quinta-feira, 21 de abril de 2022

Caso de Maddie: Suspeito alemão é constituído arguido pelo Ministério Público

 
Madeleine McCann desapareceu do apartamento turístico que a sua família alugou na Praia da Luz, em 2007.
Christian Brückner foi constituído arguido no caso do desaparecimento de Maddie McCann pela Comarca de Faro do Ministério Público.
O arguido foi constituído pelas autoridades alemãs em execução de um pedido de cooperação judiciária internacional emitido pelo Ministério Público de Portugal”, pode ler-se na nota publicada.
O cidadão alemão já tinha sido apontado como suspeito do desaparecimento da criança britânica. Christian Brückner está atualmente preso e enfrenta também uma acusação de violação de uma jovem alemã de 20 anos. O crime terá ocorrido em Portugal em 2004, ou seja, três anos antes do desaparecimento de Maddie.
Madeleine McCann desapareceu do apartamento turístico que a sua família alugou na Praia da Luz, Algarve, na noite de 3 de maio de 2007. A criança tinha três anos e terá sido retirada do quarto onde dormia com os dois irmãos.

SIC Notícias

António Costa considera que José Sócrates “aldrabou” PS

Revelação surge a propósito de descrição de uma visita de Costa a Sócrates quando o antigo primeiro-ministro estava detido em Évora. O relato é feito no 4º volume da edição atualizada e ampliada da biografia de Mário Soares, que também estava nessa visita ao estabelecimento prisional de Évora.
O secretário-geral do PS e atual primeiro-ministro, António Costa, considera que José Sócrates enganou os socialistas, uma revelação feita na edição atualizada da biografia de Mário Soares escrita por Joaquim Vieira, divulgada esta quinta-feira.
"Concluo que ele, de facto, aldrabou-nos [ao PS]", declara António Costa, citado no 4.º volume da edição atualizada e ampliada da obra "Mário Soares, uma vida", da autoria do jornalista Joaquim Vieira, editada pela revista Sábado e que é manchete do jornal Correio da Manhã.
A conclusão surge no contexto da descrição da única visita que fez ao antigo líder socialista e primeiro-ministro José Sócrates no Estabelecimento Prisional de Évora, a 31 de dezembro de 2014, onde encontrou Mário Soares, uma presença que não estaria prevista e que terá servido para condicionar o diálogo entre António Costa e o ex-governante detido.
"Eu não estava à espera. Quando entrei, estava já lá o Mário Soares, e ficámos os três no parlatório. Eu ia lá para falar com o José Sócrates pessoalmente e ouvir da boca dele o que tinha para me dizer, mas não consegui estar sozinho com ele. Aliás, nem falei com ele, praticamente. O Soares falou o tempo todo, pontuado por algumas declarações do Sócrates, e eu mal abri a boca. O Soares fez ali um comício contra a 'canalhice' e a 'injustiça que isto é', e o outro acrescentava que sim, que era tudo uma 'canalhice' e não sei quê", declara António Costa.
"O Soares não estava para ir lá naquele dia. Portanto, o Sócrates mandou-o ir: em primeiro lugar, porque nunca quis ter uma conversa cara a cara comigo e, em segundo lugar, porque me quis condicionar através do Soares. O que, aliás, só agravou mais as minhas suspeitas sobre a coisa toda. E depois do que já vi, entretanto, e que o próprio Sócrates não desmente, concluo que ele, de facto, aldrabou-nos [ao PS]", remata.
No livro, recorda-se que o fundador do PS, antigo Presidente da República e primeiro-ministro Mário Soares, falecido em 2017, foi visita frequente na prisão de Évora, onde Sócrates esteve detido onze meses em prisão preventiva, e que o fundador do PS teve para com o ex-primeiro-ministro a mesma atitude de se atravessar "em defesa dos amigos face à justiça, sem cuidar do desfecho dos respetivos processos", como com o antigo governador de Macau Carlos Melancia ou o antigo primeiro-ministro Bettino Craxi.
Soares defendeu publicamente José Sócrates
Em 2014, à saída da prisão de Évora, depois de uma visita que disse ser pessoal e que durou pouco mais de uma hora, entre as 10h30 e as 11h40, António Costa disse aos jornalistas que a justiça devia "funcionar em todos os seus valores".
"Deixemos a justiça funcionar em todos os seus valores", o que significa "assegurar a presunção de inocência", disse.
Segundo disse igualmente na altura António Costa, seria preciso "assegurar que a acusação tenha os meios necessários para fazer a investigação, que a defesa disponha dos meios e de igualdade de meios no exercício da defesa, que o segredo de justiça seja preservado e que não haja condenações, nem julgamentos na praça pública, que as pessoas se possam defender".
"É isso que deve ser normal num Estado democrático", defendeu, assegurando que todos, e que ele fará a sua parte, se devem bater por "um sistema de justiça que funcione com normalidade".
Por outro lado, à saída Mário Soares insiste com os jornalistas que "não há razão nenhuma" para a prisão preventiva do antigo primeiro-ministro.
"Achei-o muito bem do ponto de vista intelectual e está com bastante capacidade. Claro que a situação é difícil, é muito difícil, já se sabe", afirmou, referindo-se a José Sócrates, reiterando acreditar na sua inocência.
Soares considerou nessa ocasião que Sócrates "vai sair" da prisão "porque não há razão nenhuma para que ele continue tanto tempo preso, porque não há nada que se possa mostrar que ele podia ser preso". .
Questionado sobre se acredita que Sócrates está a ser vítima da política, o antigo Presidente da República remeteu para declarações suas anteriores: "Tenho dito isso várias vezes, não estou a dizer nada de novo, eu tenho escrito isso em vários sítios".
José Sócrates estava na altura preso preventivamente no Estabelecimento Prisional de Évora por suspeita de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal qualificada.
Na decisão instrutória da Operação Marquês, o juiz Ivo Rosa decidiu que José Sócrates, inicialmente acusado de 31 ilícitos, ia a julgamento por três crimes de branqueamento de capitais e três de falsificação de documentos.
O caso encontra-se ainda em fase de recurso no Tribunal da Relação de Lisboa.

Lusa

Explosão numa pedreira em Castro Daire provoca um ferido grave


Funcionário da pedreira, de 43 anos, não está em perigo de vida e está estabilizado.

Um homem de 43 anos sofreu hoje ferimentos graves na sequência de uma explosão numa pedreira em Castro Daire, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viseu.

Os ferimentos aconteceram na sequência de explosões com pólvora, para a extração de pedra numa pedreira em Lamas, em Moledo, Castro Daire”, especificou a mesma fonte.

Segundo o adjunto do comando dos Bombeiros de Farejinhas, António Figueiredo, que comandou as operações no local, “o homem, funcionário da pedreira, de 43 anos, não apresenta perigo de vida e está estabilizado”.

Tudo indica que foi um acidente de trabalho, na sequência de um rebentamento aqui na pedreira. O homem ficou com diversas escoriações, nomeadamente nos membros inferiores, mas os mais graves aconteceram na mão direita, com queimaduras de segundo e terceiro grau e na cintura pélvica”, explicou.

António Figueiredo adiantou ainda que a vítima grave foi levada para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, pelo helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Segundo o CDOS de Viseu, o Alerta foi dado às 10:20 e no local estiveram seis operacionais apoiados por quatro veículos dos Bombeiros Voluntários de Farejinhas e de Castro Daire e da GNR, e ainda o helicóptero do INEM e a sua tripulação.

Negócio de canábis em Portugal roda de mãos por 26 milhões de euros


Com cultivo em Sintra e Aljustrel, a Holigen, até agora detida pela canadiana Flowr e uma das 18 licenciadas pelo Infarmed, foi comprada por um grupo britânico que já produz canábis em África.

A Holigen, que detém uma propriedade de cultivo indoor de canábis com cerca de 7.600 metros quadrados em Sintra e ainda uma instalação exterior com perto de 40 hectares no concelho alentejano de Aljustrel (Beja), acaba de ser comprada pela Akanda Corp, sediada no Reino Unido, por um valor a rondar os 26 milhões de euros.

A multinacional que já era dona de um campo de cultivo no Reino do Lesoto — pequeno país da África Austral que forma um enclave na parte oriental da África do Sul — e da empresa de importação e distribuição CanMart, que abastece farmácias e clínicas no território britânico, fechou negócio com a canadiana The Flowr Corporation.

Foi em julho de 2019 que este grupo de Toronto recebeu autorização do Infarmed para avançar com a plantação de canábis medicinal em Portugal, tendo nessa altura anunciado um investimento de 45 milhões de euros. Menos de três anos depois, a operação roda para as mãos da Akanda, que assim espera “melhorar a capacidade para atender à crescente procura” por este produto.

No arranque deste ano, os antigos donos anunciaram que a subsidiária Holigen tinha concluído com sucesso a primeira colheita de canábis medicinal com elevado teor de THC nas instalações sintrenses, esperando colher aproximadamente 300 quilos no primeiro trimestre. As previsões apontam para uma produção anual de mais de duas toneladas de “canábis premium“ nessa que é uma das poucas unidades com certificação europeia de boas práticas de fabrico (GMP), além de uma quantidade superior a 100 toneladas de canábis outdoor.

Portugal é uma das principais jurisdições da União Europeia para acolher negócios de canábis, com um Governo voltado para o futuro, além de um regulador responsivo".
Tej Virk

CEO da Akanda Corp
Além de dar escala aos ativos da Akanda no espaço da União Europeia, esta operação em Portugal vai permitir “otimizar a sazonalidade” através das operações de cultivo nos hemisférios Norte e Sul, o que diz ser “único no setor”. A nova proprietária da Holigen destaca ainda o potencial de desenvolvimento do mercado nacional, adiantando a intenção de ter a “distribuição do produto e parcerias B2C [diretamente entre a produtora e o consumidor final] em Portugal, respondendo a uma procura não satisfeita no mercado”.

“Portugal é uma das principais jurisdições da União Europeia para acolher negócios de canábis, com um Governo voltado para o futuro, além de ter um regulador responsivo”, elogia o presidente executivo da Akanda, Tej Virk, citado num comunicado divulgado esta quarta-feira e em que sublinha ainda que esta aquisição “acelera significativamente a estratégia” do grupo e “posiciona-o para criar valor significativo e sustentável” no país.

O cofundador da Flowr, Tom Flow, que no outono do ano passado se tinha mudado para Portugal para controlar o negócio da Holigen, deve manter-se na empresa e continuar a liderar esta operação em Sintra e Aljustrel, assim que esteja fechado com sucesso este processo de aquisição. Já foi aprovado pelas administrações de ambas as empresas e deve ficar concluído em termos regulamentares no segundo trimestre deste ano.

Investimentos e exportações a disparar
A lei que autorizou o cultivo e a exportação de canábis em Portugal entrou em vigor em fevereiro de 2019 e no final desse ano o então presidente do Infarmed, Eurico Castro Alves, advertiu que “em poucos anos a canábis medicinal vai notar-se no PIB português”. Em 2021 foram exportadas quase 30 toneladas de flor seca de canábis, seis vezes mais do que no ano anterior. Canadá, Israel, Austrália, França, Reino Unido e EUA são os principais destinos.

Segundo o Infarmed, que já recebeu um total de 99 pedidos de licenciamento, existem atualmente 18 empresas com autorização para cultivar canábis para fins medicinais. É o caso da canadiana Tilray, que tem uma unidade de produção em Cantanhede, ou da colombiana Clear Leaves, que no final do ano passado foi autorizada a mais do que duplicar a área de cultivo em Odemira e que está a construir uma unidade de secagem, corte e embalamento em Setúbal.

Apesar de ser dominado por multinacionais, também há empresas portuguesas a apostar neste setor. A Cannprisma, localizada em Castro Marim, iniciou o cultivo no último trimestre de 2021 e vai produzir 20 toneladas por ano. Com o projeto a prever uma fábrica em Vila Real de Santo António para produzir óleos e preparados de canábis para fins medicinais, a sociedade liderada por João Nascimento prevê chegar a uma faturação entre 30 e 50 milhões de euros por ano.

Também a start-up portuguesa AceCann, que reclama o estatuto de primeira empresa em Portugal a receber um certificado de idoneidade para prática de atividades de I&D por parte da Agência Nacional de Inovação (ANI), fechou em outubro uma ronda de financiamento de 15 milhões de dólares, liderada pela sociedade de capital de risco Casa Verde, para construir em Vendas Novas um centro de produção dedicado ao cultivo, processamento e extração de canábis, dirigido ao mercado europeu que até 2024 deverá valer quase 3 mil milhões de euros.

António Larguesa/ECO

Paraquedista morreu durante um salto no campo do Arrepiado, na Chamusca

O alerta para a queda foi dado às 11h51, tendo-se verificado, na chegada ao local, que a vítima já não tinha sinais de vida.
Uma militar morreu esta quinta-feira durante um salto de paraquedas no campo de saltos do Arrepiado, no concelho da Chamusca (Santarém), disse à Lusa fonte da proteção civil.

Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém, o alerta para trauma (queda) foi dado às 11h51, tendo-se verificado, na chegada ao local, que a vítima já não tinha sinais de vida, apesar de estarem a ser desenvolvidos esforços de reanimação por enfermeiros militares.

No local estiveram elementos da corporação de bombeiros da Chamusca, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação do Centro Hospitalar do Médio Tejo e a GNR.

A Lusa tentou sem sucesso contactar a porta-voz do Exército.

TSF/Lusa

Imagem: CM


Marcelo já promulgou decreto, fim das máscaras em vigor no sábado

Já chegou autorização de Belém, sendo certo que na próxima semana as máscaras não estarão presentes nas salas de aula.

Apenas algumas horas após ter sido aprovada a resolução em Conselho de Ministros, o Presidente Marcelo deu ‘luz verde’ ao fim das máscaras em espaços interiores, como escolas. Medida entrará em vigor até sábado, pelo que, na próxima semana, as máscaras já não têm de marcar presença nas salas de aula.

Numa curta nota publicada no site da Presidência da República pode ler-se que “o Presidente da República promulgou o diploma do Governo, recebido esta tarde, que procede à alteração ao Decreto-Lei n.º 10-A/2020 (…) que estabelece medidas excecionais e temporárias no âmbito da pandemia da doença COVID-19, reduzindo designadamente a obrigatoriedade do uso de máscaras“.

A entrada em vigor do fim das máscaras – depois de mais de dois anos – terá agora de ser publicada em Diário da República, o que deverá acontecer esta sexta-feira, estando em vigor no dia seguinte.

O Governo avisa, porém, que a máscara vai continuar a ser obrigatória nos “locais caracterizados pela especial vulnerabilidade das pessoas que os frequentam – estabelecimentos e serviços de saúde, estruturas residenciais, de acolhimento ou serviços de apoio domiciliário para populações vulneráveis ou pessoas idosas, bem como unidades de cuidados continuados – e, “locais caracterizados pela utilização intensiva – transportes coletivos de passageiros, incluindo o transporte aéreo, transporte de passageiros em táxi ou TVDE“.

O QUE MUDA, ALÉM DAS MÁSCARAS?

Apesar de ter prolongado, até 5 de maio, a situação de alerta, o Governo decidiu esta quinta-feira em Conselho de Ministros alterar algumas regras ainda em vigor de prevenção e combate à pandemia da covid-19.

Para além de ter deixado cair a obrigatoriedade das máscaras nas escolas, o Executivo vai também deixar de exigir o preenchimento do formulário de localização de passageiros (Passenger Locator Form) a passageiros com “voos com destino ou escala em Portugal continental ou de navios cruzeiro quando atraquem em Portugal continental”.

Outras das regras ainda em vigor e que vai cair é “a exigência do Certificado Digital Covid da UE na modalidade de teste ou de recuperação ou outro comprovativo de realização laboratorial, teste negativo (…) ou certificado de dose de reforço de vacinação, para acesso às estruturas residenciais e para visitas a estabelecimentos de prestação de cuidados de saúde, sendo encarregue a DGS da determinação das normas e orientações específicas para a proteção das populações de maior vulnerabilidade”.

Executivo deixa ainda de fixar regras para “a realização de testes de diagnósticos de SARS-CoV-2” passando a realização dos mesmos a “ser determinada pela DGS”.

SIC Notícias

Silves | AÇÃO DE DESBARATIZAÇÃO E DESRATIZAÇÃO DECORRERÁ DE 26 DE ABRIL A 30 DE MAIO

 O Município de Silves informa que irá levar a efeito uma ação de desbaratização e desratização em todas as freguesias do Concelho de Silves. A mesma será realizada entre os dias 26 de abril e 30 de maio, de acordo com a seguinte calendarização:

» Freguesia de Armação de Pêra: 26, 27, 28, 29 de abril, 2 e 3 de maio;

» União de Freguesias de Alcantarilha e Pêra | Pêra: 4 e 5 de maio;

» União de Freguesias de Alcantarilha e Pêra | Alcantarilha: 5 e 6 de maio;

» União de Freguesias de Algoz e Tunes | Algoz: 9 e 10 de maio;

» União de Freguesias de Algoz e Tunes | Tunes: 11 e 12 de maio;

» Freguesia de São Bartolomeu de Messines: 13, 16, 17, 18 e 19 de maio;

» Freguesia de São Marcos da Serra: 20 de maio;

» Freguesia de Silves: 23, 24, 25, 26, 27 e 30 de maio.

Para uma maior eficácia deste tipo de ações, o Município de Silves aconselha as entidades privadas (como condomínios, proprietários de edifícios e estabelecimentos comerciais e afins) que possam efetuar, também, este serviço de ações de desinfestação, contribuindo, desta forma, para o reforço da salvaguarda da saúde pública, do controlo de pragas urbanas e da redução de exposição a pragas urbanas.

FESTIVAL INVENTA APRESENTA “ LANTERNA MÁGICA “ NO SALÃO MULTIUSOS DA FREGUESIA DE REAL. Espectáculo realiza-se no próximo Sábado em Real

 Festival Inventa está de regresso a Castelo de Paiva no próximo Sábado23 de Abril, com mais um novo ciclo de programação, surgindo agora uma programação de performance visual musicada, apresentada em quintas e património edificado, envolvendo 4 artistas de 2 nacionalidades, num total de 8 apresentações públicas distribuídas por dois fins de semana.

Neste mês de Abril, o Ciclo de Perfomance Visual Musicada estará em destaque na programação do Inventa, estando agendado um espectáculo em Castelo de Paiva, intitulado “ A Lanterna Mágica “, a ter lugar pelas 21h30, no Salão Multiusos Joaquim Gomes de Castro, em Real.


A multidisciplinariedade, os cruzamentos artísticos e os efeitos especiais revelam o potencial criativo da humanidade. Na etapa final desta viagem cronológica pela história da região, contada através da revisitação de locais patrimoniais transformados em espaços não convencionais de apresentação artística, chega-se à transdisciplinaridade. Surge assim uma programação de performance visual musicada, apresentada em quintas e património edificado do período barroco, envolvendo quatro artistas de duas nacionalidades, num total de oito apresentações públicas distribuídas por dois fins de semana.


A região do Douro, Tâmega e Sousa reveste-se de um enorme referencial histórico a valorizar, aliado ao desenvolvimento de estratégias culturais nas últimas décadas com ambição comum, dispersando-se por um território patrimonialmente rico, em termos naturais, arquitectónicos e culturais. Assim, a relevância desta parceria torna-se evidente ao potenciar o desenvolvimento de uma estratégia de programação transversal, em ligação activa com o património e a paisagem, apta a captar visitantes, turistas e potenciais “novos” habitantes para estes territórios.


A narrativa do desenvolvimento cronológico das actividades desta programação segue uma dramaturgia de (re)visitação da história do território, desde a sua origem – valorizando as paisagens naturais –, passando pela civilização e seu desenvolvimento técnico – destacando a diversidade patrimonial, e em especial dos períodos românico e barroco – e, por fim, encarar a actualidade e a civilização urbana nas suas características essenciais, promovendo valores de diversidade, integração e equidade, através da participação activa das comunidades nos projectos artísticos a desenvolver.


Recorda-se que este é espectáculo com entrada gratuita, condicionada à lotação do espaço definido para o evento, sendo obrigatório o uso de máscara e a observação das regras de distanciamento entre os participantes.


Festival Inventa é um projecto promovido no âmbito da operação 'Cultura em Rede – Tâmega e Sousa', sendo cofinanciado pelo NORTE 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, sendo promotores a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, a Associação de Municípios do Vale do Sousa – Rota do Românico, e a Associação de Municípios do Baixo Tâmega.


Carlos Oliveira

Solidariedade com a Ucrânia e homenagens marcam 25 de Abril em Cantanhede. Ângelo Correia profere palestra sobre paz e guerra na sessão solene

 

Uma palestra de Ângelo Correia sobre “Democracia, Autocracia, Paz e Guerra” é um dos pontos altos da Cerimónia Solene Comemorativa do 48.º Aniversário do 25 de Abril no Município de Cantanhede. Agendada para as 15h30, a sessão inclui intervenções dos representantes dos órgãos autárquicos e a entrega de Votos de Louvor e Reconhecimento a personalidades do concelho que se distinguiram pelo mérito da sua ação cívica, educativa e sociocultural.

Na celebração do acontecimento que marcou a transição de Portugal para o regime democrático será ainda simbolicamente assinalado o sofrimento e a luta do povo ucraniano para defender os valores da Liberdade e da Democracia.

A sessão prosseguirá com a entrega de Votos de Louvor e Reconhecimento atribuídos a cinco personalidades de Cantanhede, pelo mérito da sua atividade e intervenção em diferentes domínios, conforme consta na deliberação camarária aprovada para o efeito, por unanimidade.

As comemorações do 48.º Aniversário do 25 de Abril em Cantanhede incluem, nessa data, a já habitual deposição de uma coroa de flores junto ao busto de Jaime Cortesão, intelectual, político, escritor e historiador natural da vila histórica de Ançã. O programa da efeméride inclui ainda, nos dias 23 e 24 de abril, um evento internacional para assinalar os 40 anos do computador ZX Spectrum, que terá lugar no Centro Social e Paroquial de S. Pedro, onde decorrerá também, a partir das 22h00 de 24 de abril, o Cant’Fado, espetáculo que conta com a participação de Yola Dinis, Carolina Pessoa, Nuno Sérgio e Bruno Costa, acompanhados por exímios músicos – Armindo Fernandes (guitarra portuguesa), Ni Ferreirinha (Viola de fado), Fábio Rocha (Viola baixo) e Miguel Gomes (percussão) – que proporcionarão uma extraordinária Gala de Fado, num cruzamento elegante entre a música de Coimbra e a de Lisboa.

PROGRAMA

23/24 de abril

10h00/18h00 Comemorações dos 40 anos do ZX Spectrum

Centro Social e Paroquial de S. Pedro

24 de abril

22h00 Espetáculo Cant’Fado com Bruno Costa, Carolina Pessoa, Nuno Sérgio e Yola Dinis

Centro Social e Paroquial de S. Pedro (Cantanhede)

25 de abril

10h30 Deposição de uma coroa de flores junto ao busto de Jaime Cortesão

Praça Dr. Jaime Cortesão (Ançã)

15h30 Solta de Pombos pela Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense

Sessão solene comemorativa do 48.º aniversário do 25 de Abril, com palestra de Ângelo Correia

Salão Nobre dos Paços do Concelho



Proença-a-Nova | Energias renováveis e elementos distintivos da paisagem do concelho em novo mural


As Portas do Almourão, a Torre de Vigia da Serra das Talhadas, da autoria do arquiteto Siza Vieira, plantar uma árvore, andar de bicicleta ou turbinas eólicas: estes são alguns dos elementos presentes no mural que foi pintado nos dias 19 e 20 de abril numa das paredes exteriores do Centro Educativo EB1+JI por Mariana Patacas, mais conhecida como Mariana PTKS, com o apoio de Filipe Granja, artistas de arte urbana. Integrado no Projeto Fôlego, “Pigmentos” pretende levar a temática das alterações climáticas através de expressões artísticas a um público infantil, no caso de Proença-a-Nova as turmas do terceiro ano, com quem a artista teve um encontro prévio em que debateram o aquecimento global e possíveis soluções. “Figuram no mural diversas formas de energias renováveis, nomeadamente as turbinas eólicas, e algumas atitudes para haver uma ação quanto às alterações climáticas, como andar de bicicleta ou plantar uma árvore, ideias que as crianças deram e com as quais também se identificam”, referiu Mariana Patacas.

Nessa primeira parte da conversa, a artista explicou igualmente a diferença entre arte urbana e graffitis, o que é legal ou não e a necessidade de obter autorização para realizar a obra. Em comum entre estas duas formas de expressão são as tintas em spray que os alunos tiveram oportunidade de manipular, contribuindo para a pintura do mural. “É normal que, sendo um material um pouco estranho para eles, às vezes há ali alguma adaptação, mas eles costumam ficar muito entusiasmados e achar o material curioso e tudo isso reflete-se no resultado final”. As cores fortes são uma das imagens de marca de Mariana PTKS, tendo em Proença-a-Nova utilizado muitas imagens de natureza. “Sendo a Beira Baixa uma área que me inspira bastante, por ter algumas raízes familiares na zona, fiz por incluir bastante da paisagem daqui e espero que isso faça com que as crianças se identifiquem mais e mesmo toda a comunidade, para não ser uma coisa totalmente estranha”, acrescenta. “Pigmentos” irá agora materializar-se noutros concelhos da Pinhal Maior onde o projeto está a ser implementado, nomeadamente Sertã, Vila de Rei, Oleiros e Mação.

A próxima iniciativa do Projeto Fôlego em Proença-a-Nova realiza-se no dia 7 de maio, às 21h00: trata-se de um vídeo mapping itinerante – “Tatuagens são Vozes” – que irá passar por diversos locais, nomeadamente o Largo da Devesa, rotunda da Guardiã da Água e na Rua Comendador Assis Roda (em frente aos Bombeiros Voluntários).

Proença-a-Nova volta a associar-se à Campanha do Laço Azul

Cerca de 200 alunos da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico de Proença-a-Nova e Sobreira Formosa, voltaram a associar-se esta quarta-feira, 20 de abril, à iniciativa do Laço Azul Humano, no âmbito do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, um conjunto de iniciativas promovidas pela CNPDPCJ - Comissão Nacional da Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens.

O dia internacional dos direitos da criança é já celebrado há largos anos, sendo que em todos eles é proposto às CPCJ do país que se faça um laço humano. Depois de nos últimos dois anos não ter sido possível realizar, voltou agora a ser uma realidade para estes alunos. Nos últimos dois anos, em contrapartida, foram feitos laços em casa e no dia 20 de abril foi proposto que fossem colocados à janela. “Sendo feito ao ar livre e num espaço que é público, acaba por ser mais impactante na prevenção e consciencialização da comunidade para esta temática”, apontou Rita Simão, membro da CPCJ e colaboradora do Gabinete de Ação Social da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.

Rita Simão refere ainda que “os miúdos são os próprios intervenientes, também para os capacitar desde cedo, daquilo que são os direitos deles e prevenção dos maus tratos”. Apesar de direcionado para os mais novos, afirma que este “é um papel de todos nós enquanto cidadãos: proteger os mais novos e mais vulneráveis (…) estas iniciativas servem também para nos relembrar a nós destas temáticas”.

No âmbito da CPCJ irão decorrer outras iniciativas a abordar estas e outras temáticas, de forma a consciencializar miúdos e graúdos. A CPCJ de Proença-a-Nova continua a acompanhar os casos sinalizados no concelho e tem linha aberta de contacto através do email cpcj.ProencaNova@cnpdpcj.pt ou do 939 274 247, caso sejam detetadas situações que mereçam o acompanhamento das autoridades.

Município de Cantanhede aumentou investimento e reduziu despesa em 2021. Relatório de Gestão de 2021 aprovado sem votos contra

O aumento do investimento em 23%, relativamente a 2020 e a assinalável contenção da despesa corrente, traduzida numa poupança de 6 milhões de euros canalizados para despesas de capital, são dois dos dados mais relevantes do Relatório de Gestão do Município de Cantanhede de 2021 que o executivo camarário liderado por Helena Teodósio aprovou esta quarta-feira, 20 de abril, com quatro votos a favor e duas abstenções.

Na apreciação ao documento, a presidente da Câmara Municipal destaca que, apesar da crise pandémica que já dura desde 2020, “a trajetória favorável dos principais indicadores prosseguiu a um ritmo semelhante ao dos anos anteriores”, adiantando que, “mais uma vez, o Município de Cantanhede encerrou as contas de 2021 sem dívidas a fornecedores e com as faturas de empreiteiros entradas até 31 de dezembro de 2021 completamente liquidadas, situação que comprova a assertividade das decisões quanto ao planeamento operacional e ao nível do controlo financeiro”.

Na introdução ao Relatório de Gestão, Helena Teodósio refere também que, em 2021, a Câmara Municipal registou um incremento do investimento em 2.667.326 euros – mais 23% do que em 2020 – em infraestruturas e equipamentos coletivos ou na aquisição de terrenos e outros bens de capital, variação que adquire ainda maior significado se considerarmos que o aumento das despesas correntes se quedou nos 8,9%. Ou seja, a autarquia “realizou mais obra com apreciável contenção de custos ao nível da sua estrutura orgânica, o que, apurados os resultados, representa uma poupança de mais de 6 milhões de euros, valor que de resto está em linha com o obtido no ano anterior”.

Ainda na componente da despesa, a autarca sublinha o aumento de 97% dos dispêndios nas rubricas funcionais da Saúde e Ação Social, aumento esse que “diz respeito apenas a uma parte dos custos das ações que foi necessário empreender para diluir os efeitos da pandemia de Covid-19”.

Dos indicadores de gestão vale ainda a pena assinalar o facto de o limite da dívida se ter situado em 0,31% da média da receita corrente dos últimos três anos, quando o limite máximo legal admitido é de 1,5% dessa média.

Helena Teodósio considera que este dado reflete “uma folga de algum modo tranquilizante face aos desafios do futuro”, mas alerta para a circunstância de “nesta altura vários fatores se estarem a conjugar no sentido de exercer uma pressão sobre a tesouraria que pode vir a influenciar negativamente o exercício de 2022”. A este propósito, a líder do executivo camarário cantanhedense refere o impacto da pandemia de Covid-19, que ainda continua a verificar-se, a subida geral dos preços de bens e serviços gerado pela recente invasão da Rússia à Ucrânia, mas também o expectável aumento dos encargos inerentes à assunção de novas competências transferidas pela Administração Central.

Esta preocupação manifestada pela presidente da Câmara Municipal de Cantanhede resulta do facto de as verbas que o Governo propôs para o exercício dessas competências não se aproximarem, “nem de perto nem de longe, dos custos que a autarquia vai ter de suportar”.

A terminar, a autarca garante que o Município de Cantanhede está preparado para tirar o melhor proveito possível das oportunidades que se perspetivam no âmbito do PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e do Portugal 20/30”, relembrando que o melhor ativo da Câmara “são os seus funcionários, a quem expressa “o mais vivo reconhecimento pelo extraordinário grau de motivação, profissionalismo e sentido de responsabilidade com que desempenham as suas funções”.

30 anos do GACV - Grupo de Amigos Castelo de Vide

Parabéns!
 

Cerimónia de Entrega de Certificados Albergaria A-Verde às Empresas de Albergaria-a-Velha

No próximo dia 22 de abril, pelas 17h30 no Cineteatro ALBA vai decorrer a cerimónia oficial de entrega dos Certificados Albergaria A-Verde Recicla a 200 empresas e organizações do concelho que se destacaram pelas boas práticas ambientais, nomeadamente, no domínio da reciclagem, no ano de 2021.

O projeto Albergaria A-Verde Recicla, desenvolvido pelo Município de Albergaria-a-Velha, pela sua abordagem disruptiva e por ter conseguido envolver um largo espetro de agentes económicos obteve o reconhecimento e apoio da Sociedade Ponto Verde para a sua execução.

Ao longo de 6 meses, as empresas do concelho foram incentivadas a desenvolverem um conjunto de ações internas que permitissem impulsionar a adesão ao sistema de Recolha Seletiva Porta-a-Porta e, em simultâneo, instituir processos de sensibilização internos junto dos seus colaboradores como também, o de qualificar dos seus espaços com os equipamentos necessários que permitam o acesso à reciclagem.

O elevado número de empresas que aderiram ao programa é, por um lado, demonstrativo da capacidade que este projeto teve de envolver todo o tecido empresarial e, por outro lado, demonstra que o tecido empresarial de Albergaria-a-Velha assume, em plenitude, as suas responsabilidades ambientais, demonstrando, igualmente, uma consciência social e de respeito pelo ambiente em toda na sua cadeia produtiva.

Do ponto de vista dos resultado diretos, este projeto permitiu certificar 200 empresas que reuniram todos os requisitos para esse efeito (formação de colaboradores, qualificação de espaços com pontos de reciclagem, adesão à recolha seletiva Porta-a-Porta). Contudo, do ponto de vista dos resultados indiretos e resultantes das ações de certificação, este projeto permitiu:

  • Aumentar em 43% o número de novas adesões à Recolha Seletiva Porta-a-Porta

  • Desenvolver 44 temáticas sobre reciclagem nos canais online e que alcançaram 390 mil visualizações e geraram 12 mil interações

  • Permitiu desenvolver ações de formação/sensibilização de colaborares das empresas geradoras de impacto em mais de 300 colaboradores.

Atento ao sucesso e impacto positivo que este projeto gerou, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha muito gostaria que o vosso órgão de comunicação social participasse neste evento, para melhor conhecerem todo o seu entorno e poderem registar os resultados obtidos.

Imagem: Youtube

Insólito: Casal surpreendido por operação da PSP quando gravava um direto no Facebook



Detido faz parte de uma alegada rede de tráfico de droga que operava em Mirandela e Macedo de Cavaleiros.

Um casal de Mirandela foi surpreendido pela entrada da PSP, em casa, quando efetuava um direto no Facebook a vender sapatilhas. A operação de busca e detenção acabou por ficar registada nas imagens que estavam a ser emitidas. Tratou-se de uma coincidência, uma vez que a polícia cumpria um mandado judicial por tráfico de droga.

A polícia em colaboração com a GNR cumpria um mandado judicial relacionado com um processo de tráfico de droga dirigido ao companheiro da mulher que se vê na imagem.

Contra feitos, não há argumentos.
Polícia sempre presente. 
Contrafação é crime… também nas redes sociais. pic.twitter.com/jAkvmV62H6

— PSP - Polícia de Segurança Pública (@PSP_Portugal) April 20, 2022

No âmbito da investigação, a cargo da GNR, que decorria há cerca de um ano, foram igualmente detidos, noutros locais, mais quatro homens com idades entre os 22 e os 38 anos.

Também foram apreendidas centenas de doses de estupefacientes, armas, viaturas, dinheiro e outro material relacionado com a prática criminosa.

SIC Notícias

Primeira plataforma de jornalismo feminista em Portugal estreia a 25 de Abril


O Aborda.pt é a primeira plataforma focada no jornalismo feminista no contexto português e estreia a 25 de Abril, o Dia da Liberdade. O espaço digital visa impulsionar a troca entre mulheres, olhar para o mundo e para os problemas da sociedade pela lente de género e ambiciona contribuir para uma sociedade justa e democrática. O Aborda.pt é um projeto de ativismo e colaboração feminista que tem como principal objetivo defender e promover ideais de igualdade e contribuir com a disseminação de informação de qualidade sobre mulheres.
A iniciativa foi idealizada pela estudante de Jornalismo do Instituto Miguel Torga (Coimbra), Analú Bailosa, que coordena uma equipa de 22 voluntárias dedicadas às áreas de jornalismo, design e programação. “Queremos mostrar que assumir a posição de feminista é essencial para a produção de notícias, uma vez que amplifica a extensão de problemáticas sociais e escuta vozes desvalorizadas num contexto convencional. O jornalismo feminista é o que vai quebrar com os estereótipos de género e mostrar que as mulheres estão em toda a parte, basta saber olhar”, garante Analú Bailosa.

A proposta é inserida na mentoria "de Mulher para Mulher" da Rede de Jovens para a Igualdade. Neste âmbito, o Aborda.pt realizou uma formação com a equipa do projeto e contou com a participação das oradoras Aline Flor, jornalista especializada em questões de género do jornal Público, e Juliana da Penha, fundadora da Migrant Women Press.

“O aborda.pt chega para colmatar uma lacuna no jornalismo alternativo em Portugal, o jornalismo com perspetiva feminista. Num projeto novo e ambicioso, inspirado em ações já consolidadas em outros países, Portugal ganha mais um espaço noticioso baseado não só na equidade de género, mas também na justiça, na responsabilidade e na credibilidade”, assegura a mentora do projeto Juliana Alcantara, jornalista e doutoranda em Ciências da Comunicação na Universidade de Coimbra.

Covid-19: Uso de máscara deixa de ser obrigatório, com algumas exceções


O Conselho de Ministros reuniu-se esta quinta-feira para tomar medidas relativas à Covid-19. A situação de alerta vai manter-se até 5 de maio, mas há alterações.

De acordo com Marta Temido, Ministra da Saúde, estão reunidas as condições para a não obrigatoriedade do uso de máscaras em escolas e em espaços fechados. No entanto, há algumas excepções: mantém-se uso nos transportes públicos, lares, unidades de saúde.

A situação de alerta vai manter-se até 5 de maio.

Ao contrário do que aconteceu nos últimos dois anos, a conferência de imprensa não decorreu no Palácio da Ajuda, mas no antigo Ministério do Mar.

Madremedia

Cristiano Ronaldo quebra silêncio para agradecer gesto dos adeptos em Anfield


O internacional português quebrou o silêncio pela primeira vez desde o falecimento de um dos gémeos.

O futebolista português Cristiano Ronaldo agradeceu, esta quinta-feira, o “momento de respeito e compaixão” dos adeptos que estiveram terça-feira em Anfield Road a assistir ao Liverpool-Manchester United e que manifestaram o seu apoio ao avançado dos ‘reds devils’.

Um mundo, um desporto, uma família global. Obrigado, Anfield. Eu e a minha família nunca esqueceremos este momento de respeito e compaixão”, escreveu Cristiano Ronaldo na sua página oficial da rede social Instagram.
Na terça-feira, durante o jogo da Liga inglesa, Ronaldo foi alvo uma manifestação de apoio em Anfield Road ao minuto sete (o número que utiliza na camisola), com os adeptos do Liverpool a colocarem de parte a rivalidade profunda com o Manchester United para se juntarem aos adeptos dos ‘red devils’ num aplauso geral que durou um minuto, acompanhado de cânticos do conhecido hino ‘You’ll Never Walk Alone’ (nunca caminharás sozinho).

O internacional português vive um drama pessoal com o falecimento de um dos gémeos que esperava com a esposa Georgina Rodríguez, razão pela qual não participou nessa partida, que o Liverpool venceu por 4-0.

SIC Notícias/Lusa

ABRIL EM SILVES APRESENTA UHF EM ESPETÁCULO DE TRIBUTO A JOSÉ AFONSO


Integrando as comemorações do 48.º aniversário do 25 de Abril, Silves será palco do concerto dos UHF “A Herança do Andarilho”, título que deu nome ao CD de tributo desta banda a José Afonso. Com entrada livre, o espetáculo terá lugar no dia 24 de abril, pelas 21h30, na zona ribeirinha da cidade, junto ao complexo das piscinas municipais de Silves.

“Traz outro amigo também”, “A Morte Saiu à Rua”, “Vejam Bem” ou “Grândola, vila morena” são algumas das canções, com roupagem eletroacústica, que serão ouvidas neste espetáculo imperdível em homenagem à obra deste “génio da melodia”, revivendo os sons e a bandeira de Abril e da liberdade, 35 anos após a morte de Zeca Afonso com o intuito de, segundo António Manuel Ribeiro, “dar continuidade à fantástica obra que nos deixou e revelar a semente herdada”.

O Município de Silves convida todos a viver Abril e a participar nesta e noutras iniciativas que integram este programa comemorativo.

Aveiro | Celebrar o Dia da Terra com atividades para famílias


A Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro associa-se mais uma vez à Fundação Oceano Azul para celebrar o Dia Mundial da Terra, que este ano tem como mote “O oceano é a nossa Terra”. A iniciativa reúne um conjunto de atividades destinadas a famílias, para o fim de semana de 23 e 24 de abril.
A Fundação Oceano Azul voltou a desafiar as organizações nacionais para assinalarem o Dia Mundial da Terra, que se celebra a 22 de abril, e desenvolverem atividades que promovam uma maior consciência pública sobre o estado do nosso planeta e, em particular, do oceano.
Em resposta ao desafio lançado, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro preparou um programa que inclui atividades laboratoriais, uma oficina de robótica, um workshop maker e ainda uma atividade na horta-jardim da Fábrica para explorar a biologia da compostagem, espreitar a biodiversidade do solo e pôr as mãos na Terra.

A inscrição nas atividades pode ser feita por telefone (234 427 053). Mais informações sobre este programa estão disponíveis aqui.

Paralelamente a esta proposta para famílias, a Fábrica preparou um programa de atividades destinado ao público escolar, que inclui uma Saída de Campo para recolha de lixo, que decorreu no passado dia 19 de abril, e uma Atividade Online sobre o mundo dos plásticos, a 22 de abril.

O programa nacional do Dia da Terra, com todas as iniciativas das instituições parceiras, pode ser consultado aqui.

POLOS DE EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA DO CONCELHO DE SILVES CONTINUAM A COLABORAR COM A LIGA PORTUGUESA CONTRA O CANCRO – NÚCLEO DE FARO


Dando continuidade ao projeto Laços d’Ajuda, os Polos de Educação ao Longo da Vida de Silves, continuam a colaborar com a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) – Núcleo de Faro, tendo produzido e entregue cerca de duas centenas de peças, nomeadamente próteses mamárias provisórias, sacos de drenos, sacos de proteção de ostomia e outros artigos para ofertas aos doentes oncológicos (xailes, gorros e sacos de pano coloridos), contribuindo, desta forma, para ajudar quem padece desta doença, ao mesmo tempo que cumprem o seu cariz de desenvolvimento social e solidário em comunidade.

O Município de Silves agradece a todos os utentes dos Polos de Educação ao Longo Vida, que têm dado um importante contributo, através das suas atividades, em ações de solidariedade.

Cantanhede | Biblioteca Municipal promove Leitura a 3 vozes para crianças. Alunos da Escola Básica do Bolho

Os 20 alunos dos quatro anos de escolaridade e respetivo corpo docente da Escola Básica do Bolho, do Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva, em Cantanhede, assistiram no passado dia 20 de abril, a uma sessão de leitura promovida pela Biblioteca Municipal.

Sob o tema Leitura a 3 vozes, a iniciativa foi realizada por técnicas da instituição, que se deslocaram ao estabelecimento de ensino e aí desenvolveram a atividade de leitura particularmente direcionadas para as quatro turmas da EB1 do Bolho. Os contos escolhidos foram A Flor vai ver o mar, de Alves Redol (1º ano); O têpluquê, e outras histórias, de Manuel António Pina (2º ano); Robertices (3º ano) e História com recadinho (4º ano), estas últimas de Luísa Dacosta, todas obras das Metas Curriculares da disciplina de Língua Portuguesa.

A atividade Leitura a 3 vozes é uma das iniciativas que a Instituição desenvolve com regularidade em Jardins de Infância, Escolas Básicas e IPSS do concelho, com o propósito de dar a conhecer a Biblioteca Municipal e os seus serviços, promover o gosto pelo livro e pela leitura junto deste público específico e, simultaneamente, descentralizar a oferta cultural.


Silves | “VEM BATER À MINHA PORTA” VISITOU OCTOGENÁRIA EM TUNES

O Município de Silves continua a promover o projeto de animação comunitária “Vem bater à minha porta”.

A D. Ana da Piedade Neves, contou, enternecida, as memórias e os momentos vividos em família, sobretudo com os filhos e os netos.

A conversa foi, ainda, marcada pela presença da sua companhia, a cadelinha Minnie, que lhe retribui todo o carinho que lhe dedica. No seu dia-a-dia não prescinde de cuidar das flores, são elas que enchem a sua casa de aroma e cor.

O projeto vai continua a bater à porta da população mais idosa do concelho.

Rastreio Cancro da Mama 2022 Portalegre e Marvão

O diagnóstico precoce pode salvar vidas, sempre que receber um convite ou telefonema para participar, não falte!

Este Rastreio enquadra-se no âmbito do Programa de Rastreios do Cancro da Mama da Região Alentejo, sendo dirigido às utentes de Portalegre - USF Portus Alacer e USF Plátano e UCSP de Marvão, durante o mês de abril.


O exame é gratuito e é realizado a mulheres inscritas nos referidos centros de saúde, com idades compreendida entre 50 os 69 anos de idade, através de uma mamografia de dupla leitura numa unidade móvel da Liga Portuguesa Contra o Cancro.​


O exame é gratuito e é realizado a mulheres inscritas nos referidos centros de saúde, com idades compreendida entre 50 os 69 anos de idade, através de uma mamografia de dupla leitura numa unidade móvel da Liga Portuguesa Contra o Cancro

Um dos professores acusado de assédio na Faculdade de Direito deixa de dar aulas

João de Freitas Mendes era professor de Filosofia do Direito.

Um dos professores da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa denunciado por assédio a alunas decidiu autossuspender-se de funções, enquanto durar o inquérito interno aberto pela instituição.
João de Freitas Mendes era professor de Filosofia do Direito.
A notícia avançada pelo site Notícias ao Minuto foi já confirmada à SIC pela diretora da faculdade.
Ao site, o docente disse que era totalmente falso o que sobre ele tinha vindo a público e entendeu que não tinha condições para continuar a exercer.
Nos últimos tempos surgiram dezenas de denuncias de assédio e discriminação racial contra vários professores da faculdade.

SIC Notícias

Atividade semanal da GNR de Coimbra

Entre os dias 12 e 18 de abril

Detenções:
14 detidos em flagrante delito, destacando-se:
Sete por condução sob o efeito do álcool.

Apreensões:
· 48 doses de resina de canábis;
· 12 doses de óleo de canábis;
· Duas doses de liamba;
· Uma arma de caça;
· Um porta-armas;
· Um livrete de manifesto de arma;
· Três armas brancas.

Trânsito:
Fiscalização: 362 infrações detetadas, destacando-se:
65 por excessos de velocidade;
23 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
22 relacionadas com tacógrafos;
20 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
13 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução.
Sinistralidade: 64 acidentes registados, destacando-se:
Três feridos graves;
36 feridos leves.

Fiscalização Geral:
17 autos de contraordenação, destacando-se:
16 no âmbito da legislação da proteção da natureza e do ambiente.

Ações de sensibilização:
Nove no âmbito da temática “Idosos em Segurança”, tendo sido sensibilizados 71 idosos;
Seis no âmbito da “Escola Segura”, tendo sido sensibilizados 188 alunos;
Cinco no âmbito Florestal, tendo sido sensibilizadas 43 pessoas;
Duas no âmbito do “Apoio a pessoas com deficiência”, tendo sido sensibilizadas nove pessoas;
Duas no âmbito do “Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizadas 17 pessoas.

Parque Urbano de Anadia acolhe Feira de Artesanato e Velharias


Após um interregno de dois anos, a Feira de Artesanato e Velharias está de volta à cidade de Anadia. À semelhança das edições anteriores, o evento terá lugar, no próximo dia 1 de maio, feriado nacional. A grande novidade da edição é a mudança de local, realizando-se no Parque Urbano de Anadia, entre as 9h00 e as 18h00, numa organização da Câmara Municipal de Anadia.

Artesãos e vendedores de velharias darão a conhecer o trabalho desenvolvido por quem, na região, se dedica ao artesanato ou reúne antiguidades, contribuindo para a dinamização da compra e venda deste tipo de peças, bem como de artigos de colecionismo.

Estarão representados as artes e ofícios tradicionais e contemporâneos, bem como uma enorme variedade de velharias das mais distintas épocas e contextos.

 

Moeda inovadora apela à proteção do ambiente


A Imprensa Nacional - Casa da Moeda (INCM) lança hoje, 21 de abril, a moeda “O Clima”, composta por prata e, ao centro, por plástico reciclado amarelo, verde ou azul. Trata-se das cores do ecoponto e de um apelo à proteção do ambiente. A conceção envolveu o INCM Lab e o Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP), interface da Universidade do Minho.

A investigação exigiu encravar um polímero num disco de prata. Os processos de composição e injeção dos discos de plásticos mistos nas moedas decorreram no PIEP, no campus de Azurém, em Guimarães. O trabalho teve ainda o apoio de alunos de escolas do município da Guarda, que recolheram resíduos de plástico para posteriormente serem usados na cunhagem de 6000 moedas de prata. Estas unidades vão ficar agora à venda nas lojas da Casa da Moeda, num estojo com certificado de garantia numerado.

O desenho da moeda é de Tiago Ferreira, de 12 anos, que assim venceu o 3º concurso “Desenhar a Moeda”, entre 582 propostas de alunos da Guarda. A imagem representa o planeta Terra, com as suas estradas, casas e árvores assoladas por tempestades e chuvas ácidas, uma realidade infelizmente mais próxima do que gostaríamos. Esta moeda especial alerta para as alterações climáticas e mostra que está nas nossas mãos a defesa ambiental, como a redução, reciclagem e reutilização de resíduos. A ação começa já em casa, ao se separar o lixo nos ecopontos (cor amarela para plástico e metal, verde para vidro, azul para papel e cartão).

Universidade do Minho

Desmantelada rede de tráfico de droga em Trás-os-Montes


A GNR de Bragança, através do seu Núcleo de Investigação Criminal, na madrugada de 20 de abril, deteve cinco homens, com idades compreendidas entre os 22 e os 38 anos, por tráfico de estupefacientes, nos concelhos de Macedo de Cavaleiros e Mirandela.

No âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes, que decorria há cerca de um ano, nos concelhos de Macedo de Cavaleiros e Mirandela, os militares da Guarda desenvolveram diversas diligências policiais que culminaram na detenção dos cinco suspeitos e no desmantelamento de uma rede de tráfico de droga que operava em várias localidades daqueles concelhos. No seguimento da ação, foi dado cumprimento a oito mandados de busca, quatro domiciliárias e quatro em veículos, que culminaram com a detenção dos suspeitos e com a apreensão de diverso material, destacando-se:

508 doses de resina de canábis;
42 doses de liamba;
Três doses de cocaína;
Duas armas de fogo;
Quatro viaturas;
Cinco balanças de precisão;
Cinco telemóveis;
1 005 euros em numerário;
Material usado no acondicionamento de produto estupefaciente.

Os detidos, com antecedentes criminais por ilícitos da mesma natureza, serão presentes a primeiro interrogatório hoje, dia 21 de abril, no Tribunal Judicial de Macedo de Cavaleiros, para aplicação de medidas de coação.

A ação contou com o reforço da estrutura de investigação criminal do Comando Territorial de Bragança, da Secção Cinotécnica do Comando Territorial de Bragança, dos Postos Territoriais de Macedo de Cavaleiros e Mirandela e com o apoio da Polícia de Segurança Pública (PSP).