Um tal de Steve Jobs disse uma vez que "o que acontece na maioria das companhias é que você não mantém as ótimas pessoas em ambientes de trabalho onde a realização individual é desencorajada ao invés de encorajada. As ótimas pessoas saem e você acaba com a mediocridade". Pois então, neste artigo dou minha visão a respeito do porquê de isso acontecer.
Esses
dias eu estava conversando com um amigo que está no processo de
perder um de seus melhores funcionários para um concorrente maior e
mais conhecido. Ele não estava feliz com isso, mas apoiou a decisão
do seu colaborador que, adorava trabalhar na empresa, mas a
oportunidade era muito boa para ser rejeitada.
Se
alguém deixa sua empresa numa situação como esta, de
crescimento profissional por parte do colaborador, ok. É a lei
natural do mercado. Você inevitavelmente perderá bons funcionários
por isso.
No
entanto, este não é o maior motivo pelo qual as pessoas estão
deixando as empresas. Provavelmente você conhece mais de uma pessoa
em seu círculo social que está insatisfeita com o trabalho. Os
motivos são variados. Da remuneração ao chefe sem noção,
passando pela falta de reconhecimento e terminando em reuniões
desnecessárias que terminam com tapinhas nas costas. E, claro,
há o grupo dos empreendedores. Aqueles que largam tudo e arriscam
abrir seu próprio negócio.
A
questão é: se todos louvam o ambiente de trabalho de
corporações como Google e Facebook, por que as empresas
continuam perdendo funcionários pela má gestão de pessoas?
Você não precisa ter uma sala de jogos e patinetes para se
locomover de um setor para outro, mas penso que estas quatro pequenas
ações abaixo vão te ajudar a não perder seus melhores
colaboradores. Acredite, tapinhas nas costas e pão e circo não
estão na lista. As pessoas querem se sentir parte do negócio.
A
autora Erika Andersen listou na Forbes algumas
razões pelas quais as empresas perdem seus melhores colaboradores.
Abaixo, traduzo para o português os principais pontos.
Inclusão
Os
colaboradores (especialmente os acima da média) gostam de sentir que
são parte integrante do sucesso da empresa.
Existem
duas boas maneiras de fazer isso:
-
Deixe as pessoas saberem o que está acontecendo e o porquê de estar acontecendo;
-
Dê liberdade e influência para tomadas de decisão.
Então,
em primeiro lugar, seja honesto. Nada de sussurros pelo corredor.
Isso gera um clima de incerteza. É uma sensação horrível
descobrir notícias ruins da sua empresa através de um jornal.
Certifique-se de informar seus funcionários tanto das coisas boas
quanto das ruins. Aquele papo de “na alegria e na tristeza”.
Em
segundo lugar, inclua os colaboradores nos processos de tomada de
decisão sempre que puder. Nunca — nunca mesmo — tome uma
decisão importante de forma unilateral. Peça a opinião de seus
melhores colaboradores. Faça-os se sentirem parte do negócio.
Lembre-se que seus subordinados são seus colegas. O sucesso deles é
o seu, e vice e versa.
Apoio
Tenho
um conhecido que diz ter tido no máximo cinco conversas com seu
chefe este ano (estamos em maio). Três pelo telefone. A mensagem
parece ser clara: faça seu trabalho e não me incomode. Obviamente,
ele está procurando outro emprego.
Apoiar
seus colaboradores e mostrar satisfação com seus sucessos é uma
maneira de mantê-los motivados. Forneça os recursos necessários
para que eles se desenvolvam da melhor maneira possível. Perceba
quais são suas maiores habilidades e invista nelas. Encontre
maneiras de ajudá-los a crescer.
"As
pessoas criativas, que são as que cuidam com paixão, têm que
convencer cinco níveis de administração de que o que elas sabem é
o que realmente é a coisa certa a fazer". Steve Jobs
Ofertas de trabalho
Pessoas
acima da média gostam de desafios. Se você perceber que seu
colaborador pode ir além, não o deixe muito tempo fazendo as mesmas
coisas. Isso o irá desmotivar — e muito. Seja claro quanto ao
plano de carreira da sua empresa —
por favor, me diga que ela tem um — e
incentive seus funcionários a buscarem a evolução constante.
Reconhecimento
Esqueça
os tapinhas nas costas. A maioria das pessoas quer ser
reconhecida por suas contribuições, ideias e trabalho duro. É
muito simples deixar aqueles que trabalham com você cientes que você
reconhece seus esforços e resultados. Envie um email inesperado
mostrando sua gratidão, tenha uma conversa informal na hora de pegar
um café. Você não precisa necessariamente se trancar numa sala e
dizer isso pra ele.
"Meu
modelo de negócio são os Beatles. Eles equilibravam um ao outro, e
o total era maior do que a soma das partes. É como eu vejo os
negócios: grandes coisas em termos de negócios nunca são feitas
por uma pessoa. São feitas por uma equipe de pessoas". Stebe
Jobs
Você
pode ter notado que todas as quatro dicas requerem uma boa
gestão e liderança, além de uma cultura empresarial que
inclui honestidade e clareza. Então, se sua empresa não se encaixa
nessa descrição, comece do começo.
Fonte:administradores
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