Tecnologias baseadas em Inteligência Artificial (AI) ter encontrado um nicho em diversas empresas, uma vez que lhes permite agilizar seus processos e reduzir custos. De acordo com a Adobe, atualmente apenas 15% das empresas utilizam inteligência artificial globalmente, embora este número deverá aumentar para 31% até 2019.
"Cada vez mais, as empresas incorporam a tecnologia AI para automatizar tarefas repetitivas, ou como chatbots para vendas ou atendimento ao cliente", disse Gustavo Parés, CEO da Nearshore entrega Solutions, especializada em companhia de computação cognitiva e AI.
O Aprendizado de Máquina e IA irão impactar a maioria das indústrias, empregos e empresas de todos os níveis, acrescentou o executivo. Como os investimentos são feitos no desenvolvimento desta tecnologia, mais empresas irão integrar este tipo de solução à sua operação. As empresas que não assumem riscos começarão a ficar para trás.
Os benefícios da IA ​​variam desde economia de tempo e dinheiro até a implementação de novos processos que atendem às necessidades de seus usuários, mas como você sabe se sua empresa está pronta para incorporar o IA em seus processos?
Para ajudar a avaliar se sua empresa está preparada para o uso da Inteligência Artificial, a empresa especializada em computação cognitiva e IA, a Nearshore Delivery Solutions, recomenda fazer quatro perguntas antes de dar o salto.
1. Você sabe o que quer alcançar com a IA?
Uma vez que você está ciente do básico, o próximo passo para qualquer empresa é começar a explorar diferentes ideias. Pense em como você pode adicionar recursos de inteligência artificial a seus produtos e serviços existentes.
O mais importante é detectar em quais casos ou processos específicos, o uso de AI pode resolver problemas de negócios ou fornecer valor demonstrável para sua empresa.
Como com qualquer outra solução, é importante começar com o resultado esperado. Você simplesmente não pode aplicar uma nova ferramenta para aplicá-la, pois isso pode atrair novos problemas, como um grande custo de investimento, ou até mesmo dificultar os processos já estabelecidos dentro de uma empresa.
2. Que processos posso tornar mais eficiente?
A maioria das empresas já está usando Inteligência Artificial de uma forma ou de outra, mas não deve ser usada se não agregar valor ao seu.
Seu uso simplifica uma longa lista de processos, o que permite que os esforços se concentrem mais em práticas de negócios criativos, em vez de gastar tempo em procedimentos de rotina.
Ao contrário das grandes empresas de tecnologia, não é necessário fazer investimentos de oito dígitos em IA. Em vez de tentar integrar todos os processos da sua empresa, você deve pensar naqueles onde ele pode ter o maior efeito, mais rápido e mais transparente, a fim de salvar o máximo de tempo possível e beneficiar mais visível .
3. Já somos um negócio digital?
Se você não digitalizou os processos de negócios do mundo do papel para a nuvem, talvez não esteja preparado para a IA.
As empresas mais atuais lançadas quando a digitalização era a norma, para que sua operação pudesse fazer maior uso da computação na nuvem, big data e outras tecnologias, o que permite que essas aplicações sejam melhor integradas.
No entanto, em empresas tradicionais, processos e tecnologia podem não ser facilmente adaptáveis ​​para as aplicações oferecidas pela inteligência artificial.
Antes de começar, você precisa aprender a andar, portanto, se sua empresa ainda não digitalizou seus processos, é hora de fazer isso antes de dar o próximo passo.
4. Preciso automatizar meu atendimento ao cliente?
Muitas vezes, os usuários pedem ou buscam informações sobre os diferentes produtos ou serviços oferecidos por uma empresa dentro de um site ou na área de atendimento ao cliente, no entanto, eles geralmente têm uma má experiência ao navegar no site, ficam muito tempo esperando ou não encontrando uma resposta adequada às suas dúvidas, fazendo-as ir a um lugar que se encaixa no que elas precisam, ou seja: vão com a concorrência.
A inteligência artificial pode resolver esses problemas com o uso de chatbots, pois gerenciam a aquisição de novos clientes e funcionam como canais de atenção para apresentar produtos, serviços, horários entre outras características.
Eles também ajudam a receber solicitações de serviço, respondem a orçamentos, agendam visitas, tratam reivindicações e oferecem promoções. Por fim, eles influenciam a retenção de usuários ao resolver dúvidas e mantêm os clientes atualizados sobre o andamento de seus serviços.
De acordo com a Hubspot, 57% dos usuários preferem interagir com chatbots devido à sua instantaneidade. Com isso em mente, e levando em conta o número de empresas que já implementam essa tecnologia em seus serviços e processos, vale a pena perder nossos clientes para a concorrência que oferece uma experiência mais organizada e integrada?