terça-feira, 21 de junho de 2022

Estudo Multipessoal: Necessidades e Expectativas dos Colaboradores de Empresas em Portugal. Salário competitivo é o benefício mais valorizado pelos profissionais portugueses, mas apenas 13% afirma tê-lo

 

  • Modelo 100% presencial continua a ser o mais comum em Portugal e também o favorito dos profissionais;

  • Culturas organizacionais baseadas em estruturas definidas e controlo prevalecem, mas portugueses valorizam mais a flexibilidade, inovação e proatividade;

  • Esmagadora maioria considera não receber um salário competitivo, realidade que se acentua entre as mulheres.

Lisboa, 21 de junho de 2022 – A Multipessoal, empresa portuguesa de Recursos Humanos, revela os resultados do seu estudo “Necessidades e Expectativas dos Colaboradores de Empresas em Portugal”, que analisou tendências e preferências dos colaboradores de empresas no país. A pesquisa focou-se em questões como modelos de trabalho, cultura organizacional, benefícios e satisfação com a situação laboral atual, tendo sido realizadas entrevistas online a uma população de homens e mulheres, entre os 18 anos e os 64 anos, residentes em Portugal continental e atualmente empregados por conta de outrem.

Teletrabalho ganhou adeptos, mas modelo presencial continua a prevalecer

No que se refere aos modelos de trabalho em vigor, o estudo revela que 78% dos inquiridos se encontra atualmente a trabalhar de forma exclusivamente presencial, 17% num regime híbrido e apenas 5% num modelo totalmente remoto. Em termos de preferências, quase metade dos participantes no estudo garante valorizar mais um modelo de trabalho 100% presencial, com foco nas gerações mais velhas. A principal razão para a preferência pelo trabalho 100% presencial é o facto de não haver outra hipótese para a realização do trabalho (34%) e o contacto humano/socialização (32%).

Quanto ao modelo híbrido, este é eleito como o favorito por 40% dos inquiridos, destacando-se o escalão etário dos 25 aos 34 anos, em que 48% prefere este regime de trabalho, e a área da Grande Lisboa, em que mais de metade dos profissionais (51%) elege esta opção. O poder de escolha entre trabalhar em casa ou no escritório (31%), a poupança em tempo e dinheiro (28%), a flexibilidade (25%) e a conciliação da vida profissional com a vida pessoal (25%) são os principais drivers de quem prefere o modelo de trabalho híbrido.

Embora o teletrabalho tenha vindo a ganhar cada vez mais protagonismo, em particular, devido ao contexto pandémico, a modalidade 100% remoto é indicada como a preferida por apenas 11% da amostra, sendo que poupança em tempo e dinheiro é o principal motivo de 52% desta parcela dos inquiridos. André Ribeiro Pires, Executive Board Member e COO da Multipessoal, comenta que “muitos profissionais viram com bons olhos a transição para modelos de teletrabalho e foi algo que, por força da necessidade, se normalizou. No entanto, de acordo com os dados recolhidos, os portugueses continuam a preferir ter maioritariamente uma componente presencial, ao invés de usufruírem de um regime exclusivamente remoto”.

Em termos globais, 64% dizem estar satisfeitos com o modelo de trabalho que têm atualmente, no entanto, mais de 1/3 preferia ter outro. Destes, 27% preferiam o trabalho em regime híbrido e apenas 1% um modelo totalmente presencial.


Cultura Organizacional: Estrutura vs. Flexibilidade, Controlo vs. Inovação

Quando questionados quanto ao tipo de cultura que pensam vigorar na sua empresa, a Cultura Burocrática, baseada na estrutura e controlo de processos, e caracterizada por um ambiente de trabalho extremamente organizado e com políticas e procedimentos bem definidos, é a mais presente nas empresas, com 31% dos inquiridos a dar esta indicação. Já a Cultura de Clã, associada a um ambiente “familiar”, amigável e otimista, com funcionários que colaboram e promovem um espírito de entreajuda entre si, é identificada em 29% das respostas.

No entanto, mais de metade dos inquiridos (51%) afirma que a Cultura Empreendedora é a que mais se adequa aos tempos atuais. O mesmo responsável da Multipessoal destaca que “esta preferência é transversal a todas as faixas etárias, à exceção da dos 25 aos 34 anos, em que a preferência está na Cultura de Clã (41%). Quem admite estar numa empresa com Cultura de Clã refere que é o tipo de cultura que mais prefere, contudo, entre os inquiridos das restantes opções, a grande maioria refere preferir efetivamente ter uma Cultura Empreendedora, que gira em torno da inovação, do sucesso e da flexibilidade, promovendo a proatividade e a geração de ideias”.

Quanto aos elementos que caracterizam a cultura da empresa, a boa relação com a equipa (72%), o equilíbrio entre vida pessoal e profissional (67%) e o reconhecimento profissional (62%) são os aspetos mais valorizados. As oportunidades de progressão são identificadas por 53% dos participantes, denotando-se uma evidente valorização crescente deste fator quanto mais elevado é o nível de escolaridade dos profissionais.

Salário competitivo é o benefício mais valorizado, mas poucos acreditam tê-lo

Relativamente aos benefícios oferecidos atualmente pelas empresas, o subsídio de alimentação (75%), a disponibilização de equipamento informático (38%) e o estacionamento gratuito (37%) são os mais comuns, de acordo com os inquiridos. No entanto, mais de metade dos profissionais (56%) afirma que um salário competitivo é o benefício que mais valorizam, sendo que apenas 13% refere tê-lo.

André Ribeiro Pires enfatiza que “existe um claro desfasamento entre aquilo a que os profissionais portugueses mais atribuem importância e aquilo a que realmente têm acesso nos seus empregos atuais. Esta tendência acentua-se ainda mais para as mulheres, sendo que apenas 9% afirma ter um salário competitivo, face a 18% dos homens, o que levanta, mais uma vez, preocupações quanto à desigualdade entre géneros no contexto laboral”.

Paralelamente, quanto mais elevadas são as habilitações literárias dos profissionais, mais importância é dada ao nível de remuneração. Se 44% dos indivíduos com até ao 9.º ano consideram este fator o mais importante, o valor sobe significativamente para 59% para as pessoas que completaram o ensino universitário.

Ainda no que se refere aos benefícios, o tema da saúde mental é visto de forma muito diferente consoante a idade dos profissionais. Os mais novos valorizam significativamente mais o acesso a plataformas de apoio à saúde mental do que os restantes targets, em especial o target mais velho dos 55 aos 64 anos. Quanto a este tema, “embora, de acordo com esta pesquisa, a saúde mental ainda não surja como uma das principais prioridades dos profissionais portugueses, estes dados evidenciam que este será um tema com importância crescente a médio-prazo, à medida que as agora gerações mais novas se integram e constituem cada vez mais uma fatia relevante do mercado de trabalho”, refere o COO da Multipessoal.

Outra das componentes em análise no estudo da empresa de recursos humanos foi a aposta em formação por parte das empresas. Os dados revelam que esta é muito valorizada pelos colaboradores, com 88% dos inquiridos a afirmar valorizar muito ou totalmente ter acesso à mesma em contexto profissional. Os tipos de formação mais apreciados são Cursos de Desenvolvimento Pessoal, selecionados por 56% da amostra, cuja importância se acentua à medida que o nível de escolaridade é mais alto, seguidos pelos Cursos de Línguas (55%) e os Cursos de Informática na Ótica do Utilizador (41%). Cerca de 2/3 dos colaboradores afirma sentir necessidade de ter formação externa para evoluir no seu trabalho.

Metade identifica-se com o seu trabalho, mas há variações em função da idade

Quando questionados sobre a identificação com o local de trabalho, mais de metade da amostra diz identificar-se com o seu emprego atual. No, entanto, quanto menor a idade, menor o nível de identificação – se 71% dos indivíduos dos 55 aos 64 anos afirma identificar-se com o seu emprego atual, este valor decresce bastante para pessoas entre os 18 e os 24, com 55% a fazerem a mesma afirmação.

Em termos de motivações, 6 em cada 10 inquiridos refere que a sua grande motivação é fazer atualmente algo que realmente goste e afirma que se sente muito envolvido com o seu trabalho e se identifica com o que faz. O valor desta afirmação é significativamente superior junto do target dos 55 aos 64 anos.

Finalmente, quando questionados sobre os fatores que os fariam despedirem-se da sua empresa atual, mais uma vez um salário pouco competitivo é o principal motivo apontado, tanto por homens como por mulheres. No entanto, nos segmentos mais jovens, destaca-se, mais do que um salário competitivo, a falta de progressão salarial e a falta de reconhecimento profissional como fatores importantes para sair da empresa atual.

Mais uma vez, verificamos que as motivações mudam consoante o contexto e, em particular, a idade, e que os mais jovens tendem a atribuir grande importância às oportunidades de progressão de carreira e à valorização do seu contributo profissional. Num momento em que se vão observando diversas mudanças nas dinâmicas de mercado de trabalho, com grandes desafios ao nível da retenção de talentos, é fundamental que as organizações se mantenham atentas e sejam proactivas na forma como endereçam estas questões”, conclui André Ribeiro Pires.

Realizado nos meses de abril e maio de 2022, o estudo da Multipessoal, em parceria com a Netsonda, contou com entrevistas realizadas online a um total de 800 participantes.

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Sobre a Multipessoal

A Multipessoal é uma empresa portuguesa de Recursos Humanos, com mais de 25 anos de experiência no setor. Procura proporcionar a melhor experiência de emprego aos Colaboradores com quem trabalha diariamente, potenciar o negócio dos Clientes que lhe delegam a responsabilidade de encontrar os melhores profissionais e apoiar os Candidatos que lhe confiam um momento tão importante como o da mudança de emprego.

Atuando em todo o território nacional, a Multipessoal dedica-se às áreas do Trabalho Temporário, Outsourcing, Facility Services, Recrutamento e Seleção Especializado, e Consultoria Digital, contando com mais de 1 000 clientes e mais de 10 000 colaboradores colocados, nos vários regimes de contratação.

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