terça-feira, 21 de junho de 2022

Marinha Grande | BANDEIRA AZUL E GALARDÃO DE PRAIA ACESSÍVEL HASTEADOS

A Bandeira Azul, atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), foi hasteada em São Pedro de Moel e na Praia Velha, na sexta feira, 17 de junho, na sequência da candidatura apresentada pelo Município da Marinha Grande, que, há 23 anos, não concorria ao programa. Para além destes galardões, foi hasteada a bandeira relativa à Praia Acessível, em São Pedro de Moel e na Praia da Vieira.

O hastear das bandeiras foi presenciado pelo vereador do ambiente; João Brito; pela vereadora Ana Laura Baridó; pela presidente da Junta da Marinha Grande, Cristina Sousa; pelo presidente da Junta de Vieira de Leiria, Álvaro Cardoso; pelo presidente da Junta de Freguesia da Moita, Franclin Ventura; pelo Capitão do Porto da Nazaré, Zeferino Henriques; pelos representantes da ARH Centro, Pedro Santos e Mário Ferreira, por representantes das eco escolas do concelho, entre outras entidades.
O vereador do ambiente, João Brito, admite que “a atribuição da Bandeira Azul a São Pedro de Moel e Praia Velha, demonstra o reconhecimento ambiental e turístico, destas estâncias balneares, que cumprem os critérios obrigatórios deste programa da ABAE”. Acrescenta que, “voltarmos a hastear a bandeira da Praia Acessível em São Pedro de Moel e na Praia da Vieira permite dar a conhecer estes locais às pessoas com deficiência e a todas as pessoas com mobilidade condicionada, como destino de férias”.
Para este ano, das quatro águas balneares monitorizadas pela Administração da Região Hidrográfica do Centro (São Pedro de Moel, Praia Velha, Pedras Negras e Paia da Vieira), a Câmara Municipal candidatou as duas praias para as quais se considerava haver condições de elegibilidade para a próxima época balnear de 2022, para o cumprimento dos 19 critérios obrigatórios do Programa Bandeira Azul.

A Bandeira Azul é um programa internacional de qualidade ambiental que distingue o esforço de diversas entidades, no sentido da melhoria continua, e implica o cumprimento de critérios de qualidade de água, segurança, gestão ambiental, educação ambiental e informação.

De acordo com a ARH Centro, a reentrada de São Pedro de Moel no Programa Bandeira Azul e a primeira atribuição deste galardão à Praia Velha revelam “o excelente desempenho na época balnear de 2021, que requereu um envolvimento e um empenho excecionais no cumprimento de regras de segurança, para que todos pudessem usufruir de um local tão saudável como são as nossas Praias e solicita o mesmo empenho na época balnear de 2022”.
 
O galardão “Praia Acessível” visa tornar acessíveis as praias portuguesas, marítimas e fluviais, às pessoas com mobilidade condicionada e sensibilizar todas as pessoas, em especial as que intervenham como agentes e as que são utentes das praias como veraneantes, para a problemática das pessoas com mobilidade condicionada. Outros objetivos passam por mobilizar, através das parcerias estabelecidas, as autarquias locais e os concessionários das praias para a necessidade de: promover a acessibilidade às praias criando ou melhorando rampas, estendendo passadeiras de acesso, instalando corrimãos, adaptando instalações sanitárias; e disponibilizar instrumentos auxiliares, tendo em vista a possibilidade das pessoas com mobilidade condicionada acederem à água e aí se banharem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário