quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Dia Mundial dos Primeiros Socorros

INEM lança vídeo de Suporte Básico de Vida para a população.
O Dia Mundial dos Primeiros Socorros comemora-se a 8 de setembro e, para assinalar a data, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) relembra os cidadãos como ligar corretamente para o Número Europeu de Emergência – 112 e, em situações de paragem cardiorrespiratória, como iniciar no imediato Suporte Básico de Vida (SBV).
«A Emergência Médica começa em Si. Colabore com o INEM. Juntos, podemos salvar vidas». Esta é uma mensagem que o Instituto recorda frequentemente aos cidadãos, reforçando que a colaboração de quem liga 112 é fundamental, pois é essencial facultar toda a informação que seja solicitada para permitir um rápido e eficaz socorro às vítimas de acidente ou doença súbita.
No âmbito da data comemorativa, o INEM apela, uma vez mais, à colaboração de todos os cidadãos, aconselhando que, em caso de acidente ou doença súbita, liguem sempre para o 112 e informem, de forma simples e clara:
  • A localização exata e, sempre que possível, com indicação de pontos de referência;
  • O número de telefone do qual está a ligar;
  • O tipo de situação (doença, acidente, parto, etc.);
  • O número, o sexo e a idade aparente das pessoas a necessitar de ajuda;
  • As queixas principais e as alterações que observa;
O contacto com os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM através do 112 é a forma correta de conseguir um socorro eficaz. Desta forma, os profissionais dos CODU conseguem ajudar o cidadão comum a prestar os primeiros socorros, enquanto aguardam a chegada dos meios de emergência médica.
Neste Dia Mundial dos Primeiros Socorros, o INEM recorda também a «Cadeia de Sobrevivência», a qual representa o conjunto de procedimentos que permitem salvar vítimas de paragem cardiorrespiratória.
Para que o resultado final possa ser uma vida salva, cada um dos elos da cadeia é vital e todos devem ter a mesma força. Por exemplo, de nada serve ter um desfibrilhador por perto ou o melhor Suporte Avançado de Vida, se quem presencia a paragem cardiorrespiratória não souber ligar adequadamente para o número 112 e iniciar manobras de SBV.
Nestas situações em que a vítima se encontra em paragem cardiorrespiratória, a ação imediata de quem presencia o acontecimento é fundamental. Isto porque o SBV aumenta substancialmente a probabilidade de sobrevivência da vítima quando iniciado nos primeiros minutos após a paragem cardíaca. Consiste essencialmente em duas ações: compressões torácicas e ventilações.
Após garantir as condições de segurança do local onde se encontra a vítima, verifique se está consciente abanando-lhe suavemente os ombros e chamando por ela. No caso de a vítima não responder, considere que está desmaiada (inconsciente) avaliando depois se respira, recorrendo à técnica VOS: Ver se o tórax expande, Ouvir a passagem do ar e Sentir a respiração na face.
Caso a vítima não respire, ligue de imediato 112 (ou garanta que alguém o faz), abandonando a vítima se necessário ou recorrendo à alta voz do seu telemóvel para que possa iniciar simultaneamente as compressões torácicas.
Realize SBV até a vítima recuperar, ficar exausto ou chegar ajuda diferenciada.
Veja o vídeo que o ensina a fazer Suporte Básico de Vida. Ligar 112 e iniciar SBV é essencial para salvar vidas!

Para saber mais, consulte:

Instituto Nacional de Emergência Médica – http://www.inem.pt/


Nenhum comentário:

Postar um comentário