Os bombeiros portugueses vão enviar para a Ucrânia onze ambulâncias e centenas de fatos de proteção e caixas de primeiros socorros, um conjunto de equipamentos recolhidos junto de todas as corporações, indicou hoje a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP).

O presidente da LBP, António Nunes, disse à agência Lusa que a recolha destas ambulâncias e equipamentos de socorro e salvamento foram o resultado da campanha “um capacete para os bombeiros da Ucrânia” e que teve a adesão dos corpos de bombeiros de todo o país.

Segundo a LBP, as corporações de bombeiros portuguesas conseguiram juntar, no período de cerca de uma semana, “uma quantidade significativa de material de intervenção que será de imediato enviado para a Ucrânia de modo a mitigar as perdas” e a habilitar os bombeiros daquele país a desempenhar a missão de socorro e salvamento das vítimas da guerra.

António Nunes avançou que entre o material recolhido e que será enviado para a Ucrânia constam onze ambulâncias doadas por associações humanitárias e centenas de fatos de proteção e caixas de primeiros socorros, bem como material diverso que habitualmente é usado no equipamento das equipas de intervenção dos bombeiros portugueses.

Sapo/Lusa