domingo, 5 de maio de 2024

Apresentação do “andar modelo” de construção de Habitação a Custos Controlados do Município de Aveiro

 Data: 06 de maio (segunda-feira)
Hora: 10h30
Local: Quinta da Pinheira, Aradas

Esta segunda-feira, 06 de maio, pelas 10h30, a empresa Encobarra Engenharia Lda., apresenta publicamente o “andar modelo” de construção de Habitação a Custos Controlados edificada na Quinta da Pinheira, em Aradas. O momento contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves.

Trata-se de um investimento privado, assumido pela Encobarra, de cerca de 40 milhões de euros para construção de 288 apartamentos, em 10 blocos de quatro pisos, sendo 28 apartamentos T1, 116 apartamentos T2 e 144 apartamentos T3.

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

Cantanhede | Investimento superior a 1,2 milhões de euros. Concluída a rearborização de 1.503 hectares do baldio da Freguesia da Tocha

 
O processo de reflorestação de 1.503 hectares do Perímetro Florestal das Dunas de Cantanhede (baldio da Freguesia da Tocha), área fortemente afetada pelo incêndio de outubro de 2017, está concluído.
A reflorestação foi promovida pela Comunidade Local dos Baldios da Freguesia da Tocha, pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), pela Junta de Freguesia da Tocha e pela Câmara Municipal de Cantanhede.
Foram plantadas cerca de 2 milhões de árvores durante a execução do projeto, que foi financiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 (PDR 2020), no âmbito de uma candidatura submetida pela Comunidade Local dos Baldios da Freguesia da Tocha para obtenção de apoio comunitário.
O Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Cantanhede, que elaborou o projeto, promoveu o acompanhamento e a fiscalização dos trabalhos, está ainda a finalizar o Plano de Gestão Florestal da área total do Perímetro Florestal das Dunas de Cantanhede, documento que tem por objetivo determinar e calendarizar as necessárias operações silvícolas de manutenção do povoamento florestal, promovendo o desenvolvimento dos recursos florestais à perpetuidade e a salvaguarda dos fins de utilidade pública, tais como a conservação, a gestão sustentável dos recursos naturais associados e a preservação dos habitats naturais, da fauna e da flora selvagens.
A candidatura, no valor de 1.284.250 euros, teve uma comparticipação de 80% por fundos da União Europeia, tendo a entidade proponente assumido os restantes 20%.
O projeto previa o controlo da vegetação espontânea (acácias e outras), mobilização do solo para a instalação das plantas e a plantação de pinheiro bravo (1.395,8ha nos talhões), pinheiro-manso (49,2ha nas faixas de gestão de combustível) e choupo-negro, borrazeira-preta e salgueiro-branco (20,5ha para reabilitação das galerias ripícolas associadas às linhas de água).
Foram ainda instaladas duas parcelas experimentais, uma de consociação de pinheiro-bravo e sobreiro (20,1 hectares) e uma outra só com pinheiro-manso (17,4 hectares).
O incêndio que deflagrou no dia 15 de outubro de 2017 afetou 81% de uma área total de 3521,8 hectares. Por este motivo foi desenvolvido este trabalho com o objetivo principal de recuperar e reflorestar o Perímetro Florestal, com medidas que visam prevenir o alastramento de invasoras lenhosas, e, simultaneamente reduzir o risco e a perigosidade de incêndio florestal, e assim garantir o repovoamento florestal da área, através da preparação de terreno para plantação em talhões onde não é expectável que surja regeneração natural de Pinheiro-bravo em quantidade suficiente para garantir o coberto florestal.
Tratou-se de um projeto técnico muito ambicioso, a todos os níveis, uma vez que o local em causa se insere na Rede Natura 2000 e que por esse motivo determina a subordinação da existência de floresta a determinados fins de utilidade pública, tais como a conservação, a gestão sustentável dos recursos naturais associados e a preservação dos habitats naturais e da fauna e da flora selvagens, tendo em consideração as orientações regionais de ordenamento florestal constantes no Programa Regional de Ordenamento Florestal (PROF).

Visita ao Município começou em Oliveirinha; Presidente da CMA na Glória e Vera Cruz; Entregues antigos edifícios escolares a Associações locais em Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz


I – Visita ao Município começou em Oliveirinha
O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves, esteve na manhã do dia, 02 de maio, em Oliveirinha, no âmbito das diversas ações que a CMA leva a cabo por Todo o Município, enquadradas nas celebrações do Feriado Municipal, cujo dia se assinala no próximo 12 de maio. O Presidente da Câmara foi acompanhado pelo Presidente da Junta de Freguesia, Firmino Ferreira e por alguns Autarcas Municipais e da Freguesia.
Destaque para a visita, à obra, em fase final de execução, de reabilitação da Rua Direita da Costa do Valado no troço compreendido entre a Rua das Paradas e a Estrada Nacional 235, representando um investimento da CMA de 379.215€, pela empresa Vítor Almeida e Filhos S.A. .
Com uma extensão de 1,4 km, a empreitada está a tratar da repavimentação total do arruamento, a construção de novos passeios, garantindo a ligação do troço em pelo menos um dos lados da via e a requalificação das redes de gás e de drenagem de águas pluviais. Estão também a ser executadas novas gares de estacionamento e reajustada uma das paragens de autocarros do traçado.
Por forma a dar dignidade aos espaços públicos e ao património ali existente, promovendo a sua utilização pedonal, a empreitada está a cuidar da envolvente à Igreja da Costa do Valado, com a substituição do pavimento existente de cubos de granito por calçada à portuguesa em vidraço de calcário, ficando ao mesmo nível do largo existente e passeios vizinhos. A envolvente à Capela de São Bento, incluindo o arruamento à sua frente, já foi pavimentada.

II – Presidente da CMA na Glória e Vera Cruz
O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves, esteve na tarde de sexta-feira, 03 de maio, na Glória e Vera Cruz, no âmbito das diversas ações que a CMA leva a cabo por Todo o Município, enquadradas nas celebrações do Feriado Municipal, cujo dia se assinalou no dia 12 de maio. O Presidente da Câmara foi acompanhado pelo Presidente da Junta de Freguesia, Fernando Marques e por alguns Autarcas Municipais e da Freguesia.

Ampliação do adro da igreja de Santo Amaro em Vilar
Ribau Esteves iniciou este périplo pela visita à obra de ampliação do adro da igreja de Santo Amaro em Vilar e sua ligação à ecovia da Ribeira de Vilar. Com um valor de investimento Municipal de 236 mil euros, a qualificação deste espaço vai trazer mais e melhor conforto e segurança para os Cidadãos que utilizam a Capela e que circulam nesta zona de Vilar.

Adro da Sé e Rua Dr. Mário Sacramento
Com projeto da autoria do Arquiteto Álvaro Siza Vieira, destaque para a visita à obra, em plena execução, de qualificação do Adro da Sé de Aveiro e construção do Monumento à Muralha de Aveiro, pelo valor de 740.940€, a cargo da empresa CIMAVE – Construtora e Imobiliária de Aveiro, Lda..
Para a CMA é fundamental reformular toda a área envolvente à Sé, valorizando a história de Aveiro com a implantação de um monumento evocativo da muralha da Cidade e de um modo particular da Porta do Sol.
Na mesma tarde, o Presidente CMA visitou ainda a empreitada de requalificação da Rua Dr. Mário Sacramento, com um investimento no valor de 1 milhão de euros e que prossegue a bom ritmo. Além da qualificação viária do arruamento, com esta obra a CMA prossegue a estratégia e opção política de qualificar o espaço público, com a requalificação dos passeios, a construção de uma nova pista ciclável, a qualificação e renovação do parque arbóreo, bem como as infraestruturas de iluminação e águas pluviais.

III – Entregues antigos edifícios escolares a Associações locais em Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz
O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves, esteve na manhã de hoje, 04 de maio, em Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz, no âmbito das diversas ações que a CMA leva a cabo por Todo o Município, enquadradas nas celebrações do Feriado Municipal, cujo dia se assinala no próximo 12 de maio. O Presidente da Câmara foi acompanhado pelo Presidente da Junta de Freguesia, Miguel Silva e por alguns Autarcas Municipais e da Freguesia.
O dia foi dedicado à entrega, pelo Presidente CMA, de cinco antigos edifícios de educação infantil e primária a Associações juvenis, desportivas e culturais de Nossa Senhora de Fátima, Requeixo e Nariz, na sequência da ativação no final do passado mês de fevereiro do novo Centro Escolar, o que levou à desativação de um conjunto de antigos edifícios escolar, que estavam desatualizados e sem futuro.
Por contra ponto, temos hoje, nestas mesmas comunidades, projetos Associativos muito interessantes, pelo que considerámos a entrega destes imóveis à gestão do movimento associativo, era um bom contributo que dávamos à vida dessas organizações, mas também à vida e ao futuro destes edifícios.
Assim, a antiga Escola Primária de Mamodeiro foi entregue ao recém-criado Agrupamento de Escuteiros de Nossa Senhora de Fátima; a antiga Escola Primária da Póvoa, passou para a gestão da Associação Recreativa e Cultura da Barroca; o antigo Jardim de Infância da Póvoa foi cedido à Associação Póvoa Com-Vida; a antiga Escola Primária de Requeixo passará a ter gestão da Junta de Freguesia local e da associação Agarrados ao BTT Clube (que aguarda apenas a deliberação da Assembleia Municipal de Aveiro, em junho próximo), enquanto que a antiga Escola Primária de Nariz, fica sob a responsabilidade da Associação Desportiva de Nariz.
Todos estes edifícios estão globalmente em muito bom estado, sendo que tudo o que sejam necessidades estruturais na manutenção dos edifícios, será a CMA a assumir a sua resolução. No que respeita às pequenas obras e ações menores, serão avaliadas e financiadas, por via das tradicionais candidaturas das Associações ao Programa Municipal de Apoio às Associações (PMAA).

Largo do Cruzeiro da Vessada
No quadro da Delegação de Competências para o ano de 2023 destaque para a inauguração da obra de requalificação do Largo do Cruzeiro da Vessada, um investimento global de 40.000€, com uma comparticipação financeira da CMA de 15.000€.
Foi uma obra simbólica, mas muito expressiva para a comunidade local, dando dignidade e segurança à zona, que passa a contar com uma zona pedonal, baías de estacionamento automóvel e zona de estar.

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

COMPORTAMENTOS ADITIVOS NA SAÚDE ESCOLAR EM MONFORTE


No âmbito das atividades de Saúde Escolar, a UCC Monforte desenvolveu duas ações de promoção da saúde e prevenção da doença.
Tendo como base o referencial da educação para saúde e o Programa Nacional de Saúde Escolar, pretendeu-se alertar os alunos das turmas de 8º ano do Agrupamento de Escolas João Maria Carriço de Monforte, para o fenómeno dos comportamentos aditivos, nomeadamente o álcool e substâncias psicoativas.

Com recurso a um jogo pedagógico adaptado à faixa etária, foi possível ensinar os jovens sobre as repercussões dos comportamentos aditivos, e esclarecer dúvidas sobre a temática. Os 19 alunos, que participaram nas ações, com duração de cerca de 1 hora cada, avaliaram positivamente as ações, referindo que contribuíram para perceber as consequências ao nível da saúde, que estes consumos poderão ter.

As ações que decorreram no contexto da disciplina de cidadania, nos dias 18 e 19 de Abril , contaram com a colaboração de um aluno estagiário do Curso Superior de Enfermagem do IPP (Portalegre).

ULSAALE
 *Enviado por José Rui Marmelo Rabaça

Centro de Saúde de Castelo de Vide associa-se à campanha do Laço Azul


A fachada do Centro de Saúde de Castelo de Vide fica, este mês de Abril, mais bonita e sensibilizadora, com a colocação de uma faixa e um laço azul oferecidos pela CPCJ de Castelo de Vide.
A Organização Mundial de Saúde define abusos ou maus-tratos às crianças como todas as formas de lesão física ou psicológica, abuso sexual, negligência ou tratamento negligente, exploração comercial ou outro tipo de exploração, resultando em danos atuais ou potenciais para a saúde da criança, sua sobrevivência, desenvolvimento ou dignidade num contexto de uma relação de responsabilidade, confiança ou poder.

O “Movimento Laço Azul” nasceu em 1989, na Virgínia, Estados Unidos. Este movimento conta a história de Bonnie W. Finney que tomou a iniciativa de colocar uma fita azul na antena do seu carro, de modo demonstrar a sua dor face aos acontecimentos trágicos de que tinham sido vítimas os seus netos.

As crianças tinham sido maltratadas pela mãe (filha de Bonnie) e pelo namorado e o azul representava as nódoas negras espalhadas pelos pequenos e delicados corpos. Uma das crianças terá morrido vítimas das agressões. Rapidamente, o movimento ganhou dimensão mundial.

UILSAALE
*Enviado por José Rui Marmelo Rabaça

Consultas de Enfermagem “reforçadas” em Castelo de Vide

 O enfermeiro, no respeito do direito ao cuidado na saúde e na doença, é responsável pela resposta adequada às necessidades em cuidados de enfermagem e, na assunção dessa responsabilidade, deve providenciar os meios adequados atempadamente a excelência e a continuidade de cuidados. 
Assente nestes pressupostos, a implementação da consulta de enfermagem enquanto consulta autónoma, independentemente do contexto, é um recurso a otimizar.
Neste sentido, e de forma a reforçar a formação e as boas práticas dos enfermeiros da UCSP deste Centro de Saúde, a Junta de Freguesia de São João Baptista de Castelo de Vide ofereceu a todos os enfermeiros um guia de decisão clínica intitulado “ Consultas de Enfermagem nos Cuidados de Saúde Primários” do autor Pedro Melo.
Uma boa ajuda orientadora.

ULSAALE

*Enviado por José Rui Marmelo Rabaça

Castelo de Vide | Saúde oral e bochechos no 1.º ciclo

 Dia Mundial da Saúde Oral 2024: Em 20 de março, celebra-se o Dia Mundial da Saúde Oral, uma iniciativa da World Dental Federation. Essa data tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de manter uma boca saudável para a saúde geral.
As escolas também desempenham um papel crucial na promoção de hábitos de vida saudáveis… e a UCCde Castelo de Vide esteve lá.
ULSAALE

*Enviado por José Rui Marmelo Rabaça


Castelo de Vide | Sessão da pré A do projecto a minha lancheira. História do ”eu gosto muito do pequeno almoço”


A Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo de Vide, com o apoio dos alunos de enfermagem da Escola Superior de Saúde de Portalegre. desenvolveu mais uma sessão sobre bons hábitos alimentares às crianças da pré-primária do concelho.
O projeto “A minha lancheira”, desenvolvido no âmbito do Programa Regional do Alentejo para a Promoção da Alimentação Saudável, iniciou-se no ano letivo 2011/2012 e tem sido um sucesso.

Atividades como o registo dos lanches, efetuado pelos professores, sessões de sensibilização sobre a temática para os pais/encarregados de educação e ações de promoção e educação para saúde com os alunos são exemplos de estratégias utilizadas no decorrer do projeto.

ULSAALE

*Enviado por José Rui Marmelo Rabaça

Saúde oral | Pré-escolar de Castelo de Vide e de Póvoa e Meadas


A Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo de Vide e a Biblioteca do AE de Castelo de Vide continuam a sua parceria, tendo realizado 3 sessões sobre a importância da saúde oral.~
Após a leitura de uma história, deu lugar a uma conversa com o enfermeiro António Miranda e a aluna de enfermagem Beatriz Neves.

Esta uma iniciativa visa promover comportamentos saudáveis por meio das bibliotecas escolares e oferecer dinâmicas que incentivem aprendizagens sobre saúde para crianças, alunos, famílias e a comunidade em geral.

ULSAALE

*Enviado por José Rui Marmelo Rabaça

UCC de Ponte de Sor/Montargil promove a Alimentação Saudável


No âmbito dos Programas Nacionais de Saúde Escolar e de Promoção da Alimentação Saudável a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Ponte de Sor/Montargil desenvolveu uma ação de promoção da saúde no Jardim Escola João de Deus de Ponte de Sor integrado no programa educativo Eco-Escolas, cujo objetivo é promover a literacia ambiental, atribuindo o Galardão Bandeira Verde aos estabelecimentos de ensino, reconhecidos pela qualidade do trabalho desenvolvido. O Eco-Escolas é um programa internacional da Fundação para a Educação Ambiental e é desenvolvido , em Portugal, pela Associação Bandeira Azul da Europa.

Esta atividade decorreu no dia 17 de Abril, dinamizada pela nutricionista da ULSNA, Júlia Marques e foi dirigida aos alunos do 1º ciclo deste estabelecimento de ensino, num total de 20 alunos e 2 docentes. Teve como objetivos principais reforçar a importância da alimentação saudável e consequências de uma alimentação desadequada. Foi reforçada a importância da adoção de estilos de vida saudáveis onde se integra a alimentação, o consumo de água e o exercício físico. Durante a atividade realizou-se uma atividade prática que foi muito bem aceite pelos alunos e manifestaram interesse na sua repetição.

ULSAALE
*Enviado por José Rui Marmelo Rabaça

DIA MUNDIAL DA SAÚDE EM MONFORTE


O tema do Dia Mundial da Saúde 2024, assinalado no dia 7 de abril – “A minha saúde, o meu direito” pretendeu destacar a necessidade urgente de garantir acesso universal a serviços de saúde de qualidade e a um ambiente saudável. 
No âmbito deste dia, a OMS destacou a necessidade urgente de garantir que todos tenham acesso a serviços de qualidade, educação e informações sobre saúde, além de água potável, ar puro, nutrição adequada, habitação digna e condições laborais e ambientais saudáveis. Além disso, enfatizou a importância de combater a discriminação em todas as suas formas.”
Na ação da UCC Monforte foi possível apresentar e discutir os direitos dos utentes no SNS. Com o objetivo de contribuir para a literacia em saúde, foi uma ação bastante participada, onde estiveram presentes 29 alunos seniores, os quais conseguiram esclarecer algumas dúvidas neste âmbito.

ULSAALE
*Enviado por José Rui Marmelo Rabaça

Rastreio de saúde oral promovido pela UCC Crato


A UCC Crato, em parceria com a Higienista Oral do Centro de Saúde de Nisa Ana Calha, realizou a 8 de março e 12 de abril um rastreio de saúde oral às turmas do pré escolar e 1º ano de escolaridade da Escola Básica Ana Maria Ferreira Gordo, Crato.
O Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral tem como objetivo promover a saúde oral ao longo da vida, melhorando o estado de saúde oral da população. As doenças orais, como a cárie dentária e doenças periodontais são um problema atual de saúde pública, afetando grande parte da população, e influenciando os seus níveis de bem- estar e qualidade de vida. A vigilância precoce da saúde oral em Saúde Infantil é de grande importância, pois irá demonstrar ganhos em saúde na população futura.

Esta iniciativa desenvolvida permitiu a identificação atempada de problemas da cavidade oral e encaminhamento adequado.

Foram feitas também sessões de educação para a saúde através do conto de uma história verificando-se uma grande adesão e interesse por parte das crianças envolvidas.

ULSAALE

Mercado Municipal de Santiago vai entrar em obras

 

Aveiro | Reunião de Câmara – 02 de maio de 2024
2. Adjudicação da obra de reabilitação do Mercado de Santiago por 2,5 milhões de euros
O Executivo Municipal deliberou aprovar a adjudicação da empreitada de reabilitação do Mercado de Santiago à empresa "Tree Civil, Lda", pelo preço contratual de 2.540.717,46€, com execução no prazo de 365 dias.
Nesta intervenção será executada uma reabilitação profunda e modernização de todo o edifício, criando novas lojas no rés-do-chão, melhorando as relações com os espaços interiores e exteriores, a qualificação profunda do parque de estacionamento, garantindo a sua funcionalidade, conforto, segurança e atratividade. Ao nível do primeiro piso será reorganizado o espaço físico, com possibilidade de autonomização do acesso ao espaço para uso em sistema autónomo fora do horário de funcionamento do Mercado.

NB: A ADASCA está a viver momentos de inquietação, porque não sabe em que instalações vai continuar a fazer as sessões para a dádiva de sangue.
Assiste-nos o sentimento de esperança que a Câmara Municipal vai ajudar-nos a encontrar uma solução tendo em consideração o interesse público da nossa missão, em prol dos doentes que necessitam de componentes sanguíneos.

Joaquim Carlos
*Imagem do Litoral Centro