sexta-feira, 21 de setembro de 2018

CULTURA|PATRIMÓNIO O azulejo é a tela de uma mostra para ver em Setúbal até 28 de Outubro

Três décadas de arte azulejar da Galeria Ratton, através de artistas como Júlio Pomar, Paula Rego e Menez, estão reunidas em cinco exposições de cariz antológico, em vários espaços de Setúbal.

A exposição «Reflexos da Galeria Ratton 1987-2018» integra o programa das Comemorações Bocagianas
Os dois principais núcleos da exposição «Reflexos da Galeria Ratton 1987-2018» estão na Galeria do 11 e na Biblioteca Pública Municipal, local este que proporciona uma selecção de trabalhos intitulada «Escritas», com obras que incorporam a palavra escrita na arte azulejar.
Na Galeria do 11 pode ver-se «Reflexos», uma selecção de trabalhos de artistas como Paula Rego, Bartolomeu Cid dos Santos, Graça Morais, Menez, Júlio Pomar, René Bertholo, Lourdes Castro, Jun Shirasu, Irene Buarque, Jorge Martins, Costa Pinheiro, Luísa Correia Pereira, Maria José Oliveira e Querubim Lapa.
Já na Biblioteca Pública Municipal, o núcleo «Escritas» centra-se no valor das caligrafias e das palavras, e aprofunda duas potencialidades centrais do azulejo, a inscrição dos gestos pictóricos e o registo através de imagens de narrativas, estórias e lengalengas.
«A poesia de Pedro Tamen conversa com as imagens de Júlio Pomar, enquanto Andreas Stöcklein dialoga com a poesia de Júlio Pomar e Manuel João Vieira com a de Mário Cesariny», revela um comunicado da Câmara Municipal de Setúbal.
A exposição, patente até 28 de Outubro, marca também presença no Museu do Trabalho Michel Giacometti, onde Sara Maia expõe «De Ontem para Hoje», onde o trabalho azulejar estabelece um diálogo com o próprio acervo museológico.
Na Casa Bocage, Manuel Vieira mostra «Paraísos Carnívoros», constituída por trabalhos inspirados em Bocage, enquanto na Casa da Cultura Andreas Stöcklein apresenta «Zonas de Transição», colectânea de produções que inspiraram ou são decorrentes de projectos que o artista plástico tem patente, enquanto arte urbana, noutros locais de Setúbal.
Nalguns locais são exibidos pequenos vídeos que complementam os propósitos das mostras. Na Casa da Cultura, o público pode assistir a projecções de imagens de trabalhos de Andreas Stöcklein em vários locais do mundo, enquanto no Museu do Trabalho passa um vídeo, em jeito de documentário introdutório, sobre a exposição de Sara Maia.
Em paralelo a cada uma das mostras que constituem a exposição, no dia 22 de Setembro, às 16h00, na Galeria Municipal do 11, há uma visita guiada e comentada por Paulo Henriques, José Meco, Ana Viegas e Tiago Montepegado.
Júlio Moreira e Sara Maia marcam presença no dia 29, às 15h, no Museu do Trabalho Michel Giacometti para uma conversa dedicada ao tema «Jornadas do Património».
Na Casa Bocage, a 12 de Outubro, a partir das 15h, Manuel João Vieira realiza uma visita guiada à mostra «Paraísos Carnívoros», também comentada por Paulo Henriques. A seguir à visita, o artista interpreta poemas de Bocage de forma musicada.
O filme Revolução, de Ana Hatherly, é exibido, com comentários de Paulo Pires do Vale, dia 20 de Outubro, às 16h30, na Biblioteca Municipal. No dia 27, a partir das 17h, realiza-se uma visita guiada à exposição patente na Casa da Cultura e ao trabalho plástico de Andreas Stöcklein, patente no Túnel do Quebedo. 

Fonte:abrilabril

Nenhum comentário:

Postar um comentário