sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Joana Marques Vidal sai. Lucília Gago é a nova procuradora-geral da República

Lucília Gago foi uma escolha pessoal de Joana Marques Vidal para diretora do DIAP de Lisboa, em 2016
Resultado de imagem para Joana Marques Vidal sai. Lucília Gago é a nova procuradora-geral da República
Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa nomearam a nova Procuradora-Geral da República. Será Lucília Gago, de 62 anos, que sucede a Joana Marques Vidal, uma decisão com efeitos a partir de 12 de outubro de 2018. A nomeação é divulgada em nota no site da Presidência da República.
Lucília Gago foi uma escolha pessoal de Joana Marques Vidal para diretora do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa e, tal como o DN escreveu na altura, é conhecida pela sua aversão ao mediatismo.
O Presidente da República fê-lo, "por duas razões determinantes", avança a nota da Presidência, porque "sempre defendeu a limitação de mandatos" e porque Lucília Gago "garante, pela sua pertença ao Ministério Público, pela sua carreira e pela sua atual integração na Procuradoria-Geral da República - isto é, no centro da magistratura - a continuidade da linha de salvaguarda do Estado de Direito Democrático, do combate à corrupção e da defesa da Justiça igual para todos".
Lucília Gago assumiu o cargo de diretora do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa. A deliberação foi tomada por 14 votos a favor e duas abstenções, em 2016. Foi uma escolha pessoal de Joana Marques Vidal e é conhecida pela sua aversão ao mediatismo.
A magistrada é professora do Centro de Estudos Judiciários e líder do departamento de Direito de Família. Além do DIAP de Lisboa, esteve no Tribunal da Relação de Lisboa e investigou casos como o das viagens fantasma dos deputados. Casada com o procurador Carlos Gago, que fez parte da direção da PJ no tempo de Fernando Negrão e membro do PCTP/MRPP. Trabalhou com a atual ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, na procuradora-geral distrital de Lisboa.
DN
Imagem: Ministério Público

Nenhum comentário:

Postar um comentário