sexta-feira, 21 de setembro de 2018

360º - Sai Joana Marques Vidal, entra Lucília Gago: quem é a nova procuradora-geral da República. Observador eleito jornal generalista de 2018

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Sai Joana Marques Vidal, entra Lucília Gago. O nome da nova procuradora-geral da República foi anunciado ontem à noite pela Presidência. Marcelo defende a escolha da atual vice-procuradora para o cargo com o argumento da "continuidade do combate à corrupção" e António Costa invoca a autonomia do Ministério Público contra "a interferência de quaisquer poderes".

A nova PGR é uma “magistrada discreta” que “não gosta de exposição mediática”. O caso das viagens do Euro 2016 e da morte de dois Comandos foram alguns dos mais mediáticos em que esteve envolvida. Veja aqui o que se sabe sobre Lucília Gago.

Houve logo muitas reações à escolha. O PS afirma que a escolha “prestigia a credibilidade e a independência da Justiça”; o BE defende que “não é só o nome do PGR que resolve os problemas”.

Pedro Passos Coelho também já se pronunciou. E não foi meigo. Num artigo de opinião no Observador, o ex-primeiro-ministro escreve, num "agradecimento a Joana Marques Vidal": "Não houve a decência de assumir com transparência os motivos que conduziram à sua substituição. Em vez disso, preferiu-se a falácia da defesa de um mandato único e longo para justificar a decisão".


Mais informação importante

“António Costa seria o melhor candidato da esquerda a presidente da Comissão Europeia.” Além de antever uma carreira internacional no futuro para o atual primeiro-ministro ("Ele agora não pode"), Francisco Assis, que não sabe se será de novo candidato a eurodeputado pelos socialistas, assegura: "Não sou um dissidente do PS". A entrevista é do Pedro Benevides.

Marcelo Rebelo de Sousa deu ontem a sua última aula na Universidade. Na "lição de sapiência" do Presidente não se falou em política.

Houve um incidente antes da cerimónia: um jovem de 22 anos foi detido à entrada da Aula Magna quando pediu a Marcelo para acabar com as propinas. A PSP justificou a detenção com a recusa do estudante em identificar-se.

Polémicas, muitas polémicas: é esse o resumo do concurso para contratos de investigação, promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Há avaliações contraditórias, projetos trocados e grupos de investigação que podem ter de acabar.

O PSD-Lisboa não vai constar do documento de apoio a Rui Rio que foi pedido às distritais pelo vice do líder, Salvador Malheiro. Há dúvidas em algumas estruturas em relação à necessidade deste documento.

O Parlamento mandou para a Procuradoria-Geral da República  uma nova denúncia sobre Tancos. Trata-se de uma carta anónima que relata o transporte de “mais de uma tonelada” de material de guerra para os Paióis Nacionais de Tancos, desativados em outubro do ano passado.

"O PS, ao longo de dois anos, foi cúmplice de todos os abusos." A queixa é de José Sócrates, em entrevista ao jornal brasileiro Folha de S. Paulo. Além de afirmar que os socialistas "procuraram afastar-se" de si, revela que pretende escrever um livro sobre a Operação Marquês.

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, rejeitou a proposta do Reino Unido para a relações comerciais no pós-Brexit. E apontou Outubro como o prazo para fechar as negociações.

A PJ terá encontrado no telemóvel de Paulo Gonçalves, ex-assessor jurídico do Benfica, trocas de mensagens em códigoOs "padres" seriam os árbitros e as "missas" os jogos do Benfica, escreve o CM.

O Sporting venceu o Qarabag por 2-0 na Liga Europa.Na crónica do jogo, o Fábio Ferreira Lima escreve que "os leões pegaram nas recordações negativas e começaram a escrever a sua própria história na Europa".

Há uma nova tendência em Alvalade: com cinco vitórias em seis jogos, o empate é o resultado mais frequente ao intervalo e a vitória só chega na segunda parte.

Na primeira jornada da Liga Europa, tivemos goleadas, confirmações, surpresas e jogos que quase o foram. Veja aqui o que aconteceu.


Os nossos Especiais

Em que acreditava realmente Franco Nogueira? No centenário do nascimento do ministro dos Negócios Estrangeiros no período crítico das guerras em África, José Manuel Fernandes, Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto debatem como ele defendeu com vigor a política externa e ultramarina de Salazar sem deixar de ser um intelectual republicano. É mais um Conversas à Quinta.

A nossa Opinião

Rui Ramos escreve "Eles atreveram-se": "O governo pôde sanear a Procuradora-Geral da República porque a oligarquia política está finalmente em sintonia e porque, acima de tudo, aprendeu a desprezar os portugueses".

Sebastião Bugalho escreve "Um propósito nacional": "A distância do governo a qualquer reforma não parece afugentar votos; antes pelo contrário. Apesar de ter a maior das simpatias pela natural aversão do Homem à mudança, temo que isso seja um problema".

José Crespo de Carvalho escreve "Duas verdades nunca se podem contradizer": "Temos que aprender a controlar a propensão para o drama. Descontrolado, o nosso apetite para o drama torna-se suculento e impede-nos de ver a realidade, fazendo-nos andar completamente perdidos".


Notícias surpreendentes

"Sinto que os álbuns perderam muito a alma", diz Aline Frazão. A cantora nasceu em Angola, viveu em Lisboa e Barcelona, voltou a morar em Luanda e foi ao Brasil gravar o disco "Dentro da Chuva".

As calças de ganga estão a matar o planeta? Kevin Youn conseguiu conciliar moda e ecologia. O Observador falou com o criador do Wiser Wash, o método ecológico de lavagem de ganga que foi um dos escolhidos pelo novo programa de sustentabilidade da Pepe Jeans.

No final, uma grande notícia: o Observador foi eleito ontem à noite jornal generalista de 2018 na edição deste ano dos prémios Meios & Publicidade. É o prémio mais prestigiado do sector e nos últimos cinco anos tinha sido entregue ao Expresso. Parabéns a todos e, claro, obrigado aos assinantes, aos leitores e aos anunciantes do Observador.

Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário