón por la cual la ciberseguridad es un tema que requiere de constante capacitación. 

Es decir, no basta con aprender una vez, sino que como profesional en tecnología y ciberseguridad necesitarás actualización frecuente para estar a la vanguardia y un paso adelante de los entes maliciosos.

3. La amenaza es enorme

El riesgo en materia de ciberseguridad en la actualidad no depende del tamaño de la organización: todas las empresas prácticamente son vulnerables a ser víctimas de los delincuentes cibernéticos.

Muestra de lo anterior son las cifras de Sophos, que señalan que en 2020 el 34% de las organizaciones en el mundo fueron víctimas de malware, mientras que el 29% sufrieron exposición de datos sensibles y el 28% de ransomware, siendo estas las principales amenazas.

4. Pandemia, detonador de ciberataques

La pandemia de COVID-19 fue detonadora de nuevas amenazas, ya que los ciberdelincuentes aprovechan este tipo de crisis para engañar a las personas y organizaciones con el objetivo de propagar sus ataques.

Incluso, datos de LearnBonds indican que el 70% de las empresas en el mundo aumentarán el gasto en ciberseguridad derivado del impacto por la aparición del coronavirus, como parte de los esfuerzos por hacer frente al desafío que generó.

5. Hazlo sin importar tu perfil profesional

No importa cuál sea tu background profesional o tus estudios, el único requisito para especializarte en ciberseguridad es tener hambre de crecer.

Para poder realizarlo, Ironhack, escuela líder en formación de talento digital de forma intensiva, cuenta con un bootcamp especializado en ciberseguridad que consta de un prework de 20 horas de material de aprendizaje vía remota, y posteriormente tres módulos en los que el alumno aprenderá desde los conceptos básicos, hasta skills de protección contra ataques cibernéticos en tiempo real, consolidando el conocimiento adquirido previamente.

Ante el actual panorama global, la necesidad de trabajadores de ciberseguridad se incrementará de forma notable y será un punto crítico para diversas empresas en el mundo. Se necesita de soluciones que mejoren la seguridad en la industria, pero desde luego, también de una fuerza laboral preparada para desarrollar, implementar y gestionar esa tecnología, de cara a un futuro completamente interconectado.

PSP resgata cinco crianças sozinhas em casa há vários dias

A situação foi detetada pelas autoridades, no sábado, depois de uma denúncia. Irmãos entre os 1 e 12 anos encontravam-se desacompanhados numa habitação em Bragança.

A PSP de Bragança resgatou cinco crianças, com idades entre 1 e 12 anos, que se encontravam sozinhas em casa há vários dias sem a presença de qualquer adulto, avança aquela força de segurança.

A situação foi detetada pelas autoridades, no sábado, depois de uma denúncia, que encontraram numa habitação em Bragança os cinco menores irmãos "em situação de exposição ao abandono e iminente perigo causado pela progenitora que se havia ausentado da residência".

De acordo com informação divulgada pelo Comando Distrital da PSP e Bragança, "por não haver qualquer adulto presente" e por os polícias se aperceberem que "a integridade das crianças estava gravemente em risco, acedeu-se à residência, por ser o único meio adequado, proporcional e possível, para tomar as medidas necessárias para proteção das crianças".

A PSP descreve que as crianças "estavam descalças e vestidas com pijamas, sem qualquer conforto e com total desleixo e falta de higiene, sendo que dois meninos estavam "sujos" e sem qualquer cuidado de higiene".

"O interior da residência denotava total falta de asseio e de quaisquer comodidades, sendo que todas as divisões estavam completamente desarrumadas, com lixo espalhado por todo o lado", segundo o relato da PSP.

Os agentes encontraram "sacos com lixo doméstico e restos de comida, panelas e pratos também com restos de comida, num ambiente nauseabundo e com vários objetos cortantes expostos e ao alcance das crianças".

Perante este cenário, em face do perigo concreto para as crianças, não existindo qualquer familiar adulto que pudesse ser contactado, procedeu-se à retirada de emergência das crianças, a fim de salvaguardar a sua integridade e o seu bem-estar, as quais foram conduzidas para uma Instituição local de Apoio Social", indica a PSP.

A Polícia conseguiu "apurar que as crianças estavam sozinhas há cinco dias, ao cuidado do irmão mais velho, com 12 anos de idade, o qual informou que a mãe havia viajado a Lisboa a tratar de assuntos de cariz pessoal".

O caso foi entregue à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Bragança e os factos remetidos para tribunal.

Lusa

Imagem: Via Verde

México | Tiendas Digitales Requerirán De Plataformas Más Robustas Que Brinden Buenas Experiencias Para Mantenerse Vigentes En 2021:Adobe


por Yesica Flores

  • Comercios pueden llegar a crecer hasta 10 veces con migración al ecommerce. 98% de los consumidores digitales utilizan dispositivos móviles. En el último trimestre de 2020 se registró un incremento del 20% en las visitas a sitios web, según datos de la AMVO

El panorama del ecommerce a nivel mundial tuvo un cambio radical durante el 2020, en donde la situación por confinamiento generó un crecimiento atípico que dejó ventas por hasta 316 mil millones de pesos en México, representando un crecimiento del sector en un 81% con respecto a 2019, según datos de la Asociación Mexicana de Venta Online; situación que genera la necesidad de plataformas más robustas que brinden una mejor experiencia de cliente ante el aumento en el volumen de visitas y compras, considera Magento Commerce, una compañía de Adobe.

“Nos encontramos ante un panorama de una generación de la inmediatez, en donde los usuarios buscan realizar sus compras de forma rápida, segura y sencilla con plataformas que le brinden una buena experiencia, misma que será un elemento de gran importancia para que los comercios en línea mantengan su vigencia en el mercado durante 2021 y que solo puede lograrse con plataformas flexibles y escalables.” Explicó Vanessa Colin, Field Sales Manager de Magento Commerce.

Para Colín las tiendas que realicen ajustes constantemente a sus estrategias digitales y plataformas lograrán tener mayor éxito, pues se encontrarán más preparadas ante temporadas de incremento en el volumen de transacciones en fechas importantes como el próximo Hot Sale 2021, que se llevará a cabo durante el mes de mayo y que trae consigo importantes ofertas para los consumidores que elegirán comprar en sitios donde tengan mejores referencias en cuanto a la experiencia.

Cabe destacar que el comercio electrónico da muestras de que continuará en crecimiento aún después de lo visto durante el pasado año, pues según cifras del último estudio de venta online de la AMVO, tan solo en el último trimestre de 2020 las visitas a sitios web se incrementaron en un 20%.

Este mismo estudio indica que alrededor del 98% de los consumidores digitales utilizan un smartphone a través del cual suelen explorar y descubrir nuevas ofertas de productos y tiendas que compiten constantemente por ganar la fidelidad de los clientes, donde aquellas plataformas que logran adaptar su experiencia a un formato responsivo y que resultan más accesibles, usables y aportan mayor valor con su oferta de atención al usuario, suelen ser las que ganan mayor fidelidad entre las personas.

En contraste, Colin también señala que los sitios que deseen generar recompra entre sus usuarios deben de realizar un testeo constante con el fin de evitar posibles fallas que puedan provocar insatisfacción en los clientes, generando un gran número de quejas y un importante abandono del usuario que podría ya no regresar a comprar al mismo sitio, de modo que la inversión de las empresas se sugiere que se dirija principalmente a retención y la mejora de la experiencia.

Aunque es importante mencionar que algunas compañías han tomado cartas en el asunto, pues durante 2020 se dio un incremento en el número de tiendas digitales y hubo una inversión de alrededor de 1.8 billones de dólares por parte de las empresas hacia la transformación digital, según señala la consultora IDC, en donde 33.7% de esta inversión se centró en la mejora de la experiencia de cliente.

Por último, se sugiere que aquellas empresas que busquen realizar una migración hacia el ecommerce realicen una previa preparación en donde se valore el nivel de respuesta e infraestructura con la que cuentan, de forma que busquen integrar correctamente otros sistemas y puntos de contacto existentes, más allá de solo crear una tienda en línea que esté desconectada de una experiencia omnicanal, sin embargo, los comercios que realicen una adecuada transformación podrían crecer de forma exponencial, como el caso de la marca mexicana de ropa Ferrioni que creció 10x luego de su transformación digital durante el Buen Fin y la temporada navideña, apuntó la Gerente de Magento Commerce

Município de Cantanhede disponível para reforçar cooperação com a AEC

A análise da cooperação institucional entre o Município de Cantanhede e a AEC - Associação Empresarial de Cantanhede foi o principal assunto da agenda da reunião da presidente da autarquia cantanhedense com Cristina Antunes, presidente da nova direção da entidade representativa das empresas do concelho. O encontro foi marcado na sequência da tomada de posse dos novos órgãos sociais, no final do ano passado, e serviu para fazer um ponto da situação relativamente ao papel da AEC como interlocutora da Câmara Municipal em matérias que têm a ver com as ações de dinamização da base económica do concelho, um papel que aquela responsável “gostaria de levar mais longe” e que a presidente da edilidade cantanhedense manifestou “inteira disponibilidade para que seja aprofundado”, até porque reconhece à associação “o estatuto de parceira do município na implementação das medidas de fomento económico”.

Uma das questões abordadas foi o Fundo Municipal de Emergência de Apoio Empresarial criado pelo Município de Cantanhede para mitigar o impacto da pandemia de Covid-19 na atividade dos agentes económicos. A presidente da AEC defende que “devia ser alterada a condicionante de só poderem recorrer as empresas que sofreram uma quebra de faturação igual ou superior a 33,3% relativamente ao período homólogo de 2019, alargando esse apoio às que baixaram em 25% ou mais o seu volume de negócios, pois para algumas, sobretudo para as mais pequenas, isso representa já uma enorme dificuldade”.

A este propósito, a presidente da Câmara Municipal explicou que “quando se tratou de definir critérios de admissão de candidaturas a opção foi considerar a percentagem de quebra de faturação que o Governo estabeleceu para comparticipar os custos com o layoff provocado pela pandemia”, mas manifestou abertura para “analisar a dotação do fundo e equacionar a possibilidade de outras empresas poderem beneficiar do apoio, bem como da redução das despesas com o consumo de água, a descarga de águas residuais e a produção de resíduos urbanos também adotada no âmbito das medidas destinadas a mitigar o impacto da crise sanitária”.

Noutra vertente, a autarquia está empenhada em atender o mais rapidamente possível ao pedido da AEC para que seja criado em Cantanhede um parque de estacionamento de veículos pesados com algum equipamento de apoio aos condutores, de modo a melhorar as condições para a realização das operações logísticas e de transporte de mercadorias que envolvam empresas do concelho. Entretanto, o executivo camarário já indicou um terreno para esse efeito nas imediações da Zona Industrial de Cantanhede, tendo a presidente da AEC ficado de dar o parecer da associação logo que o assunto seja discutido na direção.

Também analisada foi a aplicação da Derrama, sobre a qual a presidente da Câmara Municipal lembrou que as empresas com faturação inferior a 150 mil euros estão isentas, além de que o valor apurado por essa via se destina, exclusivamente, à valorização das zonas industriais do concelho.

Outro dos compromissos estabelecidos entre Helena Teodósio e Cristina Antunes foi o reforço da cooperação entre as entidades que representam, o que deverá passar também por uma maior regularidade da comunicação, nos dois sentidos, relativamente a questões que interessam a ambas.

Ansião| Autarquia empenhada em promover o sucesso educativo


O Município de Ansião continua a disponibilizar técnicas especializadas nas áreas de Psicologia e Terapia da Fala, em articulação com o Agrupamento de Escolas de Ansião, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE).

Coordenado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), este projeto teve uma avaliação muito positiva da sua primeira fase, que decorreu no ano letivo transato, tendo visto aprovada nova candidatura para os anos letivos 2020/2021 e 2021/2022, após vontade manifestada pelos vereadores da Educação dos dez municípios que integram a CIMRL de lhe dar continuidade.

O trabalho desenvolvido, no ano letivo anterior, pelas técnicas no Agrupamento de Escolas de Ansião, contribuiu significativamente para a promoção do sucesso educativo e escolar de crianças e alunos, tendo resultado do acompanhamento prestado às nove crianças da educação pré-escolar e aos quarenta e quatro alunos do primeiro ciclo do ensino básico, melhorias notórias nos domínios da linguagem oral e da escrita, no pré-escolar, e, no primeiro ciclo, nas áreas curriculares de Português e Matemática, nas quais os alunos evidenciavam maiores dificuldades e, após intervenção especializada, passaram a ter resultados positivos.

Incluído nos Planos de Ação Estratégica desenvolvidos pelos agrupamentos de escolas da CIMRL, envolvendo municípios, professores, famílias e outras entidades locais e regionais, o PIICIE promoveu uma ação coletiva em prol do sucesso educativo, tendo sido produzidos materiais e ferramentas de trabalho inovadores, promovido o trabalho em rede, reforçada a inclusão, efetuada capacitação de professores e pais, entre outras atividades com vista a assegurar as necessárias respostas pedagógicas pelas equipas multidisciplinares municipais, compostas por técnicos especializados.

Os resultados obtidos revelaram essencial a implementação de uma estratégia de ação integradora do contributo coletivo no processo de ensino e de aprendizagem, promotor do sucesso educativo na Região de Leiria e, consequentemente, no Concelho de Ansião.


Cantanhede | Desafios da Parentalidade em tempos de pandemia


Desafios da Parentalidade em tempos de pandemia

27 de fevereiro | 10h30 -12h00 | Plataforma ZOOM

A pandemia trouxe novos desafios a pais e educadores. Uma nova realidade que exige equilíbrio dinâmico e gestão emocional. Sónia Araújo, psicóloga e facilitadora de parentalidade positiva e consciente, orientará a reflexão sobre a temática, baseada nos seguintes conteúdos:

- Principais desafios causados pela pandemia e os seus efeitos nos pais e nas crianças e adolescentes
- Como lidar com estes desafios a partir da parentalidade positiva e consciente
- Stress e burnout na pandemia: quando procurar ajuda profissional

A participação é gratuita.

Para participar deverá fazer a sua inscrição até 26 de fevereiro em

Organização: CLA Cantanhede

Para qualquer esclarecimento contacte Sónia Valente através de:

Telemóvel/ WhatsApp: 915 676 340 | email: cla.cantanhede@uab.pt

TEATRO AVEIRENSE LANÇA OPEN CALL PARA ESPETÁCULO DE TEATRO

 Candidatos são desafiados a participar na criação e interpretação de uma nova peça 

A Câmara Municipal de Aveiro através do Teatro Aveirense acaba de lançar uma convocatória, desafiando todos os interessados a criar e participar num espetáculo de teatro, intitulado Fábrica, com encenação de Jorge Louraço Figueira e desenvolvido a partir da vida nas fábricas de cerâmica da região de Aveiro. A sua estreia acontecerá ainda este ano no Teatro Aveirense.

A convocatória estende-se até 22 de março e é dirigida a residentes na região de Aveiro com experiência de representação ou interesse pela área, maiores de 16 anos. A documentação pedida compreende o envio dos dados pessoais dos candidatos, nomeadamente o nome completo, a data de nascimento e a ocupação, assim como uma nota biográfica referindo a experiência e interesse pela representação (máximo de 300 palavras) e uma carta de motivação (igualmente com um máximo de 300 palavras). É ainda pedido um comprovativo de morada. O contacto para envio destes materiais é o email agenio@cm-aveiro.pt.

Tendo em conta o atual contexto de pandemia, as datas das sessões serão acertadas de acordo com as medidas em vigor nos próximos meses e a disponibilidade dos participantes.

Fábrica é, à primeira vista, um espetáculo de teatro sobre a indústria de transformação do barro ou argila em peças de cerâmica, desenvolvida ao longo de séculos em Aveiro. Mas revelar-se-á afinal uma peça sobre a transformação sofrida pela própria cidade e pelas pessoas que nela viveram e trabalham, à medida que a matéria-prima foi sendo passada da terra ao forno, do forno às casas, do forno às mesas e daí para as bocas. O espetáculo será criado a partir dos testemunhos de quem entra ou entrava nesse circuito da argila e da cerâmica. Ao mesmo tempo que é feita essa recolha, serão criadas figuras de ficção para narrar histórias reais e, através do texto e da interpretação, cruzar a experiência do trabalho com os sonhos de operários, ceramistas, industriais, homens ou mulheres.

O projeto Fábrica é o primeiro do ciclo Slow Motion, uma nova linha programática promovida pelo Teatro Aveirense, que anualmente convidará um artista a criar um projeto original em torno de um tema associado à memória e à identidade local, contando com uma forte componente de participação da comunidade. Este projeto, integrado no Eixo 3 – Cidade – do Plano Estratégico para a Cultura 2019-2030, cumpre objetivos de preservação, salvaguarda e valorização dos recursos endógenos do território, aproveitando a biografia da cidade como fonte de inspiração para a criação e para as práticas artísticas.


Guarda-redes de andebol do FC Porto sofre paragem cardiorrespiratória

 

O internacional português Alfredo Quintana, de 32 anos, está internado no Hospital de São João.

Alfredo Quintana, internacional português e guarda-redes de andebol do FC Porto, sofreu durante o treino desta segunda-feira uma paragem cardiorrespiratória.

Segundo o FC Porto, o atleta "foi prontamente assistido com o apoio de uma viatura do INEM". "Depois de estabilizado, foi transportado para o Hospital de São João, onde se encontra internado", pode ler-se na nota oficial.

Quintana integra a equipa principal dos dragões desde 2010 e é uma das grandes figuras do clube na modalidade, tendo somado mais de 400 jogos com a camisola do FC Porto.

O guarda-redes foi titular na tarde de domingo no jogo da 13ª jornada do campeonato português, em casa do Água Santas, que o FC Porto venceu por 35-26. Ao serviço da seleção, Quintana soma 72 internacionalizações.

RR

Imagem: FPA

Bairrada sugere uma mão cheia de novos ‘Clássicos’ para o Dia do Pai


Um branco e quatro tintos

Para oferecer e celebrar o Dia do Pai, a Bairrada vitivinícola sugere uma mão cheia de novos ‘Clássicos’: um branco – ‘Trabuca Bairrada Clássico Bical 2017’ – e quatro tintos – ‘Trabuca Bairrada Clássico Baga 2016, ‘Virgílio de Sousa 4 Patamares Bairrada Clássico Baga 2015’, ‘Lopo de Freitas Bairrada Clássico Baga 2016’ e ‘António Marinha Legado Bairrada Clássico 2017’. Chegadas recentemente ao mercado têm em comum a chancela de qualidade ‘Bairrada Clássico’, que traduz a expressão maior da identidade e da autenticidade no universo vitivinícola desta região e que ganha paulatinamente mais adeptos. São agora doze as referências com esta menção (listadas abaixo).

Para envergar o designativo Bairrada Clássico, os produtores têm que cumprir regras e submeter os seus vinhos à validação da Comissão Vitivinícola da Bairrada, que os certifica. Os brancos têm que produzidos com castas autóctones – Arinto, Bical, Cercial, Maria Gomes e Rabo de Ovelha –, e ter um estágio mínimo de um ano, do qual seis meses em garrafa. Nos tintos, a casta Baga tem que estar presente em, pelo menos, 50% do lote e o vinho tem que ter um estágio mínimo de três anos, dos quais um é feito em garrafa.

Foi precisamente com uma dupla de Bairrada Clássico(s) – e com um espumante – que Pedro Guilherme Andrade se estreou como produtor de vinhos. Com a marca ‘Trabuca’ estamos perante um branco de Bical da colheita de 2017 (€36,00 a garrafa standard e €60,00 a magnum) e um tinto de Baga da vindima de 2016 (€45,00 para 750ml e 70,00 para 1,5l). Pequenas quantidades de néctares disponíveis em garrafas de 750 ml e no conhecido formato magnum.

A Quinta da Mata Fidalga – assim chamada por estar localizada onde em tempos existiu uma frondosa floresta – elegeu o ano de 2020 para lançar o seu primeiro Bairrada Clássico, um tinto que enverga e homenageia um dos fundadores desta “casa bairradina”, produtora de vinhos desde os anos 80: o ‘Virgílio de Sousa 4 Patamares Bairrada Clássico Baga tinto 2015’ (€45,00).

As afamadas Caves do Solar de São Domingos elegeram o final do ano de 2020 para o lançamento do seu mais “valioso” vinho, um Bairrada Clássico feito com Baga em estreme e sob o nome do fundador Lopo de Freitas. Também o ‘Lopo de Freitas Bairrada Clássico Baga tinto 2016’ está disponível em dois formatos: standard (€150,00) e magnum (€300,00).

Com grande paixão pela sua terra, António Marinha – já falecido; estando atualmente o projeto vínica nas mãos da sua filha – dedicou-se a produzir vinhos de grande qualidade a partir de uvas selecionadas na sua Bairrada. Exemplo disso é o ‘António Marinha Legado Bairrada Clássico tinto 2017’ (€73,00). O produtor elegeu o mês de Dezembro (de 2020), tempo que por definição dedicamos à família e a momentos de reflexão, para lançar o seu “legado” em forma de vinho, um néctar que reflete a Bairrada vínica no estado mais puro.

Bairrada Clássico: lista de vinhos com este designativo

Brancos

Ante Æquinoctium Veranum Bairrada Clássico branco 2014

Frei João Bairrada Clássico Cercial e Bical branco 2015 e 2016

Messias Bairrada Clássico branco 2012

Trabuca Bairrada Clássico Bical branco 2017

Tintos

Aliança Baga by Quinta da Dôna Bairrada Clássico tinto 2011, 2014 e 2015

António Marinha Legado Bairrada Clássico tinto de 2017

Lopo de Freitas Bairrada Clássico Baga tinto 2016

Messias Bairrada Clássico tinto 2010, 2012, 2013 e 2015

Outrora Bairrada Clássico Baga tinto 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, e 2016

Primavera Bairrada Clássico Baga e Touriga Nacional tinto 2015

Trabuca Bairrada Clássico Baga tinto 2016

Virgílio de Sousa 4 Patamares Bairrada Clássico Baga tinto 2015

Bairrada Clássico: regras de produção

Para os vinhos brancos e tintos com direito a “Denominação de Origem (DO) Bairrada”, pode ser utilizada em associação a esta denominação a menção “Clássico”, desde que a sua produção, elaboração e engarrafamento satisfaçam a respetiva legislação e requisitos específicos no que respeita às castas utilizadas, ao título alcoométrico e estágio.

Bairrada Clássico Tinto:

. Obrigatoriedade de estágio mínimo de 30 meses, 12 dos quais em garrafa.

. Graduação alcoólica mínima - 12,5%.

. Lista de castas mais restrita do que o “Bairrada”; mínimo de 50% de Baga.

Bairrada Clássico Branco:

. Obrigatoriedade de estágio mínimo de 12 meses, 6 dos quais em garrafa.

. Graduação alcoólica mínima -12,0%.

. Lista de castas mais restrita do que o “Bairrada”: Arinto, Bical, Cercial, Maria Gomes e Rabo de Ovelha

Apanhados pela polícia a roubar eucaliptos em Penacova


O Comando Territorial de Coimbra, através do Posto Territorial de Penacova, ontem, dia 21 de fevereiro, deteve um homem e uma mulher de 42 anos por furtos de eucaliptos, em Penacova.

No âmbito de uma denúncia, os militares da Guarda deslocaram-se ao local onde abordaram os suspeitos a furtar eucaliptos, num valor estimado de 4 000 euros. No decorrer das diligências policiais, foi apreendida uma motosserra.

Os detidos foram constituídos arguidos, e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Penacova.

Sessão de Esclarecimento dirigida a micro e pequenas empresas, nesta segunda-feira a tarde

Sessão de esclarecimento sobre o Programa de Apoio à Produção Nacional (PAPN) dirigido às micro e pequenas empresas com enfoque no setor industrial e turismo do território da CIM Região de Coimbra.

Saiba mais aqui sobre o PAPN aqui:

https://www.cim-regiaodecoimbra.pt/cim-rc/projeto-papn/

Hoje é o Dia Europeu da Vítima de Crime

 A GNR lembra a todos os cidadãos...

Este dia, instituído pelo Fórum Europeu dos Serviços de Apoio à Vítima, tem o propósito de assinalar os direitos das vítimas de crime.

Todos os dias a Guarda Nacional Republicana luta contra o crime e as organizações criminosas com o objetivo de garantir os direitos das vítimas, de levar os criminosos à justiça e, em conjunto com outras forças e serviços de segurança, fazer de Portugal um país cada vez mais seguro!

Está a chegar a Campanha “Phone Off – A conduzir não uses o telemóvel”

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, a Guarda Nacional Republicana e a Polícia de Segurança Pública lançam amanhã, dia 23 de fevereiro, a Campanha de Segurança Rodoviária “Phone Off – A conduzir não uses o telemóvel” inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2021.

A decorrer entre os dias 23 de fevereiro e 1 de março, a campanha tem como objetivo alertar os condutores para as consequências negativas e mesmo fatais do uso indevido do telemóvel durante a condução. Em 2020 foram registadas 23.038 infrações por manuseamento do telemóvel durante a condução, o que corresponde a uma média de cerca de 63 infrações por dia.

Estudos científicos equiparam o uso indevido do telemóvel à condução sob o efeito do álcool, com consequências muito parecidas na atenção e na capacidade de reação. Com o intuito de reduzir este comportamento, as alterações ao Código da Estrada, em vigor desde 8 de janeiro deste ano, duplicaram os valores das coimas, tendo passado os seus limites para €250 a €1.250, com subtração de 3 pontos na carta em vez dos 2, anteriormente previstos.

A campanha Phone Off – A conduzir não uses o telemóvel” integrará:

  • Ações de sensibilização da ANSR;
  • Operações de fiscalização, pela GNR e pela PSP, com especial incidência para vias e acessos com elevado fluxo rodoviário, de forma a contribuir para a diminuição do risco de ocorrência de acidentes e para a adoção de comportamentos mais seguros por parte dos condutores no que tange à utilização de aparelhos eletrónicos.

As ações de sensibilização ocorrerão em simultâneo com operações de fiscalização nas seguintes localidades:

  • Dia 23 de fevereiro:  Zona da Expo, Lisboa;
  • Dia 24 de fevereiro: E.N. 4, Vendas Novas;
  • Dia 25 de fevereiro: Estrada dos Ciprestes, Setúbal;
  • Dia 26 de fevereiro: Rotunda A8, Saída de Óbidos.

A ANSR, a GNR e a PSP relembram que o uso do telemóvel ao volante é perigoso e apelam a todos que evitem este comportamento:

  • A utilização do telemóvel, durante a condução, aumenta 4 vezes o risco de ocorrência de acidente de viação;
  • A distração ocorre quando duas tarefas mentais, conduzir e utilizar o telemóvel, são executadas ao mesmo tempo o que provoca lapsos de atenção e erros de avaliação.
  • O uso de aparelhos eletrónicos durante a condução causa dificuldade na interpretação da sinalização e desrespeito das regras de cedência de passagem, designadamente em relação aos peões.

O Plano Nacional de Fiscalização, enquadrado no Plano Estratégico Nacional de Segurança Rodoviária – PENSE 2020, o qual tem como desígnio Tornar a Segurança Rodoviária uma prioridade para todos os Portugueses, prevê a realização de campanhas de sensibilização em simultâneo com operações de fiscalização em locais onde ocorrem regularmente infrações que representam um risco acrescido para a ocorrência de acidentes.

A sinistralidade rodoviária não é uma fatalidade e as suas consequências mais graves podem ser evitadas através da adoção de comportamentos seguros na estrada.

Imagem:sapo.pt

PCP de Montemor-o-Velho indignado com “favorecimento selectivo da cunhada e camarada”

 Desde à Junta de Freguesia da Carpinheira até à Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, o PCP local denuncia "favorecimento selectivo" em favor da cunhada do Presidente daquela Junta.

"Haja Justiça!
Em 2016, a cunhada do presidente da Junta de Freguesia da Carapinheira, Olga Susana Silva, também segunda secretária da assembleia municipal de Montemor-o-Velho pelo Partido Socialista, licenciada em engenharia civil, concorreu a um lugar de assistente operacional, na Junta de Freguesia do seu cunhado, tendo ficado classificada em primeiro lugar, daí resultando a respectiva contratação.
Em outubro de 2017, por despacho do presidente da Câmara de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, igualmente do Partido Socialista, foi autorizada a mobilidade da mesma Olga Susana Silva, da Junta de Freguesia do cunhado para a Câmara Municipal do camarada, mantendo a categoria de assistente operacional para a qual havia sido contratada.
No dia 15 de janeiro de 2021, por despacho do mesmo presidente da Câmara, foi Olga Susana Silva promovida à carreira de técnica superior do município, com funções e remuneração correspondentes, culminando com turbo-êxito o “árduo” percurso de subida a pulso na administração local.
Mesmo que formalmente tenham sido cumpridas todas as formalidades legais, fica perfeitamente claro o processo “amiguista” e nada transparente do que atrás fica dito.
Apesar disso, a organização do PCP de Montemor-o-Velho nada diria sobre a valorização da trabalhadora em questão e das suas condições económicas, se elas coubessem na Lei Geral do Trabalho e na prática corrente do município.
Mas não o pode fazer, nem estar de acordo com o favorecimento selectivo da cunhada e camarada de partido dos senhores presidentes da Junta e da Câmara, quando é sabido que, ao mesmo tempo, há outro(a)s trabalhadore(a)s com muito mais anos de serviço e dedicação à instituição (im)pacientemente à espera de semelhante reavaliação, que já viram recusada por alegados constrangimentos financeiros do município!"

Guterres diz que pandemia está a ser usada para suprimir liberdades

 O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, lamentou hoje que a pandemia de covid-19 esteja a ser usada por alguns países - que não nomeou - para suprimir "vozes dissonantes" e silenciar a informação independente.

"Utilizando a pandemia como pretexto, as autoridades de alguns países tomaram duras medidas de segurança e adotaram medidas de emergência para suprimir vozes dissonantes, abolir a maioria das liberdades fundamentais, silenciar a comunicação social independente e dificultar o trabalho de organizações não governamentais", lamentou o líder da ONU, na abertura da 46.ª sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU.

As restrições ligadas à pandemia servem de pretexto para minar os processos eleitorais, enfraquecer as vozes dos opositores e suprimir as críticas", acrescentou.

"Os defensores dos direitos humanos, jornalistas, advogados, ativistas e até profissionais de saúde têm sido sujeitos a detenções, processos judiciais, intimidação e vigilância por criticarem as medidas - ou a sua falta - tomadas para fazer face à pandemia", considerou.

Além disso, "o acesso a informações vitais tem sido, às vezes, dificultado, enquanto a desinformação aumentou, inclusive a que é passada por alguns líderes", acrescentou, sem dizer quais.

No seu discurso anual ao Conselho de Direitos Humanos, o secretário-geral da ONU dedicou grande parte da intervenção à pandemia, destacando que a covid-19 "agravou as vulnerabilidades" e interrompeu a vida de centenas de milhões de famílias, que perderam o emprego ou viram os seus rendimentos caírem a pique.

"A pandemia afetou desproporcionalmente mulheres, minorias, idosos, pessoas com deficiência, refugiados, migrantes e povos indígenas" e "a pobreza extrema está a ganhar terreno", sublinhou.

Lusa

Alvaiázere | “NUNCA O CHICHARO FOI TÃO BEM TRABALHADO”


Qualidade da adesão dos alvaiazerenses à iniciativa “Alvaiázere Sabe Bem” dificulta a avaliação do Júri.

Ao júri convidado para a iniciativa “Alvaiázere Sabe Bem”, constituído pelos chefs Chakall e Ruben e os influenciadores digitais Isabel Zibaia Rafael (Cinco Quartos de Laranja); Rui Ribeiro (Faz&Come) e Rui Marques (A Pitada do Pai), coube o prazer de avaliar todas as mais de 50 receitas a concurso e a árdua tarefa de as classificar.

A iniciativa “Alvaiázere Sabe Bem”, que em 2020 substituiu o Festival do Chícharo e contou com uma forte adesão da população e estabelecimentos locais, dá agora a conhecer as receitas vencedoras e agendará para breve e quando possível uma sessão de entrega dos diplomas ao todos os participantes.

Para a Presidente do Município de Alvaiázere “esta foi uma iniciativa que nos encheu de orgulho, na forma como o nosso chícharo e a nossa Alvaiázere foram nobremente tratados, por todos os alvaiazerenses que participaram. Nunca o chícharo foi tão bem trabalhado”.

RESULTADOS DA RESTAURAÇÃO

ENTRADAS

Ouro - "Os Grelhados" - Salada de chícharo c/ bacalhau desfiado

Prata – “Casa Lagoa” - Pataniscas de chícharo

Bronze – “Os Pestinhas Dos Cabaços” - Pizza de chícharo

PRATO PRINCIPAL

Ouro - "O Brás" - Chicharada

Prata - "Os Grelhados" - Coelho caseiro com chícharo, couve e enchidos

Bronze - "O Cantinho" - Migas de chícharo com petinga

Menção Honrosa – “Casa Benfica Alvaiázere” - Chicharada de Polvo

SOBREMESA

Ouro - “Doce Felicidade” - Travesseiro de chícharo

Prata - "Os Grelhados" - Pastel de chícharo c/ gelado de baunilha e canela

Bronze – “Pastelaria David” - Trouxa de chícharo

Menção Honrosa – “Casa Lagoa” - Pudim de chícharo

Menção Honrosa - "O Brás" - Doce de chícharo


RESULTADOS DA PARTICIPAÇÃO POPULAR

ENTRADAS

Ouro – “ASCRA - Associação Social, Cultural e Recreativa de Almoster” - Aveludado de chícharo

Prata – “Fernanda Maria Simões Carvalho” - Sopas de nabos com chícharo

Bronze – “Escola Tecnológica e Profissional de Sicó” - Pataniscas de coelho com chícharo

PETISCOS

Ouro – “Alva Canto - Associação de Cultura” - Ovos mexidos com farinheira de chícharo

Prata – “Alva Canto - Associação de Cultura” - Ensalsado de chícharo com orelha de porco

Bronze – “Escola Tecnológica e Profissional de Sicó” - Salada de Bacalhau

PRATO PRINCIPAL

Ouro – “Alva Canto - Associação de Cultura” - Cabrito de Sicó, batatas assadas, com arroz dos seus miúdos com chícharo, e grelos

Prata – “Associação de Pais e Encarregados de Educação A.E de Alvaiázere” - Aveludado de bovino com puré de chícharo

Bronze – “Sandra Margarida Rosa de Carvalho” - Chícharo com bacalhau e couve na abóbora Hokaido

SOBREMESA

Ouro – “Dora Rodrigues” - Nicolau

Prata – “Tuna e Cantares da Misericórdia de Alvaiázere” - Tarte de Chícharo

Bronze – “Mariana José” - Desmontado de cheesecake de frutos vermelhos

TRADIÇÃO - Prémio Especial

- “Escola Tecnológica e Profissional de Sicó” - Bucha à Pobre

- “ASCRA - Associação Social, Cultural e Recreativa de Almoster” - Bacalhau grelhado com migas de chícharo e batata a murro

INOVAÇÃO - Prémio Especial

- “Rui Manuel Miguel Marques” - Bombom de Chícharo

- “Grupo Desportivo de Alvaiázere” - Puré abaunilhado de chícharo com pombo e mini legumes